Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Ausência COMPLETA de inverno acima do paralelo 27 EM 2005


Caio César
 Share

Recommended Posts

... mas o comentário está bem equivocado. Vejamos: Guarapuava, Cascavel, Ponta Porã (o MS em muitas áreas) tiveram inverno SIM, inclusive com períodos bem abaixo da média, diga-se de passagem setembro, que registrou máximas em torno dos 9/11 graus por mais de 2 dias em todas estas regiões, algo que não se via a muito. Ou melhor, não se sentia. Até Curitiba teve seus dias frios. A ausência COMPLETA de inverno acima do paralelo dos 27ºS é uma informação completamente equivocada. As mínimas, no entanto, deixaram a desejar (exceto em Gpuava com temperatura de -3 ºC

Vamos redefinir aonde é que o inverno se dissipou... Acima dos 27ºLS por completo é que não foi!

Link to comment
Share on other sites

... mas o comentário está bem equivocado. Vejamos: Guarapuava, Cascavel, Ponta Porã (o MS em muitas áreas) tiveram inverno SIM, inclusive com períodos bem abaixo da média, diga-se de passagem setembro, que registrou máximas em torno dos 9/11 graus por mais de 2 dias em todas estas regiões, algo que não se via a muito. Ou melhor, não se sentia. Até Curitiba teve seus dias frios. A ausência COMPLETA de inverno acima do paralelo dos 27ºS é uma informação completamente equivocada. As mínimas, no entanto, deixaram a desejar (exceto em Gpuava com temperatura de -3 ºC

Vamos redefinir aonde é que o inverno se dissipou... Acima dos 27ºLS por completo é que não foi!

 

Concordo com o pessoal acima. Fora episódios esparsos de frio intenso, o inverno foi anêmico... e não apenas nós, mas a população daqui de Maringá tem a mesma idéia. Praticamente não houve inverno aqui.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

... mas o comentário está bem equivocado. Vejamos: Guarapuava, Cascavel, Ponta Porã (o MS em muitas áreas) tiveram inverno SIM, inclusive com períodos bem abaixo da média, diga-se de passagem setembro, que registrou máximas em torno dos 9/11 graus por mais de 2 dias em todas estas regiões, algo que não se via a muito. Ou melhor, não se sentia. Até Curitiba teve seus dias frios. A ausência COMPLETA de inverno acima do paralelo dos 27ºS é uma informação completamente equivocada. As mínimas, no entanto, deixaram a desejar (exceto em Gpuava com temperatura de -3 ºC

Vamos redefinir aonde é que o inverno se dissipou... Acima dos 27ºLS por completo é que não foi!

 

Mais uma vez lhe digo que não sou eu quem vai lhe responder, são os amigos do paralelo 27 para cima. Espisódios de frio intenso temos em todos os invernos, nos bons e neste último muito ruim, não são dois dias que vão resumir toda a estação. E se ATÉ Curitiba não tivesse os seus dias frios aí sim seria de chorar, o que para alguns já foi.

Link to comment
Share on other sites

Na minha opinião um frio bom (extremo) aqui outro acolá de fato não produz um bom inverno. No tocante ao inverno climático e não o do calendário, tivemos as seguintes anomalias, respect. mínimas e máximas:

 

Maio: PÉSSIMO

+2,5

+2,2

 

Junho: PÉSSIMO

+4,3

+2,3

 

Julho: RAZOÁVEL

+1,0

+0,7

 

Agosto: PÉSSIMO

+2,0

+2,6

 

Setembro: BOM

+1,1

-1,8

 

Fiz uma extrapolação até o fim do ano e iremos fechar com média anual de 17,8 graus... acima de 1 grau de anomalia positiva anual.

 

Minha opinião? Pela ausência de geadas fortes, de frio contínuo (exceto setembro e poucos dias de julho), de termos tido a maior mínima absoluta desde 1995, pelas super anomalias positivas, das incontáveis e duradouras semanas de veranico, etc, etc, não houve inverno decente! O que tivemos foram autênticos invernicos, isso sim.

Concordo com o Caio, ao menos para Curitiba. Não sei quanto ao restante do estado.

Vejam as anomalias e tirem suas conclusões, he he.

Link to comment
Share on other sites

... mas o comentário está bem equivocado. Vejamos: Guarapuava, Cascavel, Ponta Porã (o MS em muitas áreas) tiveram inverno SIM, inclusive com períodos bem abaixo da média, diga-se de passagem setembro, que registrou máximas em torno dos 9/11 graus por mais de 2 dias em todas estas regiões, algo que não se via a muito. Ou melhor, não se sentia. Até Curitiba teve seus dias frios. A ausência COMPLETA de inverno acima do paralelo dos 27ºS é uma informação completamente equivocada. As mínimas, no entanto, deixaram a desejar (exceto em Gpuava com temperatura de -3 ºC

Vamos redefinir aonde é que o inverno se dissipou... Acima dos 27ºLS por completo é que não foi!

 

Mais uma vez lhe digo que não sou eu quem vai lhe responder, são os amigos do paralelo 27 para cima. Espisódios de frio intenso temos em todos os invernos, nos bons e neste último muito ruim, não são dois dias que vão resumir toda a estação. E se ATÉ Curitiba não tivesse os seus dias frios aí sim seria de chorar, o que para alguns já foi.

 

Luiz, primeiramente que não falei de Maringá, pois, para mim o inverno, em relação as suas médias, inexistiu acima do paralelo de 24ºLS, não 27. Eu estou acima do paralelo de 27, assim como quem mora no Oeste e centro-sul do PR e no Mato Grosso do Sul. Fomos muito mais agraciados pelo ar frio continental do que quem está na faixa Leste ou no meio das rotas, como caso de Mgá.

Em vários pontos, acima do paralelo de 27, com relação as médias climatologicas NORMAIS, HOUVE INVERNO SIM. Agora, se quizerem um inverno de verdade esperem para a temperatura ficar bem abaixo da média, quem sabe uns -1/-2 graus em relação a normal. Acho incorreta a generalização, a partir do paralelo, ainda mais dos 27. Acima dos 24, a colocação seria QUASE perfeita! QUASE!

Link to comment
Share on other sites

Normais climatológicas são apenas para pessoas normais, que fazem análises normais, com seus registros normais e resultados sempre normais. Tudo sempre normal, dentro de presumidas normas, que buscam aparar sempre qualquer análise... oh! Normalidade! Vide as previsões climáticas por aí...

 

De fato, a classificação exclui os pontos altos, embora acima de 24ºS seja quase unânime.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

As previsões cimáticas são lamentáveis, a começar pelo Paraná e acabar pela NOAA. Cair na descrença de qualquer outra hipotese a não ser naquela embalada pela doce música da comodidade e da falta de um pensamento critico, analitico, capaz de propor um outro olhar sobre a atividade em questão, é a saida de muitos para enfrentar o dilema da previsão da duvida, ou na espera de que por sorte se concretize, ou ainda por conveniencia.. Estas previsões que nós encontramos esparseadas por ai, não transmitem mais do que um padrão criado a partir de conceitos prontos e observações de numerozinhos obtidos atraves de aparelhos dentro de uma casinha.

A tua frase ta ótima, na crítica está ótima, mas esbarra nas médias.

Mas vamos a questão invernística

Primeiramente, vamos pensar o Sul como um todo, não apenas pensar o Sul como a Serra ou como São Joaquim, pois esse Sul é apenas uma pequena parte do Sul real, que fica a mercê da festa que existe no topo da serra. Em um segundo momento vamos deixar a região Sul e migrar nossos olhos para o Sudeste e o Centro Oeste.

Não é de hoje que, essa região Sul - total, apresenta inverno pseudo-frios. Se pegarmos as bendidas comparações "paralelais" veremos que ficamos atrás de muitas outras áreas, em relação a horas de frio. Seja em 1975 ou em 2005, grande parte da região Sul não sustenta um inverno digno. Suporta periodos programados de frio, causado pelas ondas que vão e vem. No Sul do Brasil isso não ocorre sempre, mas desde os tempos mais remotos das observações meteorológicas foi o que predominou

Nosso inverno não é grande coisa, e é a partir dessa pouca coisa que se expreme as médias. Não vejo as médias meteorlógicas como algo ruim, vejo-as como brinquedos, para a diversão positivo ou negativo. Mas se as médias existem elas refletem muita coisa, elas refletem o que se deve esperar e o que se pode encontra, ou não.

Esse ano o inverno foi muito ruim no Sudeste, mas nem tanto no Sul. E mesmo acima do paralelo de 27 houve inverno sim. E não só nas áreas altas. O que me diz de Marechal Cândido Rodon, as 17 horas marcando 8 grtaus e chuva? A cidade fica a 400m. Isso em agosto, um mês ruim. Setembro, por exemplo, foi muito frio, em relação ao que se deve esperar para um setembro.

Esse jogo de médias não pode ser abandonado, muito pelo contrário, apesar das criticas elas são muito bem vindas para poder mapear e discutir a ação de uma estação.

O nosso inverno em ondas, em fases esparsas, deve continuar assim até que a Terra se resfrie e comece uma boa era glacial, para voltarmos ao nosso clima semi-árido, como por exemplo, do pleistoceno.

Aí teremos muito frio, durante as noites.

Esta colocação paralelau não é correta, a dinâmica não ocorre retilinea aos paralelos, daí o erro. Até mesmo acima dos 24ºLS em alguns pontos existiram momentos frios. E VAI DIZER QUE O NOSSO INVERNO NÃO É FEITO DE MOMENTOS?

O mau da generalização é que se perde muito. Para qualquer tema, até mesmo do principal discutido aqui, alavancado pela minha dúvida inicial.

Eu sinceramente não gostei nenhum pouco e não utilizo esse campo de pensamento, do geral. Faltou critica, faltou análise e a frase saiu precipitada de mais.

Acho que nem precisa mais discussão quanto a isto. O frio demorou, o outono foi lamentável mas desde abril a temperatura veio caindo abaixo dos 10ºC acima do paralelo de 27, no interior do Paraná.

Link to comment
Share on other sites

Isso mesmo, Lucas. Não só o inverno, mas o CLIMA é feito de momentos. Tanto que sua definição é de TEMPO MÉDIO, ou SUCESSÃO HABITUAL DOS DIVERSOS TIPOS DE TEMPO, ou seja, dos momentos em si. Porém o que critiquei e ainda critico é o que fazem por aí, pegam as médias e colocam-nas para adoração pública. É a velha história... eu não comi nenhum frango, embora na média tenha comido um... por isso engana-se aquele que olha apenas as média... também o que olha só os extremos. O desejável seria observar tudo.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Bom, tudo é relativo e qualquer coisa que venhamos a analisar não podemos nos esquecer disso.

O que é ausência de inrverno? Na minha opinião, é quando uma determinada região tem um inverno tão mais quente do que o seu normal histórico, que as médias chegam a se assemlhar a dos meses de outras estações.

Isto em Curitiba, aconteceu em 1995, quando os meses de julho e agosto e primeira quinzena de setembro, ficaram com médias entre 15,5º C e 17º C, se aproximando aos meses de abril, maio e outubro!

Vejam, um mês mais frio do ano com 4º C na média, caracterizaria um inverno completamente normal em Londres, um sonho inatingível para nós brasileiros amantes do frio, mas um inverno AUSENTE em Wladivostok!

Então, para se emitir uma opinião acerca da afirmativa do Caio é preciso ter em foco a nossa realidade subtropical. Realmente, três meses só com frio nunca vamos ter e por mais rigoroso que seja o nosso inverno, sempre haverão bloqueios por mais curtos que sejam, e dias atipicamente quentes. Em 2000 foi assim, em 75 também, em 55 idem, etc....

Assim, no caso específico de Curitiba, volto afirmar que, um inverno que se pôde taxar de AUSENTE foi o de 1995. Já em 2005, tivemos algum período de frio contínuo em julho (anomalia positiva não tão alta) e em setembro (anomalia negativa), consorciado com um péssimo agosto, e precedido por um péssimo outono. Além disso, como o Alex postou, tivemos a segunda maior mínima absoluta desde 1995 (e talvez a da nossa história), quase não tivemos geadas (as poucas que teve foram fraquíssimas!), ou seja, NENHUM frio verdadeiramente forte para os nossos padrões.

Assim, eu acho que, tivemos um inverno péssimo, mas não chegando a ser completamente ausente, pois, pegando carona no que afirmei no início da mensagem, com um mês de julho de 14ºC e um mês de setembro de 14ºC, não chegamos a ter um mês típico de outras estações, exceto em agosto, que foi quase uma primaverona em pleno inverno.

Acho que o inverno foi "quase ausente" este ano, como o foi em 1997, 1998 e 2001, não chegando à categoria de "ausente", como o de 1995!

Só que realmente nos últimos anos, só as regiões abaixo do paralelo 27º têm apresentado bons invernos, daí porquê concordo que a afirmativa do Caio não é completamente infundada.

Acho até que os mesmos fatores que estão causando alterações pluviométricas nas regiões abaixo do 27º (pouquíssima neve nas regiões propícias ao fenômeno, estiagens), têm causado um certo aquecimento acima desta latitude.

Link to comment
Share on other sites

Todas as estações vivem de momentos. Se eu estabelecer que o verão em dezembro em POA é de temperatura variando entre 21C e 33C também vou dizer que é um momento, pois registramos, inclusive hoje, mínimas bem mais baixas. Imagino que dias como os "típicos" de verão foram reduzidos neste mês. O mesmo vale para outras estações. A primavera não é a estação com temperatura mediana, às vezes ela é quente, às vezes ela é fria e outras vezes é "primavera digna". Parece que apenas o inverno é inconstante. Basta definir padrões para determinar outras estações e se observa a diferença.

 

Mas, se estabelecermos a quantidade de dias ou épocas que fogem à regra, aí sim, poderíamos estabelecer uma condição de inconstância maior ou menor. Pois, certamente em Bagé registra-se um inverno muito mais constante que Curitiba. Aí, para os seus padrões podemos dizer, por exemplo, que a primeira tem 20 dias que ficam fora dos padrões e a segunda tem 40 dias. Aí verificaríamos o quão distante ficamos com relação ao esperado.

 

Poderíamos traçar uma média "aceitável" de temperaturas e entradas de ar polar nos invernos e determinar, ano a ano quais foram as variações. Aí sim, comprovamos, ou não, a inexistência do inverno em uma região específica.

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

O inverno em Sao Paulo foi ridiculo! Pifio... agora o nosso inverno tem sido fraco mesmo. E o padrao dele jah eh ridiculo...

 

Tesao seria praia no verao, neve no inverno. 3 meses de calor 6 meses de temperatura amena, 3 meses de neve e frio, mas neve mesmo. Frio mesmo. Snow on the ground, acumulada.

 

Pro nosso padrao aqui em Sao Paulo, diria que o oinverno foi ridiculo mesmo...

Link to comment
Share on other sites

A palavra "COMPLETA" na afirmativa feita por mim é a grande causadora da polêmica. A intenção no uso de uma palavra excludente não pode ser encarada sob o ponto de vista estritamente ciêntífico, para o qual esta observação seria imune a paixões. Devemos levar em conta então que a afirmativa é recheada de paixões, quem a postou não foi uma pessoa preocupada com a isenção absoluta e a pertinência ciêntífica. Todo baziano que se preze gosta é de frio forte, intenso e cavalar. Neve com acumulação e geadas frequentes devem portanto fazer parte rotineira do nosso calendário. Mesmo que não seja assim, esperamos eventos de frio mais frequentes que o normal e neste ano aconteceu exatamente o contrário e de forma rádical, com efeitos mais expressivos a partir da latitude proposta.

Encarnando então o "espírito baziano de ser" é completamente aceitável que possamos definir que do paralelo 27 para cima tivemos a ausência COMPLETA do inverno. Quem sabe do ponto de vista ciênfico a "coisa" tenha sido pouco, muito pouco diferente e, talvez se usasse "ausência QUASE COMPLETA", não tornaria o tema tão polêmico.

Cabe a cada um optar por uma ou outra afirmativa. Como um bom baziano que sou fico com a primeira.

Link to comment
Share on other sites

Mas de jeito nenhum...

 

é completamente aceitável que possamos definir que do paralelo 27 para cima tivemos a ausência COMPLETA do inverno

 

Primeiramente, não faço parte dos fanáticos por frio que dão vida a essa ilusão baziana do super inverno.

O paralelo pouco tem a revelar a intensidade do inverno, aliás, a cada área se sustentam particularidades. A tua afirmação, qual considero precipitada, infundada, livre de observações, analise de dados (etc, etc) exclui por completo todo estado do Paraná e todas as áreas que registraram varios dias frios. É como utilizar-se de dados de um único ponto para fazer um aparato completo de toda uma região (assim como o INMET costuma fazer).

Quanto a discução do paralelo 27, pegue por exemplo cidades como Santo Ângelo, São Borja, outras do Oeste gaúcho, não é de se duvidar que esta região TEVE MENOS FRIO do que Ponta Porã, Cascavel, Guarapuava, Francisco Beltrão, Naviraí, Palmas ___________________ que se cituam acima do paralelo de 27, aliás, até acima do de 23. Ah, sem dizer que podemos concorrer até mesmo com Porto Alegre sem fazer feio.

Não entendo como se pode agrupar um espaço tão complexo e quilométrico num único ponto: O bendito paralelo.

É lamentável que a visão romântica não encontre a realidade. Mesmo que ainda tente afirmar a incorreta afirmativa, os dados, as médias, os dias, as imagens, o frio e setembro tem muito a contrapor.

Na espera de um inverno Londrino, vamos ficando com a auxencia completa de inverno para quase todo e sempre.

 

Haha, se não tivemos inverno em 2005, o que dizer de 2002, 2001, 1998...

 

E mesmo no campo do romantismo, o inverno foi bom sim, principalmente por setembro. Frio e depois ar fresco que se estendeu até novembro.

Quem sabe Florianópolis fique exclusa a esse frio continental que, creio eu você não experimentou muito. Mas floripa, o que dizer...

Link to comment
Share on other sites

A palavra "COMPLETA" na afirmativa feita por mim é a grande causadora da polêmica. A intenção no uso de uma palavra excludente não pode ser encarada sob o ponto de vista estritamente ciêntífico, para o qual esta observação seria imune a paixões. Devemos levar em conta então que a afirmativa é recheada de paixões, quem a postou não foi uma pessoa preocupada com a isenção absoluta e a pertinência ciêntífica. Todo baziano que se preze gosta é de frio forte, intenso e cavalar. Neve com acumulação e geadas frequentes devem portanto fazer parte rotineira do nosso calendário. Mesmo que não seja assim, esperamos eventos de frio mais frequentes que o normal e neste ano aconteceu exatamente o contrário e de forma rádical, com efeitos mais expressivos a partir da latitude proposta.

Encarnando então o "espírito baziano de ser" é completamente aceitável que possamos definir que do paralelo 27 para cima tivemos a ausência COMPLETA do inverno. Quem sabe do ponto de vista ciênfico a "coisa" tenha sido pouco, muito pouco diferente e, talvez se usasse "ausência QUASE COMPLETA", não tornaria o tema tão polêmico.

Cabe a cada um optar por uma ou outra afirmativa. Como um bom baziano que sou fico com a primeira.

 

A sim, abstraindo-se da rigidêz científica, acho até razõável apontar uma ausência completa de inverno, não só em 2005, como em 2001, 1998, 1997, 1995...um horror mesmo!

Link to comment
Share on other sites

O inverno em Sao Paulo foi ridiculo! Pifio... agora o nosso inverno tem sido fraco mesmo. E o padrao dele jah eh ridiculo...

 

Tesao seria praia no verao, neve no inverno. 3 meses de calor 6 meses de temperatura amena, 3 meses de neve e frio, mas neve mesmo. Frio mesmo. Snow on the ground, acumulada.

 

Pro nosso padrao aqui em Sao Paulo, diria que o oinverno foi ridiculo mesmo...

 

Aqui em Itapevi o inverno só não foi tãããão ridículo quanto SP porque a cidade fica literalmente num buraco com várias serras ao redor, à começar pela Serra do Itaqui, que fica à 1200m de altitude. Além disso, por aqui a urbanização ainda é pífia se comparada à capital paulista. Dos 31 dias do mês de julho, registrei temperaturas mínimas abaixo dos 10°C em 12 dias, com destaque para o dia 26/07 (4.2°C/19.3°C).

 

Porém, à grosso modo, se comparado à outros anos, o inverno daqui também foi, de certa forma, ridículo.

Link to comment
Share on other sites

A palavra "COMPLETA" na afirmativa feita por mim é a grande causadora da polêmica. A intenção no uso de uma palavra excludente não pode ser encarada sob o ponto de vista estritamente ciêntífico, para o qual esta observação seria imune a paixões. Devemos levar em conta então que a afirmativa é recheada de paixões, quem a postou não foi uma pessoa preocupada com a isenção absoluta e a pertinência ciêntífica. (...texto...)

BINGO!!! Na medula, hehe! 8)

 

Bom, vou dizer o mais óbivo, e que foi o que o Luiz postou: temos que ver o todo. Só médias e só eventos não dizem muita coisa, mesmo porque, acima dos 27° S, O do PR, SC e o MS tiveram bons episódios de frio (sem contar o Chaco, que sempre tem suas quedas bruscas e eventuais temperaturas negativas, coisa que nesse ano ocorreu).

Agora, realmente, o destaque do inverno desse ano foi a porção E do PR para cima. SP não teve inverno (a mínima oficial foi de 7° ou 9°, não lembro) e as geadas simplesmente inexistiram no Sudeste, fora os pontos mais elevados, onde ela é um tanto óbvia.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

o inverno foi bom sim, ..

 

Okok, frase errada, e infeliz, foi bom nada, mas confortante depois de um outono lamentável quase na medida de 2002

 

Michel. A ausência de inverno não é algo novo. Essa ausência é compreendida pelo nosso clima, que é mais quente do que frio.

Deixo de trabalhar com a palavra Inverno, pois, inverno pleno não teremos, nosso inverno na verdade são as ondas de frio, que não compreendem apenas o periodo de junho julho, agosto e setembro, mas de abril a setembro.

Momentos de inverno...

Esses momentos existiram até com maior intensidade sobre o Oeste do Brasil do que sobre o leste do RS, SC e PR ...

 

INDEPENDENTE DE DEMARCAÇÃO POR PARALELOS LATITUDINAIS...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Mas de jeito nenhum...

 

é completamente aceitável que possamos definir que do paralelo 27 para cima tivemos a ausência COMPLETA do inverno

 

Primeiramente, não faço parte dos fanáticos por frio que dão vida a essa ilusão baziana do super inverno.

O paralelo pouco tem a revelar a intensidade do inverno, aliás, a cada área se sustentam particularidades. A tua afirmação, qual considero precipitada, infundada, livre de observações, analise de dados (etc, etc) exclui por completo todo estado do Paraná e todas as áreas que registraram varios dias frios. É como utilizar-se de dados de um único ponto para fazer um aparato completo de toda uma região (assim como o INMET costuma fazer).

Quanto a discução do paralelo 27, pegue por exemplo cidades como Santo Ângelo, São Borja, outras do Oeste gaúcho, não é de se duvidar que esta região TEVE MENOS FRIO do que Ponta Porã, Cascavel, Guarapuava, Francisco Beltrão, Naviraí, Palmas ___________________ que se cituam acima do paralelo de 27, aliás, até acima do de 23. Ah, sem dizer que podemos concorrer até mesmo com Porto Alegre sem fazer feio.

Não entendo como se pode agrupar um espaço tão complexo e quilométrico num único ponto: O bendito paralelo.

É lamentável que a visão romântica não encontre a realidade. Mesmo que ainda tente afirmar a incorreta afirmativa, os dados, as médias, os dias, as imagens, o frio e setembro tem muito a contrapor.

Na espera de um inverno Londrino, vamos ficando com a auxencia completa de inverno para quase todo e sempre.

 

Haha, se não tivemos inverno em 2005, o que dizer de 2002, 2001, 1998...

 

E mesmo no campo do romantismo, o inverno foi bom sim, principalmente por setembro. Frio e depois ar fresco que se estendeu até novembro.

Quem sabe Florianópolis fique exclusa a esse frio continental que, creio eu você não experimentou muito. Mas floripa, o que dizer...

 

Quem vive a ilusão baziana é o mesmo que já presenciou meio metro de neve no Brasil, geada em Floripa, lago congelado, cascata imóvel, estrada fechada por causa do gelo, diversas precipitações de neve, e por aí vai... Ilusão que com toda a certeza não tivestes o prazer de vivenciar. Eu tive e posso afirmar que não é ilusão baziana. Não acontece todo o dia, mas também não é nenhuma ilusão ou romantismo. Sempre aconteceu e esse ano foi atípico.

 

Se a minha afirmação foi precipitada e infundada em observações (vide resposta dos representantes da regiões), análise de dados (o que dizer da resposta do Alex Demele?) as pessoas que habitam a mesma região e estão confirmando a afirmativa viveram num país e você noutro. Aliás, acho que vives mais no país no Ncep do que em qualquer outro lugar. Tuas previsões são somente Ncep pra lá... Ncep pra cá....

 

É como utilizar-se de dados de um único ponto para fazer um aparato completo de toda uma região (assim como o INMET costuma fazer).

Ou não é assim que você costuma fazer com as suas previsões do Ncep?

 

Não entendo como se pode agrupar um espaço tão complexo e quilométrico num único ponto: O bendito paralelo.

 

Não entendo como consegues criar toda uma discussão por causa de um bendito ponto, essa é a minha visão e vem sendo referendadda pelos bazianos. Se não concordas, não condordas e deu. Não fique aqui criando birrinhas inúteis.

 

É lamentável que a visão romântica não encontre a realidade. Mesmo que ainda tente afirmar a incorreta afirmativa, os dados, as médias, os dias, as imagens, o frio e setembro tem muito a contrapor.

 

Lamentável é ignorar a opinião de quem viveu este terrívelo inverno.

Bendito setembro, não sabia que o inverno se resumia aos 21 dias astronômicos deste mês e a uma massa polar? Cadê meados de abril, maio, junho, julho (esse exclusivamente para o sudeste) e agosto? Esqueça a massa polar de setembro, já vi coisa muito melhor.

 

Quem sabe Florianópolis fique exclusa a esse frio continental que, creio eu você não experimentou muito. Mas floripa, o que dizer...

 

O mesmo setembro ainda? Nossa como esse frio foi representativo para você. Entendo. Quem nunca presenciou os episódios de frio que eu presencie aqui no Brasil essa massa polar de setembro pode até ter impressionado e marcado para sempre em sua vida. Mas Cascavel, o que dizer...

Link to comment
Share on other sites

Mas de jeito nenhum...

 

é completamente aceitável que possamos definir que do paralelo 27 para cima tivemos a ausência COMPLETA do inverno

Primeiramente, não faço parte dos fanáticos por frio que dão vida a essa ilusão baziana do super inverno.

O paralelo pouco tem a revelar a intensidade do inverno, aliás, a cada área se sustentam particularidades. A tua afirmação, qual considero precipitada, infundada, livre de observações, analise de dados (etc, etc) exclui por completo todo estado do Paraná e todas as áreas que registraram varios dias frios. É como utilizar-se de dados de um único ponto para fazer um aparato completo de toda uma região (assim como o INMET costuma fazer).

Quanto a discução do paralelo 27, pegue por exemplo cidades como Santo Ângelo, São Borja, outras do Oeste gaúcho, não é de se duvidar que esta região TEVE MENOS FRIO do que Ponta Porã, Cascavel, Guarapuava, Francisco Beltrão, Naviraí, Palmas ___________________ que se cituam acima do paralelo de 27, aliás, até acima do de 23. Ah, sem dizer que podemos concorrer até mesmo com Porto Alegre sem fazer feio.

Não entendo como se pode agrupar um espaço tão complexo e quilométrico num único ponto: O bendito paralelo.

É lamentável que a visão romântica não encontre a realidade. Mesmo que ainda tente afirmar a incorreta afirmativa, os dados, as médias, os dias, as imagens, o frio e setembro tem muito a contrapor.

Na espera de um inverno Londrino, vamos ficando com a auxencia completa de inverno para quase todo e sempre.

 

Haha, se não tivemos inverno em 2005, o que dizer de 2002, 2001, 1998...

 

E mesmo no campo do romantismo, o inverno foi bom sim, principalmente por setembro. Frio e depois ar fresco que se estendeu até novembro.

Quem sabe Florianópolis fique exclusa a esse frio continental que, creio eu você não experimentou muito. Mas floripa, o que dizer...

 

Quem vive a ilusão baziana é o mesmo que já presenciou meio metro de neve no Brasil, geada em Floripa, lago congelado, cascata imóvel, estrada fechada por causa do gelo, diversas precipitações de neve, e por aí vai... Ilusão que com toda a certeza não tivestes o prazer de vivenciar. Eu tive e posso afirmar que não é ilusão baziana. Não acontece todo o dia, mas também não é nenhuma ilusão ou romantismo. Sempre aconteceu e esse ano foi atípico.

 

Cenário que com certeza, faz parte de São Joaquim . Mas já expliquei qual minha posição perante essa região, antes, quando falei do que é a região Sul, como um todo, não como uma cidadezinha em cima da serra

 

Se a minha afirmação foi precipitada e infundada em observações

 

Para 2005 é, não exitou em delimitar uma área sem fazer qualquer relação com qualquer dinâmica ocorrida em 2005, quais beneficiaram muito mais as áreas acima do paralelo de 27, no Oeste frio do pais, volto a repetir, o sistema não se dá em linha reta

 

(vide resposta dos representantes da regiões), análise de dados (o que dizer da resposta do Alex Demele?) as pessoas que habitam a mesma região e estão confirmando a afirmativa viveram num país e você noutro. Aliás, acho que vives mais no país no Ncep do que em qualquer outro lugar. Tuas previsões são somente Ncep pra lá... Ncep pra cá....

 

NCEP, melhor ferramenta de trabalho. Mas não exclusividade. Não me interessa usar outros, o resultado não seria melhor. Comparar cada região com suas médias, e com o resultante 2005, pode revelar as condições de momentos frios ocorridos ou não. Para toda a população da região, que passou frio e que nem conhece o Baz, estes momentos não deixaram de existir, eu que o diga, houve noites maravilhosas em 2005, mas muito longe de qualquer recorde

 

 

É como utilizar-se de dados de um único ponto para fazer um aparato completo de toda uma região (assim como o INMET costuma fazer).

Ou não é assim que você costuma fazer com as suas previsões do Ncep?

 

As vezes. Mas nem todas. Tenho conhecimento de uma ampla rede de estações meteorlógicas e um banco de dados em meu PC qual atualizo mensalmente, dados que são fundamentais para qualquer previsão. O NCEP não é grande coisa, mas é a mais "grande" entre todas elas do mesmo tipo

 

Não entendo como se pode agrupar um espaço tão complexo e quilométrico num único ponto: O bendito paralelo.

 

Não entendo como consegues criar toda uma discussão por causa de um bendito ponto, essa é a minha visão e vem sendo referendadda pelos bazianos. Se não concordas, não condordas e deu. Não fique aqui criando birrinhas inúteis.

 

Não vejo como inútil, não concordo pois não é verdade.

 

É lamentável que a visão romântica não encontre a realidade. Mesmo que ainda tente afirmar a incorreta afirmativa, os dados, as médias, os dias, as imagens, o frio e setembro tem muito a contrapor.

 

Lamentável é ignorar a opinião de quem viveu este terrívelo inverno.

Bendito setembro, não sabia que o inverno se resumia aos 21 dias astronômicos deste mês e a uma massa polar? Cadê meados de abril, maio, junho, julho (esse exclusivamente para o sudeste) e agosto? Esqueça a massa polar de setembro, já vi coisa muito melhor.

 

Quem sabe Florianópolis fique exclusa a esse frio continental que, creio eu você não experimentou muito. Mas floripa, o que dizer...

 

O mesmo setembro ainda? Nossa como esse frio foi representativo para você. Entendo. Quem nunca presenciou os episódios de frio que eu presencie aqui no Brasil essa massa polar de setembro pode até ter impressionado e marcado para sempre em sua vida. Mas Cascavel, o que dizer...

 

Dizer que ferveu em alguns dias, o que é absolutamente normal, ferve todos os anos. Nosso inverno é fraco, fazer o que. Nnunca presenciei a tua paisagem artica, nunca fui ao topo da serra geral no estado de Santa Catarina, gosto de observar o clima em cidades urbanas, não cidades rurais.

 

Mas você tem razão, não vou mais criar birrinhas,

no mais ja foi captada as ideias de ambos os lados e isso começa ficar repetitivo. Mas o que de 2005 teve de tão ruim que os outros anos não tiveram? Nada! Inverno no Brasil, é isso aí

um abraço!

Link to comment
Share on other sites

Discussão para não se chegar a lugar nenhum... se o inverno foi bom ou não é um tanto subjetivo. O lado mais cartesiano do negócio são as médias, anomalias, horas de frio/calor, etc. Pegando os dados, minhas sensações do que é frio e o histórico "pessoal" meu com minha cidade e região, digo que foi péssimo e pronto!

Analisando o todo (que todo?) como querem, foi péssimo. Analisando os dados mensuráveis, foi péssimo. Não há nada que possa ser dito para que eu reconsidere o inverno 2005 em Curitiba.

Eventos pontuais ocorrem, e setembro foi bom, muito bom! Mas a questão foi: o inverno (climático - 5/6 meses) foi bom? Não!

Link to comment
Share on other sites

O que é inverno mesmo?

 

É um período de três meses que faz muito frio em algumas regiões do mundo. Ouvi dizer que até uns anos atrás tinha um pouco disso em Curitiba também...só que ele sumiu e como ninguém foi ao seu velório, não se sabe o que ocorreu com ele (dizem que ainda pode ser visto em Santa Catarina)!

:cry:

Link to comment
Share on other sites

O fato é que não foi uniforme... homogênea. Aqui para Curitiba houve dias nessa estação na qual as vestes do verão eram as mais apropriadas. De fato, pontuais e bastante rápidos foram os dias frios. Massinhas muito chinfrins que pouco se meteram a continentais "de fato"!! Ao menos para essas paragens...

 

Saudações E N C A R N A D A S (A ZVEITER o que é de ZVEITER ou seja uma cadeirinha FORA do STJD!!!)

 

O Duquia descreveu PERFEITAMENTE o que foi o nosso último inverno!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.