Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Video neve no Brasil - Rodolfo de Oliveira Souza


Marcelo
 Share

Recommended Posts

Está disponível no youtube o vídeo do Prof. Rodolfo de Oliveira Souza (participante do BAZ) sobre a neve no Brasil.

Esse vídeo é um dos resultados de sua tese "Caracterização dos invernos no sul do Brasil em função dos dias de neve e da participação das massas de ar". Muitas imagens e informações sobre o fenômeno no Brasil.

Devido ao tamanho, dividi o original em duas partes:

 

(parte 1)

 

(parte 2)

 

Fica aqui o agradecimento ao Professor Rodolfo, que há muito tempo autorizou a divulgação de seu vídeo. Infelizmente só foi possível agora :oops:

Link to comment
Share on other sites

Parabéns!!

 

Tenho a dissertação e a tese do Rodolfo que ele me enviou por correiro em CD, mas não tinha visto o vídeo!!

 

Muito bom!! Pena que faz tempo que não temos o prazer de presenciar neve com tanta força como algumas que aparecem no vídeo, e nossas médias de acumulação na era pós-2000 estão bem inferiores aos 23 cm/ano!

Link to comment
Share on other sites

Nossa, a taxa de neve anual no "planalto da neve" era 23cm ??? :shock:

 

Então nossa fase é pior do que imaginava, rss

 

Será que a próxima nevada compensa? Imagina se vem um blizzard e compensa tudo de uma vez? Alguns defendem essa teoria. A de que a represa está prestes a ser rompida.

 

Algo absolutamente histórico...sairia em todos os jornais do país e até mesmo no mundo afora. Muitas, mas muuuuuuuitas fotos e vídeos, oq se caracterizaria como a nevasca mais bem documentada do Brasil. Enfim, uma coisa parecida com oq vem acontecendo com os tornados.

Link to comment
Share on other sites

Parabéns!!

 

Tenho a dissertação e a tese do Rodolfo que ele me enviou por correiro em CD, mas não tinha visto o vídeo!!

 

Muito bom!! Pena que faz tempo que não temos o prazer de presenciar neve com tanta força como algumas que aparecem no vídeo, e nossas médias de acumulação na era pós-2000 estão bem inferiores aos 23 cm/ano!

 

PARA SER MAIS EXATO; 0,5 CM DE 1999/2007 :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:

Link to comment
Share on other sites

Então há realmente uma queda monstruosa na quantidade de neve no sul do país..... Há necessidade urgente de mais pesquisa para se saber o que está havendo. INclusive para saber se algo semelhante ocorre em outros locais do mundo.

 

 

Que eu saiba, o maior período sem nevasca em São Joaquim que se tem notícia, foi de 1933 a 1940. A neve de 40, foi em setembro, exatamente no finalzinho do inverno...

 

Nesse período de 33 a 40, coincidentemente, ocorreu aquele famoso Dust Bowl nos E.U.A., uma seca de praticamente 10 anos no meio-oeste americano. Vi alguns vídeos impressionantes de tempestades de areia no Texas!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Então há realmente uma queda monstruosa na quantidade de neve no sul do país..... Há necessidade urgente de mais pesquisa para se saber o que está havendo. INclusive para saber se algo semelhante ocorre em outros locais do mundo.

 

Mas sera que nevava tudo isso(23cm) em media antigamente??

To achando um pouco demais! :shock:

Link to comment
Share on other sites

Gerson, estes 23 cm são uma estimativa feita a partir de sondagens indiretas uma vez que a medição de neve no Brasil sempre foi muito precária, melhor dizendo, inexistente.

 

Nos anos 90, se não me engano, eu e o Ronaldo, fizemos um trabalho baseado em fotografias de neve em Sao Joaaquim e estimamos este valor. Conseguimos quase fechar uma "normal", ou seja, quase 30 anos. Com este procedimento conseguimos um valor aproximado de 23 cm, sendo um pouco mais nos anos 80 e menos nos anos 70. Agora houve uma queda surpreendente nos anos 90 e 2000. Para você ter uma idéia, no inverno de 1990 tivemos 15 dias com queda de neve no Planalto da Neve.

 

Nos anos 90, podemos destacar 1994 e 1996. Agosto de 1999 houve 4 dias com queda de neve, mas pouca neve. Em 2000, muito frio e pouca neve. Daí para cá, pouca neve, em cada queda.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.