Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e previsão - Março 2009


Troyano
 Share

Recommended Posts

  • Replies 212
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

16/3

16h

 

Ctba: 23,4ºC

 

SP:28,1ºC.

 

Sinais do outono em Ctba...

Mas mesmo aqui em São Paulo também, embora bem menos que aí, vide a temperatura. Com um dia de céu quase limpo e URA de 30%, fez 28,3°C aqui, e com sensação agradável, vento fresco. Sem falar na tonalidade do céu, um azul mais escuro, típico de outono mesmo. Só a temperatura que poderia baixar um pouco mais.

Link to comment
Share on other sites

16/3

16h

 

Ctba: 23,4ºC

 

SP:28,1ºC.

 

Sinais do outono em Ctba...

Mas mesmo aqui em São Paulo também, embora bem menos que aí, vide a temperatura. Com um dia de céu quase limpo e URA de 30%, fez 28,3°C aqui, e com sensação agradável, vento fresco. Sem falar na tonalidade do céu, um azul mais escuro, típico de outono mesmo. Só a temperatura que poderia baixar um pouco mais.

 

Fábio, aqui em POA o outono e o inverno são de uma luminosidade diferente. O azul aqui fica mais celeste e o solo brilha/reflete mais com a diminuição da inclinação solar. Os dias de sol são mais "luminosos". É como se estivéssemos sempre num entardecer.

Link to comment
Share on other sites

A umidade chegou a 7% aqui.

Amplitude de 24ºc.

Mínima de 9,5ºc e máxima de 33,5ºc.

 

Em Santa Rosa foi ainda mais, mínima de 8,3ºc e máx. de 33,5ºc também.

 

Impressionante, Ricardo!!!!

 

Manhã fria (sim, 8ºC é frio!!!) e tarde muito quente!!! Isso é a amplitude térmica absoluta anual da cidade de São Paulo na maioria dos anos!. Vc registrou isso em apenas 10 horas de diferença, hehehehe

 

O que salvou o dia foi a baixa umidade, pois eliminou a sensação de abafamento.

Link to comment
Share on other sites

Legal ver o mapa das máximas de hoje na página do simepar, a tarde outonal restringiu-se ao leste paranaense, pois no interior as máximas foram relativamente elevadas graças a ausência de nebulosidade.

 

Aqui em Blumenau o dia foi bem agradável, nem frio, nem quente.

 

Minha estação quebrou, to peleando para arrumá-la.

Link to comment
Share on other sites

Enquanto por aqui nosso verão terminou mais cedo, na Europa nada do inverno acabar.

O Deutscher Wetterdienst publicou uma notícia hoje entitulada: Primavera ao contrário - mais ar frio a caminho.

 

Muito longo para traduzir, mas basicamente comenta que o março primaveril está longe de se fixar, e está para entrar uma severa onda de frio no centro da Europa, absolutamente incomum para época do ano (segunda metade de março), que trará neve e temperaturas abaixo de -10°C até mesmo em regiões de baixa atitude. Essa será a terceira invasão de ar frio incomumente forte na Alemanha, das quais fazia uns 5 anos que não havia sequer uma.

Link to comment
Share on other sites

Legal ver o mapa das máximas de hoje na página do simepar, a tarde outonal restringiu-se ao leste paranaense, pois no interior as máximas foram relativamente elevadas graças a ausência de nebulosidade.

 

Quase outonal pela manhã e para não esquecer que ainda é verão, a tarde.

 

Em Casa:

 

Mínima: 18,7°C

Máxima: 33,6°C

 

Simepar:

 

Mínima: 16,1°C

Máxima: 33,0°C

Link to comment
Share on other sites

Tem um aviso do cptec agora a noite para RS

 

"16/03/2009 23:14

Aviso Meteorológico Especial

 

No início da noite desta segunda-feira (16/03) áreas de instabilidade provocaram chuva forte localizada em parte do Uruguai. No decorrer da noite desta segunda e madrugada desta terça-feira (17/03) a instabilidade se deslocará para norte e ocorrerá chuva forte no sudoeste e faixa sul do RS, na região de fronteira de fronteira com o Uruguai. Ao longo da terça-feira as chuvas deverão atingir a parte oeste, central e sudeste do Estado Gaúcho.

Ressalta-se que as chuvas fortes ocorrerão de forma localizada e deverão ser acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento. "

 

e mais

 

"Estado de Atenção

 

Nesta terça-feira (17/03), as chuvas fortes se concentrarão sobre o norte de SP, áreas isoladas do oeste, serra e norte do RJ, centro-sul e oeste do ES, Triângulo Mineiro, oeste, centro, sul , leste e áreas isoladas do noroeste de MG, centro-norte de MS, MT, GO, DF, RO, AC, AM, sul de RR, PA 9com menores chances no noroeste), áreas isoladas do sul e leste do AP, TO, MA, PI, CE, áreas isoladas do oeste e norte da BA, do RN, em áreas isoladas do interior da PB e de PE.

 

Na quarta-feira (18/03), as chuvas fortes ocorrerão no norte de SP, RJ (menores chances para o sul), Triângulo Mineiro, oeste e centro-sul de MG, centro-sul, oeste e noroeste de GO, centro-norte de MS, MT, RO, AC, AM, sul de RR, PA, AC, TO, MA,oeste e norte de PI e nordeste do CE.

 

Importante: as chuvas fortes previstas para os próximos dias deverão ocorrer de maneira localizada. Porém, em algumas áreas estas chuvas terão acumulados significativos pontuais."

Link to comment
Share on other sites

A umidade chegou a 7% aqui.

Amplitude de 24ºc.

Mínima de 9,5ºc e máxima de 33,5ºc.

 

Em Santa Rosa foi ainda mais, mínima de 8,3ºc e máx. de 33,5ºc também.

 

Onde vc esta Ricardo??

 

No deserto! hehe

Em Três de Maio, como sempre!

 

Esta sua amplitude ai matou todo mundo de inveja :)

Link to comment
Share on other sites

Esta sua amplitude ai matou todo mundo de inveja :)

 

É ótima, mas muito desagradável, Abrantes. Comecei o dia com um casaco, blusa de manga comprida, calça, tênis, etc. Acabei a tarde somente de bermuda e havaianas. Sem contar que a umidade baixíssima dificulta a respiração em alguns períodos. Quem trabalhar fora, precisa levar literalmente um guarda-roupa! O Ilson informou que bateu o recorde de amplitude, mais de 25ºc, dos 12 anos que têm registro.

Link to comment
Share on other sites

Aliás, mudei de lugar hoje à tarde minha estação da baixada, o senhor que anotava as temperaturas se confundia com os botões, colocava umidade no lugar de temperatura, máximas nas mínimas, limpava a memória antes da hora... Agora está a 3 quadras daqui de casa, mas há uma altitude aproximada de 50 a 60m mais baixa.

Link to comment
Share on other sites

A fronteira oeste tem uma dinâmica atmosférica, por assim dizer, mais dinâmica do que o leste gaúcho. O mesmo vale para toda a fronteira brasileira até o extremo-sul do Pantanal em comparação com a porção leste. É comum o oeste gaúcho e especialmente o noroeste ter frio intenso nas manhãs de inverno e, ao longo do dia, penetrar o ar tropical do Chaco. É nessas ocasiões que a amena Torres torna-se o local de menor máxima do RS. Mas 25° de variação é de tirar o chapéu... chapéu, nada, tirar o sombrero!!! :D

 

Aqui em casa tive variação de 11,1°: de 15,5° à 26,6°. Minha maior rajada atingiu também 26,6 km/h. O INMET no oficial deu de 14,1° à 26,8°.

 

Agora tenho 18,7° com 75% e vento E a 7,2 km/h. Céu limpo. Devo atingir 16°.

 

Legal ver o mapa das máximas de hoje na página do simepar, a tarde outonal restringiu-se ao leste paranaense, pois no interior as máximas foram relativamente elevadas graças a ausência de nebulosidade.

 

Aqui em Blumenau o dia foi bem agradável, nem frio, nem quente.

 

Minha estação quebrou, to peleando para arrumá-la.

Como assim quebrou? O que deu? Parece eu com azar na aparelhagem.

 

Hoje mesmo fui no revendedor da Incoterm e troquei meu termo-higrômetro com fio que havia comprado no Natal. Os dois sensores (hora um, hota outro) tinham saltos de temperatura. Por exemplo: estava 25,8 ° e de repente ia para 27,0° e depois voltava para 25,8°. Ou estava 24,0° e ia para 24,8°. Coisas assim, do "nada". Como perdi confiança no aparelho resolvi trocá-lo.

 

Abraços técnicos!

Link to comment
Share on other sites

A mínima aqui em casa ficou em 17,5°, mas para a minha surpresa o tempo fechou bem cedo e sequer esquentou. A máxima até agora foi de 19,8° e está bem nublado e com vento N a 13,4 km/h. Ainda choveu fraco em torno das 10 h.

 

Agora faz apenas 18,1° com 81%. Nem parece o mês de março. Está excelente!! :D

Link to comment
Share on other sites

A mínima aqui em casa ficou em 17,5°, mas para a minha surpresa o tempo fechou bem cedo e sequer esquentou. A máxima até agora foi de 19,8° e está bem nublado e com vento N a 13,4 km/h. Ainda choveu fraco em torno das 10 h.

 

Agora faz apenas 18,1° com 81%. Nem parece o mês de março. Está excelente!! :D

 

 

As previsões davam conta de temperatura máxima na casa dos 27 e 28. Acho que não tem como chegar, pois duvido que o tempo abra ainda na tarde de hoje!!

Link to comment
Share on other sites

Na inauguração das medições nessa nova baixada, diferença de valores muito bons!

 

Mínima (casa): 21,3ºc

Mínima baixada: 16,6ºc

 

São apenas 350m de distância e 4,7ºc de diferença! E olha que havia um pouco de vento e nublou na madrugada.

 

Ricardão, eles estão calibrados?? VocÊ colocando lado a lado da a mesma temperatura?? Acredito ter algo errado ai, a diferença esta muito grande para tão pouca distância e para uma altura diferente apenas 50 m.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Na inauguração das medições nessa nova baixada, diferença de valores muito bons!

 

Mínima (casa): 21,3ºc

Mínima baixada: 16,6ºc

 

São apenas 350m de distância e 4,7ºc de diferença! E olha que havia um pouco de vento e nublou na madrugada.

 

Ricardão, eles estão calibrados?? VocÊ colocando lado a lado da a mesma temperatura?? Acredito ter algo errado ai, a diferença esta muito grande para tão pouca distância e para uma altura diferente apenas 50 m.

 

abraços

 

Troyano, estão calibrados sim, um é um pouco mais robusto e tem um tempo de resposta um pouco maior, mas a diferença instantânea nunca excede 0,6ºc. Nas mínimas dificilmente passava de 0,3. Sei disso porque mantia os dois juntos aqui em casa no abrigo.

 

O da baixada tem uma área pouco povoada, de um lado da rua bastante árvores de eucalipto e do outro um descampado, a 5/6m do abrigo que está elevado a 1,7m do solo há um córrego, mas mínimo. A diferença é nítida, do ambiente e relevo, um dia desses posso gravar um vídeo, em pouco mais de 5minutos eu vou daqui de casa caminhando até lá.

 

Abraços.

 

PS.: Não tenho muita noção da diferença de altitude, quem sabe gravando um vídeo e disponibilizando possam me ajudar. Ora penso ser de 50m, mas dependendo da análise me faz se aproximar de 70/80m. Enfim, vou ter que achar um modo de determinar isto.

Link to comment
Share on other sites

Na inauguração das medições nessa nova baixada, diferença de valores muito bons!

 

Mínima (casa): 21,3ºc

Mínima baixada: 16,6ºc

 

São apenas 350m de distância e 4,7ºc de diferença! E olha que havia um pouco de vento e nublou na madrugada.

 

Ricardão, eles estão calibrados?? VocÊ colocando lado a lado da a mesma temperatura?? Acredito ter algo errado ai, a diferença esta muito grande para tão pouca distância e para uma altura diferente apenas 50 m.

 

abraços

 

Troyano, estão calibrados sim, um é um pouco mais robusto e tem um tempo de resposta um pouco maior, mas a diferença instantânea nunca excede 0,6ºc. Nas mínimas dificilmente passava de 0,3. Sei disso porque mantia os dois juntos aqui em casa no abrigo.

 

O da baixada tem uma área pouco povoada, de um lado da rua bastante árvores de eucalipto e do outro um descampado, a 5/6m do abrigo que está elevado a 1,7m do solo há um córrego, mas mínimo. A diferença é nítida, do ambiente e relevo, um dia desses posso gravar um vídeo, em pouco mais de 5minutos eu vou daqui de casa caminhando até lá.

 

Abraços.

 

PS.: Não tenho muita noção da diferença de altitude, quem sabe gravando um vídeo e disponibilizando possam me ajudar. Ora penso ser de 50m, mas dependendo da análise me faz se aproximar de 70/80m. Enfim, vou ter que achar um modo de determinar isto.

 

Ricardo, valeu pelo esclarecimento.

Para pegar esta diferenca procura algum amigo que tenha um GPS, facilitará. abraços

Link to comment
Share on other sites

5ºC de diferença entre topo e baixada é algo absolutamente normal, ainda mais em noites de calmaria...

 

Em SJ o Ronaldo já viu diferenças de 10ºC...ou Mais..

 

Ano passado em Canela registrei 8ºC na minha casa e -1,2ºC na baixada do Castelinho.

 

Qual é a diferença de altura das medições?

Link to comment
Share on other sites

5ºC de diferença entre topo e baixada é algo absolutamente normal, ainda mais em noites de calmaria...

 

Em SJ o Ronaldo já viu diferenças de 10ºC...ou Mais..

 

Pois é, por isso que falo que as vezes em Extrema eu registro temperaturas menores que Campos do Jordão em Monte Verde, normalmente aonde faço a medição a 1010m em uma baixadona aonde os morros em volta estao em torno de 1500m. Mas não em uma diferença de 50m, por isso a minha pergunta.

O senhor mesmo ja falou que não faz tanta diferença 100 metros em relação a altitude.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

5ºC de diferença entre topo e baixada é algo absolutamente normal, ainda mais em noites de calmaria...

 

Em SJ o Ronaldo já viu diferenças de 10ºC...ou Mais..

 

Ano passado em Canela registrei 8ºC na minha casa e -1,2ºC na baixada do Castelinho.

 

Qual é a diferença de altura das medições?

 

Topos da região - 870 metros: não sabia a temperatura

Minha casa - encosta - 825 metros: 8ºC

Baixada - 700 metros: -1,2ºC

Link to comment
Share on other sites

5ºC de diferença entre topo e baixada é algo absolutamente normal, ainda mais em noites de calmaria...

 

Em SJ o Ronaldo já viu diferenças de 10ºC...ou Mais..

 

Pois é, por isso que falo que as vezes em Extrema eu registro temperaturas menores que Campos do Jordão em Monte Verde, normalmente aonde faço a medição a 1010m em uma baixadona aonde os morros em volta estao em torno de 1500m. Mas não em uma diferença de 50m, por isso a minha pergunta.

O senhor mesmo ja falou que não faz tanta diferença 100 metros em relação a altitude.

 

abraços

 

 

Eu disse? Tem certeza?

 

Certeza, agora não vou ficar procurando, mesmo porque faz tempo, lembro que a discussão era mais ou menos assim sobre altura mas não falavamos sobre baixadas.

Link to comment
Share on other sites

 

Certeza, agora não vou ficar procurando, mesmo porque faz tempo, lembro que a discussão era mais ou menos assim sobre altura mas não falavamos sobre baixadas.

 

Matou a cobra...

 

Vamos, procure. Tá ocupado?

 

:mrgreen:

 

Vixi, se eu lembrasse pelo menos a época até perderia um tempo.

Link to comment
Share on other sites

Entre 0:00 e 19:00 do dia 16 de março choveu 350,6 mm na estação de Soure (PA), a ZCIT atuando com tudo por lá...

 

Aqui no Rio o dia foi nublado com fraco mormaço e máximas entre 27 e 28 graus na maior parte das estações, mas por causa do céu nublado a mínima não desceu de 24/25 nas áreas mais urbanizadas (e 21/22 nas mais "frias"), houve apenas precipitação inapreciável, e nos próximos dias continua a monotonia.

Link to comment
Share on other sites

Impressionante o que se passou hoje na cidade de São Paulo. No meu bairro, um dilúvio de 48mm em apenas 45 minutos, com um total até agora de 70mm, sendo que segue chovendo fraco. Foram mais de 60 pontos de alagamento e o CGE decretou estado de atenção para toda a cidade e ALERTA para a região do Ipiranga, na zona sul. Em cinco anos acompanhando o CGE, é a terceira vez, se não me falha a memória, que vejo colocarem alerta. E foi difícil voltar para a casa, estava na rua no momento do pico da chuva e tive que esperar por meia-hora para atravessar uma avenida alagada apenas com água de chuva (não há rios por perto), impressionante.

Link to comment
Share on other sites

Entre 0:00 e 19:00 do dia 16 de março choveu 350,6 mm na estação de Soure (PA), a ZCIT atuando com tudo por lá...

 

 

Deve ter sido chuva bem forte e constante ao longo desse período todo, realmente é um dado muito significativo. Por aqui, mais um dia predominantemente nublado e com temperatura amena (26,9 a 19,3). Vai ter chuva forte amanhã e quinta, já na sexta mínima ao redor de 14 graus, o que é respeitável.

Link to comment
Share on other sites

Maiores índices pluviométricos registrados na Rede Telemétrica do Alto-Tietê:

 

Rio Tietê na Barragem de Ponte Nova 22.2mm

Barragem Paraitinga 17mm

Barragem Biritiba 0.2mm

Rio Tietê - Estaleiro 8.2mm

Barragem Jundiai 29.4mm

Taiaçupeba 0.8mm

Rio Tietê em São Miguel 8.4mm

Córrego Jacu - Jd. Pantanal 13.2mm

Rio Tietê na Barragem da Penha (Montante) 39.2mm

Rio Tietê na Barragem da Penha (Jusante) 50.4mm

Belenzinho 47.6mm

Anhembi 24.4mm

Limão 30.2mm

Rio Tietê - Ponte do Piquerí 33.6mm

Rio Pinheiros - Ponte Cid. Universitária 27.8mm

Cabuçu de Cima - Vila Galvão 10mm

Rio Aricanduva - Shopping 1.4mm

Aricanduva(Foz) 0.1mm

Rio Tamanduateí - Vd. Pacheco Chaves 73.6mm

Riacho Grande 10.2mm

Imigrantes(FEI) 64.3mm

Oratório 64.3mm

Corrego Oratório 50.6mm

Prosperidade 35.2mm

Ribeirão dos Couros 74.8mm

Ribeirão dos Meninos 78.6mm

Vila Mariana 0.9mm

Córrego Ipiranga 79.8mm

Cabuçu de Baixo - Guaraú 57mm

Cabuçu de Baixo 71.1mm

Morro do S 0.2mm

Córrego Poá 12.6mm

Pirajuçara 17.3mm

Córrego Jaguaré 28.2mm

Cubatão 0.3mm

Baixada Santista Casa 8 0.6mm

 

Nas estações do CGE, os maiores índices até 17:46:

 

Consolação (CGE) - 52,8mm

Freguesia do Ó - 30,6mm

Pirituba / Jaraguá - 15,5mm

Itaim Paulista - 11mm

 

20:39

 

Sé - 86,5mm

Ipiranga - 74mm

Vila Prudente - 67mm

Vila Maria / Vila Guilherme - 61mm

Link to comment
Share on other sites

Pessoas aqui no meu trabalho gastaram até 05 horas pra chegar em casa para percorrer 10 ou 15 km dentro da cidade de São Paulo pois estava tudo alagado..!! Se não me engano o maior indice na cidade foi na Praça da Sé com 86 mm em cerca de 3 horas..
Eu recebi umas fotos de uns colegas de São Bernardo ontem a tarde, onde a nossa empresa tem uma filial. Tche, tava tudo alagado.
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.