Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo Severo - Primavera de 2006/2007


Jaqueline
 Share

Recommended Posts

  • Replies 592
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

O que já é notícia aqui:

 

Granizo danifica casas e carros em São Martinho, no Sul

 

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/clicnoticias/jsp/default.jsp?tab=00002&newsID=a1653734.htm&subTab=00105&uf=2&local=18&l=&template=2503.dwt&section=Not%EDcias

 

O Blog do Paulo também concentra informes da região, bem legal.

 

http://wwwpaulotempo.blogspot.com/

Link to comment
Share on other sites

URGENTE:

 

Preciso de confirmação urgente do pessoal de Entre-Ijui, segundo informações que tive, de que entre-ijuis, foi castigada por pedras de granizo de dois quilos e meio, alguem me confirme porfavor( embora acho improvavel, mas para natureza nada é impossivel)...abraços

 

Nossa, 2,5kg são verdadeiras tijoladas de concreto... Se, de fato, tivesse ocorrido, haveria notícias de devastação total, de muitos animais mortos e também humanos... Denilson... Deve ser hoax...

 

 

Jake, houve registro de animais mortos sim, acabo de ter noticia que em ijui, houve precipitações de granizos do tamanho de bolas de bochas, segundo o prefeito els guardaram as pedras para peritos analizarem!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Que exagero!! Sei que em Santo Cristo um morador descreveu o tamanho das pedras como "o de uma laranja", mas aqui em Ijuí a precipitação durou 20 minutos e as pedras maiores tinham tamanho de um ovo de galinha, fui apanhar algumas na correria e levei uma grande na testa, doeu por horas... Aqui na cidade atingiu vários bairros, 1.500 casas tiveram telhados danificados, aqui em casa furou também, por sorte que cessoua chuva logo. Depois era show de descargas elétricas, lindas demais...

Link to comment
Share on other sites

Srs

 

O Fernando Mendes colocou essa animação lá no site do SIMEPAR.

 

http://www.simepar.br/tempo2/palavrameteorologista/extras/temp201007.wmv

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Sensacional Duquia! Parabéns ao Simepar. Deu pra ver a célula que provávelmente atingiu Florianópolis a caminho e os núcleos poderosos que atingiram o norte do RS. Incrível!

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Alguns temporais na Imprensa

 

PR

 

londrinasm7.th.jpg

 

- Chuva com vento forte causa estragos na cidade - Londrina

 

Fonte: http://canais.rpc.com.br/jl/manchete/conteudo.phtml?tl=1&id=706470&tit=Chuva-com-vento-forte-causa-estragos-na-cidade

 

http://www.jornaldoestado.com.br/index.php?VjFSQ1VtUXlWa1pqU0ZKUFVrZDRVRlZyV25KTlJsSjFZMFp3YVZadVFsWlVWVkpIVkd4V1ZVMUVhejA9

 

RS

 

- Mar de Lona

 

Fonte: http://www.onacional.com.br/

 

SC (Amigos, o CB1 das fotos postadas acima atingiu o sul da ilha, foi o responsável pela granizada e destruição!)

 

Em Floripa, bairro Angelina, deu granizo gigante, se descobrir onde é vou lá ver o que sobrou, confiram as fotos no jornal....

 

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/clicnoticias/jsp/default.jsp?tab=00002&newsID=a1654185.htm&subTab=00105&uf=2&local=18&l=&template=2503.dwt&section=Not%EDcias

 

Lages

 

http://www.correiolageano.com.br/htmNoticia.php?id=4578&c=2

 

Joinvile

 

http://www.an.com.br/2007/out/22/0ger.jsp

 

Criciúma

 

criciumaei6.th.gif

 

http://www.jmnet.com.br/

Link to comment
Share on other sites

Esse foi O fim de semana ein!

 

Será que o restante da estação vai ser assim, movimentado ?

 

Sds

 

Clóvis, espero que sim, mas com muitas imagens de céus carregados e poucos estragos...

 

Tive que rir a pouco vendo o Jornal do Almoço aqui, a moça do tempo foi praticamente interrogada pelas colegas que foram fazer o que ela disse e entraram pelo cano, uma inclusive vindo a falar que presenciou o temporal e teve medo: No sábado ela falou que seria um espetacular dia de sol, daria para passear sem se preocupar, correr na orla, ir ao mar, ir a Oktober... Chuvas ocorreriam no domingo, apenas! Resolvi então sair no início da tarde e aproveitar o dia, mas sabia que algo aconteceria, pois tinha lido pela manhã a previsão da METSUL... e quando vi aquele CB, voltei correndo para casa e poder registrar, isso umas 16h (horário real), em seguida fechou total o céu... A explicação dela no JA de hoje é que foi devido ao calor mais a frente fria... Tive que rir..., ela fez uma previsão de longo prazo, se entendesse alguma, coisa antes teria consultado o sat e visto que um violento ccm sobre o RS não demoraria a explodir por aqui também...

Link to comment
Share on other sites

Denilson, cá estava procurando em meus livros qual o maior granizo que se tinha conhecimento, então, tem inúmeros textos sobre granizadas, veja as informações abaixo:

 

Mais mortiferas:

 

30 de abril de 1988 - India - 246 mortos por uma tempestade de granizo, que eram do tamanho de bolas de cricket.

 

19 de junho de 1932 - China - 200 mortos e mais de 1000 animais.

 

Fonte: 1001 questions answered about hurricanes, tornadoes and other natural air disasters.

 

Tamanho:

 

22 Junho de 2003 - Aurora, Nebraska - Diâmetro de 17.78 centímetros (7 polegadas) e uma circunferência de 47.63 centímetros (18.75 polegadas), a pedra de Aurora ultrapassou a maior que até então era de uma granizada em Coffeyville, Kansas em 3 de Setembro de 1970. Fonte: http://www.ucar.edu/communications/staffnotes/0308/hail.html

Link to comment
Share on other sites

GENTE, RECEBI UMAS FOTOS AGORA QUE SÃO ALUCINANTES. VAI RIVALIZAR COM AURORA, NEBRASKA. SEM MENTIRA, TENHO UMAS CINQUENTA FOTOS PARA COLOCAR NO SITE. RIMEIRO VOU EXIBI-LAS HOJE À NOITE NA TEVÊ. SINTONIZEM ONLINE A ULBRA TV A PARTIR DAS 19:10. O NOTICIÁRIO COMEÇA ÀS 19:15. http://WWW.ULBRATV.COM.BR. É ATERRORIZANTE

Link to comment
Share on other sites

Denilson, cá estava procurando em meus livros qual o maior granizo que se tinha conhecimento, então, tem inúmeros textos sobre granizadas, veja as informações abaixo:

 

Mais mortiferas:

 

30 de abril de 1988 - India - 246 mortos por uma tempestade de granizo, que eram do tamanho de bolas de cricket.

 

19 de junho de 1932 - China - 200 mortos e mais de 1000 animais.

 

Fonte: 1001 questions answered about hurricanes, tornadoes and other natural air disasters.

 

Tamanho:

 

22 Junho de 2003 - Aurora, Nebraska - Diâmetro de 17.78 centímetros (7 polegadas) e uma circunferência de 47.63 centímetros (18.75 polegadas), a pedra de Aurora ultrapassou a maior que até então era de uma granizada em Coffeyville, Kansas em 3 de Setembro de 1970. Fonte: http://www.ucar.edu/communications/staffnotes/0308/hail.html

 

VLW, Jaque, perguntei pq uma determinada radio, deu a seguinte informação : Em entre-Ijuis, esta caindo granizo de 2 kg e meio, fiquei espantado na hora, ñ estou acreditando de 2,5 kg, sei q foi forte, mas éssa é exagerada, Concordas!!!

Link to comment
Share on other sites

=D> UAU!!!!! Parabéns Alexandre, foi a melhor apresentação de reportagem e previsão do tempo que já vi! Estou impressionada com o teu jornal! PARÁBENS!

 

Gente, é o previão dos sonhos de qualquer pessoa que curta o tempo, o clima; perfeito!

 

Perdi essa, alguem pode me explicar!!! :oops:

Link to comment
Share on other sites

=D> UAU!!!!! Parabéns Alexandre, foi a melhor apresentação de reportagem e previsão do tempo que já vi! Estou impressionada com o teu jornal! PARÁBENS!

 

Gente, é a previsão dos sonhos de qualquer pessoa que curta o tempo, o clima; perfeito!

 

Perdi essa, alguem pode me explicar!!! :oops:

 

Meu amigo!

 

Dá uma olhada na última mensagem do Alexandre... :D

Link to comment
Share on other sites

Cara, o resultado final foi maravilhoso. A galera na redaçào aplaudiu quando entrei no newsroom. Cinco minutos de previsão do tempo. Mais de cinquenta fotos de granizo. Radar do Simepar animado. Renderizei as imagens do Simepar e aumentei a velocidade da animação. Falei claro no nome do Simepar. Mostrei a sequência horária das imagens de satélite do começo ao final das tempestades. Chamei repórter no meio do boletim direto da defesa Civil do estado. Cara, foi uma insanidade produzir o material hoje. Vou pegar o arquivo de vídeo em despejar no Youtube.

Link to comment
Share on other sites

Cara, o resultado final foi maravilhoso. A galera na redaçào aplaudiu quando entrei no newsroom. Cinco minutos de previsão do tempo. Mais de cinquenta fotos de granizo. Radar do Simepar animado. Renderizei as imagens do Simepar e aumentei a velocidade da animação. Falei claro no nome do Simepar. Mostrei a sequência horária das imagens de satélite do começo ao final das tempestades. Chamei repórter no meio do boletim direto da defesa Civil do estado. Cara, foi uma insanidade produzir o material hoje. Vou pegar o arquivo de vídeo em despejar no Youtube.

 

É seu dever para com os que não puderam assistir, pois estavam dentro de uma sala de aula!

Link to comment
Share on other sites

O lado triste destas tempestades foi as vidas que se foram... Total de 6.

 

3 jovens em SC (Duas de 17 e uma de 21 anos), na hora do temporal, 21h30min provávelmente por aquaplanagem e vento forte morreram na 101, voltavam para Joinvile de um alegre sábado na praia Barra Velha, para ver a violência, o carro bateu na proteção da estrada em alta velocidade, capotou e lançou as jovens que morreram de forma violenta, seus corpos foram parar em cima das árvores junto a estrada.

 

Em SP uma mãe perdeu seu filho para a força das águas e outro bebê segue desaparecido, e um idoso morreu no trânsito.

Link to comment
Share on other sites

Jacque

 

Tô me vendo mal. Só de Ronda Alta são 40 fotos que vão pro site daqui a pouco. No total do evento de tempo severo são entre 130 e 150 fotos. Simplesmente não sei como vou dar conta. Estou de pé desde cinco da manhã. Sabe aquela história de pênalti de concurso em futebol ? É quando o pênalti é mais que evidente. No caso de Ronda Alta é tornado de concurso. Todos os traços de danos presentes em todos os grandes eventos tornádicos do RS: SFPaula, Muitos Capões, Águas Claras. Vais delirar com as fotos.

 

Alexandre

Link to comment
Share on other sites

Jacque

 

Tô me vendo mal. Só de Ronda Alta são 40 fotos que vão pro site daqui a pouco. No total do evento de tempo severo são entre 130 e 150 fotos. Simplesmente não sei como vou dar conta. Estou de pé desde cinco da manhã. Sabe aquela história de pênalti de concurso em futebol ? É quando o pênalti é mais que evidente. No caso de Ronda Alta é tornado de concurso. Todos os traços de danos presentes em todos os grandes eventos tornádicos do RS: SFPaula, Muitos Capões, Águas Claras. Vais delirar com as fotos.

 

Alexandre

 

Nossa, vou ficar acordada esperando... E, te desejando força para cumprires a tarefa! O que massacra são as reduções de tamanho... Abre programa, fecha, salva... Uma loucura! Deve ter sido um grande evento!

Link to comment
Share on other sites

O que massacra é selecionar, fazer upload e depois diagramar na página. Foram mais de cem fotos de Ronda Alta. Vão pro ar 39. Há fotos de animais decepados com as tripas de fora que decidi não publicar. Se quiser posso enviar por MP para quem desejar. Neste momento é uma da manhã. Jacque, deve estar no ar às duas ou duas e quinze.

Link to comment
Share on other sites

O que massacra é selecionar, fazer upload e depois diagramar na página. Foram mais de cem fotos de Ronda Alta. Vão pro ar 39. Há fotos de animais decepados com as tripas de fora que decidi não publicar. Se quiser posso enviar por MP para quem desejar. Neste momento é uma da manhã. Jacque, deve estar no ar às duas ou duas e quinze.

 

Bom, se não for trabalho me passa o que puderes, com o nome do autor, se possível. Obrigada, vou aguardar, nem tem dúvida!

Link to comment
Share on other sites

 

Muito boa a cobertura Alexandre, parabéns! Tornado sem dúvida. Fico com um F2 fraco. Teríamos que saber o diâmetro das árvores, mas pelas residências de alvenaria creio mais em F2 mesmo. O que mais caracteriza tornado aí são os topos ceifados como se fosse com facão, muito comum nos já ocorridos no RS, as paredes tombadas como papel, lembra Muitos Capões, as paredes sobre a máquina agrícola, inclusive a cor. O zinco retorcido, e árvores de porte médio e grande arrancadas pela raíz! Se tiveres a hora repassa, pelo radar de Santiago a coisa começa a ficar feia na região depois das 19h30min (21h30). Novamente parabéns!

Link to comment
Share on other sites

Jacque

 

Tô me vendo mal. Só de Ronda Alta são 40 fotos que vão pro site daqui a pouco. No total do evento de tempo severo são entre 130 e 150 fotos. Simplesmente não sei como vou dar conta. Estou de pé desde cinco da manhã. Sabe aquela história de pênalti de concurso em futebol ? É quando o pênalti é mais que evidente. No caso de Ronda Alta é tornado de concurso. Todos os traços de danos presentes em todos os grandes eventos tornádicos do RS: SFPaula, Muitos Capões, Águas Claras. Vais delirar com as fotos.

 

Alexandre

Ale,por gentileza vc pode acrescentar no rol dos grandes tornados do RS, Soledade em 1997(referendado inclusive pelo meteorologista Gilberto Cunha da Embrapa, em seu livro) e junho de 1975, no interior do município.

Link to comment
Share on other sites

PHP, deve ter uns vinte tornados que podem ser citados no RS. Citei os mais recentes que a opinião pública tem na memória.

 

Paulo, desculpa, me enganei, era para ter sido citado SOLEDADE acima e não Sarandi, é que quando li Passo Fundo lembrei do nosso saudoso TOMASINI que desapareceu e sarandi me veio a cabeça. Leiam SOLEDADE por favor.

 

Abraço,

Link to comment
Share on other sites

PHP, deve ter uns vinte tornados que podem ser citados no RS. Citei os mais recentes que a opinião pública tem na memória.

 

Paulo, desculpa, me enganei, era para ter sido citado SOLEDADE acima e não Sarandi, é que quando li Passo Fundo lembrei do nosso saudoso TOMASINI que desapareceu e sarandi me veio a cabeça. Leiam SOLEDADE por favor.

 

Abraço,

Fica tranquila Jaque,ainda estou devendo as fotos do tornado da Cerca Velha,em 2005, a minha amiga Sandra da Revista Expressão diz que tem as fotos, mas sempre esquece de me passar.Estou à procura de imagens do 1997 e principalmente de 1975, simplesmente sumiram os arquivos da Prefa e ninguém sabe onde estão, são fotos incríveis.

Link to comment
Share on other sites

Duquia

 

Conversei ontem por telefone com o pessoal do INPE/UFSM que estava em Ronda Alta fazendo a avaliação de campo dos danos. Eles fizeram o georeferenciamento da faixa de danos e confirmaram que se tratou de um tornado e um EF2. Na segunda tínhamos indicado no site da MetSul que eram "fortíssimas" as evidências de um tornado estimado no limite das categorias 1 e 2 na Enhanced. Conversei com o Emerson Marcelino que estava acompanhada da esposa e também pesquisadora Isabela Marcelino. Conversa agradabilíssima e diga-se de passagem longa. Foi um maior barato o diálogo. Combinamos de trocar e-mails, dados e informações.

 

Alexandre

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.