Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo Severo - Primavera de 2008


Marcelo
 Share

Recommended Posts

  • Replies 642
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Amigos,

 

Voltei agora a pouco, fui a alguns lugares aqui perto ver se correspondia a imagem do satélite, mas apenas chuva fraca que começou a alguns minutos. Nada de raios por aqui, deve ser na madrugada ou amanhecer mesmo. Vamos ver se pela manhã engrena...

 

Boa noite, posta os registros amanhã Tomasini, e boa sorte!

Link to comment
Share on other sites

A instabilidade EXPLODE em Foz e no oeste do PR!!

 

severoks6.th.jpgthpix.gif

 

Aqui houve chuva fraca na madrugada, mas o mais forte deve chegar no decorrer do dia. Preocupante.. Vou estar trabalhando agora pela manhã, mas se sobrar algo para a parte da tarde, tô dentro!

 

No momento , tempo fechado... mais sem chuvas... sera que vai sobrar alguma coisa aqui para nos?

Link to comment
Share on other sites

Pouca chuva até agora, não chegou nem a 10 mm. Mas, ainda não terminou. Em contrapartida, em Toledo e Cascavel já passaram de 100 mm. Ao menos rendeu algumas fotos, mais tarde posto.

 

Como ta ai em Cia.... aqui nada de chuva... tempo abafado e seco, apenas algumas gotas , mais nada significativo....

Link to comment
Share on other sites

Aqui ainda não parou. Está quase nos 50mm em 18 horas de precipitação contínua, claro que não é o fim, mas pode aumentar muito. Dei uma volta e há muitos alagamentos, se continuar, as coisas podem começar a bagunçar... O interessante é que há um abafamento, marca 18C no equipamento, mas a sensação é de mais. Sem vento.

Link to comment
Share on other sites

O GFS tá transferindo a onda de tempo severo do dia 10/11 para o dia 13/14! e aumentando... Para TM indica volumes superiores a 130mm, pressão baixa e muito calor no cenário pré-frontal. Já para aquela semana indica 186mm no total! É muita chuva, bem mais do que este chove não molha que está ocorrendo por aqui.

 

Não se prevê onda de tempo severo dez dias antes. O máximo que o modelo pode mostrar é precipitação, mas mesmo assim como baixa confiabilidade.

Link to comment
Share on other sites

O GFS tá transferindo a onda de tempo severo do dia 10/11 para o dia 13/14! e aumentando... Para TM indica volumes superiores a 130mm, pressão baixa e muito calor no cenário pré-frontal. Já para aquela semana indica 186mm no total! É muita chuva, bem mais do que este chove não molha que está ocorrendo por aqui.

 

Não se prevê onda de tempo severo dez dias antes. O máximo que o modelo pode mostrar é precipitação, mas mesmo assim como baixa confiabilidade.

 

Apenas especulação, me esqueci de colocar a "possível" ou a "possilidade", ademais, ninguém daqui vai se ater em minha previsão. Os modelos não indicam apenas precipitação, até porque não é somente um e nem uma saída isolada, mas todo um conjunto de fatores. O que, aliás, pela 06Z diminuiu bastante, apesar de aumentar a chuva.

Link to comment
Share on other sites

O GFS tá transferindo a onda de tempo severo do dia 10/11 para o dia 13/14! e aumentando... Para TM indica volumes superiores a 130mm, pressão baixa e muito calor no cenário pré-frontal. Já para aquela semana indica 186mm no total! É muita chuva, bem mais do que este chove não molha que está ocorrendo por aqui.

 

Não se prevê onda de tempo severo dez dias antes. O máximo que o modelo pode mostrar é precipitação, mas mesmo assim como baixa confiabilidade.

 

Apenas especulação, me esqueci de colocar a "possível" ou a "possilidade", ademais, ninguém daqui vai se ater em minha previsão. Os modelos não indicam apenas precipitação, até porque não é somente um e nem uma saída isolada, mas todo um conjunto de fatores. O que, aliás, pela 06Z diminuiu bastante, apesar de aumentar a chuva.

 

Tu pega esses mapas de chuva de 15 dias e a cada coisa eles mostram uma coisa. É uma neurose absoluta. Cada dia eles colocam a chuvarada em um ponto. Anteontem, era no Paraguai. Ontem foi pro Sul do Brasil. Hoje, o pior está sobre o Noroeste gaúcho. E amanhã ? Em Bagé ?

Link to comment
Share on other sites

Aqui acumulou 55mm, foi bom, uma boa aguada na vegetação, pois a chuva foi calma. O vento é que está furioso agora, as rajadas máximas às 9h estavam em 68Km/h, fraquinho perto das que começaram a pouco... Meu pluviômetro deve estar errado, é da INCOTERM, mas não bate nadinha com a estação do Epagri da ilha nunca, veja que a estação registrou apenas 37,87mm, fica há uns 28 Km daqui, mas é muita diferença sempre...

Link to comment
Share on other sites

Duquia,

 

Vou sempre olhar e fotografo, é muito amador mesmo, pelo menos é o que acontece aqui. Quero ver se coloco um na Cachoeira, tenho que arrumar algum amigo por lá para colher os dados. Claro que não a cada hora, mas nos horários que me falaste. O automatizado, ainda levará um tempo. Ficará para a segunda metade de 2009, quando pretendo instalar uma estação aqui, a casa começará reformas em março (depois do verão), mas os arquitetos já estão fazendo o projeto. Não sabemos ainda como acomodar a torre do anemõmetro, isso ainda é um mistério, pois terá que ter mais de 20m e ser muito bem fixa para não dobrar ou balançar, hehehe!

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Duquia,

 

É que um prédio próximo fica há 20m da altura, então como parte superior da casa virará um terraço, tem uns 9,5m de altura, precisaria de uma altura maior para que esse prédio não atrapalhasse na medição do vento, pensei em colocar sobre uma sapata de parabólica, e fixar naquela ferragem larga de parabólica, que é a única coisa que seguraria, mas, em 1995, quando deu aqueles tornados em PoA, a parabólica do meu prédio vôou mais de 350m, com toda a ferragem junto, da Demétrio, foi parar na perimetral quase no entroncamento com a João Pessoa, por isso é que me preocupa como fazer... Pretendo ter 2 webcams lá também. Mas se não tivesse esse prédio seria bem mais fácil, 10m daria, tudo é um problema a ser pensado, manutenção, limpeza das câmeras. Sou doente por segurança, odeio bandidos, a doença é tanta que aqui em casa temos 6 câmeras, em um ano ainda estão bem limpas as imagens. Mas tudo tem que ser pensado, lá em cima será diferente! Qualquer idéia é bem vinda! Obrigada!

Link to comment
Share on other sites

Duquia,

 

Infelizmente não, as marinas ficam em Jurerê. Minha casa fica a três quadras do mar. Uma pena, vou tentar pensar em outra coisa, mas não medir vento fica ruim e medir errado também. Bom, me deste uma idéia, vou lá visitar as marinas, ver se eles tem equipamentos e ver se tem dados.

 

Um abraço e obrigada,

Link to comment
Share on other sites

O GFS tá transferindo a onda de tempo severo do dia 10/11 para o dia 13/14! e aumentando... Para TM indica volumes superiores a 130mm, pressão baixa e muito calor no cenário pré-frontal. Já para aquela semana indica 186mm no total! É muita chuva, bem mais do que este chove não molha que está ocorrendo por aqui.

 

Não se prevê onda de tempo severo dez dias antes. O máximo que o modelo pode mostrar é precipitação, mas mesmo assim como baixa confiabilidade.

 

PREVÊ, NÃO DIRIA, MAS PODE MOSTRAR UMA TENDÊNCIA, QUE DEVE SER MANTIDA INTERNAMENTE COMO PRECAUÇÃO E NA HORA CERTA DIVULGAR OU NÃO, SE NECESSÁRIO.

Link to comment
Share on other sites

Está na seção Há 100 anos no Correio do Povo de hoje:

 

Tufão violento – Há dias desencadeou-se violento tufão sobre a colonia D. Francisca, 5º districto do municipio de Cachoeira. O tufão, que durou vinte minutos, derrubou arvores, destelhou casas, e produziu outros estragos. O vento foi seguido de abundante chuva de pedras. Tambem no 2º distrito daquelle municipio, domingo passado fez-se sentir forte tufão, causando prejuizos em habitações, galpões e muros. (Publicado no Correio do Povo de 9 de outubro de 1908)

Link to comment
Share on other sites

Está na seção Há 100 anos no Correio do Povo de hoje:

 

Tufão violento – Há dias desencadeou-se violento tufão sobre a colonia D. Francisca, 5º districto do municipio de Cachoeira. O tufão, que durou vinte minutos, derrubou arvores, destelhou casas, e produziu outros estragos. O vento foi seguido de abundante chuva de pedras. Tambem no 2º distrito daquelle municipio, domingo passado fez-se sentir forte tufão, causando prejuizos em habitações, galpões e muros. (Publicado no Correio do Povo de 9 de outubro de 1908)

 

O sul do Brasil é uma "calmaria" hoje em dia em vista do que se passava antigamente. Lógico que temos tornados como havia antes, mas os extremos eram bem mais extremados.. De tornados, para nevascas e assim por diante.

Link to comment
Share on other sites

O sábado no Paraná será de tempo instável, áreas de instabilidade ganham força entre o Paraguai e o Mato Grosso do Sul. Estas áreas de instabilidade avançam para leste e causam chuva no Estado. Alerta-se para possibilidade de eventos localizados de chuva forte com trovoadas, acompanhadas em alguns casos de rajadas localizadas de vento forte, principalmente entre a faixa oeste e o centro do estado.

 

(SIMEPAR)

Link to comment
Share on other sites

Igor,

 

Aqui desde ontem a noite o céu fechou mesmo, deu pancadas fracas durante a noite. Agora nublado com pingos de vez em quando. O problema é que aqui está frio, a instabilidade mais forte deve ficar para amanhã... Esperava ao menos algumas aberturas para aquecer um pouco, caso contrário, nem um céu legal haverá.

 

Abraço,

Link to comment
Share on other sites

Começam a pipocar núcleos muito fortes próximo ao Sul e Oeste do RS... Há um núcleo acima de 70DBz!

Desculpa Ricardo mas onde está esse núcleo? Realmente não consegui identificar nessa imagem...

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Ainda não está no RS, próximo a fronteira oeste. Bem à esquerda, peguei a coloração e dele e coloquei lado a lado com a legenda, ultrapassa 70DBz.

Link to comment
Share on other sites

Bota diversão nisso, Cezar! :lol:

 

Aqui deve demorar para o mau tempo chegar, enquanto isso acompanho pelos radares e satélites como anda o tempo mais ao sul... Faz calor, hoje passamos de 30ºc, pelo Inmet Santa Rosa foi a 31,5ºc! Quero ver amanhã... O GFS coloca chuvarada, acima de 100mm, para cá praticamente só a partir da noite de terça e madrugada de quarta.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.