Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

All Activity

This stream auto-updates

  1. Today
  2. Bem isso, aumento da frequência, da intensidade e de locais que antes eram inesperados. Tivemos 4 episódios fortíssimos em Canoas desde 2022, só pra exemplificar: -microexplosão de agosto de 2022, ficamos mais de uma semana sem luz aqui; -chuvarada absurda em novembro de 2023, acho que bateu os 300 mm; -temporal por linha de instabilidade muito mais intensa que o normal, em janeiro desse ano, meia semana sem luz; -e essas chuvaradas insanas de agora. Pra ter uma ideia, o evento mais forte antes de agosto de 2022 foi um temporal lá em 2020 acho, em outubro, mas antes de 2022 não tinham tanta coisas extremas com tão pouco espaçamento entre elas. E isso que já vínhamos há uma década com novos recordes de calor. Agora estamos tendo não apenas recordes de calor, mas aumento nas catástrofes, ou nos temporais que, mesmo não sendo fatais, causam dias de transtornos e interrupção na dinâmica das cidades. Essa sequÊncia de 4 eventos, de 2022 pra cá, não lembro de outra com tantos extremos assim colados. Talvez o downburst de 2016 de janeiro em POA, mas não teve em Canoas, e mesmo assim é de bem mais tempo atrás. E isso me preocupa muito pro futuro.
  3. Renan, deviam ter deixado na baixada mesmo. A atual é bem chatinha de acompanhar. Fora q estaria no mesmo patamar da tua estação no bairro Bandeirantes e vc poderia comparar o antes e o atual. Paciência
  4. Exatamente E, claro...estamos vivendo um período de extremos potencializados pela mudança climática onde os absurdos estão sendo observados frequentemente. Antes aconteciam 1 ou 2 vzs a cada década. Agora é todo ano. O norte gaúcho já está na terceira enchente desde a primavera. Ondas de calor, todos os anos e com picos de calor extremo quase todos os meses desde Setembro. Para cada ondinha de frio, temos 3 "ondonas" de calor. Sabe lá o q mais virá... terremotos?
  5. Que boa lembrança amigo! Lembra que foi nosso primeiro emprego ali? Éramos concorrentes naquele ponto, e rolava várias brigas, mas ficamos amigos finalmente. À noite usávamos outras roupas naquela esquina, e era um tabu enorme na época, mas deu pra tirar uma grana boa. Obrigado pela lembrança!
  6. Sobre o tempo, hoje foi bem frio à tarde, com efeito do vento e umidade combinados, mas dentro de casa AINDA dá pra ficar com roupas de verão. Foram tantas semanas acima da média, principalmente nas mínimas, que mesmo com tardes frias, ainda não tivemos muitas madrugadas frias. Isso mudará nos próximos dias, com as menores mínimas do ano até o momento, e provavelmente as roupas de frio serão usadas finalmente dentro de casa também. Por outro lado, isso é péssimo pras famílias desabrigadas que estão com agasalhos limitados.
  7. Nossa amigo, agora vc me deixou bem triste pois ainda tenho guardado aquele retrato que vc me mandou em 1910, onde vc aparece na esquina Voluntários da Pátria e não pude deixar de notar, além da tua roupa super chique, que só haviam 3 fios na rede elétrica 😢 Que saudade...
  8. não precisa amigo, era brinks, eu amo esse tipo de postagem e eu quis zoar pra me distrair um pouco da carga pesada que tá por aqui hehehe. E teu post, complementarmente com a análise do Gabriel na página, fazem todo sentido. TÊm realmente muitos análogos com aquilo na década de 40, porém numa versão turbinada e mais fatal por conta das mudanças climáticas. abraço amigão, ou melhor, tio kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ouvindo bastante Roupa Nova?
  9. Eu vou adotar esse estilo de texto "ChatOVTNK"kkkk Vai me facilitar a vida daqui por diante. Brigado 🙄
  10. Que bom que tanto você, como eu e outros colegas daqui estamos salvos, mas realmente é muito impactante ver como ficaram nossas cidades. Tenho nostalgia fortíssima da Mauá, do Centro Histórico, da orla do Guaíba, da Rua da Praia, desde os anos 90, mesmo tendo morado boa parte da vida em Canoas e apenas uns 4 anos em POA (2015 a 2019). Mas sempre ia a POA, de trem, ou com meus familiares, e estudei por vários anos lá nos Campus do Vale e do Centro da UFRGS, que acho que não foram afetados, mas as ruas que eu usava para ir até lá e voltar foram. Claro que não posso reclamar porque não faço parte dos milhares que perderam tudo, mas é insano como ficaram as cidades. Parece um daqueles pesadelos surreais que a gente nunca esperaria na ver na vida real. Lembro bem da época que os postes não tinham tantos fios (hehe), daquela época pré-internet, que tinha uma magia especial onde tudo parecia mais feliz. Claro que os dias atuais são mais "confortáveis" do ponto de vista que, em situações graves como essa, estou conseguindo ainda trabalhar pois faço tudo remoto, e isso jamais seria possível naquela época. Mas o que eu quero dizer é que eu vi a evolução ao longo do tempo de todas essas ruas em POA e Canoas, até mesmo na parte oeste de Canoas que foi praticamente destruída, tenho muitas recordações de lá também. É como se parte da gente, da nossa história de vida, fosse embora junto. Vai ser reconstruído, vai levar tempo, mas muitas vidas foram arrasadas, seja literalmente ou financeiramente. O choque continua sendo igual, e essa parte de vida realmente se despedaçou junto. Sempre morei em 3 locais diferentes da metade leste que não foi atingida, mas estudei num colégio dessa parte oeste que foi castigada, e caminhei muito por lá por vários anos, desde os anos 90. É bizarro tudo isso, é algo sem noção, e o que vai ser dessas pessoas todas? Muitos não têm como trabalhar remotamente, perderam suas casas e seus espaços físicos de trabalho, como lojas, mercados, etc. Que coisa bizarra. E está acontecendo em vários locais, como aqueles exemplos em Salvador que foram lembrados hoje mais cedo no fórum, as terríveis enchentes e deslizamentos no sudeste, e por aí vai. Muitos lugares não são apenas perigosos, são é fatais mesmo, um evento e décadas de trabalho são destruídas, junto com vidas.
  11. Dia frio em POA. Passamos boa parte do dia em 16°. Começou a baixar no finzinho da tarde e agora tenho 13,6° com 84%. É a mínima do dia. A máxima ficou em 18,9° à meia-noite. Esse foi o vídeo que fiz no Centro onde o pessoal abril um "corredor humanitário".
  12. ⛅☁️☁️☁️🌧️⛈️ Máxima: 34,84°C em Garuva/São João Abaixo Mínima até o momento: 5,9°C no Morro da Igreja Menor máxima até o momento: 14,8°C no Morro da Igreja Rajada máxima: 73,4 km/h em Laguna/Cabo de Santa Marta Precipitação máxima até o momento: 52,6 mm↑ em Urubici/Serra do Corvo Branco > Após um final de madrugada e começo de manhã muito quente, esquentou pouco no norte catarinense. Garuva ainda conseguiu um pico de calor no começo da tarde. No Vale do Itajaí foi abafado, mas bem menos, com máximas de 24°C/26°C. > Tempo fechado em todo o estado, com chuva em todo o centro-leste.
  13. Interessantíssimo esses dados. Isto mostra que o padrão atmosférico que estamos passando agora, é muito semelhante à de Maio de 1941. Tanto pelas enchentes no RS, quanto nas temperaturas daqui da região. A diferença é que esse bloqueio de agora, seria uma versão potencializada pelas mudanças climáticas.
  14. Boa noite! Buenos Aires hoje: Mínima: 5°C Máxima: 14,2°C Dia de muito frio, apesar do sol o dia todo, com algumas poucas nuvens à tarde. Agora temos céu limpo, apenas 8,3°C com sensacao térmica de 7,7°C pelo vento oeste a 5 km/h. A URA é de 74%. Na Grande Buenos Aires, já há zonas abaixo dos 5 graus. Para amanha, o SMN indica condicoes como as de hoje: sol, poucas nuvens e variacao entre 5 e 14°C. O sol nasce às 7h39 e comeca a se por antes das 18h, às 17h59.
  15. Registros de Ibitipoca (baixada) nesse mês. A situação anda bem tediosa por lá também, porém ao menos dá para colocar um edredom pra dormir de noite:
  16. Mudança no tempo finalmente chegando em São Paulo! Ventos passam a soprar de sul no aeroporto de Congonhas e a temperatura chegou a cair 4 graus na última hora. De 26 graus às 9 horas da noite para 22 graus às 10 horas da noite. A URA subiu para 69%. Por aqui, o céu se encheu de nuvens. Porém, não se tratam daquelas nuvens baixas típicas de ventos de sul, mas sim de cúmulos.
  17. Eu levei 3 minutos pra terminar de rolar a página, mas valeu a pena, também li tudo e achei super interessante o relato do @Carlos Campos. Recomendo que todos leiam inteiro (e não soh o resumo do ChatGPT kk)
  18. Carlos, o textão me deu medo mas eu li. Ótimos registros que você pegou aí. Importante: Em 1941 a estação daqui estava em baixada a 700m +-, no centro da cidade. Impossível comparar com os dados atuais, portanto. De toda forma, esses valores da primeira quinzena são sim extremos, e fica muito evidente como o bloqueio naquele ano também foi bizarro, porém, PORÉÉÉÉMMMMMM, ELE CEDEU NA SEGUNDA QUINZENA, E AGORA EM 2024 PARECE QUE ELE VAI DURAR O MÊS TODO.
  19. Vou colar esse artigo no ChatGPT e pedir um resumo EDIT: pronto, isso que é a versão grátis kkk O texto descreve os registros climáticos de maio de 1941, destacando um bloqueio atmosférico no início do mês seguido por uma normalização. Algumas cidades como Juiz de Fora e Jacarezinho registraram temperaturas extremas, enquanto Guarapuava teve mudanças significativas de calor para frio. O autor também comenta sobre a localização das estações meteorológicas e a influência nos registros.
  20. Esses termômetros de estações meteorológicas variam bastante. No IAG, os que vi quando lá estive eram graduados de 0,2 em 0,2°C e os valores ímpares é quando o filamento do termômetro está entre 2 "risquinhos". Já vi termômetros graduados de 0,1 em 0,1°C. E também já vi de 0,5 em 0,5° mas com um espaço maior entre as marcas, de modo que, com um pouco de prática, não é difícil estimar 0,2 e (Com mais prática) até 0,1°C. ------------- Para não fugir do monitoramento, mais do mesmo em Sampa... Mínima bizarra para um mês de maio no Mirante, talvez por causa dos ventos de NO, que estiveram presentes já na madrugada, permanecendo durante todo o período diurno. Maiores rajadas, Mirante: 52,2 km/h Interlagos: 48,9 km/h Aeroporto de Congonhas: 53,7 km/h Mirante (Aut): 22,4°C / 29,8°C Interlagos: 18,2°C / 30,7°C IAG: 17,1°C / 30,7°C
  21. Hoje felizmente a chuva foi fraca com garoa e a temperatura oscilando entre 15.3 e 19.3 graus. Amanhã a temperatura máxima deve ficar entre 14/15 graus por aqui, nos 7 quarta feira e prometido 5 na quinta. O GFS nublaria com chuva quinta a tarde não ultrapassando 12 graus, com outro pulso de ar frio no final de semana por euro e GFS, mas chovendo moderado quinta e sexta.
  22. Maio de 1941, quando tivemos bloqueio forte e registros muito elevados na primeira quinzena do mês e uma certa normalidade após a segunda quinzena. Alguns números se repetem bastante pois os registros numéricos (pelo menos a maioria deles) são pares e não sei o motivo dessa particularidade mas desconfio que seja devido ao termômetro q utilizavam antigamente (de mercúrio, sem muita definição visual - eu disse "desconfio", fique bem claro). (Ignorem parcialmente a formatação das cores nas duas últimas caixas da tabela (das médias) de Jacarezinho, não percebi q utilizei outra fórmula e ficou bem estranho.. não vou arrumar/os registros estão corretos, isso q importa). Juiz de fora apresentou 10 máximas igual ou superior à 30°C, imagino q seja um número elevadíssimo, mas não conheço os registros históricos, portanto só imagino. A mínima absoluta de 6,8°C foi sob estabilidade como reflexo da massa polar envelhecida q por sorte não se tornou um novo bloqueio no Sudeste: comprovado este fato pelos registros sequentes, com as menores máximas acontecendo no local. Novamente um pequeno período de estabilidade pós frontal (e eu jamais me arriscaria a insinuar q se tratou de uma pequena era do gelo juizforana, pois seria exagero) gerou uma mínima de 5,2°C no dia 2/6, a menor até então. Jacarezinho fica no norte paranaense e apresentou também, à exemplo de JF máximas atingindo um patamar muito acima do comum, chegando a absoluta a atingir os 34,8°C por duas vezes, lá no comecinho do mês. Como nas demais áreas do Estado, o bloqueio foi quebrado no dia 15, quando uma frente fria adentrou na Região Sul derrubando as temperaturas e deixando o clima mais condizente com o q se espera nesse período (não tão frio como deveria ser no final do outono, mas frio o suficiente para formação de geada nos planaltos mais altos do Estado, principalmente nas áreas de baixada). Nesse primeiro evento a cidade de Ponta Grossa registrou 1,0°C (q poderia na verdade ser tanto 0,9°C quanto 1,1°C/problema da resolução do termômetro antigo). Também há 29,9°C de máxima na cidade, algo q acredito ser muito incomum. Seria um recorde lá? Não tenho meios de saber, ainda não. *Só uma pequena explicação sobre as mínimas em Jacarezinho: a estação ficava muito provavelmente numa baixada, acredito q não tão profunda quanto a que há em Rancharia/SP mas ainda assim boa o suficiente para bons registros noturnos, sobretudo nesse período que teve muita estabilidade atmosférica. Então vc irá perceber ali que tem muitos altos e baixos na coluna das mínimas (uma noite venta bastante: mínima alta, outra noite não há vento: mínima menor), e assim vai. Guarapuava apresentou 3 máximas bem legais, bem de inverno mesmo e quem vivia na época naquela região deve ter sentido bastante a mudança, de um calor aconchegante (mas atípico) para um frio mais intenso. Não teve negativas em nenhum dos dois eventos pós bloqueio, no entanto o problema alí é a localização da estação em topo. Basta comparar com os registros de Ponta Grossa (cidade um pouco menos fria que Guarapuava) pra ver q o potencial de frio não foi registrado adequadamente, mas isso nem é de se estranhar, pois basta ver estações como Xanxerê/Caçador/Palmas... e entender que o passado glorioso dessas e outras cidades vai sendo apagado pelos novos locais onde estão sendo feitos os registros oficiais (graças à pessoas como muitos daqui do fórum q hoje temos novamente estações em locais bacanas e mostrando que nem tudo está perdido). Bem, está chovendo um pouco e vou voltar aos meus afazeres. Tenho tabelado os meus próprios registros e ainda quero assistir alguns vídeos no YouTube e sei lá mais o q.
  23. Yesterday
  24. Se fosse levar em consideração os dados da estação CONVENCIONAL, Maio-24 já superou o recorde anotado pela estação CONVENCIONAL em Maio-2003 duas vezes. Porém eu não estou confiando muito na convencional ultimamente, por isso uso só a automática.
  25. Atenção: Hoje o INMET-JF anotou máxima de 29,5°C. Essa é a SEGUNDA MAIOR máxima já registrada para Maio na série 73-2024, somente perde para os 29,7°C do dia 01/05/2003. Vale lembrar que estou atualmente usando os dados da estação automática, que fica ao lado da convencional.
  26. Buenas noches, máxima de 13,9°C en la estación Prado de Montevideo. Maxima de poco mas de 14°C en la estación Melilla. Jornada fría, nubosa, soleada. Actualmente, a las 20hrs, tenemos una noche fría, bastante diferencia entre la zona costera y los barrios de la zona norte de la ciudad, 12°C en la estación Prado, 8,3°C en la estación Melilla. Probablemente debido al viento costero bastante fuerte, que impide a la temperatura bajar, pero, a su vez, disminuye la sensación térmica. Rajadas (rachas) de 19km/h en la estación Prado y totalmente calmado en la estación Melilla ( 0km/h ). Mas de 4°C de diferencia de temperatura. Lavalleja registra 6,7°C .
  1. Load more activity
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.