Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento - Fevereiro 2008


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 291
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

A diferenca de temperatura entre Farroupilha (21C) e Canela (15,5C) neste momento só pode ser explicada pela neblina na segunda. A UR de Canela evidencia isso.

 

Acompanhem:

 

Canela: http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IRIOGRAN4

 

Farroupilha: http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IRIOGRAN1

Link to comment
Share on other sites

Um TEMPORAL desaba neste momento na zona leste paulistana, aqui na Vila Carrão choveu 25mm em 20 minutos (taxa de chuva de 75mm/h!) e 31mm em 30 minutos (taxa de chuva de 61,9mm/h!) e a chuva segue caindo, agora com intensidade moderada a forte, no momento 21,5°C. O CGE está em atenção para as zonas sudeste, centro, leste e marginais. :shock:

Link to comment
Share on other sites

Mínima hoje de 16,1ºc. Durante a tarde a máxima chegou a 29,6ºc, concretizando a chegada tardia da massa de ar frio ao noroeste gaúcho. Após as 16h começou a ventar continuamente, agora temos 22,4ºc e a umidade é de 44%. Isso me anima, pois essa baixa umidade que está persistindo mesmo com o anoitecer (céu limpo) poderá nos presentear com uma queda considerável na temperatura!

Link to comment
Share on other sites

O temporal que atingiu a zona leste de São Paulo foi realmente bastante intenso, ao todo aqui na Vila Carrão foram 67MM EM APENAS 1H15, não me lembro de precipitação tão forte em tão pouco tempo por aqui. Interessante que em várias partes da cidade a chuva foi rápida e acumulou pouco, a chuva mais significativa ficou mesmo com a zona leste.

Link to comment
Share on other sites

O temporal que atingiu a zona leste de São Paulo foi realmente bastante intenso, ao todo aqui na Vila Carrão foram 67MM EM APENAS 1H15, não me lembro de precipitação tão forte em tão pouco tempo por aqui. Interessante que em várias partes da cidade a chuva foi rápida e acumulou pouco, a chuva mais significativa ficou mesmo com a zona leste.

 

Confirmo sua informação Fábio. Aqui na Granja Viana/Z Oeste não caiu um pingo sequer!

 

Amanhã teremos um dia bem fresco em São Paulo.

Link to comment
Share on other sites

Temperatura muito baixa na área de Porto Alegre para este horário, considerando que estamos em fevereiro e ainda existem mais de seis horas para resfriamento noturno. À meia-noite, eram estas as medições:

 

Porto Alegre - Jardim Botânico: 17,3C

Porto Alegre/Canoas - Base Aérea: 15,0C

Porto Alegre - Chácara das Pedras (Marcos): 18,1C

Porto Alegre - Mont'Serrat (Bruno): 19,4C

Porto Alegre - Moinhos de Vento (Alexandre): 19,6C

Porto Alegre - Centro: 20,8C

Porto Alegre - Aeroporto Salgado Filho: 17,0C

Link to comment
Share on other sites

Fevereiro já acumulou tranquilamente mais de 100mm só nesses 3 primeiros dias do mês em Rio Branco. Comparando com Florianópolis que teve 300mm em 24 horas não parece ser quase nada, mas tem chovido constantemente nos últimos dias.

 

Nesse domingo a chuva que caiu durante o dia inteiro, não permitiu que a máxima ultrapassasse a marca de 24°C. A mínima ficou em 21°C, e nesse momento 22:00 hs faz 22°C com céu nublado.

Link to comment
Share on other sites

Cheguei de uma festa de carnaval na casa de um amigo aqui em Torres e digo: jamais senti tanto frio num mês de verao aqui na praia. Meu carro marca 16C e temos muito vento, baixando muito a sensacao térmica.

 

Canela já tem 8,9C agora. Farroupilha tem 10C! Noite gelada na serra em pleno fevereiro!

Link to comment
Share on other sites

Ar frio e seco polar entrou "arregassando" com tudo mesmo.

 

Em SP, começou a dar suas caras lá pelas 04:30 da manhã dessa 2ª feira; mudando radicalmente a temperatura.

 

Agora 9:00 da manhã, tempo nublado, vento sul e 19ºC.

 

Não deve passar dos 21º/22C hoje.

 

Já aqui em Curitiba, a mínima hoje foi de 15º C pelo SIMEPAR, com tempo nublado. Houve ventania de madrugada. Agora o tempo já está abrindo, mas o ar continua fresco.

Link to comment
Share on other sites

Madrugada de frio histórico com 2,6ºC de mínima, sensação térmica de 8ºC abaixo de zero e geada no Sul do Brasil

 

MetSul Meteorologia

 

O Sul do Brasil teve um amanhecer de inverno. Geou em pleno mês de fevereiro com temperatura de 2ºC. No Rio Grande do Sul, a mínima ocorreu na estação da MetSul Meteorologia em São José dos Ausentes com 6,8ºC. A estação se encontra na sede do município de Ausentes, em ponto de baixada, o que justifica a mínima menor do que a registrada na automática do governo que está no alto de um morro. No interior, os termômetros indicaram entre 10ºC e 13ºC em quase todos os municípios e valores abaixo de 15ºC em todas as regiões.

 

Apesar do frio intenso para esta época do ano na Serra, o fato mais notável se deu na costa. A maior umidade na faixa litorânea e a influência das águas mais quentes do oceano dificulta uma queda maior da temperatura em qualquer época do ano. Torres acabou registrando uma mínima inferior a de Porto Alegre com 13ºC, sinalizando a intensidade desta massa de ar frio de trajetória marítima. Para se ter uma idéia, a última vez que fez tanto frio na praia na temporada de veraneio foi em 1º de janeiro de 2003, quando do sempre lembrado Reveillón com cara de inverno, oportunidade em que os termômetros também marcaram os mesmos 13ºC em Torres. Considerando que se tratou de uma marca de janeiro, a madrugada deste 4 de fevereiro foi uma das mais baixas das últimas décadas em fevereiro nas praias do litoral norte gaúcho. Para se ter uma idéia da dimensão do frio em Torres, ao nível do mar, a mínima de 13ºC ficou apenas 5ºC acima da marca observada no morro localizado junto à sede do município de São José dos Ausentes, onde a estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia, a 1.300 metros de altitude, registrou 8,0ºC. A forte intensidade da massa de ar polar, a sua trajetória maritimizada e a forte subsidência de ar frio da Serra foram decisivas para a mínima extremamente baixa em Torres. A mínima de 13ºC hoje em Torres ficou apenas 2ºC acima da média mínima de julho na cidade do litoral norte. O dado fica ainda mais impressionando se considerarmos que no rigoroso inverno de 2007, houve 11 dias com temperatura superior a de hoje na cidade litorânea no mês de junho, 7 em julho e 13 em agosto. Significa que no gelado trimestre de junho a agosto de 2007 que marcou o rigoroso inverno do ano passado no Rio Grande do Sul, houve 31 dias com mínimas acima da marca registrada hoje em Torres.

 

O Planalto Sul Catarinense registrou uma das madrugadas mais frias em fevereiro das últimas décadas. Na Climaterra, foi a menor mínima em fevereiro desde o início das observações em 1999 com 4,2ºC. Em 2004 os termômetros tinham indicado 5,6ºC no mês de fevereiro. Houve formação de geada no interior de São Joaquim, especialmente em pontos de baixadas. Caso do distrito do Cruzeiro, onde a temperatura mínima chegou a impressionantes 2,6ºC com 1,5ºC abaixo de zero na relva (nível do solo). A geada foi favorecida pelo ar frio, o céu limpo e o vento calmo durante a madrugada. No Morro da Igreja, município catarinense de Urubici, a 1.800 metros de altitude, os termômetros marcaram 4,8ºC. Às quatro da manhã, a temperatura de 5,4ºC e o vento de até 45 km/h no alto da montanha proporcionavam uma sensação térmica de 8ºC abaixo de zero. Mesmo na capital Florianópolis, onde a menor mínima da série histórica 1961-1990 do INMET é 15,4ºC, a Epagri registrou hoje de manhã 14,7ºC na estação automática (situada em ponto mais frio da estação do INMET). Veja a seguir como se comportaram as mínimas em diversas cidades na madrugada que passou no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

 

Porto Alegre – Centro 17,7ºC

Porto Alegre – Aeroporto 14,9ºC

Porto Alegre – INMET 14,4ºC

Porto Alegre – Chácara 15,4ºC

Porto Alegre – Moinhos 16,2ºC

Porto Alegre – Mont’Serrat 15,7ºC

Canoas – Base Aérea 12,0ºC

São Leopoldo 14,3ºC

Passo Fundo 11,1ºC

Canela 8,7ºC

Bento Gonçalves 11,4ºC

Lagoa Vermelha 9,7ºC

São Gabriel 12,8ºC

Bagé 11,4ºC

Jaguarão 13,3ºC

Santa Rosa 12,6ºC

Santo Augusto 12,3ºC

Uruguaiana 13,2ºC

Alegrete 12,5ºC

Quaraí 10,2ºC

Tramandaí 14,7ºC

Santa Maria – Base 12ºC

Santa Maria – INMET 11,8ºC

Rio Pardo13,6ºC

São Luiz Gonzaga 14,2ºC

Camaquã 12,5ºC

Caçapava do Sul 13,0ºC

Dom Pedrito 14,0ºC

Pelotas - Aeroporto 14ºC

São Borja 13,4ºC

Chuí 11,5ºC

Livramento 13,8ºC

Ausentes – INMET 8,0ºC

Ausentes - MetSul 6,8ºC

Torres 13,0ºC

Erechim 11,6ºC

Frederico Westphalem 13,4ºC

Cruz Alta 11,7ºC

Farroupilha 9,9ºC

Morro da Igreja (SC) 4,8ºC

São Joaquim - Climaterra 4,2ºC

Florianópolis 14,7ºC

 

A próxima madrugada volta a ser fria para o mês de fevereiro, mas as mínimas devem ser mais elevadas do que hoje na maioria dos locais. O fato mais notável da terça-feira será a amplitude térmica. O sol forte, o ar seco e o afastamento do ar frio vão favorecer uma elevação extremamente pronunciada da temperatura e as máximas no Vale dos Sinos (Grande Porto Alegre) podem se aproximar ou mesmo atingir a marca dos 35ºC na tarde desta terça-feira. A manutenção do ar seco no restante da semana garantirá noites amenas, mas as tardes seguirão quentes até a chegada de uma nova frente fria no próximo fim de semana.

Link to comment
Share on other sites

O ar polar e seco penetrou com tanta rapidez que "empurra" as instabilidades da frente para cima. Curitiba já está abrindo o tempo e temperatura de 17ºC, com vento E. SP com névoa e vento Sul, tem 19ºC.

 

Mais para baixo, POA tem céu limpo e 18ºC, vento já NO. Floripa com tempo bom, vento O e 23ºC.

 

As temepraturas máximas aumentarão legal a partir de amanhã, e as mínimas ficarão bem agradáveis por causa do ar seco.

 

B Aires já está bem mais quente.

 

Essa mudança do vento em POA, por exemplo, o que significa? Que dará vasão nas próximas horas/dias a entrada de ar quente do continente?

Link to comment
Share on other sites

14:00

 

São Paulo 20º Vento S Nevoeiro

Curitiba 21ºC Vento NE Encoberto

BHorizonte22ºC Vento SSO Nublado

P Alegre 23ºC Vento OSO Encoberto

RJaneiro 23ºC Vento NNO Chuvisco

Floripa 25ºC Vento SE Parc. Nublado

 

Não consigo entender esta direção do vento de Curitiba e Rio de Janeiro?? :roll:

 

Mas percebe-se nitidamente o rápido deslocamento da frente, que já atingiu BH.

Link to comment
Share on other sites

--------------------------------------------------------------------------------

30/01/08

 

JÁ COMEÇA A SINALIZAR UMA POSSÍVEL GEADA NA SEGUNDA-FEIRA....."SERÁ O VERÃO MAIS QUENTE DOS ÚLTIMOS 10 ANOS NA MAIOR PARTE DO PAÍS"...FONTE; INMET/INPE NA REVISTA VEJA....

_________________

 

 

S.JOAQUIM; 5,0/0,4 MAIS BAIXA DESDE 1996

 

IGREJA; 4,8

 

CLIMATERRA; 4,2/1,7 RECORDE

 

BANDEIRA; 3,1

 

CRUZEIRO; 2,6/-1,5 GEADA.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.