Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

LeoP

Members
  • Content count

    223
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    1

LeoP last won the day on April 6

LeoP had the most liked content!

Community Reputation

90 Excellent

About LeoP

  • Birthday 12/16/1991

Location

  • Location
    Belo Horizonte

Recent Profile Visitors

384 profile views
  1. Na verdade, em 2016 e 2017 as máximas anuais (Inmet convencional) ficaram em 34,X°C. Máximas dessa magnitude que vc falou ocorreram em 2015, 2014 e 2012. Dia escaldante na capital. Sol torrando e máxima de 34 graus, a maior do ano como foi dito. Pesado. A partir de amanhã, chuvas com trovoadas e queda de temperatura na semana que vem.
  2. Mudança do tempo em Belo Horizonte. Temperaturas ao meio dia: 04/10: 32,2°C (sol) 05/10: 28°C (sol) 06/10: 24,6°C (muitas nuvens) 07/10: 19,7°C (céu encoberto e chuva fraca)
  3. Sim, é de 37,4C pela convencional do inmet. No entanto, é comum a cidade passar vários anos seguidos sem superar os 34 graus, por isso valores de 35 pra cima são considerados raros. Os últimos casos foram em 2014/5, naquelas históricas ondas de calor. Domingo nublado, com aberturas de sol e chuviscos isolados. Temperatura máxima em torno de 25C.
  4. O bom de BH é que o calor intenso geralmente é passageiro, o que não ocorre em áreas mais ao norte. Depois das chuvas fracas de ontem, a cidade tem céu encoberto e 25,0°C às 14h, com um pouco de vento e chuviscos.
  5. A cidade toda teve uma noite quente. A automática da Pampulha teve, curiosamente, variação idêntica à convencional hoje: 21,9~31,9C, com muitas nuvens médias à tarde. Sensação de muito calor, dia pesado e difícil para o trabalhador. Para os próximos dias, há previsão de chuvas isoladas e a temperatura cai um pouquinho.
  6. Pra mim, esse é o principal defeito do modelo europeu, na previsão de acumulados ou de pancadas isoladas. Já vi previsão do foreca de 1mm virar uma tempestade de 40mm. Para esse próximo final de semana, o instituto novamente coloca 1mm no sábado e, pelo histórico, não descarto chuva moderada a forte. Chegou um ventinho hoje em BH, que permanece ensolarada porém mais fresca e ventosa. Faz 28°C.
  7. Muito calor em BH, Pampulha tem 30,9C às 14h e já alcançou os 31,9C agora a pouco. Todo mundo reclamando do calor. Há previsão de chuvas isoladas no final de semana pra cá.
  8. Nos últimos 6 meses, mais especificamente 185 dias, Belo Horizonte alcançou ou ultrapassou a marca de 30,0°C apenas 2 vezes, pelos dados do inmet da região central da cidade! Marca muito expressiva, na minha opinião, para uma área tropical. ................... Após 8 dias consecutivos de muitas nuvens/céu encoberto e chuvas, o tempo abriu de vez e hoje tivemos dia ensolarado e com aumento de temperatura. Provavelmente, no inmet central, iremos bater essa marca acima. Os próximos dias serão de sol e calor dentro da média na capital.
  9. Aqui em BH, a transição inverno-primavera foi uma das mais tranquilas que já vi. No fim de agosto ainda fazia frio leve e, ao longo de setembro, o calor foi voltando, mas passou de 30 graus uma única vez e entre tardes mais frescas. As noites sempre frescas e algumas até com sensação de frio. Sem sequer haver calor significativo, as chuvas retornaram e estamos há 4 dias sob céu nublado e chuvas que acumularam entre 33 e 50mm, para uma média de 55mm. Há previsão de precipitação até sábado e um período seco seguinte, que teria sol e temperaturas que não passariam de 28°C. Ano a ano, o clima vai se normalizando mais na capital e em MG.
  10. Segundo o foreca, a semana começa com 7°C Em Campo Grande (MS) e termina com 37°C na sexta feira.
  11. Ainda sobre a tempestade de granizo em BH, algumas considerações importantes: 1- Ocorreu quase 10 anos após a histórica granizada de setembro de 2008. Talvez granizo dessa magnitude tenha frequência decadal na capital. 2- A defesa civil mostrou, mais uma vez, sua incompetência, ao NÃO alertar nada naquele dia e mencionar alerta (que incluía granizo) no dia seguinte, que sequer choveu (apesar da nebulosidade). Houve muito prejuízo com carros danificados, que poderiam ter sido atenuados. 3- Até o momento, o acumulado do mês na estação convencional é de 35,5mm, aprox. o triplo da média. 4- Apesar de tudo, está incrível esse mês, um alento num inverno sem graça como esse.
  12. Apesar de fraco e monótono, não achei desastroso julho/18 em BH. Foi um mês sem calor significativo (tivemos 2 episódios de 27/28 graus) e com mínimas próximas da média. As tardes foram um pouco mais quentes que o normal, mas nada demais também. O "problema" é que os dias foram quase todos iguais, mas deu pra sentir o frio (noite/começo de manhã), frescor e o calorzinho das tardes. ------- Se julho foi inteiro igual, agosto começa dinâmico em BH: Teremos chuvas fracas a moderadas nos próximos dias, podendo ultrapassar e muito a média histórica e temperaturas em queda, para máximas de 23/22 graus e mínimas próximas dos 13. Agora faz sol, mas tô aguardando as mudanças.
  13. Pra ficar guardada essa previsão pra agosto em Belo Horizonte. Lembrando que esse é o período mais seco do ano, é comum passar dias a fio sem ver nuvens no céu. Bizarro!
  14. LeoP

    Onda de Calor - Fevereiro/2010

    Entendi, muito louco mesmo. Nessa perspectiva, essa onda de calor foi marcante mesmo. Mas, em termos de desvio da média, a de Ago/2015 supera? Aqui em BH, os meses de outubro recentes são os mais marcantes que já presenciei em termos de calor. Em outubro de 2014 e de 2015, por um período de 5-10 dias, a cidade se transfigurou: atingia temperaturas raras (acima de 34C) por vários dias seguidos. Até que presenciei o dia mais quente da minha vida: 23/37graus, parecia haver um secador de cabelo ligado no quente na rua.
  15. LeoP

    Onda de Calor - Fevereiro/2010

    Não seria a de agosto/2015 a mais bizarra? Não foi a mais intensa (até porque é inverno), mas achei excepcional demais aquelas tardes de 35C e madrugadas acima de 25 em parte do RS.
×