Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

LeoP

Members
  • Content count

    319
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    2

LeoP last won the day on November 21 2018

LeoP had the most liked content!

Community Reputation

259 Excellent

About LeoP

  • Birthday 12/16/1991

Location

  • Location
    Belo Horizonte

Recent Profile Visitors

580 profile views
  1. Belo Horizonte teve, ontem, chuvas fracas de forma prolongada. Choveu de forma pontual no começo da tarde e quase sem parar a partir das 16h, acumulando 15mm no inmet. Com isso, o acumulado mensal chegou aos 200mm, volume que já está acima da média. Hoje o dia começou chuvoso e com mínima de 19,1°C. O sol já apareceu em alguns momentos, mas há muitas nuvens de base escura no céu e deve chover à tarde. Faz 26,6C às 12h, a maior do dia até agora. A sensação de conforto que estamos sentindo não tem preço, isso simplesmente por voltarmos ao padrão normal da estação. Parabéns aos CFS, que tem acertado tudo pra cá com boa antecedência.
  2. Belo Horizonte teve um final de semana de tempo fechado e muita chuva. Entre sexta e domingo, o sol praticamente não apareceu e o inmet acumulou entre 82 e 103mm pela cidade. As temperaturas estiveram amenas, entre 18 e 26 graus. Hoje, apesar de algumas aberturas de sol, o céu continua cheio de nuvens e temos mais um dia agradável nesse fevereiro. Deve voltar a chover até o final da tarde, mas agora acho que não vai durar tanto como nos últimos dias.
  3. Sábado nublado e chuvoso em BH também, até mais que ontem. Máxima até o momento de 22 graus. Pra cá, GFS ta ganhando a briga com o euro, pois temos uma atuação bem direta do corredor de umidade aqui. Climatempo indica dia chuvoso e bastante ameno pra capital amanhã, com 45mm acumulados e máxima de 24 graus nos pontos mais quentes da cidade.
  4. Os institutos erraram bem na previsão pra hoje. Indicavam dia com sol, calor e pancadas à tarde/noite. Foreca previa 30°C e climatempo 29°C. Realidade (13h): 22,3C (a máxima chegou aos 24C). Chuva intermitente desde cedo.
  5. Aqui em Belo Horizonte, as chuvas de ontem foram extremamente irregulares, intensas a sul e fracas a norte, com acumulados entre 5mm e 72mm nas estações. Apesar disso, conseguiu diminuir bem as temperaturas e o conforto térmico retornou à capital. Após tarde quente, ontem às 21h já fazia 19°C e hoje amanhecemos com 18,5°C e céu nublado. São 13h, o céu está cheio de nuvens com 25,9 e 61%. Agradável.
  6. No fim, todo o alerta e medidas preventivas se justificaram no Rio? Houve chuva forte? Aqui em BH, voltou a chover um pouco, mas nada que justifique alerta. Foram vários núcleos isolados de chuva fraca a moderada ao longo da tarde. Os acumulados em geral estão baixos. Agora (20h), 21°C com chuva fina. Melhorou.
  7. Parece-me que os alertas são emitidos apenas para tirar o poder público da reta: "se realmente houver tempo severo, eu avisei" mesmo que, para isso, tenham que alertar de forma desnecessária frequentemente. Já comentei várias vezes, a defesa civil daqui alerta para pancadas de chuva de qualquer intensidade, nem usam mais a palavra previsão. Os alertas são quase os mesmos para chuvas de 5mm ou tempestades com raios, ventania e granizo. E, quando estas ocorrem, esses alertas ficam mais intensos por um período, até a poeira baixar. Pelo menos aqui, a defesa civil não tem embasamento científico nenhum nos seus pronunciamentos. Institutos como climatempo, inmet e outros têm maior critério e alertam quando realmente há potencial de chuva mais forte. Ainda assim, creio que exageram. A grande maioria dos casos devia ser para atenção, até mesmo devido ao caráter aleatório das nossas chuvas convectivas. Os alertas deveriam ser bem esporádicos, para riscos reais de enchentes, deslizamentos de terra, destelhamentos e não para a chuva que pode atrapalhar seu final de semana ou complicar o trânsito.
  8. Não, a situação não se reverteu em Belo Horizonte. Pelo contrário, continuamos com temperaturas significativamente acima da média e chuvas abaixo. Apenas deixou de fazer aquele calor fora do normal. Lamentável isso, sair da fornalha para o forninho e ser obrigado a comemorar porque "melhorou". INMET Pampulha: Média máxima: 30,7C (+1,7) Média mínima: 20,4C (+0,5) Chuvas: 50,6mm (27,9%) Para os próximos dias, o refresco foi beeem atenuado, de forma que vamos ter queda de temperatura, mas apenas retornaremos para a média do mês. A boa notícia fica para a chuva, que vai cair com boa intensidade. Enfim, pra quem esperava feveGELO, uma decepção. Quanto às chuvas, ao menos ficaremos próximos da normalidade, que é o predomínio de pancadas entre dias secos e alguns dias mais nublados/chuvosos.. De toda forma, muito longe de compensar janeiro. Novos tempos.
  9. Após janeiro tórrido, fevereiro está nada além de DENTRO DA MÉDIA aqui. Não tem nada demais em termos de chuva ou temperaturas baixas. Desde o fim da onda de calor, tivemos 2 dias encobertos/chuvosos, 4 dias com sol e chuvas isoladas à tarde e 1 dia seco. Esse é o normal pra fevereiro. A segunda quinzena parece que terá chuvas mais generalizadas e constantes e queda mais significativa das temperaturas. Diante disso, pode ser que o mês termine com anomalia positiva nas chuvas e negativa nas temperaturas. É o mínimo depois do janeiro que tivemos, apesar de ser muito improvável uma compensação, ao meu ver. Só de estar dentro do normal já é motivo de comemoração.
  10. Isso que ia dizer, de chuva não da pra reclamar. A cidade, pela nova normal, tem uma das maiores médias do estado. Sobre o frio, de fato é um problema aqui. Temos tempo ameno constante entre maio e agosto por causa da altitude, mas o frio fica restrito à subsidência e MPs marítimas, ou seja, é suave e só adentra o dia em casos de céu nublado. Aquele frio mais forte de MP continentalizada é só de vez em quando mesmo. Apesar do sol ter retornado, as noites estão frescas por aqui, o que está mantendo os ambientes confortáveis. Ainda não liguei ventilador desde que a onda de caloe acabou.
  11. Lembre-se que não existe só São Paulo. O conjunto da obra do verão de 2014 foi mais trágico, mas janeiro/19 é insuperável (por enquanto, hehehe). Eu nunca tinha visto recordes históricos (até mesmo absolutos) quebrados de forma tão generalizada. Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo e Rio de Janeiro bateram inúmeros recordes ao mesmo tempo e em MG foi de uma secura abismal. Concordo com o Rodolfo. É claro que aquele ano foi mais quente e por mais tempo, mas esse verão foi marcante por causa de janeiro. Naquelas tabelas de extremos climáticos, 2019 vai aparecer mais que 2014 em termos de calor no país como um todo (não to falando só do Mirante de Santana). Hoje o sol retornou à capital mineira. A mínima chegou a 18,2C no centro e temos 25,1C às 11h. Já se observa aumento de nuvens e deve chover de forma mais isolada nas próximas horas.
  12. Sensação ZERO de calor hoje em Belo Horizonte. Apesar de um pico de 24,1C nas aberturas de sol entre 16h e 17h, a capital passou quase 24h consecutivas oscilando entre 19 e 22 graus, sempre com céu encoberto e chuva. Os ambientes já estão bem frescos, inclusive noite passada foi a primeira em algumas semanas que durmo sem o ventilador, até senti frio leve. Hoje o acumulado foi de 18mm. Um verdadeiro oásis em meio a um verão tão severo. E pensar que dias assim eram pra ser relativamente comuns por aqui no verão.
  13. Enquanto São Paulo teve um dia incrível, em BH foi um dia típico de verão, finalmente. O tempo ficou encoberto desde cedo, com algum mormaço no final da manhã. À tarde e agora a noite, chuvas com trovoadas e 20mm acumulados. A máxima alcançou 26,8C e temos temperatura próxima a 19C há algumas horas, refrescando muito os ambientes. Maravilha!
  14. Foi só eu falar que a chuva chegou com força a Belo Horizonte. Não é tempestade, mas está moderada a mais de 1 hora e parece não ter hora pra parar. Nesse momento (16h), 21°C com 88%. Treze graus a menos que domingo no mesmo horário.
  15. Idem por aqui. A temperatura está bem mais amena que semana passada, mas nada daquela chuva toda prevista, por enquanto. Segunda e ontem tivemos chuvinhas isoladas, os acumulados nas estações estão entre 1,4 e 15mm. A previsão é boa, mas tem que cair né. Sem contar que o modelo europeu voltou com calor e diminuiu a chuva semana que vem. Vamos esperar. Hoje a mínima foi de 19,6C e agora, ao meio dia, temos 24,9°C com céu encoberto e 70%.
×