Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e previsão - Maio 2009


Recommended Posts

  • Replies 1.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

ENFIM ! O primeiro mês do ano em que realmente pode haver grandes eventos de frio e neve :D

Mas o mês não parece que vai começar grandes coisas no país. Bom, pelo menos o GFS ainda não aponta uma MP realmente significativa...vamos aguardar, e torcer !

 

Mas torcer, em primeiro lugar, para o fim das chuvas no norte/nordeste e fim da seca no sul.

 

-Começo o mês com temperatura de 13,9ºC

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Maio começou muito bem aqui em Belo Horizonte. Hoje o dia está chuvoso e agora às 16h faz apenas 20° C na Pampulha*, a máxima mais cedo ficou em torno de 22/23°C. Próximos dias prometem mais chuva, umidade e sensação de frio em boa parte de Minas.

 

*Em Confins chove e faz 16° C em plena tarde!

Link to comment
Share on other sites

Aqui começou a chover (FORTE) agora pouco e já faz 21 graus (17:20 e caiu para 19 graus!), assim como nos últimos eventos a nuvem veio do mar e "se carregou" ao passar pelos cumes de 700 m logo ao sul daqui (que separam a zona sul da zona norte da cidade), neste outono estamos com uma frequência extraordinária (eu não lembro de ter visto assim outra vez) de nuvens que vem do mar e avançam sobre a cidade trazendo chuva (daí as trombas também), isto deve ter relação com o abril mais "frio" em 13 anos (OU MAIS) que acabamos de registrar, se continuar assim, mesmo que todas as frentes desviem para o mar, o inverno será abaixo da média.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Maio começou muito bem aqui em Belo Horizonte. Hoje o dia está chuvoso e agora às 16h faz apenas 20° C na Pampulha*, a máxima mais cedo ficou em torno de 22/23°C. Próximos dias prometem mais chuva, umidade e sensação de frio em boa parte de Minas.

 

*Em Confins chove e faz 16° C em plena tarde!

 

Atualizando...

Em Ibirité (SW da RMBH) e Confins (N) faz 16° C. Em BH: 18,3° C (17h) e a chuva permanece.

 

Frio mesmo em Curitiba: 14° C às 17h :shock:

Calor em Boa Vista: 34° C :twisted:

Link to comment
Share on other sites

A máxima chegou a 24,6°C, e não caiu uma gota de chuva. O céu neste momento se encontra muito limpo. A temperatura é de 20,4°C, e o recorde de mínima deverá ser batido amanhã, entre 10-11°C. Há vagas chances de a temperatura mínima na próxima semana ficar abaixo dos 10°C em alguns dias.

Link to comment
Share on other sites

 

Atualizando...

Em Ibirité (SW da RMBH) e Confins (N) faz 16° C. Em BH: 18,3° C (17h) e a chuva permanece.

 

Frio mesmo em Curitiba: 14° C às 17h :shock:

Calor em Boa Vista: 34° C :twisted:

 

Está uma maravilha por aí, heim. Aqui o tempo está quase nublado, nada de chuva ainda. Entretanto, são muitas nuvens vindas do norte, acho que a chuva chega ainda hoje :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

1º/5: esta é para o Caco:

Ctba: máxima de 17ºC

 

SP: Máxima de 24ºC.

 

Imagino o sofrimento que estas araucárias estão passando aqui por conta da parcela tropical de clima... :lol: :lol: :lol:

 

O que faz agora em SP, 19h, fez no horário mais quente do dia em Ctba, por volta das 14h...

 

:idea:

 

Um dia Shimutz, UM dia... "O certo é se valer das médias para se caracterizar o clima" Essas são suas frases Shimutz...

 

Pois aí vai a média da máxima para Curitiba em Abril, segundo o Inmet: 24,26ºC. São Paulo? 25,52ºC. Tanta diferença assim? Acho que nem tanto.

Link to comment
Share on other sites

 

Atualizando...

Em Ibirité (SW da RMBH) e Confins (N) faz 16° C. Em BH: 18,3° C (17h) e a chuva permanece.

 

Frio mesmo em Curitiba: 14° C às 17h :shock:

Calor em Boa Vista: 34° C :twisted:

 

Está uma maravilha por aí, heim. Aqui o tempo está quase nublado, nada de chuva ainda. Entretanto, são muitas nuvens vindas do norte, acho que a chuva chega ainda hoje :mrgreen:

 

Pois é, há grande possibilidade! :mrgreen: Aqui agora parou de chover e as nuvens tão sumindo :shock:

Link to comment
Share on other sites

A MetSul dá mínima de para POA na 3ª-feira! 8-)

 

Hoje variei de 15,4° à 26,1°. A máxima ficou exatamente igual à do INMET, e o dia foi bem agradável em função do constante vento S e SE.

 

Agora faz 17,5° com 77% e vento ESE a 10,3 km/h. Céu limpo!

Link to comment
Share on other sites

A MetSul dá mínima de para POA na 3ª-feira! 8-)

 

Ainda bem que li isso. O sistema da Metroclima foi mal alimentado. Corrigi. Não tem previsão de mínima de 8 pra terça.

:cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:

 

Tenho 17,4° com 77% e vento SE a 7.6 km/h.

 

Abraços chorosos!

Link to comment
Share on other sites

Um dia Shimutz, UM dia... "O certo é se valer das médias para se caracterizar o clima" Essas são suas frases Shimutz...

 

Pois aí vai a média da máxima para Curitiba em Abril, segundo o Inmet: 24,26ºC. São Paulo? 25,52ºC. Tanta diferença assim? Acho que nem tanto.

 

Lógico que é um dia, pois eu o pus isso e sempre destaco a importância da normal climatológica.

 

Este "um dia" tão discrepante, não deveria existir, pelas razões que tanto levanta... :|

 

Eu apenas falo que Curitiba tem uma dinâmica muito parecida com SP, que no seu clima tem características de tropical de altitude... Tô falando grego?

Link to comment
Share on other sites

Maio começou com céu nublado, mas hoje o sol apareceu. A mínima hoje de manhã na minha estação foi de 17,2ºC. Agora faz 21,2ºC com nuvens cirrus e cumulus congestus em dissipação devido a perda de energia diurna que os formam.

Link to comment
Share on other sites

ADORO MAIO *-*!!!

Hoje tivemos novamente a menor do ano: 12,3°C, apesar das nuvens que se formaram de madrugada. O dia amanheceu nublado, com algumas aparições do sol. O sol apareceu com força, quase sem nuvens depois das 11 da manhã. Mesmo com tanto sol, a máxima ficou nos 23,1°C. Neste momentos, temos UR baixa, 50%, e apenas 16,3°C. Amanhã sim, há chances de mínima de 1 dígito, apesar de remota. Deve mesmo ficar entre 9 e 11°C. Um abraço a todos!

Link to comment
Share on other sites

A chuva que era prevista pra cá acabou acontecendo na forma de pancadas muito rápidas, e bem fraca. Ou seja, não acumulou nem meio milímetro, rs rs ! Apenas houve muita nebulosidade

 

Para o dia 5 existe uma chance maior de chuva, mas quem sabe também não será nada demais...ao menos as máximas por aqui estão relativamente baixas por conta deste tempo quase sempre nublado.

Link to comment
Share on other sites

11,9 em BN.

INMET (oficial): 13,7° - 28,2°

Chácara das Pedras (eu): 15,0° - 28,4°

Mont Serrat (Bruno): 17,1° - 25,9°

 

Apesar da minha máxima elevada o dia foi agradável, já que a u.r. ficou em 45%.

 

Agora temos mais uma noite de céu limpíssimo!!! Não há vento e faz 17,4° com 84%.

 

Abraços outonais!

Link to comment
Share on other sites

Deu uma esfriada hoje em Campo Grande, mas só depois das 9 horas da manhã. Está chovendo fraco e faz 15,5º aqui em casa e 15º no aeroporto.

 

Valor bem expressivo para o horário, Roberto! Lembra um pouco a situação vivenciada a exatamente um ano atrás quando havia um ciclone ancorado à costa gaucha jogando ar frio até o norte do MS, o que não se assemelha muito ou em nada ao caso atual.

 

Aqui céu escuro, ventos do quadrante norte, 21,7°C e possibilidade de chuva nas próximas horas, a primeira do mês!

Link to comment
Share on other sites

Deu uma esfriada hoje em Campo Grande, mas só depois das 9 horas da manhã. Está chovendo fraco e faz 15,5º aqui em casa e 15º no aeroporto.

 

Valor bem expressivo para o horário, Roberto! Lembra um pouco a situação vivenciada a exatamente um ano atrás quando havia um ciclone ancorado à costa gaucha jogando ar frio até o norte do MS, o que não se assemelha muito ou em nada ao caso atual.

 

Aqui céu escuro, ventos do quadrante norte, 21,7°C e possibilidade de chuva nas próximas horas, a primeira do mês!

 

Pois é, mas a situação já começou a mudar, tá abrindo o tempo e já estou com 18ºC, hehe

Link to comment
Share on other sites

Choveu bastante forte aqui em Maringá. Houve granizo em uma faixa da cidade, onde ainda há gelo acumulado. A temperatura pela cidade estava em 14,5ºC. Agora chove fraco.

 

Imaginei que poderia acontecer granizo por aí mesmo, topos muito altos! Por aqui só chuvisqueiros até o momento.

Link to comment
Share on other sites

Hoje observei novamente a menor temperatura do ano: 11,9°C. O frio já se fazia presente ontem no começo da noite. Às 19h fazia apenas 16°C. Neste momento temos céu com muitas nuvens, e 23,9°C. A máxima já atingiu os 24,9°C. Há chances de chuva hoje, pois as nuvens não páram de crescer.

Link to comment
Share on other sites

Aqui o vento segurou a mínima no meio da madrugada e não baixei dos 16,1°. Amanheci com 17°. Deu 17,3° no Bruno. No INMET (oficial) a mínima foi de 15,2°.

 

Agora temos mais um dia de céu limpo e vento na faixa SE. Faz 27,6° (tive 27,7° a pouco) com 43%. Vento SE a 8,7 km/h e pressão em 1013,4 mb. No Bruno está 25,6° com 40% e no aero (15 h) estava 27°.

 

A MetSul dá chuva leve para cá na 3ª-feira, e o CPTEC aponta chuva mais intensa na 5ª no modelo de 7 dias. Essa semana será menos seca que as anteriores e deverá terminar mais fria. Torçamos pelas previsões. 8-)

Link to comment
Share on other sites

Que bela imagem dessa baixa! Tive bem vindos 7 mm até o momento. Chuva fraca agora e com pedaços de céu a oeste. Mas como é natural no giro do vórtice, a instabilidade pode retornar de noroeste no decorrer da noite. Tenho 15,9°C.

 

Mín.: 15,4°C

Máx.: 22,7°C

 

goes20452009123cinfra.jpg

goes20452009123qty71xvi.jpg

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.