Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard


Popular Content

Showing content with the highest reputation on 03/22/19 in all areas

  1. 13 points
    URGENTE!!!!! O CENTRO HIDROGRÁFICO DA MARINHA (CHM) EMITIU SEU PRIMEIRO AVISO PARA FORMAÇÃO DE UM CICLONE TROPICAL. Segundo o aviso, emitido agora a noite, a formação deverá ocorrer na manhã do sábado, e deve inicialmente ter ventos ente 7 e 9 na Escala Beaufort (algo entre 70 e 90km/h). Portanto, a princípio, a Marinha está prevendo uma TEMPESTADE TROPICAL. A posição informada pelo CHM é esta.
  2. 12 points
    JORNAL NACIONAL DESTA NOITE MENCIONANDO A POSSIBILIDADE DE CICLONE TROPICAL. ALGO HISTÓRICO
  3. 9 points
    Temperatura do Oceano segue bastante elevada na região da formação da Baixa. Está variando entre 28 a 29ºC, com pontos isolados de 30ºC. Abaixo animação do GFS com a passagem do que pode vir ser a IBA, em cima dessas águas efervescentes.
  4. 8 points
    POR QUE O ICON É O ÚNICO MODELO QUE TRAZ A BAIXA PARA A COSTA DO BRASIL??? Como já falei, no momento o ICON é o único dos modelos confiáveis de previsão que traz o futuro sistema de baixa pressão em direção a costa Brasileira. A saída das 12z (E a mais recente também) traz a baixa em direção ao ES. Já os demais modelos, como o GFS neste exemplo, mostram a baixa indo em direção alto-mar. A pergunta que você pode está se fazendo é, mas qual o motivo que o ICON faz levar a baixa em direção a costa do Brasil? A resposta pode estar lá no sul da América do Sul. Sistemas em médios e altos níveis guiam ciclones tropicais, como já dito aqui. Observamos a saída em altitude (500hpas) do GFS e do ICON. No GFS observamos, o cenário tradicional que já venho comentando aqui nos últimos dias. Iba se formaria, e seria guiado por dois anticiclones. Um a leste, criando a pista de direção para o sul, e um outro em cima do sudeste, o que barraria a chegada a costa brasileira. Enquanto isso ao sul do continente, a evolução de um Cavado em altitude faria ondular o Jato Subtropical. A ondulação do Jato Subtropical "capturaria" Iba, e assim o levaria em direção ao alto-mar. No ICON praticamente há o mesmo cenário, em relação aos Anticiclones. Porém nota-se que o Cavado no sul da América do Sul, É BEM MAIS FRACO, do que projetado pelo GFS. Com um cavado mais fraco, ele não tem força de ondular o Jato Subtropical, que aparece zonal na projeção do modelo. Sem ondular o Jato, o Ciclone fica sem o "escape" que o leve para alto-mar... Com isso ele fica semi-estacionário, entre os dois anti-ciclones, o que torna o seu movimento lento, até que o anticiclone que está em cima do sudeste (por ser mais fraco) cede, e permite o landfall no ES. Portanto, o trajeto de Iba pode depender de um cavado polar há milhares de quilômetros do sistema, praticamente no sul da Argentina... Daí a importância no reforço de sondagens no extremo sul da Argentina (como acontecer no USA) para uma melhor previsibilidade do trajeto deste sistema. Veremos quem ganha esta solução....
  5. 7 points
    Noite com temperaturas baixas em São Paulo. Hoje a sensação foi de frio pela cidade, devido aos ventos que sopraram com força do mar, junto com a alta umidade do ar. Radar de São Roque neste momento mostra um pouco de chuva apenas no litoral de SP.
  6. 6 points
    Na tarde de hoje a cidade de Pocinhos, localizada no Cariri a noroeste de Campina Grande, registrou um forte temporal. Foram 100 mm em 1 hora. A média anual do município é de apenas 383 mm.
  7. 5 points
    O sonho de todo baziano... Viver a história, e não apenas ouvir falar dela
  8. 3 points
    Maiores acumulados de hoje na Bahia na rede do Cemaden (acumulados praticamente definitivos):
  9. 3 points
    URGENTE............!!!!!!!!!!!! BOLETIM METEOCEANOGRÁFICO DO CHM (MARINHA DO BRASIL) DE AGORA NOITE ESTÁ CONFIRMANDO A POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO DE UM CICLONE TROPICAL NA COSTA DO BRASIL. LEMBRANDO: O CHM É O ÓRGÃO OFICIAL QUE IRÁ CLASSIFICAR O CICLONE EM TROPICAL OU SUBTROPICAL....!!!!!!
  10. 3 points
    ANÁLISE DOS MODELOS (PARTE II) IMPACTOS Como a maioria dos modelos sugerem que IBA fique em alto-mar, os impactos serão indiretos no geral. Como estará associado a fomação de um canal de umidade, chuvas fortes, com acumulados expressivos pontuais são sugeridos pelos modelos entre ES/BA/MG. Em termos de ventos, os modelos sugerem que as rajadas mais fortes fiquem em alto-mar, ultrapassando os 100km/h. Pouca diferença de ventos seria sentida na costa. Apenas no ICON, que traz a baixa mais próxima da costa, os impactos em termos de ventos seriam mais significativos. Ainda sim, as rajadas estimadas pelo modelo ficariam em 70-80km/h, uma vez que a baixa é mais fraca. Elevação do mar também é outro impacto provável, porém este sendo detalhado maior nos próximos dias.
  11. 3 points
    ANÁLISE DOS MODELOS - PARTE I (SOBRE A BAIXA): Esta tarde, todos os modelos estão em consenso para a formação e evolução da Baixa Pressão. A maioria coloca a formação entre o sábado e o domingo, com aprofundamento entre o domingo e a segunda-feira. Em termos de evolução, parece haver um consenso considerável para evolução em estágio tropical em algum momento. Pode variar entre Tempestade Tropical e Furacão. Quanto ao deslocamento, a massiva maioria, leva o sistema em alto-mar, exceto por 1 modelo que projeta o landfall (tocar em terra). Vejamos a situação de cada modelo: GFS: FV3 EURO CMC UKMET que vem com uma solução agressiva, em termos de força. O ICON, modelo alemão, é no momento um outlier.... Ele coloca a baixa próximo a costa da BA/ES e inclusive sugere landfall deste sistema. Em termos de estrutura, todos os modelos concordam que o sistema assume características tropicais, com núcleo quente em todos os níveis... Algo sem precedentes na história de modelagem para a América do Sul. GFS: FV3: CMC: UKMET:
  12. 3 points
    URGENTE!!!!! É OFICIAL!!!! A DISCUSSÃO DO NOAA (ÓRGÃO DE METEOROLOGIA AMERICANO) PARA A AMÉRICA DO SUL, AGORA RECONHECE A POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO DE CICLONE TROPICAL NA COSTA DO BRASIL.... TRATA-SE DE ALGO HISTÓRICO!!!!!
  13. 2 points
  14. 2 points
    A possível formação de Ciclone Tropical já está sendo comentada pelos foruns meteorológicos de outros países. No USA, o fórum "Storm 2k" abriu um tópico especialmente para monitorar a nossa baixa. http://www.storm2k.org/phpbb2/viewtopic.php?f=31&t=120226 A mesma coisa já acontece no fórum argentino "gustfront". http://foro.gustfront.com.ar/viewtopic.php?f=32&p=379435&sid=425036457ce157f600c0d140006ea059#p379394
  15. 2 points
    Bastante chuva por aqui.. Desde da noite de ontem alternando entre chuva fraca e chuva forte. Em 1hr de chuva: Quase 50% da média do mês em apenas 1hr. 112,4mm desde de 00UTC, no momento chuva fraca e 20,4°C.
  16. 2 points
    NOTA DE ESCLARECIMENTO Cachoeira Paulista, 21 de Março de 2019. O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC-INPE) em colaboração com o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM- Marinha do Brasil) esclarece a possível formação de um ciclone com características tropicais a partir do dia 23/03 (sábado) até o início da próxima semana (terça-feira) sobre o oceano Atlântico, a leste dos Estados da BA e ES. A condição de tempo severo provocada por este sistema ocorrerá principalmente em áreas de alto mar, associada à chuva intensa, com volumes significativos e ventos intensos, com rajadas. Porém, não se descarta a condição de principalmente intensificação dos ventos na costa do RJ, ES e sul da BA, podendo chegar até os 89 Km/h, além de chuvas entre fraca e moderada. Vale lembrar que, simultaneamente haverá a atuação de uma Zona de Convergência, que favorecerá chuvas intensas na faixa entre a BA, norte de MG, parte do ES, TO, parte de MT, do PA e AM. Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio. O CPTEC e a Marinha do Brasil acompanharão a formação e atuação deste sistema nos próximos dias e as atualizações serão divulgadas no site: www.cptec.inpe.br e https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo ou pelo facebook: @inpe.cptec e https://www.facebook.com/servicometeorologicomb/ A Marinha do Brasil ainda disponibiliza informações por meio do aplicativo "Boletim ao Mar", que se encontra disponível para download na internet, tanto para o sistema Android quanto para o IOS, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR). Atualizado em 21/03/2019 17:48
  17. 2 points
  18. 1 point
  19. 1 point
    Boa noite! O dia foi de sol em Buenos Aires, com céu limpo de manha e algumas poucas nuvens a tarde. Fez um pouco de frio hoje, com mínima de 10,9°C, a segunda menor do ano, e máxima de 20,5°C, a menor desde o comeco de novembro. Agora temos poucas nuvens, 16,9°C, URA de 63%, vento nordeste a 6 km/h e pressao em 1.017,6 hpa. Para amanha a previsao é de sol e céu parcialmente nublado, com mínima de 16°C e máxima de 23°C segundo o SMN. O sol nasce as 6h58 e se poe as 19h02.
  20. 1 point
    Já começaram os avisos devidos, pessoal do INMET já alertando é um grande passo!!! Aliás, parabéns a equipe do INMET!!!
  21. 1 point
    Finalmente os órgãos oficiais de meteorologia se pronunciaram.... Excelente atitude para prevenir eventuais Fakenews!! Monitoramento vai bombar nos próximos dias.... Podemos estar a beira de um EVENTO HISTÓRICO de um CICLONE TROPICAL na costa do Brasil. ========================================================================= Discussão do NOAA desta tarde finalmente também vai mencionar a formação de um possível Ciclone Tropical na costa Brasileira. A Discussão ainda não foi finalizada (quando for, irei trazer-lá), mas os mapas já estão vindo com um "Lx" que é uma classificação típica do NOAA para sistemas tropicais!
  22. 1 point
    Se as informações nos meios de comunicação estão limitadas, no meio científico já deve estar sendo bem discutida. Já ocorreu algumas vezes de modelos apontarem a formação de sistemas tropicais e ocorrer somente a formação de um sistema comum. E outra, a maioria das rodadas dos modelos que indicam o desenvolvimento da baixa num sistema tropical levam ele pra alto mar. Eu ainda acho cedo e precipitado alertar a população. O brasileiro é histérico e no senso comum os termos "Tempestade Tropical, Furacão" já remetem a devastação, o povo não sabe que existe uma escala de fraco a muito forte pra classificar sistemas tropicais.
  23. 1 point
    Hoje Porto Alegre registrou a mínima do ano, com 15,2°. Foi incrível o timing: o outono climático começou ontem por lá, junto com o astronômico. Em Florianópolis, também parece ter mudado a chavinha. Tive mínima de 20,0°, após uma madrugada de vento sul incessante. Agora está nublado e segue ventando de sul, com 23,8°/64%. É outono! Previsão pra POA:
  24. 1 point
    Mínimas extremamente outonais no Rio Grande do Sul esta manhã. Destaco os 06,6C de Bagé, 07,4C de Dom Pedrito e 03,3C de Pinheiro Machado !!!
  25. 1 point
    Bom dia, Canela começando com temperatura na casa dos 13 graus. Leve garoa intermitente, vento e sensação de frio. Ontem tivemos as quatro estações num dia só. Sinal do outono que para nós já começou a alguns dias... Em breve estarei mudando radicalmente de clima, estamos nos mudando da linda Canela para a Princesa do Sul, Pelotas. Vamos deixar para trás o frio agressivo e partir para a segunda cidade mais úmida do mundo.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.