Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - DEZEMBRO 2010


coutinho
 Share

Recommended Posts

  • Replies 606
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Na Bahia, apesar de as temperaturas não estarem tããão elevadas, a sensação de calor é alta! Andar de roupa social, a ceu aberto, esta desumano :heat:

 

Porto Seguro hoje teve temperatura entre 23ºC / 30ºC, porém com umidade relativa média de 86%, que combinado com a falta de vento e o sol forte aqui dos tropicos, ta dando uma sensação térmica bem acima dos 29ºC atuais... :hang1:

Link to comment
Share on other sites

Total de chuva em POA:

 

Chácara das Pedras (minha casa): 22,6 mm

Azenha (RBS): 20,1 mm

Jardim Botânico (INMET): 16,3 mm

 

Minha máxima ficou em 31,9° às 13:06 e a mínima em 22,2° às 15:30. Foi uma beleza de chuva!!

 

Agora faz 24,1° com 71% e venta de SE a 6,4 km/h. Minha rajada não passou de 32,8 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Não muito quente hoje, em se tratando de dezembro. A temperatura variou entre 19,9°C e 26,3°C, com 21 mm na madrugada e na hora do almoço. Atuais 21,6°C e umidade de 89%. Pressão baixa em 1007 hPa. Amanhã o calor deve retornar.

 

12Z do GFS aposta numa continentalização do ar frio na semana que vem..

Link to comment
Share on other sites

Litoral com 9ºC hoje: Chui.

 

Frio demais, hem.

 

A virada do vento ontem deixou bem agradável a noite em Porto Alegre, também. Mínima na casa dos 15C em pleno dezembro é sempre bem vinda por aqui. Deu para dormir de janelas abertas e dispensar o ar-condicionado.

 

 

E curtir a classificação do Tricolor pra libertadores num fresquinho, he he he!

 

GFS 12Z de ontem coloca máxima abaixo de 20oC para Ctba na terça que vem, com a semana toda com clima de outubro. Veremos!

Link to comment
Share on other sites

Zé, fui dormir às 02:30hs! Com a escassez de alegrias que o meu tricolor anda me dando nos últimos anos, classificar à Libertadores me traz atualmente tanta satisfação quanto um título. O problema é que alegria de pobre dura pouco. Dentro de 15 dias posso ver a vermelhagem toda histérica pelas ruas de Porto Alegre.....

 

Até para cá o Eta 20 e o mbar colocam um frescor, interrompendo a sequência de calor cubatense que lembra o que a 1a semana de março /09 representou pra Curita: mínimas acima dos 20 1 semana a fio na área urbana e máximas coladas/acima dos 30.

Link to comment
Share on other sites

Guardadas as proporções, a continentalização mostrada pelo GFS desse ar polar que chega no domingo me faz lembrar daquela grande onda polar de Julho passado, quando o centro-oeste congelou e o sudeste ficou no bloqueio!

 

Aquela MP de Julho foi um dos maiores desperdícios da década, que aliás teve muitas ondas de frio assim!! Podia ter sido uma das mais fortes de século, como 55, 75, com grande abrangência.

Mas, como sempre faltou aquela baixa tão esperada...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

SE A CHUVA DO GFS ESTIVER CERTA, VAI DAR UM DILÚVIO NO CENTRO-NORTE DO RS, EM MUITOS LOCAIS, ENTRE 28/30° S O ACUMULADO PODERÁ PASSAR DOS 150/200 mm EM 48 H. O EUROPEU DÁ ALGO PARECIDO E ATÉ +. VAI DAR ENCHURRADAS E ENCHENTE. 8 OU 80, TAMBÉM UMA DAS MARCAS DA LA-NINA. LOGO, LOGO FARÁ FALTA ESTA CHUVA.

Link to comment
Share on other sites

Showalter entre -6 -8, lifted abaixo de -6 e até -9, sweat acima de 500, total totals acima de 58, é o panorama para a noite de hoje, madrugada e amanhã pelos mais variados modelos para o Uruguai e sul do RS, o GFS é o mais reservado em relação aos indices e outros globais como ukmet e regionais como o eta20 os mais pessimistas. Tudo para tempo severo, embora o CAPE não esteja muito alto. Há tempos não via índices tão altos.

Link to comment
Share on other sites

Guardadas as proporções, a continentalização mostrada pelo GFS desse ar polar que chega no domingo me faz lembrar daquela grande onda polar de Julho passado, quando o centro-oeste congelou e o sudeste ficou no bloqueio!

 

Aquela MP de Julho foi um dos maiores desperdícios da década, que aliás teve muitas ondas de frio assim!! Podia ter sido uma das mais fortes de século, como 55, 75, com grande abrangência.

Mas, como sempre faltou aquela baixa tão esperada...

 

Sds.

 

Nem me lembra desta massa de ar frio ! Foi uma das maiores decepções da minha vida meteorológica, hehehe !

Contudo, mesmo assim eu sempre me lembrarei dos feitos históricos ocorridos no centro-oeste e norte. Afinal,

como esquecer da chuva forte com 6ºC em Campo Grande, chuva e 3/4ºC em Ponta Porã, máxima de 10ºC em

Cuiabá, máxima de 13ºC em algumas cidades do Acre, etc...

Link to comment
Share on other sites

Célio! Aqui um típico dia de dezembro! Máxima ao redor dos 30C e céu cristalino.

 

Janela do escritório na direção norte (ao fundo os morros da serra):

imageamm.jpg

 

 

muito legal a vista, estava como ai (mais so o ceu e nao a vista kkkk), hoje ja foi totalmente ao contrario, nublado desde o começo da madrugada e bem fresco, as famosas mm, mais acredito que logo mais ate o fim da manha ja se dissipe, o que esta me intrigando mesmo é entre terca e quarta alem da chuva eh claro. abs...

Link to comment
Share on other sites

Tarde de quarta-feira com temporal em Criciúma!

 

 

09/12/2010 10:10h

 

 

 

Na tarde de ontem (quarta-feira, 08/12), o calor e a umidade associada a aproximação de uma frente fria, que se deslocava pelo litoral do RS, provocou a formação de pequenos núcleos de instabilidade no litoral catarinense, com pancadas rápidas e isoladas de chuva. Esses núcleos são formados por nuvens com desenvolvimento vertical, chamadas de Cumulunimbus, e um desses atingiu Criciúma com mais intensidade, provocando temporal com ventos fortes e granizo. Pode ser observado no vídeo que chegou a formar uma nuvem funil, que não tocou o chão, e portanto não pode ser chamado de Tornado.

 

segue o video:

 

 

creditos: ciram.epagri.sc.gov.br

 

 

 

acho que exageram um pouquinho, pela analize nao notei em momento algum rotação apesar que o video nao foi aquela belezuras.

Link to comment
Share on other sites

O que eu to sentindo nesse início de dezembro em Uberlândia e em sp é que as temperaturas não devem estar muito fora da média, mas a sensação de abafamento tá mais alta q o normal :heat:

 

Já começaram a aparecer temporais em alguns cantos da cidade. Temperatura de 28 C no aero de Uberlândia e vento de 46 km

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Nessa noite o vento parou e a temperatura afundo. Estava 19,0° pouco antes das 4 h, mas tive mínima de 17,2° à 6:38.

 

Mas o tempo fresco já era. Cheguei em casa todo molhado a pouco, e está 32,9° com 43%. Venta de ESE a 13,7 km/h. Esse sol da tarde está de matar. Estamos a 10 dias do solstício. Portanto, para os que adoram o sol, aproveitem. Para os que odeiam, fujam!

 

Graças a Deus chove amanhã e também domingo. Pelo menos vai esfriar um bocado.

Link to comment
Share on other sites

Po finalmente to conseguindo postar aqui....tava dando uns "tilti"..

 

Então, há previsão de chuva forte para o RS??

 

Gramado está nesse bolo também?? Meus pais vão para lá amanhã e ficam até quinta-feira....

 

Pelo menos um friozinho pela manhã está se desenhando, não??

 

E hoje por aqui um diz cinzento...o sol até se propôs a sair, mas logo as nuvens tomaram conta novamente...

 

máxima até o momento de 27,7ºC...

Link to comment
Share on other sites

Po finalmente to conseguindo postar aqui....tava dando uns "tilti"..

 

Então, há previsão de chuva forte para o RS??

 

Gramado está nesse bolo também?? Meus pais vão para lá amanhã e ficam até quinta-feira....

 

Pelo menos um friozinho pela manhã está se desenhando, não??

 

E hoje por aqui um diz cinzento...o sol até se propôs a sair, mas logo as nuvens tomaram conta novamente...

 

máxima até o momento de 27,7ºC...

 

Soares, amanhã terei que dar um pulo em Gramado para entregar alguns documentos. Olhei a previsão para lá e tá dando muita chuva também, embora com menor intensidade do que está sendo apontado para a depressão central do Estado.

Link to comment
Share on other sites

Po finalmente to conseguindo postar aqui....tava dando uns "tilti"..

 

Então, há previsão de chuva forte para o RS??

 

Gramado está nesse bolo também?? Meus pais vão para lá amanhã e ficam até quinta-feira....

 

Pelo menos um friozinho pela manhã está se desenhando, não??

 

E hoje por aqui um diz cinzento...o sol até se propôs a sair, mas logo as nuvens tomaram conta novamente...

 

máxima até o momento de 27,7ºC...

 

Soares, amanhã terei que dar um pulo em Gramado para entregar alguns documentos. Olhei a previsão para lá e tá dando muita chuva também, embora com menor intensidade do que está sendo apontado para a depressão central do Estado.

 

Valeu Bruno...sendo assim falarei para eles ficarem atentos na estrada.... :good:

Link to comment
Share on other sites

Estou extremamente preocupado com o quadro formado. Vai dar m... em alguns lugares. Parece inevitável. Roleta russa do tempo chegando.

Que Deus proteja a todos que estiverem no caminho das instabilidades.

No momento em Sarandi, tenho aqui na sacada 30º C! A máxima de acordo com meu digital chegou a estúpidos 35,9º C! Só não sei se foi a máxima de ontem ou hoje! Tempo abafadão e nublado.

Sds.

 

Pois é Tomasini, infelizmente quadro típico de grandes temporais e tempo severo em todo sul!! Calor forte, umidade alta, e sistema frontal vindo do sul! Em algum lugar vai dar m...#%!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Tarde de quarta-feira com temporal em Criciúma!

 

 

09/12/2010 10:10h

 

 

 

Na tarde de ontem (quarta-feira, 08/12), o calor e a umidade associada a aproximação de uma frente fria, que se deslocava pelo litoral do RS, provocou a formação de pequenos núcleos de instabilidade no litoral catarinense, com pancadas rápidas e isoladas de chuva. Esses núcleos são formados por nuvens com desenvolvimento vertical, chamadas de Cumulunimbus, e um desses atingiu Criciúma com mais intensidade, provocando temporal com ventos fortes e granizo. Pode ser observado no vídeo que chegou a formar uma nuvem funil, que não tocou o chão, e portanto não pode ser chamado de Tornado.

 

segue o video:

 

 

creditos: ciram.epagri.sc.gov.br

 

EXATO. QDO É PARA CONFIRMAR SÓ DIZEM BESTEIRA E QDO TEM NADA, INVENTAM!!!

 

 

 

acho que exageram um pouquinho, pela analize nao notei em momento algum rotação apesar que o video nao foi aquela belezuras.

Link to comment
Share on other sites

Estou extremamente preocupado com o quadro formado. Vai dar m... em alguns lugares. Parece inevitável. Roleta russa do tempo chegando.

Que Deus proteja a todos que estiverem no caminho das instabilidades.

No momento em Sarandi, tenho aqui na sacada 30º C! A máxima de acordo com meu digital chegou a estúpidos 35,9º C! Só não sei se foi a máxima de ontem ou hoje! Tempo abafadão e nublado.

Sds.

 

 

TEM RAZÃO E O CENÁRIO PIOR É P/O RS. MUITA, MUITA CHUVA, TEMPORAIS SEVEROS E DANOSOS E GRANIZO, DEPOIS GEADA NA PARTE MAIS ALTA. É A LA-NINA.

Link to comment
Share on other sites

Muitos relâmpagos a oeste de Porto Alegre neste momento

Realmente um festival de relâmpagos que cerca a cidade!! As trovoadas ficaram mais fortes a pouco, e começou a chover aqui em casa.

 

Hoje a máxima ficou em 33,2° com u.r. de 40%. Agora dá-lhe trovoada e faz 25,2° com 65%. Estava 24,6° a meia-hora atrás. Venta de OSO a 3,4 km/h.

 

Abraços tempestuosos!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.