Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo Severo - Primavera de 2008


Marcelo
 Share

Recommended Posts

  • Replies 642
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Ricardo,

 

Aqui já há uma previsão (abaixo) para iniciar na noite de hoje, já tinha visto a chuvarada nos modelos, e hoje o dia foi bem nublado, deu até um mínimo chuvisqueiro. Espero que isso mude, senão todo mundo virará sapo aqui. Será que o Ronaldo confirma a chuvarada... Com relação ao tempo severo, dia 05, me parece, cheguei a ver algo. Se confirmar vou para o RS.

 

---------------

 

Aviso Meteorológico: Chuva persistente da Grande Florianópolis ao norte catarinense

 

25/09/2008

 

Entre a noite desta quinta-feira e o domingo, o vento passa a predominar das direções leste a nordeste, deslocando umidade do mar para o continente (circulação marítima), mantendo assim o céu encoberto com condições de chuva entre a Grande Florianópolis e o norte do estado, sendo mais persistente no Litoral Norte. Portanto, para os próximos dias há possibilidade de alagamentos momentâneos e de deslizamentos de encostas, em especial na região de Joinville.

Ressalta-se a importância do acompanhamento diário da previsão do tempo, no site ou pelo teletempo 32398087.

 

Francine Gomes / Maurici Monteiro - Meteorologistas

 

Fonte: Epagri/Ciram

Link to comment
Share on other sites

Ricardo,

 

Aqui já há uma previsão (abaixo) para iniciar na noite de hoje, já tinha visto a chuvarada nos modelos, e hoje o dia foi bem nublado, deu até um mínimo chuvisqueiro. Espero que isso mude, senão todo mundo virará sapo aqui. Será que o Ronaldo confirma a chuvarada... Com relação ao tempo severo, dia 05, me parece, cheguei a ver algo. Se confirmar vou para o RS.

 

Jaque, me expressei mal, digo, o próximo não, mas o outro, justamente em torno do dia 5. Para esse final de semana acho que não passará de uma chuvinha.

Link to comment
Share on other sites

Ricardo,

 

Aqui já há uma previsão (abaixo) para iniciar na noite de hoje, já tinha visto a chuvarada nos modelos, e hoje o dia foi bem nublado, deu até um mínimo chuvisqueiro. Espero que isso mude, senão todo mundo virará sapo aqui. Será que o Ronaldo confirma a chuvarada... Com relação ao tempo severo, dia 05, me parece, cheguei a ver algo. Se confirmar vou para o RS.

 

Jaque, me expressei mal, digo, o próximo não, mas o outro, justamente em torno do dia 5. Para esse final de semana acho que não passará de uma chuvinha.

 

Ricardo,

 

Aqui nem a chuvinha ainda! Estamos com céu nublado, deve ter dado menos de 1mm ontem a noite e temos micro aberturas. Venta, mas aqui está 71% de umidade, se a chuva não vier em intensidade será ótimo! Que venha na quantidade suficiente para não causar prejuízos.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sarandi a coisa ficou preta um pouco antes do meio-dia. Parecia que ia desandar muita água. Como neste interim fui nas lavouras levar o almoço da turma, de lá vi que "a coisa" ia passando mais ao norte, enquanto outro grande CB roncava muito a sudoeste. Temo que por ali deve ter dado até granizo.

Ao voltar notei que mal tinha molhado o chão aqui na cidade.

Ainda bem, porque assim termino a planta do milho esta tarde! :wink:

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sarandi a coisa ficou preta um pouco antes do meio-dia. Parecia que ia desandar muita água. Como neste interim fui nas lavouras levar o almoço da turma, de lá vi que "a coisa" ia passando mais ao norte, enquanto outro grande CB roncava muito a sudoeste. Temo que por ali deve ter dado até granizo.

Ao voltar notei que mal tinha molhado o chão aqui na cidade.

Ainda bem, porque assim termino a planta do milho esta tarde! :wink:

 

Tomasini! Saudades de seus posts, que legal, será você mesmo ou um clone...

Link to comment
Share on other sites

Voltou a cair granizo no Sul de Minas, nesta sexta-feira. Moradores de Campos Gerais contaram que as primeiras pedras começaram a cair por volta das 10h. Em poucos minutos, a cidade foi tomada pelo granizo. Até o início da tarde, não havia registro de incidentes causados pela tempestade, mas houve prejuízos na lavoura de café.

 

Segundo o comerciante Roberto Alves Campos, a queda de granizo durou cerca de 10 minutos. “Desta vez, não choveu forte, mas caiu muita pedra”, relata o morador, lembrando-se da tempestade da semana passada, quando diversas regiões de Minas sofreram estragos.

 

Mais informações essa boa tirada dos mineiros http://www.uai.com.br

 

20080926121609978.jpg

 

12224428933104960918.jpg

 

12224428928200209141.jpg

 

12224428922802939415.jpg

 

12224428911644830704.jpg

 

12224428902866940498.jpg12224428915389769077.jpg

Link to comment
Share on other sites

Tomasini, seja bem vindo!

 

Amigos, as chuvas iniciaram aqui, em alguns lugares da cidade com mais intensidade. Já há acumulados, imaginem que a coisa está só começando... Creio que não bate o recorde de 24hs do meu pluviometro que foi dia 10.09/11.09, 63mm. Mas ao longo dos dias deverá acumular bastante.

 

Com relação a Minas, realmente, esse ano a coisa está feia, o acumulado nas ruas, nas imagens do Jornal da Globo, é impressionante.

Link to comment
Share on other sites

O granizo foi forte também em Erechim...

 

Granizo muda a paisagem do norte gaúcho

 

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a2205987.xml

 

Se foi as 14 horas a precipitação de granizo então foi exatamente o bichinho que passou no final de manhã pelo norte da região de Sarandi. Tivemos sorte então!

Iria pegar em cheio o trigo na região, assim como o milho!

Espero que os estragos nas lavouras de lá tenham sido mínimos... :roll:

Link to comment
Share on other sites

O GFS tá elevando o risco de tempo severo para final da próxima semana a nivens bem altos. Para TM mostra pressão atm caindo próxima ou abaixo de 1000, calor de quase 30ºc antes e mais de 70mm de chuva, sendo 63mm de chuva entre as 18Z do dia 5 a 06Z do dia 6, e na retaguarda, uma poderosa massa polar.

 

O que será que vem por aí?!

Link to comment
Share on other sites

Ricardo,

 

A tapada aqui não conseguiu fazer funcionar os programas que passaste. Se puderes fazer a gentileza, não tem pressa mesmo, quando puderes, obrigada.

 

Vou dar uma consultada nas fontes e ver esses dados do Ricardo, primavera, época em que vi as mais lindas tempestades da minha vida, desde a década de 70.

Link to comment
Share on other sites

É uma chuvarada sem parar aqui, no momento fraco. Voltei a pouco e na SC 401, por volta de 20h vi mais de 25 automóveis no acostamento, 25, pneus furados por causa dos buracos originados pela chuva, muitos carros com o pneu dianteiro e o traseiro, na volta mais uma fila. Que coisa absurda isso, é de indignar quem vê, imagina quem está lá trocando pneu no maior toró... Deveriam jogar um cascalho ou areia no buraco-cratera, pois quando chove, é sempre no mesmo lugar, isso é básico para que não aconteça coisa pior. Os acumulados são grandes, dá quase para aquaplanar. Cheguei nos 47mm, desde ontem.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado, Paulo e Jaque!

 

Jaque, antes dela chegar o vento era norte, logo depois virou para o sul, a dinâmica básica de uma gust front. Não choveu, apenas deu ventania, nada muito forte, e um redemuinhos de poeira. Minha sorte pra registrar essas imagens é que minha casa fica próximo ao limite da área urbana da cidade, então é um pulinho e to em um lugar aberto e descampado para fazer capturas!

 

A temperatura que era da 17ºc, voltou a subir agora, faz 19,5ºc. E o vento norte recomeçou, pelo radar de Santiago, podemos ter algo mais forte ou maior... A linha de instabilidade se reorganizou, vou ficar de olho.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Ricardo, a parte mais densa está atravessando SC e pegando a parte sudoeste e sul do PR. O Igor fará fotos de raios.... Amigos, se der granizo fotografem as pedrinhas!

 

Máquina carregada! Já tem uma pequena linha passando ao sul do município pelo radar e rindat, mas a olho nu só vejo uma camada escura no horizonte.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.