Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

LeoP

Members
  • Content count

    1001
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    4

LeoP last won the day on August 6 2019

LeoP had the most liked content!

Community Reputation

4937 Excellent

1 Follower

About LeoP

  • Birthday 12/16/1991

Location

  • Location
    Pampulha - Belo Horizonte

Recent Profile Visitors

1679 profile views
  1. Em BH, segue o aquecimento e hoje variamos de 16 a 26ºC. Interessante que o veranico chegou e a temperatura segue tendo certa dificuldade pra subir. Mas creio que semana que vem não deve falhar. Aviso aos colegas, esse evento que se aproxima NÃO será igual ao de 2013, pois ele vai chegar na RMBH! 🔺 Hora o frio fica mais forte, ora mais fraco, mas SEMPRE se mantém resfriamento significativo pra região de Belo Horizonte. Para se ter uma ideia, essa rodada de agora mostra um cenário mais fraco em relação a várias anteriores e, mesmo assim, é bem significativo: Um ajuste pra menos já traz algo com certo caráter histórico. Outra coisa interessante é a queda de 10ºC da temperatura de um dia pro outro (o que não é comum por aqui).
  2. Mais uma tarde marcada por nebulosidade alta Belo Horizonte, com elevação da temperatura em relação a ontem. A mínima ficou em 14,9ºC e a máxima de 25,6ºC na região central com esse céu: Antes do friozão hipotético, a certeza é de que a próxima semana será a mais quente desde março ou começo de abril.
  3. Pra ficar gravada a previsão, tanto de dias gelados e quanto da queda muito acentuada da temperatura, algo pouco comum por aqui. Belo Horizonte - MG
  4. Pessoal, muitas coníferas vivem bem em climas mais quentes, pois compensam a falta de frio com a chuva farta. Aqui em Belo Horizonte, temos muitas coníferas bem bonitas e saudáveis, mesmo com as temperaturas muito pouco baixando de 10ºC, os 1600mm anuais compensam. Creio que apenas as regiões áridas do Brasil são impeditivas pra essas árvores. Claro que isso é de forma geral, especificidades devem ser vistas caso a caso. Caso queiram saber sobre alguma espécie "em específico", consultem os livros do mestre Harri Lorenzi. Aqui na capital, segue o aquecimento (principalmente nas mínimas), porém o dia seguiu ameno, entre 17 e 24ºC em média. Durante a tarde, predomínio de nebulosidade que representa a essência do que podemos chamar de nuvens inúteis: A partir de agora, entraremos num período mais quente, com máximas superiores a 27ºC a partir de quinta. E a longa sequência de meses abaixo dos 30ºC está muito seriamente ameaçada na semana que vem. Também aparece na grade grande resfriamento a partir do dia 20. Tá ficando interessante. Boa noite a todos e parabéns atrasado aos pais.
  5. Gradativamente, as temperaturas vão subindo em Belo Horizonte, mas ainda predominam o frio entre a noite e parte da manhã e temperaturas agradáveis no período da tarde. As mínimas variaram entre 14 e 11ºC , enquanto as máximas entre 26 e 24ºC. Às 16:30, algumas nuvens, vento leve e 22ºC: Hoje a cidade (INMET Santo Agostinho) completou 4 meses consecutivos sem alcançar os 30ºC. Isso pode mudar no final da semana que vem, em virtude das altas temperaturas previstas. A partir de quinta-feira, há previsão de vários dias com máximas de 28/29C. Agora (20h), 17ºC.
  6. Belo Horizonte teve mais um dia favorável nesse (por enquanto) ótimo mês de agosto. Frio pela manhã (inclusive sub-10 nas altitudes), tarde confortável e novamente frio à noite: INMET Pampulha................ 12,7 / 24,4 INMET Cercadinho.............. 9,9 / 21,6 INMET Santo Agostinho..... 13,1 / 25,3 PWS Mangabeiras.............. 11,7 / 21,7 PWS Palmares.................... 13,6 / 22,9 O vento acentuou a sensação de frio e impediu qualquer sensação de calor à tarde. E até interessante acompanhar a forma como as pessoas reagem às temperaturas, saem bem agasalhadas pela manhã e voltam a se encapotar a partir do fim do dia quando, de fato, há um declínio bem acentuado da sensação térmica. No momento (22h25), temos temperaturas entre 15 e 14ºC. Semana invernal.
  7. Inversão térmica extrema na região metropolitana de Belo Horizonte. O forte resfriamento noturno, aliado à escassez de chuvas há semanas, provova um amanhecer em tons rosas e avermelhados. Aqui na região do Barreiro (direita na foto), na capital, tá especialmente forte. Faz 11°C às 6h: A temperatura não deve passar de 23°C à tarde.
  8. Temperaturas em algumas cidades de Minas Gerais hoje (04.08) pelas automáticas do INMET (e menção do bairro do Charco): Bairro do Charco.... -6,3 / 21,5 Maria da Fé............. -0,7 / 22,1 Monte Verde............ 0,3 / 21,1 Capelinha................. 6,9 / 20,6 São João del Rey.... 6,9 / 24,3 Patrocínio................ 7,5 / 25,8 Diamantina.............. 8,6 / 18,8 Varginha.................. 8,8 / 25,3 Ouro Branco............ 9,2 / 22,3 Belo Horizonte........ 9,5 / 23,8 Uberaba................... 9,8 / 27,2 Juiz de fora........... 11,4 / 20,6 Gov. Valadares...... 11,6 / 26,7 Timóteo................. 12,0 / 24,1 Montes Claros...... 12,3 / 26,7 Montalvânia......... 13,2 / 29,6 Campina Verde.... 13,7 / 28,6 Araçuaí................. 14,6 / 25,6 Januária............... 14,7 / 29,6 Pode-se dizer que fez frio ao amanhecer em todo o estado, em diversas intensidades. Tivemos desde geada intensa (Charco), geadas fracas em vários pontos, frio sub-10 generalizado no centro-sul até calor de quase 30ºC à tarde no norte. Tem umas amplitudes bem loucas também. Por aqui, a tarde seguiu com um sol pra cada um, só que sem calor: Na capital, o frio deve perder força a partir de sexta, mas é na semana que vem que esquenta bem, justamente quando a temperatura volta a cair em... Porto Alegre. Boa noite a todos ❄️
  9. Além de mínimas na casa dos 9ºC em boa parte da cidade (áreas altas e baixas), como disse o @RafaelBHZ, Belo Horizonte vai registrando uma manhã ensolarada e de bonito impacto visual. Essa condição de tempo (frio e sol) certamente é a mais apreciada por muitos aqui e comigo não é diferente. É um espetáculo o que o céu azul pode fazer 🌤️ Algumas nuvens bestas surgem de vez em quando, como essa: Muito sol, algum vento e 17ºC às 10h: A máxima deve variar entre 21 e 23ºC nas estações belorizontinas. Uma tarde de muita luz p todos!! 🌤️
  10. Pra não perder o costume... Esse povo deve ter coçeira no dedo pra escrever isso quando a temperatura baixa mais, pqp... toda vez a mesma ladainha de sempre. Eu estava na rua no horário da mínima de 10ºC. Não havia vento significativo e a sensação era de 10ºC mesmo. No dia que chegar uma MP histórica, os valores reais serão parcialmente ofuscados por essas sensações bizarras que divulgam. A não ser que inventem que a sensação chegou aos -20ºC... 😣
  11. Dia invernal em Belo Horizonte, com céu azul (entre algumas nuvens) do começo ao fim, manhã/noite frias e tarde amena. Nas estações: INMET Pampulha.............. 10,0 / 23,8 INMET Cercadinho............ 10,0 / 21,5 INMET Santo Agostinho....12,5 / 23,2 PWS Palmares................... 11,8 / 23,3 PWS Mangabeiras............. 11,1 / 22,6 Eu não sei, tecnicamente, se tem uma massa polar atuando ou se é apenas a ASAS trazendo ar frio de uma MP no oceano ou o que quer que seja... também não interessa o motivo (pro dia a dia das pessoas, como conhecimento é bem interessante), o fato é que essas temperaturas são dignas de uma boa, embora corriqueira, massa de ar polar atuando no estado. O importante, no fim, é o que sentimos na pele, independente do nome que se dê ao sistema. No momento (22h), faz 15 a 13ºC em BH com céu estrelado.
  12. Bom dia a todos, indo trabalhar com 10,0°C nas estações de Belo Horizonte, com nuvens avançando. Colocou qualquer dia de Julho, "o mês mais frio do ano", no chinelo.
  13. LeoP

    Vegetação, Botânica e Jardinagem

    Ontem, dando uma volta pela cidade, registrei as paisagens tipicamente invernais de Belo Horizonte e região, motivadas pelo tempo mais frio e, principalmente, pela redução dos níveis de umidade do ar e do solo nessa época. Não é neve (que não ocorre), nem geada (raríssima) e nem nevoeiro (que também não é comum), mas a característica caducifólia das plantas. Vejam, não há uma sincronização tão perfeita como acontece com as árvores de climas temperados (outono), mas há sim uma visível concentração de queda de folhas entre junho e setembro, nas espécies de folhagem caduca ou semi-permanentes, como os ipês, as amendoeiras e as paineiras. O aspecto de muitas folhas no chão sendo levadas pelo vento constante, vários galhos pelados ou ralos e os gramados secos trazem o aspecto outonal ou invernal bem característico, que contrasta com a exuberância verde e úmida do verão. As paineiras, em especial, deixam seu manto branco no chão, as painas (onde podemos encontrar suas sementes, que aproveitam o vento desse período para se dispersarem). O céu nublado da manhã de ontem ajudou um pouco mais a deixar o cenário invernal: Quando olhamos as painas de perto, parece que as árvores estão crescendo sobre as nuvens: A temperatura era de 15°C no momento que fiz os registros e ventava, de forma que foi uma típica manhã de agosto, invlusive na sensação térmica.
  14. Aqui em Belo Horizonte, dia de intensa infiltração de ar frio oceânico, de forma que o predomínio foi de céu nublado e ventoso, com aberturas de sol à tarde e frio leve de manhã e a noite. O dia começou cinzento, com vento suave e 15°C: À tarde, um pouco de sol entre muitas nuvens e 21°C: Essas nuvens são secas, vem acompanhadas de vento e não têm capacidade de provocar nem chuviscos, embora deixem a umidade acima de 50%. No momento (20h), 17,9C. A previsão indica tempo mais aberto a partir de amanhã à tarde, o que vai provocar um declínio mais acentuado da temperatura e a semana deve começar próxima de 10°C na capital mineira.
  15. O ar polar está tão fraco, mas tão fraco em 2020 que, até o momento, tá acontecendo algo que jamais esperava: a estação Cercadinho, representativa das áreas serranas de Belo Horizonte, a 1200m de altitude, não teve nenhuma mínima de 1 dígito esse ano. É algo fora de série passar maio, JUNHO e JULHO sem descer de 10 nessa estação. A Pampulha baixou algumas vezes (chegou a 8,2ºC), mas se beneficiou da intensa estabilização do ar durante as massas polares de maio. Felizmente, esse quadro tem grande chance de mudar semana que vem, principalmente nas estações que mais dependem de advecção, que são a Cercacinho e Santo Agostinho. Agora (1h40), entre 16 e 12ºC pela cidade, com uma brisa de deixa a sensação de frio.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.