Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

BOMBA !!! INVERNO 2007


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

Concordo com o Alexandre, não houve agressão pessoal. Isso, sim, deve ser coibido.

 

Que bom que temos pessoas de opinião aqui no BAZ. E opiniões adversas podem mexer com o ego de alguns. A galera tem que saber escutar e depois rebater com idéias.

 

Já tive discussões assim aqui no BAZ com o próprio Alexandre e jamais me senti agredido. As nossas armas eram apenas argumentos.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 169
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Antes de mais nada queria agradecer aos colegas que estão escrevendo em letras garrafais, pois estou ficando um pouco míope e isso tem facilitado a minha leitura.

 

Tudo é questão de ponto de vista e gosto pessoal. Não há uma análise técnica aprofundada. Os meses tiveram pontos positivos e negativos. Julho teve calor e frio. Calor recorde, frio recorde. O que pesa mais?

 

Tem gente que prefere a quebra de recordes em detrimento de alguns dias de calor (eu). Outros preferem um frio constante, mesmo que não tão forte sem quebra de recordes. Isso é gosto pessoal, não análise técnica.

Link to comment
Share on other sites

1) Teve a menor temepratura desde 2000, mas teve também a maior sequencia de dias com temperaturas de verão em pleno auge do inverno desde 1977. Isso é terrível!

 

Finalmente uma mensagem com fatos. Nada mais desprezível para quem se interessa em debater do que ler "concordo porque faz sentido". No tocante ao ponto 1, o período quente mencionado foi um período extremamente concentrado dentro na primeira quinzena de julho basicamente. Não conta a história do geral do inverno climático que teve início em maio e terminou em outubro. Ou vamos esquecer que maio teve médias de julho ? Períodos quentes ocorrem quase todos os anos em julho, mesmo nos invernos mais rigorosos como 2000. São raríssimos os julhos com frio durante grande parte do mês como foi em 1996.

 

2) Todos os prejuízos para a agrucultura não foram causados pelo frio em absoluto, e sim pelo fato de ter tido frio mais cedo que o normal (dormência precoce) e calor antes do normal (brotamento precoce)! Se o inverno tivesse sido a la 1996 ou 1999, podreria ter tido o frio do final de agosto e o de setembro que não haveria perda nenhuma para as frutíferas temperadas!

 

Ora, como que não foram resultado do frio ? Se houve dormência precoce é porque justamente fez muito frio cedo no inverno climático. Maio teve médias de julho. E porque o frio posterior ao brotamento precoce - resultado de um período muito quente concentrado na primeira quinzena de julho - foi extremamente forte. O final de julho teve um frio cavalar: -8,1 no Cruzeiro. Menor mínima na Climaterra desde julho de 2000. Agosto teve dois eventos de geada severa e setembro foi uma paulada de frio no começo. Como que não foi resultado do frio. Foi resultado do frio muito intenso precoce, do calor no meio e do frio intenso (e em alguns momentos extremo) no final.

 

3) 1 forte onda de frio em mei oa um calor absurdo no mês que possui a menor média do ano.

 

Não teve onda de calor no meio de um calore absurdo. A última semana do mês foi gélida na sequência de uma primeira quinzena muito quente. E daí que tivemos quinze dias quntes em julho ? Vão julgar o inverno por esse período. Faça um exercício. Troca julho por maio. Maio teve médias de julho no RS e SC. Coloca os 15 dias de calor de julho em maio. Mantém-se o frio de agosto e de setembro. Vai ser um inverno horrível ?

 

4) É lógico que o invenro não é junho e julho. Mas se junho e julho forem quentes, tem-se a impressão de que não houve inverno. Além disso, a natureza entra 'em parafuso". Basta ver quando houve o brotamento das frutíferas temperadas.

 

Se alguém que não acompanha o clima de perto, não participa de um BAZ vem e me diz que teve a impressão que não houve inverno eu admito. Agora quem está no BAZ está careca de saber que o inverno não respeita calendário e começa antes assim como termina depois. Invade o outono e a primavera. Logo, houve sim e inverno e esteve distante de ser fraco.

 

5) Médias são enganosas, mas extremos absolutos também! julho de 2006 teve uma das maiores médias da história na maioria do sul do Brasil e teve a maior sequencia de dias nos quais simplesmente não havia nada que sequer lembrasse que estávamos no inverno. Isso é ridículo!

 

A segunda metade do inverno não apenas teve temperatura abaixo da média histórica (quase 1 grau) assim como registrou eventos extremos de frio. Ou seja, foi frio na média e nos extremos. Já a média da primeira metade foi severamente afetada pelo episódio de calor da primeira quinzena de julho porque o restante teve temperatura abaixo da média. Peguei as anomalias de temperatura de 1 de maio a 15 de outubro agora em novembro dia por dia do inverno climático e fiz uma série de gráficos no Excel por períodos e a estação completa.

 

Para completar: quando o Ronaldo fala que foi bom para agrucultura, ele fala no TOTAL de horas de frio. Entretanto, esquece-se da DISTRIBUIÇÃO das horas de frio. Se essa tivesse sido boa e favorável, não teríamos tido uma das maiores quebras na safra de maçã e outras frutas de clima temperado!!! Pelo critério do total de horas puro e simples, se tivessemos maio com média de 0oC em SJ e deposi os meses de JJAS mais quentes da história, teríamos o recorde de horas de frio do mesmo jeito!

 

O número de horas de frio é um importante indicador do inverno. Se o inverno tivesse se limitado a um ou dois eventos extremos de frio, como alguns sustentaram aqui, o número de horas de frio não seriam elevados. Ora, por favor, foram vinte e poucos dias com temperatura negativa em São Joaquim. Seria interessante que o Ronaldo calculasse o número de dias com mínimas entre -5 e 5 graus (o que é frio forte a intenso) para termos uma idéia mais ampla.

 

A ÚNICA COISA QUE SALVOU FOI A NEVADA RAZOAVEL DE SETEMBRO!!!/

 

NÃO FOI !!! TEM UNS CINCO EVENTOS QUE SE JUNTAM A SETEMBRO COMO OS QUE ESCREVERAM A HISTÓRIA DO INVERNO EM TERMOS DE FRIO. SETEMBRO FOI O ESPETACULAR. O FORA DO COMUM ATÉ EM ALGUNS CASOS (CASO DA NEVE NA GRANDE PORTO ALEGRE COM ACUMULAÇÃO). AGORA NAO FOI O UNICO EVENTO IMPORTANTE DO INVERNO DESTE ANO.

 

SDS.

Link to comment
Share on other sites

Eu achei o inverno ruim!

 

Junho e Julho, que devem obrigatóriamente concentrar os dias mais gelados no ano foram uma porcaria. Foi um desperdício total a combinação de baixa insolação x temperatura. Quando tinha sol mais fraco fez calor, quando o sol bateu forte esfriou. Não deram aqueleeeees dias gelados. Junho e julho foram de chorar, a não ser pela MP (uma ao menos tem que ter né?) no final de julho. Sem frio em junho e julho, para mim, não existe inverno. Tivemos três pulsos polares intensos, final de julho, meados de agosto, e início de setembro...

 

Agosto foi quente na metade e gelado na outra, ficou na média. Setembro teve frio na primeira semana, depois necas...

 

Esse foi o nosso inverno. Na minha opinião, muito ruim.

 

1) O dia mais frio do ano foi em julho. São Joaquim registrou 8,1 negativos e a menor temperatura em julho desde o ano 2000.

 

2) Houve graves prejuízos para a agricultura pela geada na última semana de julho.

 

3) Houve forte onda de frio também em junho.

 

4) O inverno não se resume a junho e julho. A grande nevada de 1965 que todos recordam com saudosismo ocorreu no final de agosto.

 

5) Média são extremamente enganosas. Em julho de 2005, a temperatura estava abaixo da média até o dia 29. Aí deram dois dias bem no final do mês com um calor absurdo e a média ficou levemente acima da normal histórica enquanto na média o mês foi muito mais frio que quente.

 

 

Bom agora eu vou ter de "falar":

 

1) Teve a menor temepratura desde 2000, mas teve também a maior sequencia de dias com temperaturas de verão em pleno auge do inverno desde 1977. Isso é terrível!

 

RONALDO;

A MAIORES SEQUÊNCIA DE CALOR, REALMENTE FORTE; AGOSTO/SETEMBRO 29 A 8, MÉDIA DE VERÃO, MÁXIMA 27,1ºC DE 1999, 30/05 A 15/06/2001, MÁXIMA 22,5, 22/06 A 3/07/2004 MÁXIMA 21ºC, 29/05 A 14/16/2005, MÁXIMA; 22,6ºC (QUASE RECORDE DE JUNHO). EM 95 QUASE NÃO TEVE FRIO.

 

2) Todos os prejuízos para a agrucultura não foram causados pelo frio em absoluto, e sim pelo fato de ter tido frio mais cedo que o normal (dormência precoce) e calor antes do normal (brotamento precoce)! Se o inverno tivesse sido a la 1996 ou 1999, podreria ter tido o frio do final de agosto e o de setembro que não haveria perda nenhuma para as frutíferas temperadas!

 

RONALDO; SIM PARA AS FRUTEIRAS DE CAROÇO, POIS O FRIO CHEGOU CEDO E TEVE CALOR NO MEIO DE JULHO. E DEPOIS EM SETEMBRO DEVIDO AO CALOR NA PRIMEIRA QUINZENA DE AGOSTO. EM 99 TAMBÉM DEU PREJUÍZO NA ONDA DE FRIO DE 13 A 16 DE AGOSTO NAS FRUTAS DE CAROÇO.

 

3) 1 forte onda de frio em mei oa um calor absurdo no mês que possui a menor média do ano.

 

RONALDO ;ISTO ACONTECEU EM VÁRIOS OUTROS INVERNOS, 88/87/74 ALGUNS EXEMPLOS.

 

4) É lógico que o invenro não é junho e julho. Mas se junho e julho forem quentes, tem-se a impressão de que não houve inverno. Além disso, a natureza entra 'em parafuso". Basta ver quando houve o brotamento das frutíferas temperadas.

 

RONALDO;

HOUVE BROTAÇÃO ANTECIPADA PORQUE TEVE FRIO, SE NÃO TIVESSE TIDO FRIO ANTERIOR NÃO TERIA BROTADO. ANO PASSADO POR FALTA DE FRIO DE QUALIDADE TEVE FRUEIRAS QUE BROTARAM QUASE 60 DIAS COM ATRASO. MAIS FRIO/MENOS CALOR PARA BROTAR...MENOS FRIO/MUITO MAIS CALOR PARA BROTAR.

 

5) Médias são enganosas, mas extremos absolutos também! julho de 2006 teve uma das maiores médias da história na maioria do sul do Brasil e teve a maior sequencia de dias nos quais simplesmente não havia nada que sequer lembrasse que estávamos no inverno. Isso é ridículo!

 

RONALDO;

EM 88 FOI AGOSTO QUE TEVE CALOR QUASE O MÊS INTEIRO, EM 88 FOI JULHO QUE NÃO TEVE FRIO, EM 92 FOI JUNHO, 2000 JUNHO,

 

Para completar: quando o Ronaldo fala que foi bom para agrucultura, ele fala no TOTAL de horas de frio. Entretanto, esquece-se da DISTRIBUIÇÃO das horas de frio. Se essa tivesse sido boa e favorável, não teríamos tido uma das maiores quebras na safra de maçã e outras frutas de clima temperado!!! Pelo critério do total de horas puro e simples, se tivessemos maio com média de 0oC em SJ e deposi os meses de JJAS mais quentes da história, teríamos o recorde de horas de frio do mesmo jeito!

 

RONALDO;

HORAS FRIO SIM, MAIS UNIDADES DE FRIO É O CONTRÁRIO, ELA LEVA EM CONSIDERAÇÃO AS HORAS "NEGATIVAS " PARA AS FRUTEIRAS, MESMO EM JULHO ELA TEVE UMA SOMA BOA, O FRIO PARA AS FRUTAS FOI MUITO BOM NO GERAL, O QUE OCASIONOU A BROTAÇÃO MAIS PRECOCE FOI O FATO DE TER FEITO FRIO DE QUALIDADE, COMO JÁ DISSE, MAIS FRIO/MENOS CALOR PARA BROTAR. SE TIVESSE SIDO RUIM NÃO TERÍAMOS BROTAÇÃO PRECOCE. FOI O SEGUNDO MELHOR INVERNO EM UNIDADES DE FRIO. +-2300 UNIDADE ABAIXO DE 15ºC, OU SEJA, 96 DIAS.

 

 

 

NÃO VÍ QUE FICOU TUDO IGUAL, LETRAS...

 

A ÚNICA COISA QUE SALVOU FOI A NEVADA RAZOAVEL DE SETEMBRO!!!

 

Fui!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Antes de mais nada queria agradecer aos colegas que estão escrevendo em letras garrafais, pois estou ficando um pouco míope e isso tem facilitado a minha leitura.

 

Tudo é questão de ponto de vista e gosto pessoal. Não há uma análise técnica aprofundada. Os meses tiveram pontos positivos e negativos. Julho teve calor e frio. Calor recorde, frio recorde. O que pesa mais?

 

Tem gente que prefere a quebra de recordes em detrimento de alguns dias de calor (eu). Outros preferem um frio constante, mesmo que não tão forte sem quebra de recordes. Isso é gosto pessoal, não análise técnica.

 

Concordo com o Tora, mas enfatizo que dizer se um inverno é bom ou não sempre será uma questão de percepção pessoal e não técnica. Afinal, a pergunta que virá em seguida é: Bom para quem?

 

O Tora e o Alexandre preferem extremos mesmo que em meio a dias quentes.

Eu e o Caio também gostamos de extremos, mas se em meio a estes rolarem 10 dias nos quais tu esquece que esta no inverno, para nós a coisa já ficou ruim!

Outros gostam de meses com frio constante, sem extremos (como maio deste ano).

 

Se olharmos as horas ou as unidades de frio, diríamos que o inverno foi ótimo para maça. Se olharmos as contas correntes dos agricultores no ano que vem veremos que foi péssimo!

 

Em termos pessoais, para mim, se fizer calor só nos pré-frontais e em um veranico em maio e outro em junho (fora a segunda quinzena de agosto, na qual smepre tem calor), tivermos umas duas boas nevadas em SJ pelo menos e número de negativas em SJ maior ou igual a média, o inverno já seria muito bom!! Entretanto, meu parâmetro e Curitiba e SJ.

 

Se levarmos em conta que caiu neve em flocos (chegando a acumular bem pouco em alguns locais) na Região Metropolitana de POA neste ano, não é de se estranhar que os portoalgrenses fanáticos por frio achem que 2006 foi bom!!! Acho que se eu visse neve aqui na BEnto Viana, ao chegar em casa para almoçar eu teria achado 2006 fantástico!!!

 

Portanto, esqueçam o cientificismo! Por trás de todos os dados estatísiticos frios e precisos existe uma mente com cultura e gostos próprios para interpretá-los!!!

 

Valeu!

Link to comment
Share on other sites

Foi frio sim, quem não achou frio foi pq não passou frio na rodoviária de Lages como eu.

 

Bem, se foi frio sim!! você precisa vir para Campos que bate 3 graus todo dia em julho que acho fraco e não 09 de S Joaquim , quanto mais Lages.....realmente você não sabe o que é frio......nossa senhora.. :roll:

 

Campos do Jordão - SP ( Inmet ):

 

01/07 : 03,4ºC / 18,0ºC

02/07 : 04,8ºC / 13,6ºC

03/07 : 07,8ºC / 16,4ºC

04/07 : 01,4ºC / 18,0ºC

05/07 : 02,8ºC / 18,2ºC

06/07 : 01,0ºC / 19,4ºC

07/07 : 04,0ºC / 20,8ºC

08/07 : 05,6ºC / 22,8ºC

09/07 : 08,2ºC / 22,2ºC

10/07 : 08,8ºC / 17,6ºC

11/07 : 05,4ºC / 22,8ºC

12/07 : 05,8ºC / 20,0ºC

13/07 : 04,0ºC / 19,8ºC

14/07 : 02,8ºC / 19,0ºC

15/07 : 03,0ºC / 15,0ºC

16/07 : 02,0ºC / 16,4ºC

17/07 : 01,8ºC / 18,0ºC

18/07 : 03,0ºC / 18,0ºC

19/07 : 01,8ºC / 19,0ºC

20/07 : 04,2ºC / 19,6ºC

21/07 : 02,0ºC / 21,4ºC

22/07 : 03,0ºC / 22,0ºC

23/07 : 05,8ºC / 22,2ºC

24/07 : 04,4ºC / 21,8ºC

25/07 : 04,8ºC / 22,4ºC

26/07 : 04,4ºC / 22,2ºC

27/07 : 02,8ºC / 22,6ºC

28/07 : 05,0ºC / 22,2ºC

29/07 : 10,8ºC / 18,7ºC

30/07 : 05,8ºC / 10,0ºC

31/07 : 07,4ºC / 12,4ºC

 

9 DIAS ABAIXO DE 3,0

 

São Joaquim - SC ( Climaterra ) :

 

01/07 : 06,4°C / 14,3°C BANDEIRA; 5,2ºC GEADA

02/07 : 08,7ºC / 16,9ºC BANDEIRA; 8,5ºC

03/07 : 04,7ºC / 16,2°C BANDEIRA; 2,4°C GEADA

04/07 : 04,6ºC / 18,3ºC BANDEIRA; 0,8ºC GEADA

05/07 : 05,6ºC / 18,6ºC BANDEIRA; 4,3ºC GEADA

06/07 : 05,3°C / 19,6ºC BANDEIRA; 3,5ºC GEADA.

07/07 : 07,8ºC / 19,8ºC BANDEIRA; 4,7ºC GEADA

08/07 : 10,2ºC / 21,1ºC BANDEIRA; 7,1ºC

09/07 : 09,4ºC / 17,1ºC BANDEIRA; 9,7ºC GEADA

10/07 : 01,7°C / 16,5ºC BANDEIRA; 0,9ºC GEADA.

11/07 : 06,5ºC / 17,8ºC BANDEIRA; 5,2ºC GEADA

12/07 : 11,4ºC / 20,4ºC BANDEIRA; 11,5ºC

13/07 : 11,9ºC / 22,3ºC BANDEIRA; 10,2ºC

14/07 : 08,1ºC / 20,3ºC BANDEIRA; 5,8ºC

15/07 : 10,6°C / 13,6°C BANDEIRA; 11,1°C

16/07 : 09,8ºC / 16,8ºC BANDEIRA; 10,0ºC

17/07 : 10,0ºC / 18,1°C BANDEIRA; 9,2°C

18/07 : 06,7ºC / 19,4ºC BANDEIRA; 5,0ºC

19/07 : 09,0ºC / 16,6ºC BANDEIRA; 6,2ºC

20/07 : 10,1ºC / 19,3ºC BANDEIRA; 10,3ºC

21/07 : 09,7ºC / 19,3ºC BANDEIRA; 7,4ºC

22/07 : 08,1°C / 20,7ºC BANDEIRA; 6,4ºC

23/07 : 14,1ºC / 21,5ºC BANDEIRA; 11,9ºC

24/07 : 12,3ºC / 15,9ºC BANDEIRA; 10,1ºC

25/07 : 12,1ºC / 15,1ºC BANDEIRA; 12,6ºC

26/07 : 12,0ºC / 16,6ºC BANDEIRA; 12,9ºC

27/07 : 11,8ºC / 16,3ºC BANDEIRA; 11,4ºC

28/07 : 11,3°C / 19,4ºC BANDEIRA; 10,7ºC

29/07 : -0,7ºC / 12,9ºC BANDEIRA; 0,0ºC GEADA

30/07 : -4,2ºC / 08,1ºC BANDEIRA; -3,6ºC GEADA NEVE

31/07 : -6,8ºC / 10,9ºC BANDEIRA; -7,5ºC GEADA

 

4 DIAS, SENDO 3 ABAIXO DE ZERO. 6 NO BANDEIRA

 

NESTE MÊS A DIFERENÇA ATÉ QUE FOI GRANDE, SÓ QUE O FRIO FOI BEM MAIS ACENTUADO POR AQUI, E O CALOR TAMBÉM. MAIS FOI UM JULHO BEM ATÍPICO. O NORMAL É +-13 DIAS ABAIXO DE 5,0

Link to comment
Share on other sites

Antes de mais nada queria agradecer aos colegas que estão escrevendo em letras garrafais, pois estou ficando um pouco míope e isso tem facilitado a minha leitura.

 

Tudo é questão de ponto de vista e gosto pessoal. Não há uma análise técnica aprofundada. Os meses tiveram pontos positivos e negativos. Julho teve calor e frio. Calor recorde, frio recorde. O que pesa mais?

 

Tem gente que prefere a quebra de recordes em detrimento de alguns dias de calor (eu). Outros preferem um frio constante, mesmo que não tão forte sem quebra de recordes. Isso é gosto pessoal, não análise técnica.

 

O Tora e o Alexandre preferem extremos mesmo que em meio a dias quentes.

Eu e o Caio também gostamos de extremos, mas se em meio a estes rolarem 10 dias nos quais tu esquece que esta no inverno, para nós a coisa já ficou ruim!

Outros gostam de meses com frio constante, sem extremos (como maio deste ano).

 

Em termos pessoais, para mim, se fizer calor só nos pré-frontais e em um veranico em maio e outro em junho (fora a segunda quinzena de agosto, na qual smepre tem calor), tivermos umas duas boas nevadas em SJ pelo menos e número de negativas em SJ maior ou igual a média, o inverno já seria muito bom!! Entretanto, meu parâmetro e Curitiba e SJ.

 

O Zé tem a mesma percepção que a minha. É isso aí!

Link to comment
Share on other sites

Cidade quente que, se bobear, empatou com Campos na mínima absoluta! hehe

 

Poxa Torales , não sabia que Santa Cruz do Sul e Campos tinha extremos semelhantes...quer dizer que lá então já deve ter dado -07 ou -08.....mais um polo frio para o Brasil...

 

Mesma mínima absoluta no mês de julho/2006 :wink:

 

A mínima absoluta de Santa Cruz do Sul é muito parecida com a de POA: -4ºC

Link to comment
Share on other sites

Em termos pessoais, para mim, se fizer calor só nos pré-frontais e em um veranico em maio e outro em junho (fora a segunda quinzena de agosto, na qual smepre tem calor), tivermos umas duas boas nevadas em SJ pelo menos e número de negativas em SJ maior ou igual a média, o inverno já seria muito bom!! Entretanto, meu parâmetro e Curitiba e SJ.

 

 

Valeu![/size]

 

Para mim isso também seria muito satisfatório! E como.

Link to comment
Share on other sites

Incrivel , toda discussão que se fala de frio extremo ou forte aqui no Baz acaba terminando o assunto em São Joaquim e Campos do Jordão.. :D

 

Gostaria de prestar meus agradecimentos especialmente ao pessoal do sul pelo prestígio por Campos...nota 10 mesmo..!! :D

 

O ponto negativo disto é que os demais polos frios do Brasil ficam *Ausentes* :?

 

Penso que temos que ter *Soledade* com as demais, ou melhor soliedariedade com as demais, porque daí vamos dar um *Passo Fundo* importante na meteorologia.

 

Ai sim vamos dar uma grande salva de *Palmas* aqui no forum..

 

Eu, pessoalmente, acho essa discussão artificial e ridícula, tendo já várias vezes manifestado meu ponto de vista aqui. São Joaquim massacra Campos do Jordão na relação frio/eventos de frio. Só insiste em CJ quem desfruta do marketing de CJ e jamais "dormiu na rodoviária de Lages" (sentido de experimentar o frio em SJ e região).

Link to comment
Share on other sites

Incrivel , toda discussão que se fala de frio extremo ou forte aqui no Baz acaba terminando o assunto em São Joaquim e Campos do Jordão.. :D

 

Gostaria de prestar meus agradecimentos especialmente ao pessoal do sul pelo prestígio por Campos...nota 10 mesmo..!! :D

 

O ponto negativo disto é que os demais polos frios do Brasil ficam *Ausentes* :?

 

Penso que temos que ter *Soledade* com as demais, ou melhor soliedariedade com as demais, porque daí vamos dar um *Passo Fundo* importante na meteorologia.

 

Ai sim vamos dar uma grande salva de *Palmas* aqui no forum..

 

:lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Qual foi a última vez que CDJ registrou mínima igual ou inferior a -5oC?

 

Acho que CDJ apresenta mínimas de -5ºC com a mesma frequência que eu em Canela. Uma vez a cada 10/15 anos.

 

PHP, Carlos Dias e Cia, não estou falando de baixadas.

 

Campos do Jordão :

 

anos 40 : -08,4ºC

1979 : -07,3ºC

1994 : -06,2ºC

1995 : -03,1ºC

1996 : -02,2ºC

1997 : -02,8ºC

1998 : -03,2ºC

1999 : -02,5ºC

2000 : -04,9ºC

2001 : -01,9ºC

2002 : -03,2ºC

2003 : -01,8ºC

2004 : -03,9ºC

2005 : -01,5ºC

2006 : -01,0ºC

 

Isso ratifica o que eu disse: foram 4 episódios com temperatura de -5ºC ou menos em CDJ em um período de 60 anos. Uma média de uma a cada 15 anos. Em Canela deve ocorrer o mesmo. Sei que em 2000 deu -5,5ºC no meu condomínio.

 

Comparando os últimos 4 anos CDJ x Canela com os dados do Inmet que acabste de postar e os da minha casa (topo e com termômetro a cerca de 10 metros do solo. Devemos considerar isto), dá até para fazer um paralelo interessante. Por isso também considero ridícula e desproposital a comparação SJ e CDJ em relação a extremos e eventos de frio.

 

2003

CDJ: -1,8ºC

Minha Casa em Canela: -2,4ºC (o Marcos estava comigo neste dia. A sensação era que estava no mínimo uns -3,0ºC a 2 metros do solo).

 

2004

CDJ: -3,9ºC

Minha Casa em Canela: -2,8ºC

 

2005

CDJ: -1,5ºC

Minha Casa em Canela: -0,2ºC (muito ruim em mínimas este ano)

 

2006

CDJ: -1,0ºC

Minha Casa em Canela: -1,9ºC (porém foi o ano com maior número de temperaturas negativas. Deu quase 10)

 

Resumo da Ópera: Até a minha casa em Canela com o abrigo localizado a 10 metros do solo registra mínimas absolutas inferiores a CDJ. Por considero um despropósito a comparação CDJ x SJ. São dois mundos distintos! As comparações Morro BAZ x Morro da Igreja x Urupema x SJ x SJA x Cambará x São Chico são muito mais sensatas, pois envoilvem um mesmo sistema. CDJ deve ficar na comparação com Monte Verde, Pico do Couto, Teresópolis, Brasília, Mauá, etc, todas cidade de clima tropical de altitude.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Eu, pessoalmente, acho essa discussão artificial e ridícula, tendo já várias vezes manifestado meu ponto de vista aqui. São Joaquim massacra Campos do Jordão na relação frio/eventos de frio. Só insiste em CJ quem desfruta do marketing de CJ e jamais "dormiu na rodoviária de Lages" (sentido de experimentar o frio em SJ e região).

 

E justamente essa discussão artificial e ridícula sustenta o Forum a três anos....essa é a pura verdade..!!! 8)

 

Só quem sabe discutir apenas esse assunto entende que o fórum se sustenta apenas por isso. O BAZ tem e teve discussões inúmeras sobre tantos assuntos aqui que vão muito além desta pobreza de SJ vs CJ.

Link to comment
Share on other sites

Foi frio sim, quem não achou frio foi pq não passou frio na rodoviária de Lages como eu.

 

 

4 DIAS, SENDO 3 ABAIXO DE ZERO. 6 NO BANDEIRA

 

NESTE MÊS A DIFERENÇA ATÉ QUE FOI GRANDE, SÓ QUE O FRIO FOI BEM MAIS ACENTUADO POR AQUI, E O CALOR TAMBÉM. MAIS FOI UM JULHO BEM ATÍPICO. O NORMAL É +-13 DIAS ABAIXO DE 5,0

 

Ronaldo vou dar uma analisada nestes numeros, talvez então o Jonathan sentiu esse frio todo de Lages por viver em uma cidade quente.....

 

TEM MUITA DIFERENÇA PEGAR 1/3ºC COM AR SECO E PEGAR 5/7ºC COM AR BEM ÚMIDO E VENTO OU MESMO POUCO VENTO.

Link to comment
Share on other sites

Cidade quente que, se bobear, empatou com Campos na mínima absoluta! hehe

 

Poxa Torales , não sabia que Santa Cruz do Sul e Campos tinha extremos semelhantes...quer dizer que lá então já deve ter dado -07 ou -08.....mais um polo frio para o Brasil...

 

Mesma mínima absoluta no mês de julho/2006 :wink:

 

A mínima absoluta de Santa Cruz do Sul é muito parecida com a de POA: -4ºC

 

O QUE É MUITO PRÓXIMO DA MÍNIMA DA SEGUNDA CIDADE MAIS FRIA DO BRASIL, TISC, TISC... :lol:

Link to comment
Share on other sites

Estou impressionado com a total ausência de verão na cidade de SJA. A galera enfrenta inverno em 300 dias/ano pelo jeito :shock:

 

AGORA É QUE VIRAM ISTO!!!

 

AQUI TEM UMA CONSTRUTORA QUE FOI "OBRIGADA" A PEGAR MAIS GENTE DE S.JOAQUIM, POIS OS QUE VIERAM DE FORA NÃO RESISTIRAM AO NOSSO "VERÃO" E FORAM EMBORA....

Link to comment
Share on other sites

Incrivel , toda discussão que se fala de frio extremo ou forte aqui no Baz acaba terminando o assunto em São Joaquim e Campos do Jordão.. :D

 

Gostaria de prestar meus agradecimentos especialmente ao pessoal do sul pelo prestígio por Campos...nota 10 mesmo..!! :D

 

O ponto negativo disto é que os demais polos frios do Brasil ficam *Ausentes* :?

 

Penso que temos que ter *Soledade* com as demais, ou melhor soliedariedade com as demais, porque daí vamos dar um *Passo Fundo* importante na meteorologia.

 

Ai sim vamos dar uma grande salva de *Palmas* aqui no forum..

 

BOA.

 

MAIS QUE TÚ ÉS UM CHATO DE GALOCHA, AH ISSO É!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: E QUASE POLÍTICO...KKKKKKKKKKKKKKK

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Incrivel , toda discussão que se fala de frio extremo ou forte aqui no Baz acaba terminando o assunto em São Joaquim e Campos do Jordão.. :D

 

Gostaria de prestar meus agradecimentos especialmente ao pessoal do sul pelo prestígio por Campos...nota 10 mesmo..!! :D

 

O ponto negativo disto é que os demais polos frios do Brasil ficam *Ausentes* :?

 

Penso que temos que ter *Soledade* com as demais, ou melhor soliedariedade com as demais, porque daí vamos dar um *Passo Fundo* importante na meteorologia.

 

Ai sim vamos dar uma grande salva de *Palmas* aqui no forum..

 

BOA.

 

MAIS QUE TÚS É UM CHATO DE GALOCHA, AH ISSO É!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: E QUASE POLÍTICO...KKKKKKKKKKKKKKK

 

Acho que ele quer se convencer que CDJ é mais fria, pois pelo jeito que anda a bolsa ele não sai de SP tão cedo :lol:

Link to comment
Share on other sites

Qual foi a última vez que CDJ registrou mínima igual ou inferior a -5oC?

 

Acho que CDJ apresenta mínimas de -5ºC com a mesma frequência que eu em Canela. Uma vez a cada 10/15 anos.

 

PHP, Carlos Dias e Cia, não estou falando de baixadas.

 

Campos do Jordão :

 

anos 40 : -08,4ºC

1979 : -07,3ºC

1994 : -06,2ºC

1995 : -03,1ºC

1996 : -02,2ºC

1997 : -02,8ºC

1998 : -03,2ºC

1999 : -02,5ºC

2000 : -04,9ºC

2001 : -01,9ºC

2002 : -03,2ºC

2003 : -01,8ºC

2004 : -03,9ºC

2005 : -01,5ºC

2006 : -01,0ºC

 

Horto ou Inmet?

Link to comment
Share on other sites

Qual foi a última vez que CDJ registrou mínima igual ou inferior a -5oC?

 

Acho que CDJ apresenta mínimas de -5ºC com a mesma frequência que eu em Canela. Uma vez a cada 10/15 anos.

 

PHP, Carlos Dias e Cia, não estou falando de baixadas.

 

Campos do Jordão :

 

anos 40 : -08,4ºC

1979 : -07,3ºC

1994 : -06,2ºC

1995 : -03,1ºC

1996 : -02,2ºC

1997 : -02,8ºC

1998 : -03,2ºC

1999 : -02,5ºC

2000 : -04,9ºC

2001 : -01,9ºC

2002 : -03,2ºC

2003 : -01,8ºC

2004 : -03,9ºC

2005 : -01,5ºC

2006 : -01,0ºC

 

Horto ou Inmet?

 

Os extremos de mínima da Grande Porto Alegre nestes últimos cinco anos não se distanciam muito de Campos do Jordão por incrível que pareça. Aqui quase ao nível do mar tivemos 3,5 negativo em 2000, 1,5 negativo em 2002 e 0,5 negativo neste ano pelo que pude lembrar. O que dizer então de Ausentes e São Joaquim.

Link to comment
Share on other sites

Concordo com o Tora, mas enfatizo que dizer se um inverno é bom ou não sempre será uma questão de percepção pessoal e não técnica. Afinal, a pergunta que virá em seguida é: Bom para quem?

 

O conceito de bom ou ruim é de de fato exclusivamente de preferência ou interesse pessoal. Tempo chuvoso é tempo bom para a agricultura no verão enquanto para o turismo é tempo ruim. Agora um inverno climático pode ter sim sua intensidade avaliada sob um conjunto variado de critérios:

 

a) média da temperatura mínima

b) média da temperatura máxima

c) média absoluta

d) número de meses com temperatura abaixo da média.

e) IDF (intensidade, duração e frequência) de ondas de frio

f) número de dias com temperatura abaixo de zero nas áreas elevadas

g) número de dias com temperatura abaixo de 10 graus em baixas altitudes

h) número de horas de frio

i) intensidade e frequência de geada

j) frequência e acumulação de neve

h) distribuição espacial da geada e da neve

i) umidade relativa do ar média

j) número de episódios de vento forte associado ao ar frio

l) sensação térmica média

m) número de dias de chuva/número de dias com temperatura baixa

n) análises históricas comparativas de diversas das variáveis acima

o) outros (thundersnow, geada negra, ressaca na costa, ciclones extratropicais, etc).

 

Se consideradas as médias, o inverno de 2006 no RS e SC ficou dentro de uma normal histórica. Entretanto, registrou dias isolados com extremos de calor e com muito maior frequência períodos com eventos extremos de frio.

 

É show de bola discutir clima com o Zé porque a discussão fica rica. O mesmo que se dá em relação ao Burno quando o assunto é política econômica e o Caio/Jonathan/Luiz em se tratando de modelagem numérica.

Link to comment
Share on other sites

Concordo com o Tora, mas enfatizo que dizer se um inverno é bom ou não sempre será uma questão de percepção pessoal e não técnica. Afinal, a pergunta que virá em seguida é: Bom para quem?

 

O conceito de bom ou ruim é de de fato exclusivamente de preferência ou interesse pessoal. Tempo chuvoso é tempo bom para a agricultura no verão enquanto para o turismo é tempo ruim. Agora um inverno climático pode ter sim sua intensidade avaliada sob um conjunto variado de critérios:

 

a) média da temperatura mínima

b) média da temperatura máxima

c) média absoluta

d) número de meses com temperatura abaixo da média.

e) IDF (intensidade, duração e frequência) de ondas de frio

f) número de dias com temperatura abaixo de zero nas áreas elevadas

g) número de dias com temperatura abaixo de 10 graus em baixas altitudes

h) número de horas de frio

i) intensidade e frequência de geada

j) frequência e acumulação de neve

h) distribuição espacial da geada e da neve

i) umidade relativa do ar média

j) número de episódios de vento forte associado ao ar frio

l) sensação térmica média

m) número de dias de chuva/número de dias com temperatura baixa

n) análises históricas comparativas de diversas das variáveis acima

o) outros (thundersnow, geada negra, ressaca na costa, ciclones extratropicais, etc).

 

Se consideradas as médias, o inverno de 2006 no RS e SC ficou dentro de uma normal histórica. Entretanto, registrou dias isolados com extremos de calor e com muito maior frequência períodos com eventos extremos de frio.

 

É show de bola discutir clima com o Zé porque a discussão fica rica. O mesmo que se dá em relação ao Burno quando o assunto é política econômica e o Caio/Jonathan/Luiz em se tratando de modelagem numérica.

 

Grande Alexandre!!

 

Que bom que gostas das minhas maluquices climáticas!!!

 

 

 

Abração!!!

Link to comment
Share on other sites

Concordo com o Tora, mas enfatizo que dizer se um inverno é bom ou não sempre será uma questão de percepção pessoal e não técnica. Afinal, a pergunta que virá em seguida é: Bom para quem?

 

O conceito de bom ou ruim é de de fato exclusivamente de preferência ou interesse pessoal. Tempo chuvoso é tempo bom para a agricultura no verão enquanto para o turismo é tempo ruim. Agora um inverno climático pode ter sim sua intensidade avaliada sob um conjunto variado de critérios:

 

a) média da temperatura mínima

b) média da temperatura máxima

c) média absoluta

d) número de meses com temperatura abaixo da média.

e) IDF (intensidade, duração e frequência) de ondas de frio

f) número de dias com temperatura abaixo de zero nas áreas elevadas

g) número de dias com temperatura abaixo de 10 graus em baixas altitudes

h) número de horas de frio

i) intensidade e frequência de geada

j) frequência e acumulação de neve

h) distribuição espacial da geada e da neve

i) umidade relativa do ar média

j) número de episódios de vento forte associado ao ar frio

l) sensação térmica média

m) número de dias de chuva/número de dias com temperatura baixa

n) análises históricas comparativas de diversas das variáveis acima

o) outros (thundersnow, geada negra, ressaca na costa, ciclones extratropicais, etc).

 

Se consideradas as médias, o inverno de 2006 no RS e SC ficou dentro de uma normal histórica. Entretanto, registrou dias isolados com extremos de calor e com muito maior frequência períodos com eventos extremos de frio.

 

É show de bola discutir clima com o Zé porque a discussão fica rica. O mesmo que se dá em relação ao Burno QUEM SERÁ ESTE??? DEVE SER NOVO!!!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKquando o assunto é política econômica e o Caio/Jonathan/Luiz em se tratando de modelagem numérica.

 

Grande Alexandre!!

 

Que bom que gostas das minhas maluquices climáticas!!!

 

 

 

Abração!!!

Link to comment
Share on other sites

O conceito de bom ou ruim é de de fato exclusivamente de preferência ou interesse pessoal. Tempo chuvoso é tempo bom para a agricultura no verão enquanto para o turismo é tempo ruim. Agora um inverno climático pode ter sim sua intensidade avaliada sob um conjunto variado de critérios:

 

a) média da temperatura mínima

b) média da temperatura máxima

c) média absoluta

d) número de meses com temperatura abaixo da média.

e) IDF (intensidade, duração e frequência) de ondas de frio

f) número de dias com temperatura abaixo de zero nas áreas elevadas

g) número de dias com temperatura abaixo de 10 graus em baixas altitudes

h) número de horas de frio

i) intensidade e frequência de geada

j) frequência e acumulação de neve

h) distribuição espacial da geada e da neve

i) umidade relativa do ar média

j) número de episódios de vento forte associado ao ar frio

l) sensação térmica média

m) número de dias de chuva/número de dias com temperatura baixa

n) análises históricas comparativas de diversas das variáveis acima

o) outros (thundersnow, geada negra, ressaca na costa, ciclones extratropicais, etc).

 

 

isso!

 

determinemos conceitos objetivos, com parâmetros, eficientes para determinar as coisas e as discussões...

Link to comment
Share on other sites

Acho q deve ta havendo confusao.

Um que mora no sudeste fala que o inverno de 2006 foi quente, e o Alexandre nos bombardeia com dados do frio na grande POA e o Ronaldo das horas de frio em SJ, ai pronto, ta feito o prato pra voltar a discutir CDJxSJ hehe.

Acho que é bom ser mais claro quando for falar de um inverno frio ou quente, dizendo em qual cidade.

 

E pra mim, com base em dados, o inverno de 2006 em Curitiba foi quente sim!! Num to esperando que de maio a setembro seja frio aqui,eu sei que no Brasil nao tem isso em lugar nenhum quase. Mas no geral aqui foi quente!! Acho que boa parte do PR e SP foi assim. Acho que do RJ pra cima (incluo serra da mantiqueira) ate que foi interessante, com alguns episodios de "frio" bons ate no nordeste.

 

PS: num quis falar mal do ronaldo e do alexandre, continue mandando os dados ai que eh legal, citei mais para exemplificar. Mas o inverno brasileiro nao se resume as ondas de frio que chegam no RS.

Link to comment
Share on other sites

Eu, pessoalmente, acho essa discussão artificial e ridícula, tendo já várias vezes manifestado meu ponto de vista aqui. São Joaquim massacra Campos do Jordão na relação frio/eventos de frio. Só insiste em CJ quem desfruta do marketing de CJ e jamais "dormiu na rodoviária de Lages" (sentido de experimentar o frio em SJ e região).

 

E quem disse que estou comparando SJ x CJ, estou apenas postando dados destas e mais uns 10 polos frios do Brasil.

 

Não sou idiota de achar que Campos é mais fria que S. Joaquim, mas ai digo que no verão Campos leva vantagem , mas dai vem vocês e falam que falar do verão aqui é ridiculo...mas vc tem razão , o verão não faz parte do ano..

 

Agora discussão rídícula é ficar comparando POA com Campos que está levando pau até de Florianópolis ou falar que Canela dá um banho de frio neste polo frio aqui do Sudeste, isto é artificial.......

 

Sabe o que deveríamos fazer.......Já que o verão não entra na contra peça pro Luiz fechar o forum agora e reabrir em abril...e depois eu que sou politico aqui..... :roll:

 

O verão de Campos do Jordão é mais ameno que o verão da maioria das cidades nos EUA, até no Canadá e partes da Europa, China, Nova Zelândia, e etc. Porém, isso não a faz uma das cidades mais frias do mundo, por exemplo! Por mais que "o verão faça parte do ano".

 

Em mínima absoluta, Campos do Jordão não tem "força" pra aguentar o frio dos campos de cima da serra ou de São Joaquim. Os valores dos últimos anos estão mais para região metropolitana de POA mesmo! -1,0C em todo o ano e numa região menos urbanizada é muito pouco de frio absoluto. Neste ponto, a maioria das cidades "deitou e rolou" aqui no sul. hehe

Link to comment
Share on other sites

O inverno de 2006 para mim ficou entre os cinco melhores que já experimentei. Prefiro viver um 4 de setembro do que passar um inverno inteiro seco e abaixo de zero. Ao meu ver quem mora no Sul do Brasil e gosta de frio não tem o que reclamar do inverno de 2006.

 

É show de bola discutir clima com o Zé porque a discussão fica rica.

 

5) Médias são enganosas, mas extremos absolutos também! julho de 2006 teve uma das maiores médias da história na maioria do sul do Brasil e teve a maior sequencia de dias nos quais simplesmente não havia nada que sequer lembrasse que estávamos no inverno. Isso é ridículo!

 

É Alexandre, depois sou eu o leigo aqui heimm.. :shock: :lol:

 

fui.....

 

Não entendi !!!!!!!!!!!!!!!!!1

Link to comment
Share on other sites

Incrivel , toda discussão que se fala de frio extremo ou forte aqui no Baz acaba terminando o assunto em São Joaquim e Campos do Jordão.. :D

 

Gostaria de prestar meus agradecimentos especialmente ao pessoal do sul pelo prestígio por Campos...nota 10 mesmo..!! :D

 

O ponto negativo disto é que os demais polos frios do Brasil ficam *Ausentes* :?

 

Penso que temos que ter *Soledade* com as demais, ou melhor soliedariedade com as demais, porque daí vamos dar um *Passo Fundo* importante na meteorologia.

 

Ai sim vamos dar uma grande salva de *Palmas* aqui no forum..

 

assim, daremos um "Passo Fundo" na meteorologia.

 

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

 

carlos, só você mesmo... :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Quem está no BAZ não sente la Soledad ( a solidão). :lol:

Este Carlão hein.

Tá aí uma briga boa que eu gostaria de ver em pratos limpos,peleia de pesos pesados, acima dos 1000kg, digo metros :lol:

Tá na hora do Desafio entre o quinteto fantástico:

-São Joaquim

-Urupema

-Urubici

-Bom Jardim da Serra

-São José dos Ausentes

Apostem suas fichas, eu pra variar, aposto em Urubici(município) e Urupema e logo em seguida Ausentes( só pra provocar) :lol:

Link to comment
Share on other sites

Quem está no BAZ não sente la Soledad ( a solidão). :lol:

Este Carlão hein.

Tá aí uma briga boa que eu gostaria de ver em pratos limpos,peleia de pesos pesados, acima dos 1000kg, digo metros :lol:

Tá na hora do Desafio entre o quinteto fantástico:

-São Joaquim

-Urupema

-Urubici

-Bom Jardim da Serra

-São José dos Ausentes

Apostem suas fichas, eu pra variar, aposto em Urubici(município) e Urupema e logo em seguida Ausentes( só pra provocar) :lol:

 

Paulo, se não me engano, Urubici está abaixo dos 1000m. :!:

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

O município está acima.

 

Urubici é uma cidade bem pequena dentro de um panelão de morros. Não tem nada nos arredores. Acho que tudo que tem fora do município é o CINDACTA. Ninguém vai colocar estação no topo de um morro. Se um dia colocarem, será na cidade, zona urbana, que nunca ganhará em médias de São Joaquim e cia.

Link to comment
Share on other sites

Incrível ,como surgem toda hora defensores de SJ!!!

Por quê o medo de Uubici?

É no município de Urubici que estão os pontos mais frios do BR, vcs queiram ou não.

Se é no município de Urubici,pra mim é Urubici.

 

Proponho que sigamos o raciocínio do Paulo. Porto Alegre tem que ser considerada pela temperatura que faz no alto do Morro Santana, a 300 metros de altitude, onde moram 50 pessoas. Vamos desconsiderar a temperatura que faz na cidade inteira, com altitudes entre 20 e 50 metros, onde moram mais de 1 milhão de pessoas.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.