Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

LeoP

Members
  • Content count

    613
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    4

LeoP last won the day on August 6

LeoP had the most liked content!

Community Reputation

1410 Excellent

About LeoP

  • Birthday 12/16/1991

Location

  • Location
    Belo Horizonte

Recent Profile Visitors

1125 profile views
  1. Belo Horizonte: Frio histórico: abaixo de 7°C Frio intenso: 7 - 11°C Frio normal:12 - 17°C Fresco: 18 - 27°C Calor: 28 - 31 Calor forte: 32 - 34 Calor histórico: acima de 35. De acordo com essa escala, hoje foi um dia fresco na capital, já que a temperatura variou entre 18 e 26 graus no centro. Muitas nuvens ao longo do dia, sem chuva.
  2. Dia agradável, com predomínio de céu encoberto e temperaturas entre 18 e 25°C em BH. Garoou rapidamente pela manhã. O tempo começou a abrir após às 16h e fomos agraciados com um lindo final de tarde na capital, com 22°C: Os próximos 10 dias seguem abaixo dos 30C por aqui, com chuvas. Nada mau.
  3. O mês de novembro foi dividido em 2 momentos totalmente diferentes em BH: a primeira quinzena foi tórrida e com chuvas isoladas, a temperatura atingiu um pico máximo de 35,1C, uma das maiores da história para novembro. A segunda quinzena, já muito úmida e chuvosa, chegou a registrar 16°C e fez toda a diferença nas médias, deixando o mês próximo da normalidade: Mínimas: 19,6 (+0,7) Máximas: 28,4 (+0,7) Média compensada: ~23,4 (+0,7) Chuva: 190mm (-50mm) Do final da 1ª quinzena até o final do mês, a média máxima caiu 4°C e as chuvas tiveram boa recuperação. Finalmente, um mês típico, que nos fez lembrar como nosso verão pode ser agradável.
  4. Vendo os colegas discutirem, me pergunto: o que seria o verão climático? Seria o predomínio daqueles dias de sol pela manhã, muito calor e chuva forte à tarde/noite? Bom, penso que essa seja uma das caras da estação, mas nada mais veranil do que um dia chuvoso, não é mesmo? Isso falando de Minas. Esse excesso de nuvens que estamos observando há quase 20 dias e as chuvas associadas já mostram claramente que o verão está aí, escancarado. Afinal, nosso verão não é ensolarado. E as convecções? Já ocorrem também, embora elas tendem a ficar mais frequentes e mais típicas nas próximas semanas. Hoje o dia é encoberto na capital, tipico de quando o vento sopra do mar. Tanto é que a chuva que cair será fraca. Região central às 12h, com 24°C:
  5. Essa segunda-feira, em Belo Horizonte, teve condição de tempo idêntica aos últimos 2 dias: muita nebulosidade e temperatura até confortável pela manhã, parcialmente nublado à tarde, com bons períodos de sol e abafamento e chuvas com raios à noite. No sábado foi fraca, ontem ela caiu forte e hoje está mais fraca novamente, mas sempre aparecendo mais ou menos no mesmo horário. Temperatura hoje variou entre 18,7 e 29,8C no centro. Para amanhã, a previsão é de tempo mais fechado e chuvoso, com queda de temperatura. E, para os próximos dias, não vejo sinais de ZCAS ainda, mas de manutenção dessa condição de muitas nuvens variando, sol ocasional e chuvas frequentes.
  6. Em BH, sábado de muitas nuvens, períodos de sol e chuvas fracas e isoladas ao longo do dia. As temperaturas variaram entre 18 e 28 graus, em geral agradáveis, mas com abafamento à tarde. Houve excelente recuperação pluviométrica ao longo do mês: foram 190mm a 250mm acumulados, a depender da estação, em 13 dias. As temperaturas, que estavam bizarras até o final da 1a quinzena, teve um drop legal e o mês ficou dentro de um desvio (positivo) normal. Posto os dados completos no tópico certo. Para os próximos 2 dias, parece que vai fazer calor à tarde (28-29ºC) e há tendência de queda (25ºC) a partir de terça. Disse "parece" pois é difícil prever temperaturas máximas nessa época do ano, pois depende muito do quanto e quando a nebulosidade vai deixar o sol aparecer.
  7. Modelos e institutos erraram feio na previsão de acumulados de chuva em BH hoje. Havia possibilidade de transtornos e grandes acumulados, mas a realidade foi... 16mm apenas de ontem até agora, chuva toda acumulada até a meia-noite de ontem. Hoje o dia foi encoberto, porém sem acumulação alguma. As temperaturas ficaram dentro do previsto, com 19 - 25ºC. Apesar da falha, a projeção até o final da grade não mudou e continua a indicar muitas nuvens e chuva a qualquer momento. Um ou outro dia pode ter tempo chuvoso e grandes acumulados podem ocorrer sem avisar. No fim, foi um evento de chuva que considero fraco pra época do ano.
  8. Por esses mapas, o centro-sul de MG teria uma enorme anomalia positiva em todos os meses. Seria um verão excessivamente chuvoso, principalmente dezembro e janeiro, que já têm média muito alta. Interessante notar também que o sertão nordestino continuaria sofrendo com a seca, já que a chuva só ficaria acima da média em março. Rio Grande do Sul (principalmente o sul) e Uruguai com déficit, não sei se chega a ser preocupante. @jrmartinisp, a chuva por aqui não caiu conforme o previsto. A previsão, especialmente do modelo europeu, era de grandes acumulados, principalmente na madrugada. O fato é que choveu fraco a moderado entre 18h e 0h de ontem e não choveu mais. Hoje o dia é encoberto, mas não houve chuva ainda. Como saiu um mormaço agora, grandes nuvens já se formam e muito provavelmente deve chover nas próximas horas.
  9. Vem muita água pra RMBH a partir do meio da tarde de hoje e não tem hora para parar. O tempo deve seguir chuvoso na sexta e no sábado, com grandes acumulados e temperatura amena. Climatempo inclusive fez uma matéria alertando para uma possível situação de perigo na capital. Pelo que vejo, o sol será uma raridade nas próximas semanas.
  10. É uma enorme faixa de nuvens que varre o Brasil de norte a sudeste, provocando altos volumes pluviométricos e ocasional tempo severo por onde atua. Costuma durar 5 a 15 dias, período no qual o tempo fica constantemente fechado e chuvoso com pouca ou quase nenhuma aparição do sol. Normalmente aparece entre novembro e janeiro, mas pode ocorrer em outros meses, como a de março de 2011. É um sistema importantíssimo para a saúde hídrica do país, mas também é o principal causador de desastres naturais em vários estados, como ocorreu em BH nas graves enchentes de dezembro de 2011 (mês que terminou com mais de 700mm na capital, na época o prefeito decretou estado de emergência, inclusive). Provavelmente você não conhece o sistema pois ele raramente influencia sua região, como dá pra ver no mapa que a climatempo fez:
  11. Foi extremamente chuvoso, se não me engano foram 2 ZCAS no mês. Praticamente a metade do mês teve tempo encoberto e chuvoso, a outra metade houveram aberturas de sol em meio a chuvas ainda frequentes. Acumulado de ~650mm em 25 dias de precipitação. Apenas 80h de insolação. Ao @Renan, dias chuvosos tolero até 2 seguidos. Depois me cansa, apesar das temperaturas frescas. Por aqui, podem ocorrer inclusive máximas sub 20 com ZCAS. A melhor sensação do mundo é ver o sol brilhar após um período escuro e chuvoso.
  12. Gostei da análise deles, volume e frequência das chuvas. Mais um instituto prevendo um dezembro de muita chuva em BH, o que é absolutamente normal para o mês. Segundo o vídeo, teremos chuvas o mês praticamente todo, fica a atenção especial pra 2a quinzena, onde as precipitações não terão nenhuma trégua. Prevejo ZCAS e dias a fio de tempo chuvoso, natal e ano novo molhados, como nos velhos tempos. Pra quem não sabe, o período de 15 dez - 15 jan é o mais propício do ano à formação de intensos canais de umidade em MG, daí a fama de que sempre chove nessas datas. Quarta de sol entre poucas nuvens. Último dia assim, amanhã muda e a chuva predomina a partir de sexta, sem data pra acabar.
  13. Depois de quase 2 semanas sob predomínio de muitas nuvens, chuvas e tempo instável, Belo Horizonte teve belo dia de sol hoje, para a felicidade das minhas plantas. Não houve ameaça alguma de chuva, o que é relativamente raro nessa época do ano. As temperaturas, apesar disso, não subiram tanto e variaram entre 17 e 28°C. Segue imagem do belo fim de tarde na capital mineira, com 23°C: Esse tempo firme vai durar pouco, já que as pancadas retornam na quinta e o tempo fica mais fechado/chuvoso e com nova queda de temperatura a partir de sexta.
  14. Belo Horizonte amanheceu nublada e com temperatura de 17 a 14°C, dependendo da estação. Espero um dia de nebulosidade variável e máximas de 25/26 graus. A chuva ontem acumulou 7 a 35mm pela cidade, com isso os acumulados mensais subiram para 157mm na estação convencional, 170mm na Pampulha e 205mm na zona sul.
  15. A previsão coloca chuvas bem acima da média, num mês em que a MÉDIA é 350mm. Junta isso com o fato de já ter chovido bem agora em novembro, a ausência de períodos secos e a anomalia positiva estar sobre uma cidade de 2,5 milhões de habitantes. Vai dar merda isso aí.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.