Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo Severo - VERÃO 2009/2010


Troyano
 Share

Recommended Posts

  • Replies 122
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Jamais chegarei ao mesmo nível que os expertos citados. Mas já perdi muitas coisas muito bonitas simplesmente por preguiça de registrar... :roll:

 

Também perco algo de vez em quando, geralmente as poucas formações interessantes por aqui se concentram no verão; ontem mesmo, apesar da chuva e das trovoadas terem sido decepcionantes, passou uma razoável frente de rajada e depois o céu ficou com nuvens de textura interessante, nada espetacular mas qualquer um dos nossos expertos por aqui certamente aproveitaria a oportunidade para tirar belas fotos.

 

Mesmo se eu fotografasse não saberia aonde colocar, pois apesar das formações interessantes de severo o evento de ontem não teve nada, e não valeria a pena abrir um tópico só para minhas fotos. Resumindo: vou continuar como espectador.

 

PS: com certeza "caçada de tempestades" ou algo assim me parece um nome mais apropriado, pois a grande maioria das tempestades não é severa mas as fotos acabam caindo num "tempo severo" da vida.

Link to comment
Share on other sites

Ah, minha câmera não é das melhores, o relevo daqui não ajuda e tempestades fortes e bonitas

são raras, além é claro do fato deu não ter este mesmo talento dos nossos stormchasers. As

tempestades aqui em JDF normalmente são pé-de-chinelo comparadas com as de SP em direção

ao sul :lol:

Link to comment
Share on other sites

Belíssima fotos, Jacque! Nota 10!!! O desenho da nuvem é fantástico. De encher os olhos!

 

Deve ter sido um daqueles núcleos de instabilidade que explodiram aos montes no litoral de SC.

MINHA NOSSA. Literalmente, é pra acabar!

 

Jaque, todas as fotos estão espetaculares! são de uma beleza incomparável. Uma supercélula. Funil com certeza. As saliências da frente, a estrutura, são de encher os olhos! Parabéns!

 

2010 começando desse jeito!

Lamento, mas a imagem que estacaram da Jacque não é nuvem funil. Não há rotatividade, pelo o que se pode perceber na foto, e parece ser ar ascendente e umidade em condensação. A foto de cima parece mais um funil, mas creio que seja a mesma situação.

 

Abraços funis!

Link to comment
Share on other sites

Amigos, amigos! Muito obrigada pelas observações.

 

Uma tempestade tão linda faz tempo que não via, ainda bem que não teve nada grave, foi espetáculo mesmo. Algumas placas caíram, galhos de árvores, e uma casa (em condições ruins) me parece que ruiu com três pessoas dentro, mas todos se salvaram, em um bairro mais central. Também precipitou granizo miúdo.

 

Havia muitas rotações nas imagens que destaquei, mas o Marcos pode ter razão, aquela foto pode ser de um funil de umidade em condensação ascendente que se formou no ar, embora tenha nascido debaixo do CB, creio que pode ocorrer, era muito frágil. A primeira imagem era de um funil com rotação bem visível. Teve mais um, mas a imagem é ruim.

 

Aqui tem um video, qualidade ruim, mas da para ver o tamanho da nuvem, mais de 12km.

 

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Eu nem me pareço com este sujeito! :ugeek:

Desculpas Luiz, sinceramente achei que era você :oops: :oops: :oops:

 

:lol:

Acontece. Quando voltar para casa, coloco uma foto minha no avatar. E nada mais de confusões. Depois disso ninguém se cadastra... credo!

 

(...)

 

Feito! Um pouco velha, mas serve.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Aqui a carga passou à N-Ne com chuva moderada e rajadas consideráveis aqui em baixo... Acumulo 27mm até o momento... Segundo SBSM vento à 37Km/h...

 

À propósito: Belas fotos Ricardo...

 

Imagens estupendas do aprofundamento do sistema em

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

A chuva de ontem, antes desse sistema que o Igor citou, trouxe precipitações de até 130mm em apenas 1 hora e meia para o sul de Campinas.

Muitas casas destruídas, pequenas pontes levadas pelos córregos que transbordaram e o mesmo filme triste de sempre, famílias que moram praticamente em cima de córregos perderam tudo. Viracopos operou por instrumentos durante quase duas horas, fato inusitado.

 

http://eptv.globo.com/emc/VID,0,1,10308;1,temporal+campinas.aspx

http://eptv.globo.com/vocenaeptv/vocenaeptv_interna.aspx?285202

Link to comment
Share on other sites

Belos núcleos Igor!

 

Causa preocupação para mim as últimas saídas dos modelos, como o WRF e MBAR. Uma linha mais ou menos estreita de muita precipitação é projetada cruzando o RS, SC e oeste do PR, entre madrugada e amanhã. Alguns índices de instabilidade são preocupantes, outros nem tanto. Vamos acompanhar de perto.

Link to comment
Share on other sites

O MBAR, PARA MIM, É MUITO RUIM NA ESTIMATIVA DE CHUVA.

 

ATÉ AGORA A PASSAGEM DA FRENTE ESTÁ DENTRO DO NORMAL, ATÉ CALMA D+

Bem, depois dos 500 mm previstos, tem que tomar algum cuidado com os modelos, hehe.

Acho que me expressei mal, na verdade a preocupação era com o potencial de temporais que uma linha estreita de instabilidade como a simulada poderia ter.

Mas, você já citou, por enquanto tudo calmo.

Link to comment
Share on other sites

Ontem estive em Extrema - Sul de Minas e me desloquei a Joanópolis SP - por estrada de terra, ali na sua maioria é area de eucalipto para lenha, area de reflorestamento. Notei um grande rastro com arvores torcidas, mais ou menos uns 500 metros, grama inclinada e muito pedaço de folhas e galhos presos nos arames farpados em volta, infelizmente não tinha camera para registrar. Só para constar.

 

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Ontem a noite um forte temporal atingiu Araçatuba causando estragos. Alguns rios e corrégos transbordaram e houve queda de árvores e de postes. Faltou energia em alguns locais. Choveu cerca de 40mm no período de 1 hora. Foto de minutos antes da chuva:

 

IMG336-01.jpg

 

 

Os estragos na cidade:

 

http://www.folhadaregiao.com.br/noticia?126404

 

http://www.folhadaregiao.com.br/capapdf/20100126.pdf

imagem.jpg

 

 

Mas depois de tanta chuva, hoje o dia amanheceu com poucas nuvens e bem ameno, mínima de 19,1°C.

 

IMG339-01.jpg

Link to comment
Share on other sites

Resultado das chuvas torrenciais em Itapevi nos últimos 30 dias seguidos... a principal via de acesso ao município (SP-29), que liga a cidade à Rodovia Castello Branco, está totalmente bloqueada... um deslizamento de terra levou embora parte da pista.

 

Segue foto e link da matéria que passou na Globo (SPTV):

 

hole.jpg

 

http://sptv.globo.com/Jornalismo/SPTV/0,,MUL1463356-16574,00-CARRO+DESABA+E+HOMENS+ESCAPAM.html

 

Além desta ocorrência, enchentes tomaram conta de boa parte da cidade...

 

Um amigo tirou fotos ontem à noite na região central da cidade... vejam só:

 

enchenteitapevi.jpg

 

enchenteitapevic.jpg

 

Nem o caminhão que veio da cidade do administrador deste fórum escapou:

 

enchenteitapevia.jpg

 

A situação aqui em Itapevi está crítica!!!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.