Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

LeoP

Members
  • Posts

    2319
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    5

LeoP last won the day on September 18 2021

LeoP had the most liked content!

3 Followers

About LeoP

  • Birthday 12/16/1991

Location

  • Location
    Contagem - Belo Horizonte (Pampulha)

Recent Profile Visitors

6002 profile views

LeoP's Achievements

Grand Master

Grand Master (14/14)

  • Conversation Starter Rare
  • Dedicated Rare
  • Very Popular Rare
  • First Post Rare
  • Collaborator Rare

Recent Badges

22.6k

Reputation

  1. Oi, Renan, fiquei um tanto impressionado com essa onda de calor em Juiz de Fora. As estações de topo por aí, nas altitudes da cidade (INMET e Aphaville), tiveram marcas semelhantes às baixitudes de BH, como a Pampulha, de forma que os recordes das cidades estão praticamente idênticos, considerando apenas o INMET. Se a gente levar em conta sua estação, a diferença tornou-se um tanto atípica: 35,0 (Bandeirantes) x 33,7 (Pampulha). --------------------------------------- Fazendo coro ao papel destrutivo de parte da imprensa, aqui em BH, INVENTARAM que a cidade teve sua maior temperatura da história para março com base em dados de ontem de uma estação recente da defesa civil, que eu nem conhecia, localizada no extremo norte do município, enquanto a oficial do inmet para dados climatológicos fica ao sul. A distância passa dos 15 km entre elas, com grandes diferenças de relevo e altitude. Considerando que essas estações costumam nem respeitar as regras da OMM, um escárnio. É assim: colocam uma estação nova, que mede um dado divergente da oficial - pela localização diversa - e essa temperatura "inédita" até então passa a representar um recorde. Guardadas as proporções, é como dizer que Sampa teve recorde absoluto de frio porque Marsilac negativou. É um amadorismo absurdo. Cito os jornais onde li isso: Itatiaia, Hoje em Dia, Estado de Minas. ---------------------------------------- Felizmente, o pior já passou, e sem recorde histórico na série longa de dados. Nuvens carregadas já tomam conta do céu da RMBH nesta tarde e o calor, embora siga presente, já não tem potencial de causar recordes. Com as instabilidades isoladas, a Pampulha chegou a bater 24,1C nessa tarde e agora tem 28°C com trovoadas.
  2. Dia escaldante aqui em Belo Horizonte, com marcas históricas de calor: 21,5 - 33,7C (Pampulha) 20,5 - 32,1C (Cercadinho) 23,4 - 33,8C (centro - cid. Jardim) Pampulha: maior máxima para março desde o começo dos registros em 2006. Cercadinho: maior mínima e maior máxima para março desde o começo dos registros em 2014. Centro/cid. jardim: maior mínima e 2ª maior máxima para março desde o começo dos registros no local atual em 1986. O recorde histórico de maior máxima não foi batido. Um caldeirão em todos os ambientes, todo mundo reclamando muito do calor. É importante considerar que, no horário mais quente do dia, a umidade do ar baixou muito por aqui, com o registro mínimo de 33% na Pampulha. Como já foi dito aqui, calor não combina com umidade em BH. Ou um, ou outro. Agora no começo da madrugada faz 24ºC com céu aberto, um pouco melhor, porém quase 29ºC dentro do quarto.
  3. Onda de calor produzindo recordes em BH: 23,0 - 32,9C (INMET área central) 3ª maior mínima para a estação desde o começo das medições no local atual em 1986. 21,9 - 33,2C (INMET Pampulha) Maior máxima de março desde o início dos registros (2006), empatado com o dia 1 desse mês. 3ª maior mínima. 20,2 - 30,9C (INMET Cercadinho) 7ª maior máxima e 4ª maior mínima desde a inauguração da estação (2014) Nas máximas, somente estações novas tiveram marcas de relevância histórica (que entre, pelo menos, nos top-10 dos maiores registros) mas a estação de referência climatológica do município teve uma mínima muito relevante, que é a 3ª ou 4ª maior das últimas décadas para o mês. Ventilador muito necessário em todos os turnos do dia, casa muito quente. A última vez que vivi dias assim foi durante a última primavera. Por aqui também tivemos algumas nuvens um pouquinho mais carregadas no fim do dia, mas que não passaram de uma pré-ameaça. Nesse momento (19h), a Pampulha registra 27,3ºC.
  4. O quanto seria levemente acima da média? Essas cidades que citou não estão dentro desse destaque que comentei, das "super anomalias". Estocolmo, Oslo e Helsinque já estão na área de anomalias entre +4 e +2 e Murmansk com anomalias na casa dos +0,XºC. No entanto, também percebo há tempos esses exageros, inclusive de previsões que não se cumprem. Não precisamos disso. Obrigado por esse feedback, vou acompanhar essa página com mais cautela.
  5. Máximas entre 31,5 e 32,7C hoje, valores bem altos para o mês: na Pampulha, foi o 7º maior valor para março e, na estação do Cercadinho, o 5º - essas duas estações só tiveram esse destaque, no entanto, pelo tempo curto das estações, já que a estação com dados mais antigos (central) não entrou nem pro top-10. A temperatura não subiu mais pela nebulosidade que surgiu à tarde. Um dia muito desagradável termicamente, tive "crises de suadeira" dos três turnos do dia. A umidade baixou para 37%, um valor muito bom, que não é seco de fato (quando há desconforto) e muito menos úmido a ponto de acentuar o abafamento. Dias semelhantes a esse tendem a se repetir até meados da semana que vem. Como tem ocorrido há uns 3/4 anos seguidos, o auge do verão tá ocorrendo em março, na finaleira da estação. 19h, 26ºC na Pampulha.
  6. Fevereiro de 2023 no mundo, com destaque para as anomalias entre +4 e +8ºC em vastas áreas do hemisfério norte: Significativamente acima da média no hemisfério sul também. Basicamente, somente a Ásia e a Antártica tiveram anomalias negativas. No Brasil, anomalias menores entre o Sudeste e o Nordeste por conta das chuvas.
  7. Via de regra, a mudança de chave aqui na RMBH se dá no último decêndio de abril. Embora mudanças sutis possam ocorrer antes, na prática do dia a dia, "é verão" mais ou menos até dia 20/04, com mangas curtas sempre, tardes mornas ou quentes e resfriamento noturno fraco. Até há uma redução do potencial de calor com o outono astronômico, mas o potencial de frio permanece muito baixo ainda. Inclusive, os resfriamentos diurnos de abril - ridículos, por sinal - são facilmente superados pelos do verão pleno por causa chuva abundante em janeiro e fevereiro e já reduzida em abril. Ou seja, a chuva do começo do ano supera e muito, em efeito, a pequena influência polar do começo do outono astronômico. Enfim, não enxergo outono nenhum pelas próximas semanas. Especificamente para esse ano, enquanto esse el niño estiver ali no pacífico, eu não acredito em nada referente a temperaturas mais decentes. Outono? Final de abril e olhe lá, não duvido de a 1ª MP outonal se dar só em maio. Máxima de 32ºC hoje, agora 26 (19:50).
  8. É muito cansativa essa situação dos últimos 7/8 meses, de ondas de calor que ocorrem todos os meses sem falta desde agosto do ano passado. Teve algum mês que escapou de um período de calor histórico no Brasil? Nesse tempo todo, não me lembro de nenhum eventozinho relevante de frio, que chegasse minimamente próximo de ameaçar recordes. É calor 500 x 0 frio. Já percebi uma queda muito compreensível no movimento aqui no fórum, dada a elevada previsibilidade do comportamento térmico recente. A frase mais escrita ultimamente aqui - "mais um mês acima da média" - não é nada empolgante, afinal, pelo lugar comum que se tornou. Sobre a atual onda de calor - mais uma! - parece que haverá mais umidade e chuvas do que era inicialmente previsto, o que pode frustrar extremos maiores de temperatura. A próxima semana, por exemplo, já terá condições consideráveis de chuvas de verão já no início e não dá pra descartar alguma instabilidade no miolo do evento quente. Hoje, por exemplo, já no meio da semana, tivemos períodos nublados à tarde e a máxima praticamente não subiu em relação a ontem, com 31/32 graus. Parece que, ao menos, ela será mais curta. 26ºC aqui em BH às 19h.
  9. Aqui em BH, choveu entre o fim da madrugada e o comecinho da manhã, até com acumulados razoáveis, no entanto, as mínimas não baixaram dos 21°C na maior parte da cidade, mostrando o ar tropical implacável. Os comentários dos colegas de várias regiões não deixam dúvidas, a atmosfera está aquecida e a chuva também, claro. Passada a instabilidade, as nuvens permaneceram no céu belorizontino a maior parte do dia, com alguns períodos de garoa e aberturas de sol após 15 h, e deixaram as máximas mais comportadas, entre 26 e 28 graus. Houve abafamento, mas a escassez de sol e a temperatura mais amena ajudaram a melhorar a sensação térmica. Uma imagem que retrata bem o dia de hoje: Parece que a onda de calor ficará mais restrita ao sul e SP. O recorde de março de BH, ao que indicam os dados mais recentes, não estaria ameaçado. Vamos acompanhando.
  10. Oi, Renan, sua estação está registrando uma quantidade atipicamente alta de mínimas acima dos 20ºC neste verão, ou eu estou enganado? Me lembro de isso ser relativamente raro até então, mas tenho visto muitos relatos seus nesse sentido. E essa situação de mínimas altas é generalizada, então, pois, além de São Paulo como comentado pelos colegas, aqui temos tido madrugadas abafadas com frequência. As médias nesse ano, até agora, estão em 19,8 na Pampulha e 20,9ºC na área central da cidade, mesmo com chuvas frequentes e acima da média. Hoje, mais uma vez, não baixamos de 21/22 graus. E a onda de calor da semana que vem parece estar confirmada, com a maior sequência de dias ensolarados desse ano na RMBH, até com baixa URA em algumas tardes. Modelos colocam picos de 32/33 graus, o que já é próximo dos recordes do mês.
  11. Chuva pesada voltou a cair na RMBH ontem ao final da tarde, desta vez pegando em cheio a área central de Belo Horizonte, cuja estação meteorológica registrou expressivos 55 mm. Como esta estação é a de referência climatológica, tivemos um grande salto nos acumulados do mês. Houve transtornos: O tempo deve ficar mais ou menos assim nos próximos dias. Praticamente consolidado um verão de chuva bastante presente e frequente, sem nenhum veranico. Confirmada aquela previsão lá de dezembro, que indicava uma grande mudança de padrão atmosférico no país após a primavera tenebrosa de 2023. Excelente precisão dos modelos.
  12. O mês de fevereiro de 2024 foi chuvoso e abafado em BH, com anomalia positiva suavizada pelas precipitações, que ficaram acima da média, tanto nos volumes quanto na quantidade de eventos, com destaque para a semana encoberta e chuvosa entre os dias 18 e 23: Em azul, os dias em que as mínimas estão superestimadas na tabela pelo fato de a estação (convencional) não atualizar no site do inmet as mínimas invertidas causadas por chuvas à tarde ou à noite. Foram 233 mm (+30%) distribuídos em 14 dias com precipitação. Na estação de referência climatológica do município, os desvios das médias ficaram em aproximadamente +0,6C (mínimas) e +0,3C (máximas).
  13. Isso fica fácil de imaginar quando a gente lembra da relativa dificuldade de cidades do Sudeste e Centro-oeste, durante o inverno, baterem as menores máximas do verão. Às vezes, precisa chegar maio ou junho pra isso acontecer. Em locais mais a norte, na latitude 15°S pra baixo, muitas vezes o recorde de máxima baixa fica no verão mesmo. Agora pense que um dia de corredor de umidade pode gerar muito mais frio do que as primeiras MPs do outono astronômico, embora por motivos diferentes. Na prática, é inviável separar. Aqui, considero 3 estações fáceis de distinguir: - verão: morno, abafado e chuvoso; - inverno: ameno, ensolarado e com noites levemente frias; - primavera: aquecimento, com grandes ondas de calor, algumas de frio e aumento de chuvas. Fora isso, é tudo muito confuso. -------------------------------------------------- Voltou a chover de forma generalizada em BH ontem, embora sem as tempestades que caíram a oeste e sul da RMBH, inclusive Contagem. Foram 16 mm na Pampulha. Apesar disso, as temperaturas mal baixaram de 21ºC na cidade durante e após as chuvas.
  14. Aqui na RMBH, pelo que eu já percebi, o outono é ainda mais curto do que em áreas mais ao sul. Grosso modo, vai de 25 de abril até 10/15 de maio, período que o tempo seca e a amplitude aumenta, com noites frescas e tardes mornas, eventualmente com algum evento de frio. De meados de maio até meados de agosto, há uma enorme uniformidade térmica, que chamamos de inverno. Nas últimas décadas, as menores marcas aqui na cidade não ocorreram em junho e julho, muito menos agosto, mas em maio (2022 seguido de 1990), ambos os caso no começo da 2ª quinzena do mês, um tanto precoce - mais de 1 mês do solstício - o que mostra o inverno plenamente estabelecido em boa parte de maio. Acontece que, após estabelecido em meados de maio, a estação pouco se aprofunda e mantém um platô até meados de agosto, quando começa o processo de aquecimento da primavera. Entrando, também, no tema das mudanças de circulação, minha memória climática começa muito tarde (2008), então não vivi o clima original de BH. Tenho noção pelas médias, mas sabe mesmo só quem viveu de verdade. Eu suspeito muito que os nevoeiros, hoje raros e muito esporádicos, eram mais comuns antes. Também suspeito que o inverno era mais seco e que, hoje, temos mais influência do mar do que antes (dias parcialmente nublados e ventosos entre maio e agosto). -------------------------------------- Para minha surpresa, chove de forma moderada, com alguns raios, em vários pontos de BH nesse começo de noite o que, de forma geral, não era previsto. Agora faz 21,0C, temperatura muito próxima da mínima do dia.
  15. Cautela com esses mapas, não raro trazem distorções significativas. Nesse caso, a RMBH está inteira e com folga no vermelho-claro, o que significaria anomalias de -100 a 150 mm no bimestre JF. No entanto, os acumulados variaram entre 475 mm até quase 600 mm (contando estações da capital e dos reservatórios da RMBH), aproximadamente um desvio positivo de +50/100 mm e, por consequência, uma distorção de 150 a 250 mm da realidade, impraticável. A não ser que a RMBH tenha sido uma "ilha chuvosa" pela região (não conferi todas as estações), basicamente, o tom verde, que representa chuva levemente acima da média, deveria ter avançado mais para sul em MG. Os foristas das outras regiões podem confirmar (ou não) isso. A mesma coisa em Brasília, no coração do centro do Brasil, que teve chuva acima da média no bimestre (+100/150 mm), mas o mapa mostra o contrário (-50). Goiânia e Palmas tiveram precipitação rigorosamente na média, também em desacordo. Enfim... --------------------------------------------------- Falando desse começo de março, tivemos marcas históricas de calor por aqui: Estação convencional (centro/cidade Jardim): 01/03: mínima de 23,2C - recorde histórico da estação para março desde que ela está no atual local, superando em 0,1C o valor anterior, de 2017. No entanto, lá na década de 1960, houve mínima bem superior (24,5), em local diverso ao atual. 01/03: máxima de 33,4 - 3ª maior máxima da série, empatado com os anos de 1963, 1977, 1986 e 2009. Pampulha 01/03: máxima de 33,2 - recorde histórico para março da jovem estação (2006-2024), superando em 0,3C o registro de março de 2022. Foi a 1ª vez que o local superou os 33C em março. Cercadinho/Serra do Curral 01/03: mínima de 20,0 - 5° maior valor da série (2014-2024); 01/03: máxima de 32,1 - recorde histórico para o mês. Resumindo, o mês começou excepcionalmente quente, porém arrefeceu em seguida, após a ocorrência de chuvas isoladas no sábado, que registrei no meu sítio, em Sabará: Pela previsão, teremos chuvas e temperaturas em torno da média nessa 1ª quinzena de março.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.