Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Terminou mais um inverno ! E aí ? Despejemos as lástimas !!!


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

Este inverno foi juntamente com 1995, 1998 e 2002 os piores que eu pude acompanhar e presenciar. Só que este foi mais angustiante. Foi o pior.

 

Tivemos muitas MP'S cruzando a América do Sul, só que para nós so sobrou um sopro das ondas de frio. Quase que a totalidade dos anticilones cruzou a Argentina e na altura do Uruguai se foi para o oceano. Foi uma lástima. Tivemos razoalvelmente boa alimentação de ar frio que por causa do jato subtropical, mais intenso que eu já vi, nenhuma massa polar entrou em cheio no Brasil. NENHUMA. Nenhuma varreu o Sudests, de São Paulo para cima as mínimas foram uma lástima, Curitiba não zerou e para completar não tivemos uma geada ampla ou neve na região sul. Acho que o sul do PR, Planalto de Palmas e região, pelo padrão marítimo do frio, este foi um dos piores invernos já observados.

 

Este frio úmido de setembro não me faz a cabeça. Está um tempo horrível.

 

Este foi sem dúvida nenhuma o pior inverno que eu já presenciei! Para esquecer para sempre!

Link to comment
Share on other sites

POIS SE FORMOS ANALISAR O INVERNO DO CALENDÁRIO, 21 DE JUNHO A22 DE SETEMBRO, FICOU QUASE 1,5ºC ABAIXO DA MÉDIA!!!!. AGORA DIAG AOS LOGISTAS, AGRICULTORES ,...QUE O INVERNO FOI FRIO EM S.JOAQUIM E SC.

 

VIRAM COMO O CALENDÁRIO NÃO DIZ NADA!!!

 

NA HORA DE FAZEREM A PREVISÃO CLIMÁTICA FALAM AS BABOSEIRAS (NO QUE REFERE AO COMEÇO DA ESTAÇÃO) DE O INVERNO COMEÇARÁ EM 21 DE JUNHO E SERÁ ASSIM E ASSADO.... E NA HORA DE CONFERIR OLHAM O VERDADEIRO INVERNO, O CLIMÁTICO, QUE FOI QUENTE.

Link to comment
Share on other sites

Assino em baixo do que o Caio falou!!! Esse ano foi bem pior do que 1995, 1998 e 2002!! Porque?? Porque não teve a neve que teve naqueles anos!!! Porque teve uma alternância de temperatura muito mais extrema do que naqueles anos (1998 teve pouco frio, mas não houve calor durante todo o inverno climático, fora o meio metro no Morro da Igreja e adjacências....)!!

 

Foi incrível como abril, maio e junho puderam ter apenas 1 massa polar "e meia" em cada mês inteiro a atingir o sul do Brasil!!! Uma situação lastimável!!! E quando julho prometia "a virada", nada de realmente bom se confirmou!!

 

Estava conversando com o Caio ontem e concordamos: ano que vem será um bom teste para a verificação da dinâmica atmosférica do sul do Brasil!!! Se novamente o inverno fracassar, teremos a constatação de que o trópico "desceu"!! Se foi por causa de emissões de CO2 ou se é um ciclo, não interessa!!

 

Mas outro ano sem neve de verdade em SJ não pode ser considerado vairação estatística!!! Mudou o padrão!!! Pois mesmo em períodos muito mais quentes por aquelas bandas (como 1963-1967), a neve caía em profusão entre as ondas de calor invernais!!

 

O que estamos tendo no período 2001-2005 é muito anormal e tenho certeza, inédito em SJ. Se contarmos a acumulação de neve na cidade de SJ neste período inteiro, não chegamos a 10cm. A média das décadas de 80-90 é de 23cm por ano, ou seja, 115 cm em 5 anos!! Se ano que vem não nevar pra valer (mais até do que fazer frio, pois SJ, ao contrário de Ctba e São Paulo não vem tendo invernos quentes em relaçao às normais), poderemos confirmar estarmos diante de uma seríssima mudança climática no Brasil!!!

 

Acho que o BAZ existe para esperar outros 2000, 1994, outros 1990 e 1996 ou até outros 1957, 1955 ou 1918. Sem essa perspectiva (que sinceramenrte eu dexarei de ter se ano que vem não vier algo decente) o BAZ morre!!

Link to comment
Share on other sites

Este ano, por incrível que pareça, sigo ao contrário de vcs, penso que foi um dos anos mais frios! Explico: nunca subi tantas vezes para serra, foram NOVE vezes no total. Quase sempre nas ondas de frio. Peguei os -2,5C em São Chico com a galera do BAZ, aquele frio úmido sem neve em SJ, outro episódio semelhante em Canela, estive duas vezes em Caxias do Sul, dentre outras! Acho que a temperatura mais baixa que peguei foi em São Chico, bem como a geada, embora tenha sido ralinha!

Com certeza o inverno foi pouco frio, especialmente acima do lado de lá do trópico, onde foi simplesmente lamentável.

 

Fica a esperança de nevadas e frio intenso para 2006. Faltou aquela temperatura negativa em 850 avançando até o PR! Façamos, ano que vem, um pacto pela neve. Farei minha parte, subirei nas primeiras oportunidades que ocorrerem, já que, assim como o Bruno, estamos secos por ver neve com acumulação neste país!

 

Não fico triste, pois as expectativas se renovam a cada ano! hehe

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Assino em baixo do que o Caio falou!!! Esse ano foi bem pior do que 1995, 1998 e 2002!! Porque?? Porque não teve a neve que teve naqueles anos!!! Porque teve uma alternância de temperatura muito mais extrema do que naqueles anos (1998 teve pouco frio, mas não houve calor durante todo o inverno climático, fora o meio metro no Morro da Igreja e adjacências....)!!

 

Foi incrível como abril, maio e junho puderam ter apenas 1 massa polar "e meia" em cada mês inteiro a atingir o sul do Brasil!!! Uma situação lastimável!!! E quando julho prometia "a virada", nada de realmente bom se confirmou!!

 

Estava conversando com o Caio ontem e concordamos: ano que vem será um bom teste para a verificação da dinâmica atmosférica do sul do Brasil!!! Se novamente o inverno fracassar, teremos a constatação de que o trópico "desceu"!! Se foi por causa de emissões de CO2 ou se é um ciclo, não interessa!!

 

Mas outro ano sem neve de verdade em SJ não pode ser considerado vairação estatística!!! Mudou o padrão!!! Pois mesmo em períodos muito mais quentes por aquelas bandas (como 1963-1967), a neve caía em profusão entre as ondas de calor invernais!!

 

O que estamos tendo no período 2001-2005 é muito anormal e tenho certeza, inédito em SJ. Se contarmos a acumulação de neve na cidade de SJ neste período inteiro, não chegamos a 10cm. A média das décadas de 80-90 é de 23cm por ano, ou seja, 115 cm em 5 anos!! Se ano que vem não nevar pra valer (mais até do que fazer frio, pois SJ, ao contrário de Ctba e São Paulo não vem tendo invernos quentes em relaçao às normais), poderemos confirmar estarmos diante de uma seríssima mudança climática no Brasil!!!

 

Acho que o BAZ existe para esperar outros 2000, 1994, outros 1990 e 1996 ou até outros 1957, 1955 ou 1918. Sem essa perspectiva (que sinceramenrte eu dexarei de ter se ano que vem não vier algo decente) o BAZ morre!!

 

ESTE ANO FOI MAIS FRIO QUE 1995, FOI MAIS QUENTE EM MAIO E JUNHO E BEM MAIS FRIO EM JULHO, AGOSTO E SETEMBRO.

 

NÃO SE OLHA APENAS A NEVE COMO PARÂMETRO....

Link to comment
Share on other sites

 

ESTE ANO FOI MAIS FRIO QUE 1995, FOI MAIS QUENTE EM MAIO E JUNHO E BEM MAIS FRIO EM JULHO, AGOSTO E SETEMBRO.

 

NÃO SE OLHA APENAS A NEVE COMO PARÂMETRO....

 

 

Neste caso, Ronado, estou vendo a neve como o único parãmetro que realmente sofreu alteração relevante em SJ nos últimos anos.....

 

SP e PR esquetaram pra dedéu, mas o mesmo não se pode dizer de SJ na última meia normal. Mas e dái, mudou algo?? Sim, o regime nival está todo avacalhado!! E as causas podem ser as mesmas que provocam o aquecimento do norte de SC pra cima!!

 

A mudança de trajetória das MP´S, que parece que vem eliminando o inverno paulista nos últimos anos e fazendo com que seja um parto Ctba ter um mês no ano mais frio que a normal, realmente não afeta as temperaturas médias de froma significante de 27S para baixo. Mas a hipótese que eu levanto é que esta mudança de trajetória e intensidade tem provocado uam redução das precipitações nivais por tornar CADA VEZ MAIS DIFÍCIL nossa adorada coincidência: fortes massas continentais com ciclones ativos na costa de SC/RS/Uruguai AO MESMO TEMPO!!

 

O que tu disseste é uma grande verdade: anos muito mais quentes que 2005 existiram recentemente, como 1995, por exemplo. mas eles tiveram muito mais neve. Sem falar a tórrida década de 1960 e o período 1963-1967, o único aberrantemente quente desde 1955 em SJ. Mesmo este período aberrantemente quente teve muuuuuita neve!!!

 

A hipótese que eu levanto é essa: a mudança na dinâmica atmosfércia que provoca o aquecimento acima do paralelo 27 não pode ser a mesma que provoca a redução drástica da neve em SC/RS??

Link to comment
Share on other sites

Esqueci de mencionar outra coisa.....

 

Com o final deste inverno quebra-se um precedente perigosíssimo.......

 

O falado ciclo de 10 anos para a ocorrência de fortíssimas massas polares no Brasil não ocorreu ....

 

 

Foi a primeira vez desde 1955......

 

 

Vejamos: 1955, 1965, 1975, 1984, 1994 .......... nem em 2004, nem me 2005......

 

Foi pro saco nosso inverno......

 

2006, se fosse um grommet, estaria mais nervoso que o Ronaldo "gordo" na final da copa de 1998. É muita responsabilidade!!!

Link to comment
Share on other sites

Acho que os piores anos em relação a neve e frio(ambos) foram 1982 e 1995.

Está fazendo muita falta uma nevasca. Fazem quase 10 anos que elas não ocorrem aquí na cidade (28, 29/06/96).

Mas não percamos a esperança!:finga:

HAJA O QUE HOUVER NA MADRUGADA, NADA IMPEDE O ALVORECER.

 

 

Saudações

 

 

 

Nazareno de Oliveira

Link to comment
Share on other sites

Acho que os piores anos em relação a neve e frio(ambos) foram 1982 e 1995.

Está fazendo muita falta uma nevasca. Fazem quase 10 anos que elas não ocorrem aquí na cidade (28, 29/06/96).

Mas não percamos a esperança!:finga:

HAJA O QUE HOUVER NA MADRUGADA, NADA IMPEDE O ALVORECER.

 

 

Saudações

 

 

 

Nazareno de Oliveira

 

Não preciso nem dizer que 82 e 95 estavam sob influência de El nino, assim como 97/98 2001, 2002, 2003, 2004, 2005 estes com el ninos bem fracos mas eram meninos.

Link to comment
Share on other sites

Acho que os piores anos em relação a neve e frio(ambos) foram 1982 e 1995.

Está fazendo muita falta uma nevasca. Fazem quase 10 anos que elas não ocorrem aquí na cidade (28, 29/06/96).

Mas não percamos a esperança!:finga:

HAJA O QUE HOUVER NA MADRUGADA, NADA IMPEDE O ALVORECER.

 

 

Saudações

 

 

 

Nazareno de Oliveira

 

Não preciso nem dizer que 82 e 95 estavam sob influência de El nino, assim como 97/98 2001, 2002, 2003, 2004, 2005 estes com el ninos bem fracos mas eram meninos.

 

 

 

Sim Caio, concordo com você, eu sabia que 83 estava sob influência de um forte el nino e presumia que 82 também, mas não tinha certeza.

Que saudade da década de 80, muitas tempestades, muita chuva e muita neve!

PS: Será que existe relação em anos de eventos severos, com queda farta de neve?

 

Valeu

Nazareno de Oliveira

Link to comment
Share on other sites

Galera na quetão da neve, minha opinião é que ela não é comum aqui.. então se não é comum esta normal não ter muita neve esse ano. Ora moramos no RS (Brasil). Poderiamos chorar o leite derramado se nosso estado estive-se situado em bariloche.

 

Dê uma olhada nas estátísticas e reveja o que estás falando!!

 

 

Parece o Cléo Kuhn!!

 

A neve no Planalto da Neve é comum e com acumulação anual em termos normais!! Daí a grande decepção!!! Não estamos querendo 2 metros de neve anual como em Bariloche!! Queremos apenas 1 ano normal de acumulação, ou seja, 23 cm!!!!! Este valor foi aferido entre 1971 e 1990!!

 

Já não temos um ano com neve NORMAL desde 1999 (isso fora da cidade de SJ)!!!! Portanto, não estou falando de anos excepcionais, como 1990. Estou falando de ter 1 ANO NA MÉDIA!!!!

 

Agora se tu não liga pra neve e se conforma com esta m... de inverno que vimos tendo, aí é outra história.........

Link to comment
Share on other sites

Galera na quetão da neve, minha opinião é que ela não é comum aqui.. então se não é comum esta normal não ter muita neve esse ano. Ora moramos no RS (Brasil). Poderiamos chorar o leite derramado se nosso estado estive-se situado em bariloche.

 

Dê uma olhada nas estátísticas e reveja o que estás falando!!

 

 

Parece o Cléo Kuhn!!

 

A neve no Planalto da Neve é comum e com acumulação anual em termos normais!! Daí a grande decepção!!! Não estamos querendo 2 metros de neve anual como em Bariloche!! Queremos apenas 1 ano normal de acumulação, ou seja, 23 cm!!!!! Este valor foi aferido entre 1971 e 1990!!

 

Já não temos um ano com neve NORMAL desde 1999 (isso fora da cidade de SJ)!!!! Portanto, não estou falando de anos excepcionais, como 1990. Estou falando de ter 1 ANO NA MÉDIA!!!!

 

Agora se tu não liga pra neve e se conforma com esta m... de inverno que vimos tendo, aí é outra história.........

 

 

Tché, essa é minha opinião.... mas revendo oque voçe falou, esta com a razão. tivemos um inverno de me...em relaçao a neve. mas não muito ruim em relação a frio forte. tu me entende né?

Link to comment
Share on other sites

Galera na quetão da neve, minha opinião é que ela não é comum aqui.. então se não é comum esta normal não ter muita neve esse ano. Ora moramos no RS (Brasil). Poderiamos chorar o leite derramado se nosso estado estive-se situado em bariloche.

 

Jonathan, o Zé Vicente está com a razão... veja este trecho de um livro que eu tenho do IBGE, de 1965 (Geografia do Brasil: Grande Região Sul - Volume IV, Tomo I, 2ª Edição):

 

"Quanto à ocorrência de neve, consoante com os resfriamentos mais intensos, se bem que não seja um fenômeno generalizado na região e de grande intensidade, é um precioso fator de individualização climática no Brasil Meridional. (...)

É um fenômeno que nada tem de anormal em grande parte do território rio-grandense do sul (executando o litoral, a depressão central e o vale do Uruguai) e no trecho sudeste do planalto catarinense (São Joaquim, Lages, curitibanos), onde a altura da neve varia comumente entre 5 e 10 cm. Nos anos mais frios, enquanto a espessura da neve é mais acentuada naquelas áreas, mesmo no território paranaense (campos de Palmas e, mais raramente, planalto de Curitiba), há uma pequena ocorrência."

 

O que está acontecendo hoje em dia lá na Serra Catarinense, apesar do frio (digo em relação à neve), é completamente ANORMAL !!!!!

Link to comment
Share on other sites

É verdade Evandro. Assim como é muito raro e incomum a cidade de São Paulo passar em branco sem uma mínima abaixo dos 5oC e CDJ abaixo de zero. Isso eu não vi nem em 1995. Esse ano foi CATASTRÓFICO para o Sudeste.

 

Exatamente Caio!!!! NENHUMA MASSA POLAR ENTROU PRA VALER BRASIL ADENTRO!!!!!! Apesar de todas as firagens, elas eram sempre provocadas por línguas de frio, e não por uma grande massa continental predominando por vários dias.

 

Aliás, o ar frio não ficou "parado" este ano nem em Curitiba!!! O vento virava rapidinho para o quadrante leste e o ar frio começava a escorrer par aao mar!!!

 

O único anti-ciclone monstro que houve esse outono-inverno foi a mega-hiper-thera alta subtropical do atlântico!!!

Link to comment
Share on other sites

Acho que não há nada mais a ser dito sobre este ano...

 

Só salientaria que tivemos a maior mínima absoluta oficial desde 1995. Muito relevante. Demonstra que as MP muito fortes que poderiam provocar baixos valores aqui ou tiveram trajetória desfavorável ou foram de tiro muito curto. Logo escorregaram para o mar, como disse o Zé.

Link to comment
Share on other sites

O inverno de um modo geral foi decepcionante, como nos anos anteriores. De positivo fica este mês de Setembro que convenhamos está bastante frio para a época. No resto é esperarmos por 2006 e torcer que as coisas sejam melhores.

Quanto a neve, apesar de idolatrá-la bem sei que na minha região é uma aberração e desta forma as coisas estão "normais"

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Que exagero, diria eu nos velhos tempos... nos "novos tempos", acho que você tem razão.

Que direi eu sobre Curitiba então?

 

Mas é verdade Alex. Vivo em Passo Fundo desde que que me conheço por gente e dá para contar nos dedos das mãos as vezes que vi neve por aqui. E a esmagadora maioria foi "paraguaia" (by Zé Vicente).

Memoráveis mesmo foram as de 75, 90 e 94. Sendo que a primeira eu pouco vi ou me recordo.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Esse inverno foi um mar de decepções. O que "salvou" a estação (só para dizer que não foi uma mega-outono como o tenebroso 1998) foi o miolo frio de julho e o surpreendente setembro.

Foi o que todos aqui comentaram: as grandes massas de ar simplesmente não entraram no país, com exceção do ar frio que, graças à Bacia do Paraguai, conseguia escorrer até o Acre (e bem como o Jordan postou, o Acre ainda teve dias muito quentes no inverno).

Desse fato dá para dizer algumas coisas: o frio em Curitiba e SP foi uma decepção de proporções continentais!! Eu não lembro exatamente a mínima de SP nesse ano, mas rivalizou com o péssimo valor de 1997 que ficou em 9,7°. Curitiba praticamente quase não teve geada e, agora estou lembrando, POA também não!! Ademais, aqui em POA tivemos muitas noites nubladas em momentos de grande frio em potencial. Foi, com certeza, o pior ano de nebulosidade noturna depois do traumático 1999!!! Novamente, quem amenizou um pouco essa tragédia foram as noites de julho, porque agosto de setembro tiveram a maldição maldita fazendo a festa por aqui!! Não baixei de 7° em agosto, e os 6,8° em setembro foi um dos únicos dias do mês abaixo dos 10°... e com muita nebulosidade. Sem comentários...

Por fim, não podemos de deixar de mencionar as ondas de calor no inverno!!! Junho e agosto arrebentaram com suas respectivas médias graças ao calor contínuo!! E, claro, não estou nem comentando abril e maio durante o outono. Recorde é sempre interessante, mas se torna um terror para o BAZ quando o recorde são de altas temperaturas em vários dias consecutivos no período mais frio do ano.

Se não fosse o período do meio de julho e o felicíssimo mês de setembro, esse inverno teria ficado a ver navios. Ficamos num padrão um pouco melhor que 1995, 1997 e, claro, 1998. Em compensação, ficamos abaixo de 2001 e 2002 que tiveram períodos de frio mais extensos e mais expressivos (ao menos no RS).

Sobre a neve... sem comentários. Dois dias com temperaturas negativas no alto de SC com chuva congelada e SJ chovendo com 0°. O pessoal tanto fala da neve de 2002 em SJ, mas o legal mesmo é neve em extensas áreas, caindo de Caxias do Sul à Palmas como em 2000.

Novamente, ficamos para o ano seguinte, mas com uma ressalva: não aposto mais nenhuma carta em nenhum inverno a seguir desde que a estação me prove o contrário.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

PARA MIM FOI UM INVERNO MAIS BRANDO, MUITO FRIO EM JULHO, PARTE DE AGOSTO E SETEMBRO GELADO, O MAIS FRIO DESDE A ABERTURA DA ESTAÇÃO EM 1955!!!

 

FOI O PRIMEIRO INVERNO EM QUE NÃO HOUVE ACUMULAÇÃO DE NEVE NA CLIMATERRA, APENAS ALGUNS FLOCOS CAÍRAM POR AQUÍ, NÃO PASSOU EM BRANCO,ESTATÍSTICAMENTE FALANDO.

 

MAIS COMO ESTOU AQUI E O FRIO NÃO LARGA DO PÉ MESMO, NÃO TENHO O QUE RECLAMAR, NÃO SOU CHORÃO, né vicente :snakeman: , CREIO QUE LOGO LOGO SEREMOS BEM PREMIADOS.

Link to comment
Share on other sites

Pra mim esse inverno foi brando, pelo menos não teve aquelas ondas de calor fortíssimas por vários dias, como 2002, junho de 2003, e até 2004, com aquele calor incrível em finais de agosto e quase todo mês de setembro!!! Esse ano teve calor no inverno, mas pelo menos aqui em Curitiba, não durou mais que três, quatro dias!!!

 

Novamente acho q levamos um azar tremendo em julho, quando depois de um forte veranico a dinâmica atmosférica mudou, e a "porta" estava escancarada, o jato subtropical lá no meio do Brasil Central!!! Lembram como as massas polares entravam facilmente em julho!!!

 

Faltou uma massa polar mais forte exatamente ali, em julho, aí teríamos arrebentado!!! Lembram de são Paulo e Atlético em Poa, com Porto Alegre com 10ºC ao meio-dia, minuano arrebentando com céu limpo, frio extremadíssimo; Curitiba com 03º e tempo nublado as 11 da noite, sensação fortíssima de frio naquele mesmo dia do jogo; e era uma altinha de 1036-1038mb!!!

 

Se vem um cavalinho ali em julho terçiamos tido com certeza a alegria do BAZ!!!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Pra mim esse inverno foi brando, pelo menos não teve aquelas ondas de calor fortíssimas por vários dias, como 2002, junho de 2003, e até 2004, com aquele calor incrível em finais de agosto e quase todo mês de setembro!!! Esse ano teve calor no inverno, mas pelo menos aqui em Curitiba, não durou mais que três, quatro dias!!!

 

Novamente acho q levamos um azar tremendo em julho, quando depois de um forte veranico a dinâmica atmosférica mudou, e a "porta" estava escancarada, o jato subtropical lá no meio do Brasil Central!!! Lembram como as massas polares entravam facilmente em julho!!!

 

Faltou uma massa polar mais forte exatamente ali, em julho, aí teríamos arrebentado!!! Lembram de são Paulo e Atlético em Poa, com Porto Alegre com 10ºC ao meio-dia, minuano arrebentando com céu limpo, frio extremadíssimo; Curitiba com 03º e tempo nublado as 11 da noite, sensação fortíssima de frio naquele mesmo dia do jogo; e era uma altinha de 1036-1038mb!!!

 

Se vem um cavalinho ali em julho terçiamos tido com certeza a alegria do BAZ!!!

Sds.

 

3 graus em Curitiba às 23h00? Nao foi neste julho, né Coletty?! :wink:

Link to comment
Share on other sites

Assino em baixo do que o Caio falou!!! Esse ano foi bem pior do que 1995, 1998 e 2002!! Porque?? Porque não teve a neve que teve naqueles anos!!! Porque teve uma alternância de temperatura muito mais extrema do que naqueles anos (1998 teve pouco frio, mas não houve calor durante todo o inverno climático, fora o meio metro no Morro da Igreja e adjacências....)!!

 

Foi incrível como abril, maio e junho puderam ter apenas 1 massa polar "e meia" em cada mês inteiro a atingir o sul do Brasil!!! Uma situação lastimável!!! E quando julho prometia "a virada", nada de realmente bom se confirmou!!

 

Estava conversando com o Caio ontem e concordamos: ano que vem será um bom teste para a verificação da dinâmica atmosférica do sul do Brasil!!! Se novamente o inverno fracassar, teremos a constatação de que o trópico "desceu"!! Se foi por causa de emissões de CO2 ou se é um ciclo, não interessa!!

 

Mas outro ano sem neve de verdade em SJ não pode ser considerado vairação estatística!!! Mudou o padrão!!! Pois mesmo em períodos muito mais quentes por aquelas bandas (como 1963-1967), a neve caía em profusão entre as ondas de calor invernais!!

 

O que estamos tendo no período 2001-2005 é muito anormal e tenho certeza, inédito em SJ. Se contarmos a acumulação de neve na cidade de SJ neste período inteiro, não chegamos a 10cm. A média das décadas de 80-90 é de 23cm por ano, ou seja, 115 cm em 5 anos!! Se ano que vem não nevar pra valer (mais até do que fazer frio, pois SJ, ao contrário de Ctba e São Paulo não vem tendo invernos quentes em relaçao às normais), poderemos confirmar estarmos diante de uma seríssima mudança climática no Brasil!!!

 

Acho que o BAZ existe para esperar outros 2000, 1994, outros 1990 e 1996 ou até outros 1957, 1955 ou 1918. Sem essa perspectiva (que sinceramenrte eu dexarei de ter se ano que vem não vier algo decente) o BAZ morre!!

 

Me economizou um bom tempo Zé, pois o que você escreveu é EXATAMENTE o que eu penso de tudo isso! Acho também, que, caso confirmada uma mudança climática capaz de tirar-nos qualquer perspectiva de termos invernos como os citados (2000, 94, 55, etc...), o BAZ perde a razão de ser de quando foi criado!

Link to comment
Share on other sites

 

ESTE ANO FOI MAIS FRIO QUE 1995, FOI MAIS QUENTE EM MAIO E JUNHO E BEM MAIS FRIO EM JULHO, AGOSTO E SETEMBRO.

 

NÃO SE OLHA APENAS A NEVE COMO PARÂMETRO....

 

 

Neste caso, Ronado, estou vendo a neve como o único parãmetro que realmente sofreu alteração relevante em SJ nos últimos anos.....

 

SP e PR esquetaram pra dedéu, mas o mesmo não se pode dizer de SJ na última meia normal. Mas e dái, mudou algo?? Sim, o regime nival está todo avacalhado!! E as causas podem ser as mesmas que provocam o aquecimento do norte de SC pra cima!!

 

A mudança de trajetória das MP´S, que parece que vem eliminando o inverno paulista nos últimos anos e fazendo com que seja um parto Ctba ter um mês no ano mais frio que a normal, realmente não afeta as temperaturas médias de froma significante de 27S para baixo. Mas a hipótese que eu levanto é que esta mudança de trajetória e intensidade tem provocado uam redução das precipitações nivais por tornar CADA VEZ MAIS DIFÍCIL nossa adorada coincidência: fortes massas continentais com ciclones ativos na costa de SC/RS/Uruguai AO MESMO TEMPO!!

 

O que tu disseste é uma grande verdade: anos muito mais quentes que 2005 existiram recentemente, como 1995, por exemplo. mas eles tiveram muito mais neve. Sem falar a tórrida década de 1960 e o período 1963-1967, o único aberrantemente quente desde 1955 em SJ. Mesmo este período aberrantemente quente teve muuuuuita neve!!!

 

A hipótese que eu levanto é essa: a mudança na dinâmica atmosfércia que provoca o aquecimento acima do paralelo 27 não pode ser a mesma que provoca a redução drástica da neve em SC/RS??

 

FINALMENTE alguém escreveu de forma compreensível algo que eu sempre quiz transmitir mas nunca consegui!

Link to comment
Share on other sites

QUE FIM BOM DE INVERNO...

 

SÃO.JOAQUIM, 25/09/05. 23h:14

 

SECO; 4,9ºC.

 

U.R.; 91%

 

PRESSÃO; 1015 mb.

 

DIREÇÃO E VELOCIDADE DO VENTO (Km/h); S E 8

 

SENSAÇÃO TÉRMICA; 2,8°C

 

CÉU COM MUITAS NUVENS. (80%). .

 

CLIMATERRA DIA 25/9/05; MÍNIMA: 5,7°C, MÁXIMA: 15,5°C, RELVA: 3,3°C, A UMIDADE RELATIVA DO AR MAIS BAIXA: 91%. PRECIPITAÇÃO ATÉ ÀS 09h:00: 3,8 mm.

 

RAJADA 18 Km/h, COM SENSAÇÃO TÉRMICA DE ATÉ: -3,3°C. RAJADA MÁXIMA: 34 Km/h ÀS 13h:49 E 22:04 COM SENSAÇÃO TÉRMICA MÍNIMA DE: -7,0°C AS 22h:04

 

Material produzido pela Climaterra. É vedada a divulgação das informações sem a menção expressa da fonte

Link to comment
Share on other sites

Luciano, que eu saiba a mínima naquele dia do jogo foi próxima a meia noite, e foi o dia mais frio do ano, porém esses três graus foram no aero, na cidade estava uns cinco naquela hora!!!

 

Mas vc q tem os dados, se eu estiver errado me corrija!! :wink:

 

Sds.

 

Só me diz o dia. Eu sei que por volta das 23h00 de quarta, 6/7, eu tinha uns 7 graus. E às 24h00, cerca de 6 graus. E isto, com vento sudeste-sul-sudoeste, e nebulosidade variavel. AaaaH! Se tivesse um vento oeste-sudoeste, e um céu clarinho... :(

Link to comment
Share on other sites

PARA MIM FOI UM INVERNO MAIS BRANDO, MUITO FRIO EM JULHO, PARTE DE AGOSTO E SETEMBRO GELADO, O MAIS FRIO DESDE A ABERTURA DA ESTAÇÃO EM 1955!!!

 

FOI O PRIMEIRO INVERNO EM QUE NÃO HOUVE ACUMULAÇÃO DE NEVE NA CLIMATERRA, APENAS ALGUNS FLOCOS CAÍRAM POR AQUÍ, NÃO PASSOU EM BRANCO,ESTATÍSTICAMENTE FALANDO.

 

MAIS COMO ESTOU AQUI E O FRIO NÃO LARGA DO PÉ MESMO, NÃO TENHO O QUE RECLAMAR, NÃO SOU CHORÃO, né vicente :snakeman: , CREIO QUE LOGO LOGO SEREMOS BEM PREMIADOS.

 

Tomara realmente que sejamos premiados mesmo, Ronaldo!! :cry:

 

 

Mas 2003 e 2004 só tiverma acumulações bem pequenas por aí, não?? 2003, que eu me lembre só deu algo no chão em maio, e 2004, de acumular algo só agosto, estou errado??

 

Chega de choro ,he he he he!! :D

Link to comment
Share on other sites

Na nossa opinião, considerando a posição de amantes do frio:

 

Junho: Foi um mês ruim de frio com um episódio muito intenso de chuva que trouxe a maior cheia do Uruguai desde o intenso El Niño de 1997/1998.

 

Julho: Foi um mês muito interessante de frio. Só terminou acima da média por causa de um pré-frontal nos dias 30 e 31. A Grande Porto Alegre teve uma das menores mínimas dos últimos anos e que fixou abaixo de zero. A geada cobriu de branco a região.

 

Agosto: Foi um mês decepcionante. Se esperava que pudesse fazer mais frio e fundamentalmente que a falta de neve pudesser ser compensada ao menos com um episódio significativo, como costuma ocorrer.

 

Setembro: Sensacional. Vejamos: (1) setembro terminará com um das menores médias mensais dos últimos 50 anos; (2) nevou na fronteira oeste gaúcha mesmo que por poucos minutos e sem acumulação, mas ao nível do mar e no fim do inverno; (3) nevou em várias cidades de altitude média do norte do estado no fim do inverno; (4) neve com trovoadas em SJ, o que não ocorria desde 65; (5) freezing rain em SJ, o que não ocorria desde 1984.

 

No geral, não é um inverno de se abominar. Foi um inverno que não fugiu muito às características históricas de alternância de períodos quentes e frios. Em síntese, foi um inverno qualitativamente regular com saldo negativo para a ausência de neve e positivo para os eventos de setembro, compensando-se os fatos.

Link to comment
Share on other sites

Setembro choveu demais, e setembro frio é sempre meia boca.

 

Concordo contigo! Tirando possíveis eventos extremos no início do mês (leia-se neve com acumulação boa e significativa em SJ e negativas na Região Metropolitana de Curitiba) que ocorrem em alguns anos (como 2002, por exemplo) e que este ano NÃO OCORRERAM, setembro não é um mês classicamente invernal. Portanto, um setembro "fantástico" é na melhor das hipóteses um julho mediano!! E convenhamos, diante das nossas desgraças recentes, não precisamos de julhos medianos e sim de julhos gélidos!!

 

É lógico que é bom ter um setembro frio depois de um outono-inverno ridículo!!! Entretanto, continuamos acumulando fracassos!!! Sei que o Ronaldo vai continuar dizendo que eu sou chorão!! MAs diante da "seca" de neve decente em SJ e redondezas, não tem como não sê-lo!!!!

 

Que venha 2006 (o "moleque" deve está está "amarelinho" com a responsabilidade, he he he)!!!

Link to comment
Share on other sites

olha esse ano aqui para joinville .

 

MAIO - ficou com 2 graus acima da media aqui sendo que elas ficaram 16,2/24,7 .

foram poucos dias com chuva o pior de maio foi o seu inicio que teve medias altas de maximas , na metade do mes o problema aqui foi as minimas foram 4 minimas acima dos 20 graus, o que e incomum aqui pra joinville no mes de maio . no final os extremos de maio .

 

temperatura maxima 29,6 no dia 15

temperatura minima 9,6 no dia 26

maxima mais baixa 17,6 no dia 24

minima mais alta 21,1 no dia 16 ( record )

 

JUNHO - esse mes foi o mes de junho com medias muito altas , semelhante a 2002 ficamos com 4,5 acima da media 16,5/24,0 .

praticamente nao fez frio nesse mes a minima absoluta foi de 10,7 , muitos dias com noites quente a primeira quinzena foi extremamente igual ao inicio de abril .

 

temperatura maxima 27,8 no dia 30

temperatura minima 10,7 no dia 24

maxima mais baixa 17,0 no dia 21

minima mais alta 20,4 no dia 3 ( Recorde )

observando junho , as minimas foram realmente muito altas, ja as maximas ficaram um pouco dentro da media em relacao as maximas absolutas .a ausencia de frio foi mais forte do que um calor intenso como ocorrido em 2002 .9 dias com chuva abaixo da media por aqui .

 

JULHO - nesse mes as medias voltaram a ficar dentro do normal 12,2/21,3ficamos apenas 0,5 acima da media, o que ja esta bom em relacao ao inverno , mas o frio veio poucas vezes a temperatura abaixou 8 vezes abaixo doa 10 graus , para esse mes o normal e acima de 10 dias , mas se tratando desse inverno ne, so que a menor temperatura ficou em, 5,5 a menor do ano, outros dias frio 6,6 do dia 7 . 6,5 do dia 19 e 6,6 do dia 26 . tivemos 12 dias com chuva, o que nos deixa dentro da media .

 

temperatura maxima 29,5 no dia 3

temperatura minima 5,5 no dia 20

maxima mais baixa 14,8 no dia 24

minima mais alta 17,8 no dia 1

 

lembrando que tivemos uma chuva de granizo muito forte no dia 23

 

 

AGOSTO - mes de agosto prometeu , mas no final as medias ficaram 2 graus acima, o final do mes foi surpreendente .

Acho que os dois eventos que mais chamaram atencao nesse mes , foram os ciclones, principalmente o do dia 9 e a onda de calor no final do mes, eu registrei a segunda temperatura mais alta no mes de agosto ( 1994-2005 ) 33,8 aqui em casa o recorde anterior tinha sido em 1995 de 35,0 . mas no aeroporto aqui chegou aos incriveis 37,0 sendo o dia mais quente do ano .

 

temperatura maxima 33,8 no dia 29

temperatura minima 8,4 no dia 25

maxima mais baixa 14,9 no dia 9 dia do ciclone

minima mais alta 21,0 no dia 30 talves seja a minima mais altado mes de agosto da historia .

 

o mes de agosto trouxe surpresas as medias ficaram 14,5/24,2. o ciclone do dia 9 trouxe muita chuva durante 2 dias , e os ventos aqui chegaram a 90 km/h , o calor do final do mes tb foi destaque, no dia 29 quando registrei os 33,8 registrei a umidade mais baixa da historia da estacao ate agora , apenas 26% , o que para Joinville e um recorde historico mesmo .

 

SETEMBRO - O mes ainda nao acabou , mas ele esta sendo com temperaturas muito baixas inclusivem quebrando recordes de maximas mais baixas, muita chuva , ja passa dos 400mm e 22 dias com chuva sendo que a media de dias com chuva aqui para este mes e de 17 .

por enquanto de 1 a 27 de setembro ...

 

temperatura mais alta 25,5 no dia 19

temperatura mais baixa 7,7 no dia 3

maxima mais baixa 11,4 no dia 13 recorde do mes de setembro e a segunda maxima mais baixa ja registrada aqui .

minima mais alta 18,4 no dia 10

 

notamos que esse mes de setembro esta surpreendendo mesmo , lembrando que os recordes extremos para este mes aqui em joinville sao 4,0 ( 2002 ) e 39,5 ( 1997 ) .

 

por enquanto os dados sao esses .

Link to comment
Share on other sites

olha esse ano aqui para joinville .

 

MAIO - ficou com 2 graus acima da media aqui sendo que elas ficaram 16,2/24,7 .

foram poucos dias com chuva o pior de maio foi o seu inicio que teve medias altas de maximas , na metade do mes o problema aqui foi as minimas foram 4 minimas acima dos 20 graus, o que e incomum aqui pra joinville no mes de maio . no final os extremos de maio .

 

temperatura maxima 29,6 no dia 15

temperatura minima 9,6 no dia 26

maxima mais baixa 17,6 no dia 24

minima mais alta 21,1 no dia 16 ( record )

 

JUNHO - esse mes foi o mes de junho com medias muito altas , semelhante a 2002 ficamos com 4,5 acima da media 16,5/24,0 .

praticamente nao fez frio nesse mes a minima absoluta foi de 10,7 , muitos dias com noites quente a primeira quinzena foi extremamente igual ao inicio de abril .

 

temperatura maxima 27,8 no dia 30

temperatura minima 10,7 no dia 24

maxima mais baixa 17,0 no dia 21

minima mais alta 20,4 no dia 3 ( Recorde )

observando junho , as minimas foram realmente muito altas, ja as maximas ficaram um pouco dentro da media em relacao as maximas absolutas .a ausencia de frio foi mais forte do que um calor intenso como ocorrido em 2002 .9 dias com chuva abaixo da media por aqui .

 

JULHO - nesse mes as medias voltaram a ficar dentro do normal 12,2/21,3ficamos apenas 0,5 acima da media, o que ja esta bom em relacao ao inverno , mas o frio veio poucas vezes a temperatura abaixou 8 vezes abaixo doa 10 graus , para esse mes o normal e acima de 10 dias , mas se tratando desse inverno ne, so que a menor temperatura ficou em, 5,5 a menor do ano, outros dias frio 6,6 do dia 7 . 6,5 do dia 19 e 6,6 do dia 26 . tivemos 12 dias com chuva, o que nos deixa dentro da media .

 

temperatura maxima 29,5 no dia 3

temperatura minima 5,5 no dia 20

maxima mais baixa 14,8 no dia 24

minima mais alta 17,8 no dia 1

 

lembrando que tivemos uma chuva de granizo muito forte no dia 23

 

 

AGOSTO - mes de agosto prometeu , mas no final as medias ficaram 2 graus acima, o final do mes foi surpreendente .

Acho que os dois eventos que mais chamaram atencao nesse mes , foram os ciclones, principalmente o do dia 9 e a onda de calor no final do mes, eu registrei a segunda temperatura mais alta no mes de agosto ( 1994-2005 ) 33,8 aqui em casa o recorde anterior tinha sido em 1995 de 35,0 . mas no aeroporto aqui chegou aos incriveis 37,0 sendo o dia mais quente do ano .

 

temperatura maxima 33,8 no dia 29

temperatura minima 8,4 no dia 25

maxima mais baixa 14,9 no dia 9 dia do ciclone

minima mais alta 21,0 no dia 30 talves seja a minima mais altado mes de agosto da historia .

 

o mes de agosto trouxe surpresas as medias ficaram 14,5/24,2. o ciclone do dia 9 trouxe muita chuva durante 2 dias , e os ventos aqui chegaram a 90 km/h , o calor do final do mes tb foi destaque, no dia 29 quando registrei os 33,8 registrei a umidade mais baixa da historia da estacao ate agora , apenas 26% , o que para Joinville e um recorde historico mesmo .

 

SETEMBRO - O mes ainda nao acabou , mas ele esta sendo com temperaturas muito baixas inclusivem quebrando recordes de maximas mais baixas, muita chuva , ja passa dos 400mm e 22 dias com chuva sendo que a media de dias com chuva aqui para este mes e de 17 .

por enquanto de 1 a 27 de setembro ...

 

temperatura mais alta 25,5 no dia 19

temperatura mais baixa 7,7 no dia 3

maxima mais baixa 11,4 no dia 13 recorde do mes de setembro e a segunda maxima mais baixa ja registrada aqui .

minima mais alta 18,4 no dia 10

 

notamos que esse mes de setembro esta surpreendendo mesmo , lembrando que os recordes extremos para este mes aqui em joinville sao 4,0 ( 2002 ) e 39,5 ( 1997 ) .

 

por enquanto os dados sao esses .

 

Fantástica tua descrição, David!!! Desmistifica qualquer tentativa de taxar o "core" do inverno de AMENO. Foi um FORNO!

 

Mas que setembro está arrebentando, isso está mesmo!! Cara, máxiam de 11oC em Joinville em Setembro é sinistro!! Muito show!!!

Link to comment
Share on other sites

comparando com as minimas e maximas de outros inverno .

 

1994

junho 2,0 / 26,5

julho 5,0 / 32,5

Agosto 6,5 / 28,0

Setembro 10,0/34,0

 

1995

Junho 9,0 / 29,0

Julho 8,0 / 31,5

Agosto 6,0 / 35,0

Setembro 6,5 / 31,0

 

1996

Junho 4,0 / 27,5

Julho 3,0 / 26,0

Agosto 7,0 / 30,0

Setembro 9,0 / 26,5

 

1997

Junho 6,5 / 32,0

Julho 5,5 / 32,0

Agosto 7,0 / 32,0

Setembro 11,0 / 39,5

 

1998

Junho 6,5 / 29,0

Julho 8,5 / 27,5

Agosto 9,5 / 30,0

Setembro 10,5 / 26,5

 

1999

Junho 7,0 / 27,0

Julho 8,0 / 27,0

Agosto 4,5 / 31,5

Setembro 9,0 / 37,0

 

2000

Junho 3,5 / 31,0

Julho -0,5 / 29,0

Agosto 4,5 / 29,0

Setembro 7,5 / 32,0

 

2001

Junho 6,0 / 31,0

Julho 4,5/ 29,0

Agosto 10,5 / 29,5

Setembro 7,5 / 29,5

 

2002

Junho 8,5 / 30,0

Julho 5,5 / 25,5

Agosto 7,0 / 29,0

Agosto 4,0 / 28,0

 

2003

Junho 10,5/ 28,5

Julho 2,5 / 30,0

Agosto 5,5 / 29,0

Setembro 5,0 / 28,0

 

2004

Junho 2,6 / 24,2

Julho 3,6 / 27,7

Agosto 5,6 / 29,6

Setembro 11,4 / 29,7

 

2005

Junho 10,7 / 27,9

Julho 5,5 / 29,5

Agosto 8,4 / 33,8

Setembro 7,7 / 25,5

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
Mas outro ano sem neve de verdade em SJ não pode ser considerado vairação estatística!!! Mudou o padrão!!! Pois mesmo em períodos muito mais quentes por aquelas bandas (como 1963-1967), a neve caía em profusão entre as ondas de calor invernais!!

Certa feita o Ronaldo postou aqui os números médios de acumulação de neve e dias de neve em SJ em sei lá quantos anos. Não lembro os números (os têm ainda, Ronaldo?), mas o desvio padrão era beeeeeeeem grande.

Link to comment
Share on other sites

Mas outro ano sem neve de verdade em SJ não pode ser considerado vairação estatística!!! Mudou o padrão!!! Pois mesmo em períodos muito mais quentes por aquelas bandas (como 1963-1967), a neve caía em profusão entre as ondas de calor invernais!!

Certa feita o Ronaldo postou aqui os números médios de acumulação de neve e dias de neve em SJ em sei lá quantos anos. Não lembro os números (os têm ainda, Ronaldo?), mas o desvio padrão era beeeeeeeem grande.

 

DE 1999 ATÉ HOJE A MÉDIA ESTÁ EM +-7/8 DIAS.

Link to comment
Share on other sites

Mas outro ano sem neve de verdade em SJ não pode ser considerado vairação estatística!!! Mudou o padrão!!! Pois mesmo em períodos muito mais quentes por aquelas bandas (como 1963-1967), a neve caía em profusão entre as ondas de calor invernais!!

Certa feita o Ronaldo postou aqui os números médios de acumulação de neve e dias de neve em SJ em sei lá quantos anos. Não lembro os números (os têm ainda, Ronaldo?), mas o desvio padrão era beeeeeeeem grande.

 

DE 1999 ATÉ HOJE A MÉDIA ESTÁ EM +-7/8 DIAS.

 

Acredito que a normnal de dias de neve de SJ medida de acordo com a OMM seja mesmo de 7/8 dias!!

 

A grande dierença entre a década passada e a de 80 e a década de 2000 é a acumulação, ou seja, a qunatidade de neve acumulada!!

 

Ela está muito abaixo do "normal" dos anos 90 e 80. Em número de dias, está próximo do normal, mas não quer dizer muita coisa. Em 2002 foram dois dias de neve apenas, mas acumulou mais do que em 2004 e 2005 juntos, com seus 15 dias somados!!

 

A diferença é que a acumulação tem sido muito escassa desde 2001, principalmente!!!!

 

Pode-se dizer que houveram períodos de cinco anos mais quentes que 2001-2005 na história de SC e do Planalto da Neve!! 1963-1967 foi um deles!!!!

 

Mas período de 5 anos com tão pouca neve acumulada na região é realmente inédito desde que se tem dados, o que na minha opinião, pode, sim, ser uma tendência!!!

 

A média de acumulação anual em SJ entre 1971 e 1990 é de 23cm/ano!!!!

 

Desde 2001 estamos muito, mas muito abaixo da média!!!!! Daí a impressão de que existe uma mudança em curso!!! Mesmo entre 1963-1967 a média anual de acumulação ficou próxima, se não ficou acima da média!!!!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.