Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Morro da Igreja - Acompanhamento


Luiz
 Share

Recommended Posts

  • Replies 147
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

pensei que fosse brasil abaixo de zero, e não SUL abaixo de zero.

 

CJ, uma das mais frias do brasil, cadê?

 

Não estou comparando as mais frias, porém aquelas localizadas na mesma região. Inácio foi colocada apenas por piedade minha, pois só deixaria SJ e SJA.

 

Olá rapazes acabei de ver no site do inmet e gostaria de confirmar com vcs se por acaso alguém tem o mapa com as próximas estaçoes do inmet?

 

Att Thiago

Link to comment
Share on other sites

Bem que os dados sao poucos, mas uma coisa que estou observando e que imaginave é uma baixa amplitude termica diaria. Se isso for verdade, como acontece em estacoes de topo, isso indicará que o lugar terá um frio constante, mas com minimas/maximas absolutas nao pronunciadas. Vamos acompanhar e ver no que da. Essa estacao é a nossa esperança e, finalmente, vou matar uma curiosidade.

Link to comment
Share on other sites

Nem Nostradamus, nem a Mãe Dinah, nem Inri Crsito, nem o Padre Quevedo sabem onde serão as próximas estações do Inmet.

 

Sabe-se que a aparelhagem já sem encontra em Soledade e São Joaquim.

 

hehehe Muito boa!!!

 

Bom, mas parece que o Rio continua sendo o queridinho do Inmet aqui no Brasil.. só aqui na cidade temos mais de 5 estações automáticas!!!! :D:D

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Muito interessante esta nova estação no Morro da Igreja, uma vez eu vi um documentário (acho que foi Globo Repórter), não me lembro quando, onde os militares disseram que uma vez o vento entortou a porta de aço do local onde eles ficavam (não sei bem que tipo de construção é ou era), o vento vai mesmo ser fortíssimo por lá quando o ar polar estiver entrando, com ciclone então :!:

 

Mas enquanto o ar polar não entra o Pico do Couto "aproveitou o dia" para superar o Morro da Igreja em frio na quarta-feira (mínima de 8,9 graus e máxima de 14,7 graus no Pico do Couto, mínima de 10 graus e máxima de 15,3 graus no Morro da Igreja), claro que quando entrar o ar polar vai ser um MASSACRE do Morro da Igreja porque o Pico do Couto, por ficar longe da advecção polar, não consegue negativar de jeito nenhum, ano passado deu 1,6 graus em setembro no dia mais frio desde 2000, e este ano não chegou nem a 2 graus ainda, um FIASCO, mas em médias com certeza é a segunda estação do Inmet mais fria do Brasil, ganha fácil de São Joaquim e Campos do Jordão vai perder só para o Morro da Igreja (EM MÉDIA ANUAL), em extremos de frio (mínima absoluta) perde para mais da metade das estações do sul e até para algumas estações do SE(como Monte Verde, Campos do Jodrão, Caldas, Maria da Fé só para citar as do INMET).

 

Só em máximas que o Pico do Couto pode disputar com o Morro da Igreja, a maior máxima desde o inverno de 2006 (quando abriu a estação) no Pico do Couto foi 25 graus, e uma vez só, acho que no Morro da Igreja também não vai passar disso no dia mais quente do ano, vamos esperar para ver.

Link to comment
Share on other sites

Ioepa,

 

Tenho este Globo Repórter gravado em fita VHS aqui em casa. Pelos dados preliminares que temos recebido da estação do Morro da Igreja, já é possível supor a intensidade dos ventos por lá por ocasião de tempestades severas. Nem tento imaginar o que deve ser passado quando o Catarina chegou ao continente...

Link to comment
Share on other sites

Nem Nostradamus, nem a Mãe Dinah, nem Inri Crsito, nem o Padre Quevedo sabem onde serão as próximas estações do Inmet.

 

Sabe-se que a aparelhagem já sem encontra em Soledade e São Joaquim.

 

hehehe Muito boa!!!

 

Bom, mas parece que o Rio continua sendo o queridinho do Inmet aqui no Brasil.. só aqui na cidade temos mais de 5 estações automáticas!!!! :D:D

 

Abraços,

Até eu to torcendo pelo Rio, amigo Ronald´, a cidade maravilhosa merece 8)

Link to comment
Share on other sites

SÓ AS MÉDIAS COMPENSADAS.

 

M.IGREJA

 

18/06: 11,8

19/06: 10,6 79,9 Km/h

20/06: 12,2 65,2 Km/h.

21/06: 14,1 68,7 Km/h

22/06: 12,2 84,6 Km/h

23/06: 12,7 100,8 Km/h

 

DIFERENÇA PARA O INMET.

 

18/06: -1,5

19/06: -2,1

20/06: -3,2

21/06: -1,7

22/06: -1,7

23/06: -2,6

 

 

INMET/S.JOAQUIM

 

18/06: 13,3

19/06: 13,7

20/06: 15,4

21/06: 15,8

22/06: 13,9

23/06: 15,3

 

CLIMATERRA/S.JOAQUIM

 

18/06: 13,9

19/06: 13,9

20/06: 15,6

21/06: 15,0

22/06: 13,8

23/06: 15,9

Link to comment
Share on other sites

Lembrando aquela que, na minha opinião, foi a mais extraordinária discussão aqui do BAZ, seria maravilhoso se houvesse uma estação do inmet também na Pedra da Mina. Ainda acredito que lá seja, na média anual, mais frio que no Morro da Igreja.

 

900 M NÃO VÃO COMPENSAR 5/6 GRAUS DE LATITUDE E MARITIMIDADE.

Link to comment
Share on other sites

O desempenho do Morro da Igreja é obviamente melhor nas situações de entrada de massas polares e, portanto, nos extremos e na queda de neve. No restante do tempo, não sei não... No inverno, em particular, as situações de bloqueio devem fazer verdadeiras maravilhas na Pedra da Mina, pois a secura do ar comum nessas ocasiões costuma muito favorecer a queda de temperatura em altitude durante as madrugadas. Essas mínimas de 10ºC no Morro da Igreja são impensáveis para a Pedra da Mina nos bloqueios. Acho muito difícil, em tais ocasiões, que o dia comece lá com mais de 5ºC.

Link to comment
Share on other sites

O desempenho do Morro da Igreja é obviamente melhor nas situações de entrada de massas polares e, portanto, nos extremos e na queda de neve. No restante do tempo, não sei não... No inverno, em particular, as situações de bloqueio devem fazer verdadeiras maravilhas na Pedra da Mina, pois a secura do ar comum nessas ocasiões costuma muito favorecer a queda de temperatura em altitude durante as madrugadas. Essas mínimas de 10ºC no Morro da Igreja são impensáveis para a Pedra da Mina nos bloqueios. Acho muito difícil, em tais ocasiões, que o dia comece lá com mais de 5ºC.

 

Isso já deve ter sido discutido mais de uma centena de vezes por aqui. Até Campos do Jordão pode ter uma média das mínimas inferior a Pedra da Mina.

Link to comment
Share on other sites

David, de acordo com o IBGE, a Pedra da Mina é o quarto ponto mais alto do Brasil, com 2.798,39m. Localiza-se no município de Passa Quatro/MG, creio que a menos de 1 km da divisa com o Estado de São Paulo e também muito próximo da divisa com o Estado do Rio de Janeiro.

 

É O PICO DA NEBLINA O MAIS ALTO, COM MENOS DE 3000,0 M

Link to comment
Share on other sites

SÓ AS MÉDIAS COMPENSADAS.

 

M.IGREJA

 

18/06: 11,8

19/06: 10,6 79,9 Km/h

20/06: 12,2 65,2 Km/h.

21/06: 14,1 68,7 Km/h

22/06: 12,2 84,6 Km/h

23/06: 12,7 100,8 Km/h

24/06: 06,1 82,4 Km/h

 

DIFERENÇA PARA O INMET.

 

18/06: -1,5

19/06: -2,1

20/06: -3,2

21/06: -1,7

22/06: -1,7

23/06: -2,6

24/06: -0,7

 

 

INMET/S.JOAQUIM

 

18/06: 13,3

19/06: 13,7

20/06: 15,4

21/06: 15,8

22/06: 13,9

23/06: 15,3

24/06: 06,8

 

CLIMATERRA/S.JOAQUIM

 

18/06: 13,9

19/06: 13,9

20/06: 15,6

21/06: 15,0

22/06: 13,8

23/06: 15,9

24/06; 07,4

Link to comment
Share on other sites

Seria interessante acompanhar as maximas e minimas tambem. Hoje, por exemplo, estava -2.2 em SJ e 3.9 lá !! Como as maximas sao mais baixas e a amplitude termica diaria menor acho que o efeito pode ser o mesmo que ocorre entre vales e topos.

Vamos ver o que acontece hoje e amanha. Em termos de minimas esta uma decepção até agora.

 

18/06 10.3

19/06 7.1

20/06 10.0

21/06 11.3

22/06 10.3

23/06 8.9

24/06 3.9

24/06 3.9

 

Com relacao a Pedra da Mina e lugares proximos, a diferença para o morro da igreja é de cerca de 1000m, o que implicaria, em media, 6 graus. Acho que os resultados devem ser equivalentes em termos de medias (+- 1grau) Mas se tivesse que apostar, acho que a Mantiqueira (1000m mais alto) deve ser mais frio na média. Mas isso só se tendo uma estação lá pra saber.

 

Estou curioso pra saber a performance dessa estacao do Morro da Igreja. Até agora está sendo o que eu imaginava. Vamos ver se aparecem as minimas inferiores a SJoaquim em épocas de ar polar intenso e ceu aberto, quando ocorrem as minimas absolutas.

Link to comment
Share on other sites

Seria interessante acompanhar as maximas e minimas tambem. Hoje, por exemplo, estava -2.2 em SJ e 3.9 lá !! Como as maximas sao mais baixas e a amplitude termica diaria menor acho que o efeito pode ser o mesmo que ocorre entre vales e topos.

Vamos ver o que acontece hoje e amanha. Em termos de minimas esta uma decepção até agora.

 

18/06 10.3

19/06 7.1

20/06 10.0

21/06 11.3

22/06 10.3

23/06 8.9

24/06 3.9

24/06 3.9

 

Com relacao a Pedra da Mina e lugares proximos, a diferença para o morro da igreja é de cerca de 1000m, o que implicaria, em media, 6 graus. Acho que os resultados devem ser equivalentes em termos de medias (+- 1grau) Mas se tivesse que apostar, acho que a Mantiqueira (1000m mais alto) deve ser mais frio na média. Mas isso só se tendo uma estação lá pra saber.

 

Estou curioso pra saber a performance dessa estacao do Morro da Igreja. Até agora está sendo o que eu imaginava. Vamos ver se aparecem as minimas inferiores a SJoaquim em épocas de ar polar intenso e ceu aberto, quando ocorrem as minimas absolutas.

 

Cade os dados do Alsene????

 

Com relação ao que foi comentado sabe que me decepcionei quando a estação do pico co couto naõ consegue nem bater campos nas mínimas, enfim o microclima de cada região ajuda, é só observar os dados do inmet pra cangaçu.

 

Abraços, Thiago

Link to comment
Share on other sites

Seria interessante acompanhar as maximas e minimas tambem. Hoje, por exemplo, estava -2.2 em SJ e 3.9 lá !! Como as maximas sao mais baixas e a amplitude termica diaria menor acho que o efeito pode ser o mesmo que ocorre entre vales e topos.

Vamos ver o que acontece hoje e amanha. Em termos de minimas esta uma decepção até agora.

 

18/06 10.3

19/06 7.1

20/06 10.0

21/06 11.3

22/06 10.3

23/06 8.9

24/06 3.9

24/06 3.9

 

Com relacao a Pedra da Mina e lugares proximos, a diferença para o morro da igreja é de cerca de 1000m, o que implicaria, em media, 6 graus. Acho que os resultados devem ser equivalentes em termos de medias (+- 1grau) Mas se tivesse que apostar, acho que a Mantiqueira (1000m mais alto) deve ser mais frio na média. Mas isso só se tendo uma estação lá pra saber.

 

Estou curioso pra saber a performance dessa estacao do Morro da Igreja. Até agora está sendo o que eu imaginava. Vamos ver se aparecem as minimas inferiores a SJoaquim em épocas de ar polar intenso e ceu aberto, quando ocorrem as minimas absolutas.

 

Pra cutucar o Morro da Igreja o Cacella vem que vem, mas pra falar das médias de CDJ nem um ai. Bom, vamos lá.

 

O primeiro teste favoreceu a crítica do Cacella pelo seguinte:

 

- Como todos sabem o lugar é a ponta da agulha.

 

- Como todos sabem estávamos num veranico.

 

- Como todos sabem essa massa de ar frio foi mais forte quanto mais ao sul.

 

- Como poucos sabem esse ar frio não tinha espessura sobre SC. Poderia fazer bem mais frio em 900mb/850mb do que 800mb para cima. O bloqueio está ainda atuante sobre a altitude do MI.

 

- Como todos sabem o lugar ainda não foi nem testado, é só um treinamento. Essa frente mal chegou ao PR e imagino que deve ter faltado um bocado pra chegar na Mantiqueira, como de costume (ou o quase sempre, ou a "condição normal" que o Cacella tanto gosta de falar).

 

O Morro da Igreja perdeu a batalha, mas não perdeu a guerra que está apenas começando.

Link to comment
Share on other sites

Nao defendo Campos do Jordao, muito pelo contrario. Obviamente que o conjunto de dados que temos é pífio e qualquer analise é bastante suspeita, inclusive a minha :)

Mas acho que é importante para entendermos a situação real do local. Vamos ver se em alguma frente fria mais intensa a minima absoluta, sem vento, pela manha, é mesmo inferior a Sao Joaquim. Isso pra mim serviria para validar observacoes de minimas de -17 e por ai vai, ou nao.

Curiosamente o lugar, sem duvida, deve ser muito mais propenso a neve do que Sao Joaquim. Isso porque para a neve o que interessa sao medias inferiores e temperaturas proximas a zero. Creio que por lá deva demorar mais para derreter e, com o ceu fechado, as temperaturas devem ser menores por efeitos de altitude, o que as medias diarias já indicam. Por outro lado tá parecendo que em termos de minimas absolutas talvez nao seja aquela Brastemp que desejavamos. Acho que isso é exatamente o que aconteceria no Morro da Mina/Itatiaia. Baixas medias e pequena amplitude diaria como, alias, os dados que postei no topico CALDAS mostram. Por isso tambem nao acredito em minimas absolutas de menos de -10 na Mantiqueira. Pegar um dado de CDJ de -7 e colocar -6 graus a menos porque está 1000m abaixo do Itatiaia simplesmente nao funciona. Nao da pra pegar a minima de -10 de SJ e supor que no Morro da Igreja fez -14. Acho que nao funciona assim.

Link to comment
Share on other sites

Nao defendo Campos do Jordao, muito pelo contrario. Obviamente que o conjunto de dados que temos é pífio e qualquer analise é bastante suspeita, inclusive a minha :)

Mas acho que é importante para entendermos a situação real do local. Vamos ver se em alguma frente fria mais intensa a minima absoluta, sem vento, pela manha, é mesmo inferior a Sao Joaquim. Isso pra mim serviria para validar observacoes de minimas de -17 e por ai vai, ou nao.

Curiosamente o lugar, sem duvida, deve ser muito mais propenso a neve do que Sao Joaquim. Isso porque para a neve o que interessa sao medias inferiores e temperaturas proximas a zero. Creio que por lá deva demorar mais para derreter e, com o ceu fechado, as temperaturas devem ser menores por efeitos de altitude, o que as medias diarias já indicam. Por outro lado tá parecendo que em termos de minimas absolutas talvez nao seja aquela Brastemp que desejavamos. Acho que isso é exatamente o que aconteceria no Morro da Mina/Itatiaia. Baixas medias e pequena amplitude diaria como, alias, os dados que postei no topico CALDAS mostram. Por isso tambem nao acredito em minimas absolutas de menos de -10 na Mantiqueira. Pegar um dado de CDJ de -7 e colocar -6 graus a menos porque está 1000m abaixo do Itatiaia simplesmente nao funciona. Nao da pra pegar a minima de -10 de SJ e supor que no Morro da Igreja fez -14. Acho que nao funciona assim.

 

Muito bem Cacella. Sua mensagem é perfeita até a última frase. Concordo com tudo o que você disse, entretanto eu quero destacar um ponto que é crucial para discordar de você no tocante a mínima ultrapassar a barreira dos -10oC. Coisa que eu só fui aprender depois de alguns anos fuçando na net, com as aulas dos meus amigos profissionais e aqui com essa galera

 

Como os dados postados por você mostraram é muito difícil o alto do Itatiaia atingir ou até mesmo ultrapassar a barreira dos -10oC. Sei que o período é muito curto, mas o que foi apresentado evidencia a clara dificuldade de observarmos mínimas exorbitantes naquelas paragens. O frio em altura se nunca avança, em raríssima ocasiões ele até consegue atingir de raspão a região da Mantiqueira. Mínimas de -10oC só são aceitas nessa região em madrugadas calmas, com o ar frio pesado, seco e carregado descendo pelos vales e baixadas altas da região. Mostro por A + B que em qualquer invasão polar nessa região a espessura do ar frio não chega nos pontos mais elevados. Faz mais frio em 1800m/2000m do que no topo, muito mais. Provo por A + B. Essa é a triste realidade. Desafio qualquer um aqui me mostrar um episódio de frio que dê -1oC em 850mb e coisa de -5oC/-7oC em 750mb em qualquer ponto do sudeste. Frio desse porte por advecção em altura, só no sul.

 

No Planalto Sul a estória é completamente diferente. Te mostro ainda neste inverno a espessura do ar frio entrando com tudo em todas as camadas (ah se a mantiqueira fosse aqui...). Negativando em 850mb e congelando entre 800mb e 750mb. É frio por advecção pura, desde o pólo e com espessura impressionante. Não tem altitude qualquer da Mantiqueira que passe por uma situação como essa, não tem altitude qualquer da Mantiqueira pra sofrer com essa situação na pele. Já vi valores de -7oC em 850mb sobre São Joaquim. Nesta época (1996, 1999 e 2000) eu não sabia da importância da espessura da camada e nem cheguei a olhar os valores nos pontos mais altos. Você faz idéia de quanto fez nessas invasões cavalares? Ano passado fez -6oC em 850mb e -9oC em 800m pelo que me lembro em setembro. Se isso ocorrer esse ano não vou precisar ficar falando aqui pra ti, com absoluta certeza vai a -10oC no Morro da Igreja. Em 1991 quando fez -10oC em São Joaquim tinha vento e ciclone, o Ronaldo acompanhou o episódio e disse que não era madrugada calma. Em 2000 tinha vento e por isso o Inmet marcou -9oC e a Climaterra -8oC e alguma coisa. Ano passado em setembro eu saí na manhã do dia 5 com -6oC na Climaterra e o meu carro marcava -7,5oC nos 1580m do meu sítio no Morro do Cruzeiro, tinha vento e nebulosidade ciclônica. Tudo isso porque o frio aqui tem o que a Mantiqueira não tem, espessura na camada. É isso, e ponto final.

Link to comment
Share on other sites

SÓ AS MÉDIAS COMPENSADAS.

 

M.IGREJA

 

18/06: 11,8

19/06: 10,6 79,9 Km/h

20/06: 12,2 65,2 Km/h.

21/06: 14,1 68,7 Km/h

22/06: 12,2 84,6 Km/h

23/06: 12,7 100,8 Km/h

24/06: 06,1 82,4 Km/h

25/06: 06,4 65,8 Km/h

 

DIFERENÇA PARA O INMET.

 

18/06: -1,5

19/06: -2,1

20/06: -3,2

21/06: -1,7

22/06: -1,7

23/06: -2,6

24/06: -0,7

25/06: -0,2

 

 

INMET/S.JOAQUIM

 

18/06: 13,3

19/06: 13,7

20/06: 15,4

21/06: 15,8

22/06: 13,9

23/06: 15,3

24/06: 06,8

25/06: 06,6

 

CLIMATERRA/S.JOAQUIM

 

18/06: 13,9

19/06: 13,9

20/06: 15,6

21/06: 15,0

22/06: 13,8

23/06: 15,9

24/06: 07,4

25/06: 05,3

Link to comment
Share on other sites

Nao defendo Campos do Jordao, muito pelo contrario. Obviamente que o conjunto de dados que temos é pífio e qualquer analise é bastante suspeita, inclusive a minha :)

Mas acho que é importante para entendermos a situação real do local. Vamos ver se em alguma frente fria mais intensa a minima absoluta, sem vento, pela manha, é mesmo inferior a Sao Joaquim. Isso pra mim serviria para validar observacoes de minimas de -17 e por ai vai, ou nao.

Curiosamente o lugar, sem duvida, deve ser muito mais propenso a neve do que Sao Joaquim. Isso porque para a neve o que interessa sao medias inferiores e temperaturas proximas a zero. Creio que por lá deva demorar mais para derreter e, com o ceu fechado, as temperaturas devem ser menores por efeitos de altitude, o que as medias diarias já indicam. Por outro lado tá parecendo que em termos de minimas absolutas talvez nao seja aquela Brastemp que desejavamos. Acho que isso é exatamente o que aconteceria no Morro da Mina/Itatiaia. Baixas medias e pequena amplitude diaria como, alias, os dados que postei no topico CALDAS mostram. Por isso tambem nao acredito em minimas absolutas de menos de -10 na Mantiqueira. Pegar um dado de CDJ de -7 e colocar -6 graus a menos porque está 1000m abaixo do Itatiaia simplesmente nao funciona. Nao da pra pegar a minima de -10 de SJ e supor que no Morro da Igreja fez -14. Acho que nao funciona assim.

 

Bom, eu tenho um amigo que trabalha nos geradores eólicos da copel em palmas e disse que já pegou -14ºC lá no distrito do horizonte, ele iria me mostrar as fotos mas fiquei sem o contato, os únicos dados que eu possuo são os das telemétricas do simepar, mas por sigilo da empresa não posso expor elas, mas o simepar tem os históricos gratis no site.

 

Att Thiago

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Nao defendo Campos do Jordao, muito pelo contrario. Obviamente que o conjunto de dados que temos é pífio e qualquer analise é bastante suspeita, inclusive a minha :)

Mas acho que é importante para entendermos a situação real do local. Vamos ver se em alguma frente fria mais intensa a minima absoluta, sem vento, pela manha, é mesmo inferior a Sao Joaquim. Isso pra mim serviria para validar observacoes de minimas de -17 e por ai vai, ou nao.

Curiosamente o lugar, sem duvida, deve ser muito mais propenso a neve do que Sao Joaquim. Isso porque para a neve o que interessa sao medias inferiores e temperaturas proximas a zero. Creio que por lá deva demorar mais para derreter e, com o ceu fechado, as temperaturas devem ser menores por efeitos de altitude, o que as medias diarias já indicam. Por outro lado tá parecendo que em termos de minimas absolutas talvez nao seja aquela Brastemp que desejavamos. Acho que isso é exatamente o que aconteceria no Morro da Mina/Itatiaia. Baixas medias e pequena amplitude diaria como, alias, os dados que postei no topico CALDAS mostram. Por isso tambem nao acredito em minimas absolutas de menos de -10 na Mantiqueira. Pegar um dado de CDJ de -7 e colocar -6 graus a menos porque está 1000m abaixo do Itatiaia simplesmente nao funciona. Nao da pra pegar a minima de -10 de SJ e supor que no Morro da Igreja fez -14. Acho que nao funciona assim.

 

Muito bem Cacella. Sua mensagem é perfeita até a última frase. Concordo com tudo o que você disse, entretanto eu quero destacar um ponto que é crucial para discordar de você no tocante a mínima ultrapassar a barreira dos -10oC. Coisa que eu só fui aprender depois de alguns anos fuçando na net, com as aulas dos meus amigos profissionais e aqui com essa galera

 

Como os dados postados por você mostraram é muito difícil o alto do Itatiaia atingir ou até mesmo ultrapassar a barreira dos -10oC. Sei que o período é muito curto, mas o que foi apresentado evidencia a clara dificuldade de observarmos mínimas exorbitantes naquelas paragens. O frio em altura se nunca avança, em raríssima ocasiões ele até consegue atingir de raspão a região da Mantiqueira. Mínimas de -10oC só são aceitas nessa região em madrugadas calmas, com o ar frio pesado, seco e carregado descendo pelos vales e baixadas altas da região. Mostro por A + B que em qualquer invasão polar nessa região a espessura do ar frio não chega nos pontos mais elevados. Faz mais frio em 1800m/2000m do que no topo, muito mais. Provo por A + B. Essa é a triste realidade. Desafio qualquer um aqui me mostrar um episódio de frio que dê -1oC em 850mb e coisa de -5oC/-7oC em 750mb em qualquer ponto do sudeste. Frio desse porte por advecção em altura, só no sul.

 

No Planalto Sul a estória é completamente diferente. Te mostro ainda neste inverno a espessura do ar frio entrando com tudo em todas as camadas (ah se a mantiqueira fosse aqui...). Negativando em 850mb e congelando entre 800mb e 750mb. É frio por advecção pura, desde o pólo e com espessura impressionante. Não tem altitude qualquer da Mantiqueira que passe por uma situação como essa, não tem altitude qualquer da Mantiqueira pra sofrer com essa situação na pele. Já vi valores de -7oC em 850mb sobre São Joaquim. Nesta época (1996, 1999 e 2000) eu não sabia da importância da espessura da camada e nem cheguei a olhar os valores nos pontos mais altos. Você faz idéia de quanto fez nessas invasões cavalares? Ano passado fez -6oC em 850mb e -9oC em 800m pelo que me lembro em setembro. Se isso ocorrer esse ano não vou precisar ficar falando aqui pra ti, com absoluta certeza vai a -10oC no Morro da Igreja. Em 1991 quando fez -10oC em São Joaquim tinha vento e ciclone, o Ronaldo acompanhou o episódio e disse que não era madrugada calma. Em 2000 tinha vento e por isso o Inmet marcou -9oC e a Climaterra -8oC e alguma coisa. Ano passado em setembro eu saí na manhã do dia 5 com -6oC na Climaterra e o meu carro marcava -7,5oC nos 1580m do meu sítio no Morro do Cruzeiro, tinha vento e nebulosidade ciclônica. Tudo isso porque o frio aqui tem o que a Mantiqueira não tem, espessura na camada. É isso, e ponto final.

 

É caio se mando bem, bom meus estudos agora estão focados mais em microclimas estou tentando entender as dinâmica dos ventos da região de palmas, sempre que tenho tempo estou me dedicando mais sobre isso, acho que por mais que se tenha n-fatores acho que o micro-clima de cada região é um grande peso, espero que o inmet coloque tb uma estação no pico paraná :D , vai omeu recado pra eles aqui!!!! :twisted:

 

Att Thiago

Link to comment
Share on other sites

Nao defendo Campos do Jordao, muito pelo contrario. Obviamente que o conjunto de dados que temos é pífio e qualquer analise é bastante suspeita, inclusive a minha :)

Mas acho que é importante para entendermos a situação real do local. Vamos ver se em alguma frente fria mais intensa a minima absoluta, sem vento, pela manha, é mesmo inferior a Sao Joaquim. Isso pra mim serviria para validar observacoes de minimas de -17 e por ai vai, ou nao.

Curiosamente o lugar, sem duvida, deve ser muito mais propenso a neve do que Sao Joaquim. Isso porque para a neve o que interessa sao medias inferiores e temperaturas proximas a zero. Creio que por lá deva demorar mais para derreter e, com o ceu fechado, as temperaturas devem ser menores por efeitos de altitude, o que as medias diarias já indicam. Por outro lado tá parecendo que em termos de minimas absolutas talvez nao seja aquela Brastemp que desejavamos. Acho que isso é exatamente o que aconteceria no Morro da Mina/Itatiaia. Baixas medias e pequena amplitude diaria como, alias, os dados que postei no topico CALDAS mostram. Por isso tambem nao acredito em minimas absolutas de menos de -10 na Mantiqueira. Pegar um dado de CDJ de -7 e colocar -6 graus a menos porque está 1000m abaixo do Itatiaia simplesmente nao funciona. Nao da pra pegar a minima de -10 de SJ e supor que no Morro da Igreja fez -14. Acho que nao funciona assim.

 

Muito bem Cacella. Sua mensagem é perfeita até a última frase. Concordo com tudo o que você disse, entretanto eu quero destacar um ponto que é crucial para discordar de você no tocante a mínima ultrapassar a barreira dos -10oC. Coisa que eu só fui aprender depois de alguns anos fuçando na net, com as aulas dos meus amigos profissionais e aqui com essa galera

 

Como os dados postados por você mostraram é muito difícil o alto do Itatiaia atingir ou até mesmo ultrapassar a barreira dos -10oC. Sei que o período é muito curto, mas o que foi apresentado evidencia a clara dificuldade de observarmos mínimas exorbitantes naquelas paragens. O frio em altura se nunca avança, em raríssima ocasiões ele até consegue atingir de raspão a região da Mantiqueira. Mínimas de -10oC só são aceitas nessa região em madrugadas calmas, com o ar frio pesado, seco e carregado descendo pelos vales e baixadas altas da região. Mostro por A + B que em qualquer invasão polar nessa região a espessura do ar frio não chega nos pontos mais elevados. Faz mais frio em 1800m/2000m do que no topo, muito mais. Provo por A + B. Essa é a triste realidade. Desafio qualquer um aqui me mostrar um episódio de frio que dê -1oC em 850mb e coisa de -5oC/-7oC em 750mb em qualquer ponto do sudeste. Frio desse porte por advecção em altura, só no sul.

 

No Planalto Sul a estória é completamente diferente. Te mostro ainda neste inverno a espessura do ar frio entrando com tudo em todas as camadas (ah se a mantiqueira fosse aqui...). Negativando em 850mb e congelando entre 800mb e 750mb. É frio por advecção pura, desde o pólo e com espessura impressionante. Não tem altitude qualquer da Mantiqueira que passe por uma situação como essa, não tem altitude qualquer da Mantiqueira pra sofrer com essa situação na pele. Já vi valores de -7oC em 850mb sobre São Joaquim. Nesta época (1996, 1999 e 2000) eu não sabia da importância da espessura da camada e nem cheguei a olhar os valores nos pontos mais altos. Você faz idéia de quanto fez nessas invasões cavalares? Ano passado fez -6oC em 850mb e -9oC em 800m pelo que me lembro em setembro. Se isso ocorrer esse ano não vou precisar ficar falando aqui pra ti, com absoluta certeza vai a -10oC no Morro da Igreja. Em 1991 quando fez -10oC em São Joaquim tinha vento e ciclone, o Ronaldo acompanhou o episódio e disse que não era madrugada calma. Em 2000 tinha vento e por isso o Inmet marcou -9oC e a Climaterra -8oC e alguma coisa. Ano passado em setembro eu saí na manhã do dia 5 com -6oC na Climaterra e o meu carro marcava -7,5oC nos 1580m do meu sítio no Morro do Cruzeiro, tinha vento e nebulosidade ciclônica. Tudo isso porque o frio aqui tem o que a Mantiqueira não tem, espessura na camada. É isso, e ponto final.

 

Aula, he he he... Vou salvar nos meus arquivos!

Link to comment
Share on other sites

Vamos ver os numeros. Tá cada vez pior :lol: :lol:

 

Ainda nao baixou de 3.5 por lá, desde o inicio das operacoes. Quero ver o -14, ou melhor ainda, o -17. Ai vou dormir tranquilo...

 

Minimas do Dia

 

18/06 10.3

19/06 7.1

20/06 10.0

21/06 11.3

22/06 10.3

23/06 8.9

24/06 3.9

25/06 3.7

26/06 3.5

 

Minimas de SJoaquim(WUnderground)

 

18/06 13.0

19/06 11.3

20/06 13.2

21/06 10.7

22/06 9.6

23/06 12.7

24/06 2.4

25/06 -2.6

26/06 8.4

 

Media de CI 7.7 desvip padrao 3.2

Media de SJ 8.6 desvio padra 5.4

 

Até agora faz sentido. Topo com valores estaveis, vale com maior variabilidade.

 

Min Abs no MI 3.5

Min Abs SJ -2.6

Link to comment
Share on other sites

Vamos ver os numeros. Tá cada vez pior :lol: :lol:

 

Ainda nao baixou de 3.5 por lá, desde o inicio das operacoes. Quero ver o -14, ou melhor ainda, o -17. Ai vou dormir tranquilo...

 

 

É Cacella parece que você não leu a minha mensagem... A dinâmica jogou a favor da sua retórica mas o quadro vai mudar bastante... temos muito inverno pela frente.

 

Uma dica valiosa pra você Cacella, observe os mapas de vento em altitude, não fique vendo apenas previsão e observação em superfície. Espero que nesse aspecto você passe a entender melhor o comportamento do tempo no Brasil e no mundo.

Link to comment
Share on other sites

Vamos ver os numeros. Tá cada vez pior :lol: :lol:

 

Ainda nao baixou de 3.5 por lá, desde o inicio das operacoes. Quero ver o -14, ou melhor ainda, o -17. Ai vou dormir tranquilo...

 

 

É Cacella parece que você não leu a minha mensagem... A dinâmica jogou a favor da sua retórica mas o quadro vai mudar bastante... temos muito inverno pela frente.

 

Uma dica valiosa pra você Cacella, observe os mapas de vento em altitude, não fique vendo apenas previsão e observação em superfície. Espero que nesse aspecto você passe a entender melhor o comportamento do tempo no Brasil e no mundo.

 

NÃO GASTE OS NEURÔNIOS.

 

HOJE FALANDO COM UM QUE JÁ SERVIU LÁ, DISSE QUE O DESPREPARO DA FASE INICIAL QUASE CUSTOU VIDAS POR HIPOTERMIA, NÃO TINHAM A MENOR IDÉIA DO CLIMA NA REGIÃO, POR SIANL ISTO É BEM FREQUENTE EM MUITOS BRASILEIROS..., DEPOIS DE MUITOS ERROS, A COISA MELHOROU MUITO.

 

COMO DISSE, NÃO GASTE NEURÔNIOS COM TEIMOSOS....

Link to comment
Share on other sites

Vamos ver os numeros. Tá cada vez pior :lol: :lol:

 

Ainda nao baixou de 3.5 por lá, desde o inicio das operacoes. Quero ver o -14, ou melhor ainda, o -17. Ai vou dormir tranquilo...

 

 

É Cacella parece que você não leu a minha mensagem... A dinâmica jogou a favor da sua retórica mas o quadro vai mudar bastante... temos muito inverno pela frente.

 

Uma dica valiosa pra você Cacella, observe os mapas de vento em altitude, não fique vendo apenas previsão e observação em superfície. Espero que nesse aspecto você passe a entender melhor o comportamento do tempo no Brasil e no mundo.

 

Cacella, pelo menos agora tu estás jogando mais limpo, confessando que está secando o frio do Morro da Igreja.

 

Tu achas mesmo que é normal fazer tanto frio no Morro da Igreja quanto aqui em Porto Alegre? POA teve mínima de 3,8C e lá deu 3,5C.

 

Tua análise prematura não pode ser séria.. :lol:

Link to comment
Share on other sites

SÓ AS MÉDIAS COMPENSADAS.

 

M.IGREJA

 

18/06: 11,8

19/06: 10,6 79,9 Km/h

20/06: 12,2 65,2 Km/h.

21/06: 14,1 68,7 Km/h

22/06: 12,2 84,6 Km/h

23/06: 12,7 100,8 Km/h

24/06: 06,1 82,4 Km/h

25/06: 06,4 65,8 Km/h

26/06: 08,5 80,6 Km/h

 

DIFERENÇA PARA O INMET.

 

18/06: -1,5

19/06: -2,1

20/06: -3,2

21/06: -1,7

22/06: -1,7

23/06: -2,6

24/06: -0,7

25/06: -0,2

26/06: -2,5

 

 

INMET/S.JOAQUIM

 

18/06: 13,3

19/06: 13,7

20/06: 15,4

21/06: 15,8

22/06: 13,9

23/06: 15,3

24/06: 06,8

25/06: 06,6

26/06: 11,0

 

CLIMATERRA/S.JOAQUIM

 

18/06: 13,9

19/06: 13,9

20/06: 15,6

21/06: 15,0

22/06: 13,8

23/06: 15,9

24/06: 07,4

25/06: 05,3

26/06: 11,6

Link to comment
Share on other sites

Se a minha didática não foi o suficiente talvez a do professor Eugênio possa ser. Não custa nada tentar, né Cacella?

 

http://www.metsul.com/blog

 

"Baixa pressão ganha organização sobre o Rio Grande do Sul

 

A imagem de satélite do canal de vapor d'água mostra neste começo de madrugada de quarta-feira o sistema de baixa se organizando sobre o Rio Grande do Sul. As áreas em vermelho e laranja representam o ar seco que é impulsionado pela baixa no flanco oeste do sistema enquanto no centro de baixa pressão, sobre o estado gaúcho, prevalece a umidade representada na cor branca. Impressiona a esta hora a temperatura da cidade de Canguçu com apenas 4,5 graus e ainda com precipitação de 1 milímetros de chuva na última hora. Estivesse o ar mais frio em altura e estaríamos possivelmente falando de neve. Em outras palavras, no ponto de formação da neve não está tão frio quanto na superfície. Querem ver ? A sondagem das 9 da noite desta terça-feira do Aeroporto Salgado Filho mostrou que na superfície a temperatura era de 11 graus. A 680 metros de altitude fazia 13,4 graus. A 1.500 metros de altitude a sondagem indicou uma temperatura de 10,8. A temperatura somente ficava efetivamente negativa de 4 mil metros de altitude para cima. Toda a parcela da atmosfera entre 600 e 1.400 metros apresentava temperatura mais alta que em terra firme e, além disso, os primeiros quatro mil metros de altitude tinham temperatura positiva. Eis o motivo para o Morro da Igreja (1.800 metros) registrar agora 9 graus de temperatura enquanto ali perto em Torres, ao nível do mar, faz 12 graus. Nos primeiros dois mil metros de altitude a temperatura está homogênea ao redor de 10 graus com flutuações. "

Link to comment
Share on other sites

Não é um problema de didatica, mas de numeros emedidas. O tempo ira mostrar. Eu terei o maior prazer em ver o MI com -17, mas se nao chegar nem a -10 eu gostaria que isso tambem fosse comentado.

O importante não é o que eu ou qualquer um acha. Achar é de graça. Serei o primeiro a postar aqui uma observacao dessa natureza. Espero apenas que TODOS os dados sejam apresentados. Assim, se a media do CI fosse igual a de SJ mas a minima batesse todo dia em -5 era isso que ia ser comentado aqui.

É logico que com 10 dias de observacoes nao se pode tirar nenhuma conclusao. Mas olhando-se o inverno inteiro que vem, vendo-se a media das minimas, a amplitude termica diaria e a minima absoluta já da pra ter uma boa ideia do que pode rolar por la ou nao. Deixa passar uma frente mais forte que entre pelo sudeste e vamos ver os diferenciais. Se SJ der -3 e o MI der -10 ai eu acredito que quando em SJ fez -10 poderia estar -17 por lá. Agora, se der em SJ -3 e no MI -4 entao nao temos como esperar muita coisa diferente.

Nao percam tempo levando essas coisas para os lados pessoais e de bairrismos. O que os numeros mostrarem eu vou acreditar. Espero que isso aconteça com voces tambem.

Alias, o tal do Pico do Couto está do jeito que eu imaginava. É frio, mas aquela coisinha sem vergonha que nunca chega a zero. Bota mais 1000m e estas no topo do Itatitaia. Acreditar que deu -15 num lugar desses é muita VIAGEM.

Eu nao quero "denegrir" nada. Só quero os numeros e, tenho certeza, que com eles vindo, as nossas conclusões devem ser bem semelhantes. Vamos esperar e ver. Realmente nao sei o que esperar, pode ter sido um caso atipico, mas estou meio decepcionado com o que eu vi até agora.

Link to comment
Share on other sites

Não é um problema de didatica, mas de numeros emedidas. O tempo ira mostrar. Eu terei o maior prazer em ver o MI com -17, mas se nao chegar nem a -10 eu gostaria que isso tambem fosse comentado.

O importante não é o que eu ou qualquer um acha. Achar é de graça. Serei o primeiro a postar aqui uma observacao dessa natureza. Espero apenas que TODOS os dados sejam apresentados. Assim, se a media do CI fosse igual a de SJ mas a minima batesse todo dia em -5 era isso que ia ser comentado aqui.

É logico que com 10 dias de observacoes nao se pode tirar nenhuma conclusao. Mas olhando-se o inverno inteiro que vem, vendo-se a media das minimas, a amplitude termica diaria e a minima absoluta já da pra ter uma boa ideia do que pode rolar por la ou nao. Deixa passar uma frente mais forte que entre pelo sudeste e vamos ver os diferenciais. Se SJ der -3 e o MI der -10 ai eu acredito que quando em SJ fez -10 poderia estar -17 por lá. Agora, se der em SJ -3 e no MI -4 entao nao temos como esperar muita coisa diferente.

Nao percam tempo levando essas coisas para os lados pessoais e de bairrismos. O que os numeros mostrarem eu vou acreditar. Espero que isso aconteça com voces tambem.

Alias, o tal do Pico do Couto está do jeito que eu imaginava. É frio, mas aquela coisinha sem vergonha que nunca chega a zero. Bota mais 1000m e estas no topo do Itatitaia. Acreditar que deu -15 num lugar desses é muita VIAGEM.

Eu nao quero "denegrir" nada. Só quero os numeros e, tenho certeza, que com eles vindo, as nossas conclusões devem ser bem semelhantes. Vamos esperar e ver. Realmente nao sei o que esperar, pode ter sido um caso atipico, mas estou meio decepcionado com o que eu vi até agora.

 

 

Com certeza! Uma boa massa de ar frio com uma bela espessura na camada aí basta, isso será caso encerrado.

Link to comment
Share on other sites

O forte do Morro da Igreja são sem dúvida as máximas, creio que máximas negativas serão entre 4 a 8 dias por ano num inverno normal. Para as mínimas o Cruzeiro tem muito mais potencial! Se alguém está à espera de ver uma mínima de -17ºC, o melhor é arranjar uma cadeira bem confortável pois teria que ser algo absolutamente histórico e fora do normal.

 

Com uma mínima de -17ºC por lá, a máxima andaria à volta dos -10ºC e a média do dia seria de uns -14ºC. Tendo em conta que a diferença de SJ com o Morro da Igreja tem sido mais ou menos de 3ºC, em SJ a média desse dia seria mais ou menos de -11ºC. É especulação minha, mas também o que mais se faz por cá é especular :lol:

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.