Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard


Popular Content

Showing content with the highest reputation on 08/14/20 in all areas

  1. 2 points
    GFS 18z joga para o MS temperaturas entorno de -2°C/-3°C em 850hpa, confirmando seria a advecção polar pra rivalizar com Julho de 2013 (Se eu não estiver enganado desde desta MP, não teve um frio dessa espessura com tamanha abrangência), e isso tudo já entrando na grade abaixo de 200h. 🙏 EDIT: Na verdade o GFS chega a sugerir temperaturas de -4°C em 850hpa no Sul do Mato Grosso do Sul, não me recordo de ter visto algo assim, nem mesmo em reanálises de eventos históricos. Para o Sul do país a temperatura vai abaixo de -6°C em 850hpa e -15°c em 700hpa, uma maior sincronia com aporte de umidade, seria pra botar amplas regiões embaixo de neve nos Estados do Sul do país.
  2. 2 points
    Bom, vamos lá...hora de todo mundo surtar. NEVE EM CURITIBA PELA 18Z DO GFS: Extensão do friozão em 850hpa :
  3. 2 points
  4. 2 points
    Boa noite! Pois é, o sistema ganhou força ao chegar na capital, na certa por causa da alta temperatura da selva de pedra. Agora chove fraco aqui na ZS. Um fato curioso foi que depois que postei aqui, minha esposa estava do meu lado dormindo e eu não estava botando fé que ia chover por aqui, pois a direção do vento pra sudeste me fez imaginar que só ia chover lá pro extremo sul mesmo. Até ouvir os pingos lá fora. Eu dei um pulo da cama e disse "TÁ CHOVENDO!!" e ela acordou nervosa kkkk Situação complicada aqui em casa agora, mas com chuva lá fora pra consolar.
  5. 2 points
    Se levarmos em consideração as ilhas, as capitais do Chipre e de Malta também entram na disputa. Inclusive eu fiquei impressionado com as médias máximas de Nicosia (capital do Chipre) no verão.
  6. 2 points
    Melhor é ver que todas as últimas rodadas ECMWF Esemble(que é uma média dos 50 cenários rodados pelo modelo) dos últimos dias tem mantido a MP com poucas alterações de intensidade. Tomara que não seja como Agosto de 2016, aquele "flop" foi inesquecível.
  7. 2 points
  8. 2 points
    A propósito, certa vez vi um texto dizendo uma coisa que nunca tinha me atendado e depois fui conferir e era verdade: Curitiba era mais fria que Lisboa (na média). Pela tabela do Wikipédia elas têm exatamente a mesma média mas Curitiba pode atingir valores menores no inverno. Curitiba leva essa pela altitude.
  9. 2 points
    Verdade. Várias cidades no mundo tem amplitude maior. Mas faço duas distinções: entre as cidades globais, Paris é a que me chama mais atenção pelas estações bem definidas e pelo tempo de cada uma delas; em outros lugares, como você citou, onde até temos amplitudes enormes (Yakutsk, por exemplo, que vai de -50º a 30º), o período frio é muito maior do que o período quente. Proporcionalmente o período frio é até pior que o período mais quente aqui do RJ, por exemplo. Da mesma forma têm aqueles lugares onde o período quente prevalece sobre o frio, outros que não variam quase nada (Lima, por exemplo). Temos pra todos os gostos rs Quanto a capital mais quente, se formos pela média possa ser Lisboa mesmo. Atenas também, como muito bem dito pelo colega Alexandre. Em rápida conferência verifiquei que a média de uma estação de Lisboa é de 17,4º (https://en.wikipedia.org/wiki/Lisbon#Climate) e de Atenas é 18,5º (https://en.wikipedia.org/wiki/Athens#Climate), um grau a mais. Da mesma forma na média das máximas e das mínimas. Em compensação a menor mínima é de Atenas.
  10. 2 points
    Atenas no geral é mais quente, mas no inverno é um pouco mais fria
  11. 2 points
    As capitais do Leste Europeu tambem possuem amplitudes térmicas gigantescas, por lá é comum variações de -20° (inverno) a 38° (verão). Enquanto nos meses frios a neve se acumula ao ponto de interditar tudo, nos meses quentes as temperaturas são dignas de países tropicais. Pra quem gosta de dinâmica atmosférica é o melhor ligar da Europa. No outro extremo temos Dublin, Londres, Bruxelas e Amsterdam com seus climas oceânicos que suavizam tanto o inverno quanto o verão. Essas cidades raramente registram mínimas inferiores a -5°C, a neve ocorre mais modestamente e no verão raramente ocorrem máximas acima dos 30 graus. A capital mais quente do continente deve ser Lisboa e a mais fria Moscou.
  12. 1 point
    1928, 1975, 2013... Se nevar em 2020 vai ser épico.
  13. 1 point
    Seguimos nossa escalada de aquecimento por aqui, hoje já deu pra sentir calor. Mínima alta, já começamos o dia com sol e 15 graus. Máxima batendo nos 27 graus. Tudo dentro dos conformes da previsão. O alento de esquentar é saber que é necessário pra depois esfriar. A propósito, vou deixar registrado aqui o maravilhoso mundo do fim da grade pq se um troço desses acontecer de verdade é bom já ir avisando a galera pra preparar o psicológico, o imunológico e até o que não é lógico pq o tiro porrada e bomba vai ser daqueles...
  14. 1 point
    Que emoção! Saudade que eu tava de uma trovoada. De uma tarde setêmbrica pra uma noite feverística. Aliás um eco suspeito no radar de São Roque.
  15. 1 point
    Está chovendo forte nesse momento em São Bernardo e com muitos raios! 😱 Todos os institutos foram tombados, nenhum tava prevendo essa chuva!
  16. 1 point
    E não é que está caindo um temporal bom por aqui agora , há uns 5 minutos chove de forma bem forte. Que bela surpresa. Mas parece que já vai enfraquecer ou parar a chuva , mas pelo menos fez uma limpeza no ar .
  17. 1 point
    Foi o que aconteceu aqui no fim da tarde... Tirando os trovões. Aqui eu diria que faltou umidade no ar, pois o cavado estava a pleno vapor. Veja a animação (possível ver uma linha, com pequenos Cbs explodindo, sobre o tietê): Screen_Recording_20200813-171503.mp4
  18. 1 point
    O Sol se fez presente durante boa parte da tarde aki na região leste do Paraná, mas áreas de instabilidade pairavam no horizonte e avançaram depois das 16h. Variação térmica 11,7/21,6°C com acumulado pluviométrico chegando aos 13 mm em dois momentos de chuva forte (madrugada e durante o começo da manhã). Por volta das 16h30 ocorreram chuvas no lado sul, região de São José dos Pinhais e indo em direção à Guaratuba no litoral: No lado oeste, um belo final de tarde, com nuvens sugestivas 👇 Satélite, final da tarde 👇
  19. 1 point
  20. 1 point
    Chuviscando aqui em Bonifácio. Não deve ir muito além disto... mas, curioso. Agora 32.3°C e UR em 29%.
  21. 1 point
    Tinha era que nevar aqui novamente. Quando nevou em 2013 eu estava acordado e não quis nem sair de casa, na época não ligava pra clima, puta burrice.
  22. 1 point
    Temperaturas extremas durante el dia de ayer en Montevideo (Melilla); TEMP MÁXIMA 15.11 a las 14:59:00 TEMP MÍNIMA 0.17 a las 06:50:00 Las heladas fueron generalizadas. Hoy volvio a helar en casi todo el pais, pero mas moderado, tengo algunas fotos propias, despues las subo. Las minimas hoy fueron las siguientes: Florida: -2°C Mercedes (Automática): -1,6°C Rocha (Automática): -0,8°C Durazno (Automática): -0,7°C San José: 0°C Tacuarembó (Automática): 0,1°C Trinidad: 0,1°C Treinta y Tres: 0,4°C Melilla Montevideo (Automática): 1,2°C Melo: 1,3°C Salto (Automática): 1,4°C Laguna del Sauce (Automática): 1,6°C Paysandú: 1,8°C Rivera (Automática): 1,9°C Young: 1,9°C Prado Montevideo: 2,9°C Colonia: 3,1°C Artigas: 4,6°C Punta del Este: 6°C
  23. 1 point
    Eu tenho uma atenção particular a Paris. Acho que a cidade tem um clima bem bacana, por juntar praticamente todas as possibilidades climáticas mais básicas. Passando um ano em Paris é possível a pessoa presenciar calor com frequência no verão (com extremos como essa última semana), frio (com alguns eventos extremos), com pelo menos um dia de neve que pinta a cidade de branco, chuvas torrenciais, dias ventosos, enfim, atende bem aos amantes do clima. Paris/Montsouris, por exemplo, esse ano variou de -1,1º (22/01) a 39,3º (31/07). 40 graus de amplitude e olha que o inverno foi fraquíssimo, sem neve praticamente. Existem muitos lugares com amplitude maior. Nova York, por exemplo, tem amplitude maior geralmente. Mas Paris, pelo que representa, por ser a cidade que é, tem um clima que me chama muita atenção.
  24. 1 point
    Granizo em Umuarama/PR VID-20200813-WA0012.mp4 (May Corsato)
  25. 1 point
    Foi terrível. Lembro dos parentes que vivem em Portugal, comentarem das noites quentíssimas. Eu recordo assistir a SIC Internacional, e o repórter dizer que estava 33°C às 22:00 em Lisboa. Acho que Lisboa teve mínima de 30°C. Lugares do Alentejo e meio norte ultrapassaram os 45°C.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.