Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo Severo - Primavera de 2008


Marcelo
 Share

Recommended Posts

  • Replies 642
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Emergência em Santa Catarina | 26/11/2008 | 02h40min

 

Lula deve assinar MP liberando R$ 700 milhões para atingidos por enchentes

Até sexta, presidente pode visitar as áreas afetadas em Santa Catarina

Depois de mobilizar sete ministros para socorrer as vítimas das enchentes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estuda a possibilidade de visitar Florianópolis até sexta-feira.

 

Segundo o líder do governo na Câmara, deputado Henrique Fontana (PT), Lula deve assinar no começo da noite desta quarta-feira medida provisória liberando recursos à Defesa Civil. Conforme a Agência Brasil, a estimativa é de que sejam liberados R$ 700 milhões para Santa Catarina e outros Estados atingidos pelas enchentes.

 

Preocupado com o número de mortos e desabrigados, o Planalto começou a organizar a operação na segunda-feira. Enquanto Lula se preparava para a reunião ministerial em uma sala reservada da Granja do Torto, o ministro da Pesca, Altemir Gregolin, detalhou o drama em Santa Catarina e pediu liberação do encontro para voltar ao Estado. Impressionado, Lula ordenou ao ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, que também partisse.

 

O ministro deixou a reunião mais cedo com a missão de fazer a primeira avaliação da tragédia junto ao governador Luiz Henrique. Por volta das 17h, decolou no avião da Força Aérea Brasileira. Geddel já estava na Casa D’Agronômica quando o celular tocou. Eram 21h e, do outro lado da linha, Lula o interrogou por 20 minutos.

 

– O presidente está muito comovido. Talvez por ter uma filha (Lurian Cordeiro Lula da Silva) morando aqui em Florianópolis – relatou Geddel aos integrantes do governo estadual.

 

“Imagem de devastação é assustadora”, relata Geddel

 

Ontem, Alfredo Nascimento (Transportes) e o general Jorge Félix (Gabinete de Segurança Institucional) se juntaram ao grupo de ministros e secretários para sobrevoar as áreas alagadas. Por telefone, a bordo do helicóptero, Geddel resumiu a Lula:

 

– A imagem de devastação é assustadora.

 

Os ministros Nelson Jobim (Defesa), Marcio Fortes (Cidades) e José Temporão (Saúde) devem chegar hoje ao Estado. Uma das preocupações de Lula é com as áreas alagadas, onde o fornecimento de água potável foi suspenso.

 

 

DIARIO.COM.BR

Link to comment
Share on other sites

Só pra lembrar, mesmo sendo do PT, considero muito demorado o atendimento à situação!

É uma questão estrtutural, e volta à tona, a pergunta?

Onde estão as comissões municipais de defesa civil???

Por que os governos no Brasil de um modo geral são lerdos no atendimento à situações de calamidade???

Link to comment
Share on other sites

Foi terça o granizo em Mendoza. Registramos no jornal e no blog ontem. Hoje se formaram várias células de granizo na região de novo. A Pcia. De Mendoza tem tres radares meteorológicos por causa do sistema anti-granizo e que nao pertencem ao SMN. Consegui uma imagem da tarde de hoje que vamos postar no blog daqui a pouco.

Link to comment
Share on other sites

Foi terça o granizo em Mendoza. Registramos no jornal e no blog ontem. Hoje se formaram várias células de granizo na região de novo. A Pcia. De Mendoza tem tres radares meteorológicos por causa do sistema anti-granizo e que nao pertencem ao SMN. Consegui uma imagem da tarde de hoje que vamos postar no blog daqui a pouco.

 

Acho que não são disponíveis em tempo real para o público né?

Link to comment
Share on other sites

Ontem, no litoral norte da ilha, em diversas praias o mar tomou conta da areia. Em alguns locais, totalmente. Barrancos de mais de 70cm sobraram e a água chegou a bater na parede de construções junto a beira mar. Isso não ocorria desde 05.03.2008, só que desta vez foi mais forte. Hoje já choveu por alguns minutos sem acumulação, deve voltar a chover, pois o céu está totalmente encoberto.

Link to comment
Share on other sites

No momento chuva moderada com trovoadas aqui, antes choveu torrencialmente. Estava na Lagoa mas vim embora, da medo passar nos morros, há cascatas, há muitos deslizamentos em cima de alguns, água escorrendo dos topos há dias. Com esse toró, que não poderia ter ocorrido, a coisa deverá se agravar aqui e as obras na 401 demorarão mais. As crateras nas vias são algo, tipo afundamentos, com milhares de carros passando toda hora, não há vencimento na arrumação, pois assim que o buraco é remediado ele já sofre com o peso novamente. Melhor é nem sair mesmo, ontem um motoqueiro derrapou na minha frente na terra solta no asfalto (que vem da 401). O cara machucou feio. A chuva volta a intensificar neste momento (22h. Salve-se quem puder!

Link to comment
Share on other sites

No momento chuva moderada com trovoadas aqui, antes choveu torrencialmente. Estava na Lagoa mas vim embora, da medo passar nos morros, há cascatas, há muitos deslizamentos em cima de alguns, água escorrendo dos topos há dias. Com esse toró, que não poderia ter ocorrido, a coisa deverá se agravar aqui e as obras na 401 demorarão mais. As crateras nas vias são algo, tipo afundamentos, com milhares de carros passando toda hora, não há vencimento na arrumação, pois assim que o buraco é remediado ele já sofre com o peso novamente. Melhor é nem sair mesmo, ontem um motoqueiro derrapou na minha frente na terra solta no asfalto (que vem da 401). O cara machucou feio. A chuva volta a intensificar neste momento (22h. Salve-se quem puder!

 

Poxa vida!

 

Que péssima notícia....

 

Chove no Vale também ??

Link to comment
Share on other sites

Gente não tem como não chorar ao ver a situação de SC, e agora à noite chuvas fortes na região de Itajaí, isto é preocupante, muita oração para que Deus tenha piedade do povo catarinense.Especialmente a consternação ao saber que criancinhas perderam suas vidas.Muito triste gente, estou chorando, desculpem mas tenho que escrever estas linhas pra desabafar um pouco.Diz a Escritura, chorai com os que choram.

Que Nosso Senhor Jesus Cristo interceda junto ao Pai!

Link to comment
Share on other sites

Jaque, seria muita afronta de minha parte dizer que sinto uma imensa inveja?

Aqui a situação se torna crítica nas nossas lavouras. Choveu em boa parte da região nesta tarde. Mas nas nossas terras em Sarandi e Palmeira das Missões NADA!

Que agonia danada!!

Se ao menos eu tivesse ganho estes 11 mm.

Ironia da vida....

Espero que as coisas melhorem logo por aí. E aqui também.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Paulo,

 

Realmente um momento de muita oração para cá. Energias positivas!Toda a ajuda também, quem puder, siga colaborando de alguma forma com a Defesa Civil. O pessoal daqui e os que vieram tem trabalhado muito aqui, muita organização, são heróis mesmo. O que a gente vê nos jornais locais, nos programas daqui e outros, assinam.

 

 

Tomasini,

 

Espero de coração que a chuva chegue aí. Há muito prejuízo pela água aqui, espero que a falta dela aí não ocasione mais problemas.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Jaque, seria muita afronta de minha parte dizer que sinto uma imensa inveja?

Aqui a situação se torna crítica nas nossas lavouras. Choveu em boa parte da região nesta tarde. Mas nas nossas terras em Sarandi e Palmeira das Missões NADA!

Que agonia danada!!

Se ao menos eu tivesse ganho estes 11 mm.

Ironia da vida....

Espero que as coisas melhorem logo por aí. E aqui também.

Abraços!

 

QUE AZAR!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Jaque, seria muita afronta de minha parte dizer que sinto uma imensa inveja?

Aqui a situação se torna crítica nas nossas lavouras. Choveu em boa parte da região nesta tarde. Mas nas nossas terras em Sarandi e Palmeira das Missões NADA!

Que agonia danada!!

Se ao menos eu tivesse ganho estes 11 mm.

Ironia da vida....

Espero que as coisas melhorem logo por aí. E aqui também.

Abraços!

 

QUE AZAR!!!!!

 

Ao menos muitas lavouras foram agraciadas com boas pancadas. Menos mal.

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Paulo,

 

Realmente um momento de muita oração para cá. Energias positivas!Toda a ajuda também, quem puder, siga colaborando de alguma forma com a Defesa Civil. O pessoal daqui e os que vieram tem trabalhado muito aqui, muita organização, são heróis mesmo. O que a gente vê nos jornais locais, nos programas daqui e outros, assinam.

 

 

Tomasini,

 

Espero de coração que a chuva chegue aí. Há muito prejuízo pela água aqui, espero que a falta dela aí não ocasione mais problemas.

 

Abraços,

 

TIRE FOTOS DA RESSACA, PROMETE SER DA GRANDES.

Link to comment
Share on other sites

Parece, ao menos pelo GFS, que teremos uma boa chuva em termos de volume para o noroeste a partir de quarta-feira... Seria um alívio.

 

Eis o drama. Tem modelo não colocando nada de chuva. Um drama. Olha só. Nas saídas das 12Z de sábado, o americano não baixava de 14 a T850 em POA para a semana agora que começa e o Europeu chegava a 5 graus na quarta,

Link to comment
Share on other sites

Gosto de acompanhar tempo severo (apenas imagens no céu), mas no momento quero só chuva mesmo, desde o dia 09/11 não temos uma chuva "gorda". A última precipitação foi dia 23/11 com apenas 4 mm (pancada isolada). Céu azul, calor e ar seco definitivamente não combinam com dezembro. Frutos do La Niña?

Ainda que o La Niña não tenha começado oficialmente..

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo,

 

A ressaca foi grande, mas infelizmente não consegui chegar ao sul da ilha sexta. O calor estava forte e o engarrafamento uma coisa horrível, na sexta acabei retornando do aeroporto. Ontem o engarrafamento estava pior fiquei três horas tentando chegar ao sul da ilha, mas com mar bem mais fraco, voltei na metade, o pessoal já começa a vir (graças a Deus! E felicidade do comércio local) e fica tudo parado nas vias. As imagens, infelizmente, ficam para outra vez...

Link to comment
Share on other sites

Parece, ao menos pelo GFS, que teremos uma boa chuva em termos de volume para o noroeste a partir de quarta-feira... Seria um alívio.

 

Eis o drama. Tem modelo não colocando nada de chuva. Um drama. Olha só. Nas saídas das 12Z de sábado, o americano não baixava de 14 a T850 em POA para a semana agora que começa e o Europeu chegava a 5 graus na quarta,

 

Ricardo, preocupa o risco de temporais. Acho que pode ter ponto do Noroeste com 100 mm em pouco tempo e áreas próximas com muito menos.

Link to comment
Share on other sites

Parece, ao menos pelo GFS, que teremos uma boa chuva em termos de volume para o noroeste a partir de quarta-feira... Seria um alívio.

 

Eis o drama. Tem modelo não colocando nada de chuva. Um drama. Olha só. Nas saídas das 12Z de sábado, o americano não baixava de 14 a T850 em POA para a semana agora que começa e o Europeu chegava a 5 graus na quarta,

 

Ricardo, preocupa o risco de temporais. Acho que pode ter ponto do Noroeste com 100 mm em pouco tempo e áreas próximas com muito menos.

 

Bah! Que coisa, Alexandre! Eu torcia por imagens, mas todo esse tempo feio na região de Itajaí, me faz pensar 10x antes de ficar excitado com possibilidade de tempo severo. Preocupado, esta sim como você enfatizou é a palavra certa. Apesar de que muitos agricultores daqui preferem numa situação como esta, de escassez de chuva como estamos passando, uma chuva forte com risco de temporais à mais 10 dias de tempo seco. Ainda assim, se o que já está ruim sem água, com temporais poderá ficar muito pior.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.