Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo Severo - Primavera de 2008


Marcelo
 Share

Recommended Posts

  • Replies 642
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

EM BOM JARDIM FIQUEI SURPRESO AO CHEGR LÁ POR VOLTA DAS 19 HORAS, CÉU AZUL, ALGUMAS NUVENS E O RIO NAS ALTURAS! EM 10 ANOS É A PRIMEIRA VEZ QUE VEJO AQUELE RIO TÃO ALTO, INUNDOU AS VÁRZEAS, UMA CASA PERTO DA RODOVIÁRIA, EM ALGUNS PONTOS SUBIU DE 2 A 3 M, A CACHOEIRA ESTAVA UM ESPETÁCULO, MUITO FORTE E COM UM BARULHO BEM ALTO. PEDRAS NAS ESTRADAS, RUAS SEM O PAVIMENTO, E FOI BEM LOCALIZADO, QUASE QUE SÓ SOBRE A REGIÃO DE B.JARDIM, NEM MOLHADO ESTAVA O ASFALTO APÓS PASSAR A PONTE SOBRE O PELOTAS. DEVE TER DADO MAIS DE 100 mm EM POUCO MAIS DE 1 HORA, PELO VOLUME DE ÁUGA E PELOS ESTRAGOS. PENA NÃO ESTAR COM A MÁQUINA.

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo,

 

Vi as imagens no ClicRBS, uma enxurrada mesmo.

 

Amigos, a imagem do sat das 8h45 é um escândalo, o Alexandre acertou em cheio. Se aquilo vier para cá... Dará até arrepios, além dos estragos de monta.

 

Grupo de storms... Hoje é domingo, vamos pegar isso de dia, fiquemos atentos! Ricardo, Paulo, Igor, Tomasini, Débora, Denilson, Duda, Nazareno, Délcio, Samuel... Carreguem suas baterias!

Link to comment
Share on other sites

Tomasini,

 

Deve ter jóias preciosas, isso sim! Tuas capturas são sempre incomuns, com um toque de arte. Vamos, posta logo para a gente apreciar teus lindos instantâneos...

 

Abraços,

 

Obrigado pelos elogios Jaque.

Talvez, se houver tempo, coloco as imagens do temporal de ontem aqui em Passo Fundo. O restante das fotos estão no computador em Sarandi. Aquelas somente amanhã em diante.

Mas não há nada de extraordinário.

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Tomasini,

 

Deve ter jóias preciosas, isso sim! Tuas capturas são sempre incomuns, com um toque de arte. Vamos, posta logo para a gente apreciar teus lindos instantâneos...

 

Abraços,

 

Obrigado pelos elogios Jaque.

Talvez, se houver tempo, coloco as imagens do temporal de ontem aqui em Passo Fundo. O restante das fotos estão no computador em Sarandi. Aquelas somente amanhã em diante.

Mas não há nada de extraordinário.

Sds.

 

SÓ UNS GRNIZOS TAMNAHO MELANCIA, UNS DOIS FO E UM PEQUENO F5, OU QUE NEM O PURGA DO ALÊ, 2EF0 E 1EF5

 

COISA BÁSICA....

 

 

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

No horizonte sul, vejo uma tempestade isolada estupidamente eletrificada. Em média 2 segundos ou menos de intervalo entre uma descarga e outra. Acredito que esteja indo para os lados de Campo Mourão. Apesar da distância, está bonito, ainda mais com o restante do céu estrelado. O engraçado é que nenhum radar, nem mesmo o rindat está captando...

Link to comment
Share on other sites

Amigos, aqui está a filmagem. Tem que ver em tela grande, no morro a esquerda o tornado. Só vou deixar por algumas horas, pois tem comentários e o video ficou ruim. Multipliquem pelo tamanho real e imaginem como vi, nesse video não dá 1 milésimo da maravilha. O que apurei aqui:

 

- Na hora do funil 1 vôo que aterrissava arremeteu

- Na direção do funil uma ambulância perdeu o controle na BR101 e caiu em um barranco, ferindo 4 pessoas e se desmanchando. A apresentadora de TV chegou a comentar que foi algo inexplicável... Não sei se tem ligação, mas é inexplicável mesmo.

- Uma testemunha viu a ambulância passar por ele e em seguida capotar durante a chuva forte.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

No horizonte sul, vejo uma tempestade isolada estupidamente eletrificada. Em média 2 segundos ou menos de intervalo entre uma descarga e outra. Acredito que esteja indo para os lados de Campo Mourão. Apesar da distância, está bonito, ainda mais com o restante do céu estrelado. O engraçado é que nenhum radar, nem mesmo o rindat está captando...

 

Agora fizeste eu lembrar de uma nuvem ultra, mega, hiper eletrificada. Tenho aquela loucura gravada em alguma fita de VHS. Faz muitos e muitos anos (entre 96 e 2000). Sinceramente o CB parecia uma luz estroboscópica. Eram diversas descargas por segundo!! Nunca tinha visto aquilo e nunca mais vi algo assim.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Legal, Jaque! Pena ser muito longe. O que mais parece visívil é lá por 2min no meio do enquadramento.

 

É isso aí mesmo Ricardo, antes era o pó girando, então ele vai tomando mais forma e o funil fica bem evidente e baixa de vez e o do lado começa a tomar forma alongada também, tem uma parte que comento com meu irmão: 2 David. Ali observávamos bem a evolução. O Original tem 360MB, tive que reduzir muito.

 

Na verdade a precipitação ocorria sobre toda beira mar norte, ou seja, sem visão para aquele povo. A tempestade chegava de oeste e o tornado se formou bem na frente, atras já chovia torrencial. Eu tinha visão privilegiada, pois era no topo do morro. Atras dele ninguém via porque já chovia forte, nem nas laterais, só se tivesse alguém olhando de onde eu estava mesmo ou de alguma embarcação, porque o resto desta parte da Ilha é muito cheio de edificações e todas vazias porque ainda não há veranistas aqui. Então, não tem como confirmar com mais gente vendo. O Morro é ingreme e mata cerrada, não tem como adentrar. Uma pena. Só quem viu fomos eu, meu irmão e minha cunhada.

 

Obrigada pelo comentário.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Aqui pancadão com muito granizo as 13h, mas eram pedras bem pequenas, foi bonito ver aquele montão de pedrinhas picando.... hehehehhehehheh

 

No mais, tarde amena, 17°C e vento moderado, "frio".

 

Jaque, vídeo bem bacana ein!! no Segundo minto da pra ver que a coisa se mexia bastante!!

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Jaqueline, pra mim 90% de chance de ter sido um tornado mesmo! A imagem não nega.

 

Nesse momento, células de tempestade atingem o norte pioneiro paranaense!

 

200811121924kf2.png

 

SIMEPAR: Chuvas fortes estão presentes na metade norte do PR, com condições inclusive para ocorrência de granizo. Os núcleos mais intensos encontram-se nos municípios de Cândido de Abreu, Ortigueira, Astorga, Londrina, Cornélio Procópio, Nova Fátima e regiões vizinhas e estão acompanhadas de atividade de raios e rajadas de ventos. As áreas de chuvas se renovaram também no oeste/sudoeste. No litoral ainda está chovendo. As chuvas ocorreram ao longo de todo dia é já contabilizam 104 mm. Nas últimas 48 horas o total de precipitação superou a média climatológica para novembro, que é de 175 mm.

Link to comment
Share on other sites

Salve BAZ!

 

Amigos, obrigada pelos comentários e pela paciência em ver um filme longo e ruim. Tentei ir ao local, mas nem o carro passa, só para acrescentar, há galhos de árvores quebrados, flores cobrindo o caminho e espalhadas indicando que ali, local de minimo acesso, ventou muito, mas só consegui chegar no que penso ter sido o lado do funil, o outro fica dentro da montanha, bem no topo, onde não há casas e nem acesso por trilha, mas sim muita pedra e mata, pelo Google. Outras pessoas que passei o video original crêem que foi tornado, mas decidi que ficará sem ser contabilizado, serve para representar a parcela que fica de fora por não estar na mídia, que muitas vezes também erra.

 

Bom, o fato é que aqui chove ainda, ontem o previsto era 80mm pelo CPTEC, deu 15mm, hoje a coisa está mais fraca, tipo garoa, mas muita umidade. Tenho 4mm desde às 7h. Ontem a noite fez frio e hoje está frio, claro que não um frio de matar, mas frio 17C.

 

Vamos ver se limpa ou se incrementa, assim como está é chatinho...

Link to comment
Share on other sites

Salve BAZ!

 

Amigos, obrigada pelos comentários e pela paciência em ver um filme longo e ruim. Tentei ir ao local, mas nem o carro passa, só para acrescentar, há galhos de árvores quebrados, flores cobrindo o caminho e espalhadas indicando que ali, local de minimo acesso, ventou muito, mas só consegui chegar no que penso ter sido o lado do funil, o outro fica dentro da montanha, bem no topo, onde não há casas e nem acesso por trilha, mas sim muita pedra e mata, pelo Google. Outras pessoas que passei o video original crêem que foi tornado, mas decidi que ficará sem ser contabilizado, serve para representar a parcela que fica de fora por não estar na mídia, que muitas vezes também erra.

 

Bom, o fato é que aqui chove ainda, ontem o previsto era 80mm pelo CPTEC, deu 15mm, hoje a coisa está mais fraca, tipo garoa, mas muita umidade. Tenho 4mm desde às 7h. Ontem a noite fez frio e hoje está frio, claro que não um frio de matar, mas frio 17C.

 

Vamos ver se limpa ou se incrementa, assim como está é chatinho...

 

PARA ESTA ÉPOCA É BEM FRIO, A MÉDIA MÁXIMA É PROXIMA DE 26/27ºC.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.