Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Fevereiro 2012


Joao
 Share

Recommended Posts

Renan, o pior é o que está acontecendo agora: preteou toda a Grande POA!! Está escuro com nuvens pesada, e sopra um vento N e NE forte por causa dessa tempestade!!

 

O problema é que o Vale dos Sinos, no norte, superaquece, gera tempestade e absorve a instabilidade daqui! Resultado: NÃO chove!!

 

Acabamos de ter rajadas fortes de N e NE. Atingi 40,8 km/h. Faz 33,9° com 53% e "esfriando". Venta de NE a 24,8 km/h. Espero que a instabilidade inche mais e atinja a cidade, mas está difícil!

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 952
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Estael Sias informando que chove torrencialmente em Canoas, DO LADO de POA!!!

 

Toda a Região Metropolitana chove, e a instabilidade absorve toda a capacidade de chuva daqui.

 

Impressionante, mas POA está LITERALMENTE no lugar errado!! Não só aquece muito, como retém calor, e os microclimas descarregam chuva nas redondezas. Deveriam explodir todos os morros, secar o Guaíba e remodelar essa região, ou transportar a cidade 10 km para QUALQUER direção que já seria melhor. Além de ser ruim de mínima, a cidade corriqueiramente se salva das chuvas de verão.

 

Depois de uma máxima de 35,7° caminhamos para mais uma noite nublada e abafada.

 

Agora faz 31,5° com 59% e vento de NO a 15,0 km/h. Temos trovoadas. Mas só o som!! Tudo preto para N e NE daqui. Baita tempestade!! E o radar mostra forte instabilidade daqui para a serra e o Litoral Norte. Também no interior do Litoral Sul de SC!

Link to comment
Share on other sites

As áreas de chuva mais intensas sobre o sul do Brasil se concentram nesse momento entre o leste gaucho e catarinense, mas com atuação localizada. Chove forte principalmente entre a serra gaucha e o sul catarinense.

 

14o3reo.jpg

 

No centro do RS há outros pontos de chuva forte próximos a Santa Maria.

 

2il1ow2.png

Link to comment
Share on other sites

Igor, dá para ver com perfeição a chuva daqui no radar. É aquilo mesmo, exatamente naquela localização.

 

Tem instabilidade se formando ao oeste e noroeste. Isso é bom. Dessa vez a gente não escapa.

 

Agora 30,1° com 64% e venta de NNO a 11,1 km/h. Trovoadas e muito escuro ao norte!

 

Abraços tempestuosos!

Link to comment
Share on other sites

Marcos, voce não sabe como to torcendo pra cair uma tempestade ai na sua casa... É cômico ler seus comentários heheheheh

A torcida é recíproca!! Máxima de 33,3° em SP é dose para elefante. Pelo menos a u.r. chegou a 25%. Aqui não baixou dos 51% mesmo com 36°!!

 

Bom que entrou uma tempestade na Zona Sul e baixou a temperatura aqui. Só que tem um problema: mal choveu!! Mas o radar mostra chuva muito forte a SO da cidade e chuva moderada ao S e O. Ainda temos trovoadas. Quer dizer que ainda vai chover, e chuva forte! Aleluia!!

 

Aqui faz 24,9° (mínima do dia). Vento S a 3,4 km/h e acumulado de apenas 1,4 mm. Chove fraco.

 

Abraços com tempestades!

Link to comment
Share on other sites

Nossa Marcos, mas chega a dar agonia ver o seu sofrimento por chuva.. hahaha. Aqui foram mais de 137mm só ontem, vou mandar pelo menos os 37mm pra ti aí em Poa, acho que vai melhorar bastante.. Mas no satélite eu vi que no momento tem intensas instabilidades exatamente sobre Poa e Oeste..

 

Sobre a vocação de Poa, acho que além da capital gaúcha, a capital carioca também sofre do mesmo mal... Por lá o verão é dos mais rigorosos do país justamente por esse mesmo motivo, é muito comum formar muitas nuvens e ir tudo pra região serrana, distante pouco mais de uns 60km do centro do Rio, eaí sempre pode-se ver quase todas as tardes de verão o céu preto para a zona norte, e na zona sul apenas céu parcialmente nublado e o calor abafado dominando...

 

Nesse sábado já tivemos pancadas de chuva por aqui, mas no momento está abafado e temos 26,0°C pelo Inmet.

 

Abraços solidários!!

Link to comment
Share on other sites

Marcos, voce não sabe como to torcendo pra cair uma tempestade ai na sua casa... É cômico ler seus comentários heheheheh

A torcida é recíproca!! Máxima de 33,3° em SP é dose para elefante. Pelo menos a u.r. chegou a 25%. Aqui não baixou dos 51% mesmo com 36°!!

 

Bom que entrou uma tempestade na Zona Sul e baixou a temperatura aqui. Só que tem um problema: mal choveu!! Mas o radar mostra chuva muito forte a SO da cidade e chuva moderada ao S e O. Ainda temos trovoadas. Quer dizer que ainda vai chover, e chuva forte! Aleluia!!

 

Aqui faz 24,9° (mínima do dia). Vento S a 3,4 km/h e acumulado de apenas 1,4 mm. Chove fraco.

 

Abraços com tempestades!

 

Não Marcos....Tarde extremamente agradável na cidade de São Paulo.

 

Para evitar atrito consultei 13 pessoas (agora ao meu redor).

 

Todas disseram excelente dia hoje (meteorologicamente falando)

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Curitiba chegou a 34º hoje na estação do Simepar. No INMET deu 33,1º. No Bacacha 33º e Afonso Pena 32º. Desde 2006, a estação do Simepar não registrava mais do que 34º, naquele ano foi em 16 de Janeiro, 34,8º! Naquela ocasião a cidade toda ficou acima de 34º, pois até os aeroportos tem registros nesse valor, coisa que hoje não ocorreu. Engraçado que nem na terrível onda de calor de Fevereiro de 2010 chegamos a 34º. Agora 23:00h, 24,5º.

Link to comment
Share on other sites

Dia extremamente sufocante aqui hoje. Máxima ficou entre 34 e 45 graus. O Heat Index da minha Davis acusou 44 graus!

 

A noite vai ser queeeeeeeente também....

 

 

E impressionante como, mesmo com uma bolha quente de ar cobrindo boa parte do centro sul, a ausencia de nuvens ocasiona uma imensa perda de radiação e CDJ consegue uma mínima sub-10.

 

João, se o inverno for bom esse ano no sudeste também há uma boa chance de uma média anual interessantíssima em CDJ! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Curitiba chegou a 34º hoje na estação do Simepar. No INMET deu 33,1º. No Bacacha 33º e Afonso Pena 32º. Desde 2006, a estação do Simepar não registrava mais do que 34º, naquele ano foi em 16 de Janeiro, 34,8º! Naquela ocasião a cidade toda ficou acima de 34º, pois até os aeroportos tem registros nesse valor, coisa que hoje não ocorreu. Engraçado que nem na terrível onda de calor de Fevereiro de 2010 chegamos a 34º. Agora 23:00h, 24,5º.

 

Caramba, 34 graus em CTBA? Foi a mesma máxima que tive aqui em Joinville!

Link to comment
Share on other sites

Dia extremamente sufocante aqui hoje. Máxima ficou entre 34 e 45 graus. O Heat Index da minha Davis acusou 44 graus!

 

A noite vai ser queeeeeeeente também....

 

 

E impressionante como, mesmo com uma bolha quente de ar cobrindo boa parte do centro sul, a ausencia de nuvens ocasiona uma imensa perda de radiação e CDJ consegue uma mínima sub-10.

 

João, se o inverno for bom esse ano no sudeste também há uma boa chance de uma média anual interessantíssima em CDJ! :good2:

Tem razão, nao tinha pensado nisso...

Link to comment
Share on other sites

Nesses ultimos 3 dias estive acampando na casa dos meus primos, por isso não reclamo desse calor todo, já que ficávamos o dia todo nadando :mosking:

Mas de qualquer forma de noite ficava fresquinho e a gente precisava por um casaco leve... O pior é que de manhã cedo, quando acordávamos, tudo que tava no varal amanhecia encharcado, coisa que não acontece aqui em casa no verão, ou eu não acordo cedo o suficiente. Daí eu perguntei pra minha tia, e ela disse que sempre amanhece assim lá. Será que é porque está 30m mais alto que aqui em casa? É normal isso em lugares mais altos?

Link to comment
Share on other sites

Nesses ultimos 3 dias estive acampando na casa dos meus primos, por isso não reclamo desse calor todo, já que ficávamos o dia todo nadando :mosking:

Mas de qualquer forma de noite ficava fresquinho e a gente precisava por um casaco leve... O pior é que de manhã cedo, quando acordávamos, tudo que tava no varal amanhecia encharcado, coisa que não acontece aqui em casa no verão, ou eu não acordo cedo o suficiente. Daí eu perguntei pra minha tia, e ela disse que sempre amanhece assim lá. Será que é porque está 30m mais alto que aqui em casa? É normal isso em lugares mais altos?

 

SE FOR ALTO DO TIPO PICO, SIM, É COMUM.

Link to comment
Share on other sites

Nesses ultimos 3 dias estive acampando na casa dos meus primos, por isso não reclamo desse calor todo, já que ficávamos o dia todo nadando :mosking:

Mas de qualquer forma de noite ficava fresquinho e a gente precisava por um casaco leve... O pior é que de manhã cedo, quando acordávamos, tudo que tava no varal amanhecia encharcado, coisa que não acontece aqui em casa no verão, ou eu não acordo cedo o suficiente. Daí eu perguntei pra minha tia, e ela disse que sempre amanhece assim lá. Será que é porque está 30m mais alto que aqui em casa? É normal isso em lugares mais altos?

 

SE FOR ALTO DO TIPO PICO, SIM, É COMUM.

 

Ah sim! Mas daí é mais difícil de formar geada?

Link to comment
Share on other sites

Domingo 05/02 - Minimas:

 

Campos do Jordão SP (Conv): : 06,1

Campos do Jordão SP (Vl Inglesa): 07,7

Maria da Fé MG: 10,9

Monte Verde MG: 11,0

São Paulo SP (Marsilaq): 13,0

Urupema SC: 15,4

Bom Jardim da Serra SC: 15,4

São Joaquim SC (Cotia): 16,1

São José dos Ausentes RS: 17,0

São Paulo SP (IAG/USP): 17,3

Lages SC: 18,2

Canela RS: 19,8

Link to comment
Share on other sites

Ontem, dia 4, estive em Vacaria (100 km de Lages), apreciando o 29º Rodeio, uma das maiores do Sul. Tinha gente de muitos lugares do Brasil e fora.

 

O calor foi forte, estranho, úmido, até tantas da madrugada. Pelas 16h caiu pouca chuva, quando refrescou. A minima deve ter ficado na casa dos 18ºC.

 

Eis aí um pouco da iguaria campeira. :pleasantry: :ok:

P1010861.thumb.JPG.c1ddd1907fdc73064fbfada17cfdcca9.JPG

Link to comment
Share on other sites

Em Juscimeira-MT calor de 34,5ºC com URA de 58%.

Calorzinho porto-alegrense. Agora tenho 34,4° com 55%. Já tive 34,9°, mas está fechando o tempo e vai chover. Sensação de até 42,5°!!

 

A mínima foi de generosos 24,1°. :negative:

 

Abraços concorrentes!

Agora às 15:50h faz 36ºC em Juscimeira-MT com URA de 49%.

Link to comment
Share on other sites

Bem vindo, cidadão matogrossense!

 

Pessoal, dia extremamente quente aqui em Joinville hoje. A temperatura ficou em 35, mas o Heat Index da minha Davis registrou elevadíssimos 48,9oC!!

 

A Oregon deu sensação térmica de quase 40.

 

Um horror. Que dias chatos.

 

Pelo menos aquela onda de calor em dezembro foi muito seca, não deixando tanto desconforto como essa agora. Até a água da piscina está quente.

Link to comment
Share on other sites

POA e Vale do Itajaí, como todas as terras baixas do Sul, estão experimentando um abafamento e tanto!!

 

Ontem mal choveu e de noite e madrugada deu mais uma chuvinha leve. Acumulei apenas 4,9 mm.

 

Pelo terceiro dia seguido o tempo escurece sobre a Grande POA e aqui, claro, obviamente, só fica nublado. Caindo o mundo em toda a faixa desde NO até NE. É a maior tempestade que aparece nesse verão. É enorme!!!

 

Tive mínima de 24,1° (23,7° ontem depois da chuva) e máxima de 34,9° sem baixar dos 54%. Sensação chegou a 42,5°!! Agora está escurecendo e faz 30,1° com 64%.

 

Penso que hoje não escapamos de um temporal.

Link to comment
Share on other sites

POA e Vale do Itajaí, como todas as terras baixas do Sul, estão experimentando um abafamento e tanto!!

 

Ontem mal choveu e de noite e madrugada deu mais uma chuvinha leve. Acumulei apenas 4,9 mm.

 

Pelo terceiro dia seguido o tempo escurece sobre a Grande POA e aqui, claro, obviamente, só fica nublado. Caindo o mundo em toda a faixa desde NO até NE. É a maior tempestade que aparece nesse verão. É enorme!!!

 

Tive mínima de 24,1° (23,7° ontem depois da chuva) e máxima de 34,9° sem baixar dos 54%. Sensação chegou a 42,5°!! Agora está escurecendo e faz 30,1° com 64%.

 

Penso que hoje não escapamos de um temporal.

Marcos acho quem vem granizo e vento aí!

Link to comment
Share on other sites

Shimutz..realmente vc é um figuraça..parabens pelas botas..

 

:laugh:

 

:sarcastic:

 

Tinha que estar no "clima"... A bota é de pele de capicho (macho da capivara). A próxima é em Soledade, no Rodeio Internacional. :ok:

 

Lages está com céu encoberto, pouco vento, temperatura alta, abafado e 27ºC, com 66%.

 

Em Canela choveu quase 30mm nas ultimas duas horas. Aqui nada.

Link to comment
Share on other sites

POA e Vale do Itajaí, como todas as terras baixas do Sul, estão experimentando um abafamento e tanto!!

 

Ontem mal choveu e de noite e madrugada deu mais uma chuvinha leve. Acumulei apenas 4,9 mm.

 

Pelo terceiro dia seguido o tempo escurece sobre a Grande POA e aqui, claro, obviamente, só fica nublado. Caindo o mundo em toda a faixa desde NO até NE. É a maior tempestade que aparece nesse verão. É enorme!!!

 

Tive mínima de 24,1° (23,7° ontem depois da chuva) e máxima de 34,9° sem baixar dos 54%. Sensação chegou a 42,5°!! Agora está escurecendo e faz 30,1° com 64%.

 

Penso que hoje não escapamos de um temporal.

Marcos acho quem vem granizo e vento aí!

ALELUIA!!! FINALMENTE choveu de forma decente!!!

 

Choveu apenas 4,9 mm até agora, mas foi uma enxurrada! Lavou a região. Os locais que mais choveu foram o norte e leste da cidade. A Região Metropolitana alagou, só pode.

 

Agora faz 24,8° vom 70% e a casa toda aberta pra refrescar. E tem mais: há um núcleo de chuva muito forte imediatamente a SO. Vamos ver.

 

Também há uma linha de instabilidade muito intensa ao oeste do Vale do Rio Pardo e na Campanha.

 

Abraços aliviados!

Link to comment
Share on other sites

ITAPIRANGA.

 

30/01: 18,2/36,4

31/01: 19,1/37,2

01/02: 21,5/39,1

02/02: 23,6/38,9

03/02: 20,6/39,4

04/02: 23,5/38,3

05/02: 23,2/40,1

 

MEDIA TEMP.MIN: 21.49°C

MEDIA TEMP.MAX:38.5°C

TEMP.MEDIA SEMANA: 30 graus

 

Climaterra Maiores máximas/SC;

 

40,1°C/Itapiranga, 36,6°C/ Santo A.da Imperatriz, 36,0°C/Criciúma, 36,6°C/Blumenau, 35,8°C/Massaranduba,35,4°C/Joinville

Link to comment
Share on other sites

Shimutz..realmente vc é um figuraça..parabens pelas botas..

 

:laugh:

 

:laugh:

 

Põe figuraça nisso... também uso botas (coleciono, fora tenis...), mas de motociclismo e/ou hipismo (ando à cavalo de vez em quando).

 

Estou em Mogi no momento... a máxima de hoje foi de sufocantes 33,1ºC por aqui, sem chuva. :heat:

Saimos para dar rolê de moto pela manhã, antes da torração e, no final da tarde, aproveitamos para passar numa sorveteria tradicional daqui da cidade... :good2:

Link to comment
Share on other sites

Shima gaudério ! :laugh:

 

O dia de hoje foi novamente ensolarado e quente. Com a sequência de dias quentes que temos

registrado, o meu quarto acabou esquentando também: faz 27,8ºC aqui dentro. Está desconfortável.

 

O ETA está indicando chuva a partir do dia 8, com os dias seguintes indicando muuuuita

água pra cair, e queda da temperatura.

Link to comment
Share on other sites

Shimutz..realmente vc é um figuraça..parabens pelas botas..

 

:laugh:

 

:sarcastic:

 

Tinha que estar no "clima"... A bota é de pele de capicho (macho da capivara). A próxima é em Soledade, no Rodeio Internacional. :ok:

 

Lages está com céu encoberto, pouco vento, temperatura alta, abafado e 27ºC, com 66%.

 

Em Canela choveu quase 30mm nas ultimas duas horas. Aqui nada.

Isto aí gaudério!

Link to comment
Share on other sites

Shima, tu é uma figura rara mesmo!

 

Bem-vindo Meteografia, precisamos de mais mato-grossenses aqui. Abs

Olá! Obrigado pelas boas vindas. "MeteoGrafia" é meu blog criado a menos de 1 ano, me chamo Müller Jr.. Tenho 18 anos, sou universitário e moro em Juscimeira-MT, uma pequena cidade na região sudeste do estado com média de 250m. Amo o frio e minha estação preferida é o inverno, porque gosto muito das ondas de frio que deixa as paisagens mais filosóficas. Fanático por meteorologia. Admirador de raios e trovões.

Link to comment
Share on other sites

E esta frente de rajada hem

 

 

Esta é de arrepiar e ficou muito boa, meu amigo. Te liguei agora a noite, mas está desligado. Abraços

 

Shima, tu é uma figura rara mesmo!

 

Bem-vindo Meteografia, precisamos de mais mato-grossenses aqui. Abs

Olá! Obrigado pelas boas vindas. "MeteoGrafia" é meu blog criado a menos de 1 ano, me chamo Müller Jr.. Tenho 18 anos, sou universitário e moro em Juscimeira-MT, uma pequena cidade na região sudeste do estado com média de 250m. Amo o frio e minha estação preferida é o inverno, porque gosto muito das ondas de frio que deixa as paisagens mais filosóficas. Fanático por meteorologia. Admirador de raios e trovões.

 

Boas vindas, Muller. Sinta-se em casa e participe sempre. :good:

Link to comment
Share on other sites

Ontem, dia 4, estive em Vacaria (100 km de Lages), apreciando o 29º Rodeio, uma das maiores do Sul. Tinha gente de muitos lugares do Brasil e fora.

 

O calor foi forte, estranho, úmido, até tantas da madrugada. Pelas 16h caiu pouca chuva, quando refrescou. A minima deve ter ficado na casa dos 18ºC.

 

Eis aí um pouco da iguaria campeira. :pleasantry: :ok:

 

Shimutz, tenho um colega que vai nessa festa aí em Vacaria com alguma frequência.

Link to comment
Share on other sites

Vários modelos estão de acordo em começar a aliviar o inferno na 6a. Espero que desta vez acertem, porque já fazem alguns dias que tá uma pu*aria dos modelos irem sempre protelando o refresco! :hang1: :heat: :hysteric:

Abraços revoltados!

PS: do meu escritório até o refeitório dá 500m (0,5 km) de caminhada ao sol. Se fosse algo pior que lasanha 4 queijos como prato principal, simplesmente me recusaria a almoçar hoje!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.