Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

LeoP

Members
  • Content count

    889
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    4

LeoP last won the day on August 6 2019

LeoP had the most liked content!

Community Reputation

3545 Excellent

About LeoP

  • Birthday 12/16/1991

Location

  • Location
    Belo Horizonte

Recent Profile Visitors

1518 profile views
  1. Temperatura afundando também em Belo Horizonte nesse começo de noite, após uma tarde de muito sol e um pouco mais quente que as anteriores. Dos 25ºC do meio da tarde, já temos 17ºC na Pampulha e 15ºC nos bairros serranos às 18h. Muito em breve, a Pampulha deve passar as outras estações e brigar por mais uma sub-10 amanhã, que seria a 3ª consecutiva em pleno mês de maio. A previsão tá favorável pra bastante frio ao amanhecer ate domingo.
  2. Bom dia, manhã mais fria do ano aqui em Belo Horizonte, ao menos nas áreas mais habitadas da cidade. Falta só confirmar o valor da estação Santo Agostinho, que sai mais tarde, já que os bairros serranos mal baixaram pra 11ºC. Segue imagem da Lagoa da Pampulha (com o mineirinho atrás) no começo desta manhã, com mínima de 8,6C pelo inmet: Máxima deve ir aos 22C.
  3. Mais uma noite de muito frio pelo sul, sudeste e alguns pontos do centro-oeste do BR: Sudeste: Em BH, topos do inmet com aprox. 14ºC agora (22h30) e sensação de muito frio nas baixadas da cidade, como na Orla da Pampulha, onde estava agora há pouco.
  4. É pra rir mesmo 😂...Pelo menos senti na pele o primeiro frio de 1 dígito do ano no inmet. Na sensação térmica, muito pior, só quem anda de moto mal agasalhado sabe o que eu to falando. Mínimas boas na capital (inmet): Cercadinho - 1200m: 11,6C (claramente inversão térmica. Quanto mais alto, menos frio) Santo Agostinho - 915m: 10,3C (recorde do ano) Pampulha - 850m: 9,3C (recorde do ano) Apesar da falta do frio em altura, como já comentaram, tivemos a primeira sub-10 do ano, que ocorreu em região bem representativa. Resumindo, a população, de maneira geral, sentiu 10/9 graus hoje, enquanto os ricos dos bairros serranos ainda não tiveram a sua... Agora (10h), 18,7C, céu azul. Máxima deve ir pros 20 a 22 graus.
  5. Minha caça pelo frio foi um desastre total. Primeiro, que esperei o inmet registrar 1 dígito (o que foi acontecer às 6h), aí saí de casa. Peguei a moto e fui pro local com 9,5ºC, quase congelei no caminho. Chegando lá, parei e começei a caçar o melhor ponto. Como estou de quarentena e quase não saio de casa, tive problemas com a bateria da moto e tive que sair empurrando ela ladeira acima pra pegar no tranco. 😒 Resultado: perdi a mínima e tive esse registro (reparem que o sol já brilhava no fundo...) 🤨 : Pelo menos fiz uns registros da Orla da Pampulha nessa bela manhã de sol. Na foto, 7h20, com 10ºC:
  6. Amanhã cedo eu vou, às 6h, na praça da Usiminas (não sei se você conhece) com um termômetro medir a temperatura. É próximo à estação do INMET Pampulha, porém uma baixada bem mais formada, cercada de morros com a mata a UFMG adjacente, que ajuda a drenar o ar frio. A vida toda passei por ali sentindo o ar mais frio e nunca soube o quanto faz de frio ali. Obviamente não espero ver geada, mas a intenção é ver a diferença pro inmet. Pampulha tá rondando os 12,5C desde 22h, meio estabilizado.
  7. Noite de muito frio no sul, sudeste e centro-oeste do Brasil, um grande contraste com as regiões permanentemente tropicais do país:
  8. Variações em Belo Horizonte, num dia de céu azul e UR baixando a 33%: INMET Pampulha: 11,4 - 23,0 INMET Santo Agostinho (centro): 10,8 - 22,8 INMET Cercadinho (ZS): 10,4 - 19,8 A tarde terminou com céu absolutamente limpo e sem vento: Agora, às 19h: 13,5C INMET Ibirité 14,3 INMET Cercadinho 15,5C INMET Pampulha P.O. em 7ºC nas 3 estações. Creio que a chance de sub-10 amanhã é muito alta em toda a cidade.
  9. A intensidade do ar frio surpreendeu e bizarramente o INMET Santo Agostinho bateu o Mirante de Santana! O colega @Rafael MG registrou 10,1C lá perto, o que comprova o valor. As próximas 8 noites terão temperaturas entre 11 e 9ºC, to acreditando em mais de uma mínima de 1 dígito por toda BH e, quando o ar estabilizar mais, a Pampulha brilha. Agora, 11h, céu azul e 18ºC.
  10. Amanhã o ar frio chega pra valer, tanto que a previsão é de 12/21 num dia ensolarado. Aliás, o modelo europeu coloca um cenário de frio persistente na capital até o final da grade. Temperatura essas, COM SOL, o melhor dos mundos: 26.05: 12 - 21 27.05: 10 - 22 28.05: 10 - 23 29.05: 9 - 22 30.05: 11 - 22 31.05: 11 - 23 01.06: 11 - 21 02.06: 11 - 23 03.06: 12 - 25
  11. Irmão, desde que a galera se respeite, acho de boa... esse tipo de discussão acaba levantando dados e fatos, enriquece também, desde que deixem a paixão de lado... Inclusive sua cidade tem o clima ideal para mim, dentre as capitais. A dinâmica e o frio que faltam no inverno daqui (não tenho problema nenhum em afirmar isso, pois é verdade 🙂), tem aí. O resto do ano as duas cidades são mais ou menos parecidas, o que é muito bom. Dia ameno (não é uma provocação, hein, galera) em BH. Tempo nublado, com sol fraco em alguns momentos e 21ºC no meio da tarde. Tempo começando a abrir: Espero mínimas entre 9 e 6ºC pela cidade nessa semana.
  12. Como morador de Belo Horizonte há 28 anos, gostaria de fazer algumas considerações sobre a discussão (acrescentando o que os colegas já falaram): A fama de clima ameno da cidade vem do fato de ter médias anuais "baixas" (21,8C) a nível de Brasil, sem passar por gangorras térmicas no inverno. E um verão bem aceitável também a nível de Brasil (e aí já podemos até incluir vários locais do mundo). A cidade não é amena propriamente dita mas, nesse contexto, é. Tudo na vida é contextual, até o nosso frio tem que ser relativizado para nossos padrões. Não há variações bruscas diárias, mas eu insisto em evidenciar que as temperaturas mudam praticamente toda semana na cidade. Essa semana teremos variações de 9/22C com sol, um padrão bem diferente da semana passada e provavelmente diferente da semana que vem. Aqui as flutuações são semanais, não de um dia pro outro como ocorrem em outros pontos do país. Tem a questão da chuva também, como um colega falou. Tivemos 930mm em janeiro, com muitas tempestades, e poderemos zerar em algum mês do JJA... isso é uma dinâmica e tanto, não? Sobre as tardes frias, ela aparecem por aqui mas, em geral, deslocadas no tempo e espaço dos grandes sistemas que atingem o país. Já vi muitas tardes abaixo de 18C, porém foram em situações de cavado com algum ar polar marítimo associado, que não gera um efeito em grande escala no país. Sobre o verão, tem um ponto importante: além da nebulosidade e da chuva, a cidade tem uma característica (que influencia muito a sensação térmica, não medida nos termômetros): a umidade cai quando o tempo abre. Vejamos o exemplo de PoA x BH em NDJFM: PoA tem aproximadamente 200 horas de sol a mais, 790mm de chuva a menos e, MESMO ASSIM, consegue ter umidade relativa do ar média mais alta que a capital mineira nesse período. Como falamos um tempo atrás, sensação térmica vai além da temperatura... Por aqui temos bom conforto térmico, por uma série de fatores (temperaturas não muito altas, umidade controlada, chuvas constantes no verão, inverno ventoso, etc), evidenciado pela baixa quantidade de aparelhos de ar condicionado nas casas. Tem muitos locais ainda melhores, mas aqui já acho bem agradável. Isso não significa qualidade de clima, até porque esse conceito é PESSOAL E INTRANSFERÍVEL.
  13. BH tem chuva (que chegou a ficar moderada por alguns minutos aqui na Pampulha) e temperatura de 17 a 15 C pelas estações antes da 0UTC. Se esse tempo fechado e chuvoso continuasse amanhã, com o avanço do ar polar, a região poderia ter máxima bem baixa pelo método do inmet. A previsão não aponta isso, mas o ar polar já avançou mais (e antes) que o esperado... Vamos aguardar, sem criar expectativa (mentira, já criei).
  14. ADVECÇÃO EM BH! Após ventania (que também chegou na Pampulha), temperatura começa a despencar e já está entre 17,8C e 15,5C nos inmets às 18h, quase o mesmo valor do que está previsto para amanhã cedo. Parece que a MP está avançando mais que o previsto e BH não ficou totalmente de fora. MG e seu gradiente térmico: As chuvas também chegaram até a região da capital: Geralmente a RMBH é a região limítrofe para atuação desses sistemas continentais em MG. Segue uma garoa lá fora...
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.