Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo Severo - Outono de 2008


Recommended Posts

  • Replies 370
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Tornado surpreende bairro nobre de São Luís

 

Fonte: http://www.badaueonline.com.br/2008/4/1/Pagina29100.htm

 

Será que vão surgir fotos? filmagens? Seria bom né?

Ainda creio que em algum lugar do nordeste e regiões do norte tenham sofrido com alguns tornados infelizmente não conhecidos por nós.

 

Fernando, creio que se surgirem será dos estragos, pois durou apenas 30s, segundo o Jornal. Mas a esperança é sempre que alguém esteja ligado... Vamos ver amanhã.

Link to comment
Share on other sites

Tornado surpreende bairro nobre de São Luís

 

Fonte: http://www.badaueonline.com.br/2008/4/1/Pagina29100.htm

 

Será que vão surgir fotos? filmagens? Seria bom né?

Ainda creio que em algum lugar do nordeste e regiões do norte tenham sofrido com alguns tornados infelizmente não conhecidos por nós.

 

Fernando, creio que se surgirem será dos estragos, pois durou apenas 30s, segundo o Jornal. Mas a esperança é sempre que alguém esteja ligado... Vamos ver amanhã.

 

Alguém pelo menos devia ter um celular com camera . :lol:

Esperaremoss.

Link to comment
Share on other sites

As informações estão aqui. Não está mais dando acesso as imagens.

 

capag010408xq6.th.jpg

 

Fonte: http://oimparcial.site.br.com/index.php?option=com_content&task=view&id=21243&Itemid=36

 

Editorial: Os prejuízos da invernada

03-Abr-2008

Depois do tornado no bairro chique do Calhau, em São Luís, no último dia de março, com desmanche de telhados e prejuízos variados, a tormenta maior veio no primeiro de abril, com vendaval e chuvas torrenciais, inundações de bairros, transbordamento de rios e danificação de estradas nos quatro municípios da Ilha Upaon-Açu e pelo Maranhão afora. Já há população isolada em municípios da Baixada, enquanto nas demais regiões atingidas a população ainda contabiliza os estragos. Os prefeitos estão pedindo ajuda emergencial do governo estadual para abrandar a extensão dos prejuízos e amenizar o sofrimento daqueles que perderam até a moradia.

As medidas que precisam ser tomadas independem apenas do governo ou das prefeituras. A sociedade também precisa ser solidária e participativa neste momento em que as pessoas idosas e as crianças são as primeiras vítimas expostas aos perigos de doenças de correntes das enchentes e dos alagamentos. O mosquito da dengue, por exemplo, terá todo um habitat encharcado para a proliferação de suas larvas, com sérios riscos epidêmicos, como o que vem ocorrendo no Rio de Janeiro.

Situações assim exigem do poder público rapidez e ações integradas, principalmente adotando medidas preventivas para impedir que as enchentes acabem em tragédia social por incúria de quem tem a responsabilidade de se mexer. Não há indicativo de que as chuvas darão trégua até a próxima semana, o que aumenta a preocupação. Portanto, são justas as reivindicações dos prefeitos que procuraram o governo do estado em busca de ajuda emergencial. Principalmente os dos municípios de São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar – este último, onde o prefeito Gilberto Aroso decretou estado de calamidade pública. Lá, cerca de 100 famílias ficaram sem moradia, sem comida e sem nada, situação não tão diferente de Imperatriz, onde 700 pessoas foram desalojadas pelo Rio Tocantins.

Também em São Luís o quadro de calamidade deixado pelas chuvas não é nada confortável. Bairros da periferia, como Coroadinho, Liberdade, Anil, João Paulo e muitos outros, foram duramente atingidos pelos temporais, enquanto a cidade toda sofre em razão dos estragos provocados nas avenidas e ruas. A buraqueira infernal se torna insuportável para quem transita e da quase impossível recuperação pela Prefeitura.

Ontem, as enchentes do Maranhão foram pautadas para discussão no governo do estado e em inúmeras prefeituras do interior. Além das rodovias federais, que já enfrentavam uma situação caótica, muitas das estaduais encontram-se completamente intransitáveis, elevando o volume dos prejuízos de quem delas dependem para transportar alimentos e mercadorias. Com infra-estrutura mais frágil para suportar a invernada deste ano, as MAs vão exigir investimentos pesados do governo do Maranhão, antes que comece o período de escoamento da safra agrícola, que promete ser bem maior do que as dos anos anteriores.

 

 

Fonte: http://oimparcial.site.br.com/index.php?option=com_content&task=view&id=21313&Itemid=39

Link to comment
Share on other sites

Amigos, um determinado veículo de meteorologia daqui, informou que final de semana ocorrerão fortes temporais em SC.

 

Fui aos modelos e realmente há uma tendência a ocorrer chuva, com calor e pressão baixa em alguns modelos, principalmente dia 13, em FL menos que PoA.

 

Alguém teria alguma dica, faz tempo que nada acontece aqui, estava pensando em passar dia 13 na estrada, do RS para SC para ver se consigo alguma imagem legal... Obrigada!

Link to comment
Share on other sites

Amigos, um determinado veículo de meteorologia daqui, informou que final de semana ocorrerão fortes temporais em SC.

 

Fui aos modelos e realmente há uma tendência a ocorrer chuva, com calor e pressão baixa em alguns modelos, principalmente dia 13, em FL menos que PoA.

 

Alguém teria alguma dica, faz tempo que nada acontece aqui, estava pensando em passar dia 13 na estrada, do RS para SC para ver se consigo alguma imagem legal... Obrigada!

 

Estou ansioso também, mas um pouco com medo. Calorão, chegada de massa de ar muito frio, patm próxima a 1.000 ou menos talvez, sugerem risco elevado de tempo severo.

Link to comment
Share on other sites

Amigos, um determinado veículo de meteorologia daqui, informou que final de semana ocorrerão fortes temporais em SC.

 

Fui aos modelos e realmente há uma tendência a ocorrer chuva, com calor e pressão baixa em alguns modelos, principalmente dia 13, em FL menos que PoA.

 

Alguém teria alguma dica, faz tempo que nada acontece aqui, estava pensando em passar dia 13 na estrada, do RS para SC para ver se consigo alguma imagem legal... Obrigada!

 

Estou ansioso também, mas um pouco com medo. Calorão, chegada de massa de ar muito frio, patm próxima a 1.000 ou menos talvez, sugerem risco elevado de tempo severo.

 

É Ricardo, vamos ver se confirma... Se sim, espero estar na estrada, com grande espaço de visualização.

Link to comment
Share on other sites

Vídeo já disponibilizado na seção Imagens.

Relativamente interessante.

Sds.

 

Prometeu e cumpriu. Parabéns pela disponibilidade. Pena ter registrado de longe. :P

 

Ricardo, ele passou por mim. Fiquei no meio dele! Mas até ir na camionete pegar a pasta, tirar a 'degetal', ligá-la, regulá-la, ele já estava bem longe. Graças ao zoom pude trazer ele para mais perto...

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Tempo severo tá é nos Estados Unidos... PELAMORDEDEUS! Eu gosto de observar tempo severo, mas com essa situação de agora lá nos Esteites acho que iria procurar um buraco prá me esconder... :shock: :shock: :shock:

 

Vejam no blog da Metsul... o bicho tá pegando

 

Particularly Dangerous Situation (PDS) Tornado Watch 178

PARTS OF WEST CENTRAL AND NORTHWEST TEXAS

 

http://www.spc.noaa.gov/products/watch/ww0178.html

Link to comment
Share on other sites

Tempestade de raios atinge Campinas

 

A quantidade de raios durante a chuva da tarde de ontem chamou a atenção dos campineiros. De acordo com o meteorologista do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Hilton Silveira, entre 16h e 17h, a cidade chegou a receber cerca de 80 descargas por minuto. “É um número elevado, mas não sai fora da normalidade. Isso costuma acontecer todos os anos”, afirmou ele. Ainda conforme Silveira, em uma área de 200 quilômetros, que vai de Campinas até Botucatu, foram 400 descargas por minuto.

 

O diretor do Cepagri, Jurandir Zullo, explicou que as condições climáticas registradas na manhã de ontem — tempo abafado e umidade relativa do ar elevada — são propícias para a formação de chuvas como essa, que pode ser chamada de trovoada. “Formam-se nuvens em desenvolvimento vertical, chamadas cumulus nimbus, e os raios estão associados a elas”, explicou. Segundo ele, a velocidade do vento na estação do Cepagri foi “moderada”, alcançando 45,5km/h.

 

De acordo com o diretor do Cepagri, Jurandir Zullo, até o final da tarde foram registrados 23mm de chuva na estação do Campo Grande (20mm em apenas uma hora), 15mm na estação de Sousas, 14mm na estação da Prefeitura e 19mm na estação do Taquaral.

 

Reportagem retirada do Jornal Correio Popular de 11/04/08 - http://www.cpopular.com.br

Link to comment
Share on other sites

Amigos, durante a tarde uma bonita frente de rajada em Florianópolis na passagem da linha de instabilidade. Segundo o meteorologista da Epagri, Marcelo, na CBN, deu granizo em Videira e Blumenau. Aqui apenas algumas trovoadas e gotas grandes até o momento.

 

mfoto096ks8.th.jpg

 

Que coisa linda!

 

Estou numa estiagem de frentes de rajadas!

Link to comment
Share on other sites

Acho que o quadro de tempo severo é um dos mais fortes indicados até agora desde os últimos eventos para o noroeste gaúcho.

 

Olhem só: Para Três de Maio a pressão no anoitecer de sábado é de apenas 1000,4hpa. A temperatura a 850 cairá para 2,6ºc, e a mínima indicada é de 5ºc. Chuva: 176mm.

 

O que significa Thickness 500MB DM??

Link to comment
Share on other sites

Parece que vem temporal e obterei prejuízo no restante da colheita da soja que até aqui vinha obtendo excelente rendimento. O tempo é F***!! Todos estes dias de estiagem e me bastariam mais dois dias para terminar! Mas não! Tem que vir agora e com tudo. Odeio essa ironia do clima!!

Estou espumando!!

Saco!! :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Apenas para esclarecer. Excelente rendimento em Sarandi onde cuido, pois nas lavouras localizadas em Palmeira das Missões a seca detonou com milho e soja e agora poderá ser mais detonada ainda com essa instabilidade de merda que vem em PÉSSIMA hora!!

Ódio!! :evil: :evil: :evil:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Entendo, Tomasini. O empreendedor trabalha todo o ano para o tempo fazer suas piruetas com a produção. :?

 

Pelo menos aqui em casa meu pluviômetro terá trabalho. Terei de ficar de olho nas medições por aqui, e o pessoal atingido pela estiagem está dando graças a Deus. Só espero que não tenham de lamentar pelo inverso: a enchente.

 

Abraços instáveis!

Link to comment
Share on other sites

Nossa, o nosso Tomasini está enfrentando um dilema rigoroso, um verdadeiro turning point, por amar o tempo severo, e sua lavoura a segundos de uma perfeita colheita... sei o que é isso, penso quando vou para um local e tenho que preservar o carro do granizo, pois o custo de arrumação é alto, então acabo não indo nas coisas mais sérias e destrutivas. Já nesta frente, pelas leituras na Metsul, a coisa é poderosa, estou realmente entre 2 corações... Uma coisa é certa, pode ocorrer aquela granizada grande e destrutiva... A massa é densa e as combinações também... Quem sabe large Hail, mas que seja para bem longe de lavouras e regiões urbanas.

Link to comment
Share on other sites

Nossa, o nosso Tomasini está enfrentando um dilema rigoroso, um verdadeiro turning point, por amar o tempo severo, e sua lavoura a segundos de uma perfeita colheita... sei o que é isso, penso quando vou para um local e tenho que preservar o carro do granizo, pois o custo de arrumação é alto, então acabo não indo nas coisas mais sérias e destrutivas. Já nesta frente, pelas leituras na Metsul, a coisa é poderosa, estou realmente entre 2 corações... Uma coisa é certa, pode ocorrer aquela granizada grande e destrutiva... A massa é densa e as combinações também... Quem sabe large Hail, mas que seja para bem longe de lavouras e regiões urbanas.

 

Não tenho a menor dúvida de tempo severo e com consideráveis prejuízos aonde vir a ocorrer. É uma roleta russa. A maioria escapará mas alguns...

Link to comment
Share on other sites

Nossa, o nosso Tomasini está enfrentando um dilema rigoroso, um verdadeiro turning point, por amar o tempo severo, e sua lavoura a segundos de uma perfeita colheita... sei o que é isso, penso quando vou para um local e tenho que preservar o carro do granizo, pois o custo de arrumação é alto, então acabo não indo nas coisas mais sérias e destrutivas. Já nesta frente, pelas leituras na Metsul, a coisa é poderosa, estou realmente entre 2 corações... Uma coisa é certa, pode ocorrer aquela granizada grande e destrutiva... A massa é densa e as combinações também... Quem sabe large Hail, mas que seja para bem longe de lavouras e regiões urbanas.

 

Não tenho a menor dúvida de tempo severo e com consideráveis prejuízos aonde vir a ocorrer. É uma roleta russa. A maioria escapará mas alguns...

 

TOMASINI, QTO ACHAS QUE DÁ 1100 HA DE FEIJÃO??? CALCULEI EM 80 SACAS/HA AO PREÇO DE 120,00. O PREJÚ PODERÁ FICAR EM 10560000,00 BRUTOS!!!! UM PRODUTOR APENAS!!!

Link to comment
Share on other sites

 

Não tenho a menor dúvida de tempo severo e com consideráveis prejuízos aonde vir a ocorrer. É uma roleta russa. A maioria escapará mas alguns...

 

TOMASINI, QTO ACHAS QUE DÁ 1100 HA DE FEIJÃO??? CALCULEI EM 80 SACAS/HA AO PREÇO DE 120,00. O PREJÚ PODERÁ FICAR EM 10560000,00 BRUTOS!!!! UM PRODUTOR APENAS!!!

 

Ronaldo, desconheço a cultura do feijão. Mas se for isso tudo... nossa! :roll:

Agora, é certo que ele irá perder tudo?

Já é fato consumado?

Link to comment
Share on other sites

 

Não tenho a menor dúvida de tempo severo e com consideráveis prejuízos aonde vir a ocorrer. É uma roleta russa. A maioria escapará mas alguns...

 

TOMASINI, QTO ACHAS QUE DÁ 1100 HA DE FEIJÃO??? CALCULEI EM 80 SACAS/HA AO PREÇO DE 120,00. O PREJÚ PODERÁ FICAR EM 10560000,00 BRUTOS!!!! UM PRODUTOR APENAS!!!

 

Ronaldo, desconheço a cultura do feijão. Mas se for isso tudo... nossa! :roll:

Agora, é certo que ele irá perder tudo?

Já é fato consumado?

 

70/90% DE CHANCES!!! PODERÁ FICAR ENTRE 0/2ºC!

Link to comment
Share on other sites

Deu granizo grande em Canoinhas durante a tarde, fonte site Epagri.

 

Granizo causa prejuízos em Canoinhas

Casas ficaram destelhadas mas ninguém se feriu

Quinze minutos de chuva, acompanhada de ventos fortes e granizo causaram estragos em Canoinhas, no Planalto Norte.

 

O temporal iniciou por volta das 15h30min desta sexta-feira, e atingiu a região central da cidade e os bairros Trigolin — deixando algumas residências destelhadas — e Campo do Água Verde, onde uma árvore caiu sobre uma casa.

 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, apesar dos prejuízos, ninguém se feriu.

 

 

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a1825393.xml

Link to comment
Share on other sites

Granizo em Pontão, RS.

 

Em plena colheita de soja hoje em pontão rs um tempo se armu e começou a cair pedra e trovoadas ja faz 30 minutos atraz mas o tempo ta trovejando e relampagos muito consistente emperamos que só chova.........

 

pontaoar7.th.jpg

 

foto e informações de Tiaraju Caraça

 

Fonte: Climatempo

 

Pontão é aqui pertinho.

Me diga o horário que foi essa chuva lá.

Creio ter registrado o bicho a pouco quando na minha sede da lavoura.

Link to comment
Share on other sites

Tomasini, pelo post do cara deve ter sido por volta de 18h30. Espero que em tua terra esteja tudo bem!!!

 

Eu vi essa instabilidade então. Era atroz!

Como foi a que a pouco detonou parcial/totalmente minha soja.

Mais tarde com pesar posto as fotos tiradas.

Abs.

 

Deve ser algo... pelo radar do Simepar! Aguardando as imagens e desejando que tua plantação tenha sido poupada. Boa sorte!

 

Abraço,

Link to comment
Share on other sites

 

Deve ser algo... pelo radar do Simepar! Aguardando as imagens e desejando que tua plantação tenha sido poupada. Boa sorte!

 

Abraço,

 

Obrigado pela solidariedade Jaque. Poupada certamente não foi. Apenas alimento a esperança que os danos não tenham sido severos. Amanhã vou lá de qualquer jeito mesmo sendo impossível de no barro chegar de condução até lá. Deixarei na estrada e farei o resto do trajeto a pé para ver o que rolou. Quase tenho vontade de ir agora! Mas sei que não é aconselhável.

Estou desanimado, irritado comigo mesmo, pois deixei de colher a tempo essa soja para esperar ela madurar mais pois se colhesse antes perderia uns 3-5% com umidade e grãos verdes e agora deverei perder pelo menos 20%.

Meu pai já me cobra o erro. A minha frustração é total.

Me sinto um idiota.

O erro foi meu!

 

Desculpam-me o desabafo.

Link to comment
Share on other sites

 

Deve ser algo... pelo radar do Simepar! Aguardando as imagens e desejando que tua plantação tenha sido poupada. Boa sorte!

 

Abraço,

 

Obrigado pela solidariedade Jaque. Poupada certamente não foi. Apenas alimento a esperança que os danos não tenham sido severos. Amanhã vou lá de qualquer jeito mesmo sendo impossível de no barro chegar de condução até lá. Deixarei na estrada e farei o resto do trajeto a pé para ver o que rolou. Quase tenho vontade de ir agora! Mas sei que não é aconselhável.

Estou desanimado, irritado comigo mesmo, pois deixei de colher a tempo essa soja para esperar ela madurar mais pois se colhesse antes perderia uns 3-5% com umidade e grãos verdes e agora deverei perder pelo menos 20%.

Meu pai já me cobra o erro. A minha frustração é total.

Me sinto um idiota.

O erro foi meu!

 

Desculpam-me o desabafo.

 

Não se culpe, tenha meu apoio para o que precisar.

 

Estou muito preocupado, já enviei 3sms pra minha irmã e mãe.

E eu que estou de viagem essa noite :?

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.