Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo Severo - Primavera de 2006/2007


Jaqueline
 Share

Recommended Posts

As chuvas estão se espalhando novamente sobre SC e RS. Logo logo deve chover por aqui.

 

Até o momento, acumulei 20 mm desde ontem. Tenho 19,8° com 86% e chuvisco. Um dia muito bom para entrar em depressão, hehe.

 

Marcos, aqui em casa deu chuva de escorrer água entre quatro e cinco da tarde. Na automática do INMET ficou a tarde inteira em zero. Choveu aí ?

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 592
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Destaque para o frio aqui em POA: 17,6° no momento!

 

Marcos, aqui em casa deu chuva de escorrer água entre quatro e cinco da tarde. Na automática do INMET ficou a tarde inteira em zero. Choveu aí ?

Put* merd*!!! Foi exatamente a hora em que eu fui cortar o cabelo!!! ](*,) :lol:

 

Mas, se deu uma pancada de chuva muito forte, ela foi muito breve. Eu tinha 20 mm no início da tarde e, depois que vim para casa, estava com 22 mm (ou seja: 2 mm em um período de 3 h). Desde ontem até agora, acumulei 22,5 mm.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

O INMET em Curitiba acumulou 30 mm em 1 h!! :shock: E tem chuva forte em várias áreas!! Na última hora, foram 13 mm em Indaial e 11 mm em Santo Augusto, sendo que a cidade acumulou aproximadamente 55 mm ao longo do dia de hoje (quase tudo concentrado de tarde).

 

Santo Augusto e Santa Rosa estavam com radiação solar mínima!!! Devia estar muito nublado, escuro, com frequentes trovoadas e chuvas fortes. Santa Rosa somou próximo de 40 mm.

 

Por aqui, chuvisco, um tempo feio pra caramba. Estou na casa dos 17° e tem um pouco de vento.

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Noroeste do estado do Paraná o tempo permanece extremamente quente, desagradável mesmo. Ocorreram pancadas isoladas na região, mas continuamos fora da área de atuação do cavado que atinge o resto do estado! :(

 

A minha cachorrinha está dormindo no piso, coisa que raramente faz. Há pouco estávamos dando gelo para ela comer.

 

Nós estamos derretendo.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

CEU DESABOU EM SÃO PAULO A POUCO!!!!

 

por volta das 8:15 menos de 1 hora atraz uma chuva muito forte chegou em poucos minutos... aqui em casa na zona sudoeste da capital, teve chuva torrencial, vendaval e granizo... e o maior espetaculos de raios do ano e quem sabe desse milenio olha contei uns 2 raios por segundo impressionante nao paravam sem contar as explosoes de transformadores! a luz acabou em diversos lugares inclusive aqui mais ja voltou! ate q emfim uma frente fria chegou com força aqui :shock:

 

li acima 30 milimetros em uma hora.. é bastante mais isso me faz lembrar os 97 milimetros em uma hora numa chuva d verão aqui isso seria um record??? lol

 

nao consegui tirar fotos pois estao sem camera digital... mais a situação foi grave deve haver varios pontois de alagamento...

Link to comment
Share on other sites

SC TEVE MUITA CHUVA ENTRE OS DIAS 17 ATÉ MANHÃ DO DIA 20 DE NOVEMBRO, CONFORME OS DADOS ABAIXO.

 

TOTAIS ACUMULADOS ENTRE AS 10h:00 DO DIA 17 ATÉ AS 10h:00 DO DIA 20/11/06.

 

CAMPO BELO DO SUL; 270,6 mm

 

CHAPECÓ; 202,0 mm

 

TIMBÉ DO SUL; 187,0 mm

 

BOCAINA DO SUL; 169,8 mm

 

LAGES; 147,0 mm

 

CELSO RAMOS; 136,9 mm

 

CAMPOS NOVOS; 129,0 mm

 

ANITÁPOLIS; 129,0 mm

 

S.JOAQUIM /INMET; 126,0 mm

 

CONCÓRDIA; 124,9 mm

 

FAXINAL DOS GUEDES; 123,8 mm

 

SÃO JOSÉ DO CERRITO; 115,8 mm

 

URUSSANGA; 117,0 mm

 

URUBICÍ; 109,4 mm

 

FLORIANÓPOLIS; 103,0 mm

 

S.JOAQUIM /CLIMATERRA; 97,4 mm

 

SÃO FRANCISCO DO SUL; 96,8 mm

 

MAIORES PRECIPITAÇÕES EM 24 HORAS;

 

CHAPECÓ (LEITURA DA MANHÃ, 10: DO DIA 19); 81,8 mm, SUPEROU O RECORDE DE NOVEMBRO DE 1977 COM 70,0 mm.

 

LAGES ((LEITURA DA MANHÃ DO DIA 19); 78,9 mm A MAIOR DESDE 2002.

 

ITÁ ((LEITURA DA MANHÃ DO DIA 18 E DIA 19); 85,8 E 79,2mm, DESDE 1994 NÃO OCORRIA TANTA CHUVA EM 24 HORAS.

 

FONTE; EPAGRI /CIRAN E CLIMATERRA.

 

Material produzido pela Climaterra. É vedada a divulgação das informações sem a menção expressa da fonte

Link to comment
Share on other sites

Em Campinas tivemos outro temporal no dia 19/11, por volta das 18:30-19:00, com ventos de quase 100 Km/h no Cepagri e 102 Km/h em Viracopos, além de uma boa chuva.

Houve queda de monomotor em Capivari devido ao vento, além da queda de 37 árvores, destelhamentos de residências/estabelecimentos comerciais e queda de placas publicitárias em Campinas, conforme mencionou o jornal Correio Popular.

A boa notícia é que não houve vítimas.

Link to comment
Share on other sites

nossa como o forum ta parado a frente fria passo causando estragos e ninguem comentou nada!!!

 

bom aqui agora a pouco choveu bastante forte porem sem vento ou granizo mais foi o suficiente para causar alagamentos... o corrego pirajussara aqui perto acabou de transbordar (denovo)... o tempo ainda esta feio(pra mim bonito) vamos ver se vem mais por ai...

Link to comment
Share on other sites

Uau!!! :shock: É um monstro!! E obre quase a totalidade do Paraguai, com exceção do extremo N do Chaco.

 

Também há uma linha de instabilidade se organizando sobre Entre Rios e o Uruguai, cercando o RS. Vamos ter tempestades sobre o O do PR e SC, NO do RS e S do MS. Vem coisa bonita por aí!!

Link to comment
Share on other sites

Uau!!! :shock: É um monstro!! E obre quase a totalidade do Paraguai, com exceção do extremo N do Chaco.

 

Também há uma linha de instabilidade se organizando sobre Entre Rios e o Uruguai, cercando o RS. Vamos ter tempestades sobre o O do PR e SC, NO do RS e S do MS. Vem coisa bonita por aí!!

 

Há muitas nuvens escuras nos alredores de Maringá, mas nada de significativo ocorre no momento. Tivemos chuva fraca/chuvisco apenas. Espero que noite adentro observemos algo mais substancial.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

Ainda estou sem Internet, devido as chuvas e dificuldade de deslocamento de carros baixos apenas hoje informo o avistamento de nuvem funil no litoral sul de SC, dia 25 às 10h15min do horário solar.

 

img-001.jpg

 

No momento da imagem ele já está quase se diluíndo, veio do mar em direção ao continente, ventava forte e precipitava neste dia, o giro era horário e se partiu, em seguida voltou a se organizar até diluir ficando a rotação restrita a base da nuvem. Consultei o radar do Morro da Igreja e no horário observei que no local estava bem carregado.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Jaque, a foto parece mostrar uma ilusão de ótica. Há um efeito de profundidade na imagem. O funil parece ser uma nuvem menor mais próxima e abaixo da nuvem mais escura, que é maior e está mais ao fundo.

 

Olá amigos,

 

Marcos, realmente eu diria o mesmo que vocês ao observar só a imagem. Infelizmente estava na praia e não consegui imagens melhores, ao correr até em casa e pegar a máquina só consegui registrar a diluição da formação, creio ter sido funil pelo giro além de ser a única coisa que pendeu da nuvem, observe a volta que não há mais nada abaixo da base do CB em questão, ventava muito também no momento, tenho outras fotos que quando for possível disponibilizo... No momento, em Ararangua, observo uma linha bonita de CBs vindas de oeste, de belo desenvolvimento vertical. Abraços

Link to comment
Share on other sites

Posso ter me enganado, mas uma área de instabilidade muito forte cruzou parte de Campinas, e da janela aqui do serviço vi o que parecia ser uma nuvem funil. Nuvens "subiam e desciam" muito rapidamente, foi muito rápido, porém estava longe e não causou problemas aqui no centro.

No radar do saisp era indicado 75mm, um nível a menos do que o máximo.

Link to comment
Share on other sites

aqui na zona sul de sp a chuva chegou com muita força tambem... foi linda a entrada da chuva o ceu ficou verde! por experiencia ceu verde aqui eh chuva extremamente forte e nao deu outra... quando a chuva chegou chegou forte e com muito vento destalhando algumas casas inclusive... o vendaval passou rapidamente foi tudo em apenas uma rajada muito forte impressionante... depois disso muita mais muita agua como sempre o corrego pirajussara aqui perto transbordou em diversos pontos seus afluentes tambem transbordaram... no momento aqui perto ah muita lama e moveis bloqueando as ruas...

 

essa chuva foi mais forte que todas as outras da seman passada... tirei umas fotos com celular posto em breve...

Link to comment
Share on other sites

Pessoal gastei ontem 4 horas pra cheagar em casa devido as chuvas, simplesmente São Paulo.......

 

TAMBÉM QUEREM O QUÊ!!!

 

+ DE 10000 QUILÔMETROS QUADRDADOS COM +-80/90% DE SOLO IMPERMEABILIZADO, POVO (BRASILEIRO) MAL EDUCADO, RUAS COM LIXO E RIOS IDEM, QQUER CHUVA INTENSA IRÁ CAUSAR TRANSTORNOS. DÊ A MESMA CHUVA NUMA CIDADE BEM ARBORIZADA E COM AS GALERIAS +- LIMPAS E RIOS IDEM E OS ESTRAGOS SERÃO MUITO MENORES.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Ijuí ontem por volta das 20:00 horas, caiu o maior toró... em meia hora choveu 90 mm... A frente de rajada era espetacular (tirei algumas fotos), a chuva e o vento eram tão fortes que as jaleas (de ferro) tremiam... Foi amendrotador... A agua invadiu uma parte de minha casa =/ Ah, e as descargas elétricas ocorriam com poucos segundos de diferença, foi como um SHOW PIROTÉCNICO!

 

Fui filmar com a digital mas minha câmera é uma m*.

Vou colcar algumas fotos da frente de rajada no Imagens. abraços a todos!

Link to comment
Share on other sites

Vou colocar aqui mesmo, para não abrir um novo tópico lá.

 

imag0002ws4.th.jpg

 

Aqui tentei um ângulo que o poste não aparecesse mas não teve jeito, só se eu subisse no telhado, hehe:

 

imag0011qb0.th.jpg

 

Eu não sei desvirar fotos. Nesta hora as nuvens na base estavam esverdeadas, e com descargas (Detalhe foi um vizinho que contianuava a cortar a grama da casa dele, com a máquina, e caindo raio para todo lado):

 

imag0007rc9.th.jpg

 

é isso, depois começou a chuvarada!

Link to comment
Share on other sites

uau impressionante debora...

 

aqui ameaçou uma chuva agora a pouco tirei algumas fotos com celular (uma m* tb) e agora sao 7:30 e ta de noite (detalhe agora escuresse 8:20) escuto muitos raios e está tudo preto mais ainda nao chove... acho que a coisa vai ficar preta!

 

depois conto o que aconteceu a posto as fotos...

Link to comment
Share on other sites

uau impressionante debora...

 

aqui ameaçou uma chuva agora a pouco tirei algumas fotos com celular (uma m* tb) e agora sao 7:30 e ta de noite (detalhe agora escuresse 8:20) escuto muitos raios e está tudo preto mais ainda nao chove... acho que a coisa vai ficar preta!

 

depois conto o que aconteceu a posto as fotos...

 

A instabilidade mais forte que atingiu o norte gaúcho e SC no decorrer do dia está agora no Paraná e entrando pelo sul de SP. A noite no sul e leste do estado de São Paulo pode ter muita água. O radar está mostrando núcleos de instabilidade com chuva muito intensa a oeste da Grande São Paulo.

Link to comment
Share on other sites

a chuva que falei ontem veio mesmo e com bastante força... em termos de agua mesmo nao choveu tanto siquer ouve alagamento por aqui mais ventou bastante... somente aqui na região ouve queda de 12 arvores... muitos raios tambem... mais foi soh... hoje ta bem mais frio duvido que tenhamos temporais como os dos ultimos dias...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Um fortíssimo TEMPORAL desabou aqui no bairro da Abolição,zona norte.A fortíssima chuva que começou ás 20:45 caiu acompanhada de muitos relâmpagos,trovões e alguns raios além de fortes rajadas de vento de mais de 50 km/h,caiu um clássico temporal de verão como a bastante tempo não se via(aqui tive temporais recentemente em 7/10 e 20/8 mas ocorreram devido á frente fria,pois a última chuva forte ocasionada simplesmente por instabilidades de calor foi em 21/2 e último temporal dessa natureza em 17/2) que durou até cerca de 21:30 quando o intenso temporal passou pra chuva forte,logo pra moderada e virando chuva muito fraca por volta das 21:45 e parando completamente ás 22:00,minha rua(que é ladeira) virou uma verdadeira cachoeira durante o temporal e a rua de baixo um rio,a forte enxurrada espalhou lixo pela região e explodiu até com um cano de esgoto aqui na rua,o total acumulado em 1 hora aqui no meu pluviômetro foi de 50mm(terceiro maior acumulado em 1 hora do ano,só perdendo pra 70mm em 1 hora em 27/1 e 54mm em 1 hora em 31/1) sendo que 40mm cairam só nos primeiros quarenta minutos,e o temporal não caiu só no meu bairro não,e sim em vários outros bairros da zona norte e até da zona oeste da cidade,confiram abaixo os acumulados das estações da Geo-Rio que tiveram temporal,na ordem: total acumulado de hoje,total em 1 hora e pico em 15 minutos: Anchieta: 91mm 72mm 30mm Cachambi:76mm 75mm 30mm Irajá: 69mm 50mm 17mm Mendanha:55mm 50mm 15mm Piedade:53mm 50mm 28mm Grajaú:46mm 42mm 23mm Santa Cruz:25mm 22mm 19mm(temporal rápido) Nos bairros abaixo não houve temporal,mas houve CHUVA FORTE(tudo na mesma ordem:total acumulado hoje,total em 1 hora e pico em 15 minutos): Gericinó:32mm 16mm 8mm Madureira:24mm 21mm 9mm Bangu:20mm 16mm 11mm Campo Grande:19mm 12mm 7mm Penha:18mm 15mm 7mm No Sumaré,Urca e São Cristóvão houve chuva fraca,com 3mm no Sumaré e Urca e 2mm apenas em São Cristóvão,nas outras 16 estações nem choveu. No momento já não chove mais nem troveja ou relampeia,mas o tempo segue nublado e a temperatura caiu bruscamente devido ao temporal,faz 23,1°C no momento,mas a mínima chegou a até 22,0°C durante o temporal.Não há informações sobre maiores estragos,nem feridos ou mortos.

 

Dados dos acumulados das estações: http://www.rio.rj.gov.br/alertario

Link to comment
Share on other sites

Confirmado. Todos os detalhes direto na fonte da informação.

 

Pretendo amanhecer no local, puxa, um F1 ou F2 não pode ficar impune pela digital!

 

Vamos receber fotos do local. Não precisa viajar.

 

Por favor, se possível as remeta para mim via e-mail ou forneça o link caso seja possível disponibilizá-las no BAZ. Já está mais do que na hora de criarmos um "acervo baziano" de imagens relacionadas a tempo severo! Em meio a este vestibular as coisas estão atoladas, mas logo melhoram, se Deus quiser!

 

Amanhã é o último dia! Ou apenas o começo... hahaha

 

(Física nos próximos 4 ou 5 anos, se tudo correr bem...)

Link to comment
Share on other sites

Confirmado. Todos os detalhes direto na fonte da informação.

 

Pretendo amanhecer no local, puxa, um F1 ou F2 não pode ficar impune pela digital!

 

Vamos receber fotos do local. Não precisa viajar.

 

Por favor, se possível as remeta para mim via e-mail ou forneça o link caso seja possível disponibilizá-las no BAZ. Já está mais do que na hora de criarmos um "acervo baziano" de imagens relacionadas a tempo severo! Em meio a este vestibular as coisas estão atoladas, mas logo melhoram, se Deus quiser!

 

 

Amigos, passei o dia lá, testemunhas relatam 3 tornados na cidade de Carlos Barbosa, com traçado bem definido pelas marcas, prováveis F0, mas o do posto e depósito quase F2, nunca vi tanta batata sugada e espalhada... Felizmente animais não morreram e humanos não se feriram, mas foi por pouco segundo o relato dos frentistas. No momento estoura um temporal com trovoadas rugindo aqui em Gramado, as CBs eram tão lindas que vou aproveitas e postar algumas lá no post de fotografias. Luiz, tem um link local com algumas imagens bem legais, confere em: http://www.radiogaribaldi.com.br/noticia_view.php?id_noticia=2610

 

 

Amanhã é o último dia! Ou apenas o começo... hahaha

 

(Física nos próximos 4 ou 5 anos, se tudo correr bem...)

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.