Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Aventura no Campo dos Padres(local mais frio do Brasil)


anselmi
 Share

Recommended Posts

No dia 26 de maio eu e um amigo fomos até Urubici e Bom Retiro com o objetivo de acampar no Morro da Boa Vista, ponto culminante de Santa Catarina com 1827,49m . A região chama-se Campo dos Padres, belíssimo local, porém de dificílimo acesso. Logo deve ser criado o parque nacional do Campo dos Padres.

http://www.apremavi.com.br/pagina.php?codigo=80

A área é especial por prover água para muitos municípios e também por ser um dos últimos locais onde o puma pode ser encontrado com certa facilidade. Claro também é o local mais frio do Brasil.

Não tenho imagens do Morro da Boa Vista, pois não foi possível chegar até ele já que os fazendeiros locais não permitem o acesso.Estão furiosos com a criação do parque.Neste mês eu consegui a permissão para entrar na área.

Vejam algumas fotos da aventura.

 

1.JPG

2.JPG

3.JPG

4.JPG

5.jpg

6.jpg

Carta do local

7.jpg

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Anselmi!!

Recebi tua MP e abri no trabalho! Não salvei os links nos favoritos e quando fui abrir de novo minhas MP´s a tua mensgem tinha sumido!

 

Recebeste minha MP? Tens como me enviar os links de novo?

 

Tens como me enviar o link deste mapa que postaste neste tópico (que contem justamente a Região do Morro da Bela Vista, Campo dos Padres e Morro da Igreja)? È justamente dessa região que eu preciso!!!

 

Abrçs!

Link to comment
Share on other sites

Estavas de manga curta? Supostamente nesse dia devia estar bastante frio!

 

Não era o Morro da Igreja o ponto mais frio do Brasil?

 

Acho que o Anselmi quer tirar o trono do Vicente de POA, he he he!! Tudo bem que este período foi justamente o intervalo entre as duas ondas de frio que trouxeram neve para a Região. 4 dias antes deste sábado a máxima lá em cima foi negativa e 3 dias depois também! Mas dái a estar de mangas curtas...

 

Neste mesmo final de semana eu estava em Urubici, na Pousada do Kiriri-etê, apenas 600 m abaixo dos picos do Campo dos Padres.

 

Por lá, dia 26 de manhã fez 2oC e de tarde a máxima foi de 14oC. No domingo, a mínima foi de 4oC e a máxima não deve ter passado de 12oC, pois saí de lá meio dia e estava 11oC com chuvisco. Passei ambos os dias de blusa de lã, com um casaco tipo sobretudo por cima à noite.

 

O cara é acalorado mesmo, he he he!

Link to comment
Share on other sites

Estavas de manga curta? Supostamente nesse dia devia estar bastante frio!

 

Não era o Morro da Igreja o ponto mais frio do Brasil?

 

No dia 26 de Maio, a máxima na estação da Climaterra no Wunderground foi de 17,0ºC e a mínima, 4,1 ºC. Isso a 1350 metros aproximadamente.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Estavas de manga curta? Supostamente nesse dia devia estar bastante frio!

 

Não era o Morro da Igreja o ponto mais frio do Brasil?

 

No dia 26 de Maio, a máxima na estação da Climaterra no Wunderground foi de 17,0ºC e a mínima, 4,1 ºC. Isso a 1350 metros aproximadamente.

 

Sds.,

Muito bem Luiz. Além do mais, vocês não imaginam o que é subir aqueles morros com aquele peso nas costas e com lama até o joelho. Eu suei muito naquele dia. A temperatura no vale do Rio Canos logo abaixo, foi de 0°C com forte nevoeiro. Lá em cima tava mais quente do que nos vales no amanhecer, claro que durante a tarde quando eu não estava caminhando fazia frio.

Uma curiosidade. Eu cheguei a enjoar de ver gralhas azuis, de tantas que eu vi.Inclusive uma deles estava numa pequena araucária a 5 metros da gente removendo pinhão de uma pinha.

Quanto a divulgação de que o Morro da Igreja é o ponto mais alto de Santa Catarina, justifica-se por uma razão de turismo, fica muito mais bonito mostrar uma foto no ponto mais alto do estado do que no segundo ponto mais alto.

Já combinei com meu amigo maluco que na próxima onda de frio forte vamos acampar no cume do Boa Vista.Tem loco pra tudo.

Link to comment
Share on other sites

Anselmi!!

Recebi tua MP e abri no trabalho! Não salvei os links nos favoritos e quando fui abrir de novo minhas MP´s a tua mensgem tinha sumido!

 

Recebeste minha MP? Tens como me enviar os links de novo?

 

Tens como me enviar o link deste mapa que postaste neste tópico (que contem justamente a Região do Morro da Bela Vista, Campo dos Padres e Morro da Igreja)? È justamente dessa região que eu preciso!!!

 

Abrçs!

Disponibilizei meus mapas no meu site. Para baixa-los clic nos links com o botão direito do mouse e escolha Salvar Destino Como..., pois os arquivos tem cerca de 10MB.

 

Mapa topo da Região do Campo dos Padres:

http://www.anselmi.com.br/weather/img/urubici/bom_retiro.jpg

 

Mapa topo da Região do Morro da Igreja:

http://www.anselmi.com.br/weather/img/urubici/aiure.jpg

 

Mapa topo da Região de Urubici:

http://www.anselmi.com.br/weather/img/urubici/urubici.jpg

 

Mapa topo da Região de São Joaquim:

http://www.anselmi.com.br/weather/img/urubici/sao_joaquim.jpg

 

Bom proveito! :D

Link to comment
Share on other sites

Fantástico Anselmi! Belíssimas fotos! Se tiver mais manda pra gente.

 

Essa é uma região do estado que eu tenho muito interesse em conhecer. Fui uma vez numa fazenda próxima a região, mas gostaria de chegar na beira dos canyons como você fez.

 

Quanto a gralha-azul eu também enjoei de ver no Morro do Cruzeiro semana passada. Quando uma começa a fazer o barulho todo o bando vem junto e fica um negócio muito legal, uma barulheira danada.

 

Valeu!

Link to comment
Share on other sites

Show Anselmi!!

 

Já baixei os mapas!! Na verdade, comprei a maioria dos mapas da Região no IBGE daqui de Curitiba. Queria ver a Região do Morro da Igreja, do Morro das Antenas, do Cruzeiro e do Vale da Neve. Então comprei Urubici, Urupema, Perico e São Joaquim. Quando vi que o Morro da Igreja não aparecia no mapa de Urubici, fiquei decepcionado, e como o tal do Aiure não tinha já impresso (se já tem impreso tu paga R$2,50, se tiver de imprimir R$ 50,00, ou seja, é ridículo!), acabei desistindo na época!!!

 

Brigadão e um abraço!

Link to comment
Share on other sites

Show Anselmi!!

 

Já baixei os mapas!! Na verdade, comprei a maioria dos mapas da Região no IBGE daqui de Curitiba. Queria ver a Região do Morro da Igreja, do Morro das Antenas, do Cruzeiro e do Vale da Neve. Então comprei Urubici, Urupema, Perico e São Joaquim. Quando vi que o Morro da Igreja não aparecia no mapa de Urubici, fiquei decepcionado, e como o tal do Aiure não tinha já impresso (se já tem impreso tu paga R$2,50, se tiver de imprimir R$ 50,00, ou seja, é ridículo!), acabei desistindo na época!!!

 

Brigadão e um abraço!

Link to comment
Share on other sites

Tá falando sério mesmo Caio, é mais nivoso o Morro do Baz?Fica perto da vila do Cruzeiro?

 

Sério Caio? Sempre pensei que fossem os locais mais altos.

Sds.

 

Quando o ciclone começa a influenciar o tempo na serra geral isso é muito perceptível. A banda de nebulosidade gerada pelo ciclone fica concentrada no Planalto da Neve e começa a perder as suas características quando há um grande divisor, dos 1600m da borda do planalto para os 900m de Urubici o tempo literalmente seca. A nebulosidade desenvolvida pelo frio da altitude desce abruptamente e seca. A linha de nebulosidade fica exatamente sobre a parte elevada do planalto. E quando encontra um pequeno trecho de altitude comparado ao resto do outro planalto mais ao sul ele não tem força suficiente para formar as nuvens novamente. Portanto EU JÁ VI mais de 10 vezes em condições de neve o tempo CLARO 100% sobre o Campo dos Padres e a cidade de Urubici e 100% encoberto do mirante de Urubici (1170m) em direção a São Joaquim para frente. O Cruzeiro fica no epicentro desse fenômeno. Se há nebulosidade desenvolvida pelo ciclone com absoluta certeza há no Cruzeiro, entretanto com muita, mas muita chance o Campo dos Padres está com céu de brigadeiro. Eu nunca vi o contrário, é tecnicamente impossível.

Link to comment
Share on other sites

Espetacular Anselmi, vc é aventureiro mesmo :D

Maravilhoso o local.Aí sim poderia ser o Morro do Baz, Caio :lol:

 

Sem dúvida, o problema é chegar. O Morro do Cruzeiro é muito mais nivoso que o Campo dos Padres, sem comparação.

Tenho minhas dúvidas. Mas tu conheces a região melhor do que eu.

Vou postar fotos da neve que o pessoal da fazenda tem. Detalhe, lá vive uma família a 1750 m.

Seria a família mais gelada do Brasil?

Ah!

Uma pergunta.

Neva mais no Morro do BAZ ou no Morro das Antenas em Urupema que esta a 40 KM em direção NWN deste?

Link to comment
Share on other sites

Espetacular Anselmi, vc é aventureiro mesmo :D

Maravilhoso o local.Aí sim poderia ser o Morro do Baz, Caio :lol:

 

Sem dúvida, o problema é chegar. O Morro do Cruzeiro é muito mais nivoso que o Campo dos Padres, sem comparação.

Tenho minhas dúvidas. Mas tu conheces a região melhor do que eu.

Vou postar fotos da neve que o pessoal da fazenda tem. Detalhe, lá vive uma família a 1750 m.

Seria a família mais gelada do Brasil?

Ah!

Uma pergunta.

Neva mais no Morro do BAZ ou no Morro das Antenas em Urupema que esta a 40 KM em direção NWN deste?

 

Vou refinar a resposta. O Morro do Baz, a Climaterra e o Inmet de SJ tem mais dias de neve/ano do que o Campo dos Padres. O Campo dos Padres presencia eventos de neve mais fortes que esses três citados.

 

Tudo gira entorno da umidade e do relevo. Esses são os fatores preponderantes para a neve nesta região. Tentei ilustar no mapa abaixo o caminho feito pela umidade e o que acontece com ela com relação ao relevo. O ar frio e úmido jogado pelo ciclone penetra pelo SW através do RS. Quando ele começa a encontrar as terras mais elevadas ele vem acompanhando o relevo e é forçado a subir. O ar frio e umido então sobe e encontra muito frio em altitude e todo esse conjunto é condensado e transformado em nuvens. Nesse ponto começa a acontecer a mágica das nuvens desenvolvidas verticalmente. O terreno propício são as terras acima dos 1000m no NE do RS e Planalto Sul de SC. Acontece que o relevo se eleva aos poucos encontrando o seu ponto máximo na cadeia de montanhas que vai de Urupema ao Morro da Igreja ao norte e todo o platô da serra geral a leste. Ao norte nesta cadeia de montanhas em altitudes que variam de 1800m a 1500m o ar frio encontra um tobogã e desce a +- 850m a 900m. Ao leste em altitudes que variam entre 1800m no Morro da Igreja a 1000m nos Aparados ele também encontra outro tobogã e desce ao nível do mar. Esse movimento de descida abrupta faz com que o ar seque e as nuvens desenvolvidas desapareçam.

 

Como o Campo dos Padres situa-se numa área já um tanto distante deste planalto ele sofre as consequências de não poder desfrutar dessa condição que até altitudes menores desfrutam. Não sei porque cargas d`agua esse movimento não torna a acontecer. Penso que o Campo dos Padres já estão numa zona muito ao norte para receberem umidade e que o ar nesse vai e volta não consegue formar nuvens desenvolvidas numa área tão pequena.

 

Quando das grandes nevascas, onde há fartura de umidade aí não tem comparação. Neva muito mais no Campo dos Padres. Mas essas nevadas são um tanto raras.

 

Em 2000 havia muita neve acumulada no Cruzeiro e até no Inmet de SJ quando o sol e o vento já estragava a festa. Lembro dos pontos mais elevados completamente brancos e sabe o que tinha de neve acumulada no Morro da Igreja, no mirante do Rio do Rastro? Nada. Neste evento de 2000 eu cheguei com céu claro no mirante e sabe como estava o Cruzeiro? 100% encoberto. Nas nevadas que eu peguei em 2001, 2004, 2006 e até neste ano o tempo estava aberto em Urubici. Era só dobrar a curva do belvedere de Urubici e começar a observar os grandes cúmulos que estavam sobre a cadeia de montanhas mencionada e dali para frente cobrindo todo o planalto da neve.

 

Abraço

 

planalto12.jpg

 

 

Eis o retrato falado de tudo que expliquei. Eis o tal efeito do relevo. De onde eu tirei a foto é Urubici. Aquela cadeia de montanhas está ao sul e é a mesma que eu falei que segue desde Urupema ao Morro da Igreja. Estou a +-1200m neste local e veja que de lá para cá o céu está aberto. Dali para o sul é o Planalto da Neve. São Joaquim deve estar bem atrás dessas montanhas de 1600m-1700m. Por sinal neste episódio o Luiz e o Shimutz pegaram neve no Morro das Antenas na manhã seguinte. Foi no final de julho do ano passado.

 

 

 

DSC00970.jpg

 

DSC00972.jpg

Link to comment
Share on other sites

Concordo plenamente com tua mensagem Caio. Mas incluiria, logicamente na maior frequência de precipitação o Morro das Antenas, que está mais a noroeste em relação ao Cruzeiro, mas que tem a seu sudoeste imediato áreas muito mais baixas. Ou seja, quando a banda de nebulosidade chega via Lages a Urupema, o Morro das Antenas é a primeira gradne elevação naquela trajetória, o que faz precipitar sempre neve por ali. A nebulosidade que vem mais pel osudeste encontra o mesmo no Cruzeiro. Temos visto que qualquer massa continental com qualquer bandinha de nebulosidade faz o bendito morro amanhecer coberto de neve!

 

Como o Morro das Antenas leva vantagem em relação ao Cruzeiro nas Grades nevadas, chego a conclusão de que ali é o maior pinico, ou seja, o local de melhor equilíbrio entre frequencia e volume de acúmulo de neve! A neve é ligeiramente mais frequente lá do que no Cruzeiro, mas nas grandes nevadas seu volume perde para o Morro da Igreja e os demais próximos, mas perde por pouco, por ter 1750, 100 m a mais que as maiores elevações do Cruzeiro.

 

Acho que teu mapa e teu post foram uma aula! Sensacional!

Link to comment
Share on other sites

Para ilustrar mais um pouco.

 

Informação meteorológica próximo ao horário que eu tirei a foto em Urubici. Condição clássica. Vento oeste, nebulosidade ciclônica (até pouco desenvolvida devido a distância da baixa da costa) e úmido diante do frio registrado para o horário.

 

Repito 100% claro em Urubici!!!!

 

http://www.climaterra.com.br

 

SÃO.JOAQUIM, 29/07/06. 12h:00

 

SECO; 2,5ºC.

 

U.R.; 85%

 

PRESSÃO; 1013 mb.

 

DIREÇÃO E VELOCIDADE DO VENTO (Km/h); W E 18

 

SENSAÇÃO TÉRMICA; -7,9ºC

 

CÉU ENCOBERTO. (100%). HOUVE FORMAÇÃO DE GEADA .

 

CLIMATERRA DIA 29/07/06; MÍNIMA; 0,0°C, MÁXIMA: *12,9ºC E RELVA: .-2,8ºC A UMIDADE RELATIVA DO AR MAIS BAIXA: 63%. PRECIPITAÇÃO ATÉ ÀS 09h:00: 4,4 mm. *MÁXIMA REGISTRADA ONTEM A NOITE.

 

RAJADA 45 Km/h, COM SENSAÇÃO TÉRMICA DE ATÉ: -13,4 ºC. RAJADA MÁXIMA: 45 Km/h ÀS 12h:00 COM SENSAÇÃO TÉRMICA MÍNIMA DE: -14,1ºC AS 08h:36

 

EXTREMAS ATÉ AS 21h:00 EM SC DIA 28/07/06:

 

MÍNIMA: -0,9ºC EM S.JOAQUIM /CRUZEIRO /CLIMATERRA.

 

 

 

 

SÃO.JOAQUIM, 29/07/06. 15h:00

 

SECO; 3,7ºC. 3,0ºC NO INMET.

 

U.R.; 77%

 

PRESSÃO; 1014 mb.

 

DIREÇÃO E VELOCIDADE DO VENTO (Km/h); WSW E 24

 

SENSAÇÃO TÉRMICA; -6,9ºC

 

CÉU ENCOBERTO. (100%). HOUVE FORMAÇÃO DE GEADA .

 

CLIMATERRA DIA 29/07/06; MÍNIMA; 0,0°C, MÁXIMA: *12,9ºC, DURANTE O DIA; MÁX.; 3,8ºC, E RELVA: .-2,8ºC A UMIDADE RELATIVA DO AR MAIS BAIXA: 63%. PRECIPITAÇÃO ATÉ ÀS 09h:00: 4,4 mm. *MÁXIMA REGISTRADA ONTEM A NOITE.

 

RAJADA 31 Km/h, COM SENSAÇÃO TÉRMICA DE ATÉ: -9,1 ºC. RAJADA MÁXIMA: 45 Km/h ÀS 12h:00 COM SENSAÇÃO TÉRMICA MÍNIMA DE: -14,1ºC AS 08h:36

Link to comment
Share on other sites

Perfeita a explicação e ilustração do Caio, tirei o chapéu pra ti :D

Vou fazer um comparativo do que acontece aqui no Alto da Serra do Botucaraí, guardadas as proporções de altitude:

-Soledade seria Urupema, a Raia da Pedra e Itapuca o nosso Cruzeiro, Fontoura Xavier,seria a São Joaquim, São José do Herval, seria Bom Jardim da Serra.

- As barreiras de relevo, são essenciais para a neve, taí a explicação de porque neva mais no São Tomé,(paredão),Região da Praxedes em Barros Cassal, Cerca Velha(encosta sul do planalto) e onde a umidade acumula, Raia ,Itapuca, Arvorezinha.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Perfeita a explicação e ilustração do Caio, tirei o chapéu pra ti :D

Vou fazer um comparativo do que acontece aqui no Alto da Serra do Botucaraí, guradadas as proporções de altitude:

-Soledade seria Urupema, a Raia da Pedra e Itapuca o nosso Cruzeiro, Fontoura Xavier,seria a São Joaquim, São José do Herval, seria Bom Jardim da Serra.

- As barreiras de relevo, são essenciais para a neve, taí a explicação de porque neva mais no São Tomé,(paredão),Região da Praxedes em Barros Cassal, Cerca Velha(encosta sul do planalto) e onde a umidade acumula, Raia ,Itapuca, Arvorezinha.

 

Perfeitamente Paulo! As encostas voltadas para o ar frio e úmido que vem subindo são as que mais recebem neve nestes episódios.

Link to comment
Share on other sites

Muito bom este tópico!

 

Nossas condições de neve frequentes são quase sempre limítrofes, mas podemos resumir estas colocações assim:

 

1) A umidade que vem do ciclone chega ao Planalto da Neve pelo SW, portanto, todos os locais altos com áreas mais baixas ao seu SW imediato são potencialmente muito nivosos, pois o relevo "levanta" o ar úmido provocando seu resfriamento e consequente redução da sua capacidade de reter umidade, resultando em precipitação. Um outro local mais elevado. mas a NE deste receberá menos neve se a quantidade de umidade for pequena, pois ela terá ficado na primeira grande elevação;

 

2) Portanto, se a temperatura em 850 hpa está tranquila (abaixo de 0oC) e a umidade é pouca, o que é a situação mais frequente nas grandes incursões de ar continental recentes, os locais que recebem mais neve são o Cruzeiro e o Morro das Torres em Urupema;

 

3) Por outro lado, se existe muita umidade, mas a temperatura em 850hpa está em torno de 0oC ou pouco acima (condição típica dos potentes anti-ciclones continentalizados), provavelmente nevará misturado a chuva no Cruzeiro, chove em SJ e vai acumular uma montanha de neve no Morro da Igreja e um pouco menos no Morro das Antenas. Exemplo clássico: julho de 1998, Exemplos com menos frio e muita umidade e pouca acumulação, 2003 em maio e agosto no Morro da Igreja - não nevou em SJ;

 

4) Se a mais legal das condições acontece (negativo em 850 hpa e muita umidade) temos uma nevasca de grandes proporções em todo o Planalto da Neve, algo raro nos últimos anos. Neste caso, as maiores acumulações devem ocorrer também no Morro da Igreja e Morro das Torres, seguidos pelo Cruzeiro. Exemplo: 1996, 1994, 1990, 1988, 1985, 1979, 1978, 1975 etc..

 

Vlw

Link to comment
Share on other sites

Perfeita a explicação e ilustração do Caio, tirei o chapéu pra ti :D

Vou fazer um comparativo do que acontece aqui no Alto da Serra do Botucaraí, guradadas as proporções de altitude:

-Soledade seria Urupema, a Raia da Pedra e Itapuca o nosso Cruzeiro, Fontoura Xavier,seria a São Joaquim, São José do Herval, seria Bom Jardim da Serra.

- As barreiras de relevo, são essenciais para a neve, taí a explicação de porque neva mais no São Tomé,(paredão),Região da Praxedes em Barros Cassal, Cerca Velha(encosta sul do planalto) e onde a umidade acumula, Raia ,Itapuca, Arvorezinha.

 

Perfeitamente Paulo! As encostas voltadas para o ar frio e úmido que vem subindo são as que mais recebem neve nestes episódios.

 

Caio, grande aula! Pela tua explicação o melhor lugar de Canela para se registrar neve é na minha casa! Pois estou numa altitude de 828 metros, em cima da encosta da serra geral e, principalmente, por ter na face norte e leste de minha casa um morro (ou paredão, por quê não dizer assim) de 867 metros cercando a minha casa. Se considerarmos a copa das árvores, a umidade é represada por uma parede de quase 890 metros de altura (cerca de 60 metros a mais que a minha casa).

 

Nesta foto abaixo, vcs podem ver que esta elevação vai dar no pico do condomínio (que eu carinhosamente batizei de Raia da Pedra). Esta elevação cerca a casa de norte a leste. Esta visão é de leste. Pena a neblina estar atrapalhando.

 

http://img340.imageshack.us/my.php?image=accer3rd0.jpg

Link to comment
Share on other sites

Quero conhecer a tua Raia da Pedra Bruno :lol: :lol:

Deve ser a explicação de Gramado e Canela serem tão nivosas e úmidas, afinal estão na boca do paredão hehe.Não sei qual a situação da cidade de São Chico de Paula, acredito que não muito diferente e lembro tmbm da Nova Trípole, aquele ponto de quase 1000m a sudeste de São Francisco, pleo google dá pra ver que tem muita cobertura vegetal e desnível forte, fazendo um paredão para o vento que vem do oeste/sudoeste :wink:

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.