Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo Severo - Primavera de 2008


Marcelo
 Share

Recommended Posts

  • Replies 642
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Igor, a sondagem para Curitiba tem índices bem elevados de instabilidade.

 

Discordo totalmente.

 

Showalter index: 0.21 (valor positivo está muito longe de ser elevado)

Lifted index: -1.73 (não tão baixo)

SWEAT index: 209.60 (medianamente alto)

K index: 31.40 (longe de estar muito alto)

Totals totals index: 44.30 (sequer chega a 50)

Convective Available Potential Energy: 1284.08 (medianamente alto)

Convective Inhibition: -24.34 (muito pouco baixo)

 

A sondagem foi das nove da manhã.

Link to comment
Share on other sites

Igor, a sondagem para Curitiba tem índices bem elevados de instabilidade.

 

Minha análise e como eu uso esses índices e os considero significativos para evolução de um quadro instável, com potencial para eventos severos:

 

PARA AS 09 HORAS DA MANHÃ

 

SWEAT index: 209.60 (medianamente alto) acima de 200

K index: 31.40 (longe de estar muito alto) acima de 35

 

Convective Available Potential Energy: 1284.08 (medianamente alto) Acima de 1000 para essa época do ano. A CAPE, ao variar a altura da tropopausa também apresenta uma sazonalidade, úma boa dica é avaliar a diferença entre pressões, na vertical, e ainda o geopotencial pois te dão uma idéia da energia disponível para a convecção...

 

Mais uma sobre os valores da CAPE: Às vezes nos atemos apenas ao valor dessa energia mas o importante é o formato, a assinatura da sondagem...

Ex.: Um sujeito de 2 m de altura pode pesar 100 kg e outro de 1 m e 30 cm pode apresentar a mesma massa. Na sondgem é a mesma coisa, dependendo da disposição das curvas os valores (mesmo valores) te indicarão potencial para granizo, rajadas frotes de ventos ou apenas indicar chuvas fortes.

 

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Citaste os que disse que estavam medianamente altos e que, por favor, de nenhuma forma são "bem elevados". E O SI ? E o LI ? E o TT ? E o CIN ? K de 31 não é "bem elevado".

 

Quando der K de 42, Si de -8. TT de -57, LI de -7, como já vi várias vezes, serei forçado a crer que é o fim do mundo se os indices de instabilidade de Curitiba de hoje de manhã são "bem elevados".

Link to comment
Share on other sites

[

 

Citaste os que disse que estavam medianamente altos e que, por favor, de nenhuma forma são "bem elevados". E O SI ? E o LI ? E o TT ? E o CIN ? K de 31 não é "bem elevado".

 

Quando der K de 42, Si de -8. TT de -57, LI de -7, como já vi várias vezes, serei forçado a crer que é o fim do mundo se os indices de instabilidade de Curitiba de hoje de manhã são "bem elevados".

 

Olha só Alexandre, esses outros índices que não citei não são lá essas coisas para eventos severos. Não meeeesmo!!

 

Perdão, mas os 'gringos', os maiores experts em tempo severo do mundo, pensam diferente.

Link to comment
Share on other sites

Duquia, não é discordar por discordar, mas é fato. Quando se lê as 'discussions' de tempo severo dos States, os índices que mais frequentam os textos são o Showalter, o Total Totals, o CAPE, o SWEAT e o Lifted Index. Existe um outro índice que não frequentam as nossas sondagens chamado Energy Helicity Index (EHI) que é considerado por muitos o melhor para tornados.

 

http://www.theweatherprediction.com/habyhints/314/

Link to comment
Share on other sites

Gurizada

 

 

Só a título de informação, ontem, no município de Palotina, em 01 h e 30 min de contabilização de raios, foram observadas mais de 1200 ocorrências. É muita coisa, mesmo para a gente que se acostumou com esses registros...

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Nossa.. simplesmente uma chuva de raios! É possível fazer esse levantamento em todos os munícipios do estado?

Link to comment
Share on other sites

Amigos, ontem foram muitos raios aqui, mas o Rindat não mostrou, aparecia tudo amarelo, e choveu aqui em casa 27mm em pouco mais de 1h.

 

Duquia, obrigada pela aula. É um assunto muito interessante.

 

Confesso que só havia pensado em índices bem altos de instabilidade para Curitiba, nem em sonho em tempo severo. (Ricardo, esse texto ainda não te passei, é bem legal: http://www.master.iag.usp.br/ensino/indices.pdf )

 

Te explorando um pouco, chegou a dar granizo em algum ponto aí... Pelas imagens do radar me parecia que tinha chance de chuva mais intensa a oeste da cidade ou arredores de Curitiba.

 

Obrigada,

 

Abraços,

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Duquia, não é discordar por discordar, mas é fato. Quando se lê as 'discussions' de tempo severo dos States, os índices que mais frequentam os textos são o Showalter, o Total Totals, o CAPE, o SWEAT e o Lifted Index. Existe um outro índice que não frequentam as nossas sondagens chamado Energy Helicity Index (EHI) que é considerado por muitos o melhor para tornados.

 

http://www.theweatherprediction.com/habyhints/314/

 

É isso aí. Nessas discussões das condições do tempo se aprende muito. Quando tivemos a presença de americanos e europeus aqui em Curitiba, durante duas semanas, eles ficaram extremamente impressionados com os valores dos índices.

Quando se estabelece uma instabilidade determinados índices são redundantes. Para regiões tropicais simplesmente aqueles que dependem de uma estratificação das temperaturas devem ser recalculados. Para o Paraná, na Metade Norte, se comportam absolutamente diferentes dos patamares da Metade Sul. É impressionante essa diferença!

Bem, ontem mesmo foi um exemplo: Os índices mostrados pela manhã na sondagem de Curitiba, já eram suficientemente significativos para a produção de eventos severos. O que aconteceu? Houve eventos severos? Sim, houve. Na região Metropolitana de Curitiba As rajadas de ventos se aproximaram dos 75 km/h, as chuvas, em menos de 15 min, ultrapassaram os 18 mm, mais de quatro (04) mil raios na Metade Sul, em 01 hora!

Se aprende muito nas discussões de tempo nos outros países mas muito mais no dia a dia de quem mete a mão na massa. Aqui, eu descarto muitos daqueles que, em tese, serviriam para indicar algo significativo.

 

Então aqueles valores que eu coloquei são realmente fruto de experiência no trato diário e eles, invariavelmente, te dão um norte mas não são absolutamente necessários ou imprescindíveis.

 

É isso,

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

E NÃO SÃO DEFINITIVOS, HÁ CASOS EM QUE ESTÃO NAS ALTURAS E NÃO OCORRE NADA OU NÃO TEM NADA E DÁ GRANIZO E TROVOADA FORTE DO "NADA"...

Link to comment
Share on other sites

Ricardo,

 

Linda imagem, parece o anvil de um CB. Aqui ontem estava assim, consegui apenas um raio, estava muito carregado. Hoje está chovendo fraco, mas vou dar uma saida daqui umas duas horas, quem sabe consiga alguma filmagem...

 

--------------------------------

 

Mundo | 24/10/2008 | 19h21min

 

Raio mata 52 bovinos no Uruguai

Animais das raças Hereford e Normando estavam avaliados em cerca de US$ 30 mil

Um raio atingiu um estabelecimento rural no Uruguai matando 52 bovinos, em um caso quase sem precedentes na história do país, informou nesta sexta-feira a imprensa local.

 

Os animais das raças Hereford e Normando, avaliados em aproximadamente US$ 30 mil, morreram fulminados por um raio que caiu na quarta-feira em um estabelecimento rural do departamento de San José, cerca de 90 quilômetros ao noroeste de Montevidéu.

 

Veterinários explicaram ao jornal El País que quando há tempestade os animais costumam fazer fila junto a algum local para se proteger.

 

Neste caso os 52 bovinos estavam alinhados junto a um alambrado que foi atingido por um raio, resultando na morte de todos os animais, segundo confirmaram dois veterinários.

 

O caso foi denunciado à polícia pelo responsável do estabelecimento onde há um total de 400 animais.

 

Fontes rurais disseram que periodicamente ocorrem mortes entre bovinos por raios, mas nunca souberam de um número tão grande de animais.

 

 

EFE

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Mundo&newsID=a2263995.xml

Link to comment
Share on other sites

TORNADO EM ABELARDO LUZ - SC

 

"Em primeiro lugar gostariamos de informar que o tornado não tocou o solo da região e por isso felizmente não provocou maiores estragos.

 

No vídeo abaixo (que vamos colocar logo em seguida) vocês podem observar o tornado que não toca o solo em nenhum momento, pelo menos durante o período de gravação dos vídeos enviados por Valdecir Waldhauer ao Diário Catarinense.

 

É importante destacar que formação de Tornado em SC é normal, mas com pequena freqüência visto que apenas 1% das nuvens Cumuluninbus são capazes de trazer um tornado."

 

RBS METEOROLOGIA

 

Ao que tudo indica há vídeo!! Não tenho mais informações, não sei se o fenômeno é recente, se é tardio, ou hora e data confirmada de quando ocorreu.

Link to comment
Share on other sites

Aqui desde o início da manhã muitas trovoadas, mas estão passando muito a norte. Parece dia de inverno no topo dos morros, aquela neblina branca.

 

Abelardo Luz é local frequentado por tempestades fortes, já deu tornado em Maravilha, Xanxerê, Chapecó, ou seja, estou curiosa para ver a filmagem, encontra aonde Ricardo...

Link to comment
Share on other sites

Essa informação peguei no blog da RBS meteorologia, mas o vídeo ainda não está lá... Aliás, eles erraram feio a previsão para a região de TM hoje, colocavam coisa de 15 a 25mm no máx, já temos 100mm e muita água pode vir ainda. O granizo que caiu timidamente aqui fez estragos em Cerro Largo, informações indiretas contam de até 200 residências atingidas.

Link to comment
Share on other sites

Duquia,

 

Penso que eles encontraram a forma mais difícil de se iniciar uma pesquisa no Brasil. Pela hipótese já confirmada por eles mesmos... Hehehe!

 

O território catarinense é vasto, sabe-se lá quantos CBs se formam aqui por ano. Além do mais, TCUs geram tornados também. Então, fica difícil, só sei que aqui esse ano já foram contabilizados 10 fenômenos tornádicos, (equivaleria a 10% de 100 CBs na afirmativa deles), incluíndo nuvem funil, tornados e tromba dágua. Confirmados por fotos ou danos e depoimentos. Fora os que se perderam e não deixaram marcas, ocorreram a noite ou ninguém viu...

 

Caso esteja errada, por favor me dá uma luz sobre o assunto.

 

Imagino que seria mais justo falarem em tempestades por ano, por exemplo, tenho um texto que fala que nos EUA ocorrem em média 100.000 tempestades por ano, sendo que destas 10% são consideradas severas, e elas podem não ser ocorrências unicelulares, reduz um pouco o percentual, mas estou falando de fatos, realidade e não de especulação de mídia irresponsável.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Uma gustfront de três camadas parece estar se aproximando!! Estou atento!

 

Fotos Ricardo!

Boa sorte!

Aqui agora está uma calmaria.

Fiquei horas sem internet e ainda agora está prá lá de capenga.

Pelo jeito vem muito mais rock n roll!

Fiquemos atentos porém sem coachar... :lol:

 

Escureceu e isto dificultou muito o registro... Não era das mais bonitas, menos mal... Hoje à noite vou pra estrada! Ainda bem que é perto, coisa de 15km, mas o destino não me lembra coisas muito amigáveis, foi em Boa Vista do Buricá que 10 dias após TM ser arrasada pela tempestade registrou também estragos impressionantes, foi lá que de uma Igreja só sobrou a fachada.

Link to comment
Share on other sites

Duquia,

 

A definição de tempo severo que mais gosto é a do Ernani. Procuro seguir ela quando me refiro a tempo severo, aquele trabalho dele é muito importante, e refere o termo. Até vou usá-lo em muitas citações do meu.

 

Com relação a Evento Extremo, acabei essa semana o curso de 2 meses da Defesa Civil aqui de SC e realmente foi ótimo por adentrar nesta terminologia. Eles usam muito o termo evento, em um dos trabalhos que fiz me referí a evento extremo, mas usei como uma conceituação normal de evento de tempo severo, devo ter tratado sobre inundação ou tornado. Mas sei que se refere a eventos que ocorrem em longo espaço de anos, tipo enchente de grandes proporções, tornados arrasadores, ondas de calor, nevascas. Seria isso...

 

São levantamentos muito importantes esses, algo histórico, muita coisa se encontra na própria história do município, livros de imigrantes, jornais antigos de época, arquivos históricos. Seguidamente vejo na METSUL o resgate de algum evento meteorológico histórico, na Metroclima, no Climaterra. É um longo trabalho, de lapidação mesmo. Espero que fique disponível nos sites.

 

Por exemplo, no site novo que estou fazendo tem uma parte que é sobre Dados Históricos, onde serão relacionados eventos do passado. Vou abrir o link com a inundação de Tubarão em 1974. Será uma entrevista com o fotógrafo Paulo Maluche que registrou em imagens o ocorrido em Tubarão um dia antes que qualquer repórter chegasse. As fotos são muito interessantes. O segundo será o tornado de Canoinhas - SC

 

Parabéns pela iniciativa da parceria, quanto mais história melhor.

 

Abraço,

Link to comment
Share on other sites

Acabei de ver, nuvem funil apenas. Mas linda, magnífica!

 

APESAR DA TEIMOSIA DO ALÊ, FOI TORNADO, ATINGIU +- 70 CASAS, DADOS DA DEFESA CIVIL/SC. AS IMAGENS MOSTRAM APENAS O FUNIL, MAS DUROU 20 MINUTOS E HOUVE DANOS PELO VENTO, NÃO APENAS PELO GRANIZO, DITO PELA DEFESA CIVIL QUE É MAIS CHATA (BOM SENTIDO) QUE O PRÓPRIO ALÊ.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

...Imagino que seria mais justo falarem em tempestades por ano, por exemplo, tenho um texto que fala que nos EUA ocorrem em média 100.000 tempestades por ano, sendo que destas 10% são consideradas severas, e elas podem não ser ocorrências unicelulares, reduz um pouco o percentual, mas estou falando de fatos, realidade e não de especulação de mídia irresponsável.

 

Abraços,

 

Pois é, aí seria mais justo. No entanto, o que é EVENTO EXTREMO??? Sabes que existe classificação para isso... novamente, fora do nosso país. Aqui muitos adotam seus próprios critérios e é um samba do crioulo doido.

 

Os padrões aceitos no CENTRO EUROPEU não são os mesmos para os EUA, para o Canadá, para a África do Sul...

 

No momento há um trabalho que estamos realizando (SIMEPAR + CIRAM) onde xiste uma contabilização dessas coisas: Estatísticas, por regiões, do número de raios, intensidadeXduração das chuvas; intensidade máxima dos ventos...

 

O que é bastante lógico pois, índices ou estatísticas para uma determinada região são bastante diferenciados. Neve em bariloche, no inverno, tem sua climatologia. Um evento, nesse período, de fraca intensidade não é nada climatologicamente falando entretanto, no norte do Paraná já seria um acontecimento e tanto...

 

Outra, 41 ºC no verão em PALMAS (PR) é raríssimo e em Manaus pode não ser...

 

Então essas características devem ser cuidadosamente levantadas para se definir o que "sai da casinha" com determinada frequência e não simplesmente adotar os mesmos valores ou índices para cá.

 

Outra coisa muito legal diz respeito às cheias urbanas. Em determinados municípios, dependendo de como se encontra o nível dos rios, 10 mm num dia pode acionar um alerta máximo.

 

Um dia vamos alcançar um padrão para isso aqui no nosso amado País.

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

BEM COLOCADO. O MAIS IMPORTANTE É TREINAR BEM A IMPRENSA PARA NÃO BANALIZAR OU PROCURAR MANCHETES, ESPECIALMENTE DEPOIS DO CATARINA, AQUI EM SC FICOU IRRITANTE A IMPRENSA NESTE SENTIDO, ADORAM METER PÂNICO NA POP. JÁ TEVE UMA CASO DE UMA BAIXA QUE FALARAM HORRORES, NO FINAL (TANTO NÓS COMO A METSUL, SEMPRE ALERTÁVAMOS. QUE SERIA PROBLEMÁTICO DE TRAMADAÍ PARA O SUL) MOSTRARAM REPORTAGEM DOS DANOS NO LITORAL SUL DO RS NO NOTICIÁRIO LOCAL, A PRIMEIRA VEZ QUE ACONTECEU ISTO EM 30 ANOS!! NOTÍCIA DO RS EM SC NO LOCAL, TUDO DEVIDO AO PÂNICO GERADO, EM SC, UMA ÁRVORE CAIU NUMA KOMBI, FOI O RESULTADO MAIS GRAVE DO ALERTA QUE COLOCARAM PARA SC, CHEGARAM A DESLOCAR UMA REPORTER (KEURER) PARA ARARANGUÁ , ESPERANDO O CICLONE, O MÁRCIO DA DEFESA CÍVIL ATÉ DISSE PARA ELA LEVAR A CADEIRA...).

 

POR ISSO TEM-SE QUE TRABALHAR MUITO COM A IMPRENSA.

 

PS: MESMO EM MANAUS SERIA UM FATO INÉDITO OS 41ºC!!! LÁ É RARÍSSIMO PASSAR DOS 36/38ºC.

Link to comment
Share on other sites

Felei com a Débora Reoly de Ijuí, aqui no noroeste, ela falou que houve tornado no município. Na noite de sábado logo antes de sair pra um show, uma nuvem funil bem grande e de considerável diâmetro estava no céu. Falou também de algumas pessoas gritando "olha o ciclone", mas não havia tocado o solo aí. Entretanto, quando em caminho para Cruz Alta, logo após, muitas árvores caídas do lado da estrada, retorcidas, isto na RS 342, próximo ao distrito de Alto da União. No pânico e etc, tirou uma foto, mas o flash não surtiu efeito (bastante longe para sua iluminação), depois de clarear a foto com um programa foi possível perceber uma "saliência" de uma estrutura semelhante a um cone. Hoje ela iria ver se conseguia fotografar os estragos. Mais tarde, vejo com ela e posto a foto.

Link to comment
Share on other sites

Duquia,

 

Penso que eles encontraram a forma mais difícil de se iniciar uma pesquisa no Brasil. Pela hipótese já confirmada por eles mesmos... Hehehe!

 

O território catarinense é vasto, sabe-se lá quantos CBs se formam aqui por ano. Além do mais, TCUs geram tornados também. Então, fica difícil, só sei que aqui esse ano já foram contabilizados 10 fenômenos tornádicos, (equivaleria a 10% de 100 CBs na afirmativa deles), incluíndo nuvem funil, tornados e tromba dágua. Confirmados por fotos ou danos e depoimentos. Fora os que se perderam e não deixaram marcas, ocorreram a noite ou ninguém viu...

 

Caso esteja errada, por favor me dá uma luz sobre o assunto.

 

Imagino que seria mais justo falarem em tempestades por ano, por exemplo, tenho um texto que fala que nos EUA ocorrem em média 100.000 tempestades por ano, sendo que destas 10% são consideradas severas, e elas podem não ser ocorrências unicelulares, reduz um pouco o percentual, mas estou falando de fatos, realidade e não de especulação de mídia irresponsável.

 

Abraços,

 

EM CAMPO ALEGRE, TAMBÉM OCORREU TORNADO, PELA FOTOS, 99% DE CHANCE. EM ABERLADO LUZ HOUVE DANOS.

 

SE NÃO TEM ESTUDO, NÃO AFIRME QUE SÓ "X"% DÁ TORNADO. É QUE NO BRASIL ERA PECADO DIZER QUE DAVA TORNADO. LER TRABALHOS DIZENDO QUE OCORREU 30 TORNADOS EM 2/3 DÉCADAS É PIADA!!1 FOI O MESMO QUE SAIU NA VEJA , ANOS ATRÁS, ONDE SEGUNDO O LEVANTAMENTO FEITO PELO INMET, TALVEZ UM MÍOPE E DOS GRANDES, TEVE EM 28 ANOS ANOS , APENAS 25 DIAS DE NEVE (SE NÃO ME ENGANO ESTAVA EM 50/70 DIAS). ORAS BOLAS SÓ EM 1990 ( A REPORTAGEM FOI APÓS 1990) FORAM 15 DIAS!!!! NÃO HÁ SERIEDADE OU VONTADE NOS LEVANTAMENTOS ESTATÍSTICOS, NA GRANDE MAIORIA, SALVO ALGUMAS EXCEÇOES...

Link to comment
Share on other sites

Felei com a Débora Reoly de Ijuí, aqui no noroeste, ela falou que houve tornado no município. Na noite de sábado logo antes de sair pra um show, uma nuvem funil bem grande e de considerável diâmetro estava no céu. Falou também de algumas pessoas gritando "olha o ciclone", mas não havia tocado o solo aí. Entretanto, quando em caminho para Cruz Alta, logo após, muitas árvores caídas do lado da estrada, retorcidas, isto na RS 342, próximo ao distrito de Alto da União. No pânico e etc, tirou uma foto, mas o flash não surtiu efeito (bastante longe para sua iluminação), depois de clarear a foto com um programa foi possível perceber uma "saliência" de uma estrutura semelhante a um cone. Hoje ela iria ver se conseguia fotografar os estragos. Mais tarde, vejo com ela e posto a foto.

 

AS VEZES O FUNILL PARECE NÃO TOCAR O SOLO, MAS O VENTO SIM. ISTO EU VÍ EM FRAIBURGO, NÃO TINHA O FUNIL VISÍVEL, MAS TINHA VENTO E A ROTAÇÃO BEM DEFINIDOS PELOS OBJETOS, FOI UM F0, ATINGIU MAIS DE 20 CASAS, PASSOU A UNS 50/100 M DA MINHA JANELA.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.