Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

ENSO, PDO, NAO, MJO... [acompanhamento] (2009-2013)


Luiz
 Share

Recommended Posts

Li na página de algum jornal gringo da net que a oscilação do Atlântico está entrando em uma fase fria depois de alguns anos de fase quente. Numa análise simplista, eles diziam que algumas diferenças de pressão que normalmente contém o grosso das MPs no círculo polar Norte deixa de atuar e por causa disso, estão prevendo o inverno mais frio no hemisfério norte em muitos anos.

 

Algum tempo atrás o Alexandre postou um gráfico que mostrava a evolução desta oscilação do Atlântico junto com a PDO e a SOI ao longo dos últimos 100 anos. Acho que o objetivo dele era correlacionar com os furacões do AtLântico, mas eu comentei na ocasião que parecia haver uma melhor correlação de invernos frios e eventos extremos de frio nos invernos do sul do Brasil com a Oscilação do Atlântico do que com a PDO.

 

Como a esperança é a última que morre, coloco a seguinte questão: Será que a ausência de grandes nevadas e eventos de frio extremos no Sul do BR depois do ano 2000 não se deve a associação da fase quente da PDO e da Oscilação do Atlântico?

 

Como foi a virada da década de 1920 para 1930 em termos destes índices? Parece que somente entre a segunda metade da década de 1920 e a primeira metade da década de 1930 nós tivemos escassez semelhante...

 

Alexandre: Podes postar de novo aquela análise?

 

Se isso tiver algo a ver, podemos ter alguma esperança para 2010, he he he!

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2.6k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Li na página de algum jornal gringo da net que a oscilação do Atlântico está entrando em uma fase fria depois de alguns anos de fase quente. Numa análise simplista, eles diziam que algumas diferenças de pressão que normalmente contém o grosso das MPs no círculo polar Norte deixa de atuar e por causa disso, estão prevendo o inverno mais frio no hemisfério norte em muitos anos.

 

Algum tempo atrás o Alexandre postou um gráfico que mostrava a evolução desta oscilação do Atlântico junto com a PDO e a SOI ao longo dos últimos 100 anos. Acho que o objetivo dele era correlacionar com os furacões do AtLântico, mas eu comentei na ocasião que parecia haver uma melhor correlação de invernos frios e eventos extremos de frio nos invernos do sul do Brasil com a Oscilação do Atlântico do que com a PDO.

 

Como a esperança é a última que morre, coloco a seguinte questão: Será que a ausência de grandes nevadas e eventos de frio extremos no Sul do BR depois do ano 2000 não se deve a associação da fase quente da PDO e da Oscilação do Atlântico?

 

Como foi a virada da década de 1920 para 1930 em termos destes índices? Parece que somente entre a segunda metade da década de 1920 e a primeira metade da década de 1930 nós tivemos escassez semelhante...

 

Alexandre: Podes postar de novo aquela análise?

 

Se isso tiver algo a ver, podemos ter alguma esperança para 2010, he he he!

 

Acho que confundi a oscilação do Ártico com a osiclação do Atlântico. Alguém tem algum material sobre a oscilação do Atlântico?

 

De qualquer forma, li uma matéria muito interessante sobre a oscilação do Ártico na página da METSUL.

 

Bom, se a corelação entre os invernos do norte e do sul realmente existir, acho que há uma ponta de esperança diante do inverno furioso do norte este ano.

Link to comment
Share on other sites

Zé, há realmente muita gente que enxerga uma correlação entre os invernos no HN e no HS, porém nessas horas eu sempre me pergunto quem vem primeiro: a influência do sul no norte ou a influência do norte no sul?

 

Vejo muitos falando que por causa desse inverno frio no HN (tivemos episódios razoáveis de neve em vários pontos do extremos sul americano, a se destacar a boa nevada entre os paralelos 28N e 30N da Flórida, isso sem falar das médias baixíssimas nessas regiões), porém será que esta já não é a influência do nosso inverno de 2009 (muito frio) no atual inverno deles, isto é, o HS influenciando o HN?

Link to comment
Share on other sites

Pois é, o interessante é que estamos deixando, definitivamente, de ver o mundo dividido. Há uma clara unicidade nos reflexos dos fenômenos. Embora muitos tentem não levar em conta as correntes oceânicas e todo os deslocamento das correntes de ar através do globo.

Estou confuso quanto ao que se projeta para o nosso inverno. Talvez seja mais um "maluco".

Link to comment
Share on other sites

Pois é, o interessante é que estamos deixando, definitivamente, de ver o mundo dividido. Há uma clara unicidade nos reflexos dos fenômenos. Embora muitos tentem não levar em conta as correntes oceânicas e todo os deslocamento das correntes de ar através do globo.

Estou confuso quanto ao que se projeta para o nosso inverno. Talvez seja mais um "maluco".

Se for um "maluco" como os que ocorriam até a década de 1990, ótimo! Eram bloqueios e calor intercalados com MPs descumunais e muita neve, como em 1994. Agora, os "malucos" da década de 2000 eu quero distância! Eram bloqueios e calor intercalados com MPs pseudo-continentais e sem ciclone, capazes de, no máximo, provocar paraguaias na Região de SJ. Ao invés dos veranicos em meio ao inverno que seguia em frente até a década de 1990, os invernos "malucos" pós 2000 foram anos de "invernicos" em meio aos bloqueios aqui em Ctba.

Link to comment
Share on other sites

Zé, há realmente muita gente que enxerga uma correlação entre os invernos no HN e no HS, porém nessas horas eu sempre me pergunto quem vem primeiro: a influência do sul no norte ou a influência do norte no sul?

 

Vejo muitos falando que por causa desse inverno frio no HN (tivemos episódios razoáveis de neve em vários pontos do extremos sul americano, a se destacar a boa nevada entre os paralelos 28N e 30N da Flórida, isso sem falar das médias baixíssimas nessas regiões), porém será que esta já não é a influência do nosso inverno de 2009 (muito frio) no atual inverno deles, isto é, o HS influenciando o HN?

SOU UM DELES, MUITAS TENDÊNCIAS DE CLIMA FORAM , APENAS EM CIMA DO QUE OCORREU LÁ. PARA MIM ELES "DITAM" O NOSSO. COMEÇEI A VERIFICAR ISTO ENTRE 2001/2002 PARA CÁ. É DIFÍCIL DE DIZER COMO FAÇO, OLHO APENAS EM 850/TEMPERATURA. NÃO OLHO CHUVA E NEM PRESSÃO PARA ISTO. ANO PASSADO FOI OUTRO ANO QUE FOI, QUASE A RISCA.

Eu não acredito nisso... não há uma explicação razoavel para um explicar o outro.

Até nosso inverno chegar, o El Nino deve ter desaparecido. A condição será outra.

Link to comment
Share on other sites

Pois é, o interessante é que estamos deixando, definitivamente, de ver o mundo dividido. Há uma clara unicidade nos reflexos dos fenômenos. Embora muitos tentem não levar em conta as correntes oceânicas e todo os deslocamento das correntes de ar através do globo.

Estou confuso quanto ao que se projeta para o nosso inverno. Talvez seja mais um "maluco".

Se for um "maluco" como os que ocorriam até a década de 1990, ótimo! Eram bloqueios e calor intercalados com MPs descumunais e muita neve, como em 1994. Agora, os "malucos" da década de 2000 eu quero distância! Eram bloqueios e calor intercalados com MPs pseudo-continentais e sem ciclone, capazes de, no máximo, provocar paraguaias na Região de SJ. Ao invés dos veranicos em meio ao inverno que seguia em frente até a década de 1990, os invernos "malucos" pós 2000 foram anos de "invernicos" em meio aos bloqueios aqui em Ctba.

 

Mas pensa bem, parece que a coisa tá querendo mudar, porque 07/08/09 como amante do frio não tive muito o que reclamar não! tirando um Julho patético no meio disso ai, problema é a porcaria da neve hahaha :lol: :evil:

Link to comment
Share on other sites

...........25/01/2010...............18/01/2009

Niño 4......1.4ºC.....................1.5ºC

Niño 3.4...1.4ºC.....................1.7ºC

Niño 3......0.8ºC.....................1.1ºC

Niño1+2....0.1ºC.....................0.3ºC

 

Mantendo a fase o "pior" já passou.

maravilha!

Link to comment
Share on other sites

 

"Praia até o fim de junho está garantida".

Ah, me poupe, mesmo que a temperatura esteja acima da média, a água do mar é naturalmente fria ou gelada no inverno, do litoral paulista para baixo. Não sei os outros estados.

 

Já vi tantos dados de invernos com el niño que foram bem abaixo da média...

Link to comment
Share on other sites

O PRINCIPAL PROBLEMA AGORA, ALÉM DA CONTINUIDADE DA CHUVA, É O SOLO ENCHARCADO, DE AGORA EM DIANTE, QQUER EPISÓDIO DE CHUVA FORTE QUE DURE MAIS DE 48 HORAS É ENCHENTE E DAS GRANDES NOS 3 ESTADOS DO SUL, ALÉM DOS MORROS DERRETEREM. EM SP E SUDESTE O QUADRO É MAIS PREOCUPANTE, POIS O SITEMA HIDROELÉTRICO ESTÁ EM +-100% DA CAPACIDADE, NÃO TEM MAIS ESCOLHA, O QUE ENTRAR DE ÁGUA SAIRÁ E AINDA TERÃO QUE ABRIR MAIS PARA NÃO FICAR NO LIMITE, OU SEJA, GRANDES CHEIAS A VISTA PELO SUL E SUDESTE EM MUITOI POUCO TEMPO, DIAS OU SEMANAS.

 

PARA PIORAR A TENDÊNCIA É DE OUTONO/INV FRIOS E ÚMIDOS. EM 83 O INVERNO FOI FRIO.

 

Em 1983 tivemos um junho frio (para padrões matonenses), e no começo do mês vários dias nublados, chuvosos e com máximas baixas. No mais, inverno sem extremos. Espero que as ondas de frio este ano sejam bem mais fortes e que subam mais.

Link to comment
Share on other sites

O SISTEMA HIDROELÉTRICO ESTÁ EM +-100% DA CAPACIDADE, NÃO TEM MAIS ESCOLHA, O QUE ENTRAR DE ÁGUA SAIRÁ E AINDA TERÃO QUE ABRIR MAIS PARA NÃO FICAR NO LIMITE, OU SEJA, GRANDES CHEIAS A VISTA PELO SUL E SUDESTE EM MUITOI POUCO TEMPO, DIAS OU SEMANAS.

 

 

E isto ja repercurte aqui no sistema Rio Grande ( BILLINGS ). Cubatão pede garantias para que a SABESP possa liberar mais agua para amenizar o sistema com o excesso de chuva.

Link to comment
Share on other sites

EM 83 O INVERNO FOI FRIO.
83 foi o ano da grande enchente em Blumenau, quando o Rio Itajaí-Açú chegou nos +-15m. A título de comparação, a enchente de nov/2008 foi "leve", "apenas" +-11,5.

 

 

E JUNHO E JULHO FORAM FRIOS, CONSTANTE E SEM GRANDES EXTREMOS. TEVE NEVE COM ALTA DE 1014!

 

Os mais "antigos", dizem que o inverno de 83 foi brando demais.

Link to comment
Share on other sites

Mantendo a fase o "pior" já passou.

.............01/02/2010...........25/01/2010...............18/01/2009

Niño 4.........1,3ºC...............1.4ºC.....................1.5ºC

Niño 3.4......1,2ºC...............1.4ºC.....................1.7ºC

Niño 3.........0,7ºC...............0.8ºC.....................1.1ºC

Niño1+2.......0,4ºC...............0.1ºC.....................0.3ºC

 

Como foi citado um valor extremamente baixo para SOI...lembrando que para a SOI quanto menor o valor "maior" a condição EL-Niño.

Date Tahiti Darwin Daily** 30 day 90 day

 

31-Jan-2010 1001.99 1006.40 -42.49 -8.90 -7.71

01-Feb-2010 999.10 1006.45 -58.07 -11.14 -8.23

 

Pode ser uma variação local em Thaiti....os valores diários são sensíveis....observando.

 

Cara, em 90% das vezes em que eu acompanhei a SOI diária, mostrou-se forte correlação com os bloqueios na altura do Prata. Ou seja, não é só a SOI média que apresenta correlação com o El Niño. Em muitos invernos foi só a SOI diária subir depois de mais de mês negativa que um bloqueio infrnal foi rompido!

 

Para mim, estes valores diários estão relacionados ao inferno pelo qual deveremos passar nos próximos 7 dias, pelo menos...

Link to comment
Share on other sites

Pois é J. Vicente.

 

Entendi o teu pensamento....os valores diários são sujeitos a uma interferência na atmosfera pelo clima local.....não entendo como você descreveu.

 

Por enquanto estou pensando assim:

wld.thumbnail.php

 

O que eu quis dizer é que o valor da SOI diária (que diz respeito a diferença de pressão entre Darwin e Tahiti, certo?) influencia DIRETAMENTE a força do Jato Subtropical na América do Sul em 90% das vezes (sim, as vezes são questões locais da Austrália / Tahiti, que não se propagam para a AmS, que influenciam os valores da SOI mas, nestes casos, os saltos nos valores são revertidos mais ou menos rapidamente). Então em geral quanto menor a SOI diária, mais forte o Jato Subtropical e mais intenso o bloqueio às massas polares nas nossas bandas!

 

HOje por exemplo o jato parece estar lá na Patagônia, com ventos em altitude de 150 Km/h. Daí Bariloche com 18oC agora, he he he!

Link to comment
Share on other sites

Obrigado Coutinho, Mafili e Cezar pelas explicações. O assunto é muito interessante mesmo, por mais louco que pareça acordei hoje pensando no assunto hehehe.

 

Acho que é o tópico correto. Esses extremos de calor registrados no leste da região sul, não teriam uma certa relação também com as águas do Atlântico mais quentes que o normal?

 

Este é um ponto explicado no Tempo e Clima há uns 10/15 dias.

 

Valeu, darei uma vasculhada.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
SUJOU

Quinto valor positivo em seis meses...

 

PDO Janeiro/10: 0,83

 

Delcio...SUJOU...mesmo:

 

Isto deve garantir a temperatura global acima da média até agosto....ihhh...sujou.

 

abraços

Desde que faça frio aqui, dane-se a temperatura global :lol: :lol:

 

Tantos e tantos invernos quentes e sem neve com temperatura global caindo...

Link to comment
Share on other sites

SUJOU

Quinto valor positivo em seis meses...

 

PDO Janeiro/10: 0,83

 

Delcio...SUJOU...mesmo:

 

Isto deve garantir a temperatura global acima da média até agosto....ihhh...sujou.

 

abraços

Desde que faça frio aqui, dane-se a temperatura global :lol: :lol:

 

Tantos e tantos invernos quentes e sem neve com temperatura global caindo...

 

Invernos quentes? aqui?

Link to comment
Share on other sites

FCCC iniciou operaçao para Resfriar aguas do Pacifico e Neutralizar efeitos do Fenomeno El Nino no Brasil e no Mundo, dando uma tregua nas Chuvas de SP e Baixando as temperaturas no Rio...FCCC volta a alertar governos do Centro Sul e a Prefeitura de SP:Verao começou dia 17(calendario da FCCC e vai até Maio. Choveu até dia 23 19% do esperado pela FCCC até Maio...Desde o dia 31.12.09 em Cada Canto do Planeta a Natureza tem mandado Recados via Ar,Terra,Fogo e Mar, mas os homens continuam Adiando para o Futuro o que era para fazer Ontem... FCCC voltou a alertar Governos do Sudeste do Brasil em 04.01.10: Choveu até hoje(04.01.10) 17% do Esperado pela FCCC até Maio 2010... FCCC alerta CEE(Comunidade Economica Europeia, USA e paises do Oriente(China e Japão): "Nao vamos atender a partir de 2010 os paises que se Omitirem na Reduçao de CO2 no proximo mes em Copenhagen"... FCCC alertou governo federal em Janeiro de 2008 do Risco de uma grande apagao em 2009(vide materia do estadao-Dierto da Fonte de Nov. 2007 e da Istoe Dinheiro em Noticias de 16.01.2008... FCCC vai Priorizar Atendimento Macro(Governos e Empresas)focando a area climatica-ambiental a partir de 2010... FCCC vem Alertando governos,empresários e banqueiros na Europa:Crise financeira é passageira, o grande golpe na economia será o Crash Climatico nas Finanças e na Vida das pessoas em no máximo 02 decadas e Alerta novo presidente dos USA e CEE em relacao ao aquecimento Global:Parem com a Falácia e Comecem a Agir: O Desafio é Enorme,o Prazo é Curto e as Mudanças Climáticas serão cada dia Mais Devastadoras... USA e a CEE e parte da Asia pagarão um Alto Preço pela Omissão... Previsão para o Inverno 2010 no Brasil e Primavera 2010 na Europa:Solicite pelo e-mail: fccc@fccc.org.br(Somente para Empresas Afiliadas)...Em 2010 vai continuar aumentando o número de Refugiados da Natureza, o Tempo vai continuar em Fúria... Os anos de 2009 e 2010 serao lembrados como os Anos em que a Fúria da Natureza desafiou o homem por todo o planeta. Fogo, Água, Terra e Ar: Todos Elementos continuam em Fúria: Furacão Katrina disparou o Alarme das Mudanças do Clima no Planeta, só os EUA não vê e continuam fora do tratado de Kyoto... Srs. Colaboradores: Já está disponível em nosso site (Previsão do Tempo-Alertas Especiais)o novo boletim especial da estação-Inverno 2010[brasil]e também mais detalhes dos fenômenos El Niño,La Niña e Alta da Bolívia. • Se sua empresa não é cadastrada, faça sua Inscrição acessando a página Contato..

 

http://www.fccc.org.br/fccc_online.asp

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 2 weeks later...

Vejam que boa notícia :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Em 24.03.10 FCCC deu prosseguimento a 3/a Fase da Operaçao El Niño para Resfriar-Regular as Aguas do Pacifico

 

FCCC iniciou operaçao para Resfriar aguas do Pacifico e Neutralizar efeitos do Fenomeno El Nino no Brasil e no Mundo, dando uma tregua nas Chuvas de SP e Baixando as temperaturas no Rio...FCCC volta a alertar governos do Centro Sul e a Prefeitura de SP:Verao começou dia 17(calendario da FCCC e vai até Maio. Choveu até dia 23 19% do esperado pela FCCC até Maio.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Na boa..se continua nessa lenga lenga vamos ter um fraquissimo El nino ou la nada no meio do nosso inverno..depois disso? se exploda la nina! La Nina na primavera/verao acho que aqui ngm mais da bola pra isso! ja tivemos varios, ta td bem o verao e primavera ficam mais amenos e ate frio, mas saudades de um forte La Nina no miolo do inverno..digo JUNHO/JULHO/AGOSTO..

Link to comment
Share on other sites

Na boa..se continua nessa lenga lenga vamos ter um fraquissimo El nino ou la nada no meio do nosso inverno..depois disso? se exploda la nina! La Nina na primavera/verao acho que aqui ngm mais da bola pra isso! ja tivemos varios, ta td bem o verao e primavera ficam mais amenos e ate frio, mas saudades de um forte La Nina no miolo do inverno..digo JUNHO/JULHO/AGOSTO..

 

Mas se continuar esfriando lenta e constantemente (o que eu acho difícil acontecer) poderemos ter um La Niña mais fraco durante o próximo verão e, quem sabe, um La Niña forte durante o inverno do ano que vem. Claro que fazer previsões de tão longo prazo é praticamente impossível, mas pelo menos é uma possibilidade... um La Niña forte, assim como um El Niño de mesma intensidade, não ocorrem de um momento para outro.

Link to comment
Share on other sites

Na boa..se continua nessa lenga lenga vamos ter um fraquissimo El nino ou la nada no meio do nosso inverno..depois disso? se exploda la nina! La Nina na primavera/verao acho que aqui ngm mais da bola pra isso! ja tivemos varios, ta td bem o verao e primavera ficam mais amenos e ate frio, mas saudades de um forte La Nina no miolo do inverno..digo JUNHO/JULHO/AGOSTO..

 

Verdade, mas há modelos apontando para uma rápida queda da TSM do Pacífico nas próximas semanas.

Link to comment
Share on other sites

Na boa..se continua nessa lenga lenga vamos ter um fraquissimo El nino ou la nada no meio do nosso inverno..depois disso? se exploda la nina! La Nina na primavera/verao acho que aqui ngm mais da bola pra isso! ja tivemos varios, ta td bem o verao e primavera ficam mais amenos e ate frio, mas saudades de um forte La Nina no miolo do inverno..digo JUNHO/JULHO/AGOSTO..

 

Verdade, mas há modelos apontando para uma rápida queda da TSM do Pacífico nas próximas semanas.

 

Blz, vamos ficar no aguardo :)

Link to comment
Share on other sites

Na boa..se continua nessa lenga lenga vamos ter um fraquissimo El nino ou la nada no meio do nosso inverno..depois disso? se exploda la nina! La Nina na primavera/verao acho que aqui ngm mais da bola pra isso! ja tivemos varios, ta td bem o verao e primavera ficam mais amenos e ate frio, mas saudades de um forte La Nina no miolo do inverno..digo JUNHO/JULHO/AGOSTO..

 

Mas se continuar esfriando lenta e constantemente (o que eu acho difícil acontecer) poderemos ter um La Niña mais fraco durante o próximo verão e, quem sabe, um La Niña forte durante o inverno do ano que vem. Claro que fazer previsões de tão longo prazo é praticamente impossível, mas pelo menos é uma possibilidade... um La Niña forte, assim como um El Niño de mesma intensidade, não ocorrem de um momento para outro.

 

O CFS tem torcido bastante pelo BAZ.

 

Tem colocado manchas azuis tanto no Centro/Sul do Brasil....como em vastas áreas no Estados Unidos....

 

Sopra Cacique.

 

glbt2msea.gif

 

 

Interessante é que essas manchas azuis aparecem nestas áreas(Centro/Sul) praticamente todo restante do ano. Se confirmar teremos até um bom inverno.

Link to comment
Share on other sites

Somar chutaaa o balde, dá certeza de La Niña no segundo semestre, e já prevê seca para o sul do do Brasil em jan/fev de 2011...!!!!!!! :shock: :shock: :shock:

 

Vejam a reportagem:

 

METEOROLOGIA: Confira a previsão do tempo para todo o Brasil, com análise de Desirée Brandt da Somar Meteorologia

 

 

Termina o efeito do El Niño e começa a ação da La Ninã. Isso significa graves consequencias para a safra 20010/2011 para o Brasil. Estiagem prolonga no Sul, atraso da chegada das chuvas no Centro-Oeste e muita chuva para o Norte do País.

 

 

video: http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=65569

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

  • Rodolfo Alves changed the title to ENSO, PDO, NAO, MJO... [acompanhamento] (2009-2013)
  • Rodolfo Alves featured this topic
  • Rodolfo Alves unpinned this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.