Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo Severo - Primavera de 2006/2007


Jaqueline
 Share

Recommended Posts

Duquia

 

Conversei ontem por telefone com o pessoal do INPE/UFSM que estava em Ronda Alta fazendo a avaliação de campo dos danos. Eles fizeram o georeferenciamento da faixa de danos e confirmaram que se tratou de um tornado e um EF2. Na segunda tínhamos indicado no site da MetSul que eram "fortíssimas" as evidências de um tornado estimado no limite das categorias 1 e 2 na Enhanced. Conversei com o Emerson Marcelino que estava acompanhada da esposa e também pesquisadora Isabela Marcelino. Conversa agradabilíssima e diga-se de passagem longa. Foi um maior barato o diálogo. Combinamos de trocar e-mails, dados e informações.

 

Alexandre

 

Muito bom! Despertar esses caras para essa área será de grande valia para todos que gostam desse tipo de evento. Fico particularmente contente que os gaudérios entrem a fundo nessa área. Voces, da Metsul, terão uma oportunidade ímpar de compartilhar experiências com um núcleo do INPE aí do lado...

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Olá Duquia!

 

Tenho contato com a Izabela e sempre procuro trazer o trabalho dela a tona! Acho bem legais as análises, e acho pessoa muito séria. Sempre bati na tecla que o tornado de Muitos Capões era F3, o pessoal da Defesa Civil aqui falou em F2, no meu caso, sem ser meteorologista falei em F3, me refiro a isso quando digo: pelo menos em uma coisa concordamos (no caso de eu estudar por conta, ir nos locais por minha conta e hobbie e não ser pesquisadora oficial, mas ler muito e ter muitos livros e quando vou fazer minhas pesquisas sempre me basear em conceitos válidos nos EUA, Escala Fujita e conseguir fazer uma análise que fecha com a de pesquisadores oficiais). Além de admirar o trabalho dela, colocar sempre em meu site, já ter indicado outros aqui no BAZ. Apenas erro de expressão, assim como ela já me falou que considera meu site sério, tenho o mesmo respeito e admiração pelo trabalho dela. Inclusive ela me falou que considerava extremamente sério o trabalho que os gaúchos faziam.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 592
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Jacque, comentei com o Emerson do teu site e ele diz que não conhecia, mas aí ouvi a voz da esposa dele no fundo dizendo que conhecia. Aí ele me passou o que a mulher falava e foram elogios para a tua página e trabalho, além do comentário que vocês mantinham contato permanente. Fui fiel aos fatos ?

 

Obrigada Alê, infelizmente com o Emerson nunca troquei idéias... e ela elogiou a 1 ano atrás o trabalho de vocês, da Climatologia, repasso atrasado!

Link to comment
Share on other sites

Ele me disse que olha todos os dias a página. Também, a gente dá bola para o que ninguém mais dá. Ninguém se interessou pelo heat burst no noroeste gaúcho, pela chuva de carvão na mesma região, etc. Vou dar uma de PHP agora. Fosse em São Paulo ou no Rio e daria manchete na escalada do JN. E o pessoal lá de cima não liga o tico e o teco. A modça do Jornal da Band/Somar me veio com tornado em Itaqui por causa daquela foto. Nada a ver. Pura ilusão de ótica com a perspectiva da nuvem no horizonte, O tornado de verdade eles sequer noticiariam. Por quê ? Porque precisa investigar os fatos e isso eles não fazem. Tem que cair no colinho. Graças a Deus temos gente aí interessada pelos tornados aqui no pago.

Link to comment
Share on other sites

Ele me disse que olha todos os dias a página. Também, a gente dá bola para o que ninguém mais dá. Ninguém se interessou pelo heat burst no noroeste gaúcho, pela chuva de carvão na mesma região, etc. Vou dar uma de PHP agora. Fosse em São Paulo ou no Rio e daria manchete na escalada do JN. E o pessoal lá de cima não liga o tico e o teco. A modça do Jornal da Band/Somar me veio com tornado em Itaqui por causa daquela foto. Nada a ver. Pura ilusão de ótica com a perspectiva da nuvem no horizonte, O tornado de verdade eles sequer noticiariam. Por quê ? Porque precisa investigar os fatos e isso eles não fazem. Tem que cair no colinho. Graças a Deus temos gente aí interessada pelos tornados aqui no pago.

 

Lembra o que te falei de Campeche aqui... A Isabela me pediu todas as fotos, pois o pai ainda mora em SC e comentou sobre o vendaval ocorrido. Estou com a pulga atrás da orelha com a possibilidade de ter havido mais que vendaval ou tornado no vendaval... Tem muita rotação e há locais que sobrou apenas o piso, um na frente do outro, em direção oposta ao vento. Vamos aguardar.

 

Nossa, a METSUL veio para ocupar definitivamente o espaço. Com relação à aquela nuvem ser tornado, sem comentários... :)

Link to comment
Share on other sites

Ele me disse que olha todos os dias a página. Também, a gente dá bola para o que ninguém mais dá. Ninguém se interessou pelo heat burst no noroeste gaúcho, pela chuva de carvão na mesma região, etc. Vou dar uma de PHP agora. Fosse em São Paulo ou no Rio e daria manchete na escalada do JN. E o pessoal lá de cima não liga o tico e o teco. A modça do Jornal da Band/Somar me veio com tornado em Itaqui por causa daquela foto. Nada a ver. Pura ilusão de ótica com a perspectiva da nuvem no horizonte, O tornado de verdade eles sequer noticiariam. Por quê ? Porque precisa investigar os fatos e isso eles não fazem. Tem que cair no colinho. Graças a Deus temos gente aí interessada pelos tornados aqui no pago.

 

Lembra o que te falei de Campeche aqui... A Isabela me pediu todas as fotos, pois o pai ainda mora em SC e comentou sobre o vendaval ocorrido. Estou com a pulga atrás da orelha com a possibilidade de ter havido mais que vendaval ou tornado no vendaval... Tem muita rotação e há locais que sobrou apenas o piso, um na frente do outro, em direção oposta ao vento. Vamos aguardar.

 

Nossa, a METSUL veio para ocupar definitivamente o espaço. Com relação à aquela nuvem ser tornado, sem comentários... :)

 

ASSINO EM BAIXO. EM SC É COMUM FALAREM EM VENDAVAIS AQUI E ALÍ, FALAM ..."VENTO DE 70 KM FEZ".... O CIRAN JÁ CHEGOU A DIZER QUE EM MÉDIA É SÓ 2 TORNADOS/ANO..... O QUE PARA MIM PODE COLOCAR UM ZERINHO A DIREITA E SE NÃO FOR BEM MAIS!!

 

EM TUBARÃO, MESES ATRÁS, FOI TORNADO, COLOCARAM COMO VENDAVAL.....

Link to comment
Share on other sites

Ele me disse que olha todos os dias a página. Também, a gente dá bola para o que ninguém mais dá. Ninguém se interessou pelo heat burst no noroeste gaúcho, pela chuva de carvão na mesma região, etc. Vou dar uma de PHP agora. Fosse em São Paulo ou no Rio e daria manchete na escalada do JN. E o pessoal lá de cima não liga o tico e o teco. A modça do Jornal da Band/Somar me veio com tornado em Itaqui por causa daquela foto. Nada a ver. Pura ilusão de ótica com a perspectiva da nuvem no horizonte, O tornado de verdade eles sequer noticiariam. Por quê ? Porque precisa investigar os fatos e isso eles não fazem. Tem que cair no colinho. Graças a Deus temos gente aí interessada pelos tornados aqui no pago.

 

Lembra o que te falei de Campeche aqui... A Isabela me pediu todas as fotos, pois o pai ainda mora em SC e comentou sobre o vendaval ocorrido. Estou com a pulga atrás da orelha com a possibilidade de ter havido mais que vendaval ou tornado no vendaval... Tem muita rotação e há locais que sobrou apenas o piso, um na frente do outro, em direção oposta ao vento. Vamos aguardar.

 

Nossa, a METSUL veio para ocupar definitivamente o espaço. Com relação à aquela nuvem ser tornado, sem comentários... :)

 

ASSINO EM BAIXO. EM SC É COMUM FALAREM EM VENDAVAIS AQUI E ALÍ, FALAM ..."VENTO DE 70 KM FEZ".... O CIRAN JÁ CHEGOU A DIZER QUE EM MÉDIA É SÓ 2 TORNADOS/ANO..... O QUE PARA MIM PODE COLOCAR UM ZERINHO A DIREITA E SE NÃO FOR BEM MAIS!!

 

EM TUBARÃO, MESES ATRÁS, FOI TORNADO, COLOCARAM COMO VENDAVAL.....

 

Pois é Ronaldo, com relação a Tubarão, creio que a razão está com você! Depois de algum tempo fui lá e um amigo me disse: Bastou tu sair daqui da região e deu um tornado, tem que voltar! Então passou a me narrar que um funil fino pendia de um grande funil que descia do céu, o grande cone era visível desde o Farol de Santa Marta, segundo pescadores que também viram a formação, e atravessou a cidade por dentro do rio Tubarão girando e levantando condensação, ia para os dois lados, girando e quebrando tudo, até simplesmente girar para a direita e explodir todas as vidraças do Farol Shopping (contrução absolutamente nova e de muito boa qualidade, que fica no teto no centro do Shopping, é um telhado de vidro, tipo um observatório), assustando e ferindo algumas pessoas que lá estavam. Esse amigo viu o funil em Tubarão, do centro, na parte direita das margens do rio, na altura da primeira ponte, várias outras pessoas viram o funil, pois estavam na rua. Estou preparando esse material para colocar no site, mas ainda vou colher mais depoimentos, tudo leva à tornado.

Link to comment
Share on other sites

Jacque

 

Impressionante o número de acessos ao site nos últimos três dias. Estava olhando o relatório hoje e o granizo gigante/tornado no RS é notícia em virtualmente tudo que é site de tempo severo ou Meteorologia que conheço e até os que desconhecia. Alguns:

 

http://forum.catmeteo.com/index.php/topic,20498.0.html

 

http://ukweatherworld.co.uk/forum/forums/thread-view.asp?tid=17799&posts=8&start=1

 

http://tapuz.co.il/tapuzforum/main/forumPage.asp

 

http://storm.ae/vb/showthread.php

 

http://twojapogoda.pl/

 

Esse último site da Polonia me parece o maior barato. Pena que não entendo nada.

Link to comment
Share on other sites

Jacque

 

Impressionante o número de acessos ao site nos últimos três dias. Estava olhando o relatório hoje e o granizo gigante/tornado no RS é notícia em virtualmente tudo que é site de tempo severo ou Meteorologia que conheço e até os que desconhecia. Alguns:

 

http://forum.catmeteo.com/index.php/topic,20498.0.html

 

http://ukweatherworld.co.uk/forum/forums/thread-view.asp?tid=17799&posts=8&start=1

 

http://tapuz.co.il/tapuzforum/main/forumPage.asp

 

http://storm.ae/vb/showthread.php

 

http://twojapogoda.pl/

 

Esse último site da Polonia me parece o maior barato. Pena que não entendo nada.

 

Realmente incrível, ali no Fórum o cara até suspeita de tornado, não deve ter entendido nada do português, mas importante é que chegaram nas notícias sobre o sul e os eventos severos. Bom, depois que vi os tornados na América do sul que fizeste, traduzido para o espanhol e publicado na revista deles fico maravilhada com o alcance da WEB e a produção de notícias da METSUL, muita qualidade! Parabéns!

 

Ah! No radar alguns núcleos de instabilidade se formam nos mesmos locais em que se formaram os núcleos das tempestades do dia 20 aqui. Visivelmente fracos aínda, mas com potencial. Vou acompanhar mais um pouco pela WEB e depois vou tentar tomar um rumo, se engrenarem...

Link to comment
Share on other sites

estou em sao paulo nesse momento, zona sul, e ainda chove muito... a chuva comecou fraca mais foi ganhando forca e tivemos um pequeno vendaval, e granizo em pequena quantidade, porem com um tamanho consideravel diria que aqui caiu do tamanho de bolinhas de gude medias... nao eh muito normal ver deste tamanho aqui... o vento parou o granizo tambem mais ainda chove muito, acredito que devemos ter muitos pontos de alagamento...

 

é a primeira chuva "forte" que vejo aqui desde março...

 

porem essa celula aqui nao é a mesma que aparece no radar que a jaqueline postou, quanto a ela nao tenho informações

Link to comment
Share on other sites

Alexandre, assisti ao Jornal, pelo que vi semana que vem promete aí no RS. Bem legal a foto do arcus. Aqui deu CBs bonitos, precipitação e muitos raios. Mas, pouco vento, as nuvens estavam baixas e deu uma nebulosidade muito legal, quase colou sobre o mar.

 

Espero que essas novidades sejam comentadas no Blog da Metsul, fiquei curiosa com ella maluquice no mundo.

 

Gustavo, qualquer novidade aí nos avisa, porque se este radar estiver certo...

Link to comment
Share on other sites

O cenário é de extremo risco de instabilidade severa. Os modelos estão indicando chuva muito excessiva para este começo de semana no Rio Grande do Sul com volumes muito elevados para o período de apenas 24 horas. Na quinta os modelos chegam a colocar pressão em superfície de apenas 990 hPa para algumas cidades gaúchas. Vocês sabem que isso chega a ser pressão central de furacão categoria 1. E o gradiente de temperatura entre as massas de ar será fenomenal. A temperatura em 850 hPa no estado, segundo os modelos, cairá de perto de 20 para 0 grau. A condição é perigosa.

Link to comment
Share on other sites

Granizo e chuva forte ao sul de Curitiba. Vejam o quanto estão altas as refletividades! Na "PALAVRA DO METEORLOGISTA no site http://www.simepar.br , a meteorologista Sheila colou uma figura bastante ilustrativa de duas células porretas que atingiram Araucária há poucos instantes...

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Duquia, infelizmente ontem não acessei a noite, será que teria algum link com a imagem. Gosto de guardar, pois é uma forma de estudar o radar unido ao fato.

 

Obrigada!

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

 

Jaque,

 

ventos da ordem de 80 km/h e granizo! Tempo médio de duração do granizo: 30 segundos. Chuva: 9 mm por minuto! É muita coisa! Mas as células se deslocaram rapidamente... Ainda bem!! Daqui a pouco vou ver se não atingiram meus 04 (QUATRO) pés de tomate!!!!!!!!!

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Duquia,

 

Espero que os tomates estejam beme o restante também, lá no site de vocês tinha uma outra imagem daquelas, de hoje... Nossa, definitivamente chegou a época das tempestades! Isso tudo em Curitiba ou outra cidade?

 

Obrigada pelas informações!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Pelo visto teremos os famosos temporais de verão.

 

Hoje o dia foi tipicamente tropical, ainda que não muito quente. O calor ativou as instabilidades remanescentes da fraca frente fria por aqui, e agora estamos com trovoadas.

 

Na terça-feira à tarde irei para Agudo à trabalho - pra que for ver no mapa, fica num vale junto ao pé do Planalto Médio, entre Santa Cruz do Sul e Santa Maria. Volto só no feriado. Parece que vou assistir à algumas tormentas por lá. 8)

Link to comment
Share on other sites

Pelo visto teremos os famosos temporais de verão.

 

Hoje o dia foi tipicamente tropical, ainda que não muito quente. O calor ativou as instabilidades remanescentes da fraca frente fria por aqui, e agora estamos com trovoadas.

 

Na terça-feira à tarde irei para Agudo à trabalho - pra que for ver no mapa, fica num vale junto ao pé do Planalto Médio, entre Santa Cruz do Sul e Santa Maria. Volto só no feriado. Parece que vou assistir à algumas tormentas por lá. 8)

 

Marcos, se possível registra para nós esse tempo, de lá nunca tive o prazer de ver imagens...Obrigada!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

O cenário é de extremo risco de instabilidade severa. Os modelos estão indicando chuva muito excessiva para este começo de semana no Rio Grande do Sul com volumes muito elevados para o período de apenas 24 horas. Na quinta os modelos chegam a colocar pressão em superfície de apenas 990 hPa para algumas cidades gaúchas. Vocês sabem que isso chega a ser pressão central de furacão categoria 1. E o gradiente de temperatura entre as massas de ar será fenomenal. A temperatura em 850 hPa no estado, segundo os modelos, cairá de perto de 20 para 0 grau. A condição é perigosa.

Já li o material da Metsul,Ale gaudério :shock:

Faz -me lembrar um ano que tivemos La Niña, e muitos temporais no Planalto Médio,final de outubro/início novembro se não me engano 1998?

Link to comment
Share on other sites

Algumas imagens do temporal de hoje as 6h58 do horário real.

 

Nuvem com rotação que:

1.jpg

Gerou essa incrível rotação que foi para leste

2.jpg

Nebulosidade que se integrou a nuvem rotatória

3.jpg

Nebulosidade oriunda da rotação

4.jpg

Close da nebulosidade sob chuva intensa e raios

close.gif

Voltei agora do local e lá há muitas folhas caídas, acumulados, mas como é zona de mata fechada e morro foi impossível o acesso, portanto, minha conclusão é de que esse cone na imagem é apenas nebulosidade, pois na hora da imagem chovia pesado e não vi o cone, registrei somente a nebulosidade. Mas, que é interessante é!!!!!! :D

Link to comment
Share on other sites

Desde cedo uma formação de nuvens pesadas e rápidas nublavam Floripa, por volta de 8h (horário de verão) um temporal intenso, com muitos raios cobriu tudo. A chuva forte gerou bons acumulados nas ruas e tudo aquilo que se espera em um dia que anoitece pela manhã. Chove ainda!

 

FALEI AGORA A POUCO COM O DIRETOR DA DEFESA CIVIL DE SC E ELE TEM UMA FOTO DE UMA TROMBA DÁGUA NA REGIÃO DO CAMPECHE NAQUELE TEMPORAL FORTE. TUDO INDICA QUE PASSOU PELO SUL DA ILHA COMO TORNADO.

Link to comment
Share on other sites

Eu não gsoatria de estar no Paraná neste final de tarde. Coisa muito feia pelas imagens e relatos do SIMEPAR. Recordes de calor para outubro em dez anos (39 graus) com a atmosfera explosiva. Meu Deus....

 

Aqui no sudoeste, Cbs isolados e 19°C, após máxima de 33°C, não choveu, pelo menos nas redondezas...

 

Espero que nas proximas tardes sobre algo pra cá...

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Desde cedo uma formação de nuvens pesadas e rápidas nublavam Floripa, por volta de 8h (horário de verão) um temporal intenso, com muitos raios cobriu tudo. A chuva forte gerou bons acumulados nas ruas e tudo aquilo que se espera em um dia que anoitece pela manhã. Chove ainda!

 

FALEI AGORA A POUCO COM O DIRETOR DA DEFESA CIVIL DE SC E ELE TEM UMA FOTO DE UMA TROMBA DÁGUA NA REGIÃO DO CAMPECHE NAQUELE TEMPORAL FORTE. TUDO INDICA QUE PASSOU PELO SUL DA ILHA COMO TORNADO.

 

Ronaldo obrigada pela informação, nossa, que loucura! Estava agora fazendo filmagens dos raios e essa surpresa...! Será que você nos consegue a imagem, com sua influência... Os danos das imagens que fiz do dia 20 são compatíveis com alguma coisa a mais (pode ser tornado fraco) mas foi mais que vendaval.

 

Pessoal, com relação aos temporais de ontem no PR, deu até morte, uma pena!

 

http://www.jornaldoestado.com.br/jornal/index.php?VjFSQ1VtUXlWa1pqU0ZKUFVrZDRVRlZyWkU1bGJGSldWV3RhYVZadVFsWlVWVkpIVkd4V1ZVMUVhejA9

Link to comment
Share on other sites

Desde cedo uma formação de nuvens pesadas e rápidas nublavam Floripa, por volta de 8h (horário de verão) um temporal intenso, com muitos raios cobriu tudo. A chuva forte gerou bons acumulados nas ruas e tudo aquilo que se espera em um dia que anoitece pela manhã. Chove ainda!

 

FALEI AGORA A POUCO COM O DIRETOR DA DEFESA CIVIL DE SC E ELE TEM UMA FOTO DE UMA TROMBA DÁGUA NA REGIÃO DO CAMPECHE NAQUELE TEMPORAL FORTE. TUDO INDICA QUE PASSOU PELO SUL DA ILHA COMO TORNADO.

 

Ronaldo obrigada pela informação, nossa, que loucura! Estava agora fazendo filmagens dos raios e essa surpresa...! Será que você nos consegue a imagem, com sua influência... Os danos das imagens que fiz do dia 20 são compatíveis com alguma coisa a mais (pode ser tornado fraco) mas foi mais que vendaval.

 

Pessoal, com relação aos temporais de ontem no PR, deu até morte, uma pena!

 

http://www.jornaldoestado.com.br/jornal/index.php?VjFSQ1VtUXlWa1pqU0ZKUFVrZDRVRlZyWkU1bGJGSldWV3RhYVZadVFsWlVWVkpIVkd4V1ZVMUVhejA9

 

SE A FOTO FOR DELE, CREIO NÃO TER PROBLEMA.

 

MANDE TEU E-MAIL POR MP.

Link to comment
Share on other sites

Chuva de granizo causa prejuízo no Alto Vale

Temporal atingiu Braço do Trombudo, Agrolândia e Atalanta, no Alto Vale do Itajaí

 

Uma precipitação de granizo na manhã desta segunda-feira causou prejuízos nas culturas de fumo e cebola nos municípios de Braço do Trombudo, Agrolândia e Atalanta, no Alto Vale do Itajaí. Algumas casas, ranchos e estufas também tiveram telhas furadas.

Em Atalanta, Elias Delagiustina recolheu pedras do tamanho de um ovo de galinha na sua propriedade. Morador há 40 anos na localidade de Rio São João, Elias disse nunca ter visto pedras tão grandes. Quando começou a chover, estava tirando leite das vacas. Há dois anos, Elias perdeu praticamente toda a lavoura de fumo pelo granizo.

O agricultor Ernesto Mauerverk estima prejuízo de 25% na produção de cebola, cuja colheita está prevista para começar na segunda quinzena de novembro.

A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) recebeu em torno de 200 comunicações de danos em propriedades. Os prejuízos podem aumentar se houver sol forte nos próximos dias.

 

 

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/clicnoticias/jsp/default.jsp?tab=00002&newsID=a1662013.htm&subTab=00010&uf=2&local=18&l=&template=2503.dwt&section=Not%EDcias

Link to comment
Share on other sites

Eu não gsoatria de estar no Paraná neste final de tarde. Coisa muito feia pelas imagens e relatos do SIMEPAR. Recordes de calor para outubro em dez anos (39 graus) com a atmosfera explosiva. Meu Deus....

E esse sistema avança para o leste e litoral de SP.

Provavelmente vai atingir a capital nas próximas horas.

Aqui há um núcleo de chuva forte querendo chegar, os relâmpagos estão aumentando.

Link to comment
Share on other sites

E esse sistema avança para o leste e litoral de SP.

Provavelmente vai atingir a capital nas próximas horas.

Aqui há um núcleo de chuva forte querendo chegar, os relâmpagos estão aumentando.

Não deu outra, a chuva atingiu mais forte o norte de Campinas, onde está a unicamp. O Cepagri registrou 20mm em 40min e rajadas de vento de 115Km/h entre as 23:40h e 23:50h, 117.8km/h SE entre 23:50 e 0:00h, 92.8km/h SE entre meia noite e 00:10h e 62.1km/h SE entre 00:10 e 00:20h.

Viracopos teve rajadas de 70.4Km/h

Mas o espetáculo mesmo foram os raios!! Muitos, principalmente nuvem-nuvem!

Link to comment
Share on other sites

Infelizmente, muitos estragos e mortes. Durante o dia deveremos ter maiores informações de toda a RMC. Muito triste.

Segundo o Cepagri:

a) 24,6mm na Unicamp (pico de 19mm entre 23 e 24h);

b) 52mm no Campo Grande (pico de 46mm entre 23 e 24h);

c) 4mm em Souzas;

d) 72mm no Taquaral (pico de 64mm entre 23 e 24h).

 

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL162845-5605,00-TEMPESTADE+PROVOCA+MORTE+DE+CASAL+EM+CAMPINAS.html

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.