Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Previsão do tempo para o encontro em São Joaquim


Jonathan Voges
 Share

Recommended Posts

Alguém já deu uma olhada no Ensemble do CPTEC para o encontro do BAZ?????

 

Precipitação significativa no leste da Região Sul, com uma baixa razoável espremida entre esta alta de agora (1032 hpa), que estará no oceano, e outra continental com posicionamento semelhante a esta (NW da Argentina) e 1028 hpa. Será uma boa nevada???? Fica aqui meu questionamento! Faltam só 5/6 dias!!! A Climatologia já tinha falado em algo do gênero, he he he!!

 

Vamos abrir a discussão!!!

Link to comment
Share on other sites

Vamos botar fogo neste tópico!!!

 

By Ronaldo o aviso, he he he !!!

 

O FRIO CONTINUARÁ E PODE VOLTAR A FICAR FORTE NO PRÓXIMO FIM DE SEMANA. 18/07/05, NOITE.

AVISO - 18/07 - 19h03min

 

DO DIA 18 ATÉ O FIM DE JULHO TEREMOS UM PREDOMÍNIO QUASE TOTAL DE DIAS MUITO FRIOS EM SC, COM GEADAS AMPLAS, INTENSAS NAS ÁREAS ACIMA DOS 700/900 m E FRACA A MODERADA NAS DEMAIS REGIÕES. NA TERÇA E QUARTA-FEIRA PRÓXIMAS, PODEREMOS TER MÍNIMAS ENTRE -7/-5°C NA REGIÃO DE S.JOAQUIM, -5/-2°C NA MAIOR PARTE DO OESTE, PLANALTOS, ALTO VALE DO RIO ITAJAÍ E ÁREA SERRANA DA GRANDE FPOLIS. ENTRE -2/4°C NO LITORAL SUL E DE 0/6°C NO LITORAL CENTRO-NORTE E BAIXO VALE DO RIO ITAJAÍ. NO AMANHECER DE QUINTA-FEIRA AINDA PODERÁ TER MÍNIMA NEGATIVA NA REGIÃO DE S.JOAQUIM.

 

VENTO MUITO GELADO ENTRE OS DIAS 18 E 19 EM SC, ESPECIALMENTE NA REGIÃO DE S.JOAQUIM. A SENSAÇÃO TÉRMICA OSCILARÁ ENTRE 5/0°C NO LITORAL, -7/-2°C NA MAIOR PARTE DE SC E ENTRE -15/-7°C NAS ÁREAS ACIMA DOS 1000 m, SENDO QUE NA REGIÃO DE S.JOAQUIM ENTRE -20/-12°C, PODENDO SER INFERIOR A -25°C NO MORRO DA IGREJA, TUDO ISTO NAS RAJADAS MAIS FORTES E ENTRE A MADRUGADA/INÍCIO DA MANHÃ E A NOITE, MUITO BAIXA TAMBÉM NAS HORAS MAIS QUENTES.

 

FORMAÇÃO DE GELO NAS RODOVIAS MAIS ALTAS DO ESTADO, ESPECIALMENTE NA REGIÃO DE S.JOAQUIM, NA MADRUGADA/MEIO DA MANHÃ E NOITE DE SEGUNDA, TERÇA E QUARTA-FEIRA PRÓXIMA. PODE OCASIONAR ACIDENTES NOS TRECHOS ONDE HOUVER A FORMAÇÃO DE GELO.

 

DEVE-SE EVITAR A PERMANÊNCIA POR MUITO TEMPO AO AR LIVRE NAS ÁREAS ALTAS DO ESTADO ENTRE DOMINGO A NOITE, SEGUNDA, TERÇA E QUARTA-FEIRA, POIS HÁ RISCO PARA A SAÚDE DEVIDO AO FORTE FRIO, ESPECIALMENTE A NOITE.

 

TUDO INDICA QUE OUTRA FORTE ONDA DE FRIO CHEGA A SC ENTRE SEXTA-FEIRA E SÁBADO PRÓXIMOS, VOLTANDO A TER MUITO FRIO E PEQUENA CHANCE DE NEVE NA REGIÃO DE S.JOAQUIM DE SÁBADO PARA DOMINGO.

 

 

DADOS DE HOJE, PODENDO SOFRER ALTERAÇÕES.

Link to comment
Share on other sites

Vamos botar fogo neste tópico!!!

 

By Ronaldo o aviso, he he he !!!

 

O FRIO CONTINUARÁ E PODE VOLTAR A FICAR FORTE NO PRÓXIMO FIM DE SEMANA. 18/07/05, NOITE.

AVISO - 18/07 - 19h03min

 

 

TUDO INDICA QUE OUTRA FORTE ONDA DE FRIO CHEGA A SC ENTRE SEXTA-FEIRA E SÁBADO PRÓXIMOS, VOLTANDO A TER MUITO FRIO E PEQUENA CHANCE DE NEVE NA REGIÃO DE S.JOAQUIM DE SÁBADO PARA DOMINGO.

 

 

DADOS DE HOJE, PODENDO SOFRER ALTERAÇÕES.

 

 

É isso aí Zé vicente, o carioca mais Curitibano do Brasil!!! :D

 

Zé, nessa onda de frio que está agora no sul do Brasil, aumentaram bastante o frio de ontem pra hoje!!! Veja que na madrugada passada já tivemos 05ºC em Curitiba, e hoje já estamos quase lá...

...Se o mesmo ocorresse no encontro do BAZ podríamos nos animar!!! Agora é esperar por um ciclone...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Quem fala aqui é Caio Cesar, temporariamente utilizando o registro da Climatologia enquanto o meu ainda não ficou pronto.

 

Depois de uma temporada maravilhosa na Europa estou de volta a ilha da magia.

Bom nem preciso detalhar para vocês como foi passar 17 dias na Europa passando por locais como Paris (13oC na chegada!!!), Turin, Milão, Veneza (calor a partir daqui), Bari, Olympia, Mikonos, Santorini, Rodes, Dubronovik.

 

Agora voltando no mesmo dia onde fez -0,7 aqui na grande Florianópolis na estação Climerh/Epagri em Angelina e, neste momento sob 11oC aqui em casa e 10,1oC no Climerh, estou finalmente aproveitando o frio de um inverno climático que tardou a chegar.

 

Conversando a pouco com o ilustríssimo Alexandre concluímos que tudo indica que o frio deve ser muito interessante no encontro anual do Baz. A neve vai e volta em alguns modelos e outros nem arriscam o fenômeno. Enquanto a branca insiste em quedas tímidas o frio está com tudo. Os Bazianos que se dirigirem a São Joaquim devem curtir no mínimo um belo frio. Luvas, gorros e casacões deverão sair do armário em direção a 1400m de altitude na Serra Catarinense.

 

A neve... ...ahhhhhh essa neve que não aparece mais e pela sua timidez nestes últimos anos mais se parece a uma neve Paraguaia será aguardada sempre pelos fanáticos BAzianos.

Conversas, risadas, histórias de pescadores (de neve é claro), comida e bebida não faltarão para acompanhar o frio que nos aguarda.

 

Vamos com tudo para o FRIO Joaquinense!

Link to comment
Share on other sites

Caio clicando

 

Nadir acho que para todos depende do frio e isso veremos no máximo em 48h.

 

Uma coisa é certa entre todos os modelos: o ciclone vem muito próximo da costa e será FORTE. Tem ar seco entrando bem continental e a grande dúvida ainda é o frio em altura e o potencial da alta pressão. Pelo Inpe/Eta vem frio muito seco e muito forte. Pelo Americano é apenas mais um reforço do ar seco, mas também bem frio ainda que insuficiente para a neve.

 

Sds

 

Caio

Link to comment
Share on other sites

Bem...eu irei reservar até segunda então...

Só espero não ficar lá sozinho enchendo o saco do Ronaldo e ele mandando o Tobinho me estraçalhar... :roll: :lol:

Sds!

 

Calma... o Tobby é bonzinho! Apesar de eu não ter me aproximado dele, é perigoso. :lol: Mais fácil acontecer dele soltar a outra cachorrinha lá... que é brava! :axe:

Link to comment
Share on other sites

Arrisquem suas previsões! Vamos lá!

 

Minha previsão com base nos dados disponíveis até esta hora:

 

Sexta: Céu encoberto com chuva moderada e por vezes forte durante todo o dia. Possibilidade de trovoada do início da manhã ao meio dia/meio da tarde. Dia muito feio e instável. Cuidado nas estradas, muita água acumulada.

 

Nível 0oC em 3000-3500m.

 

Ventos: N-NE passando a S-SW

 

Temperatura: Max entre 17oC-15oC e Min entre 12oC-10oC fim da noite.

 

Sábado: Céu encoberto com chuva no início da manhã passando a chuviscos durante o resto do dia com alguns períodos sem chuva, mais para o final da tarde/noite. Sensação de bastante frio no decorrer do dia.

 

Nível 0oC em 3000-2500m no fim do dia.

 

Vento W bem definido e constante com rajadas geladas.

 

Temperatura: Max entre 11oC/9oC e Mín entre 3oC/5oC no fim do dia/ noite.

 

Para a hora do encontro segundo os dados atuais temperatura na casa dos 5oC com céu encoberto e alguns chuviscos esparsos. Sensação de muito frio e vento gelado de W colocando a sensação abaixo de zero!

 

Domingo: Céu encoberto com períodos de chuviscos e bastante ventoso. Sensação de bastante frio que trará esperança de neve na madrugada amanhecer que por enquanto fica somente na expectativa mesmo. No momento está batendo na trave como em muitas ocasiões neste ano.

 

Nível 0oC em 2500m

 

Vento do quandrante W-SW

 

Temperatura: Max entre 9oC/7oC e Min entre 2oC/4oC.[

 

DADOS SUJEITOS A ALTERAÇÕES CONFORME A DANÇA DOS MODELOS.

Link to comment
Share on other sites

É isso aí Clovis!

 

O americano, base para a minha previsão e que confio mais mantém a minha análise de ontem a noite.

 

O Inpe/Eta insiste na nova rodada em colocar neve e frio muito intenso entre sábado e terça com temperatura negativa no domingo e na segunda.

 

O ciclone muito ativo e SOBRE o sul do RS é mantido em todos os modelos.

Link to comment
Share on other sites

Concordo.

 

Até pouco antes de eu sair foi ele quem pegava antes do Ncep o frio, incluso o do final de junho e o do começo deste mês enquanto o Eta já pegava precisamente a intensidade dos fenômenos.

Se assim ele se mantiver durante o resto deste inverno e para esta próxima onda de frio em especial os Bazianos que a São Joaquim se dirigem devem levar consigo um bom cartão de memória paraa digital ou alguns rolos de filmes. Pelo Eta teremos um belo espetáculo gelado.

Link to comment
Share on other sites

Climerh:

 

Chuva forte nos próximos dias e mais frio no final de semana....

 

Entre quinta e sexta-feira, o tempo fica instável com condições de chuva devido a áreas de instabilidade e uma frente fria. Há risco de chuva forte e descargas elétricas, especialmente do Oeste ao Sul do estado, na divisa com o Rio Grande do Sul. E a partir de sábado uma nova onda de frio chega em Santa Catarina, declinando as temperaturas mais uma vez, com chance de NEVE entre o domingo e a madrugada de segunda-feira, nas áreas mais altas do Planalto Sul. Há também previsão de GEADA em boa parte do estado, no início da próxima semana.

Link to comment
Share on other sites

caio, boas-vindas!!

 

mas vc vai contar tin-tin por tin-tin desta sua viagem... :D

 

bom, confirma sua subida pra SJ quando? cabe um tripulante? 8)

 

devo chegar em fpolis antes, pois vou a procuradoria fazer minha inscrição. é rápido.

 

depois, rumo a serra, pela 7 vez ... :shock:

 

Fala Shimutz vamos subir na sexta início da tarde e o teu lugar já está reservado faz tempo.

 

Aguardo a confirmação

 

Abração!

Link to comment
Share on other sites

O ETA está dando a queda significativa de temperatura a partir da tarde do sábado em SJ, devendo chegar na madrugada para domingo abaixo de zero grau, com traços de precipitação. No domingo fica frio o dia todo, com máxima entre 3 e 4 graus (acho que vai depender da nebulosidade), com chance de precipitação mais significativa na segunda-feira, logo no início da madrugada. Já pensou? Vai ter gente esticando mais um dia ainda! :D :shock: 8)

Link to comment
Share on other sites

Aviso Meteorológico do CPTEC

 

 

Onda frontal provocará chuvas fortes e nova queda de temperatura no Sul do país

Tempo Severo

 

Amanhã (21/07) a rápida formação de uma onda frontal causará chuvas fortes em grande parte da Região Sul. Em algumas localidades, haverá tempestades com ventos fortes e trovoadas. Na sexta-feira (22/07), as chuvas acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento, continuam na Região, mas, os acumulados mais significativos serão em SC e no PR.

Nesta sexta-feira (22/07) o ciclone extratropical, associado a formação desta onda frontal, pode provocar ventos intensos no centro-sudeste do RS.

Com a formação desta onda frontal, uma nova massa de ar frio baixará as temperaturas, principalmente no oeste da Região Sul, oeste de SP e sul de MS, entre sábado (23/07) e domingo (24/07). Neste mesmo período também haverá possibilidade de neve nas serras Gaúcha e Catarinense.

 

Probabilidade de ocorrência: MODERADA. Quando a probabilidade de ocorrência do fenômeno é maior que 50% e menor que 70%.

 

Atualizado: 20/07/2005 10:31:20

Link to comment
Share on other sites

Dei uma olhada no ETA de novo!! Continua dando precipitação na serra entre domingo e segunda e uma alta com núcleo de 1028 hpa sobre o Paraguai (super continental).

 

Acho que o que pode acabar reduzindo as chances de neve é o fato de o ciclone dever estar posicionado muito em cima do litoral uruguaio antes de todo o frio chegar, ou seja, o bicho vai ficar um tempo jogando o frio para o interior!! Será que procede esta análise??

Link to comment
Share on other sites

Última saída do NCEP dá quase cem por cento de chance de neve neste final de semanal. "O frio não dá trégua" é a nossa manchete desta quinta-feira dos jornais que fazemos a previsão do tempo. Como chove nesta quinta no centro e norte do estado, não vai dar muito tempo para aquecer e o frio que ainda vai ser intenso de manhã segue à tarde. E na sexta faz frio e no sábado esfria muito. Pela última saída do NCEP chance de neve granular no sul gaúcho.

Link to comment
Share on other sites

Dei uma olhada no ETA de novo!! Continua dando precipitação na serra entre domingo e segunda e uma alta com núcleo de 1028 hpa sobre o Paraguai (super continental).

 

Acho que o que pode acabar reduzindo as chances de neve é o fato de o ciclone dever estar posicionado muito em cima do litoral uruguaio antes de todo o frio chegar, ou seja, o bicho vai ficar um tempo jogando o frio para o interior!! Será que procede esta análise??

 

Ciclone na Bacia do Prata é o melhor ciclone que tem pra neve.

Link to comment
Share on other sites

Dei uma olhada no ETA de novo!! Continua dando precipitação na serra entre domingo e segunda e uma alta com núcleo de 1028 hpa sobre o Paraguai (super continental).

 

Acho que o que pode acabar reduzindo as chances de neve é o fato de o ciclone dever estar posicionado muito em cima do litoral uruguaio antes de todo o frio chegar, ou seja, o bicho vai ficar um tempo jogando o frio para o interior!! Será que procede esta análise??

 

Ciclone na Bacia do Prata é o melhor ciclone que tem pra neve.

 

Mesmo sendo em cima da costa urguaia????? Como é tu que dizes, eu digo: SHOOOOOOOOOOOWWWWWWWWWWWW!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Última saída do NCEP dá quase cem por cento de chance de neve neste final de semanal. "O frio não dá trégua" é a nossa manchete desta quinta-feira dos jornais que fazemos a previsão do tempo. Como chove nesta quinta no centro e norte do estado, não vai dar muito tempo para aquecer e o frio que ainda vai ser intenso de manhã segue à tarde. E na sexta faz frio e no sábado esfria muito. Pela última saída do NCEP chance de neve granular no sul gaúcho.

 

MEU DEUS!!!! É IMPRESSIONANTE ISSO!!! QUE NOTÍCIA PARA OS BAZIANOS!!!

Link to comment
Share on other sites

O Eta não só manteve como intensificou o potencial da massa polar. Continua com as chances altas de neve no encontro do BAZ.

 

O Snow-forecast/Ncep em sua análise da madrugada não chega a colocar a neve mas foi a rodada que mais se aproximou do fenômeno de todas que eu acompanhei. O Freezing level chega a 2000m com precipitação sobre a serra e muita ciclogenese ativando desenvolvimento vertical.

 

Os dois modelos confirmam um lindo ciclone na costa e ar muito seco e frio entrando bem continental.

 

Acho que terá caravana do BAZ no domingo subindo o Morro das Antenas. Este pois vem se configurando como o "pinico" da neve no sul do Brasil e derrotando com folga o "rival" Morro da Igreja.

 

Pela minha análise pessoal, ALTA chance de neve entre 23h de Sábado e madrugada de segunda nos pontos acima dos 1400m.

Link to comment
Share on other sites

A NEVE

 

OS PRÓS:

 

-Massa polar BEM continental

 

-Avanço MUITO veloz do ar frio

 

-Ciclogenese MUITO ativa

 

-Ciclone MUITO próximo

 

-Ciclone jogando MUITA umidade

 

-Nuvens de desenvolvimento vertical

 

-Vento BOMBANDO no quadrante OESTE-NOROESTE

 

 

 

OS (essenciais) CONTRAS

 

-Frio em altura ainda NÃO suficiente para a formação dos flocos de neve.

 

-Frio em superfície AINDA muito limiar.

Link to comment
Share on other sites

Dei uma olhada no ETA de novo!! Continua dando precipitação na serra entre domingo e segunda e uma alta com núcleo de 1028 hpa sobre o Paraguai (super continental).

 

Acho que o que pode acabar reduzindo as chances de neve é o fato de o ciclone dever estar posicionado muito em cima do litoral uruguaio antes de todo o frio chegar, ou seja, o bicho vai ficar um tempo jogando o frio para o interior!! Será que procede esta análise??

 

zé, você vai pra SJ, né?

Link to comment
Share on other sites

Dei uma olhada no ETA de novo!! Continua dando precipitação na serra entre domingo e segunda e uma alta com núcleo de 1028 hpa sobre o Paraguai (super continental).

 

Acho que o que pode acabar reduzindo as chances de neve é o fato de o ciclone dever estar posicionado muito em cima do litoral uruguaio antes de todo o frio chegar, ou seja, o bicho vai ficar um tempo jogando o frio para o interior!! Será que procede esta análise??

 

zé, você vai pra SJ, né?

 

Tudo indica que eu tô dentro, he he he!!

 

Manterei contato com o Caio!!!

 

Abração!!!

Link to comment
Share on other sites

Termômetro da neve:

 

Climaterra - Remota

 

Climatologia - Pequena

 

Climerh - "chance de neve"

 

Cptec - Alta

 

Somar -

 

Climatempo -

 

Inmet -

 

 

Levando em consideração estes prognósticos em especial, Climaterra e Climatologia, aconselho os amigos bazianos que se dirigirem a serra deverão fazer uma reza BRABA antes de subirem.

 

Sds

Link to comment
Share on other sites

Tenho quase certeza que se fizermos um plantão da neve no Cruzeiro no domingo veremos uma quantia significativa de neve. A temperatura em superfície deverá estar em torno dos 0°C lá no alto dos 1510 metros. Suponho que 200 metros mais acima, na formaçãop do floco, deverá estar negativo.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Bruno dê uma olhada nos modelos Mbar, saída excelente na minha opinião.

 

Muito frio já na noite de sábado com céu encoberto por nuvens de desenvolvimento vertical, vento oeste e alguns pontos de precipitação.

 

Durante todo o domingo até as 18UTC(!!!) temperatura entre 1oC e 0oC com céu encoberto por nuvens de desenvolvimento vertical formadas pela forte ciclogenese, alguns pontos de precipitação na serra e vento oeste bombando.

 

Analisando esse modelo eu fiquei um tanto otimista. A branca tem boas chances. Vamos torcer. Pelo menos teremos um BELÍSSIMO frio para os BAZIANOS.

 

O ENCONTRO SERÁ UM SHOW DE FRIO!!!!

Link to comment
Share on other sites

Bruno dê uma olhada nos modelos Mbar, saída excelente na minha opinião.

 

Muito frio já na noite de sábado com céu encoberto por nuvens de desenvolvimento vertical, vento oeste e alguns pontos de precipitação.

 

Durante todo o domingo até as 18UTC(!!!) temperatura entre 1oC e 0oC com céu encoberto por nuvens de desenvolvimento vertical formadas pela forte ciclogenese, alguns pontos de precipitação na serra e vento oeste bombando.

 

Analisando esse modelo eu fiquei um tanto otimista. A branca tem boas chances. Vamos torcer. Pelo menos teremos um BELÍSSIMO frio para os BAZIANOS.

 

O ENCONTRO SERÁ UM SHOW DE FRIO!!!!

 

A última saída do Mbar acaba de retirar um pouco do frio que tinha colocado na rodada dos sonhos anterior. :cry: :cry:

Link to comment
Share on other sites

Caio, vamos seguir a tendência e, pelo o que se tem visto, ela muito boa!

 

Já tá, até, bom demais! Se pensar que cinco dias atrás davam uma meleca de tempo para São Joaquim, chuva e 12ºC...ihhh, essa chuvinha que poderá estar entre 0ºC e 4ºC alimentará boas expectativas lá na serra!

 

Até amanhã :wink:

Link to comment
Share on other sites

A NEVE

 

OS PRÓS:

 

 

-Ciclogenese MUITO ativa

 

 

-Frio em superfície AINDA muito limiar.

 

Caio

 

Não entendi esses dois ítens... O que vem a ser Ciclogênese ativa ou muito ativa????

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Fala Duquia, desculpa se não pude ser entendido. A minha linguagem amadora pode soar diferente para profissionais como você.

 

Por "ciclogenese ativa" estou tentando dizer que a circulação em baixos e altos níveis criada pela ciclone, transportando muita umidade no sentido horário de rotação do ciclone, puxando consigo muito ar frio tanto em altitude como em superfície e os ventos girando acompanhando o "olho" do sistema. Resumidamente seria toda uma combinação de fenômenos especiais criadas pelo sistema ciclonico que estará muito "pronunciada", próxima e ativa desta vez.

 

Por "frio em superfície muito limiar" entenda que estaremos no limite entre o "sonho" e o "desastre", mais para o "desastre" onde o ponto adequado para os flocos de neve cairem sem derretimento ainda não está sendo indicado pelo modelo.

 

Bom, para um mero amador era mais ou menos isso, não sei se fiz entender os outros tanto amadores do Baz??

 

Sds

Link to comment
Share on other sites

CAIO

 

É uma pena que dentre as variáveis disponibilizadas pelo CPTEC ou pelo INMET não existam grandezas chamadas de vorticidade relativa ou vorticidade potencial. Quaisquer uma dessas variáveis dizem respeito à curvatura das isóbaras e determinados valores indicam o quão a "assinatura dessas curvas" é forte ou não, ou seja, pelo valor sabe-se se a curva é mais ou menos fechada e, ainda mais, o sinal da variável diz se a curva vai no sentido horário ou anti...

Assim, se essas coisas tivessem disponíveis, daria para se ter uma "medida" da tal circulação c (se é fechada ou não) ou se as isóbaras iriam evoluir para um ciclone (ciclogênese).

Outra forma de se olhar para isso seria de uma tal de função frontogenética a qual também não é disponibilizada :|

Por isso eu fiquei com a curiosidade de saber o que tu estava chamando disso ou aquilo. Mas é isso, o caminho é esse, ficar de olho e rezar!!!!

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Valeu pelo entendimento Duquia, apesar da minha escassa profundidade técnico-teórica acho que fiz ser entendido. Agora é rezar mesmo e torcer para que o ciclone evolua. Dependemos tão e somente dele visto que o frio não será a estrela deste evento apesar de forte.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Tenho quase certeza que se fizermos um plantão da neve no Cruzeiro no domingo veremos uma quantia significativa de neve. A temperatura em superfície deverá estar em torno dos 0°C lá no alto dos 1510 metros. Suponho que 200 metros mais acima, na formaçãop do floco, deverá estar negativo.

 

Abraços!

 

Bruno conte comigo para o plantão!

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

O Eta insiste e não arreda pé: o frio será intenso e as chances de neve são boas.

 

Mais uma bela rodada. Uma tendência que não sai do padrão há quase uma semana colocando ânimo e expectativa nos Bazianos que se reunirão.

 

Caio,

 

Acho que está todo mundo conservador por causa do NCEP.

 

Eu sinceramente acho que as chances de neve são boas. Mais por feeling do que por estar me baseando neste ou naquele modelo. Minha conclusão, baseada nas estatísticas, é a seguinte: Estamos a 3 anos sem uma acumulação decente de neve no Planalto Sul (algo raríssimo). A única exceção foi maio de 2003, quando o Morro da Igreja recebeu uma neve razoável durante a noite, mas que de manhã só se via em grandes montinhos de neve espaçados, em virtude do habitual vendaval. Mas foi algo muito restrito! Em resumo, TEM DE NEVAR E ACUMULAR ESTE ANO!!!!

 

Essa configuração de agora é mais uma daquelas!! Ciclone perfeito e falta de frio, de novo!!!!!!???? Acho que não!! Nos últimos anos estamos assim: ou tem frio forte e não tem ciclone, ou tem ciclone forte e não tem frio, ou tem frio cavalar que vai pro mar em função de bloqueio ausência de ciclone. É muita falta de sorte!!

 

Lembrem-se que já teve neve moderada acumulada na região de SJ com massinhas continentais de 1024 hpa!!!! E estas acontecem justamente devido a " conjunção perfeita" do ar frio com o ciclone! Um movimentinho para um lado ou para o outro da massa de ar, e as condições passam de limítrofes para perfeitas! Nos últimos tempos, elas sempre passaram de perfeitas para limítrofes na última hora. Lembram de agosto do ano passado?? 10 horas de janela para neve e o máximo que acumulou foi uma nevezinha nos barrancos protegidos do sol. É a hora de ocorrer o contrário!!!!!

 

É nisso que eu tô acreditando!!

Link to comment
Share on other sites

Amanhã os porto-alegrenses rumam à SJ com um feeling muito grande que a neve irá cair naqueles pagos, principalmente no Cruzeiro. Galera, é estatístico!! Sempre temos neve em julho em São Joaquim! Os modelos estão subestimando o poder deste super ciclone em formação no Prata. Ele irá trazer muito ar frio para o continente, tanto em superfície como em altitude. Conversei com o Marcos a pouco e ele divide este mesmo feeling.

 

Outra. O NCEP coloca pequenos pontos do RS com temperatura abaixo de zero em 850 hpa e precipitação. Em São Joaquim ele coloca temperatura variando entre 0ºC e 2ºC no nível de 850 hpa, que é onde se encontra a cidade, logo, para nevar na cidade e, principalmente no Cruzeiro, a linha +2°C em 850 hpa já é suficiente para a neve, pois o que importa para a quela região é que esteja negativo nos 800 hpa!!!! Não olhei o corte vertical de temperatura, mas posso apostar que no nível de 2000 metros a temperatura estará abaixo de zero!!!

 

A estatísitica não falhará neste fds e a mística do amor ao frio dos bazianos será preponderante nos próximos dias. Essa é a esperança dos bazianos que estarão em São Joaquim!!!!!!

 

Vamu lá BAZ!!!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Boa Noite Senhores.

 

Escrevo do laptop do Caio aqui nas majestosas instalações do Hotel Majestic em Florianópolis. O mané da ilha resolveu me colocar no melhor hotel da cidade. Tratamanto de rei, imerecido. Não conhecia Florianópolis. Em uma breve vista à noite impressiona. Linda a cidade. Tem traços de San Diego e Viña del Mar.

 

Sobre a neve reina grande expectativa. Já estive mais oitimista. Mas o Caio mostrou algo que mantém as esperanças. Deeve faltar frio na região de São Joaquim em altura para o modelo tradicional de neve, porém o ciclone será muito ativo e seu tipo de nebulosidade permitirá neve mesmo que a linha de zero esteja em ponto mais alto que o habitual.

 

O Caio falava de uma episódio de neve em São Joaquim em 31 de julho do ano passado. A neve, naquele caso, ocorreu com temperatuura de 3,6 graus em 850 HPa na altura de Porto Alegre com um ciclone no litoral do RS.

 

Portanto, aguardemos a saída das 00Z que nba minha opinião será crucial.

 

Abração,

 

Alexandre - Climatologia

Reporting live from Florianopolis

Link to comment
Share on other sites

Boa Noite Senhores.

 

Escrevo do laptop do Caio aqui nas majestosas instalações do Hotel Majestic em Florianópolis. O mané da ilha resolveu me colocar no melhor hotel da cidade. Tratamanto de rei, imerecido. Não conhecia Florianópolis. Em uma breve vista à noite impressiona. Linda a cidade. Tem traços de San Diego e Viña del Mar.

 

Sobre a neve reina grande expectativa. Já estive mais oitimista. Mas o Caio mostrou algo que mantém as esperanças. Deeve faltar frio na região de São Joaquim em altura para o modelo tradicional de neve, porém o ciclone será muito ativo e seu tipo de nebulosidade permitirá neve mesmo que a linha de zero esteja em ponto mais alto que o habitual.

 

O Caio falava de uma episódio de neve em São Joaquim em 31 de julho do ano passado. A neve, naquele caso, ocorreu com temperatuura de 3,6 graus em 850 HPa na altura de Porto Alegre com um ciclone no litoral do RS.

 

Portanto, aguardemos a saída das 00Z que nba minha opinião será crucial.

 

Abração,

 

Alexandre - Climatologia

Reporting live from Florianopolis

 

CAIO....NÃO ESQUEÇA DO POTINHO DE 3KG DE SORVETE DE FLOCOS AO ALEXANDRE, ELE NAÕ GOSTA MUITO MAIS ACEITARÁ COM MUITO BOM GRADO 8)

Link to comment
Share on other sites

CIDADE: SÃO JOAQUIM

Atualizado em : 21/07/2005 - 23h38min

 

CONDIÇÕES DO TEMPO

 

NO NÚMERO 3900 1600 PARA QUEM É DA ÁREA DO 49, 900 16 00 PARA OS DA ÁREA 48 E 47, DISCANDO A TECLA 1, DEPOIS A 3, TERÁ O BOLETIM SOBRE O CLIMA PARA O INVERNO DESTE ANO E ALGUMA TENDÊNCIA PARA A PRIMAVERA/VERÃO E TECLANDO O 1 TERÁ O TEMPO DE S.JOAQUIM. SOMENTE DISPONÍVEL PARA QUEM MORA EM SC.

 

SEXTA-FEIRA; NUBLADO COM CHUVA E POSSÍVEL TROVOADA. PERÍODOS DE MELHORIA COM POSSÍVEL SOL. VENTO GELADO, MAIS DO FIM DO DIA EM DIANTE. 5/7°C, FIM DA NOITE, E 11/13ºC MADRUGADA/AMANHECER.

 

SÁBADO; NUBLADO COM CHUVA/GAROA E PERÍODOS DE MELHORIA COM SOL. REMOTA CHANCE DE NEVE DA MEIA-NOITE EM DIANTE. VENTO GELADO. 0/2°C, FIM DA NOITE, E 5/7ºC.

 

DOMINGO; NUBLADO COM BEM PEQUENA CHANCE DE NEVE OCASIONAL A E PERÍODOS DE BOM COM SOL. VENTO MUITO GELADO. -2/0°C E 3/5ºC. CONGELAMENTO.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.