Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

LeoP

Members
  • Content count

    753
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    4

LeoP last won the day on August 6 2019

LeoP had the most liked content!

Community Reputation

2301 Excellent

About LeoP

  • Birthday 12/16/1991

Location

  • Location
    Belo Horizonte

Recent Profile Visitors

1322 profile views
  1. Eu penso da mesma forma. Do jeito que falam, parece que a única responsável pelas chuvas aqui é a evapotranspiração das plantas da amazônia, como se isso fosse capaz de afetar as diversas camadas da atmosfera, como é necessário para formação dos sistemas atmosféricos precipitantes. 2019 e 2020 têm, praticamente, a mesma cobertura vegetal na amazônia, mas tiveram comportamentos pluviométricos completamente diferentes. Com a variável "cobertura florestal" mantida igual, abre-se o espaço para analisar as outras, que se mostraram extremamente preponderantes. pois saímos de um extremo ao outro. Não acho que a amazônia seja insignificante nesse sentido, mas seria muito mais uma "ajudinha" do que a grande provedora de chuvas no Sudeste do Brasil.
  2. BH também vai entrar na onda do "frio". Devido à ZCAS anunciada (meio tardia), mais uma rodada de tempo chuvoso está prevista para próximos 5 dias na capital. Reparem na temperaturas, que estarão bem abaixo da média do período:
  3. A situação de São Paulo e BH estão muito parecidas esse mês, só que aqui sem extremos de chuva. Além de fresco, o mês está com quase 300mm acumulados em 18 dias com precipitação mensurável. Sobre insolação, por aqui temos 101 horas de sol no mês, o que dá uma média de apenas 3,9h/dia.
  4. Quarta-feira de cinzas cinzenta em Belo Horizonte. O sol apareceu fraco apenas em parte da manhã, na maior parte do tempo o céu esteve encoberto por nuvens médias e altas, com passagens de alguns cbs que provocaram chuvas isoladas no começo da manhã e no começo da tarde. A temperatura máxima foi de apenas 24,6ºC no inmet centro, valor excelente para um dia de fevereiro sem ar polar. E o mês mais quente do ano vai terminando com significativa anomalia negativa... nada mais que a obrigação, depois de tanto sofrimento em setembro e outubro do ano passado.
  5. E não é que a massa de ar polar chegou em Belo Horizonte também? Após as chuvas do começo da noite de ontem, a temperatura caiu para valores em torno dos 18ºC durante a madrugada, nada de especial até aí. Só que hoje tivemos um dia típico de pós-frontal na cidade: nublado, úmido, ventoso e, até o momento, sem chuva. A máxima, mesmo com algum sol fraco no começo da tarde, não passou dos 25,6ºC no centro da cidade, um valor bem considerável para um dia sem chuva em fevereiro. Agora, no finalzinho da tarde, temos 21ºC, vento e céu encoberto na cidade.
  6. Aqui em BH, situação bem diferente do Sul: após dia de sol e calor, a noite de carnaval começa com uma tempestade elétrica, um verdadeiro banho de água gelada na galera que está (ou estava, agora) lotando as ruas do centro da cidade. Faz 20°C. É o início da mudança de tempo nesse carnaval, que deve deixar os próximos dias nublados e frescos. É carnafrio no sul, carnachuva no sudeste... Bom feriado a todos!
  7. Os pontos mais altos do sul do Brasil, hoje e talvez amanhã (a depender da nebulosidade), tiveram/terão mínimas semelhantes ou até inferiores às registradas em Moscou. Lembrando que estamos falando de verão no Brasil e inverno na Rússia!
  8. Em BH, dia de sol com aumento de nuvens à tarde e algumas pancadinhas bem isoladas, sem relevância. Houve formação de arco-íris no final da tarde (aliás, gostei bastante dessa novidade na climatempo, previsão de arco-íris). As temperaturas variaram entre 19,8 e 30,0C no centro da cidade (inmet). A partir de amanhã, a nebulosidade e a chance de chuva aumentam, anunciando um carnaval de muitas nuvens, pouco sol, pouco calor e chuvas ocasionais.
  9. ZCAS acho que não, talvez ZCOU. O fato é que a capital terá chuva pelos próximos 10 dias, sempre acompanhado de temperaturas (principalmente máximas) abaixo da média: Diante disso, é provável que fevereiro fique abaixo da média histórica por aqui e torna-se real a possibilidade de anomalia negativa significativa.
  10. Em BH, a chuva deu uma trégua, mas as temperaturas não têm subido muito não. Hoje fez 19,8C ao amanhecer no centro da cidade, que quase não tem tido mínimas tropicais (>20C) nesse que é o mês mais quente do ano. Mas hoje pela tarde esquentou bem e passamos alguns décimos dos 30ºC. Como a cidade não é alvo de umidade desnecessária (hoje baixou para 45%), a sensação térmica não foi tão desagradável. Por aqui, dificilmente temos excesso de umidade concomitante ao tempo aberto e temperatura alta. Por causa disso, ST muito alta por aqui é mais exceção que regra. A chuva tende a voltar nos próximos dias, trazendo um carnaval instável e morno.
  11. Pela previsão do foreca, a média das mínimas nos próximos 10 dias será de -1ºC. Pela climatologia, a média das máximas do mês é -3ºC Realmente impressionante esse desinverno por lá.
  12. Veranico: "estiada que ocorre na temporada chuvosa, com dias de muito sol e calor". Caracteriza-se pela subsidência e céu atipicamente azul no Brasil central por um período de 1 semana ou mais, com pouca convecção. Assim como a ZCAS é clássica no verão do sudeste, é historicamente esperado ao menos 1 evento de veranico na estação. Ao pesquisar os verões das décadas passadas, a maioria deles tem um período assim. No entanto, em Belo Horizonte, seguimos tendo um verão marcado por temperaturas suaves e muita chuva. Não tivemos absolutamente nenhum período superior a 4 dias sem chuva nos últimos 4 meses. Neste mês de fevereiro, além da baixa insolação e das temperaturas abaixo da média, tivemos, até agora, chuvas em 14 dos 17 dias do mês. O resultado: Reservatórios da RMBH (mostram bem a qualidade das precipitações, pois chuvas isoladas ou induzidas por ilha de calor não trariam os efeitos neles): 2 já operam acima da capacidade (estão com 100%); O conjunto está com 91% de capacidade hoje, sendo que tem previsão de chuva pra todos os próximos 10 dias, devendo aumentar no carnaval. E ainda tem água pra cair até abril (Março + abril têm média de 270mm em BH). Nem vou entrar em outras discussões, como aumento da população (em relação às décadas anteriores) e degradação ambiental que, aliás, tornam até mais incrível essa resposta dos mananciais. Obviamente que não fiz uma análise completa do país, mas impressiona a regularidade das precipitações nesta estação por aqui. O verão de 2020 tá deixando a grande maioria dos verões antigos no chinelo e mostra que o potencial para chuva permanece na nossa região. Basta que a ASAS não esteja fora de sua posição habitual.
  13. O sol retornou em BH também, fazendo a temperatura disparar até os 29,6C. A mínima foi boa pra época com 17,4°C. No entanto, as chuvas voltaram de forma isolada entre o fim da tarde e o início da noite em vários bairros, com baixos acumulados, e diminuíram a temperatura. Vejam dados interessante sobre os últimos meses de fevereiro por aqui. Em 2010, começou uma bizarra sequência de meses muito abaixo da média, situação que vem se revertendo muito bem 👇 Recuperação dos meses de fevereiro em Belo Horizonte (média 181mm): 2010: 71mm 2011: 66mm 2012: 34mm 2013: 75mm 2014: 22mm 2015: 264mm 2016: 176mm 2017: 143mm 2018: 214mm 2019: 223mm 2020: 255mm
  14. Dia encoberto e chuvoso em Belo Horizonte, como previsto. Nos últimos dias, as precipitações estão sempre fracas e intercaladas por períodos nublados, bem melhor que aquele aguaceiro de semanas atrás. Há 3 dias o sol praticamente não aparece na capital mineira. A temperatura máxima no centro da cidade foi de apenas 23,3ºC hoje e temos um começo de noite com 19ºC e garoa. Sopra um vento frio na rua, como se estivéssemos no final de abril. Mas é fevereiro.
  15. Em BH, dia encoberto com chuvas fracas isoladas. Temperatura entre 18 e 25ºC no centro, bem agradável, a sensação de frescor predomina nesse auge do verão. Algumas pessoas estão chamando a Defesa Civil daqui de "Ataque Civil", devido ao excesso de alertas.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.