Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JUNHO 2011


Recommended Posts

Interessante que mesmo o GFS que estamos considerando como a pior situação, dá um belo frio para o começo da semana e com séria possibilidade de neve também.

 

O INPE eu não entendi, ele faz um desenho lindo, clássico de alta + ciclone, bem parecido com o europeu. Mas as temperaturas são bem mais modestas.

Link to comment
Share on other sites

Tanto a última rodada do GFS quanto o ETA de 7 dias dão o mesmo quadro: uma baixa se organizando primeiro no Uruguai seguido da entrada do frio a partir do sábado. Só que tem um detalhe: se desenvolve uma outra baixa pressão na costa da Província de Buenos Aires, mantendo forte gradiente de pressão entre o oceano, desde a Argentina até SC, e o continente. A alta fica no centro e norte da Argentina enquanto que a baixa mantém umidade na faixa leste e boa parte de SC e PR. Isso até o início da segunda-feira. É aí que a neve poderia ocorrer. Não seria um ciclone propriamente, mas perturbações. Um cavado, talvez? Ainda na 2ª o ciclone se constitui muito rapidamente e corre para o alto-mar. O tempo seca totalmente na 2ª-feira e a temperatura afunda na 3ª em todo o Sul!!

 

Ou seja: domingo e segunda terão tardes frias e ventosas. A MetSul dá máxima de 10° a 12° para POA na 2ª-feira com vento seguido de mínima de até 2°. Frio de rachar à vista!! Fantástico!!

 

Pelo quadro que se desenha vamos reverter o estrago que esses dias mornos fizeram na média de junho. Aposto que pelo menos no RS, SC e parte do PR fecharemos junho abaixo da média.

 

Hoje tive mínima de 16,3°. Agora está morno e muito úmido!! Tudo molhado. Faz 21,2° com 81% e quase nublado.

Link to comment
Share on other sites

Tanto a última rodada do GFS quanto o ETA de 7 dias dão o mesmo quadro: uma baixa se organizando primeiro no Uruguai seguido da entrada do frio a partir do sábado. Só que tem um detalhe: se desenvolve uma outra baixa pressão na costa da Província de Buenos Aires, mantendo forte gradiente de pressão entre o oceano, desde a Argentina até SC, e o continente. A alta fica no centro e norte da Argentina enquanto que a baixa mantém umidade na faixa leste e boa parte de SC e PR. Isso até o início da segunda-feira. É aí que a neve poderia ocorrer. Não seria um ciclone propriamente, mas perturbações. Um cavado, talvez? Ainda na 2ª o ciclone se constitui muito rapidamente e corre para o alto-mar. O tempo seca totalmente na 2ª-feira e a temperatura afunda na 3ª em todo o Sul!!

 

Ou seja: domingo e segunda terão tardes frias e ventosas. A MetSul dá máxima de 10° a 12° para POA na 2ª-feira com vento seguido de mínima de até 2°. Frio de rachar à vista!! Fantástico!!

 

Pelo quadro que se desenha vamos reverter o estrago que esses dias mornos fizeram na média de junho. Aposto que pelo menos no RS, SC e parte do PR fecharemos junho abaixo da média.

 

Hoje tive mínima de 16,3°. Agora está morno e muito úmido!! Tudo molhado. Faz 21,2° com 81% e quase nublado.

 

Marcos ótima análise!!!

Estou contigo e não abro!

Caio e você não coloca a cara???

Hehehehe

Está decidido, DOMINGO VAI SER DE SERRA!!!

SÃO JOAQUIM JAJÁ ESTOU POR AÍ!!!!

Link to comment
Share on other sites

Pelo GFS, o melhor quadro de neve nos últimos anos, cenário clássico, nebulosidade ciclônica cruzando sobre a Serra do Botucaraí e nordeste do RS, na minha humilde opinião janela para o fenômeno da tarde de domingo até a noite de segunda. :good2:

 

É agora, hem PH. O placar se abrirá. :good:

 

 

Eu, o Shima e o geógrafo Everaldo medimos as altitudes na Raia da Pedra com um Garmin de alta precisão.Deu em média 10m acima do que aponta o GE.Aliás já percebi alguns erros de altitude do GE...

 

Exactamente.

 

POR ISSO QUE ESTOU COLOCANDO NEVE EM OUTRAS ÁREAS.

 

Depois do que li, só posso chamar-te de irresponsável! :pleasantry: :rofl:

Link to comment
Share on other sites

O Europeu está numa estabilidade comovedora! Rodada após rodada e o quadro proposto por ele não muda! O ponto levantado pelo AAA só pode ser o fluxo de umidade para as serras. Seria ele insuficiente para provocar neve? Se sim, ao menos teremos mínimas espetaculares nas baixadas! Afinal, quem não tem cão, caça com gato, he he he he

 

O GFS está pondo um frio muito bom também, mas longe de ter o desenho clássico do Europeu e longe ter a temperatura proposta pelo computador do velho continente.

Link to comment
Share on other sites

Vocês estão atentando apenas para a superfície e 850. O Europeu fecha uma baixa fria sobre o RS no domingo em níveis médios da atmosfera. Foi uma baixa desta natureza que trouxe a neve de 2007 em Buenos Aires e que deixou o deserto de Atacama branco no outono do ano passado. Por conta justamente desta baixa fria, muito fria, que gera nebulosidade e instabilidade, é que fica um bolsão de ar gelado segregado sobre o RS do bolsão principal de ar polar no Atlântico Sul.

Link to comment
Share on other sites

Vocês estão atentando apenas para a superfície e 850. O Europeu fecha uma baixa fria sobre o RS no domingo em níveis médios da atmosfera. Foi uma baixa desta natureza que trouxe a neve de 2007 em Buenos Aires e que deixou o deserto de Atacama branco no outono do ano passado. Por conta justamente desta baixa fria, muito fria, que gera nebulosidade e instabilidade, é que fica um bolsão de ar gelado segregado sobre o RS do bolsão principal de ar polar no Atlântico Sul.

 

Há chance de neve no sul gaúcho, então?

Link to comment
Share on other sites

Vocês estão atentando apenas para a superfície e 850. O Europeu fecha uma baixa fria sobre o RS no domingo em níveis médios da atmosfera. Foi uma baixa desta natureza que trouxe a neve de 2007 em Buenos Aires e que deixou o deserto de Atacama branco no outono do ano passado. Por conta justamente desta baixa fria, muito fria, que gera nebulosidade e instabilidade, é que fica um bolsão de ar gelado segregado sobre o RS do bolsão principal de ar polar no Atlântico Sul.

Ah agora entendi professor AAA. Uma baixa em altitude.Tá certo foi assim em 2007.Aliás quando tu citas Buenos Aires pode citar junto Serra do Botucaraí, não vai cair pedaço :laugh: :laugh: :laugh:

Abração triple A, tu sabes o quanto te admiramos. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Para acompanhar a neve em São Francisco de Paula (954 metros) e a estação que nem sempre está online: http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IRSSOFRA2

Webcam

current.jpg?1308844520

Que maravilha Bruno!

POr aqui o Édio Lima, o mesmo que fotografou a neve acumulada em 2007 Raia da Pedra, agora já tem filmadora, Marcelo Comin ;tmbm inclusive.Estão à postos, provoquei o brio dos gaudérios, eles fazem questão de filmar e fotografar a branquinha.Estão mais motivados do que nunca. :sarcastic: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Uma provocação. Encarem como desejar. Podem até mover o tópico. Mas vou dizer o que os outros não dizem (by Lauro Quadros).

 

Os últimos dias mostram que este fórum jamais deveria ter deixado de ser Brasil Abaixo de Zero.

 

O frio é a essência deste fórum. Desmaia no verão, é um vulcão no inverno.

 

Qualquer chance menor de neve rende mais páginas que uma mega onda de tornados no Sul do Brasil.

 

E o Bruno ainda me deve um pote de sorvete. Com a inflação, já virou vários potes de Haagen Daz.

Link to comment
Share on other sites

Uma provocação. Encarem como desejar. Podem até mover o tópico. Mas vou dizer o que os outros não dizem (by Lauro Quadros).

 

Os últimos dias mostram que este fórum jamais deveria ter deixado de ser Brasil Abaixo de Zero.

 

O frio é a essência deste fórum. Desmaia no verão, é um vulcão no inverno.

 

Qualquer chance menor de neve rende mais páginas que uma mega onda de tornados no Sul do Brasil.

 

E o Bruno ainda me deve um pote de sorvete. Com a inflação, já virou vários potes de Haagen Daz.

 

Vc podia continuar me classificando como AA, embora entenda que pela Resolução 2.682 eu deveria estar em D. :laugh:

 

Pagarei a minha dívida!

Link to comment
Share on other sites

Uma provocação. Encarem como desejar. Podem até mover o tópico. Mas vou dizer o que os outros não dizem (by Lauro Quadros).

 

Os últimos dias mostram que este fórum jamais deveria ter deixado de ser Brasil Abaixo de Zero.

 

O frio é a essência deste fórum. Desmaia no verão, é um vulcão no inverno.

 

Qualquer chance menor de neve rende mais páginas que uma mega onda de tornados no Sul do Brasil.

 

E o Bruno ainda me deve um pote de sorvete. Com a inflação, já virou vários potes de Haagen Daz.

Questão de preferência.Eu prefiro dar mais importância à extremos de temperaturas, principalmente mínimas como foi no início de junho do que para outras ocorrências atmosféricas secundárias... :ok:

Link to comment
Share on other sites

Os últimos dias mostram que este fórum jamais deveria ter deixado de ser Brasil Abaixo de Zero.

 

O frio é a essência deste fórum. Desmaia no verão, é um vulcão no inverno.

 

Ecoo isso há meses, incessantemente; fui voto vencido.

 

O BAZ, composto por nós, poucos, sei disso, mas qualificados, deveria se eternizar. O restante do conteúdo do site não vinga. Nem vingará, pois volta e meia, o tema sempre diz respeito ao frio...

 

Mas é o meu modo de pensar.

Link to comment
Share on other sites

Vocês estão atentando apenas para a superfície e 850. O Europeu fecha uma baixa fria sobre o RS no domingo em níveis médios da atmosfera. Foi uma baixa desta natureza que trouxe a neve de 2007 em Buenos Aires e que deixou o deserto de Atacama branco no outono do ano passado. Por conta justamente desta baixa fria, muito fria, que gera nebulosidade e instabilidade, é que fica um bolsão de ar gelado segregado sobre o RS do bolsão principal de ar polar no Atlântico Sul.

Foi isso que causou a neve em 1981 ou 1979, num artigo que postei há muito tempo!!

Link to comment
Share on other sites

Previsão do tempo do Wunderground para Caxias do Sul

 

Domingo à noite

 

Possibilidade de Neve. Céu Encoberto. Mínima: 0 °C. Vento SW 16 - 26 km/h. 50% Possibilidade de chuva (water equivalent of 2.0 mm). Sensação Térmica: -4 °C.

 

Para Canela ele é ainda mais ousado na temperatura, embora diminua em 10% a chance de neve:

Possibilidade de Neve. Muito Nublado. Mínima: -3 °C. Vento WSW 13 km/h. 40% Possibilidade de chuva (water equivalent of 1.8 mm). Sensação Térmica: -7 °C.

 

Imagina se o Weather Underground se baseasse no ECMWF para fazer a sua previsão eletrônica?

Link to comment
Share on other sites

AAA, o fato do GFS ainda estar muito divergente preocupa mesmo! Tem razão!

Mas não vejo como todos os outros poderiam errar juntamente com o europeu. Outros modelos que consulto divergem do padrão GFS agora na 12Z também, como por exemplo o Mbar. Todos estão com o europeu. Cenário muito interessante, e raro. É por essas e outras que meteorologia é apaixonante mesmo!

Link to comment
Share on other sites

GFS das 12Z é ruim.

 

Me preocupa isso.

 

Europeu acerta mais que o GFS, mas teve um episódio no ano passado em que se estabeleceu o mesmo tipo de divergência e deu GFS.

 

Por isso, a cautela.

 

Pelo Europeu, lindo. Pelo americano, ordinário.

 

 

:laugh: :laugh: :laugh:

 

Boa analogia! Se fosse o contrario voces estariam mais tranquilos?

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Já está razoavelmente frio na fronteira oeste gaudéria. Faz 13C em Uruguaiana, Livramento e Quaraí.

 

Acho que agora nosso amigo Rafael Dable vai finalmente ficar mais tranquilo! A fronteira vai ter um belo frio durante todo o final de semana e inicio da proxima!

 

Sds.

 

Dias típicos do verão norueguês :pleasantry:

Link to comment
Share on other sites

Ilustrando a observação sublime dos profissionais

 

O cavado em altura (500mb) sobre o Sul do Brasil responsável pelas instabilidades que associadas ao frio podem causar neve, de acordo com o europeu:

 

Muito bonito o desenho da carta com o cavado em altos niveis! Percebe-se realmente como e complexo estudar a ocorrencia de um fenomeno com a Neve nas latitudes brasileiras.

So relembrar, ano passado em Agosto tinhamos um cavado atuando na regiao, mas nao em altos niveis como esse.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Aeroporto de Caxias deve ficar fechado durante todo o dia, nesta sexta, devido ao forte nevoeiro que vai dominar a encosta nordeste da nossa Serra.

A visibilidade deve se reduzir a alguns metros já nas primeiras horas da manhã.

Mais um atrativo para os turistas que procuram o clima de montanha na nossa região serrana.

As máximas em Caxias devem ficar ao redor dos 11 e não devem passar dos 10 em Gramado, Canela e Sao Chico.

Link to comment
Share on other sites

Tem razão,agora sim estou feliz da vida. Inverno de verdade chegando. :good:

Rodada 12Z do GFS pode ter sido um pouco pior para a neve, mas para o frio foi espetacular, pelo menos aqui na fronteira, poderemos ter até 5 graus abaixo da média nos próximos 15 dias. :good2: :prankster:

Bruno, me sinto no verão islandês, típico dia de junho em Reykjavik, hehehe.A diferença é a luminosidade.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Cachoeiro/Sul do ES, vamos tendo a tarde mais fria do ano até agora 20ºC. Garoa em boa parte do tempo, céu carregado, nuvens bem escuras. O que a umidade vinda do mar não faz, né? :mosking:

GFS, está bem melhor agora do que quando começou. Já coloca 12ºC, aqui para Cachoeiro (baixada-35 metros), e 9ºC, para a região Serrana do ES (entre 600 e 1200 metros). Abraços!

Link to comment
Share on other sites

EUROPEU NÃO MUDA O FRIO NA 12Z!!!

 

Muda sim, Caio.

 

1) O Europeu vinha colocando o pico de frio em 850 hPa na tarde do domingo. Agora ele coloca na noite de domingo e na madrugada de segunda, como vinha acusando o americano. Ele retarda de 6 a 12 horas o "grosso" do ar gelado.

 

2) Ele diminui minimamente o frio em altura, mas, em compensação, aumenta os volumes de precipitação.

 

3) Além de aumentar a precipitação, prolonga mais na segunda-feira a instabilidade.

 

Disso se extrai:

 

Pelo Europeu, aumenta a possibilidade de neve por este modelo. Ele leva o grosso do ar frio com instabilidade para o período mais frio do dia que é o período noturno. Coloca 5C com chuva em POA segunda de manhã.

Link to comment
Share on other sites

Ok AAA, obrigado. Belíssima observação! O sentido da expressão foi avisar que o europeu manteve o frio, que está firme em sua tendência do ciclone, do anticiclone mais forte e da chance muito maior de neve que o GFS. Os detalhes esmiuçados por ti são os finos ajustes muito bem observados. Mudou o detalhe, manteve a dinâmica. Especialmente para o que o BAZ mais gosta, neve!

Link to comment
Share on other sites

EUROPEU NÃO MUDA O FRIO NA 12Z!!!

 

Muda sim, Caio.

 

1) O Europeu vinha colocando o pico de frio em 850 hPa na tarde do domingo. Agora ele coloca na noite de domingo e na madrugada de segunda, como vinha acusando o americano. Ele retarda de 6 a 12 horas o "grosso" do ar gelado.

 

2) Ele diminui minimamente o frio em altura, mas, em compensação, aumenta os volumes de precipitação.

 

3) Além de aumentar a precipitação, prolonga mais na segunda-feira a instabilidade.

 

Disso se extrai:

 

Pelo Europeu, aumenta a possibilidade de neve por este modelo. Ele leva o grosso do ar frio com instabilidade para o período mais frio do dia que é o período noturno. Coloca 5C com chuva em POA segunda de manhã.

Muito boa análise. :friends: :good2:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.