Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

All Activity

This stream auto-updates     

  1. Today
  2. Confesso que quando da leitura que me referi, na adolescência, achava que a nossa média era maior, por aquela percepção de calor que a maioria do carioca tem. Mas aí depois, estudando, vi a informação e entendi o porquê. O RJ é muito marcado pelo verão, que realmente é de lascar mas de maio até início de setembro tem, com algumas variações que podem ser significativas, um leve refresco. Por isso sempre digo que classifico o clima da cidade em apenas dois: alto verão e baixo verão, que é o que já estamos vivendo desde o início de março e geralmente vai até primeira quinzena de Setembro.
  3. Inúmeras vezes em alguns bairros, mas é extremamente raro hoje em dia nos bairros mais adensados e centrais. Nas estações mais frescas (como Alto da Boa Vista e Jacarepaguá INMET, esta última numa área verde mais fria que todas as regiões adensadas do bairro) acontece praticamente todo ano, mas a última vez que a maior parte das estações oficiais da cidade teve média mensal sub-20ºc foi em junho de 2016, com: 18,1ºc em Duque de Caxias – Xerém (RM) 19,2ºc em Seropédica- Ecologia Agrícola (RM) 19,4ºc em Rio/Marambaia 19,5ºc em Rio/Vila Militar 19,8ºc em Rio/Galeão Todas são médias horárias. Mas o Centro e um bom pedaço da ZS, além dos bairros mais adensados da ZN, ficaram pelos 20/21ºc de média horária/compensada em 06/2016. No Centro, o último mês sub-20ºc foi julho de 1988, com 19,8ºc, e o recorde de menor média mensal foi registrado em julho de 1925 na antiga estação da Ponta do Calabouço - atual área do Santos Dumont (18,2ºc). É praticamente certo que os atuais bairros menos adensados do Rio (que, além do clima mais frio de antigamente no planeta, eram ainda menos adensados ou mesmo 100% rurais) registraram médias mensais na casa dos 16ºc em meses como julho de 1923, 1925 e 1942. Resumindo: hoje em dia, dependendo do ponto da cidade do Rio onde você mora, média mensal sub-20ºc pode ser desde algo banal, com recorrência anual no inverno (algo experimentado pela minoria da população da cidade, talvez 10%), até algo extremamente raro, que pode ficar várias décadas sem acontecer. Mas até meados do século XX era relativamente comum em toda a cidade (clima global mais frio, ilha de calor menor, enfim...). @fsorf9rj, a média anual do Centro do Rio beira os 24ºc hoje em dia, e creio que nos bairros mais quentes da cidade fique entre 24ºc e 25ºc, com valores entre 23ºc e 24ºc em exposição padrão (gramados e áreas abertas) na maioria dos bairros dentro da área urbana. No Alto da Boa Vista a média compensada/horária cai para uns 21,5ºc (estimativa) na área do INMET (350 metros). As cotas mais elevadas do Alto da Boa Vista (500/550 metros) devem ter média anual em torno dos 20ºc. Nos anos mais quentes, como 2015 e 2019, os bairros mais quentes podem alcançar os 26ºc de média, e estações padronizadas chegam quase aos 25ºc (24,6ºc na Vila Militar em 2019, e 24,8ºc em 2015, o ano do recorde). Os valores do parágrafo acima são de referência (normal 30 anos).
  4. Seus dados batem com os que comentei ontem. Depois de um 2019 pra se esquecer em matéria de frio, com pouquíssimas exceções, vamos tendo um ano mais suave, sem extremos de calor contínuo. Ainda assim não é nada demais dado o histórico, pelo que me lembro. @Wallace Rezende saberia informar a média anual dessas estações? Lembro de já ter lido em algum lugar que a temperatura média anual da cidade do Rio é de 24 graus mas não sei a qual estação se referia ou se era uma média das médias de todas as estações. Aqui em Silva Jardim mais uma noite gelada, com 13º, não deve descer dos 12 como nos últimos dias depois de ter chegado aos 28 durante o belo dia de sol que fez hoje. Deixo foto (desculpem a qualidade) do nevoeiro da madrugada, muito comum dessa época por aqui. Ontem estava até mais forte.
  5. Faz 8°C neste momento aqui em Socorro/SP. Céu limpo e sem vento.
  6. VISTA ALEGRE JÁ TEM -4,6°C, SERÁ QUE TEREMOS MAIS UM -7°C?
  7. O RJ já registrou algum mês com média sub-20?
  8. Comparação entre os 5 primeiros meses de 2019 e 2020 em duas estações do INMET no município do Rio de Janeiro, utilizando a média horária (672 a 744 horas, dependendo do mês). Os dados falam por eles mesmos, e mostram como 2020 está bem mais ameno que 2019 na cidade do Rio até agora. A diferença na média acumulada de 5 meses foi de 2,1ºc na Vila Militar e 2ºc na Marambaia (2019 – 2020), é muita coisa para um período de cinco meses na nossa latitude. Faltando apenas um dia para terminar maio, a média do mês não deve se alterar (se alterar, será por um décimo). E tudo indica que junho de 2020 também vai registrar média mais baixa que junho de 2019, mas por uma diferença menor que os demais meses do ano até agora (acredito que junho tem maior probabilidade de ficar um pouco acima da média este ano, em 2019 ficou bem acima).
  9. Eu também acho um pouco fora da realidade. O modelo CMC não fica tão longe. Os mais confiáveis mesmo são o europeu e o GFS.
  10. Daniel85, acho esse modelo Acces-g, muito esquisito para chuva no Sudeste. Em janeiro, antes das enchentes na minha região(dias 24, 25 e 26) ele indicava valores de 700 mm a 800 mm na região do lado oriental da Serra do Caparaó, em 3 dias de chuva. Continuou por janeiro e fevereiro indicando valores absurdos de chuva, de 500 mm a 650 mm na região de Viçosa e outras mais em pontos diferentes de Minas. No mês de maio o Europeu acertou bem as chuvas para minha região.
  11. Previsão de chuva acumulada para os próximos 10 dias no sudeste GFS 18z Chuva concentrada na metade sul de SP. A Grande SP também seria um pouco atingida. Europeu 12z Cenário parecido com o GFS, porém este mostra também alguma chuva no leste da região sudeste CMC 12z Entre os 4 modelos, este e o pior de todos. Mostra praticamente toda a região na seca. Apenas o sul de SP teria alguma coisa e um pouco (bem pouco) de chuva no leste de sudeste. ACCESS-G 12z Este mostra uma previsão diferente dos outros 3 modelos. O centro-sul de Minas, metade norte de SP e áreas do RJ e ES teriam acumulados altos.
  12. As previsões colocam chance de chuva para vários dias seguidos, mas não com muito chance, meu medo é que acabe chovendo só um dia ou outro, assim as máximas baixas não serão verdadeiramente baixas, as mínimas serão estragadas pela nebulosidade, e não teria o fator que compensaria as mínimas mais altas, que é a chuva.
  13. Em Curitiba tivermos um dia variando de 5° a 24°, dia predominantemente ensolarado e com vento fraco a moderado. Algumas fotos que tirei hoje abaixo: No momento 13° pelo Simepar.
  14. Mais um pouco de frio em altura e era uma grande nevada de verão nos pontos mais altos da Guatemala, acima de 4000 metros. Monte Tajumulco, a 4200 m
  15. Em São Paulo enquanto a Sé registra "quentes" 18°C, Marsilac já caiu pra casa do 6°C. Bizarro!
  16. Microclimas bombando em Curitiba! Enquanto alguns bairros elevados e o centro da cidade estão com 13/14°C, no Orleans já está 5,2°C. Outros bairros estão com 7°C. Na região serrana de Joinville, Serra Dona Francisca tem apenas 2,7°C e logo ali perto, Serra Smith tem 15°C.
  17. Obrigado pela vossa explicação, Wallace. Olha, a PWS ali do Bom Pastor é pior que o Mirante,hein. Ela fica em cima de um telhado, com muros ao lado. Mirante ainda está numa praçinha. Mas sim, ela representa o lado quente da cidade, que é bastante adensada. O bairro Bom Pastor é um dos mais antigos ao lado do centro. Cerca de 100 anos de urbanização. Mas não dá pra reclamar, MP foi ótima. Na fazenda tive geada se baixa a média intensidade nas baixadas de terça até hoje, com registros de até 1.5°C pelo termômetro do carro. Inmet bateu 5°C. Tá ótimo. Que venha a próxima. Como disse o Renan, 2020 tá ótimo, dá pra sonhar alto. Rs.
  18. Nada de lluvia por aqui, solo nubes,viento y frio, baja sensacion termica:
  19. Renan, que a massa polar inesquecível já aconteça em algum período de junho.Foram sete junho péssimos em mínimas baixas desde 2012.Poderia repetir maio e junho de 1968.
  20. Vou sentir saudades dessa grandiosa MP aqui pro Sudeste. E assim vai terminando o primeiro mês frio do ano: Ele foi excelente ! Assim como todo o ano de 2020 até agora, climaticamente falando. Que possamos continuar tendo boas surpresas nos próximos meses. Depois de um verão raiz e outono raiz, agora chegou a hora de sonhar mais alto, e desejar um inverno com alguma MP realmente inesquecível, tais como de 1985, 1994 ou 2000. Mais uma noite fria: 12,3°C.
  21. Sim, ninguém continuou anotando pra mim! Sobre os dados, ficaram nos computadores lá, nao os tenho aqui e nao me lembro de cor os extremos. Vou ver se consigo!
  22. Yesterday
  23. Modelos numéricos indicam próxima semana fria em Curitiba com máxima na terça-feira, chegando apenas aos 12°.
  24. POA pouco aqueceu hoje, tivemos um excelente sábado variando de 11,2 °C a 23,8 °C.
  25. Por aqui a temperatura vai aumentar um pouco também! Que essa quentura não dure muito! 🙏
  26. 91E agora e Two-E. Deve virar TS e tocar terra em mens de 20 h. BULLETIN Tropical Depression Two-E Advisory Number 1 NWS National Hurricane Center Miami FL EP022020 400 PM CDT Sat May 30 2020 ...TROPICAL DEPRESSION FORMS NEAR THE COASTS OF EL SALVADOR AND GUATEMALA... ...HEAVY RAINFALL IS THE PRIMARY THREAT... SUMMARY OF 400 PM CDT...2100 UTC...INFORMATION ---------------------------------------------- LOCATION...12.3N 91.1W ABOUT 110 MI...180 KM S OF PUERTO SAN JOSE GUATEMALA MAXIMUM SUSTAINED WINDS...30 MPH...45 KM/H PRESENT MOVEMENT...NNE OR 30 DEGREES AT 3 MPH...6 KM/H MINIMUM CENTRAL PRESSURE...1006 MB...29.71 INCHES WATCHES AND WARNINGS -------------------- CHANGES WITH THIS ADVISORY: The government of El Salvador has issued a Tropical Storm Warning for the entire coast of El Salvador, from the Guatemala/El Salvador border to the El Salvador/Honduras border. The government of Guatemala has issued a Tropical Storm Warning for the entire coastline of Guatemala, from the Mexico/Guatemala border eastward to the Guatemala/El Salvador border. SUMMARY OF WATCHES AND WARNINGS IN EFFECT: A Tropical Storm Warning is in effect for... * Entire coast of El Salvador * Entire coast of Guatemala A Tropical Storm Warning means that tropical storm conditions are expected somewhere within the warning area, in this case within the next 12 to 24 hours. Interests in southern Mexico and Honduras should monitor the progress of this system. For storm information specific to your area, please monitor products issued by your national meteorological service. DISCUSSION AND OUTLOOK ---------------------- At 400 PM CDT (2100 UTC), the center of Tropical Depression Two-E was located near latitude 12.3 North, longitude 91.1 West. The depression is moving toward the north-northeast near 3 mph (6 km/h), and a slow north or north-northeast motion is expected until landfall. On the forecast track, the center of the depression is expected to cross the coast of Guatemala tonight or early Sunday. Maximum sustained winds are near 30 mph (45 km/h) with higher gusts. Some strengthening is possible until the system makes landfall. Dissipation is expected shortly after the system moves inland. The estimated minimum central pressure is 1006 mb (29.71 inches). HAZARDS AFFECTING LAND ---------------------- RAINFALL: The depression is expected to produce total rain accumulations of 10 to 15 inches over El Salvador, southern Guatemala, and western Honduras, and 5 to 10 inches over northwest Nicaragua, Belize, and the Mexican states of Chiapas, Tabasco, Veracruz, and Oaxaca. Isolated maximum amounts of 20 inches are possible in El Salvador and southern Guatemala. This rainfall may produce life-threatening flash floods and mudslides. WIND: Tropical storm conditions are expected within the warning area tonight and early Sunday. NEXT ADVISORY ------------- Next intermediate advisory at 700 PM CDT. Next complete advisory at 1000 PM CDT.
  1. Load more activity
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.