Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Condições do tempo no Estado do Rio de Janeiro :


Breno
 Share

Recommended Posts

  • Replies 798
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

^Itatiaia fazendo mais frio q Friburgo. :) Aqui a minima hj 14,4°C, ontem ficou em 13,9°C. No momento venta bastante, tenho 20,6°C

Parece que uma frente fria deve chegar nesse final de semana. Será que fará bastante frio no Estado?

 

 

É meu amigo Rafael, deixa eu aproveitar enquando dá...rs. :D

Hj marquei bem próximo da mínima de Resende q foi 13.2C. Nestes dias mais secos parece-me que a diferença entre lá e cá não se pronuncia muito. Levando em conta q meu termo-higrômetro está desabrigado e fixado numa parede e a 1.80mt do chão de cimento... tá bom demais!rs.

O tempo ainda não começou a mudar por aqui, tive máxima de 27.7C com solzão o dia todo. Frio vampiro!!! :lol:

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

HOJE, o pré frontal ja mostra as suas caras. Temperaturas acima de 30 graus em quase toda a cidade. Hoje a noite a temperatura deve ficar em torno de 28°C!!! Noite Quente, preparem-se!!!! A chuva chega amanha na hora do almoço. rs

Abraços,

 

Acertei em cheio. Pré Frontal forte por aqui. Tenho 28°C com 27% de umidade.

Link to comment
Share on other sites

Por causa do ar seco temperatura caiu rapidamente no início da noite em alguns pontos da cidade, bastou o sol se pôr que caiu para perto de 20 graus na Vila Militar e Santa Cruz, depois de uma pausa no final da tarde os dados de 00:00 mostram que o vento pré-frontal voltou atuar principalmente no litoral da cidade, neste horário a temperatura era de 18 graus no Campo dos Afonsos e 28 graus no Forte de Copacabana, locais que tem praticamente a mesma altitude e estão dentro da mesma cidade.

 

Na Vila Militar 20 graus e no centro 24 graus.

 

Deve chover até o final do dia, a queda de temperatura será bem normalzinha.

Link to comment
Share on other sites

Essa madrugada foi fraco por aqui tb, marquei 16,6°C a mínima. Mas estou confiando hj, pois agora as 16:00hrs esta 17,5°C :shock:, com vento gelado. O tempo esta aberto , apenas com poucas nuvens.

 

É verdade Rafael, até FRIBURGO foi fraco... q droga!

Aqui tá bem nublado e vento frio, a temp. tá caindo devagar, mas tá caindo... agora 18.6C e 72% de U.R. e vento gelaaaaado! não tá com cara de q vai abrir não... ou seja, Fiasco again! :oops:

Vc deve arrebentar na mínima hj se não nublar, vamos torcer!

Abçs.

Link to comment
Share on other sites

Fala galera...

É, o ar seco ainda não chegou no Rj. A noite e madruga foi totalmente nublada e com vento, sensação de friozinho. Mas, temp. baixa msm que é bom, NADA! rs.

Ontem tive máxima de 20.7C, com dia nublado e um pouco de mormaço.

A mínima foi de 15.5C, agora faz 19.1C com céu nublado e vento fraco. Dentro de casa já esfriou tb, 20.8C e 71% de U.R. :D

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Ontem registrei a menor máxima do ano, não passou de 23°C aqui na Abolição com tempo nublado o dia todo e uma ou outra garoa ocasional.De noite o céu ficou parcialmente nublado e ás 0h30 de hoje fazia 19,1°C o que me levou a esperar uma mínima na casa dos 17°C, quem sabe até 16°C, mas pelo visto a madrugada foi nublada e não baixei de 18,8°C, mas agora temos um final de amnhã com sol e apenas algumas nuvens, temperatura em elevação.

Link to comment
Share on other sites

olá amigos,

Acho que esse ultima Frente Fria foi um fiasco total. :( O que acharam?

 

abraços,

 

Ronye, para boa parte de Minas e o estado do Rio, sem dúvida foi. Tivesse havido a formação do ciclone extratropical entre o RS e SC, e a FF teria chegado com mais força pra estes cantos. abraços

Link to comment
Share on other sites

olá amigos,

Acho que esse ultima Frente Fria foi um fiasco total. :( O que acharam?

 

abraços,

 

Ronye, para boa parte de Minas e o estado do Rio, sem dúvida foi. Tivesse havido a formação do ciclone extratropical entre o RS e SC, e a FF teria chegado com mais força pra estes cantos. abraços

 

Pois é, e o pior é que pelo visto... vem bloqueio por ai.... :cry:

Link to comment
Share on other sites

olá amigos,

Acho que esse ultima Frente Fria foi um fiasco total. :( O que acharam?

 

abraços,

 

Foi fraca para moderada (mais para fraca) como eu esperava, ainda assim teve o dia mais "frio" do ano na Vila Militar com 19,2 de média simples e 19,6 de média 24h no sábado, nada demais, que guardem a "munição" para o miolo do inverno, para não repetir o fiasco do ano passado quando tive mínima absoluta de 16 graus, apesar da estação ter ficado na média não houve uma frente fria decente sequer no sudeste, SP teve uma mínima absoluta de 8,X, e a convencional de CJ não negativou nenhuma vez, o inverno passado se limitou ao frio vampiro das baixadas (como o Tucci que teve várias negativas e as mínimas bem abaixo da média na Vila Militar em julho, mês que teve grandes anomalias positivas na maior parte da Região Sul), as frentes frias só começaram a chegar bem em setembro, já sem muita força.

 

Agora em 2009 tem grandes chances de maio terminar entre normal e acima da média em todo o centro sul do Brasil, o que melhora minhas esperanças para o inverno (se não aqui, pelo menos no sul), o bloqueio esta semana, caso venha acompanhado de noites com poucas nuvens, vai ser bom para as mínimas no sudeste, mas só em áreas menos urbanizadas ou baixadas, como julho de 2008.

 

Agora não é de hoje que a intensidade das frentes frias no sudeste se reduziu, parece que nenhuma massa polar atinge o sudeste em cheio mais, e isto coincide com a seca de neve decente no sul, em 2007 até houve uma massa polar aceitável em julho, mas foi boa mesmo só no litoral do sudeste (4 máximas seguidas abaixo de 20 graus aqui em casa, 4 graus de mínima em Iguape), em setembro de 2006 se deu o mesmo, até recorde mensal teve em Ubatuba (6,X) e ADBV (8,1), mas fora do litoral foi normal.

Link to comment
Share on other sites

olá amigos,

Acho que esse ultima Frente Fria foi um fiasco total. :( O que acharam?

 

abraços,

 

Ronye, para boa parte de Minas e o estado do Rio, sem dúvida foi. Tivesse havido a formação do ciclone extratropical entre o RS e SC, e a FF teria chegado com mais força pra estes cantos. abraços

 

Pois é, e o pior é que pelo visto... vem bloqueio por ai.... :cry:

 

Não fala em bloqueio não Ronye... o frio vampirão de Itatiaia me mata nessa época... saio pra trabalhar com 8C ou 9C (no inverno) e à tarde bate nos 30C, haja saúde... fico gripado direto e com dor de cabeça no fim da tarde, quando esfria bruscamente!

Link to comment
Share on other sites

olá amigos,

Acho que esse ultima Frente Fria foi um fiasco total. :( O que acharam?

 

abraços,

 

Ronye, para boa parte de Minas e o estado do Rio, sem dúvida foi. Tivesse havido a formação do ciclone extratropical entre o RS e SC, e a FF teria chegado com mais força pra estes cantos. abraços

 

Pois é, e o pior é que pelo visto... vem bloqueio por ai.... :cry:

Link to comment
Share on other sites

Não fala em bloqueio não Ronye... o frio vampirão de Itatiaia me mata nessa época... saio pra trabalhar com 8C ou 9C (no inverno) e à tarde bate nos 30C, haja saúde... fico gripado direto e com dor de cabeça no fim da tarde, quando esfria bruscamente!

 

É verdade!!! Haja Saude meu caro amigo. Mas confesso, que até gosto um pouco desse frio vampiro. hehe

Abraços,

No momento, aqui na zona oeste 21,9°C!!! Hoje,devo chegar a 19,X. Abraços, :cry:

Link to comment
Share on other sites

É Ronye, tem o lado positivo do bloqueio, pelo menos sentimos um pouco de frio! :)

Hj a mínima foi de 18.0C aqui em Caxias, agora céu de brigadeiro e 23.0C, muito agradável!

Já em Itatiaia, fez 13.1C de mínima hj cedo e segundo a tempoagora chuviscava com 16.3C às 9h... não entendi nada, chuva com tempo seco desse jeito. :?

Abração.

Link to comment
Share on other sites

Amigos do Rio, vamos fazer um encontro por esses dias, o que acham?

Tô sempre no Rj nos fins de semana, Sábado seria legal pra mim...e pra vcs?

Qualquer lugar que queiram marcar dentro da cidade do RJ pra mim tá bom... agora tenho uma sugestão: Tô sempre na Barra aos sábados, O Ronye mora por lá, se o restante não se importar poderíamos fazer um encontro na praia (combina bem com o nosso frio :( ) ou num shopping qualquer, sei lá! Ia ser muito legal!

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Amigos do Rio, vamos fazer um encontro por esses dias, o que acham?

Tô sempre no Rj nos fins de semana, Sábado seria legal pra mim...e pra vcs?

Qualquer lugar que queiram marcar dentro da cidade do RJ pra mim tá bom... agora tenho uma sugestão: Tô sempre na Barra aos sábados, O Ronye mora por lá, se o restante não se importar poderíamos fazer um encontro na praia (combina bem com o nosso frio :( ) ou num shopping qualquer, sei lá! Ia ser muito legal!

Sds.,

 

Por mim, to dentro.

em um shopping, acho que seria melhor. rs

Não vou a praia no inverno . rs :D

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

A madrugada passada tinha tudo pra esfriar bastante, pois o céu seguia aberto... às 22:30h eu já tinha 15.8C, quando de repente começou a nublar e assim ficou até de manha! Conclusão: A mínima ocorreu nesse horário, amanhecendo com 17C e nubladão. Lá pelas 8:30h, o sol saiu timidamente, e logo em seguida fechou de novo, ficando assim pelo resto do dia. Com isso, a máxima foi de apenas 23.5C! :mrgreen:

Hj acho que vai pelo mesmo caminho... céu nublado e pouco frio! :x

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

geada nas cidades da serra aqui só com massa de ar polar quando a temperatura despenca neh?

ou uma simples frente fria forte pode fazer ocorrer o fenomeno?

 

vlw pessoal

 

Depende, na região mais urbanizada (central) de cidades como Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo é raro gear, talvez nem em 2000, mas na área rual destes municípios tem pontos onde ocorre geada todo ano, nos arredores da estrada Teresópolis-Friburgo encontramos alguns destes pontos.

 

Mas a maior incidência é mesmo no planalto de Itatiaia, acredito que este local tem a maior frequência de geadas do Brasil por contar com baixadas de até 2500 m, não deve ser raro gear no verão quando a umidade dá uma folga, e quase diário no inverno (exceto quando nubla, mas no inverno as noites claras predominam lá em cima), das áreas habitadas do estado a maior incidência deve ser na região de Visconde de Mauá, onde os efeitos da "urbanização" são muito pequenos.

 

A noite foi nublada e as mínimas ruins na cidade do Rio hoje, mas ao longo do dia a nebulosidade diminuiu, a próxima madrugada será melhor se não nublar, até porque hoje apesar do sol está bem fresco, mal passou de 25. Ontem choveu um pouco, agora só deve voltar a chover no final do mês.

Link to comment
Share on other sites

Em Nova Friburgo

Vou responder com as palavras do colega Leonardo Oliveira do "fórum antigo":

"Geada em Friburgo tem, na zona rural é algo tão comum e cotidiano que não se faz alarde, até porque aquilo é o fim do mundo

No centro cidade tem geada também (menos comum), esse ano (2007) teve bastante até."

 

"Se pudessemos marcar direitinho iamos ver que Friburgo se encaixa nas cidades "medianas" em relação frio. Friburgo é uma das cidades mais frias do sudeste, é algo que se sabe desde sempre. "

 

"O "problema" é a amplitude térmica: altíssima!!! (problema entre aspas porque é bom ver as 4 estações no desenrolar de um dia)

O friburguense da roça tá acostumado a sair de casa rolando de tanto casaco, com 15 ciroulas térmicas, pisando na grama fazendo "crack" (congelada) e de tarde de sunguinha ou biquine na cachoeira tomando uma itaipava bem gelada.

 

Mas volta e meia a situação impressiona bastante.

Em episódeos de frente fria a temperatura máxima pode não ultrapassar os 10°C lá em Salinas, no centro uns 13/15°C. "

 

"Mas neve é complicado. Só temperatura baixa não adianta nada, só dá geada, e se tem umidade a temp. não cai...

NF até tem altitudes pra neve, afinal é lá que se encontra o topo da serra do mar (culminando nas duzia de picos com mais de 2000 m), é extremamente úmida no inverno, em eventos de ondas de frio fortes pode zerar o termometro mesmo com umidade, e a latitude é basicamente a mesma de CJ e Monte Verde (onde já nevou em raros eventos).

Só que em NF os lug que deveriam ter essa chance de neve são muito ermos (ah! Se aquelas montanhas falassem...)

 

"A latitude é crucial.

Pra nevar seria muito muito difícil a essa latitude que estamos, sem contar que o clima do estado do RJ é tipicamente oceânico.

 

Acredito mais na hipótese de sincelos muito fortes que realmente pareçam neve.

 

Há muito tempo vi as árvores levemente esbranquiçadas, mas não caia nada visivelmente. Não era mais que a umidade se congelando. Foi bem fraco. No entanto o mesmo fenômeno acontecendo com intensidade deve dar um belo susto. "

 

No entanto sincelo é razoavelmente comum em Salinas (na cidade nunca se viu), chega a acumular consideravelmente, formar pingentes de gelo, congelar canos de água, enfim...

As tais histórias de neve que os mais velhos contam pode não ter sido mais que um sincelo muito forte (ou nevoeiro congelado ou nevão em portugal). A "neve" de São Paulo já foi provada não ser mais que sincelo também! "

 

Conclusão:

Ou seja, neve em NF apenas deve ter ocorrido onde houve um longo período de diminuição da temperatura da Terra, como a Pequena Era do Gelo.

Porém, não descarto que tenha algum registro (escrito ou fotográfico) do evento nos séculos XIX e XX.

-#-

Quanto a Itatiaia, além de gear bastante todos os anos, neva! Porém é difícil, a ultima vez foi em 2004.

 

Loepa

Vc chegou a mencionar em "Eventos históricos" que teria ocorrido uma geada generalizada em 1979 nas serras, inclusive em encostas. Vc tem mais informações sobre esse evento?

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

 

Loepa

Vc chegou a mencionar em "Eventos históricos" que teria ocorrido uma geada generalizada em 1979 nas serras, inclusive em encostas. Vc tem mais informações sobre esse evento?

Abraços!

 

Já ouvi relatos sobre esta geada, que teria sido generalizada e até muito prejudicial para algumas culturas, inclusive do Cacella e do Rodolfo (do fórum antigo), e os dados das poucas estações do Inmet na época confirmam, várias estações tiveram a mínima absoluta da normal 1961-1990 nesta onda de frio e todas foram do dia 01/06/1979, no livro das normais diz Cordeiro (2,1), Ecologia Agrícola (6,5), Piraí (0,8) e Vassouras (0,3), todas abaixo dos 500 m.

 

Sobre a regada na região central, das 3 maiores cidades serranas ela é menos rara em NF e muito rara em Petrópolis, Teresópolis (achismo, baseado do Inmet que é mais frio que a área central da cidade e mesmo assim não tem mínimas tão boas, como modestíssimos 5,5 na massa polar de 2007 contra 8,7 aqui na capital ao nível do mar na Vila Militar) deve ser muito raro também, um amigo meu que mora bem perto do centro de Petrópolis desde 1997 nunca viu geada, e ele acorda cedo.

Link to comment
Share on other sites

Tivemos uma semana com tempo bem monótomo aqui no Rio, predomínio de sol com alguns dias um pouco mais nebulosos e outros não, máximas indo de um mínimo de 26,6°C(ontem) ao máximo de 28,5°C(hoje) e mínimas de 19,4°C(hoje) a 21,7°C(quarta feira), bem parado mesmo, agora temos céu limpo e 22,5°C, ainda falta pelo menos mais 1 semana para essa situação começar a enfim mudar, este é de longe o mês de maio mais sem graça dos últimos anos e um dos mais meses mais secos por aqui recentemente, até agora só foram 5mm de chuva, luta com junho de 2003 que também teve 5mm pelo posto de mês mais seco desde que comecei a acompanhar o tempo em meados de 2002, mas como deve chover bem no finalzinho do mês, junho de 2003 ainda deve continuar na liderança.

Link to comment
Share on other sites

Aqui na área do do Maracanã já choveu tudo o que tinha que chover este mês, logo na primeira tarde caiu em poucas horas mais da metade da média, uma das chuvas mais fortes (para maio) que vi, depois foi só chuvinha e deve estar bem na média agora somando a chuva mais forte com meia dúzia de chuvinhas, com a chuva do final do mês deve fechar acima aqui nesta região da cidade, pena que não tenho como medir.

 

Já estou com saudade de um mês seco de verdade (e o contrário também com grandes volumes na cidade toda), a última vez que chegou perto de ter um volume bem pequeno aqui (mas a chuva do começo do mês jogou água no "chopp") foi julho de 2008.

 

Fora este comecinho em alguns bairros, maio está sendo mesmo um mês muito monótono aqui na capital, e a frente do final do mês não deve ser nenhuma Brastemp para cá, acho que minha mínima de 18 graus no dia 2 só cai em junho, ou com sorte bem no fim deste mês, hoje em dia os microclimas são o único consolo contra a monotonia do clima desta cidade, saudades do passado (pelo menos o que está na minha memória) quando os verões eram mais quentes e tempestuosos, os invernos mais imprevisíveis e as primaveras mais dinâmicas com ventanias e picos de calor (não o mar de nuvens interminável que a "estação das flores" virou nos últimos anos).

Link to comment
Share on other sites

O meu termometro deu algum bug aqui ontem a noite. Quando abri a porta de casa (ontem a noite), foi o suficiente para elevar a temperatura de 13 para 15°C, depois foi caindo até chegar na casa do 14,2°C, fui dormir registrando essa temperatura. Quando acordei para ver a minima: 14,2°C. Ou seja, a temperatura ficou estagnada até de manhã cedo. Alguém tem idéia do pq disso? :?

Eu coloquei uma bolsa de gelo próximo ao sensor e caiu até chegar aos 4°C. Estranho. Provavelmente devo ter tido uma boa mínima hj.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.