Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Urupema SC


coutinho
 Share

Recommended Posts

O MALUQUINHO NÃO É TÃO MALUQUINHO.

 

FALEI COM A MENINA QUE FAZ A LEITURA E DISSE QUE, ATÉ O SOL BATER, O MALUQUINHO FECHA COM A ESTAÇÃO.

 

Por falar nisso... de que ano é esta foto dos -8? Seria do pós-2001? Afinal, sabemos que em 2000 SJ teve -9 no Inmet, depois disto, até onde sei, SJ Inmet não chegou mais nesta marca.

Link to comment
Share on other sites

O MALUQUINHO NÃO É TÃO MALUQUINHO.

 

FALEI COM A MENINA QUE FAZ A LEITURA E DISSE QUE, ATÉ O SOL BATER, O MALUQUINHO FECHA COM A ESTAÇÃO.

 

Por falar nisso... de que ano é esta foto dos -8? Seria do pós-2001? Afinal, sabemos que em 2000 SJ teve -9 no Inmet, depois disto, até onde sei, SJ Inmet não chegou mais nesta marca.

ANO PASSADO E O LIMITE DO MALUQUINHO É -9, UMA PENA.

Link to comment
Share on other sites

O MALUQUINHO NÃO É TÃO MALUQUINHO.

 

FALEI COM A MENINA QUE FAZ A LEITURA E DISSE QUE, ATÉ O SOL BATER, O MALUQUINHO FECHA COM A ESTAÇÃO.

 

Por falar nisso... de que ano é esta foto dos -8? Seria do pós-2001? Afinal, sabemos que em 2000 SJ teve -9 no Inmet, depois disto, até onde sei, SJ Inmet não chegou mais nesta marca.

ANO PASSADO E O LIMITE DO MALUQUINHO É -9, UMA PENA.

 

Com certeza em Urupema fez uns -12oC/-13oC pelo menos em 2000.

 

Quanto ao maluquino de SJ, este desce de -9oC, he he he. Em 2000 ele marcava -14oC ainda às 2 da manhã, na madruga da dia que deu -10oC no INMET.

Já não se fazem mais maluquinhos como antigamente! :D

Link to comment
Share on other sites

O MÁXIMO QUE VÍ O MALUQUINHO MARCAR FOI -9. EM 2000 NÃO VÍ ABAIXO DE -9 NENHUMA VEZ. E NO INMET DEU -9.

 

MANTENDO A MESMA DIFERENÇA ENTRE AQUI EM CASA E URUPEMA/CENTRO, CREIO QUE TENHA FICADO ENTRE -10/-12, AQUI EM CASA DEU -8,6. NO ADEMAR ESTIMO ENTRE -10/-12°C. DENTRO DA COZINHA A ÁGUA DA CHALEIRA CONGELOU POR INTEIRO.

Link to comment
Share on other sites

Coutinho então Urupema pode registrar extremos mais acentuados que São Joaquim?

 

NA CIDADE SIM, POIS SÃO JOAQUIM OSCILA ENTRE BAIXADA E TOPO E URUPEMA É UMA GRANDE BAIXADA COM TOPINHOS DENTRO.

 

A DIFERENÇA É MAIS ACENTUADA EM MASSAS SECAS E COM POUCO VENTO. TANTO QUE A PRIMEIRA QUINZENA FOI QUASE 2°C MAIS FRIA QUE S.JOAQUIM NA MÉDIA, ESTÁ A 25/30 KM EM LINHA RETA E A NOROESTE/NORTE DE SJ.

Link to comment
Share on other sites

Nunca ouvi falar em limitador de temperatura em Termometros de rua... :roll:

Até em POA eu vi isso.

 

Na onda de frio do ano passado, quando tive 1,5° e cravou 0,0° no INMET, fui até as imediações do Shopping Iguatemi tirar uma foto do relógio de rua com ele zerado (marcava 2° às 23:30 da noite anterior). Para a minha surpresa ele estava "estagnado" na hora. Ou seja: ele deve ter zerado (ou mesmo negativado), mas não registrava a temperatura. Foi uma p*** decepção. Ter uma foto dentro da cidade marcando 0° seria memorável. Mas a porcaria de relógio não ajudou.

 

O ar estava incrivelmente gélido! Era cortante, algo como raramente vi por aqui. Me sentia nos Aparados, mas sem vento.

 

Abraços zerados!

Link to comment
Share on other sites

Nunca ouvi falar em limitador de temperatura em Termometros de rua... :roll:

Até em POA eu vi isso.

 

Na onda de frio do ano passado, quando tive 1,5° e cravou 0,0° no INMET, fui até as imediações do Shopping Iguatemi tirar uma foto do relógio de rua com ele zerado (marcava 2° às 23:30 da noite anterior). Para a minha surpresa ele estava "estagnado" na hora. Ou seja: ele deve ter zerado (ou mesmo negativado), mas não registrava a temperatura. Foi uma p*** decepção. Ter uma foto dentro da cidade marcando 0° seria memorável. Mas a porcaria de relógio não ajudou.

 

O ar estava incrivelmente gélido! Era cortante, algo como raramente vi por aqui. Me sentia nos Aparados, mas sem vento.

 

Abraços zerados!

Aqui também ele não marca o 0º, só marca positivo e negativo... :?

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Cáceres tínhamos dois termômetros de rua, um ficava no centro era bem confiável a diferença era considerável( 2/5°C a mais) em dias de tempo frio e seco em relação ao INMET mas em dias de frio e tempo nublado era praticamente a mesma coisa as vezes chegava até a marcar um pouquinho menos( diferença 1/2°C no máximo) que o INMET, é porque o centro é um pouco mais alto que lá, essas diferenças estava mais para uma característica de micro clima do que uma maluquice do termômetro, confiava bastante nele. Já um outro que ficava na beira do rio já era mais maluco. Só que o prefeito que saiu arrancou os termômetros. Sabe como é política.

Agora se tratando de maluquice de termômetros apresento alguns do centro de Cuiabá, as vezes pode ir até 47°/48°C.

Link to comment
Share on other sites

Nunca ouvi falar em limitador de temperatura em Termometros de rua... :roll:

Até em POA eu vi isso.

 

Na onda de frio do ano passado, quando tive 1,5° e cravou 0,0° no INMET, fui até as imediações do Shopping Iguatemi tirar uma foto do relógio de rua com ele zerado (marcava 2° às 23:30 da noite anterior). Para a minha surpresa ele estava "estagnado" na hora. Ou seja: ele deve ter zerado (ou mesmo negativado), mas não registrava a temperatura. Foi uma p*** decepção. Ter uma foto dentro da cidade marcando 0° seria memorável. Mas a porcaria de relógio não ajudou.

 

O ar estava incrivelmente gélido! Era cortante, algo como raramente vi por aqui. Me sentia nos Aparados, mas sem vento.

 

Abraços zerados!

 

Até 2000, os termômetros de rua de Curita não tinham limitador (não sei como ficou depois). Lembro que lá por 15/8/99 (no domingo) um perto da casa dos meus pais marcava entre -3 e -4 de manhãzinha.

Link to comment
Share on other sites

Amo campo.

Amo araucárias.

Amo frio.

Amo campo e araucárias e frio.

 

As fotos de Urupema dão-me vontade de lá viver. Pena não ser muito possível.

Então venha morar em Arvorezinha, Ilópolis, Fontoura Xavier, São José do Herval, vai encontrar tudo isto :lol: 8-)

 

Mas os campos daí não são os campos do Planalto Sul Catarinense! :evil:

Link to comment
Share on other sites

Amo campo.

Amo araucárias.

Amo frio.

Amo campo e araucárias e frio.

 

As fotos de Urupema dão-me vontade de lá viver. Pena não ser muito possível.

Então venha morar em Arvorezinha, Ilópolis, Fontoura Xavier, São José do Herval, vai encontrar tudo isto :lol: 8-)

 

Mas os campos daí não são os campos do Planalto Sul Catarinense! :evil:

MAS PODES PASSAR O INVERNO LÁ, É MAIS SUAVE.
Link to comment
Share on other sites

Amo campo.

Amo araucárias.

Amo frio.

Amo campo e araucárias e frio.

 

As fotos de Urupema dão-me vontade de lá viver. Pena não ser muito possível.

 

Luiz, só por curiosidade, jã esteve na colônia alemã de Entre-Rios, do ladinho de Guarapuava?? Sem exagero, a cidadezinha é realmente intrigante, um verdadeiro pedacinho da Alemanha(de 70 anos atrás, claro) em pleno planalto paranaense! A arquitetura das casas, os gramados bem cortadinhos, e é claro, 1200 mts no sul do Paraná, com muitos campos e os últimos resquícios de araucárias do Estado.

No inverno é um gelo, a sensação térmica é desagradável, venta muito mesmo! Nessa época do ano, a partir do mês que vem, as estradas ficam cercadas por extensos campos de cevada e trigo. Levei o pessoal da Link de São Paulo uma vez lá, e eles adoraram o lugar! O único problema é realmente a tranquilidade, pois tem dias que nem barulho na rua tem, rsrsrs...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Luiz, concordo com o PHP.

 

Em termos de paisagem, à exceção dos morros, o planalto gaúcho é igual ao de SC. É campo e araucária, igualzinho, igualzinho.

 

Neste ponto falo com propriedade, pois acho que só o Shimutz aqui no BAZ conhece mais do que eu o planalto sul-brasileiro. Já fiz de carro os planaltos paranaenses, catarinenses e gaúchos (não conheço o planalto de Soledade).

Link to comment
Share on other sites

Luiz, só o frio que é maior lá. O ar também é o mesmo! Alias, shame on you! Afinal, nunca vieste para o torrão gaúcho!

 

Minha terra tem pinheiros onde pousa a gralha-azul,

as aves que aqui gorjeiam, não gorjeiam como no Sul...

 

Estou brincando. Pode até ser que a paisagem seja semelhante. Lá para os lados de Palmas e Guarapuava há locais muito belos e parecidos. Mas é algo próprio à região mesmo que me encanta, afinal é o Planalto Sul de SC.

Link to comment
Share on other sites

Luiz, concordo com o PHP.

 

Em termos de paisagem, à exceção dos morros, o planalto gaúcho é igual ao de SC. É campo e araucária, igualzinho, igualzinho.

 

Neste ponto falo com propriedade, pois acho que só o Shimutz aqui no BAZ conhece mais do que eu o planalto sul-brasileiro. Já fiz de carro os planaltos paranaenses, catarinenses e gaúchos (não conheço o planalto de Soledade).

Concordo com o Bruno, a parte de planalto de Soledade, ao sul no limite com Barros Cassal, é muito semelhante ao planalto de São Chico, com pinheiros e araucárias, e há locais muito semelhantes à serra catarinense.E o Bruno tem razão, as serras do RS não perdem em nada para as serras de SC. :D

Link to comment
Share on other sites

E é tão suave Luiz, que tu pode pegar assim, uns -8,5º nas baixadas do Pantera e Castelinho :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

 

Não vou me enfiar em buracos para pegar isto. Prefiro estar num morro de SC! :twisted:

 

Aliás... se a 29 S e 800m cercado por morros de 900m faz -8,5, quanto pode fazer a 28 S e 1200m cercado por morros de 1600m? Altitude e latitude e seus efeitos sobre a temperatura se subvertem neste caso, ou ocorre apenas falta de monitoramento nos buracos do planalto sul catarinense?

:roll:

Link to comment
Share on other sites

E é tão suave Luiz, que tu pode pegar assim, uns -8,5º nas baixadas do Pantera e Castelinho :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

 

Não vou me enfiar em buracos para pegar isto. Prefiro estar num morro de SC! :twisted:

 

Aliás... se a 29 S e 800m cercado por morros de 900m faz -8,5, quanto pode fazer a 28 S e 1200m cercado por morros de 1600m? Altitude e latitude e seus efeitos sobre a temperatura se subvertem neste caso, ou ocorre apenas falta de monitoramento nos buracos do planalto sul catarinense?

:roll:

Vamos ver na prática, pode até ganhar, mas enquanto não há fatos comprovados ou com estação padrão, são apenas teorias, e não adianta virem com dados de um agricultor com term de mercúrio colocado no chão...

Link to comment
Share on other sites

Alguém já veio com dados deste tipo, Paulo? Chega a ser ofensivo.

No blog da Metsul, um cara disse que pegou em Cotiporã se não me engano,-9º com um term colocado a 40cm do chão. :lol:

Luiz eu to mais é cutucando a onça :lol:

Eu sei que podem ocorrer temperaturas muito baixas nestas baixadas muito elevadas de SC. :D

Link to comment
Share on other sites

Sobre esta questão da influência da altura...

 

Ontem eu estava na casa de uns amigos da noiva, a casa fica no 2o andar, janela a uns 6m do chão. Ao saírmos do apê, a sensação era de frescor, uns 18 graus. Tinha janelas abertas no corredor que dava pro apê, pegando ar externo. Ao chegarmos no nível da rua, a sensação era nitidamente dferente, cerca de 16 graus. Ou seja, cai quase que por terra teoria do Fumagalli de que aqui não é Marte. Pode não ser Marte, mas que ficamos bem perto em situação de ar estático, ficamos.

 

OBS: de madrugada entrou vento marítimo, tanto que amanheceu encoberto por aqui... saco. Pelo menos é um ASAS com comportamento polar, tanto que estou de jaqueta de nylon.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.