Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

A MAIOR BOMBA JÁ VISTA NO BAZ - DÉCADA DE 20 SERÁ INCRÍVEL


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

Desculpe os termos, Paulo. Só há uma expressão para isso: caia na real.

 

Eu já agi da mesma forma. Basta olhar os fatos, verás que há mundo fora da tua cidade e que nele certamente há lugares mais altos, com maiores baixadas, mais frios.

 

Falo pois já fiz a mesma coisa. Mas já faz tempo, foi quando conheci o Ronaldo, devia ter uns 11 anos (viu, Caio? Esqueça Palmas!).

 

Não me leve, por favor, a mal. Até porque, frio não é medida de qualidade. Ao menos para mim. Não basta ter temperaturas baixas para que uma região seja única. Aliás, o Brasil é rico em lugares únicos. E tua Soledade é um deles!

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Vou capitanear uma campanha para promover as outras frias esquecidas de SC, Urupema, Urubici, Bom Jardim da Serra e a nossa SJ dos Ausentes.

Chega de só falar São Joaquim quiriquinquim

 

URUPEMA E PARTE ALTA DE BOM JARDIM E URUBICÍ FAZEM PARTE DO NOSSO TIPO DE CLIMA, S.JOSÉ DOS AUSENTES É UM POUCO MAIS QUENTE, DIFERENÇA BEM PEQUENA. CIDADE, CIDADE, É S.JOAQUIM E URUPEMA, SÃO LITERALMENTE IGUAIS (URUPEMA É MAIS FRIA EM NOITES CALMAS E MAIS QUENTE DE DIA)

Link to comment
Share on other sites

Desculpe os termos, Paulo. Só há uma expressão para isso: caia na real.

 

Eu já agi da mesma forma. Basta olhar os fatos, verás que há mundo fora da tua cidade e que nele certamente há lugares mais altos, com maiores baixadas, mais frios.

 

Falo pois já fiz a mesma coisa. Mas já faz tempo, foi quando conheci o Ronaldo, devia ter uns 11 anos (viu, Caio? Esqueça Palmas!).

 

Não me leve, por favor, a mal. Até porque, frio não é medida de qualidade. Ao menos para mim. Não basta ter temperaturas baixas para que uma região seja única. Aliás, o Brasil é rico em lugares únicos. E tua Soledade é um deles!

 

EU QUE O DIGA E CREIO QUE O RODOLFO TAMBÉM!! :lol:

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

 

EU QUE O DIGA E CREIO QUE O RODOLFO TAMBÉM!! :lol:

 

Sds.,

 

O Rodolfo acredita em Palmas! :D

 

Eu particularmente creio que existam situações onde a continentalidade daquela região associada a orografia possam produzir condições específicas de temperatura. É isso. São Joaquim é indiscutivelmente mais fria, mais nivosa! Ambas únicas. E até certo ponto parecidas.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Considerando as mínimas que obervamos em nossa estação da baixada de Lomba Grande, eu não deixo de acreditar no frio que faz nas baixadas de Soledade. Mesmo em São Joaquim às vezes faz 4 graus no Ronaldo e no Bairro Bandeira (baixadão) chega a 0 na casa do Bita. E a distância é de apenas um quilômetro. Portanto, não duvido das mínimas no Bandeira e outros locais quando a característica da massa de ar frio permite o chamado frio de baixada.

 

O que não posso acreditar e isso gera problemas de crediobilidade são relatos como este que li no site da Climatempo:

 

Um vento nordeste gelado soprou hoje pela manhã, com temperatura mínima de 7º, a sensação térmica pelo vento de até 60/70 km/h, foi abaixo de zero.

 

Paulo Henrique - Soledade. Rio Grande do Sul

 

Vento de 60/70 km/h hoje de manhã ? Impossível !!! Nenhuma estação registrou vento com esta magnitude. O máximo que houve foi vento de 30 a 40 km/h e no meio da manhã. Na hora da mínima, final da madrugada, não havia vento tão forte assim. Nenhum sistema sinótico permitia rajadas de vento dd 70 km/h que, tecnicamente, equivale a força de temporal.

Link to comment
Share on other sites

 

INTERESSANTE, POIS O LAZINSKI FEZ AS MÉDIAS DOS ÚLTIMOS 30 ANOS E FECHA EXATAMENTE COM A SÉRIE DE 1930/1961, MAIS CONFIÁVE4L. A DE 1961/1990 NÃO É CONFIÁVEL, TEM MUITO ERRO, FOI A TOQUE DE CAIXA.

 

REFIRO-ME AOS DEPOIMENTOS DO PESSOAL MAIS ANTIGO, SALVO ALGUNS QUE TEM OS DADOS OU MUITO BOA MEMÓRIA, TODOS RELEMBRAM FATOS MARCANTES, NÃO O CONTEXTO DA ESTAÇÃO. TODOS VÃO DIZER QUE 1965 FEZ MUITO FRIO DEVIDO A FORTE NEVASCA. TODOS VÃO DIZER QUE 1957 DEU MUITO FRIO, DEU AQUELA SENHORA NEVASCA, MAIS FORAM INVERNOS NORMAIS A QUENTES!!!

 

QUASE NINGUÉM LEMBRA DE 1996, NÃO DEU GRANDES EXTREMOS.

 

ESTE MESMO PERÍODO, 16/04/06 A 16/05/06, ESTÁ SENDO MUITO FRIO, QUASE RECORDE, COMENTEI NA ACADEMIA, MEU AMIGO DISSE; "JÁ VÍ MAIO MAIS FRIO"... PORQUE???? NÃO DEU NENHUM EXTREMO FORTE, ESTÁ FRIO DIRETO E NINGUÉM SE TOCA. OLHANDO OS DADOS É QUE TENS O REAL SINAL DE COMO ESTÁ REALMENTE FRIO!!

 

 

Acho que a região de São Joaquim não aqueceu na média, exatamente pelo fato das massas polares não subirem mais, elas ficam mais tempo em SC e RS, mas já maritimizadas e com ausência de fortes ciclones(me refiro ao balanço dos últimos anos), o q fez as nevascas rarearem, esse pra mim já um fator demonstrando o aquecimento!!! Daqui a um mês faz dez anos da última nevasca, infelizmente!!

 

Quanto a memória das pessoas, isso é um fato, elas só lembram das grandes ondas de frio, nevascas e extremos da estação!!! Se tivesse tido uma onda de frio mais forte este mês com certeza as pessoas comentariam!!!

 

Podemos ter um recorde histórico esse mês aqui em Curitiba se essa onda de frio do dia 20 vier mesmo, pelas temperaturas até agora, pode ser o mais frio desde 1885!!!

 

O que me preocupa é que se o Pacífico não esfriar de novo, e a La Niña chegou ao fim como apontam alguns, tivemos uma La Niña de 6 meses depois de 5 anos com El Niño!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

1. Os últimos 5 anos não foram de El Niño. Longos períodos tiveram neutralidade no Pacífico. Houve um "micro La Niña" no outono de 2003.

 

2. Tecnicamente não se pode dizer que há La Niña neste momento se for considerada a TSM. Contudo, o padrão atmosférico na região do Pacífico Tropical é de La Niña. E o que importa é o padrão atmosférico, o que vem se refletindo em um outono frio e seco no Sul e mais chuvoso no Nordeste. Clássico cenário de La Niña.

 

3. Os modelos ainda não se definiram. Pode haver um rebrote do La Niña agora em junho/julho, outros sinalizam a continuidade da neutralidade e alguns chegam a falar em mudança para El Niño.

Link to comment
Share on other sites

1. Os últimos 5 anos não foram de El Niño. Longos períodos tiveram neutralidade no Pacífico. Houve um "micro La Niña" no outono de 2003.

 

2. Tecnicamente não se pode dizer que há La Niña neste momento se for considerada a TSM. Contudo, o padrão atmosférico na região do Pacífico Tropical é de La Niña. E o que importa é o padrão atmosférico, o que vem se refletindo em um outono frio e seco no Sul e mais chuvoso no Nordeste. Clássico cenário de La Niña.

 

3. Os modelos ainda não se definiram. Pode haver um rebrote do La Niña agora em junho/julho, outros sinalizam a continuidade da neutralidade e alguns chegam a falar em mudança para El Niño.

 

 

Não quis dizer que houve El Niño nos últimos cinco anos, só não especifiquei para resumir a mensagem!!!

 

Mas como vc mesmo disse, houve um "micro La Niña" no outono de 2003, e vários El Niños bem caracterizados, como o de 2002, que acho q foi de moderado a forte!! Além disso, houve picos negativos incríveis na SOI, como o de 2005, que chegou a valores próximos aos El Niños mais fortes do século!!!

 

De 2001 pra cá, em todos os anos o El Niño esteve presente, seja de forma passageira ou não, o que determinou a predominância do El Niño na minha opinião nos últimos cinco anos!!!

 

Já este ano a história é diferente...

Sds.

Link to comment
Share on other sites

A mesma estória de sempre(estória mesmo). Acho que a memória climatológica é a mesma memória política de nosso povo. Lembro-me de invernos muito frios no interior em Bagé. Lá pelo anos 70, frio de ranguear cusco. Mas e os outros dias? Será que foram apagados de minha memória? Teriam feitos dias de calor intenso que uma criança não guarda na memória? Acho que o romantismo fica quando cai neve e faz grande geada. A mente cria lembranças. O que fica é a marcante situação! é como agora em Passo Fundo: quando o pessoal tiver 50 ou 60(esses que têm hoje 15 ou 20) dirão...NO MEU TEMPO FAZIA FRIO DE CAIR GELO DO CÉU..LEMBRO-ME QUE CAIU GELO QUE COBRIU TUDO DE BRANCO....

Link to comment
Share on other sites

A mesma estória de sempre(estória mesmo). Acho que a memória climatológica é a mesma memória política de nosso povo. Lembro-me de invernos muito frios no interior em Bagé. Lá pelo anos 70, frio de ranguear cusco. Mas e os outros dias? Será que foram apagados de minha memória? Teriam feitos dias de calor intenso que uma criança não guarda na memória? Acho que o romantismo fica quando cai neve e faz grande geada. A mente cria lembranças. O que fica é a marcante situação! é como agora em Passo Fundo: quando o pessoal tiver 50 ou 60(esses que têm hoje 15 ou 20) dirão...NO MEU TEMPO FAZIA FRIO DE CAIR GELO DO CÉU..LEMBRO-ME QUE CAIU GELO QUE COBRIU TUDO DE BRANCO....

 

Esse mês de maio pode ficar restrito a memória dos mais fanáticos por climatologia daqui a alguns anos.

Link to comment
Share on other sites

Esse mês de maio pode ficar restrito a memória dos mais fanáticos por climatologia daqui a alguns anos.

 

Exato. Perfeito Vicente. Ninguém se lembra das médias, mas apenas dos extremos. Não está sendo um mês de maio de episódios de frio extremo. Houve neve na primeira quinzena muitas vezes nos últimos anos. Até agora nada. Em compensação está sendo um dos três meses de maio mais frios dos últimos 50 anos até agora. Mas ninguém se dá conta, quanto mais se lembrará daqui a um ano. Ou alguém se recorda aqui que setembro de 2005 foi o mais frio dos últimos 50 anos em São Joaquim. Nos últimos 12 meses tivemos dois meses de frio histórico, climatologicamente falando.

 

PS: Vicente, por enquanto a única coisa que vai ficar na memória é a granizada de Passo Fundo.

Link to comment
Share on other sites

Considerando as mínimas que obervamos em nossa estação da baixada de Lomba Grande, eu não deixo de acreditar no frio que faz nas baixadas de Soledade. Mesmo em São Joaquim às vezes faz 4 graus no Ronaldo e no Bairro Bandeira (baixadão) chega a 0 na casa do Bita. E a distância é de apenas um quilômetro. Portanto, não duvido das mínimas no Bandeira e outros locais quando a característica da massa de ar frio permite o chamado frio de baixada.

 

O que não posso acreditar e isso gera problemas de crediobilidade são relatos como este que li no site da Climatempo:

 

Um vento nordeste gelado soprou hoje pela manhã, com temperatura mínima de 7º, a sensação térmica pelo vento de até 60/70 km/h, foi abaixo de zero.

 

Paulo Henrique - Soledade. Rio Grande do Sul

 

Vento de 60/70 km/h hoje de manhã ? Impossível !!! Nenhuma estação registrou vento com esta magnitude. O máximo que houve foi vento de 30 a 40 km/h e no meio da manhã. Na hora da mínima, final da madrugada, não havia vento tão forte assim. Nenhum sistema sinótico permitia rajadas de vento dd 70 km/h que, tecnicamente, equivale a força de temporal.

Desculpe Alexandre, mas não tenho anemômetro, não tenho como precisar a velocidade do vento.Me referi ao vento do amanhecer.Bom como eu disse, quem não está aqui não pode sentir né.

Link to comment
Share on other sites

Então dê-me uma sugestão, com passar a informação.

Aliás enquanto não tiver aqui uma estação oficial, vou passar a minha percepção pessoal, sem entrar em detalhes de números, por exemplo:

- Ventos fracos, moderados, fortes( outra coisa, não tenho culpa se há inclusive estudo da URFGS sobre as cidades mais ventosas do RS, Uruguaiana e Soledade, vou ver se consigo este material.

- Não quero distorcer a realidade, tanto que estou lutando para trazer pra cá uma estação oficial.

- Mas vc queira ou não, aqui o vento é quase constante.Te provo isto.

- E pra encerrar o assunto, vou evitar entrar em discussões deste tipo, desgastantes e improdutivas para todos.Em vez de só questionar, porque não buscamos saber como érealmente e não ficar só imaginando, à distância... ](*,) ](*,) :wink: :wink: :wink: :wink: :wink:

Link to comment
Share on other sites

1. Paulo, tuas informações são preciosas. Entretanto, tu mesmo admitiu que "chutaste" a velocidade do vento ante a ausência do anemömetro. O "chute" acaba retirando a credibilidade das tuas outras informações que foram apuradas pelos termômetros que instalaste. Pediste uma sugestão. Então vou dar. Ao invés de dizer que a temperatura era de 7 graus com vento de 70 km/h, diga que o vento que soprava forte em alguns momentos aumentava a sensação de frio provocada pela temperatura de apenas 7 graus.

 

2. Soledade nem de perto é tão ventosa quanto cidades do litoral e do leste dos Aparados da Serra. Porto Alegre é mais ventosa que Soledade devido ao efeito térmico da Lagoa dos Patos e a proximidade do litoral. Não é à toa que os técnicos instalaram os aerogeradores (os cataventos) em Osório.

 

3. Por que não buscamos saber como realmente é ao invés de só ficar imaginando, à distância ? Com os dados das estações automáticas, gerando informação em tempo real de diversos pontos do norte do estado, não é preciso ficar imaginando. Na manhã de ontem se tinha dado de vento de Santo Augusto, Porto Alegre, Caxias do Sul, Farroupilha, Canoas, São Leopoldo, Novo Hambugo, etc. Nenhuma cidade chegava sequer perto de 60/70 km/h. Aliás, sobre imaginar, não preciso imaginar Soledade porque já estive algumas vezes na cidade, sob frio e calor, no verão e no inverno, em dias de céu azul e de neblina. Aliás, como gosta de dar neblina na região de Soledade, evidência de que se trata de uma região menos ventosa.

 

4. Urubici não é mais fria que São Joaquim. Tem que conhecer a região e não ficar imaginando.

 

Alexandre

Link to comment
Share on other sites

1) Já disse que vou conseguir a pesquisa da Urfgs que reforça o que digo.

2) Aposto que aqui venta mais que POA.

3) Na cidade de Soledade neblina é coisa rara, ela é comum no interior nas baixadas à sudeste, região lá do Penteado, Tatim, o vale que costeia o rio Fão.

4) Urubici enquanto município é sim, pois tem as maiores altitudes no interior, pelo menos nas médias e máximas, nenhum ponto bate as encostas voltadas para o sul dos picos acima dos 1700m.

Link to comment
Share on other sites

Nem Urubici nem Sao Joaquim. Campos do Jordão é a cidade mais fria do Brasil.

 

E a segunda é minha querida Itapecirica da Serra/SP.

 

Abraços

 

Nananinanão... a 2ª mais fria do Brasil é Apiaí, e, em seguida, Embu-Guaçu! :mrgreen:

 

Ledo engano de ambos: Curitiba é a cidade mais fria do Brasil, quiçá de toda a América do Sul (acho que empara com Ushuaia), huahuhahuahua...

Link to comment
Share on other sites

Nem Urubici nem Sao Joaquim. Campos do Jordão é a cidade mais fria do Brasil.

 

E a segunda é minha querida Itapecirica da Serra/SP.

 

Abraços

 

Nananinanão... a 2ª mais fria do Brasil é Apiaí, e, em seguida, Embu-Guaçu! :mrgreen:

 

Ledo engano de ambos: Curitiba é a cidade mais fria do Brasil, quiçá de toda a América do Sul (deixamos Ushuaia no chinelo), huahuhahuahua...

Link to comment
Share on other sites

Nem Urubici nem Sao Joaquim. Campos do Jordão é a cidade mais fria do Brasil.

 

E a segunda é minha querida Itapecirica da Serra/SP.

 

Abraços

 

Nananinanão... a 2ª mais fria do Brasil é Apiaí, e, em seguida, Embu-Guaçu! :mrgreen:

 

Ledo engano de ambos: Curitiba é a cidade mais fria do Brasil, quiçá de toda a América do Sul (deixamos Ushuaia no chinelo), huahuhahuahua...

 

só se for na crença dos mitos curitibanos :)

Link to comment
Share on other sites

Nem Urubici nem Sao Joaquim. Campos do Jordão é a cidade mais fria do Brasil.

 

E a segunda é minha querida Itapecirica da Serra/SP.

 

Abraços

 

Nananinanão... a 2ª mais fria do Brasil é Apiaí, e, em seguida, Embu-Guaçu! :mrgreen:

 

Ledo engano de ambos: Curitiba é a cidade mais fria do Brasil, quiçá de toda a América do Sul (deixamos Ushuaia no chinelo), huahuhahuahua...

 

só se for na crença dos mitos curitibanos :)

 

Tá bom! Casca é a terceira mais fria!

Link to comment
Share on other sites

Nem Urubici nem Sao Joaquim. Campos do Jordão é a cidade mais fria do Brasil.

 

E a segunda é minha querida Itapecirica da Serra/SP.

 

Abraços

 

Nananinanão... a 2ª mais fria do Brasil é Apiaí, e, em seguida, Embu-Guaçu! :mrgreen:

 

Ledo engano de ambos: Curitiba é a cidade mais fria do Brasil, quiçá de toda a América do Sul (deixamos Ushuaia no chinelo), huahuhahuahua...

 

só se for na crença dos mitos curitibanos :)

 

Tá bom! Casca é a terceira mais fria!

 

:D:) 8) :lol: :P :twisted: :mrgreen: :partyman: :prayer: :supz:

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.