Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e previsão - Março 2009


Troyano
 Share

Recommended Posts

Aqui o vento também traz sensação de um pouco de frio. O céu está limpo e faz 21,1° (foi a mínima agora à 0 h, abaixo dos 21,3° da manhã). U.r. em 78% e vento de S a 7,7 km/h.

 

Hoje o dia foi bem agradável com bastante nebulosidade. Até choveu muito isoladamente e mal molhou o chão. A máxima ficou em 27,7°.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 212
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Enquanto isso, nas partes altas da serra catarinense e serra gaúcha, o clima já é de outono:

 

Morro da Igreja: 10,1ºC

 

São Joaquim: 12,0ºC

 

São José dos Ausentes: 11,2ºC

 

 

Renan, são temperaturas normais para esses locais no verão!

 

Mas o que chama a atenção Tucci, é a constância dos valores. O frio noturno tem acontecido diariamente, ao contrário do verão, que nem sempre tem essas temperaturas.

Link to comment
Share on other sites

O "outono" certamete bateu com tudo por aqui, já vai fazer uma semana que não batemos nos 30 graus em quase toda a cidade do Rio e hoje o dia foi 100% outonal, durante a tarde o céu parcialmente nublado, com generosas aberturas, e o vento constante do sul fizeram com que a máxima de 28 graus parecesse menor, teve cara de maio, cedo também havia um ar bem fresco mas as mínimas ainda estão mais para abril, aqui perto Teresopolis teve máxima de 19,6 graus apesar do tempo não estar completamente fechado, a menor do mês.

 

Março começou com temperaturas acima da média mas promete fechar abaixo, até já está um pouco abaixo, no centro da cidade a anomalia negativa do mês até hoje está entre 0,5 e 1 grau.

Link to comment
Share on other sites

Instalaram um Termometro proximo ao Pedagio Imigrantes KM 30 e passei por lá 18:43 min :

 

São Bernardo do Campo (Pedagio) : Céu limpo 18,0ºC

Mirante de Santana - Inmet (Aut) : Nuvens esparsas 20,5ºC*

 

*Estimativa, pois as 18:00 HS estava 21,0ºC e 19:00 HS 20,2ºC

 

é daquele pedagio "baratinho" de R$17,00? 8-)

 

Se for o que eu to pensando, regiao interessante la, bem pouco urbanizada, perto da serra, se nao me engano pareçe ser pouco mais elevado que SP...

Link to comment
Share on other sites

Ontem.

 

Temperatura Máxima

Horário: 15:00

38.7°C - Pão de Açúcar-AL Minima de 25,1ºC

 

Rajada de Vento

Horário: 06:00

184 Km/h - Presidente Kennedy-ES

 

Temperatura Mínima

Horário: 04:00

9°C - Urubici-SC

 

Umidade

Horário: 15:00

25% - Pão de Açúcar-AL

 

Precipitação

Horário: 01:00

53mm/h - Cacoal-RO

 

 

Percebo que a estação de Pão de Açucar consequentemente tem as temperaturas mais altas, será que pela estações do INMET, seja esta a cidade mais quente do Brasil ?

Link to comment
Share on other sites

Hj de manhã tomei um susto qd acordei, o termômetro marcava 16.5C às 6:10h, já com sol... meu primeiro friozinho de Outono...rs.

O céu estava lindo, azul e sem nuvens!

O decorrer do dia foi agradável, sempre com sol forte, mas sem sensação de calor na sombra ou dentro de casa. A máxima chegou a 28.2C.

Agora o céu está com algumas nuvens... tomara que limpe mais tarde.

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Hj de manhã tomei um susto qd acordei, o termômetro marcava 16.5C às 6:10h, já com sol... meu primeiro friozinho de Outono...rs.

O céu estava lindo, azul e sem nuvens!

O decorrer do dia foi agradável, sempre com sol forte, mas sem sensação de calor na sombra ou dentro de casa. A máxima chegou a 28.2C.

Agora o céu está com algumas nuvens... tomara que limpe mais tarde.

Sds.,

 

Tive essa mesma impressão hoje, quando olhei no meu termômetro e ele marcava 15,2C às 06:30. A máxima foi bastante agradável aqui (25,6C) graças à nebulosidade que entrou de tarde e permanece até agora.

Link to comment
Share on other sites

Hj de manhã tomei um susto qd acordei, o termômetro marcava 16.5C às 6:10h, já com sol... meu primeiro friozinho de Outono...rs.

O céu estava lindo, azul e sem nuvens!

O decorrer do dia foi agradável, sempre com sol forte, mas sem sensação de calor na sombra ou dentro de casa. A máxima chegou a 28.2C.

Agora o céu está com algumas nuvens... tomara que limpe mais tarde.

Sds.,

 

Tive essa mesma impressão hoje, quando olhei no meu termômetro e ele marcava 15,2C às 06:30. A máxima foi bastante agradável aqui (25,6C) graças à nebulosidade que entrou de tarde e permanece até agora.

 

 

É Renan, tivemos um bom refresco aqui no Sudeste hj... não imaginava que fosse esfriar tanto assim... nos últimos dias sempre na casa dos 20.0C e olhe lá!

Acho que a partir de agora não vai esquentar tanto, pelo menos aqui na mantiqueira e na tua região tb... apesar de a cidade de Itatiaia ser baixa(+ou- 400mts)

já ajuda bastante no resfriamento noturno quando não tem as famosas MM (maldição maldita), by Marcos! rs.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, amigos!

Pelo jeito, vai demorar ainda alguns dias mesmo para esfriar aqui em Porto Alegre! Aliás, só para conhecimento de todos, minha cidade comemorou ontem 237 anos. Estamos em festa esta semana aqui...

Espero que ao menos até a Páscoa tenhamos uma boa diminuição da temperatura, com a entrada de alguma MP. Pelo menos é o que os modelos estão indicando.

Para o final de semana agora a previsão é de muito calor! O que não me agrada nem um pouco... Mas março aqui no RS quase sempre nos brinda com calorão no final do mês!

Abraços a todos e bom final de semana!

João Nicolau

Link to comment
Share on other sites

DIA 26

 

Temperatura Máxima

Horário: 15:00

38.3°C - Pão de Açúcar-AL

 

Rajada de Vento

Horário: 17:00

67 Km/h - Cabrobo-PE

 

Temperatura Mínima

Horário: 04:00

10.5°C - Petrópolis-RJ

 

Umidade

Horário: 16:00

28% - Macajuba-BA

 

Precipitação

Horário: 05:00

48mm/h - Carolina-MA

 

Mais uma vez Pão de Açucar Al registrando a maior máxima.

Link to comment
Share on other sites

 

 

Temperatura Mínima

Horário: 04:00

10.5°C - Petrópolis-RJ

 

 

Tem estação padrão em Petrópolis?

 

Esta é uma pergunta que o Carlos me fez e não tinha reparado, o tempo agora usa como fonte o INMET e estou tentando entrar em contato para descobrir de onde eles tiraram estes dados.

Link to comment
Share on other sites

Não é possível que Petrópolis, uma cidade com mais de 300.000 hab, não tenha um monitoramento do INMET ou de outro órgão.

 

 

Vai ver que os dados são de alguma outra estação entao que não seja do inmet.

Aqui em São Bernardo do Campo com certeza tem estacao, até muitas mas nao sei de nenhum local aonde encontrar os dados.

Inclusive do local mais frio da cidade que é parte da area da adm da Ecovias, sei que tem, mas entro em contato com a Ecovias e eles nao passam os dados nem aonde encontrar estas estações.

Link to comment
Share on other sites

Não é possível que Petrópolis, uma cidade com mais de 300.000 hab, não tenha um monitoramento do INMET ou de outro órgão.

 

 

Vai ver que os dados são de alguma outra estação entao que não seja do inmet.

Aqui em São Bernardo do Campo com certeza tem estacao, até muitas mas nao sei de nenhum local aonde encontrar os dados.

Inclusive do local mais frio da cidade que é parte da area da adm da Ecovias, sei que tem, mas entro em contato com a Ecovias e eles nao passam os dados nem aonde encontrar estas estações.

 

 

E o que dizer de Joinville, com 550 mil habitantes, e tb nao tem uma estacao oficial do inmet.

 

Hj aqui em Joinville, refrescou bastante, minima de 17,8 ( a menor de marco ate agora ), minha maxima chegou a 32,5 . notem a diferenca entre aqui e o aero.

 

Aqui...Aero

32,5...30,0...Max.

17,8...20.0...Min

Link to comment
Share on other sites

Tem que colocar a tua automática em QM!

 

De jeito algum vai ter internet naquele buraco, apenas celulares e ainda com antena externa... Caso contrário, seria uma boa!!! Muito boa! Mas nada é impossível, quem sabe não adentro um pouco mais nas estradas e encontro algum lugar que tenha conexão... é difícil, mas talvez... Só vou voltar lá no próximo domingo.

Link to comment
Share on other sites

Tem que colocar a tua automática em QM!

 

De jeito algum vai ter internet naquele buraco, apenas celulares e ainda com antena externa... Caso contrário, seria uma boa!!! Muito boa! Mas nada é impossível, quem sabe não adentro um pouco mais nas estradas e encontro algum lugar que tenha conexão... é difícil, mas talvez... Só vou voltar lá no próximo domingo.

 

Não vale a pena dar uma notinha ou pedir para alguém coletar as temperaturas, pois deve ter alguma despesa de deslocamento até MQ, não?

 

Mas é isso que eu faço, oras! Além do mais, tenho que trabalhar e estudar, sem tempo para passear assim todo dia. Na casa em que deixei o responsável anota diariamente a máx e mín, para eu saber a mínima do dia basta eu ligar pra ele entre 11h e 12h que consigo o valor. Bem prático, como na frente de minha casa há um telefone público, gasto míseros centavos na ligação.

Link to comment
Share on other sites

Mas é isso que eu faço, oras! Além do mais, tenho que trabalhar e estudar, sem tempo para passear assim todo dia.

 

Desculpe, mas não sabia...

 

Não esquenta, Shima! Não quero que me entenda mal, apenas achei que era algo meio óbvio isso... ;)

Desculpa se me expressei mal, às vezes, sou meio direto demais... Reconheço que fui meio "grosso".

Link to comment
Share on other sites

Olha Ricardo, pode ser só loucura minha, mas tenho a impressão de que este lugar que você tem estado a medir as temperaturas (Mato Queimado) vai registrar, neste inverno, uma temperatura ao redor dos -6/-8ºC. Isso baseando-se nas temperaturas mínimas que você já registrava aí da tua casa.

 

Houve uma rápida pancada de chuva por aqui, mas já parou. Temperatura é de 25,6 graus

Link to comment
Share on other sites

Renan, até -6ºc eu acho possível, até porque a baixada de SR registrou -5.4 inverno passado, mas abaixo disso, difícil. De qualquer modo, não há como ter uma "previsão" confiável, o jeito é esperar pelas primeiras MPs, aliás, devemos ter uma daqui a alguns dias, e assim a baixada de MQ pode mostrar sua força. :P

 

Hoje a máxima chegou a 35ºc!! Mas devido a baixa umidade o calor não foi tão sentido. Final do dia com um belo pôr-do-sol, mais fotos em imagens.

 

img6699p.jpg

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Os modelos começam a indicar uma erupção de ar frio por volta do dia 10/04. Na Páscoa tenho a lembrança de frequentemente observar a entrada do primeiro significativo frio do ano. Vamos acompanhar!

 

Minha impressão é que pelo GFS vinha bem de umas 3 ou 4 rodadas atrás até a 0Z, mas a 6Z acabou com ele. Mas ainda pode voltar, pois falta muito tempo (10 dias)... Vamos torcer!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.