Jump to content
Brasil Abaixo de Zero


Bruno Saraiva
 Share

Recommended Posts

De agora em diante CDJ começará a encabeçar a lista e muitas cidades do RS, inclusive serranas como Soledade e Canela, cairão várias posições.

 

OLHA QUE ESTE VERÃO VAI APRONTAR.....

 

Tomara!!

 

Meu pai chegou de Uruguaiana hoje e ligou para mim perguntando quando que iria esquentar naquela região pq já estava sentindo falta de temperaturas acima de 35C. Eu respondi que esse atual frescor era "culpa do aquecimento global" :lol:

 

PS: O quê havia acontecido com a tua estação?

Link to comment
Share on other sites

Acho que não, Carlos. Canela no verão costuma ter um pouco da influência do calor que faz na grande POA, uma vez que ela está a cerca de 40km em linha reta de Novo Hamburgo. No último janeiro registrei média de 19,2ºC (MC) lá, o que é algo muito alto quando comparado à SJ, SJA e CDJ.

Link to comment
Share on other sites

Para jan/fev, alem de SJ , SJA , Urupema, Cruzeiro, CJ e MV...penso que Canela tem espaço pra brigar tambem, mas um pouco atrás junto com Vacaria..Qto a Soledade deve se juntar ao Bento, Passo Fundo , mas dai bem atrás..

Soledade é mais fria que PF em várias épocas do ano e isto já está se clareando, e ainda que o Aero não seja o melhor local pra comparar.Vem cá e o ranking da sensação térmica, ou das mais ventosas?Neste quesito com certeza Soledade está entre as primeiras do RS e do BR!

Link to comment
Share on other sites

Carlos, por esta tabela Curitiba = Teresópolis = Soledade.

 

Que bela discussão isso não daria, hein? :lol:

 

Teríamos que colocar PHP, Ronald e Zeocit numa mesma sala se degladiando sobre os "numbers".

 

E isso com 2 milhoes de cabeças, 1 milhao de carros, 95% de predios, 99% de industrias a mais que Soledade e Teresopolis :o

Link to comment
Share on other sites

Carlos, por esta tabela Curitiba = Teresópolis = Soledade.

 

Que bela discussão isso não daria, hein? :lol:

 

Teríamos que colocar PHP, Ronald e Zeocit numa mesma sala se degladiando sobre os "numbers".

 

E isso com 2 milhoes de cabeças, 1 milhao de carros, 95% de predios, 99% de industrias a mais que Soledade e Teresopolis :o

 

E a tendencia é Soledade ficar mais quente que as outras duas com a entrada do verão, seguido por Curitiba e Teresópolis com seu verão ameno devido a chuvas..

É bom lembrar que Tersópolis e Curitiba tem mais altitude que Soledade e como falou o Carlos, mais pluviosidade no verão, a minha terra leva a maior vantagem nas entradas de ar frio, por estar bem mais ao sul!Só pra reforçar que a nos pontos acima de 750m, aqui do Botucaraí a coisa muda e mais ainda quando são pontos acima de 600m, porém ao sul do paralelo 29s :wink:

Link to comment
Share on other sites

.... a minha terra leva a maior vantagem nas entradas de ar frio, por estar bem mais ao sul!Só pra reforçar que a nos pontos acima de 750m, aqui do Botucaraí a coisa muda e mais ainda quando são pontos acima de 600m, porém ao sul do paralelo 29s :wink:

 

Nem se questiona isso. Gostaria que aqui fosse ao menos próximo do frio daí no inverno.

Link to comment
Share on other sites

Teresópolis é muito fria ! já tive a experiência de ficar 5 dias em Julho/2006. Não levei termômetro, mas de noite fazia um frio forte mesmo...e tem outro detalhe importante de "Terê": Como a cidade está logo na descida da serra dos orgãos, o vento úmido que vem do litoral traz inúmeros dias (até mesmo no inverno) de tempo nublado, consequentemente as máximas lá costumam ser baixas.

 

É como se fosse uma São Francisco de Paula, porém bem mais quente

Link to comment
Share on other sites

Observando as baixadas do Botucaraí mesmo no verão, apesar das máximas um tanto elevadas, as mínimas são bem mais baixas que Curitiba e Teresópolis,sem contar que o vento constante ameniza e muito o calor.

Vou fazer um comparativo em termos de sensação de abafamento entre Curitiba, Soledade e Teresópolis, só por curiosidade.Tem aquela tabelinha em que se coloca a umidade do ar, e a temp.

Link to comment
Share on other sites

A estação de Teresopolis eu conheço, passei do lado dela quando fui à Pedra do Sino em junho deste ano, fica logo depois da entrada do Parque Nacional da Serra dos Orgãos, bem perto da encosta da serra e num local extremamente úmido, mas também COLADA na estrada asfaltada onde passam os carros que seguem até o começo das trilhas, o que eleva um pouco acima do real as máximas em certos dias.

 

 

É uma espécie de "Joinville do norte" extremamente chuvosa, em novembro até agora houve somente UM DIA SEM PRECIPITAÇÃO apreciável, as temperaturas médias diárias (24h) em novembro até ontem (hoje acho que vai ficar em 13,X):

 

15,2

19,4

20,4

17,9

19,8

20,9

18,3

18,9

18,8

18,8

17,1

17,5

19,7

17,4

19,7

19,1

17,8

15,9

14,4

 

Na Pedra do Sino tem uma estação que foi instalada pela universidade de Leipzig que é a mais alta em operação no Brasil hoje (a de Itatiaia UFRJ está abandonada), os dados são coletados em laptop, quando estive lá no abrigo 4 uns 100 metros abaixo do cume levei um digital e ficou sempre de 3 a 4 graus abaixo do Pico do Couto num período de 24 horas em que os 2 picos estavam "dentro da nuvem".

Link to comment
Share on other sites

A estação de Teresopolis eu conheço, passei do lado dela quando fui à Pedra do Sino em junho deste ano, fica logo depois da entrada do Parque Nacional da Serra dos Orgãos, bem perto da encosta da serra e num local extremamente úmido, mas também COLADA na estrada asfaltada onde passam os carros que seguem até o começo das trilhas, o que eleva um pouco acima do real as máximas em certos dias.

 

 

Ctba tb tem o mesmo problema, talvez bem maior, pois a estaçao do inmet esta do lado da BR277, onde passam os caminhoes que descem pro porto de parangua. Apesar de ter um gramado ao lado, nao sei até que ponto a estrada pode influenciar nas mediçoes.

 

E a estaçao de teresopolis entao nao fica na area urbana da cidade? Vc sabe qual a altitude da estaçao?

Link to comment
Share on other sites

 

Ctba tb tem o mesmo problema, talvez bem maior, pois a estaçao do inmet esta do lado da BR277, onde passam os caminhoes que descem pro porto de parangua. Apesar de ter um gramado ao lado, nao sei até que ponto a estrada pode influenciar nas mediçoes.

 

E a estaçao de teresopolis entao nao fica na area urbana da cidade? Vc sabe qual a altitude da estaçao?

 

A altitude é de 980 m, eu diria que a estação fica no limite da área urbana, nos entornos imediatos da estação há esta estrada e instações do parque, mas entre a estação e as casas mais próximas tem muitas árvores.

 

A estrada é COLADA mesmo, é mão dupla e pista simples, não uma BR, mas tão próxima dá para encostar na grade da estação se esticar a mão de dentro do carro parado na estradinha, é tão perto que o calor do asfalto certamente influencia os dados e até dos motores que costumam chegar ali bem quentes depois da subida da serra, isso durante o dia já que à noite o parque fecha.

 

O local é mais fresco é úmido que a maior parte da cidade, mas não sei até que pontos este problema de localização neutraliza isso, para ter uma boa noção do local entra aqui ( http://www.inmet.gov.br/sonabra/maps/automaticas.php ) escolhe "HÍBRIDO" ao invés de mapa logo acima da lista de estações e aproxima do ponto da estação Teresopolis o máximo que puder (a área está em alta resolução).

Link to comment
Share on other sites

Gostaria de saber do Carlos ou de quem souber sobre as médias entre Soledade, Passo Fundo e Vacaria.

 

Tenho uma tabela que copiei daqui do BAZ, mas sem fonte nem periodicidade que enumerou estas médias

 

Soledade:

Méd. 16,9

Média mes mais frio: 12,3

 

Passo Fundo:

med. 17,5

media mes mais frio: 12,7

 

 

Vacaria:

Méd. 15,2

med. mais frio: 10,6

 

 

O PH comentou certa vez que o abrigo era pintado de preto.

 

Alguém poderia dizer como se comportou a média destas cidades, se compatibilizaram com estes meus valores?

 

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Não gostei da tal compensada gurizada prefiro a simples, e Carlos não força, Curitiba é fria, mas na térmica e nas mínimas toma uma tunda de Soledade.É isto que dá tomar como parâmetro uma estação num topinho a 667m de altitude, aqui,passa uma imagem totalmente distorcida do clima regional.

Link to comment
Share on other sites

Não gostei da tal compensada gurizada prefiro a simples, e Carlos não força, Curitiba é fria, mas na térmica e nas mínimas toma uma tunda de Soledade.É isto que dá tomar como parâmetro uma estação num topinho a 667m de altitude, aqui,passa uma imagem totalmente distorcida do clima regional.

 

E uma estaçao, que além de ser topo tb, ta no meio de 1 ilha de calor de 2 milhoes de pessoas, a 50m de uma BR bem movimentada? Vc ta reclamando de barriga cheia :lol:

Link to comment
Share on other sites

CONTINUO ACHANDO QUE NAO MOSTRA, E AGORA COM TEMPO MAIS QUENTE AQUI NA GRANDE SAO PAULO COMEÇO VER A REAL DIFERENÇA.

 

A MINIMA DOS DIAS ESTA EM MÉDIA 1°c MAIS BAIXO AQUI EM SÃO BERNARDO DO CAMPO EM RELAÇAO AO MIRANTE DE SANTANA.

 

Aqui em casa e na grande maioria da cidade de São Bernardo as temperaturas começam a subir depois de São Paulo.

 

Nos ultimos dias, enquanto São Paulo esta com 28°C as 15 H, São Bernardo por causa da proximidade da serra do mar e da influencia de maior nebulosidade já esta nos seus 23 a 21 °C, Enquanto São Paulo só chega a esta temperatura la pelas 18, 19H.

 

Se você pega a temperatura das 9H e das 21H elas vao estar bem equiparadas, tanto na máxima quanto na mínima.

 

Só que enquanto São Paulo passa as tardes com temperaturas em torno dos 26, 27°C, São Bernardo do Campo tem garoa e temperaturas em torno dos 22°C.

 

Ta ai a explicação por achar que a média simples ou a compensada não mostra a realidade, a média certa e única é a maior e a mais baixa de todas a horas do dia dividido por 24H ( NOSSA QUE DEDUÇÃO ), as outras sao mera especulaçao e definitivamente não mostra a realidade.

Link to comment
Share on other sites

Não gostei da tal compensada gurizada prefiro a simples, e Carlos não força, Curitiba é fria, mas na térmica e nas mínimas toma uma tunda de Soledade.É isto que dá tomar como parâmetro uma estação num topinho a 667m de altitude, aqui,passa uma imagem totalmente distorcida do clima regional.

 

calma aí Paulão não exagera, tem local na RM que dá bastante trabalho para Soledade.

Link to comment
Share on other sites

Não gostei da tal compensada gurizada prefiro a simples, e Carlos não força, Curitiba é fria, mas na térmica e nas mínimas toma uma tunda de Soledade.É isto que dá tomar como parâmetro uma estação num topinho a 667m de altitude, aqui,passa uma imagem totalmente distorcida do clima regional.

 

calma aí Paulão não exagera, tem local na RM que dá bastante trabalho para Soledade.

Vc tem observado os dados de vento? Eu tenho incluído Curitiba, não tá dando nem pro cheiro... :lol:

Link to comment
Share on other sites

Não gostei da tal compensada gurizada prefiro a simples, e Carlos não força, Curitiba é fria, mas na térmica e nas mínimas toma uma tunda de Soledade.É isto que dá tomar como parâmetro uma estação num topinho a 667m de altitude, aqui,passa uma imagem totalmente distorcida do clima regional.

 

calma aí Paulão não exagera, tem local na RM que dá bastante trabalho para Soledade.

Vc tem observado os dados de vento? Eu tenho incluído Curitiba, não tá dando nem pro cheiro... :lol:

 

Na sensação até concordo, pois aí venta mais.

Link to comment
Share on other sites

O Carlos já colocou, mas vou complementar:

 

Alto Paraíso-GO

Médias: 17,1 / 26,0 / 21,5 / 20,7 / 446,4mm

Extremos: 15,9 / 19,0 / 19,4 / 33,4 / 72,2mm

 

Cristalina-GO

Médias: 17,6 / 26,9 / 22,2 / 21,3 / 289,2mm

Extremos: 15,4 / 19,9 / 18,1 / 32,0 / 51,6mm

 

Goiânia-GO

Médias: 19,9 / 31,0 / 25,4 / 24,1 / 213,2mm

Extremos: 17,3 / 21,4 / 26,8 / 35,2 / 44,4mm

 

legenda:

médias: min / max / media simples / media 24h / chuva total

extremos: menor min / maior min / menor max / maior max / dia + chuvoso

Link to comment
Share on other sites

POA fechou na média, cravadinha. No entanto, assim como quase toda campanha gaúcha, tivemos um mês bastante seco. É a La Ninã!

Aqui em casa tive 23,35° de média, ou seja: 1,65° acima do INMET.

 

Mas há dois problemas: 1) aqui em casa é mais quente que o INMET nessa época; 2) minha média é média simples.

 

Ou seja: fiquei como um janeiro abaixo da média. 8)

 

Abraços subtropicais!

Link to comment
Share on other sites

Gurizada trarei dados de vento e térmica, apenas pra acrescentar dados, aos do Carlos, não é pra competir ,mas pra comparar, conhecer.

 

SEI, SEI,.....É A ÚLTIMA ESPERANÇA..... :lol: :lol: :lol: :lol:

Quero ver o PHP competir com o ponto de orvalho no Morro da Igreja em dias de vento NO e N. :twisted:

 

Abraços siberianos!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.