Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo Severo - Outono de 2008


Recommended Posts

 

Não se culpe, tenha meu apoio para o que precisar.

 

Estou muito preocupado, já enviei 3sms pra minha irmã e mãe.

E eu que estou de viagem essa noite :?

 

Obrigado Ricardo. O pior não é a frustração de perder parte da safra por fatores que estão além do nosso domínio, mas sim saber que eu poderia ter colhido e não o fiz esperando uma melhor oportunidade para melhor rendimento. Sou o único culpado pela perda que a família, como um todo, irá ter com esse dano causado pelo granizo.

:(

 

Espero que esteja tudo bem com seus familiares.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 370
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Poucas vezes fiquei tão impressionado com as imagens de topo de nuvem quanto agora :o :shock: :shock: :shock:

Resta-nos orar.

Pelo que eu estimo acho que antes da meia-noite já teremos a chegada da chuva e dos temporais aqui na minha região!

Cenário dos mais impactantes de tempo severo que eu recordo nos últimos anos.

Link to comment
Share on other sites

Tomasini, também acho que você não deve se culpar tanto, o risco corrido poderia também te proporcionar ganhos maiores, vamos torcer para que as coisas estejam bem.

 

Ricardo, pode crer que tua ida será emocionante! Já vim do Paraguai assim e foi sensacional, só não foi melhor que uma decolagem de Guarulhos, com 30min na vertical, em fev. 2001... Mas, espero que tua ida seja legal, sem riscos.

 

Paulo, é o nosso RS, vamos torcer por todos, para que os problemas sejam minimizados e que todos fiquem bem.

 

Abraços amigos,

Link to comment
Share on other sites

As condições realmente são preocupantes no RS e SC, a imagem de satélite já diz tudo. Bom seria se não ocorresse nada demais, nenhum registro de tornado e nenhum granizo gigante.....são fenômenos espetaculares da natureza mas causam prejuízos demais para a população....tomara que não ocorra

Link to comment
Share on other sites

CONDIÇÕES ÓTIMAS PARA TEMPORAIS VIOLENTOS EM SC, NO OESTE E PLANALTOS, DENTRO DAS PRÓXIMAS 24/48 HORAS.

 

Ronaldo! O vento em altura aqui é forte e as nuvens chegam pesadas e se diluem rapidamente, a atmosfera está se instabilizando! Se ocorrer tornado, por favor, informe.

 

ONTEM TEVE SUSPEITA DE UM TORNADO EM IBIRAMA, INTERIOR.

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo obrigada! Vou buscar mais dados.

 

Estou com uma pontinha de desconfiança para a serra gaúcha nesta madrugada. Mas pela manhã deveremos ter mais notícias de lugares. Se der qualquer coisa vou sair daqui umas 5h e ir para o RS por Lages...

 

Pelas imagens de sat que estou vendo, provavelmente o Ricardo fará imagens amanhã, com certeza! Realmente tempo muito severo no noroeste.

Link to comment
Share on other sites

Pode ser uma impressão minha: quando há muita expectativa para um evento, ele fica muito abaixo do esperado na maior parte das vezes, me lembro que aqui no Rio em 1996 depois de chuvas que trouxeram mortes e destruição começaram a prever para 15 dias depois um tempestade ainda pior, foi um "frisson" como eu nunca havia visto antes e que não voltou a se repetir até o presente momento, nunca vi uma previsão tão antecipada de temporal, e a moblização também foi sem precedentes, no dia do evento inúmeras escolas liberaram os alunos mais cedo e muita gente gente saiu do trabalho antes da hora (teve até um bom número de estabelecimentos comerciais fechando no começo da tarde, repito que nunca vi nada igual, guardadas as devidas proporções lembrava um pouco a mobilização nas áreas na rota de um furacão), no final do dia em questão até choveu forte com inundação localizada mas foi algo completamente normal para padrões do Rio sem nenhuma consequência mais grave, e nem se comparou ao evento anterior. Este dia ficou na minha minha memória como poucos apesar da chuva em si ter sido um verdadeiro anti-clímax.

 

Um exemplo bem mais recente: a grande explosão de células tornádicas esperada nos Estados Unidos esta semana (que chegou a gerar até certa histeria por lá) não passou de um evento de tempo severo qualquer como vários que tem lugar na primavera americana sem nada de excepcional.

 

Mas não custa nada ao pessoal das áreas mais sujeitas a tempestades no sul se preparar para o pior e esperar pelo melhor...

Link to comment
Share on other sites

Temporal destelha casas na Fronteira Oeste e norte do Estado

Chuvas previstas para este final de semana podem amenizar estiagem

Pelo menos cinco municípios do Noroeste e Fronteira Oeste gaúchos foram atingidos pelo temporal de granizo ocorrido no final da tarde desta sexta-feira. Centenas de casas foram danificadas.

 

Em Santo Antônio das Missões o susto foi maior do que os estragos, em Palmeira das Missões dezenas de moradores buscavam lonas para cobrir as casas destelhadas. Ainda não há como contabilizar o número de residências atingidas pelo temporal iniciado às 18h30min, com rajadas de vento de 70 km/h.

 

Devido à força do vento e ao tamanho das pedras, a prefeitura se preparava para atender centenas de famílias. De acordo com a coordenadora da Central de Meteorologia, Cátia Valente, esses temporais ocorreram devido à frente fria vinda da Argentina que entrou no Estado pelas regiões oeste e noroeste.

 

As chuvas previstas para este final de semana podem amenizar o desabastecimento no interior gaúcho. Hoje e amanhã, a previsão é de que uma frente fria provoque chuvas fortes de até 100 mm na maior parte do Estado, acompanhadas de temporais e vento. Mas para a próxima semana, a previsão é de queda de temperatura, geadas e tempo seco.

 

Municípios mais atingidos

 

Santo Antônio das Missões — O vento forte e o granizo chegaram mais cedo, por volta das 18h. Escaldados pelo temporal que arrasou a cidade em outubro do ano passado, os moradores se assustaram com mais uma intempérie sobre a cidade.

 

Palmeira das Missões — O granizo atingiu centenas de casas e danificou principalmente residências com telhados de brasilit. As lonas foram a solução para passar a noite.

 

Uruguaiana — Centenas de casas foram parcialmente destelhadas. As pedras que caíram por volta das 18h assustaram os moradores. Algumas chegam a medir 3 centímetros de diâmetro. Para passar a noite, os moradores remendaram os telhados com lona.

 

São Borja — A zona rural foi a mais atingida com o granizo. Na localidade de Timbaúva, que mais sofreu com o temporal, dezenas de casa foram parcialmente destelhadas.

 

Alegrete — Além de centenas de casas da periferia da cidade ficarem parcialmente destelhadas, dezenas de postes caíram deixando muitos moradores sem luz. Até o fechamento desta edição não havia um levantamento preciso de quantas casas estavam sem energia elétrica.

 

 

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a1825696.xml

Link to comment
Share on other sites

Os temporais ainda ocorrem no Rio Grande do Sul, mas o balanço já é de muitos estragos no interior do estado. As tempestades afetaram inicialmente as cidades da fronteira com a Argentina, mas na seqüência as linhas de tormenta avançaram para o centro e o noroeste gaúcho. Em Uruguaiana, centenas de casas foram parcialmente destelhadas pela chuva de granizo das seis da tarde. As pedras de gelo foram de grande tamanho em algumas partes do município a ponto de quebrar vidros de casas e prédios, além de perfurar os pára-brisas de automóveis. Moradores recorreram a lonas para cobrir as suas residências. Também no sudoeste gaúcho, a cidade de Quaraí registrou rajadas de vento de 87,8 km/h. Em Alegrete, centenas de casas foram parcialmente destelhadas pelo temporal. Houve queda de postes, rompimento de cabos de energia e diversos casos de curto-circuito na rede. Árvores e postes caíram no centro da cidade. Fios de alta tensão estão nas ruas. Metade da cidade se encontra sem luz. Balanço que acaba de ser divulgado pela empresa AES Sul dá conta de 20 mil clientes sem luz em Alegrete e 5 mil em Uruguaiana. Mais ao norte, São Borja foi atingida por vento forte e granizo. Os danos se concentraram na área rural, onde a localidade de Timbaúva teve dezenas de casas destelhadas. Na região das Missões, o vento forte e o granizo atingiram Santo Antonio das Missões. A imagem de satélite mostra um enorme aglomerado de nuvens carregadas sobre o noroeste gaúcho e a região das Missões.

 

As conseqüências mais graves se deram em Palmeira das Missões com milhares de casas atingidas pelo temporal de granizo. Segundo o correspondente da Rádio Guaíba, cerca de metade das casas e prédios de Palmeira sofreu danos. O quadro é descrito pelas autoridades como dramático e como a maior calamidade da história centenária de Palmeira das Missões. A população correu para buscar lonas e as lojas de materiais de construção se mantiveram abertas agora à noite para vender telhas à população. A magnitude exata dos danos ainda é desconhecida, uma vez que o balanço segue sendo feita. Centenas de pessoas formam filas para receber lonas. Desabrigados estão sendo levados para ginásios.

 

O centro e o norte do estado também foram castigados. As imagens dos sensores de descargas elétricas de agora há pouco (acima) mostravam raios nas proximidades da capital e na Serra. A internauta Juliane Bertagnolli Borella, de Passo Fundo, deu conta de forte tempestade de granizo com graves danos à agricultura e residências na cidade de Sertão. Segundo Juliane, o gelo chegou a quebrar os vidros de automóveis e caminhões. Em Serafina Corrêa, também houve vendaval com queda de granizo sem relatos disponíveis de danos. As áreas de tempestade avançaram para a Serra, onde provocaram vento de 85 km/h. Neste momento a Grande Porto Alegre começa a sofrer as conseqüências do mau tempo. O meteorologista Luiz Fernando Nachtigall explica que a instabilidade não foi resultado da frente fria que ainda se encontra ainda na Bacia do Prata, mas de áreas de instabilidade pré-frontais associadas ao ar quente e úmido que explodiram sobre o oeste gaúcho e se deslocaram para leste. A MetSul Meteorologia mantém seus alertas de chuva forte e temporais neste sábado, especialmente para a metade norte gaúcha.

Link to comment
Share on other sites

O cenário não é nada agradável aqui em POA.

 

Há uma gigantesca tempestade ao N da cidade e outra grande ao S. Venta moderadamente de oeste a mais de meia-hora, com crescentes trovoadas e alguma chuva fraca espalhada pelas tormentas à volta. Alguns clarões são violentos.

 

Somado aos prognósticos da MetSul e os relatos recentes, creio que deveríamos nos preparar para alguma tempestade severa por aqui. Vamos acompanhando.

 

p.s.: tomara que não falte luz.

Link to comment
Share on other sites

Passei por Palmeiras das Missões (1h de Três de Maio), situação dramática, embora não pude ver claramente, a imagem não estava bonita. Muitos raios e clarões durante todo o percurso, em Três de Maio choveu forte e a atvidade elétrica era intensa desde as 21h de ontem. Agora vêem-se muitos raios e escutam-se trovões ao Sudoeste.

Link to comment
Share on other sites

Realmente, a quantidade de descargas elétricas na região de Palmeira era um troço assustador!!

 

Aqui em Carazinho, granizo bem pequeno e em pouca quantidade na região norte da cidade (inclusive aqui em casa).

 

Durante a madrugada rajadas de vento bastante fortes... agora sem chuva.

Link to comment
Share on other sites

Esquisito as previsões continuarem indicando tempestades para o noroeste gaúcho, aqui o céu está limpo. Talvez é somente falsa impressão, visto a condição de ciclone.

 

Que acham?

 

Aqui houve chuva forte, ventos moderados e queda da granizo pequeno. Mas, até eu chegar em casa, grande parte dos fenômenos já tinham parado.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, estou tentando ligar para parentes em Palmeira das Missões, mas não consigo contato.

 

Alguém sabe de mais informações do que aconteceu por lá??

 

Estou preocupado :cry:

 

Danos generalizados, mas não informações de feridos.

 

Obrigado, Alexandre. Consegui contato com eles. Realmente foi terrível o temporal. Na casa desses parentes o telhado foi destruído... Conseguiram lona apenas para um parte... O restante está exposto. E ainda dependem de seguradora... Se chover de novo nas próximas horas vai ficar muito complicado para eles...

Link to comment
Share on other sites

Este evento expõe mais uma vez a fragilidade dos órgãos de defesa civil, e o tão falado aqui atendimento pós-evento.Ontem à noite baseado nas informações da Metsul eu como cidadão liguei para o Sec de obras, para os bombeiros e BM, pois acreditem, com uma situação de tamanho risco de quadro severo, nenhum órgão de governo havia informado às prefeituras, BM, ou bombeiros, e o evento ocorreu ali a poucos km à nordeste no vizinho município de camargo.Imaginem se acontece na área urbana,tal como em Palmeira?Estaríamos preparados?

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

Ontem vim para PoA por Lages, atravessei o estado e peguei diversos tempos, encoberto, sol ao nublado e nevoeiro em Caxias. Em PoA, a noite (sábado) a entrada da frente fez lindos céus noturnos e hoje consegui ver muita água, fiz imagens dos alagamentos em algumas áreas de PoA, se der, na madrugada quando voltar para Floripa posto. Em Lages, antes de chegar, árvores derrubadas, muitas cortadas pelo topo, há uns 3m de altura, dos dois lados da pista, me intrigaram... Passando uns 20km de Lages em direção a Vacaria, muita água nas beiras da estrada, pequenos povoados com poças gigantes e árvores derrubadas pla raíz, mas distantes, bem típico de vento forte. Em Vacaria choveu fraco toda a noite de sexta, mas sem qualquer problema. O arroio dilúvio tem uma correnteza incrível, mas não transbordou onde vi. Não vejo a hora de voltar para casa e poder ler os boletins da METSUL. Abraços

Link to comment
Share on other sites

Ernestina com rajadas de 67km/h

 

Aqui em Carazinho bastante vento com rajadas fortes.

 

Aqui em Sarandi, neste buraco não há vento algum. Provavelmente nas minhas lavouras que ficam quase 100 metros acima daqui deve já estar ventando. Tentarei obter informações.

Já obtidas. Nada de vento significativo por lá também.

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Algumas imagens

 

Nuvens da frente sábado a noite

 

98872393nx7.th.jpg

 

Alagamentos zona sul

 

61898105yb2.th.jpg

 

13325103fk7.th.jpg

 

Quase na Ipiranga

 

57391883vb3.th.jpg

 

Guaíba

 

69913703vt8.th.jpg

 

29166055rf7.th.jpg

 

Beira Rio

 

89952248fr3.th.jpg

 

Fim de tarde, cenário que lembra o inverno

 

43168258zd9.th.jpg

 

51022888qu8.th.jpg

 

10tz5.th.jpg

 

11zf5.th.jpg

 

Alagamentos em Capão em quase todas as ruas

 

12gz8.th.jpg

 

13lq5.th.jpg

 

Por volta de 21h em Capão Novo vento muito forte assim como chuva.

 

Muita chuva na estrada, aqui em Floripa chove fraco no momento.

Link to comment
Share on other sites

Vendaval provoca destruição na Serra e no Sul

Os municípios mais atingidos foram Bom Jardim da Serra e Lauro Müller

Pablo Gomes | pablo.gomes@diario.com.brUm forte vendaval provocou destruição em alguns municípios da Serra e do Sul Catarinense na tarde de domingo. Entre os mais atingidos estão Bom Jardim da Serra e Lauro Müller, onde muitas casas foram destelhadas. Não há informações de vítimas.

 

Bom Jardim da Serra ficou às escuras desde o fim da tarde. No início da noite, técnicos da Celesc trabalhavam para tentar restabelecer a energia elétrica. Em Lauro Müller, dezenas de residências foram atingidas, principalmente nas localidades de Capivara Alta, Doze e Guatá. No interior do município, algumas granjas também foram danificadas. Um posto de combustível teve toda a cobertura arrancada.

 

O posto 21 da Polícia Militar Rodoviária (PMR), no alto da Serra do Rio do Rastro, estava incomunicável, sem energia elétrica e telefone. Apenas uma lâmpada de emergência dava suporte aos policiais. A barreira sanitária da Cidasc, em anexo, foi destelhada.

 

A 18 quilômetros dali, no posto 15 da PMR, no pé da mesma Serra, o vento quebrou os vidros das janelas e portas. Os policiais precisaram se esconder para não serem atingidos pelos cacos.

 

Geralmente tranqüila, a SC-438, que liga Lages a Tubarão, viveu uma tarde de caos. Nos quilômetros 85, em São Joaquim, 102, em Bom Jardim da Serra, e 145, em Lauro Müller, dezenas de árvores caíram sobre a pista, e precisaram ser cortadas com machados pelos policiais.

 

No quilômetro 131, na Serra, uma grande pedra caiu sobre o asfalto e deixou o trânsito em meia pista. O obstáculo será removido na manhã de segunda. No mesmo trecho, seis postes de iluminação foram derrubados e 20 placas arrancadas.

 

Aproximadamente 30 motociclistas foram atendidos pela PMR após perderem o equilíbrio e caírem devido à força do vento. Nenhum se machucou com gravidade. Um policial do posto 21 precisou de muita força para não ser arrastado pelo vento enquanto trabalhava na pista. Ele não chegou a cair, mas foi carregado por cerca de 50 metros.

 

No trecho de 18 quilômetros entre os postos 15 e 21, o trânsito foi interditado das 14h30min às 17 horas. O objetivo dos policiais era garantir a segurança dos usuários da SC-438. A medida não chegou a provocar congestionamento.

 

http://www.clicrbs.com.br/especiais/jsp/default.jsp?newsID=a1827578.htm&template=3847.dwt&section=Notícias&espid=21

Link to comment
Share on other sites

Que raiva, que burrice ter escolhido ir um dia antes... Poderia ter pego esses ventos na estrada, a rota inicial seria ir pela serra do Rio do Rastro, se tivesse ficado em casa sábado estaria ligada na Internet. Tinha visto desde o dia 11 da formação da baixa dia 13 na projeção das baixas, com local identificado, que burrice. Tomasini, essa eu não me perdôo...

 

80trackof5.th.png

Link to comment
Share on other sites

A manchete do DC fala em possível tornado em Sombrio

 

http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/PlayerEmbed.aspx?uf=1&midia=18625

 

-----------------------------------------------------------------------

 

 

Vento chega a 178 km/h na Serra catarinense

 

Meteorologistas descartam possibilidade da ocorrência de tornado no domingo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou rajadas de vento de até 178 km/h na tarde de domingo em Urubici, a 167 quilômetros de Florianópolis.

 

Segundo o meteorologista Daniel Calearo, da Epagri/Ciram, o vento intenso que atingiu parte do Estado é conseqüência da aproximação de uma massa de ar frio e seco, que vem da Argentina.

 

A diferença de pressão entre o sistema e a frente fria que estava sobre Santa Catarina teria causado a formação de correntes fortes, com ventos acima dos 100 km/h.

 

A condição causou destruição no Sul e na região Serrana do Estado na tarde e noite de domingo. Entre os mais atingidos estão Bom Jardim da Serra e Lauro Müller, onde muitas casas foram destelhadas.

 

Na SC-438, na Serra do Rio do Rastro, o vento provocou estragos em residências, além de derrubar árvos e postes sobre a pista. Por este motivo, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) bloqueou a passagem de veículos no km 18, entre Lauro Müller e Bom Jardim da Serra.

 

Apesar das fortes rajadas e do nível de destruição, foi descartada a possibilidade da destruição ter sido causada pela formação de um tornado.

 

— O registro de rajadas acima dos 100 km/h por um longo período difere da caracterização de um tornado — analisa Calearo, ressaltando que o fenômeno acontece em escala pequena (em pontos localizados).

 

Em Urubici, foram registradas as rajadas mais fortes. O vento atingiu 178 km/h na estação meteorológica do Inmet, instalada no Morro da Igreja, a 1810 metros de altitude.

 

Na região, cidades como Siderópolis (111 km/h), Celso Ramos (119 km/h) e São Joaquim (99 km/h) também registraram rajadas intensas.

 

Técnicos da Epagri/Ciram e da Defesa Civil Estadual visitam São Joaquim e regiões próximas na manhã desta segunda-feira para avaliar os estragos causados pelo vendaval.

 

A previsão indica a possibilidade de novos vendavais entre a próxima noite e madrugada de terça-feira nas regiões mais ao Norte do Estado, devido ao deslocamento da frente fria em direção ao Sudeste do país. A chegada da massa de ar polar derruba as temperaturas em todas as regiões.

 

 

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a1827997.xml

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.