Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Internacional - DEZEMBRO de 2010


Marcelo
 Share

Recommended Posts

Em primeira mão, nossa coluna do Correio do Povo de amanhã (vamos incluir este dado valioso do Rodrigo):

 

O Sul do Brasil amanheceu ontem com apenas 2,4ºC e geada no Planalto Sul de Santa Catarina, resultado do ar muito seco. No Sul da Austrália, onde também é verão, foi o ar polar que trouxe neve ontem para Hobart, na Tasmânia. Dois dias antes do começo do verão já tinha nevado nos estados australianos de Nova Gales do Sul e Vitória. Na parte Norte do planeta, o frio é arrasador. A região Central da Inglaterra possui a mais longa série histórica de temperatura do planeta, conhecida como CET e que iniciou em 1659. Nesta área, este dezembro de 2010 era até o dia 22 o terceiro mais frio dos últimos 361 anos, somente atrás de 1890 (1º) e 1676 (2º). O Nordeste dos Estados Unidos estava paralisado ontem por uma nevasca. Flocos caíram até na Flórida. Atlanta, Geórgia, teve o primeiro Natal com neve desde 1881. No Vale do Tennessee não se via Natal Branco há 40 anos. Em Nova York, foi apenas a sexta vez desde 1869 e a segunda só em 2010 em que a neve acumulou pelo menos meio metro.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 253
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Para o Torales colocar nos seus favoritos. Previsão gerada pelo snow-forecast para o Cerro Catedral no Uruguay: http://www.mountain-forecast.com/peaks/Cerro-Catedral-Uruguay/forecasts/514

 

Apesar de que este aqui, o cerro de las ánimas, pode ser mais interessante para episódios de neve. Está na boca do Prata e com 501 metros! http://www.mountain-forecast.com/peaks/Cerro-de-las-Animas

 

Valeu Bruno! O Cerro de las Animas é mais fácil de escalar.. segue a nossa promessa de irmos lá durante o inverno.. verificar in loco como é!

 

Salvei mesmo nos favoritos essa previsão.. entretanto, para esta semana não está prevista nenhuma queda de neve por lá.. :negative:

Link to comment
Share on other sites

Em primeira mão, nossa coluna do Correio do Povo de amanhã (vamos incluir este dado valioso do Rodrigo):

 

O Sul do Brasil amanheceu ontem com apenas 2,4ºC e geada no Planalto Sul de Santa Catarina, resultado do ar muito seco. No Sul da Austrália, onde também é verão, foi o ar polar que trouxe neve ontem para Hobart, na Tasmânia. Dois dias antes do começo do verão já tinha nevado nos estados australianos de Nova Gales do Sul e Vitória. Na parte Norte do planeta, o frio é arrasador. A região Central da Inglaterra possui a mais longa série histórica de temperatura do planeta, conhecida como CET e que iniciou em 1659. Nesta área, este dezembro de 2010 era até o dia 22 o terceiro mais frio dos últimos 361 anos, somente atrás de 1890 (1º) e 1676 (2º). O Nordeste dos Estados Unidos estava paralisado ontem por uma nevasca. Flocos caíram até na Flórida. Atlanta, Geórgia, teve o primeiro Natal com neve desde 1881. No Vale do Tennessee não se via Natal Branco há 40 anos. Em Nova York, foi apenas a sexta vez desde 1869 e a segunda só em 2010 em que a neve acumulou pelo menos meio metro.

Se ainda der tempo, tem mais uma legal:

"Passengers at Charles de Gaulle airport in Paris were evacuated from one of its terminals today amid fears for their safety because of an accumulation of snow on the roof"

http://www.guardian.co.uk/world/2010/dec/24/pairs-airport-terminal-evacuated-snow

Link to comment
Share on other sites

Hobart é nível do mar! PUUUUUUUUUUU%¨*(&¨$%*&%)$¨%#%*¨%(&$#%$!!!!!!!!!!!!!!!!!! Agora está 11° por lá! O aeroporto registrou mínima de 5° no dia de ontem (ainda hoje para nos, dia 27). Deve ter nevado nas redondezas, a não ser num breve momento da madrugada.

 

Falei com minha prima que está em Londres no dia de Natal. Ela mostrou a rua pela webcam: tudo branco!! Era 16:30 local. De repente ficou noite!!! Em Londres fazia -3° naquele horário. Ela disse que estava um frio de rachar. Imaginem o frio de NY com a umidade britânica. Delícia!!

Link to comment
Share on other sites

A reportagem do jornal da Record agora há pouco colocou a gente dentro de NY! Incrível como a cidade ficou quase muda. De qualquer forma, nos próximos dias "esquenta" um pouco no leste e congela no oeste americano e planícies.

http://noticias.r7.com/videos/nevascas-que-duraram-48-horas-cancelam-2-500-voos-nos-eua/idmedia/e7658801bebef7114bd06cfd71c9ad2c.html

Link to comment
Share on other sites

David, eu a princípio pensei ser um banco de praça! ahahahhahahaha

 

Mas parece serem 2 carros sim!

 

Já na Europa...

 

Leste da Alemanha descendo a casa dos -20C ou menos na segunda metade da semana!!!!

 

Falei com amigos meus de Leipzig na semana passada, eles não aguentavam mais o frio,

o trânsito, a limpeza diária das calçadas e todas as outras complicações geradas pelo dezembro brutalmente frio e nivoso que estão enfrentando.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Já tentei procurar por fotos deste Cerro Catedral e nunca consegui algo interessante. Queria muito ver uma foto de uma bela nevada por lá. sds

 

Renan, dá uma olhada nesses links:

 

http://www.magdalenagiuria.com.uy/fotos.php?px=xd1=,xd2=0491,actual=

http://maldonadoturismo.com.uy/portugues/aigua.php

 

Valeu, Fábio !

Gostei do aspecto da paisagem, tem haver com invernos rigorosos. Dá para pensar em uma média

de uns 6-7C no mês de Junho/Julho... abraços

Link to comment
Share on other sites

Já tentei procurar por fotos deste Cerro Catedral e nunca consegui algo interessante. Queria muito ver uma foto de uma bela nevada por lá. sds

 

Renan, dá uma olhada nesses links:

 

http://www.magdalenagiuria.com.uy/fotos.php?px=xd1=,xd2=0491,actual=

http://maldonadoturismo.com.uy/portugues/aigua.php

 

Valeu, Fábio !

Gostei do aspecto da paisagem, tem haver com invernos rigorosos. Dá para pensar em uma média

de uns 6-7C no mês de Junho/Julho... abraços

 

Acho que não chega a tanto, Renan. Penso que a média lá em cima fique em torno de 8C, estourando um 7,7C, heheheh. Baseio-me em Canguçu (400 metros e 10,xC), Bagé (200 metros e 11,xC) e Montevideo (0 metros e 10,xC).

Link to comment
Share on other sites

Na foto que o Alexandre colocou só dá para ver os automóveis pelas bordas. De resto parecem... sei lá, duas naves espaciais.

 

 

20 horas de neve em 40 segundos no NE dos EUA...

Hahaha! Esse vídeo é bizarro! Chega a ser engraçado!

 

No final tinha que ter a frase: "Todos mortos.", hehehehehehehe!

 

Abraços bizarros!

Link to comment
Share on other sites

Ahhh, valeu pela informação ! :good:

 

E a partir do dia 30, será a vez do oeste dos EUA experimentar frio extremo e nevascas intensas.

 

Os amigos portugueses, possivelmente, terão uma "folga" do frio pelos próximos dias, ao menos do frio extremo.

 

Enquanto isso, no Japão, uma cidade chama a minha atenção: Trata-se de Sapporo, ao norte, na ilha de Hokkaido.

Incrível como que cai neve por lá, deve ser uma das cidade mais nivosas do Japão.

 

Segundo o Wunderground, a média de precipitação por lá em Dezembro é de 100.1mm, sendo a média das máximas

2C e -5C para mínimas. Quer dizer, uma boa parte disso cai na forma de neve. E MUITA neve !

Link to comment
Share on other sites

Com a década quase a acabar já se pode tirar conclusões para o período 1981-2010. Bastou retirar a década de 70 e meter a presente década para a média anual aqui em Bragança disparar +0,5ºC. Em relação ao período 1931-1960 já nem parece o mesmo clima, a média anual subiu +1,2ºC. :cray:

 

Um pouco frustrante ver estes invernos com anomalias negativas tão grandes em tantas partes do mundo e depois aqui não há maneira de ter uma anomalia negativa decente em Dezembro/Janeiro. Mas depois chega o verão e parece normalíssimo ter um dos verões mais quentes de sempre e anomalias de +2ºC ou mais.

 

:dash1:

Link to comment
Share on other sites

Ahhh, valeu pela informação ! :good:

 

E a partir do dia 30, será a vez do oeste dos EUA experimentar frio extremo e nevascas intensas.

 

Os amigos portugueses, possivelmente, terão uma "folga" do frio pelos próximos dias, ao menos do frio extremo.

 

Enquanto isso, no Japão, uma cidade chama a minha atenção: Trata-se de Sapporo, ao norte, na ilha de Hokkaido.

Incrível como que cai neve por lá, deve ser uma das cidade mais nivosas do Japão.

 

Segundo o Wunderground, a média de precipitação por lá em Dezembro é de 100.1mm, sendo a média das máximas

2C e -5C para mínimas. Quer dizer, uma boa parte disso cai na forma de neve. E MUITA neve !

 

Eh a maior cidade de Hokkaido com quase 2milhoes de habitantes....e foi sede dos Jogos de Inverno em 1972.

Link to comment
Share on other sites

PS: Bad News!!

 

Depois de 9 dias meu snowman derreteu por completo. :cray:

A temperatura subiu bastante aqui em Londres nos ultimos dias. Estamos em torno de 4 a 8C e com chuvisqueirinho constante...o tipico British winter!!

 

Muda o padrão. Aquece a Europa Ocidental e o Leste do EUA. Gela o Oeste dos EUA que é o norma com La Niña.

Link to comment
Share on other sites

Gerson, esse é o snowman mais longevo da história recente de Londres, não?

 

Mundando de assunto, a Patagônia argentina deve ter máximas superiores a 40C nos próximos dias. Trelew, paralelo 43ºS, vai fritar.

Esperemos ótimos vinhos chilenos e argentinos nesta safra vindoura. :)

 

Os vinhos de Candiota, sul do RS, também. Não chove na região há 60 dias cfe a RBS.

Link to comment
Share on other sites

 

Os vinhos de Candiota, sul do RS, também. Não chove na região há 60 dias cfe a RBS.

 

Essa safra na Campanha e Serras do Sudeste deverá ser espetacular! Ainda mais com a perspectiva de seca daqui para a frente. Poderemos ter brix recorde no vinhos de lá! Imaginem os Reserva da Miolo, vinhos de R$ 20-25,00 com 14%-14,5% de alcool, he he he!

Link to comment
Share on other sites

Agora vamos falar sério, essa neve que caiu nos EUA é nada perto que cai em Soledade.

Imagina, só Canela e Forno Alegre pra bater os states em termos de neve. :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :hang1: :hang1: :hang1: :hang1: :mosking: :russian: :onthequiet: :onthequiet: :onthequiet: :onthequiet: :onthequiet:

Link to comment
Share on other sites

Vamos lá, mais novidades do Serviço Meteorológico Alemão (DWD):

 

O DWD divulgou hoje um "balanço de 2010" dos dados meteorológicos de suas mais de 2000 estações na Alemanha. Alguns pontos interessantes:

- 2010, pela primeira vez em 13 anos, ficou com a temperatura média abaixo da média histórica. (Die Durchschnittstemperatur des Jahres 2010 für Deutschland lag nach 13 zu warmen Jahren erstmals leicht unter dem Klimamittel)

- Temperatura média em 2010 na Alemanha foi de 7,9°C, enquanto a média de longo prazo é 8,2°C

- Dezembro/2010 está 4,2°C ABAIXO da média histórica. (Die größte negative Temperaturabweichung gegenüber der Norm hatte der Dezember mit -4,2 Grad)

- Vários recordes de acumulação de neve foram quebrados em janeiro, fevereiro e dezembro (Sowohl im Januar und Februar als auch im Dezember traten an verschiedenen Stationen neue Rekordschneehöhen auf)

 

Fonte: http://www.dwd.de/bvbw/generator/DWDWWW/Content/Presse/Pressemitteilungen/2010/20101228__Jahresrueckblick2010,templateId=raw,property=publicationFile.pdf/20101228_Jahresrueckblick2010.pdf (nur auf Deutsch)

 

Meu comentário: acho estranho este ano de 2010 tão pouco abaixo da média histórica (meros 0,3°C), considerando que o inverno foi severo e houve várias quebras de recordes de janeiro a março, bem como em dezembro. É bem verdade que houve um período de forte calor em julho, mas não parece-me suficiente para elevar demasiado as médias de quatro meses de inverno severos.

Acho que essa média histórica pode estar subestimada ou então o cálculo das médias está elevando demais a temperaturas nos anos recentes. Pode ser aquele "fator de ajuste" que aparentemente eleva demais as médias recentes sugerindo um aquecimento.

Link to comment
Share on other sites

 

Os vinhos de Candiota, sul do RS, também. Não chove na região há 60 dias cfe a RBS.

 

Essa safra na Campanha e Serras do Sudeste deverá ser espetacular! Ainda mais com a perspectiva de seca daqui para a frente. Poderemos ter brix recorde no vinhos de lá! Imaginem os Reserva da Miolo, vinhos de R$ 20-25,00 com 14%-14,5% de alcool, he he he!

 

Alguem podia escolher um vinho bom e reservar umas garrafas para a gente! Eu não entendo nada de vinho mas, se essa safra for diferenciada pela seca mesmo, queria comprar uma caixa para mim!!!

Link to comment
Share on other sites

Vamos lá, mais novidades do Serviço Meteorológico Alemão (DWD):

 

O DWD divulgou hoje um "balanço de 2010" dos dados meteorológicos de suas mais de 2000 estações na Alemanha. Alguns pontos interessantes:

- 2010, pela primeira vez em 13 anos, ficou com a temperatura média abaixo da média histórica. (Die Durchschnittstemperatur des Jahres 2010 für Deutschland lag nach 13 zu warmen Jahren erstmals leicht unter dem Klimamittel)

- Temperatura média em 2010 na Alemanha foi de 7,9°C, enquanto a média de longo prazo é 8,2°C

- Dezembro/2010 está 4,2°C ABAIXO da média histórica. (Die größte negative Temperaturabweichung gegenüber der Norm hatte der Dezember mit -4,2 Grad)

- Vários recordes de acumulação de neve foram quebrados em janeiro, fevereiro e dezembro (Sowohl im Januar und Februar als auch im Dezember traten an verschiedenen Stationen neue Rekordschneehöhen auf)

 

Fonte: http://www.dwd.de/bvbw/generator/DWDWWW/Content/Presse/Pressemitteilungen/2010/20101228__Jahresrueckblick2010,templateId=raw,property=publicationFile.pdf/20101228_Jahresrueckblick2010.pdf (nur auf Deutsch)

 

Meu comentário: acho estranho este ano de 2010 tão pouco abaixo da média histórica (meros 0,3°C), considerando que o inverno foi severo e houve várias quebras de recordes de janeiro a março, bem como em dezembro. É bem verdade que houve um período de forte calor em julho, mas não parece-me suficiente para elevar demasiado as médias de quatro meses de inverno severos.

Acho que essa média histórica pode estar subestimada ou então o cálculo das médias está elevando demais a temperaturas nos anos recentes. Pode ser aquele "fator de ajuste" que aparentemente eleva demais as médias recentes sugerindo um aquecimento.

 

Muito interessante, obrigado. Alias, 1 dia antes de acabar o ano, a Alemanha já solta o balanço anual. Isso é que é país sério... fico impressionado com essas coisas. Os EUA outro dia soltaram o novo censo populacional e no dia seguinte rebalancearam o Congresso. Qual a chance disso acontecer no Brasil algum dia?

Falando dos dados meteorológicos, para fechar em torno da média (um pouco abaixo) esse aparentemente foi um ano de extremos, com o inverno muito frio e o verão muito quente. Eu acompanhei de perto a onda de calor na Russia (que deve ter influenciado a Alemanha tambem) e por lá em alguns momentos, a temperatura esteve quase 10ºC mais quente que o normal para a época. Em relação ao "fator de ajuste" precisa ver realmente se a Alemanha faz uma média móvel, incluindo o último ano e retirando o primeiro ano da normal nas comparações - e isso implica no ajuste mesmo, ou seja, as normais devem estar em elevação, ou se a comparação é feita sobre uma normal fixa (acho mais provável ser sobre a média movel mesmo).

 

2010 foi um ano de extremos em vários lugares. EUA tambem tiveram um verão mais quente que o normal (não muito mais como a Asia central e Europa).

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

 

Os vinhos de Candiota, sul do RS, também. Não chove na região há 60 dias cfe a RBS.

 

Essa safra na Campanha e Serras do Sudeste deverá ser espetacular! Ainda mais com a perspectiva de seca daqui para a frente. Poderemos ter brix recorde no vinhos de lá! Imaginem os Reserva da Miolo, vinhos de R$ 20-25,00 com 14%-14,5% de alcool, he he he!

 

Alguem podia escolher um vinho bom e reservar umas garrafas para a gente! Eu não entendo nada de vinho mas, se essa safra for diferenciada pela seca mesmo, queria comprar uma caixa para mim!!!

 

Deixa comigo!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Muito interessante, obrigado. Alias, 1 dia antes de acabar o ano, a Alemanha já solta o balanço anual. Isso é que é país sério... fico impressionado com essas coisas. Os EUA outro dia soltaram o novo censo populacional e no dia seguinte rebalancearam o Congresso. Qual a chance disso acontecer no Brasil algum dia?

 

Abs

 

O Estado de SP que o diga! Deveria ter 1/5 do Câmara de Deputados.

Link to comment
Share on other sites

Tucci, por essas e outras que eu enxergo nas análises um viés aquecimentista. Se temos um ano com inverno normal e um verão acima da média, o release do final de ano de órgãos oficiais é: "o ano mais quente em 86 anos...". Se temos inverno e verão acima da média, o release é: "o ano mais quente em 38495348989346 anos....". Agora, se o inverno é bem abaixo da média e o verão na média, o release fica: "o ano ficou na média ou levemente acima da média...".

 

Resumindo: estamos sempre acima da média no fechamento do ano, independentemente da característica do ano.

Link to comment
Share on other sites

Tucci, por essas e outras que eu enxergo nas análises um viés aquecimentista. Se temos um ano com inverno normal e um verão acima da média, o release do final de ano de órgãos oficiais é: "o ano mais quente em 86 anos...". Se temos inverno e verão acima da média, o release é: "o ano mais quente em 38495348989346 anos....". Agora, se o inverno é bem abaixo da média e o verão na média, o release fica: "o ano ficou na média ou levemente acima da média...".

 

Resumindo: estamos sempre acima da média no fechamento do ano, independentemente da característica do ano.

Perfeito, Bruno.

No caso alemão, tivemos quatro meses bem abaixo da média (jan, fev, mar e dez), o último com anomalia de -4,2°C, enquanto que só julho esteve bem acima da média (+3,3°C de anomalia), os demais na média. Como pode ter fechado um ano destes com meros -0,3°C de anomalia??

 

Em tempo, João, no release o DWD não afirma com qual normal está comparando, fala somente em "média de longo prazo" (vieljährigen Mittel). Tradicionalmente o DWD gosta de usar a "média de sempre", uns 130 anos de dados, mas eu não posso afirmar que é o caso.

Não creio que seja a média móvel, a considerar que este é o primeiro ano desde 1996 "abaixo da média", fosse uma média móvel de 30 anos por exemplo, este 2010 deveria ter ficado muito abaixo desta média.

Link to comment
Share on other sites

Tucci, por essas e outras que eu enxergo nas análises um viés aquecimentista. Se temos um ano com inverno normal e um verão acima da média, o release do final de ano de órgãos oficiais é: "o ano mais quente em 86 anos...". Se temos inverno e verão acima da média, o release é: "o ano mais quente em 38495348989346 anos....". Agora, se o inverno é bem abaixo da média e o verão na média, o release fica: "o ano ficou na média ou levemente acima da média...".

 

Resumindo: estamos sempre acima da média no fechamento do ano, independentemente da característica do ano.

Perfeito, Bruno.

No caso alemão, tivemos quatro meses bem abaixo da média (jan, fev, mar e dez), o último com anomalia de -4,2°C, enquanto que só julho esteve bem acima da média (+3,3°C de anomalia), os demais na média. Como pode ter fechado um ano destes com meros -0,3°C de anomalia??

 

Essa tua informação apenas comprova a minha tese (que não havia sido testada empiricamente). Valeu, Rodrigo!

Link to comment
Share on other sites

 

Essa safra na Campanha e Serras do Sudeste deverá ser espetacular! Ainda mais com a perspectiva de seca daqui para a frente. Poderemos ter brix recorde no vinhos de lá! Imaginem os Reserva da Miolo, vinhos de R$ 20-25,00 com 14%-14,5% de alcool, he he he!

 

Alguem podia escolher um vinho bom e reservar umas garrafas para a gente! Eu não entendo nada de vinho mas, se essa safra for diferenciada pela seca mesmo, queria comprar uma caixa para mim!!!

 

Deixa comigo!!!!!!

 

To nessa também! Entendo alguma (pouca coisa) de vinho, mas se tiveres umas dicas de quais vinhos comprar, eu e minha família agradecemos! :good:

Link to comment
Share on other sites

Tucci, por essas e outras que eu enxergo nas análises um viés aquecimentista. Se temos um ano com inverno normal e um verão acima da média, o release do final de ano de órgãos oficiais é: "o ano mais quente em 86 anos...". Se temos inverno e verão acima da média, o release é: "o ano mais quente em 38495348989346 anos....". Agora, se o inverno é bem abaixo da média e o verão na média, o release fica: "o ano ficou na média ou levemente acima da média...".

 

Resumindo: estamos sempre acima da média no fechamento do ano, independentemente da característica do ano.

 

Concordo, Bruno. A situação está tão complicada que até mesmo a maioria dos institutos em seus prognósticos sobre o clima praticamente nada falam sobre um ano com tendência a temperaturas abaixo da média, independentemente se há evidências de que possa ser um ano com determinadas características.

 

E o pior é que essa cultura está se incrustando em grande parte da população. Basta dar um solzinho um pouco mais forte, 3 dias de temperatura alta, que todo mundo já começa a culpar o aquecimento global. :dash1:

 

Como se em outras épocas não houvessem episódios de forte calor (Metsul está aí para comprovar); como se a temperatura que atingimos hoje nunca tivesse sido alcançada.

 

Essa "onda aquencimentista" que a maioria da mídia tenta emplacar na mente da população me ferve os nervos!

Urbanização e ilhas de calor não podem ser entendidas como um efeito do tão falado aquecimento global.

 

Fico me perguntando se custa alguém da mídia de São Paulo fazer um paralelo entre a temperatura da estação oficial da cidade com outras dentro do próprio município. Verão que Parelheiros e Marsilac dão um show! E se quiserem também é só pegar os dados de cidades da RMSP. Mais um vareio!

 

Não aguento mais ver a Sônia Bridi no Fantástico com aquelas reportagens compradas. Mas infelizmente vivemos a era do aquecimento global, onde tudo que fizemos, fazemos e faremos vai impactar gravemente no clima do planeta.

Link to comment
Share on other sites

Tucci, por essas e outras que eu enxergo nas análises um viés aquecimentista. Se temos um ano com inverno normal e um verão acima da média, o release do final de ano de órgãos oficiais é: "o ano mais quente em 86 anos...". Se temos inverno e verão acima da média, o release é: "o ano mais quente em 38495348989346 anos....". Agora, se o inverno é bem abaixo da média e o verão na média, o release fica: "o ano ficou na média ou levemente acima da média...".

 

Resumindo: estamos sempre acima da média no fechamento do ano, independentemente da característica do ano.

 

Concordo, Bruno. A situação está tão complicada que até mesmo a maioria dos institutos em seus prognósticos sobre o clima praticamente nada falam sobre um ano com tendência a temperaturas abaixo da média, independentemente se há evidências de que possa ser um ano com determinadas características.

 

E o pior é que essa cultura está se incrustando em grande parte da população. Basta dar um solzinho um pouco mais forte, 3 dias de temperatura alta, que todo mundo já começa a culpar o aquecimento global. :dash1:

 

Como se em outras épocas não houvessem episódios de forte calor (Metsul está aí para comprovar); como se a temperatura que atingimos hoje nunca tivesse sido alcançada.

 

Essa "onda aquencimentista" que a maioria da mídia tenta emplacar na mente da população me ferve os nervos!

Urbanização e ilhas de calor não podem ser entendidas como um efeito do tão falado aquecimento global.

 

Fico me perguntando se custa alguém da mídia de São Paulo fazer um paralelo entre a temperatura da estação oficial da cidade com outras dentro do próprio município. Verão que Parelheiros e Marsilac dão um show! E se quiserem também é só pegar os dados de cidades da RMSP. Mais um vareio!

 

Não aguento mais ver a Sônia Bridi no Fantástico com aquelas reportagens compradas. Mas infelizmente vivemos a era do aquecimento global, onde tudo que fizemos, fazemos e faremos vai impactar gravemente no clima do planeta.

 

 

E o pior é que o lixo plástico, a contaminação dos solos e mananciais e outras questões ligadas a poluição continuam aumentando de forma desenfreada e a grande mídia não esta nem aí!

 

E isso contribui para reforçar minha opinião: morreremos muito antes pela poluição e o desmatamento do que por algum tipo de aquecimento antropogênico... :rtfm: :hysteric: :punish:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.