Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

LeoP

Members
  • Content count

    354
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    2

LeoP last won the day on November 21 2018

LeoP had the most liked content!

Community Reputation

326 Excellent

About LeoP

  • Birthday 12/16/1991

Location

  • Location
    Belo Horizonte

Recent Profile Visitors

677 profile views
  1. Com as chuvas dos últimos dias, Belo Horizonte acumula cerca de 72mm agora em abril na estação convencional, distribuídos em 8 dias com precipitação até agora. Outras estações já passam dos 100mm no mês. Na minha opinião, temos um mês bem típico por aqui: nem muito úmido, nem seco, algumas chuvas, calor moderado à tarde com noites frescas. Falta só um friozinho no final do mês. Hoje o dia é muito instável, cheio de nuvens, algumas aberturas de sol e chuvas fracas a moderadas. No momento, 24°C (14h30). A mínima foi de 17,8°C no centro.
  2. Olha, acho que não é bem assim. Abril é uma extensão do verão, só que amenizado e sujeito a algumas surpresas. As temperaturas que estão ocorrendo, na minha opinião, estão bem dentro do normal para a 1ª quinzena: mínimas entre 20 e 18°C, máximas entre 30 e 28°C. As médias: 18,6/27,7. Como as temperaturas caem mais pro final do mês, é normal e esperado que faça calor agora. Ainda temos calor e alguma chuva têm ocorrido todos os dias, ou seja, segue o verão. A capital tem céu nublado nesse final de manhã, algumas nuvens escuras e 27°C. Tem previsão de chuvas um pouco mais consistentes entre hoje e amanhã.
  3. Março - INMET Belo Horizonte (915m): Média das mínimas: 19,4 C (-0,3) Média das máximas: 29,2 C (+0,7) Temp. média compensada: 24,0 C (+0,6) Maior mínima: 22,7 C Menor mínima: 16,2 C Maior máxima: 32,7 C Menor máxima: 21,8 C Chuva: 136mm (-31%) acumulados em 11 dias (1mm ou mais). Foi o primeiro mês no ano que posso considerar dentro do normal. Janeiro e fevereiro foram quentes demais.
  4. Fim de tarde em Belo Horizonte: 23°C Dia hoje variou entre 19 e 28,2°C. Tá bem típico de verão por aqui.
  5. Tivemos, ontem, a primeira chuvinha do mês aqui em BH, a estação convencional do centro acumulou 4,2mm. A mínima por lá hoje ficou em 18,5°C e pode voltar a chover como ontem: de forma rápida e isolada. Dinâmica legal se instalou desde o dia 23/03, com temperaturas agradáveis a maior parte do tempo (calor entre 10 e 17h) e mínimas entre 19 e 16°C.
  6. Depois de um começo de ano de calor muito acima da média, março está mais dentro do esperado em BH. Choveu em torno de 140mm (abaixo da média, mas um volume ok para o mês) e as temperaturas ficarão em 19,X / 29,X °C no centro da cidade. No final do mês faço o balanço mas fico feliz de ver o clima tentando voltar pro eixo.
  7. Belo Horizonte entra, a partir de amanhã, num período em que as condições de tempo estarão extremamente agradáveis: Minimas na casa dos 18/17 graus, máximas de 27/25 graus, variação de nuvens, sol, vento e chance de chuvas fracas. Ou seja, nem frio nem calor, umidade boa, sol e alguma chuva. Essa condição prevalece pelos próximos 10 dias, até o final da grade do foreca.
  8. Belo Horizonte estabeleceu novos recordes de frio hoje: Pampulha (850m): 16,7C Centro (915m): 16,2C Cercadinho(1200m): 14,5C Ontem, por causa do dia encoberto e garoento, tivemos máxima de apenas 21,8°C, também a menor do ano. Hoje o sol reapareceu entre nuvens e esquentou bem. Pampulha chegou aos 26,5C agora de tarde. Tudo excelente para padrões de março!
  9. Belo Horizonte amanheceu com chuva e a menor temperatura do ano, 17,2°C no inmet do centro. O dia é chuvoso na capital, com 21°C às 13h. Até o momento, março tem 132mm acumulados.
  10. Choveu de forma generalizada e significativa nessa madrugada na RMBH, com muitos raios próximo da meia noite. Foram cerca de 25mm acumulados, chuva essa que já reflete na temperatura: a mínima no centro chegou a 18,9C e a máxima prevista pra hoje é de 26°C. Chama a atenção a previsão até amanhã, que aumentou de última hora a chuva e traz chance de uma sexta mais fechada e chuvosa, com possível máxima baixa. Março acumula, até o momento, 103mm em 9 dias com precipitação. Temos tempo predominantemente nublado hoje, faz 24C às 11h. A previsão é de bastante chuva para as próximas horas, vamos aguardar.
  11. Microclimas não têm nada a ver com o estado da atmosfera. Cidades grandes como São Paulo e Belo Horizonte tem seus centros totalmente urbanizados há décadas, de forma que essa variável não está mais em jogo. Mas o que vemos são aumento de veranicos e menos ondas de frio, consequentemente aquecimento ano a ano. Caso fosse só o microclima que estivesse influenciando, veríamos aumento de mínimas proporcional à urbanização e só. Mas o aquecimento é nas mínimas, nas máximas, no centrão, nas periferias e nas cidades do interior. Cidades pequenas do norte de Minas aqueceram muito, mais que a capital. Houve uma alteração muito importante do nosso clima, não só falando do frio, mas na atuação da alta pressão em plena estação das chuvas, como todos sabem.
  12. Eu não sei se está sendo irônico, mas de fato chove com intensidade variável em boa parte da cidade. Muitos raios. Não deve acumular muito, mas vai baixar a temperatura.
  13. Animados para a segunda fase do verão? Abril, se essa projeção se confirmar, será uma extensão mais branda dessa agradável estação que estamos vivendo. Particularmente acho possível e até provável, já que estamos colecionando meses acima da média. Fiz uma pesquisa rápida no BDMEP: Nos últimos 14 meses, apenas 3 ficaram ligeiramente abaixo da média em BH (até -0,4 de anomalia), enquanto 9 ficaram acima ou bem acima da média (até +2,0). Isso já contando a normal 1980-2010. Não tenho motivo para otimismo, principalmente com o el niño formado.
  14. O mês tem, até momento, 65mm acumulados em 7 dias com chuva. Não está tão ruim pois, apesar de irregular, não há bloqueio, as nuvens de chuva se formam todos os dias e há perspectiva de aumento da instabilidade nos próximos dias. O que tem acontecido é que a chuva tem caído a conta-gotas na capital. Faz uma semana que todo dia chove um pouco em algumas regiões da cidade. O inmet mostra muito bem essa situação: nos últimos 7 dias, registrou algum acumulado em 3 dias: 11mm, 2mm e 10mm. Está faltando, como vc falou, de chuvas mais abrangentes. Após tarde com grande aumento de nuvens e chuvas isoladas, a noite é estrelada na capital. 23°C às 19h30.
  15. Tenho uma antipatia da forma setentrional como abordam nossas estações do ano. Usam ícones que não fazem sentido aqui. Outono e a folha. No Brasil não tem queda de folha no outono, é mais comum no inverno pela escassez de chuva. Inverno e o floco de neve. Quase piada, o ícone do nosso inverno deveria ser um solzão bonito. Primavera e as flores. A árvore símbolo do Brasil (o ipê) floresce ao longo do inverno e outras espécies ao longo do ano. Não há concentração na primavera. Verão e o sol. Todo mundo sabe que um verão típico aqui é chuvoso. O ícone deveria ser um cb bem pesado. Obviamente que isso varia entre as regiões do país, é só um exemplo representativo da maior parte do território. Mas creio que nem 0,5% do país se enquadre nessa representação convencional. A propósito, Belo Horizonte tem um dia bem de verão hoje. Nada de sol, céu encoberto, chuvas ocasionais e 24°C próximo ao meio dia.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.