Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo Severo - Inverno de 2008


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

  • Replies 455
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Desde ontem ao observar o radar do Simepar fiquei em dúvida, na noite ao ver as imagens da destruição pensei em possível tornado. Agora, na TV, levantada a possibilidade da ocorrência de tornado aqui ontem, na cidade Correia Pinto. Sinceramente pelo nivel de destruição, tipo de dano, nas reportagens as pessoas falaram em telhas voando e viram um cone...

 

As imagens que consegui no Simepar indicam evento muito forte, quem sabe o Duquia vasculha melhor essa possibilidade...

 

correiapintoaj3.th.jpg

 

Ventos avaliados em 80Km/h, provável EF0.

 

http://www.correiolageano.com.br/htmNoticia.php?id=11009&c=2

Link to comment
Share on other sites

Desde ontem ao observar o radar do Simepar fiquei em dúvida, na noite ao ver as imagens da destruição pensei em possível tornado. Agora, na TV, levantada a possibilidade da ocorrência de tornado aqui ontem, na cidade Correia Pinto. Sinceramente pelo nivel de destruição, tipo de dano, nas reportagens as pessoas falaram em telhas voando e viram um cone...

 

As imagens que consegui no Simepar indicam evento muito forte, quem sabe o Duquia vasculha melhor essa possibilidade...

 

correiapintoaj3.th.jpg

 

Ventos avaliados em 80Km/h, provável EF0.

 

http://www.correiolageano.com.br/htmNoticia.php?id=11009&c=2

 

FOI TORNADO, DUAS PESSOAS VIRAM O FUNIL ATÉ O CHÃO

 

VENTO DE 80 KM....BRINCADEIRA, VTO DE OITENTA NÃO DERRUBA MURO E QUASE ACABA COM CASA, DEVE TER SIDO UM F1 FORTE, EF1 É PARA OS USA....

Link to comment
Share on other sites

Ola!!!!! Apos alguns meses fora do estado, retorno a postar aqui no fórum....a propósito, as imagens do radar de santiago, mostram uma linha de temporais, dae fico na duvida, é temporais ( com raios, chuvas e trovões) ou somente chuva???? :( :shock: :?: :?: :?:

 

Raios, difícil, ao menos o mapa com as descargas elétricas está quase vazio...

Agora, se podemos ter granizo e vento, não sei... Pelo sistema "visto de cima", é interessante o quadro, mas a temperatura e pressão atm não me sugerem que algo representativo possa ocorrer.

 

De qualquer modo, seguimos monitorando, pela evolução do sistema poderemos ter uma idéia mais concreta.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Tornado invade zona rural de São Luís

ontem 26.06.2008

 

Um tornado em formato de cone surgiu do meio das nuvens por volta das 16h30 de ontem, provocando espanto e admiração nos espectadores, próximo ao Maracanã, na zona rural da capital. O fenômeno durou pouco mais de cinco minutos. Por ter alcançado uma velocidade intensa de 100 km/h o tornado é caracterizado como F1.

 

 

Um tornado em formato de cone surgiu do meio das nuvens por volta das 16h30 de ontem, provocando espanto e admiração nos espectadores, próximo ao Maracanã, na zona rural da capital. O fenômeno durou pouco mais de cinco minutos. Por ter alcançado uma velocidade intensa de 100 km/h o tornado é caracterizado como F1, segundo o meteorologista e coordenador do Laboratório de Meteorologia do Núcleo Geoambiental da Uema, Gunter de Azevedo Reschke. Só hoje será possível mensurar com precisão os estragos causados pela tromba d’água...

 

http://oimparcial.site.br.com/oimparcial/content/view/1776/34/

 

Há muitas fotos no caderno online

 

Neste outro Jornal há o video

 

http://180graus.brasilportais.com.br/geral/acredite-tornado-registrado-na-zona-rural-de-sao-luis-maranhao-21785.html

 

O que ocorreu ontem em Santarém novamente ainda não consegui imagens.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 2 weeks later...

Quem sabe algum céu bonito resulta desta instabilidade

 

MetSul alerta sobre chuva forte, temporais e vento intenso por ciclone

 

--------------------------------------------------------------------------------

 

A MetSul alerta para o risco de chuva forte no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, especialmente da tarde para a noite, sobretudo no Sul e parte do Oeste do Estado. A instabilidade vai ganhar muita força devido a um sistema de baixa pressão que vai se intensificar no Uruguai. Este sistema de baixa dará origem amanhã a um ciclone extratropical a sudeste do Chuí. Associada a este ciclone, uma frente fria cruzará pelo Estado, de Oeste para Leste, levando chuva para todas as regiões e que podem ser forte em diversas cidades com risco de temporais isolados. Apesar dos modelos não indicarem índices de instabilidade elevados, o avanço da frente fria sobre uma atmosfera mais aquecida no Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul pode provocar temporais isolados nestas regiões na terça-feira. Os índices de instabilidade projetados pelos modelos são altos para o Norte da Argentina e o Sul do Paraguai, o que torna o risco de tempo severo maior no Oeste do Sul do Brasil. Deve chover como ainda não choveu no Rio Grande do Sul em julho, mês até agora muito seco. Também o Uruguai pode registrar acumulados de chuva expressivos. A MetSul Meteorologia adverte que o ciclone trará vento moderado a forte para o Estado com rajadas mais intensas na costa uruguaia e no Sul e no Leste gaúcho. As rajadas mais fortes no Litoral Sul podem ficar entre 80 e 100 km/h, não se descartando picos de vento mais fortes em alguns momentos na faixa litorânea. A navegação será extremamente desaconselhável porque o mar ficará muito agitado com risco de ressaca. O ciclone também impulsionará ar frio para o Rio Grande do Sul e a temperatura sofrerá acentuado declínio com sensação térmica baixa à noite devido ao vento frio e forte, mas frio mais intenso é esperado para o final desta semana.

 

 

--------------------------------------------------------------------------------

 

Eugenio Hackbart - 21/07/2008 08:41:36

 

Fonte: http://www.metsul.com/secoes/visualiza.php?cod_subsecao=1&cod_texto=1095

Link to comment
Share on other sites

Quem sabe algum céu bonito resulta desta instabilidade

 

MetSul alerta sobre chuva forte, temporais e vento intenso por ciclone

 

--------------------------------------------------------------------------------

 

A MetSul alerta para o risco de chuva forte no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, especialmente da tarde para a noite, sobretudo no Sul e parte do Oeste do Estado. A instabilidade vai ganhar muita força devido a um sistema de baixa pressão que vai se intensificar no Uruguai. Este sistema de baixa dará origem amanhã a um ciclone extratropical a sudeste do Chuí. Associada a este ciclone, uma frente fria cruzará pelo Estado, de Oeste para Leste, levando chuva para todas as regiões e que podem ser forte em diversas cidades com risco de temporais isolados. Apesar dos modelos não indicarem índices de instabilidade elevados, o avanço da frente fria sobre uma atmosfera mais aquecida no Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul pode provocar temporais isolados nestas regiões na terça-feira. Os índices de instabilidade projetados pelos modelos são altos para o Norte da Argentina e o Sul do Paraguai, o que torna o risco de tempo severo maior no Oeste do Sul do Brasil. Deve chover como ainda não choveu no Rio Grande do Sul em julho, mês até agora muito seco. Também o Uruguai pode registrar acumulados de chuva expressivos. A MetSul Meteorologia adverte que o ciclone trará vento moderado a forte para o Estado com rajadas mais intensas na costa uruguaia e no Sul e no Leste gaúcho. As rajadas mais fortes no Litoral Sul podem ficar entre 80 e 100 km/h, não se descartando picos de vento mais fortes em alguns momentos na faixa litorânea. A navegação será extremamente desaconselhável porque o mar ficará muito agitado com risco de ressaca. O ciclone também impulsionará ar frio para o Rio Grande do Sul e a temperatura sofrerá acentuado declínio com sensação térmica baixa à noite devido ao vento frio e forte, mas frio mais intenso é esperado para o final desta semana.

 

 

--------------------------------------------------------------------------------

 

Eugenio Hackbart - 21/07/2008 08:41:36

 

Fonte: http://www.metsul.com/secoes/visualiza.php?cod_subsecao=1&cod_texto=1095

 

Jaque, falando em oportunidade para boas fotos... To pensando em deixar a Sony CB 7.2 do meu pai de lado, e comprar uma Canon a580 de 8.0... O que me animou é o zoom óptico de 4x e digital de 4x, além da qualidade de imagem e velocidade do obturador de 15s a 1/2000s, muito boa para fotos de raios e tempestades.

 

Algum conselho?

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

 

Jaque, falando em oportunidade para boas fotos... Tô pensando em deixar a Sony CB 7.2 do meu pai de lado, e comprar uma Canon a580 de 8.0... O que me animou é o zoom óptico de 4x e digital de 4x, além da qualidade de imagem e velocidade do obturador de 15s a 1/2000s, muito boa para fotos de raios e tempestades.

 

Algum conselho?

 

Abraço

 

Meu amigo Ricardo,

 

O Equipamento que tens é bom. Já a Canon é espetacular, essa aí que queres tem uma promoção legal no Shoptime, vem com impressora de fotos e cartão de 2G por R$899,00. Mas, o zoom ótico é tudo, por isso deverias partir para um equipamento com mais x. É isso que faz fotos com aproximação e qualidade. Não há grande diferença de preço se pensares que com um pouquinho mais de investimento tens mais qualidade. Você consegue uma máquina sensacional por um pouco mais de R$1.000,00.

 

Começa a pensar assim: Zoom: Óptico 4x. digital aprox. 4x, combinado aprox. 16x

 

- Cannon semiprofissional: http://www.submarino.com.br/cinephoto_productdetails.asp?Query=&ProdTypeId=26&CatId=41646&PrevCatId=41621&ProdId=21386471&ST=BL41646&OperId=0&CellType=2

 

- Por um pouco mais: Zoom: digital 30x e óptico 15x (ATENÇÃO: em PoA, tem a H50 por R$1.050,00, na Digital Companhy F 51-30.234353)

 

http://www.submarino.com.br/cinephoto_productdetails.asp?Query=&ProdTypeId=26&CatId=41660&PrevCatId=41621&ProdId=21382362&ST=BL41660&OperId=0&CellType=2

 

Então, vai pesquisando e depois me fala que vou comprar mais uma para essa temporada 2008/2009, desse porte aí.

 

Espero ter ajudado,

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

 

Jaque, falando em oportunidade para boas fotos... Tô pensando em deixar a Sony CB 7.2 do meu pai de lado, e comprar uma Canon a580 de 8.0... O que me animou é o zoom óptico de 4x e digital de 4x, além da qualidade de imagem e velocidade do obturador de 15s a 1/2000s, muito boa para fotos de raios e tempestades.

 

Algum conselho?

 

Abraço

 

Meu amigo Ricardo,

 

O Equipamento que tens é bom. Já a Canon é espetacular, essa aí que queres tem uma promoção legal no Shoptime, vem com impressora de fotos e cartão de 2G por R$899,00. Mas, o zoom ótico é tudo, por isso deverias partir para um equipamento com mais x. É isso que faz fotos com aproximação e qualidade. Não há grande diferença de preço se pensares que com um pouquinho mais de investimento tens mais qualidade. Você consegue uma máquina sensacional por um pouco mais de R$1.000,00.

 

Começa a pensar assim: Zoom: Óptico 4x. digital aprox. 4x, combinado aprox. 16x

 

- Cannon semiprofissional: http://www.submarino.com.br/cinephoto_productdetails.asp?Query=&ProdTypeId=26&CatId=41646&PrevCatId=41621&ProdId=21386471&ST=BL41646&OperId=0&CellType=2

 

- Por um pouco mais: Zoom: digital 30x e óptico 15x (ATENÇÃO: em PoA, tem a H50 por R$1.050,00, na Digital Companhy F 51-30.234353)

 

http://www.submarino.com.br/cinephoto_productdetails.asp?Query=&ProdTypeId=26&CatId=41660&PrevCatId=41621&ProdId=21382362&ST=BL41660&OperId=0&CellType=2

 

Então, vai pesquisando e depois me fala que vou comprar mais uma para essa temporada 2008/2009, desse porte aí.

 

Espero ter ajudado,

 

Abraços,

 

Bah! Que aula! hehe.. Bem eu ainda permaneço com a idéia da Canon A580, na web tem por R$599,00 e no ML por apenas R$450,00, e seu zoom total é de 16x... Vou dar mais uma procurada e ler sobre, te informo das novas!! hehe...

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Que nada!!!! Como as coisas estão aí... Me dá uma vontade de ir para o sul com ciclone, mas como vou semana que vem essa vou ficar aqui mesmo. Qualquer novidade informa!

 

Tá barato mesmo, a minha canon já caiu tanto, está acidentada, vou dar uma olhada nessa aí, o preço está muito bom.

 

Abraço e boa sorte na compra!

Link to comment
Share on other sites

Alerta de tempestades!

Aqui faz 24ºc, em Santa Rosa a temperatura subiu e atinge 25ºc as 21h! A pressão caiu de 981 para 975,1 hectopascais da tarde para agora a noite, onde o ritmo de queda é de 1hectopascal/h!

 

Será que bem coisa feia por aqui?

 

 

975 hpa!!! :shock: :shock:

 

Ricardo, tem certeza desse dado?? É de onde?? não estou duvidando não, é que o valor é realmente muito baixo!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Alerta de tempestades!

Aqui faz 24ºc, em Santa Rosa a temperatura subiu e atinge 25ºc as 21h! A pressão caiu de 981 para 975,1 hectopascais da tarde para agora a noite, onde o ritmo de queda é de 1hectopascal/h!

 

Será que bem coisa feia por aqui?

 

 

975 hpa!!! :shock: :shock:

 

Ricardo, tem certeza desse dado?? É de onde?? não estou duvidando não, é que o valor é realmente muito baixo!!!

 

Sds.

 

Sim, é real, mas precisa de correção de altitude... O meu objetivo não foi retratar a pressão absoluta, mas sim o ritmo de queda.

Link to comment
Share on other sites

Igor, será que essa linha de instabilidades poderá provocar tempo severo no sudoeste do paraná, e talvez Oeste do Estado!!! A região de Cascavel costuma sempre ter granizo nessas ocasiões...

 

Sds.

 

Não acreditava nessa possibilidade, mas dá pra ver que se forma uma linha no Paraguai e esta pode chegar ao oeste do PR, ao meu ver.

Link to comment
Share on other sites

Muito triste o acidente, aqui pela manhã morreu mais um camioneiro gaúcho.

 

NotíciasMeteorologia |

 

22/07/2008 13h03min

 

Vento chega a 117 km/h na Serra de SC

 

Ciclone extra-tropical no RS e frente fria provocaram o vento na madrugada de terça-feira. A atuação de um ciclone extra-tropical entre o Sul do Rio Grande do Sul e o Litoral do Uruguai, associada à passagem de uma frente fria por Santa Catarina, provocou a formação de ventos de até 117 quilômetros por hora na madrugada desta terça-feira em Urubici, na Serra catarinense.

 

De acordo com as medições da Epagri/Ciram, o vento forte atingiu principalmente a região Oeste. Em São Miguel D´Oeste e em Chapecó as rajadas chegaram a 70 km/h.

 

A previsão do tempo para as principais cidades de SC

 

A previsão é que continue a ventar em todas as regiões durante a terça-feira. O vento deve perder intensidade à noite.

 

Tempo fica instável nos próximos dias

 

A frente fria que está sobre o Rio Grande do Sul e deve avançar para Santa Catarina ao longo desta terça-feira pondo fim a um período de mais de 15 dias sem chuva no Estado.

 

Na faixa entre o Oeste e o Sul e na Serra a previsão é que o dia tenha céu encoberto e chuva a qualquer hora. Nas outras partes do Estado, a terça-feira ainda tem tempo seco na maior parte do dia, com sol entre nuvens. A nebulosidade aumenta gradativamente no decorrer do período, conforme a frente fria se estende por Santa Catarina.

 

 

DIARIO.COM.BR

 

Saiba mais

Os registros pelo Estado

Urubici — 117 km/h

Laguna — 89 km/h

São Miguel D´Oeste — 71 km/h

Chapecó — 70 km/h

Itá — 67 km/h

Xanxerê — 63 km/h

Fonte: Epagri/Ciram

Link to comment
Share on other sites

DETALHE; URUBICÍ FOI NO M.DA IGREJA, QUE É NORMAL VENTO FORTE ASSIM E LAGUNA,; FOI NO CABO DE STA MARTA, OUTRO LOCAL DE VENTO FORTE, NORMAL, VERDADES COM OMISSÃO DE FATOS....

 

Morei boa parte de 2006 lá no Farol e o nordestão é furioso, tipo, 3 dias de vento constante. Nossa, e as ressacas... Tenho lindos registros de lá.

Link to comment
Share on other sites

Lindas Igor, sobretudo a segunda, como já disse a Jaque...

 

Aqui houve muitas descargas, mas uma pena eu não ter minha Canon de 15s e zoom óptico de 4 vezes.... Com a Sony só captei alguns clarões... :roll:

 

Ricardo, a Sony tem o recurso A, é um tipo de pose de 10s fixo mais 10s para recuperação da imagem, mesmo com uma máquina muito velha que eu tinha, a P51 (que já foi até para o lixo) de 2mgpx, conseguia fazer imagens de raios em pose, creio que a tua deve fazer, procura esse recurso, essa 7.1 é muito boa.

Link to comment
Share on other sites

Lindas Igor, sobretudo a segunda, como já disse a Jaque...

 

Aqui houve muitas descargas, mas uma pena eu não ter minha Canon de 15s e zoom óptico de 4 vezes.... Com a Sony só captei alguns clarões... :roll:

 

Ricardo, a Sony tem o recurso A, é um tipo de pose de 10s fixo mais 10s para recuperação da imagem, mesmo com uma máquina muito velha que eu tinha, a P51 (que já foi até para o lixo) de 2mgpx, conseguia fazer imagens de raios em pose, creio que a tua deve fazer, procura esse recurso, essa 7.1 é muito boa.

 

Jaque, li todo o manual a procura do tal recurso, é péssima nesse sentido, mexi em todas as funções da câmera, mas não encontrei nada... Mês que vem vou a Posadas na Arg. e Paraguai, lá vou comprar a digital, claro que não em vendedores ambulentes, mas há lojas muito boas com assistência técnica permitida aqui no BR...

 

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Muitos Núcleos Forte neste instantes, sobre o Rio Grande do Sul, aqui, na minha cidade, apenas chuva forte alguns trovões, e vento, nada de mais, Porém, olhando as imagens de radares, agora, á núcleos em toda parte, de forte intensidade.

 

Aqui está nublado, somente. Pressão atm em 1013hpa, em queda, mas nada de excepcional...

Link to comment
Share on other sites

Aqui temos um belo sol. Ontem a noite fui observar o mar e estava incrivelmente recolhido, principalmente em Ponta das canas, chegava a ter mais de 30m de areia, fazia tempos que não via assim.

 

Ricardo, esse é o equipamento usado pelo storm chaser Jim Reed, para mim, um dos mais sensacionais da atualidade, pena a oferta aí do link ser de equipamento usado, mas se fores para a Argentina, os preços estão muito caros lá, amigos me falaram que há desabastecimento e preços nas alturas, melhor mesmo no Paraguai. Mas fica a dica de equipamento.

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-77402196-_JM

Link to comment
Share on other sites

Aqui temos um belo sol. Ontem a noite fui observar o mar e estava incrivelmente recolhido, principalmente em Ponta das canas, chegava a ter mais de 30m de areia, fazia tempos que não via assim.

 

Ricardo, esse é o equipamento usado pelo storm chaser Jim Reed, para mim, um dos mais sensacionais da atualidade, pena a oferta aí do link ser de equipamento usado, mas se fores para a Argentina, os preços estão muito caros lá, amigos me falaram que há desabastecimento e preços nas alturas, melhor mesmo no Paraguai. Mas fica a dica de equipamento.

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-77402196-_JM

 

Jaque, vou comprar em Encarnación, Paraguai, só não sei qual modelo ou marca ainda. Valeu pelas dicas e conselhos!!!

 

Pelo radar de Santiago, há alguns núcleos bem "fortinhos", quem sabe sobra alguma coisa pra TM...

Link to comment
Share on other sites

PoA deve ser surpreendida daqui algumas horas. Há um núcleo bem bonito junto a Pantano Grande, Rio Pardo e Santa Cruz se vingar e chegar em PoA, dará bonitos céus na webcam.

 

pantanoet9.th.jpg

 

Olha a previsão da metroclima!

 

25/07/2008 - 09:38

 

Chuva retorna no fim de semana e pode ser forte

O sol predomina em Porto Alegre neste sábado. A madrugada de sábado deve ser ainda mais fria com mínimas entre 5ºC e 8ºC na maioria dos bairros da capital, mas podem ser registrados até 4ºC nos extremos norte (divisa com Canoas e Cachoeirinha) e sul da cidade. A nebulosidade deve aumentar da tarde para a noite e a temperatura máxima sobe muito mais que hoje, devendo se situar entre 18ºC e 20ºC. No domingo, haverá maior nebulosidade por conta de áreas de instabilidade que avançam para a capital. O tempo se instabiliza com chuva no decorrer do dia e não se descarta o risco de chuva forte, conforme indicativos de algumas simulações computadorizadas. A temperatura deve entre 12ºC e 18ºC. Na segunda-feira, a nebulosidade diminui e o sol aparece com elevação da temperatura. (Meteorologista Luiz Fernando Nachtigall / MetSul Meteorologia).

Link to comment
Share on other sites

Igor, belas imagens!

 

Aqui ontem por volta de 18h de ontem deu rajadas fortes, agora pela manhã 3 trovoadas, está totalmente encoberto um pouco mais frio, mas nas imagens de satélite nada, nem nos radares, nem na de raios, nem no METAR... Ou seja, no mínimo trovoadas estranhas...

 

SBFL 031200 13004KT 9999 SCT017 BKN035 17/14 Q1012=

Link to comment
Share on other sites

Gurizada

 

Essa documentação em fotos do minitornado que atingiu o norte da França é bastante chocante!

 

Não tive tempo para checar mais informações no Centro Europeu ou na Meteo France...

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Duquia,

 

Falam em mini tornado nas notícias no mundo, mas pelas imagens, os meus conterrâneos de origem passaram muito trabalho... Veja as imagens:

 

http://photos.lavoix.com/main.php?g2_itemId=42420

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.