Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

A MAIOR BOMBA JÁ VISTA NO BAZ - DÉCADA DE 20 SERÁ INCRÍVEL


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

A NASA PUBLICOU DIA 10 UM ESTUDO QUE O CICLO SOLAR 25 NA DÉCADA DE 20 SERÁ UM DOS MAIS FRACOS DE TODOS OS TEMPOS. ANALISANDO-SE O GRÁFICO, SE OBSERVARÁ UMA SITUAÇÃO SEMELHANTE A OBSERVADA NOS PERÍODOS MAIS FRIOS DA PEQUENA IDADE DO GELO (1600-1900). SERÁ UM DÉCADA DE ATIVIDADE SOLAR MENOR QUE OS PERÍODOS MAIS FRIOS DO SÉCULO XX.

 

===

 

 

May 10, 2006: The Sun's Great Conveyor Belt has slowed to a record-low crawl, according to research by NASA solar physicist David Hathaway. "It's off the bottom of the charts," he says. "This has important repercussions for future solar activity."

 

The Great Conveyor Belt is a massive circulating current of fire (hot plasma) within the Sun. It has two branches, north and south, each taking about 40 years to perform one complete circuit. Researchers believe the turning of the belt controls the sunspot cycle, and that's why the slowdown is important.

 

Right: The sun's "Great Conveyor Belt" in profile.

 

"Normally, the conveyor belt moves about 1 meter per second—walking pace," says Hathaway. "That's how it has been since the late 19th century." In recent years, however, the belt has decelerated to 0.75 m/s in the north and 0.35 m/s in the south. "We've never seen speeds so low."

 

According to theory and observation, the speed of the belt foretells the intensity of sunspot activity ~20 years in the future. A slow belt means lower solar activity; a fast belt means stronger activity. The reasons for this are explained in the Science@NASA story Solar Storm Warning.

 

"The slowdown we see now means that Solar Cycle 25, peaking around the year 2022, could be one of the weakest in centuries," says Hathaway.

 

This is interesting news for astronauts. Solar Cycle 25 is when the Vision for Space Exploration should be in full flower, with men and women back on the Moon preparing to go to Mars. A weak solar cycle means they won't have to worry so much about solar flares and radiation storms.

 

On the other hand, they will have to worry more about cosmic rays. Cosmic rays are high-energy particles from deep space; they penetrate metal, plastic, flesh and bone. Astronauts exposed to cosmic rays develop an increased risk of cancer, cataracts and other maladies. Ironically, solar explosions, which produce their own deadly radiation, sweep away the even deadlier cosmic rays. As flares subside, cosmic rays intensify—yin, yang.

 

Hathaway's prediction should not be confused with another recent forecast: A team led by physicist Mausumi Dikpata of NCAR has predicted that Cycle 24, peaking in 2011 or 2012, will be intense. Hathaway agrees: "Cycle 24 will be strong. Cycle 25 will be weak. Both of these predictions are based on the observed behavior of the conveyor belt."

 

How do you observe a belt that plunges 200,000 km below the surface of the sun?

 

"We do it using sunspots," Hathaway explains. Sunspots are magnetic knots that bubble up from the base of the conveyor belt, eventually popping through the surface of the sun. Astronomers have long known that sunspots have a tendency to drift—from mid solar latitudes toward the sun's equator. According to current thinking, this drift is caused by the motion of the conveyor belt. "By measuring the drift of sunspot groups," says Hathaway, "we indirectly measure the speed of the belt."

 

Right: Hathaway monitors the speed of the Conveyor Belt by plotting the drift of sunspot groups from high to low solar latitude. This plot is called "the Butterfly Diagram." The tilt of the wings reveal the speed of the Conveyor Belt. [More]

 

Using historical sunspot records, Hathaway has succeeded in clocking the conveyor belt as far back as 1890. The numbers are compelling: For more than a century, "the speed of the belt has been a good predictor of future solar activity."

 

If the trend holds, Solar Cycle 25 in 2022 could be, like the belt itself, "off the bottom of the charts."

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, Gramado agora está com uma estação automática. É só entrar no wunderground e escrever Caxias do Sul que logo vai aparecer as estações automáticas da região. Aparece primeiro a do Anselmi em Farroupilha e depois a do Hotel Pousada Colina de Pedra.

 

Acho que ela foi colocada ontem, pois não há dados anteriores. Como tá ainda em fase de implantação, ela deve estar com alguns problemas. Exemplo: a temperatura atual não é atualizada a mais de uma hora. Acho que os dados só são repassados quando o dono do hotel liga a internet! :lol:

 

Outra coisa estranha é a altitude, quase igual a do Anselmi em Farroupilha enquanto que a Gramado turística está, na média, 100 metros mais elevada. A não ser que este hotel, que eu não conheço, esteja localizado naquele bairro residencial lá de baixo do morro. Seria um baixadão de 745 metros de altitude.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, Gramado agora está com uma estação automática. É só entrar no wunderground e escrever Caxias do Sul que logo vai aparecer as estações automáticas da região. Aparece primeiro a do Anselmi em Farroupilha e depois a do Hotel Pousada Colina de Pedra.

 

Acho que ela foi colocada ontem, pois não há dados anteriores. Como tá ainda em fase de implantação, ela deve estar com alguns problemas. Exemplo: a temperatura atual não é atualizada a mais de uma hora. Acho que os dados só são repassados quando o dono do hotel liga a internet! :lol:

 

Outra coisa estranha é a altitude, quase igual a do Anselmi em Farroupilha enquanto que a Gramado turística está, na média, 100 metros mais elevada. A não ser que este hotel, que eu não conheço, esteja localizado naquele bairro residencial lá de baixo do morro. Seria um baixadão de 745 metros de altitude.

 

"Gramado turística" :?: Eu achava que Gramado era uma só :lol:

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, Gramado agora está com uma estação automática. É só entrar no wunderground e escrever Caxias do Sul que logo vai aparecer as estações automáticas da região. Aparece primeiro a do Anselmi em Farroupilha e depois a do Hotel Pousada Colina de Pedra.

 

Acho que ela foi colocada ontem, pois não há dados anteriores. Como tá ainda em fase de implantação, ela deve estar com alguns problemas. Exemplo: a temperatura atual não é atualizada a mais de uma hora. Acho que os dados só são repassados quando o dono do hotel liga a internet! :lol:

 

Outra coisa estranha é a altitude, quase igual a do Anselmi em Farroupilha enquanto que a Gramado turística está, na média, 100 metros mais elevada. A não ser que este hotel, que eu não conheço, esteja localizado naquele bairro residencial lá de baixo do morro. Seria um baixadão de 745 metros de altitude.

GUrizada, Farroupilha tem mínimas mais baixas que Gramado.Estes 100m, não influenciam à favor de GRamado.É uma situação que o pessoal aqui ainda não assimilou, c ontinentalidade pesa muito quando falamos em mínimas.Basicamente analisem Santa Maria e tirem suas conclusões...

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, Gramado agora está com uma estação automática. É só entrar no wunderground e escrever Caxias do Sul que logo vai aparecer as estações automáticas da região. Aparece primeiro a do Anselmi em Farroupilha e depois a do Hotel Pousada Colina de Pedra.

 

Acho que ela foi colocada ontem, pois não há dados anteriores. Como tá ainda em fase de implantação, ela deve estar com alguns problemas. Exemplo: a temperatura atual não é atualizada a mais de uma hora. Acho que os dados só são repassados quando o dono do hotel liga a internet! :lol:

 

Outra coisa estranha é a altitude, quase igual a do Anselmi em Farroupilha enquanto que a Gramado turística está, na média, 100 metros mais elevada. A não ser que este hotel, que eu não conheço, esteja localizado naquele bairro residencial lá de baixo do morro. Seria um baixadão de 745 metros de altitude.

GUrizada, Farroupilha tem mínimas mais baixas que Gramado.Estes 100m, não influenciam à favor de GRamado.É uma situação que o pessoal aqui ainda não assimilou, c ontinentalidade pesa muito quando falamos em mínimas.Basicamente analisem Santa Maria e tirem suas conclusões...

 

Os dados que registro na minha casa em canela são em média um grau mais frio que os dados do Anselmi em Farroupilha. Vou quase todos os fim0de0semana para ambas as cidades. Frequentemente saio de Canela e vou a caxias visitar a família da minha namorada. É nítida a diferença de temperatura, inclusiva registradpela temperaturado meu carro. Continentalidade de 40km de distância (linha reta) não existe!!

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, Gramado agora está com uma estação automática. É só entrar no wunderground e escrever Caxias do Sul que logo vai aparecer as estações automáticas da região. Aparece primeiro a do Anselmi em Farroupilha e depois a do Hotel Pousada Colina de Pedra.

 

Acho que ela foi colocada ontem, pois não há dados anteriores. Como tá ainda em fase de implantação, ela deve estar com alguns problemas. Exemplo: a temperatura atual não é atualizada a mais de uma hora. Acho que os dados só são repassados quando o dono do hotel liga a internet! :lol:

 

Outra coisa estranha é a altitude, quase igual a do Anselmi em Farroupilha enquanto que a Gramado turística está, na média, 100 metros mais elevada. A não ser que este hotel, que eu não conheço, esteja localizado naquele bairro residencial lá de baixo do morro. Seria um baixadão de 745 metros de altitude.

 

"Gramado turística" :?: Eu achava que Gramado era uma só :lol:

 

Existe a Gramado dos gramadenses!! Fica num baixadão. Próxima vez que visitares a cidade, vá para a região noroeste da cidade. É lá.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, Gramado agora está com uma estação automática. É só entrar no wunderground e escrever Caxias do Sul que logo vai aparecer as estações automáticas da região. Aparece primeiro a do Anselmi em Farroupilha e depois a do Hotel Pousada Colina de Pedra.

 

Acho que ela foi colocada ontem, pois não há dados anteriores. Como tá ainda em fase de implantação, ela deve estar com alguns problemas. Exemplo: a temperatura atual não é atualizada a mais de uma hora. Acho que os dados só são repassados quando o dono do hotel liga a internet! :lol:

 

Outra coisa estranha é a altitude, quase igual a do Anselmi em Farroupilha enquanto que a Gramado turística está, na média, 100 metros mais elevada. A não ser que este hotel, que eu não conheço, esteja localizado naquele bairro residencial lá de baixo do morro. Seria um baixadão de 745 metros de altitude.

GUrizada, Farroupilha tem mínimas mais baixas que Gramado.Estes 100m, não influenciam à favor de GRamado.É uma situação que o pessoal aqui ainda não assimilou, c ontinentalidade pesa muito quando falamos em mínimas.Basicamente analisem Santa Maria e tirem suas conclusões...

Bruno eu não estou falando das médias e nem das máximas, aí Gramado leva vantagem, estou falando das mínimas.Mas vc está falando em relação a Vicentina, para comparação?

Link to comment
Share on other sites

decada de 20?

fico triste de pensar tantos anos a frente

 

Eu fico triste é de pensar que, se as previsões acerca do aquecimento global estiverem corretas (aquecimento de 2,5C a 8C até 2100), este pode ser a última oportunidade de sentirmos frio de verdade no sul do Brasil.

Eu espero que seja realmente um estudo isento e que esteja correto, pois não deixa de ser uma certa coincidência ter sido constatado pela NASA, um órgão justamente do país que mais tem interesse em degradar e poluir em todo o mundo, e que é responsável por um quarto do lixo atmosférico produzido anualmente em todo o mundo!

Link to comment
Share on other sites

decada de 20?

fico triste de pensar tantos anos a frente

 

Eu fico triste é de pensar que, se as previsões acerca do aquecimento global estiverem corretas (aquecimento de 2,5C a 8C até 2100), este pode ser a última oportunidade de sentirmos frio de verdade no sul do Brasil.

Eu espero que seja realmente um estudo isento e que esteja correto, pois não deixa de ser uma certa coincidência ter sido constatado pela NASA, um órgão justamente do país que mais tem interesse em degradar e poluir em todo o mundo, e que é responsável por um quarto do lixo atmosférico produzido anualmente em todo o mundo!

 

Os russos já tinham dito a mesma coisa.

 

http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?t=1359&start=0

Link to comment
Share on other sites

Qual dos dois você acha que têm mais interesses econômicos? Os EUA (representados pela NASA), ou a ONU?

E eu não estou falando que o estudo não merece credibilidade, mas apenas acho que não podemos engolí-lo com farinha, como dogma.

Se o homem criou a bomba atômica (esta porcaria capaz de destruir tudo o que Deus fez em bilhões de anos em um único dia), por quê seria incapaz de influenciar o clima na terra?

Link to comment
Share on other sites

O homem pode sim influenciar o clima da Terra. Já deste o exemplo. Basta uma guerra nuclear entre Rússia e Estados Unidos para que o planeta mergulhe no chamado "inverno nuclear". Agora, partindo do pressuposto que o sol é a maior forçante do clima no planeta, o que para nós é verdadeiro, é muito interessante se cogitar a possibilidade de termos um período muito frio nas próximas décadas e quiçá a interrupção/reversão do aquecimento global.

Link to comment
Share on other sites

O homem pode sim influenciar o clima da Terra. Já deste o exemplo. Basta uma guerra nuclear entre Rússia e Estados Unidos para que o planeta mergulhe no chamado "inverno nuclear". Agora, partindo do pressuposto que o sol é a maior forçante do clima no planeta, o que para nós é verdadeiro, é muito interessante se cogitar a possibilidade de termos um período muito frio nas próximas décadas e quiçá a interrupção/reversão do aquecimento global.

 

A Rússia também é um dos maiores poluidores do planeta.

Link to comment
Share on other sites

Bastante plausível, que possa haver enfrequecimento da atividade solar.Cabe considerar que a principal e determinante fonte de calor é a solar.Contudo já refleti algumas vezes,: podería haver uma era do gelo outra vez?

Depois destas informações, podemos perceber que é perfeitamente possível.

-NO entanto temos que considerar que o impacto de muitos anos atrás sobre a vida na terra em função da era do gelo, seria diferente em circunstâncias atuais, em função dos recursos tecnológicos que dispomos.

Link to comment
Share on other sites

Bastante plausível, que possa haver enfrequecimento da atividade solar.Cabe considerar que a principal e determinante fonte de calor é a solar.Contudo já refleti algumas vezes,: podería haver uma era do gelo outra vez?

Depois destas informações, podemos perceber que é perfeitamente possível.

-NO entanto temos que considerar que o impacto de muitos anos atrás sobre a vida na terra em função da era do gelo, seria diferente em circunstâncias atuais, em função dos recursos tecnológicos que dispomos.

Link to comment
Share on other sites

É esse tipo de previsão que nos faz crer que a idéia do ciclo natural de ocilação da temperatura média global é bem verdadeira. Todo mundo dizendo em temperatura média global subindo exponencialmente, e essa previsão da Nasa diz que a emissão de energia solar à Terra será menos intensa na década de 20, implicando numa redução das temperaturas médias para esse período. Ou seja, a emissão de gases poluentes à atmosfera é um agravante para influenciar diretamente nesse ciclo natural, mas é possível que não seja determinante a ponto de mudar por completo o perfil desse ciclo.

Link to comment
Share on other sites

É esse tipo de previsão que nos faz crer que a idéia do ciclo natural de ocilação da temperatura média global é bem verdadeira. Todo mundo dizendo em temperatura média global subindo exponencialmente, e essa previsão da Nasa diz que a emissão de energia solar à Terra será menos intensa na década de 20, implicando numa redução das temperaturas médias para esse período. Ou seja, a emissão de gases poluentes à atmosfera é um agravante para influenciar diretamente nesse ciclo natural, mas é possível que não seja determinante a ponto de mudar por completo o perfil desse ciclo.

 

Foi exatamente o que me ocorreu. Por diversos períodos da história do planeta já houveram episódios com potencial de alterar o clima planetário. No entanto, os gráficos "teimam" em apontar para a manutenção do ciclo natural.

Link to comment
Share on other sites

Isto pode explicar porque há relatos históricos( meus antepassados), lá por 1800 e pico, dando conta de grandes nevadas que chegavam a mais de metro de altura, sem contar que as pequenas nevadas eram mais freqüentes.Pelo que pesquisei nevava em média 3x ao ano nas regiões serranas do RS.

 

Naqueles idos anos geava durante o verão em pleno Planalto Central.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Realmente seria incrível.

 

Por falar nisto, tirei algumas cópias do livro que me caiu nas mãos.

 

trata-se do seguinte

 

commissão Geographica e Geologica de S.Paulo

Secção meteorologica

dados climatologicos do ano de 1891a 1899

s.paulo

typographia a vapor de vanorden & Comp.

 

São registros climatologicos feitos por uma comissão formada no final do século 19. É bem interessante e tenho algumas cópias. O dono do livro quer vender. Não tenho idéia de preço nem se tem algum valor histórico. Mas tem dados históricos interessantes

 

Por exemplo temperaturas do ano de 1892

 

Estação de Porto Ferreira

 

julho: máxima absoluta 24,5 oC m´nima absoluta 3.0 oC

 

há vários dados interessantes.

 

Desculpem aqueles que se interessaram mas somente agora consegui tirar algumas cópias. Pleo que vi, fazi muito mais frio sem SP que agora. Há registro de geadas, temperaturas até negativas.

 

Se houve um ciclo de frio nos anos que vão de 1891 a 1899, poderemos ver. Talvez algum de vocês tenham tais dados. Esse material foi parar no acervo técnico dda Sociedade de Eng. do Rs. Depois foi parar num Sebo onde meu conhecido comprou. O cara é um verdadeiro rato de sebo, vive comprando livros velhos. Posso mandar alguns xerox que tirei para quem quiser. Posso scanear também estes dados. O livro é tão velho que tem que se ter cuidado ao manejá-lo.

 

 

Espero que faça frio nos anos 20. Não estarei tão velho assim. Embora eu já tenha presenciado bastante frio na década de setenta quando tinha de 12 a 16 anos.

Link to comment
Share on other sites

Gamboa, (eu acho que o Shimutz também) tenho interesse nesses dados. Vc poderia mandar uma MP falando sobre como podemos fazer para adquirir as cópias??

Eu tenho os dados do IAC aqui de Campinas desde 1890 (peguei no site agritempo.gov.br) e queria comparar eles, para basear um pouco mais o estudo que estou fazendo!

Já analisei três anos dos dados do IAC (1890-1892) e verifiquei realmente que as ondas de frio eram bem fortes e duradouras, embora tenha um pouco de dúvidas em relação as máximas; assim esses dados que você conseguiu poderiam ajudar a tirar essas dúvidas! :wink:

Link to comment
Share on other sites

Paulo, você tá com uma relíquia em mãos!!!!!! :shock: :shock: :shock:

 

Por favor, nos tire a dúvida quanto à suposta queda de neve na capital paulista no ano de 1898. Se for verdadeiro este fato, estará lá!

Amigo Evandro, o que eu sei, é o chamdo conhecimento popular, que passa de pai pra filho.Eu conversei com minha mãe, meus avós( já falecidos,tio-avós), tios,parentes, pessoas mais velhas.E todos eles afirmaram, era mais frio antigamente, dava mais neve e mais geada.O inverno entrava já em abril, dava um pequeno veranico em maio e voltava a esfriar muito até o início de setembro, com frio constante.A falecida Tia Fia merelatou de uma chuva de gelo que matou muitos animais por hipotermia, lá no início do século passado.

Link to comment
Share on other sites

Paulo, você tá com uma relíquia em mãos!!!!!! :shock: :shock: :shock:

 

Por favor, nos tire a dúvida quanto à suposta queda de neve na capital paulista no ano de 1898. Se for verdadeiro este fato, estará lá!

Amigo Evandro, o que eu sei, é o chamdo conhecimento popular, que passa de pai pra filho.Eu conversei com minha mãe, meus avós( já falecidos,tio-avós), tios,parentes, pessoas mais velhas.E todos eles afirmaram, era mais frio antigamente, dava mais neve e mais geada.O inverno entrava já em abril, dava um pequeno veranico em maio e voltava a esfriar muito até o início de setembro, com frio constante.A falecida Tia Fia merelatou de uma chuva de gelo que matou muitos animais por hipotermia, lá no início do século passado.

 

ESTA HISTÓRIA QUE FAZIA MAIS FRIO NO PASSADO, DITO PELOS ANTIGOS, FICO COM 5 PÉS ATRÁS, AQUI DIZEM A MESMA COISA E OS DADOS MOSTRAM COISAS BEM DIFERENTES. O PESSOAL NÃO TEM MEMÓRIA DO CLIMA COMO NÓS TEMOS, NEM LEMBRAM COMO FOI O INVERNO A 5/10 ANOS ATRÁS, QTO MAIS ANTIGAMENTE.

 

NUNCA TIVEMOS INVERNO CONSTANTE DE MEADOS DE MAIO A SETEMBRO, NEM EM S.JOAQUIM É ASSIM, MUITOS MENOS NAS ÁREAS MAIS BAIXAS. NOSSO INVERNO É CARACTERIZADO POR PERÍODOS +- LONGOS DE FRIO E PERÍODOS+- CURTOS DE CALOR. É RARÍSSIMO TER O QUE ESTAMOS TENDO DESDE O DIA 16 ABRIL DESTE ANO, OU SEJA FRIO QUASE CONSTANTE. TANTO QUE AQUI FAZIA 38 ANOS QUE NÃO DAVA ALGO ASSIM.

 

NEM EM S.JOAQUIM O INVERNO CLIMÁTICO COMEÇA EM ABRIL, SALVO RARAS EXCEÇÕES COMO NESTE ANO.

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo, quero dizer que ocorriam mais geadas em abril.Vc não pode falar por onde vc não vive...

 

NÃO FALEI EM RELAÇÃO A GEADA E ATÉ PODERIA, POIS AQUI É O LUGAR QUE MAIS DÁ GEADA NO SUL DO BRASIL E O NÚMERO DE GEADAS EM ABRIL É PEQUENO, PORTANTO...

 

 

Ronaldo, todo o planeta era mais frio a 100 anos atrás, vcs mesmo já relataram os episódios ocorridos aqui no sul do país!!! Era outra época, atividade solar diferente, menos industrialização, etc...

 

Aqui em Curitiba a diferença é brutal, tenho as médias daqui desde 1885, a média anual subiu praticamente 2ºC, e fazia sim frio quase constante de abril a setembro!!! Nos anos 10 e 20, Curitiba tinha meses de junho e julho frequentemente com médias de 10/11ºC!!! Meu Deus, é a média de São Joaquim hoje!!!

 

Na minha humilde opinião, tenho dúvidas apenas sobre as causas do aquecimento das últimas décadas, mas que fazia mais frio antigamente pra mim é fato notório!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo, quero dizer que ocorriam mais geadas em abril.Vc não pode falar por onde vc não vive...

 

NÃO FALEI EM RELAÇÃO A GEADA E ATÉ PODERIA, POIS AQUI É O LUGAR QUE MAIS DÁ GEADA NO SUL DO BRASIL E O NÚMERO DE GEADAS EM ABRIL É PEQUENO, PORTANTO...

 

 

Ronaldo, todo o planeta era mais frio a 100 anos atrás, vcs mesmo já relataram os episódios ocorridos aqui no sul do país!!! Era outra época, atividade solar diferente, menos industrialização, etc...

 

Aqui em Curitiba a diferença é brutal, tenho as médias daqui desde 1885, a média anual subiu praticamente 2ºC, e fazia sim frio quase constante de abril a setembro!!! Nos anos 10 e 20, Curitiba tinha meses de junho e julho frequentemente com médias de 10/11ºC!!! Meu Deus, é a média de São Joaquim hoje!!!

 

Na minha humilde opinião, tenho dúvidas apenas sobre as causas do aquecimento das últimas décadas, mas que fazia mais frio antigamente pra mim é fato notório!!!

 

Sds.

 

INTERESSANTE, POIS O LAZINSKI FEZ AS MÉDIAS DOS ÚLTIMOS 30 ANOS E FECHA EXATAMENTE COM A SÉRIE DE 1930/1961, MAIS CONFIÁVE4L. A DE 1961/1990 NÃO É CONFIÁVEL, TEM MUITO ERRO, FOI A TOQUE DE CAIXA.

 

REFIRO-ME AOS DEPOIMENTOS DO PESSOAL MAIS ANTIGO, SALVO ALGUNS QUE TEM OS DADOS OU MUITO BOA MEMÓRIA, TODOS RELEMBRAM FATOS MARCANTES, NÃO O CONTEXTO DA ESTAÇÃO. TODOS VÃO DIZER QUE 1965 FEZ MUITO FRIO DEVIDO A FORTE NEVASCA. TODOS VÃO DIZER QUE 1957 DEU MUITO FRIO, DEU AQUELA SENHORA NEVASCA, MAIS FORAM INVERNOS NORMAIS A QUENTES!!!

 

QUASE NINGUÉM LEMBRA DE 1996, NÃO DEU GRANDES EXTREMOS.

 

ESTE MESMO PERÍODO, 16/04/06 A 16/05/06, ESTÁ SENDO MUITO FRIO, QUASE RECORDE, COMENTEI NA ACADEMIA, MEU AMIGO DISSE; "JÁ VÍ MAIO MAIS FRIO"... PORQUE???? NÃO DEU NENHUM EXTREMO FORTE, ESTÁ FRIO DIRETO E NINGUÉM SE TOCA. OLHANDO OS DADOS É QUE TENS O REAL SINAL DE COMO ESTÁ REALMENTE FRIO!!

Link to comment
Share on other sites

Realmente seria incrível.

 

Por falar nisto, tirei algumas cópias do livro que me caiu nas mãos.

 

trata-se do seguinte

 

commissão Geographica e Geologica de S.Paulo

Secção meteorologica

dados climatologicos do ano de 1891a 1899

s.paulo

typographia a vapor de vanorden & Comp.

 

São registros climatologicos feitos por uma comissão formada no final do século 19. É bem interessante e tenho algumas cópias. O dono do livro quer vender. Não tenho idéia de preço nem se tem algum valor histórico. Mas tem dados históricos interessantes

 

Por exemplo temperaturas do ano de 1892

 

Estação de Porto Ferreira

 

julho: máxima absoluta 24,5 oC m´nima absoluta 3.0 oC

 

há vários dados interessantes.

 

Desculpem aqueles que se interessaram mas somente agora consegui tirar algumas cópias. Pleo que vi, fazi muito mais frio sem SP que agora. Há registro de geadas, temperaturas até negativas.

 

Se houve um ciclo de frio nos anos que vão de 1891 a 1899, poderemos ver. Talvez algum de vocês tenham tais dados. Esse material foi parar no acervo técnico dda Sociedade de Eng. do Rs. Depois foi parar num Sebo onde meu conhecido comprou. O cara é um verdadeiro rato de sebo, vive comprando livros velhos. Posso mandar alguns xerox que tirei para quem quiser. Posso scanear também estes dados. O livro é tão velho que tem que se ter cuidado ao manejá-lo.

 

 

Espero que faça frio nos anos 20. Não estarei tão velho assim. Embora eu já tenha presenciado bastante frio na década de setenta quando tinha de 12 a 16 anos.

 

realmente, paulo, este livro é magnífico.

 

eu te mandei uma mp. se puder me remeter, eu cubro as despesas e ficarei eternamente grato!

 

valeu!

Link to comment
Share on other sites

Tá enganado Ronaldo, de acordo com muitas pessoas o inverno de 1965 fora ameno no Alto da Serra, vindo o gelo grande apenas em agosto.

Vc é um grande conhecedor do clima, mas de vez em quando dá umas bolas fora...

Como por exemplo achar que nosso dezembro aqui é quente...

Como a própria Met Sul já te informou o nosso verão pra valer é em janeiro, fevereiro e parte de março (normalmente).

Nossa primavera por exemplo predominantemente fria, com eventuais entradas de calor, assim como em abril faz um bom frio.

Link to comment
Share on other sites

Sei que não tem muito haver com a discussao,mas vou dar um parecer: Conversando com minhas avós(uma de 1945 e outra de 1935) ambas falaram que antigamente fazia bem mais frio.Que em abril ja dava pra sentir um bom frio,e que em junho e julho o frio era tão forte que criava orvalho forte,nevoeiros e inclusive de fazer "sair fumaça da boca e do nariz".Elas não sabem as temperaturas,mas dizem que na infancia e adolescencia delas fazia muito frio mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Tá enganado Ronaldo, de acordo com muitas pessoas o inverno de 1965 fora ameno no Alto da Serra, vindo o gelo grande apenas em agosto.

Vc é um grande conhecedor do clima, mas de vez em quando dá umas bolas fora...

Como por exemplo achar que nosso dezembro aqui é quente...

Como a própria Met Sul já te informou o nosso verão pra valer é em janeiro, fevereiro e parte de março (normalmente).

Nossa primavera por exemplo predominantemente fria, com eventuais entradas de calor, assim como em abril faz um bom frio.

 

Não, foi um inverno de bloqueios, alternando algumas invasões polares com longos períodos de estabilidade.

Link to comment
Share on other sites

Tá enganado Ronaldo, de acordo com muitas pessoas o inverno de 1965 fora ameno no Alto da Serra, vindo o gelo grande apenas em agosto.

Vc é um grande conhecedor do clima, mas de vez em quando dá umas bolas fora...

Como por exemplo achar que nosso dezembro aqui é quente...

Como a própria Met Sul já te informou o nosso verão pra valer é em janeiro, fevereiro e parte de março (normalmente).

Nossa primavera por exemplo predominantemente fria, com eventuais entradas de calor, assim como em abril faz um bom frio.

 

REALMENTE SOLEDADE É BEM MAIS FRIA QUE S.JOAQUIM, NÃO POSSO EXTRAPOLAR USANDO OS MEUS DADOS E DO INMET DAQUI, SÓ POSSO FAZER PARA CIDADES QUE SÃO MAIS QUENTES QUE S.JOAQUIM. :finga: :snakeman: :wink:

 

DESCULPE A IRONIA, NÃO PUDE RESISTIR.

Link to comment
Share on other sites

Bah Ronaldo vc está sempre subestimando o frio da minha região, cara.

O BEABA de que SJ, tem as menores máximas, médias, média de dias neve.Mas o que incomoda vc e alguns do Baz é não aceitar as nossas mínimas...

Tenha paciência, se pegarmos Mormaço(413m),Espumoso 325m e outras de menor altitude próximas daqui tudo bem, mas estamos falando de regiões quase centrais do RS, com altitudes de 600 a 840m, vamos ser realistas.

Eu próprio lembro do final da década de 70, início dos 80 e te afirmo que o frio era mais constante, tu só podias usar manga curta lá por setembro em alguns dias.

Às favas com vcs que só levam em conta a altitude, esquecendo dos demais fatores determinantes do clima... :rock: :rock: :rock: :finga: :finga:

Link to comment
Share on other sites

Bah Ronaldo vc está sempre subestimando o frio da minha região, cara.

O BEABA de que SJ, tem as menores máximas, médias, média de dias neve.Mas o que incomoda vc e alguns do Baz é não aceitar as nossas mínimas...

Tenha paciência, se pegarmos Mormaço(413m),Espumoso 325m e outras de menor altitude próximas daqui tudo bem, mas estamos falando de regiões quase centrais do RS, com altitudes de 600 a 840m, vamos ser realistas.

Eu próprio lembro do final da década de 70, início dos 80 e te afirmo que o frio era mais constante, tu só podias usar manga curta lá por setembro em alguns dias.

Às favas com vcs que só levam em conta a altitude, esquecendo dos demais fatores determinantes do clima... :rock: :rock: :rock: :finga: :finga:

 

É POR ISSO QUE VOC~ES TEM A MELHOR MAÇÃO DO BRASIL E O MELHOR CLIMA PARA AS FRUTEIRAS QUE GOSTAM DE FRIO....AFINAL SOLEDADE É GÉLIDA! :lol: :wink:

Link to comment
Share on other sites

FALANDO SÉRIO.

 

NÃO DUVIDO DAS TUAS MÍNIMAS, É POSSÍVEL E OCORRE MUITOS DIAS COM MÍNIMAS ABAIXO DE DE S.JOAQUIM. ATÉ ÁREAS DO LITORAL SUL TEM MÍNIMAS EVENTUAIS MAIS BAIXAS QUE AQUI.

 

O QUE EU DIGO É QUE AQUI É MUITO MAIS FRIO QUE SOLEDADE NO GERAL, NOSSO INVERNO É BEM MAIS LONGO E O VERÃO É CURTO. AS ESTAÇÕES AQUI SÃO MAIORES E BEM MENORES, RESPECTIVAMENTE QUE QQUER LUGAR NO SUL ABAIXO DOS 1000/1100 m. SOLEDADE TEM EPISÓDIOS DE FRIO BEM MARCANTES, MAIS NA MÉDIA NÃO SE COMPARA COM S.JOAQUIM. ISTO QUE NÃO FALO DE LOCAIS FORA DA CIDADE. DENTRO DA CIDADE TEMOS ATÉ MAIS DE 10°C DE DIFERENÇA EM ALGUMAS NOITES. COMO EM JUNHO DE 2002 QUANDO DEU 3,0ºC NO INMET E -7,5ºC NO BANDEIRA. O NORMAL É 3 A 6ºC DE DIFERENÇA EM NOITES CALMAS.

 

O VENTO AQUI NO INVERNO É ESTUPIDAMENTE GÉLIDO, O QUE FALAS DAÍ É NORMAL AQUI.

 

COMO JÁ DISSE A MUITOS, PASSEM UM INVERNO AQUI E TERÃO UMA IDÉIA, NÚMEROS NÃO DIZEM A REALIDADE.

 

VOLTO A DIZER, 90% DA POPULAÇÃO TEM MEMÓRIA CURTA. JÁ CONVERSEI COM MUITOS AQUI E DIZEM A MESMA COISA, MAIS OS DADOS NÃO.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.