Jump to content
Brasil Abaixo de Zero


Giulliano Bettega
 Share

Recommended Posts

Embora POA esteja com anomalia de -1,5ºC, Ctba está na média. Isso evidencia, para mim, que a urbanização é o principal fator aquecimentista da cidade. Em um mês onde claramente estamos tendo anomalias negativas, principalmente na faixa leste das regiões sul e sudeste, Curitiba é um outlier total.

Link to comment
Share on other sites

Embora POA esteja com anomalia de -1,5ºC, Ctba está na média. Isso evidencia, para mim, que a urbanização é o principal fator aquecimentista da cidade. Em um mês onde claramente estamos tendo anomalias negativas, principalmente na faixa leste das regiões sul e sudeste, Curitiba é um outlier total.

 

Pois eh, imagino que nas areas menos urbanizadas da cidade (compativel com a Curitiba de 30 anos atras) esteja média de 18,0C ou até uns 17,5C que daria uma anomalia negativa...

Link to comment
Share on other sites

Este aquecimento global viu. tsc tsc tsc...

 

É, mas a media do Planeta está acima pois estamos com 14,0 de media por enquanto este ano , sendo que a normal 61-90 é de 13,7 (+00,3), mas por outro lado estamos longe dos 14,8 de 2005 que foi o ano mais quente desde as medições que se iniciaram em 1850..

 

Não te esqueça que os dados de dezembro ainda não foram computados. É o segundo mês mais frio do ano no hemisfério mais frio do planeta, o norte.

Link to comment
Share on other sites

Embora POA esteja com anomalia de -1,5ºC, Ctba está na média. Isso evidencia, para mim, que a urbanização é o principal fator aquecimentista da cidade. Em um mês onde claramente estamos tendo anomalias negativas, principalmente na faixa leste das regiões sul e sudeste, Curitiba é um outlier total.

 

Pois eh, imagino que nas areas menos urbanizadas da cidade (compativel com a Curitiba de 30 anos atras) esteja média de 18,0C ou até uns 17,5C que daria uma anomalia negativa...

 

16,9ºC em QB e 17,2ºC em SJP.

Link to comment
Share on other sites

Embora POA esteja com anomalia de -1,5ºC, Ctba está na média. Isso evidencia, para mim, que a urbanização é o principal fator aquecimentista da cidade. Em um mês onde claramente estamos tendo anomalias negativas, principalmente na faixa leste das regiões sul e sudeste, Curitiba é um outlier total.

 

Pois eh, imagino que nas areas menos urbanizadas da cidade (compativel com a Curitiba de 30 anos atras) esteja média de 18,0C ou até uns 17,5C que daria uma anomalia negativa...

 

16,9ºC em QB e 17,2ºC em SJP.

 

Pois aí que está. Porto Alegre é urbanizada há muito tempo. Curitiba deu um pula na urbanização a partir das montadoras de carros que lá se instalaram. Estive na cidade semana passada. Fiquei próximo ao centro da cidade. Houve muito crescimento. Ao contrário de Porto Alegre, a cidade pode se esparramar para os lados. Evidentemente que isto aquece. Mas, mesmo assim, peguei temperatura baixa por lá. A altitude permite um bom resfriamento noturno.

Link to comment
Share on other sites

Embora POA esteja com anomalia de -1,5ºC, Ctba está na média. Isso evidencia, para mim, que a urbanização é o principal fator aquecimentista da cidade. Em um mês onde claramente estamos tendo anomalias negativas, principalmente na faixa leste das regiões sul e sudeste, Curitiba é um outlier total.

 

Nem tanto, o leste de SP também parece estar somente normal... e dizer que estamos tendo um comportamento outlier total é um baita exagero. Por que?

 

Tivemos em dezembro duas atuações diferentes de massas de ar frio que afetaram de forma diferente as regiões a leste do sul e sudeste. Do início de dezembro até dia 6 a diferença de anomalias Ctba/POA era brutal, com grande, enorme, vantagem para a capital do RS (média das mínimas/máximas):

Ctba: -1.9/-0.6 (min/max)

Poa: -2.5/-4.0 (min/max)

 

Desde então, a diferença tem caído, pela atuação dos diferentes sistemas que tivemos nestes períodos. Tanto que, hoje 17/12, temos que:

Ctba: -0.7/-0.6 (min/max)

Poa: -0.9/-1.8 (min/max)

 

Porto Alegre ainda está bem mais fria, mas principalmente pelo que ocorreu até dia 6, que em termos de anomalia negativa afetou muito mais o RS e a região oeste do sul.

Se expurgarmos os primeiros 6 dias, e pegando somente este período em que do leste do RS ao leste de SP tivemos uma atuação mais democrática do frio (assim entendo), temos:

Ctba: -0.1/-0.6 (min/max)

Poa: 0.0/-0.7 (min/max)

 

Em resumo, não dá pra culpar nossa urbanização analisando 2 semanas de um mês que teve comportamentos climáticos diferentes neste curto período.

 

Ainda, até agora, dezembro/2008 em Curitiba está -1.2 grau abaixo da minha "1/3 normal 1997-2006".

 

Mas eu seria cego, ou burro, se disesse que não há efeitos da urbanização aqui. De novo, bato nessa tecla, nossa urbanização aqueceu a cidade em calculados +0.7 grau (calculados por mim e corroborados pelo Blaskowski).

Isso nas estações localizadas no politécnico.

Link to comment
Share on other sites

Embora POA esteja com anomalia de -1,5ºC, Ctba está na média. Isso evidencia, para mim, que a urbanização é o principal fator aquecimentista da cidade. Em um mês onde claramente estamos tendo anomalias negativas, principalmente na faixa leste das regiões sul e sudeste, Curitiba é um outlier total.

 

Pois eh, imagino que nas areas menos urbanizadas da cidade (compativel com a Curitiba de 30 anos atras) esteja média de 18,0C ou até uns 17,5C que daria uma anomalia negativa...

 

Aqui em casa 18.5 e em Pinhais 17.9. Acredito que o valor de Pinhais serve para as áreas verdes periféricas da capital também.

Link to comment
Share on other sites

Pelos meus cálculos, aqui em Ctba fecharemos o ano em 17.8 pelo Simepar e 17.5 pelo INMET. Nada mau, considerando o crescimento da cidade e a localização de ambas as estações.

Se julho não tivesse sido a porcaria que foi, diria que foi um ano muito bom, tipo 2004. Ao menos será razoável.

 

Pois é, julho e agosto estragaram 2008. Tivessem ficado na média, fecharíamos 2008 bem semelhante a 2004, com uma anual de uns 17º C cravadinhos.

Agora que a urbanização só explica parcialmente o aquecimento de Curitiba, para mim parece um fato incontestável, pois a dinâmica realmente mudou. Em 2008 mesmo, se julho e agosto tivessem o predomínio de massas polares (como o esperado), a anomalia em Curitiba ter-se-ia reduzido substancialmente!

Link to comment
Share on other sites

A máxima absoluta de Torres neste dezembro é de apenas 27,4°C e foi registrada hoje, quando tivemos pré-frontal forte até as 16 horas, quando o vento virou com força para o sul. Antes disso a cidade não tinha passado de 25ºC ainda.

 

Essa marca é tão significativa que está poucos décimos acima da marca do INMET São Joaquim, estação 1415 metros mais alta.

 

Tudo isso graças ao mar gelado que temos este ano.

 

A média ponderada do mês está em 20,8ºC.

Link to comment
Share on other sites

Pelos meus cálculos, aqui em Ctba fecharemos o ano em 17.8 pelo Simepar e 17.5 pelo INMET. Nada mau, considerando o crescimento da cidade e a localização de ambas as estações.

Se julho não tivesse sido a porcaria que foi, diria que foi um ano muito bom, tipo 2004. Ao menos será razoável.

 

Fechou como o calculado. Pelo Simepar, o ano deu 17.8 graus.

Pelo INMET, não tenho todos os dados, mas muito provavelmente deu 17.4

Link to comment
Share on other sites

Enquanto que a Vila Militar no RJ ficou quase exatamente com a nossa média de janeiro. 8)

 

Abraços tropicais!

 

O normal para esta região da cidade, a mais quente no verão (ao lado de Bangu) é quase 26 graus em dezembro, foi disparado o dezembro mais "frio" da década este, e chuto um dos 5 mais "frios" dos últimos 50 anos.

 

No Santos Dumont (centro) a compensada deve ter ficado em torno de 23 graus, para uma normal de 25 graus.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.