Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo Severo - Primavera de 2006/2007


Jaqueline
 Share

Recommended Posts

  • Replies 592
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

20 de novembro de 2007 | N° 15424AlertaVoltar para a edição de hojeClima

Tunas calcula seu prejuízoA segunda-feira foi para contabilizar os estragos causados pela chuva de granizo que castigou o município de Tunas, no Vale do Rio Pardo, na noite de sábado. Desde a manhã de ontem, técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura estão passando pelas quatro localidades rurais atingidas - Linha dos Patos, Poço Comprido, Pedregal e Rincão Comprido - para realizar um levantamento que aponte o tamanho da destruição.

 

Segundo o secretário de Administração, Ilson Kurtz, amanhã os dados serão encaminhados à Defesa Civil, e o município deve decretar situação de emergência.

http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a1682715.xml&template=3898.dwt&edition=8819&section=67

 

 

Matéria do Zero Hora edição do dia 20/11/07

Link to comment
Share on other sites

Alexandre,Tunas fica à 80km daqui, faz tempo que não vou lá.Posso tentar conseguir com alguém da Prefeitura, Tunas aliás que já foi distrito de Soledade, hoje pertence à região Centro-Serra do RS.Sem contar que não há ligação asfáltica, Tunas e Lagoão são as cidades mais isoladas do RS...É o interior do interior do interior meu amigo...

Link to comment
Share on other sites

Alexandre,Tunas fica à 80km daqui, faz tempo que não vou lá.Posso tentar conseguir com alguém da Prefeitura, Tunas aliás que já foi distrito de Soledade, hoje pertence à região Centro-Serra do RS.Sem contar que não há ligação asfáltica, Tunas e Lagoão são as cidades mais isoladas do RS...É o interior do interior do interior meu amigo...

 

É isso, dá uma mão, fala com a Prefeitura e pede pra eles mandarem as fotos pra ti ou pra mim. More action, less complaints....

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Atenção forte vendaval causa destelhamentos em Soledade!

Fui verificar a situação, foram dezenas de casas destelhadas, árvores caídas.Numa residência no B.Botucaraí, um automóvel FIAT, foi arrastado cerca de 5 m pelo vento e parou em cima de um canteiro, próximo dali ,uma casa foi quase que totalmente destelhada.Já no Bairro Expedicionário,algums empresas do setor pedrista foram parcialmente destelhadas.Numa pequena chácara conversei com o sr Cezar Andrade, que estava fazendo uma cerca e disse nunca ter visto nada igual, "uma nuvem comprida, veio baixando e levantou as telhas das casas vizinhas e decepou um pé de umbú, uma árvore das grandes, o vento assustou os cavalos que correram campo afora".

O umbu decepado eu vi, pena que n estava com minha máquina, mas o pessoal do Informativo Regional tem fotos.

Link to comment
Share on other sites

Site da Rádio Cristal, que tem notícias, informa que foi apenas o segundo vendaval deste ano em Soledade.

 

Notícias

 

05/12 14:22

Soledade: Várias casas são atingidas por vendaval

 

A chuva de granizo que atingiu o Estado nesta terça-feira acabou causando muitos estragos em vários municípios do Rio Grande do Sul, principalmente na Região Norte. Em Soledade, conforme levantamentos que foram feitos nesta quarta-feira, pela Secretaria Municipal de obras, em torno de 10 residências foram atingidas no Bairro Botucaraí, próximo a BR 386.

Conforme o Secretário de obras, Arnildo Batista, as casas foram destelhadas parcialmente, ocasionado apenas danos materiais, sendo que a Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Assistência Social, por se tratar de famílias carentes disponibilizou de forma imediata os materias necessários para a recuperação das residências.

Este foi o segundo vendaval registrado em Soledade neste ano, atingindo no total 14 residências.

 

Pensei que Soledade era mais ventosa.

Link to comment
Share on other sites

E a Prefeitura como sempre, puxando pra baixo os números, só relataram do Botucaraí, nem foram no Expedicionário, onde eu vi várias casas com destelhamento...

Não entendi nada do que tentou dizer o Bacharel Alexandre, com mais ventosa...

Ricardo meu amigo, que bom que foram poucas casas atingidas né,mas se pegarmos por exemplo outra oportunidade em setembro de 2001, foram 6000 casas com destelhamento pelo granizo :wink:

Pra mim tá bom do jeito que tá.

Link to comment
Share on other sites

Aliás, logo depois do evento não vi ninguém da Prefeitura nos locais atingidos, vi apenas o Corpo de Bombeiros atendendo o pessoal.Inclusive da imprensa, a minha ex-rádio geralmente chega atrasada, falam cada abobrinha sobre tempo, usam um termômetro que dá na média 5ºacima do normal e a Folha nem liga pra este tipo de fenômeno, pois é o chamado "jornaleco da Prefeitura", quem fez fotos mesmo foi o Informativo Regional...

Link to comment
Share on other sites

Vejam como são as coisas amigo Ricardo.Quando não se busca a fonte real":

Conversei com a 1° Dama do Município, somente pela Assistência Social, foram 15 casas atingidas e atendidas, agora coloquem mais as empresas e residências de particulares que resolveram a situação por iniciativa própria, além do Parque Centenário que teve vários danos.Bem, não sou tão bom de matemática, mas é fácil perceber que só aí passa de 30 residências/empresas atingidas...

OBS: somente neste evento último...

Link to comment
Share on other sites

Notícias:

 

RS

 

Temporal causa prejuízos em Rio Pardo

Ao total, 16 casas ficaram destelhadas

O temporal do final da tarde de segunda-feira causou prejuízos a residências de Rio Pardo. Ao total, 16 casas foram destelhadas em razão da chuva e o vento forte que duraram cerca de 20 minutos. O Corpo de Bombeiros distribuiu lonas para as famílias atingidas. Os policiais seguem atuando nesta terça-feira, principalmente nos balneários do município.

 

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a1704464.xml

 

Temporal prejudica rede elétrica na Fronteira Oeste

Mais de 6 mil clientes estão sem energia elétrica

Embora o temporal de ontem não tenha sido severo na Fronteira Oeste, mais de mil clientes da AES Sul ainda estão sem energia elétrica na região.

 

Linhas de transmissão foram danificadas e equipes já trabalham no restabelecimento dos equipamentos. Na metade da manhã, 506 clientes ainda estavam sem energia elétrica em Uruguaiana. Em Alegrete, são 809 clientes e, em Quaraí, 221. Em todas as regiões atendidas pela empresa, o número de clientes sem energia elétrica passa dos 6 mil.

 

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a1704527.xml

 

SC

 

140mm em Camburiú

 

http://ciram.epagri.rct-sc.br/cms/meteoro/tempo/4_aviso_meteoro.jsp

Link to comment
Share on other sites

Atenção, forte granizo atingiu o interior do Município de Fontoura Xavier,no dia 18/12/07, localidades de Carrapichoe Barra do Galvão, causando destruição das lavouras de fumo e destelhamento de 15 casas.Conversei com o Vice-prefeito carlos da Rosa,à pouco e segundo ele as pedras eram bem grandes e amnhã pela manhã equipe estará nas comunidades para verificação dos danos e levantamento fotográfico.Os locais atingidos são de difícil acesso.Tmbm houve granizo em S J do Herval,porém não informações de danos.

Link to comment
Share on other sites

Geral | 19/12/2007 | 17h55min

 

Vendaval causa destruição no Planalto Serrano

Mais de 20 famílias foram atingidas em Anita Garibaldi

Mais de 20 famílias foram atingidas por um vendaval, na localidade de Rosário, em Anita Garibaldi, no Planalto Serrano. Lavouras de fumo e milho foram totalmente destruídas pelo temporal que ocorreu na tarde de terça-feira por aproximadamente uma hora.

 

Funcionários e o próprio prefeito da cidade, Rui Cândido Duarte foram pessoalmente na tarde desta quarta-feira avaliar a situação. Inicialmente foi levantado um prejuízo aproximado de R$ 200 mil.

 

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a1713087.xml

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.