Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo Severo - Inverno de 2008


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

  • Replies 455
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Odeio repetir mensagem, mas o horário me obriga

 

::::::::::

 

2:11, acordo com estouros.

 

Vou pra janela, granizo enorme, pedras até 3/5 cm , SORTE que foram poucas, ao menos aqui em casa, até eu chegar a porta, localizar algumas e apanhá-las, derreteram um pouco, estão no freezer agora.

 

Tá muito estranha a atmosfera, segue quente, 16°C, teve breves rajadas muito frtes de vento, tá muito estranho....

 

Vou dormir

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Igor, ainda bem que as áreas mais instáveis nesse momento (10 h e 55 min) passam pelo sudeste do teu município no sentido oeste para leste.

 

Os volumes de chuvas acumulados nos pluviômetros não são lá grande coisa entretanto, pelo radar, dá para ver que acumulam valores expressivos fora do "pinico de São Pedro"...

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Pois é Cezar, é um núcleo atrás do outro. O acumulado não é significativo mesmo, mas o que mais chama a atenção são as descargas elétricas. Vamos ver agora a tarde, parece que o "corredor instável" está ficando cada vez maior.

Link to comment
Share on other sites

NOTÍA DA CLIMATEMPO!!! O DUQUIA SE REFERIU A ESSE NÚCLEO DE TEMPESTADE EM PIRAÍ NO SITE DO SIMEPAR DE HJ DE MANHA!

 

CLIMATEMPO!

Bloco de gelo cai do céu sem nuvens

Por volta das 10horas desta manhã de quinta-feira um agricultor da região de Jundiaí viu um objeto caindo do céu em diagonal sobre sua fazenda. Ao chegar a suas videiras encontrou um bloco de gelo de 6kg.

Numa primeira avaliação da equipe da Climatempo ele se formou numa intensa nuvem de chuva, como a de um tornado, que estava na região de Piraí do Sul no Paraná, com grande quantidade de gelo. Este granizo se juntou num único bloco de água e gelo. Este bloco foi jogado para cima por ventos muito fortes, atingindo mais 12km de altitude, onde a temperatura era de 57 graus Celsius negativos. A água se congelou totalmente formando um bloco rígido que foi levado pela corrente de jato, que atingia cerca de 100km/h desde a região de origem até São Paulo. Ela foi transportada por cerca de 300 km até Jundiaí onde chegou ao solo.

 

SIMEPAR:

Considerando-se apenas as chuvas identificadas num raio de 200 km em torno da antena do radar meteorológico do SIMEPAR (localizada no interior do município de Teixeira Soares) é possível identificar várias áreas sob a ação de chuvas, de moderadas a fortes, que são acompanhadas de grande concentração de raios. Em especial ressalta-se o forte temporal que atinge a área urbana do município de Piraí do Sul.

Link to comment
Share on other sites

NOTÍA DA CLIMATEMPO!!! O DUQUIA SE REFERIU A ESSE NÚCLEO DE TEMPESTADE EM PIRAÍ NO SITE DO SIMEPAR DE HJ DE MANHA!

 

CLIMATEMPO!

Bloco de gelo cai do céu sem nuvens

Por volta das 10horas desta manhã de quinta-feira um agricultor da região de Jundiaí viu um objeto caindo do céu em diagonal sobre sua fazenda. Ao chegar a suas videiras encontrou um bloco de gelo de 6kg.

Numa primeira avaliação da equipe da Climatempo ele se formou numa intensa nuvem de chuva, como a de um tornado, que estava na região de Piraí do Sul no Paraná, com grande quantidade de gelo. Este granizo se juntou num único bloco de água e gelo. Este bloco foi jogado para cima por ventos muito fortes, atingindo mais 12km de altitude, onde a temperatura era de 57 graus Celsius negativos. A água se congelou totalmente formando um bloco rígido que foi levado pela corrente de jato, que atingia cerca de 100km/h desde a região de origem até São Paulo. Ela foi transportada por cerca de 300 km até Jundiaí onde chegou ao solo.

 

SIMEPAR:

Considerando-se apenas as chuvas identificadas num raio de 200 km em torno da antena do radar meteorológico do SIMEPAR (localizada no interior do município de Teixeira Soares) é possível identificar várias áreas sob a ação de chuvas, de moderadas a fortes, que são acompanhadas de grande concentração de raios. Em especial ressalta-se o forte temporal que atinge a área urbana do município de Piraí do Sul.

Link to comment
Share on other sites

NOTÍA DA CLIMATEMPO!!! O DUQUIA SE REFERIU A ESSE NÚCLEO DE TEMPESTADE EM PIRAÍ NO SITE DO SIMEPAR DE HJ DE MANHA!

 

CLIMATEMPO!

Bloco de gelo cai do céu sem nuvens

Por volta das 10horas desta manhã de quinta-feira um agricultor da região de Jundiaí viu um objeto caindo do céu em diagonal sobre sua fazenda. Ao chegar a suas videiras encontrou um bloco de gelo de 6kg.

Numa primeira avaliação da equipe da Climatempo ele se formou numa intensa nuvem de chuva, como a de um tornado, que estava na região de Piraí do Sul no Paraná, com grande quantidade de gelo. Este granizo se juntou num único bloco de água e gelo. Este bloco foi jogado para cima por ventos muito fortes, atingindo mais 12km de altitude, onde a temperatura era de 57 graus Celsius negativos. A água se congelou totalmente formando um bloco rígido que foi levado pela corrente de jato, que atingia cerca de 100km/h desde a região de origem até São Paulo. Ela foi transportada por cerca de 300 km até Jundiaí onde chegou ao solo.

 

SIMEPAR:

Considerando-se apenas as chuvas identificadas num raio de 200 km em torno da antena do radar meteorológico do SIMEPAR (localizada no interior do município de Teixeira Soares) é possível identificar várias áreas sob a ação de chuvas, de moderadas a fortes, que são acompanhadas de grande concentração de raios. Em especial ressalta-se o forte temporal que atinge a área urbana do município de Piraí do Sul.

 

Pra mim não foi nada do que a Climatempo disse. Busquem na internet o que é megacriometeoro. Céu era limpo ou quase limpo em Jundiaí e o vento do jato detonaria a pedra neste caminho de 300 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Clóvis achei uma imagem no site do SIMEPAR no horário das 2h de hoje.

Quanto a esse bloco de gelo... Olha, a atividade que havia em Piraí do Sul me parece que não estava conectada com Jundiaí.

 

Agora o que aconteceu a poucos INSTANTES:

 

Uma baita refletividade entre o leste de Mangeirinha e o oeste do município de Domingos Soares. Batendo o olho eu diria que é um topo de granizo "de fundamento"!!!! Queria estar lá no SIMEPAR para fazer a seção vertical dessa célula (horário das 23:07 UTC). Vou pedir ao Brauer que coloque no site para conhecimento de todos...

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

 

Duquia, hoje de manhã, por volta das 6 e meia, acho eu, ouvi umas pedradinhas na janela do meu quarto, durante a chuva!!! Miha irmã me disse que era granizo com certeza!!!

 

houve oficialmente granizo ontem e hoje em Curitiba??

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Muita chuva no fim de tarde e noite na RMC, acompanhada de fortes ventos que chegaram a quase 50 Km/h em Viracopos e a mais de 80 Km/h na Unicamp

Há uma linha de instabilidade entre Piracaciba e Rio Claro ganhando força no momento (00:40h). Deve chegar daqui a pouco, caso mantenha a trajetória.

Link to comment
Share on other sites

Vai quebrar o pau no começo da semana.

 

Título do nosso artigo amanhã no Correio do Povo: Cenário de tempo severo no Estado.

 

Foi o que eu imaginei.

 

Vou ter que arrumar algum local para ler, já que aqui em casa, até o ZH já perdeu assinatura. Tem todo o jornal online, pelo que sei não falta nada que tenha na versão impressa...

Link to comment
Share on other sites

Defesa Civil auxilia atingidos com a chuva de granizo no Paraná

Chuva atingidiu pelo menos dez municípios no estado

AEN

Everson Bressan-SECS

 

Uma forte chuva de granizo assustou o Oeste do Paraná na noite desta quarta-feira (6). O secretário chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, tenente-coronel Washington Rosa, esteve nesta quinta-feira (7) no município de Pato Bragado, um dos mais afetados pela interpérie. “Viemos verificar os danos para que a Defesa Civil, em conjunto com as prefeituras, possa prestar o atendimento necessário para a população”, disse.

 

“Assim que tomamos conhecimento da ocorrência, acionamos os Bombeiros para fazer o atendimento à população na fase de socorro e, agora, estamos na fase de recuperação dos danos causados”, explicou Washington. “No município de Pato Bragado praticamente 80% das residências tiveram seus telhados danificados. Felizmente tivemos somente danos materiais e, com a capacidade do município e a Defesa Civil do Estado, logo a situação voltará a sua normalidade”, completou.

 

“Isso é algo pelo qual a população do nosso município nunca passou. Sempre víamos exemplos disso pela televisão, mas agora estamos sentindo realmente na pele um estrago desta ordem”, disse a prefeita Normilda Koehler. “Agora estamos nos empenhando para ajudar as famílias para que tenham um abrigo até à noite”, disse. “O número de residências atingidas é grande e houve também muito estrago na área rural, principalmente nas propriedades que desenvolvem a suinocultura e a avilcultura, que tiveram seus barracões destruídos”, contou.

 

Andando na cidade logo se percebe que praticamente todas as casas tiveram algum dano. Os telhados perfurados, os cacos de telha no chão e a enorme quantidade de folhas de mangueiras no chão demonstravam o que havia acontecido ali algumas horas antes. “Acredito que foram uns dois minutos de chuva”, disse Nilse Sherer, secretária de Assistência Social do município. “Quando olhei pela janela vi a antena parabólica voando”, contou. Segundo ela, um pouco antes da meia noite um forte vento precedeu a chuva de granizo. “De repente começou a chover e fazia um barulho indescritível. Foi apenas uma pancada de chuva que causou todo esse estrago”, lembrou.

 

A formação do granizo ocorre quando fortes correntes de ar carregam minúsculas gotas de água para grandes altitudes, acima do ponto de congelamento. No interior das tempestades essa água se transforma em verdadeiras pedras de gelo, que muitas vezes chegam ao tamanho de uma bola de tênis. Geralmente essas pedras derretem antes de chegar ao solo, mas quando isso não acontece acontecem as chuvas de granizo.

 

Segundo os dados da Defesa Civil, a chuva de granizo desta quarta-feira (6) causou estragos em pelo menos dez municípios, entre eles Guairá, que teve cerca de 80 casas afetadas; Entre Rios com aproximadamente 50 residências atingidas; Cascavel, com 175 habitações danificadas; e Nova Santa Rosa, com 50 casas atingidas.

Link to comment
Share on other sites

Sem dó

 

Novo temporal causa danos no Sudoeste do Paraná

 

Chuva forte e granizo atinge região um dia depois do Oeste sofrer igual transtorno

Redação Bem Paraná

Depois do Oeste, ontem (07) foi a vez do Sudoeste do Paraná sofrer com os estragos de um forte temporal. A chuva forte, com vento e granizo, destelhou casas e danificou edificações em pelo menos nove municípios da região.

 

De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, houve registro de destelhamentos em Ibema, Pato Branco, São João, São Jorge do Oeste, Coronel Vivida, Cruzeiro do Iguaçu, Assis Chateaubriand, Foz do Iguaçu e Laranjeiras do Sul. O temporal começou no início da noite de ontem (07), e em alguns casos durou poucos minutos, mas o suficiente para causar danos.

 

A Defesa Civil distribui lonas desde ontem para moradores da região. Ainda não há levantamento oficial do número de casas atingidas.

 

No final da noite de quarta (06), um temporal com características semelhantes atingiu pelo menos dez municípios do Oeste do Estado, entre eles Guaíra, que teve cerca de 80 casas afetadas; Entre Rios com aproximadamente 50 residências atingidas; Cascavel, com 175 habitações danificadas; e Nova Santa Rosa, com 50 casas atingidas.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado Clovis. Valeu pelo crédito, Alexandre. Tive que me arriscar um pouco me expondo a lugares abertos, mas na adrenalina do momento o que vale é a emoção. E senso de segurança também.

 

Alguma técnica, se tiver posta la no off pq não consigo de jeito nenhum tirar foto de raio.

 

Ah, ótimas fotos, alias se esta se saindo um forte concorrente da Jack.. :lol:

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Alguma técnica, se tiver posta la no off pq não consigo de jeito nenhum tirar foto de raio.

 

Ah, ótimas fotos, alias se esta se saindo um forte concorrente da Jack.. :lol:

 

Abraços

 

Obrigado Fernando. Concorrente da Jaqueline? Sem chance pra mim :lol:

 

Quanto a técnica, existe sim, mas se eu contar você vai rir.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado Jaqueline, esse mês de agosto é de tempo louco, e não cachorro louco. Agosto está surpreendendo mesmo. Só falta o frio.. :roll:

 

Ricardo, é exatamente o que faço. Gravo vídeos e vou capturando as imagens congeladas com ajuda de um programa. A vantagem é que tu consegues manipular e capturar o raio no seu melhor momento, a desvantagem é que as fotos não saem com ótima resolução, mas, dá pro gasto. Como minha máquina não tem longa exposição me viro assim mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Ricardo, é exatamente o que faço. Gravo vídeos e vou capturando as imagens congeladas com ajuda de um programa. A vantagem é que tu consegues manipular e capturar o raio no seu melhor momento, a desvantagem é que as fotos não saem com ótima resolução, mas, dá pro gasto. Como minha máquina não tem longa exposição me viro assim mesmo.

 

Pois vou ter que fazer isso! A maior exposição da minha máquina dura menos de 1s, até agora consegui fotografar um raio somente, mas a resolução saiu ótima! :D

 

Abraço e novamente parabéns pela "filmagem fotográfica"!

Link to comment
Share on other sites

Obrigado Clovis. Valeu pelo crédito, Alexandre. Tive que me arriscar um pouco me expondo a lugares abertos, mas na adrenalina do momento o que vale é a emoção. E senso de segurança também.

 

 

Parabéns pelas imagens Igor, sensacionais!!! :shock:

 

Estou aqui em Campo Mourão hoje, pertinho de Cianorte!!! Tá chovendo uma barbaridade, meu Deus...

 

Cá pra nós, essa regiào aqui é bastante poprícia para tempestades e raios, principalmente no início da primavera e final de inverno, como agora!!! Sem falar no granizo né, todo ano dá algum.

 

Agora os invernos aqui, de 2000 pra cá tá devendo muito, nào?? Me lembro do início dos anos 90, como o frio chegava fácil por aqui, e geadas eram comuns,algumas bastante severas!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Parabéns pelas imagens Igor, sensacionais!!! :shock:

 

Estou aqui em Campo Mourão hoje, pertinho de Cianorte!!! Tá chovendo uma barbaridade, meu Deus...

 

Cá pra nós, essa regiào aqui é bastante poprícia para tempestades e raios, principalmente no início da primavera e final de inverno, como agora!!! Sem falar no granizo né, todo ano dá algum.

 

Agora os invernos aqui, de 2000 pra cá tá devendo muito, nào?? Me lembro do início dos anos 90, como o frio chegava fácil por aqui, e geadas eram comuns,algumas bastante severas!!!

 

Sds.

 

Se é propícia Silvio. Aliás, toda a faixa oeste da região Sul é o que há nessa época que citaste. Assisti a uma reportagem há alguns instantes que falava sobre a tempestade de granizo na região de Cascavel. Plantações de trigo no chão e pés de milho quebrados ao meio. Triste mesmo. Beleza pra uns, tristeza pra outros. É por aí..

Já sobre o inverno, está devendo e muito de 2000 pra cá. Sobre o início da década de 90 não tenho muitas lembranças pois ainda era pequeno. Mas lembro muito bem de 1994, nesta mesma casa onde moro, com aglomerações de casas por todos os lados, cheguei a ver gelo acumulado em cima dos muros ao amanhecer!

Link to comment
Share on other sites

Depois de o GFS "mermar" as condições de tempo severo para TM, voltou a indicar "números" instáveis. A pressão caiu de 1009 para 1006.5, a temperatura a 850 aumentou o valor da queda, agora de 19,7ºc para 8,3ºc e a precipitação aumentou de 35mm para quase 60mm!

 

Monitorando e digital carregando!

 

O ETA coloca precipitação atingindo 30mm/h! e pressão próxima a 1004hpa.

Link to comment
Share on other sites

Odeio repetir mensagem, mas o horário me obriga

 

::::::::::

 

2:11, acordo com estouros.

 

Vou pra janela, granizo enorme, pedras até 3/5 cm , SORTE que foram poucas, ao menos aqui em casa, até eu chegar a porta, localizar algumas e apanhá-las, derreteram um pouco, estão no freezer agora.

 

Tá muito estranha a atmosfera, segue quente, 16°C, teve breves rajadas muito frtes de vento, tá muito estranho....

 

Vou dormir

 

Abraços

 

Os granizos foram significativos em parte do sudoeste e do oeste do Paraná na noite de ontem. Hoje, pela manhã, tá uma festa! É granizada pipocando na região central e na microrregião dos Campos Gerais!

 

Igor, ainda bem que as áreas mais instáveis nesse momento (10 h e 55 min) passam pelo sudeste do teu município no sentido oeste para leste.

 

Os volumes de chuvas acumulados nos pluviômetros não são lá grande coisa entretanto, pelo radar, dá para ver que acumulam valores expressivos fora do "pinico de São Pedro"...

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

É impressionante a região oeste do Paraná em termos de granizo, hein??

 

Quando criança fiz uma viagem a Corbélia (próximo a Cascavel) em um verão. Ficamos apenas uma semana na cidade e experimentei a maior granizada de minha vida, em quantidade e tamanho. Coisa assustadora...

Link to comment
Share on other sites

Na sondagem das 12h o Cape já aparece bem maior em Manaus, embora alguns índices ainda estão negativos para Belém, o Cape já diminui considerávelmente nesta cidade. Outra cidade de Cape muito elevado é São Luis (MA).

 

Mas para Floripa, hoje (11), está discreto ainda, é 158.8, e o índice Lift se encontra na faixa do 0.46. Pela sondagem para hoje não há condições de tempo severo aqui..., mas amanhã, vamos torcer para que seja interessante.

 

Para cá, os alertas se concentram mesmo é para terça e quarta. Como já havia antecipado a METSUL ontem: Entre a madrugada e a manhã de terça, a linha frontal com chuva forte e temporais deve avançar pelo Estado. As precipitações podem ser torrenciais com acumulados muito altos em curtos períodos, o que pode resultar em alagamentos. Justamente a perspectiva de chuva muito intensa denota um alto risco de granizo localizado. A perspectiva de um avanço muito rápido da frente, a pressão atmosférica baixa e o acentuado gradiente da temperatura entre o ar quente na dianteira do sistema frontal e o ar mais frio de origem polar na retaguarda da frente sugerem ainda o risco de vendavais. As condições devem ser favoráveis a tempo severo também em Santa Catarina e no Paraná no deslocamento da frente fria.. Também o EPAGRI lança alerta.

 

 

----------------------------------------------------------------------

 

 

Aviso Meteorológico: Temporal e Granizo em Santa Catarina

 

 

11/08/2008

 

 

A semana será marcada pela atuação de áreas de instabilidade, que deixarão os dias com muita nebulosidade e chuva em todas as regiões de Santa Catarina. Segundo o meteorologista, Maurici Monteiro, em especial, entre a terça-feira e quarta-feira, uma frente fria em deslocamento pelo estado deve provocar temporais com trovoadas e até granizo, principalmente no Oeste e Planalto catarinense. As temperaturas terão pouca variação devido a nebulosidade e umidade elevada. Na quinta-feira, a instabilidade persiste com chuva isolada e abertura de sol entre nuvens, o que dará sensação de abafamento. A previsão é de que na sexta-feira o tempo fique um pouco mais firme.

 

Janaína Laurindo – Graduanda de Jornalismo e Técnica em Meteorologia /

 

Maurici Monteiro - Meteorologista

 

 

Fonte: Epagri/Ciram

Link to comment
Share on other sites

INCRÍVEL! O GFS prevê uma queda de 5hpa na pressão em 3h! Estando 1009 as 3h da manhã e caindo para 1004.2 as 6h! O mais interessante é que indicava para as 15h uma pressão de 1011.6, quando já estamos em 1010 faz quase uma hora. O que indica para a madrugada é uma queda forte e repentina da pressão!

 

Outra, além da chuva muito forte, previu que a temperatura máxima hoje seria 21,5ºc, quando já estamos em 26,5ºc. 5ºc a mais.

 

Será que virá tempo severo, pra valer? :?

Link to comment
Share on other sites

INCRÍVEL! O GFS prevê uma queda de 5hpa na pressão em 3h! Estando 1009 as 3h da manhã e caindo para 1004.2 as 6h! O mais interessante é que indicava para as 15h uma pressão de 1011.6, quando já estamos em 1010 faz quase uma hora. O que indica para a madrugada é uma queda forte e repentina da pressão!

 

Outra, além da chuva muito forte, previu que a temperatura máxima hoje seria 21,5ºc, quando já estamos em 26,5ºc. 5ºc a mais.

 

Será que virá tempo severo, pra valer? :?

 

15h, GFS indicava 1011.6, está 1009 hpa. Temperatura 27ºc.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada

 

Hoje no Paraná linhas de instabilidade e sistemas convectivos de meso escala começaram a ser identificados ainda pela manhã. Não apresentaram desenvolvimento vertical considerável porém, causaram ventos e raios... Áreas mixurucas e tempo de vida curtíssimos. Me surpreendeu o número elevado desses eventos ter ocorrido PELA MANHÃ.

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Relmente Cezar, fiquei muito surpreso ao sair pra fora cedinho e ver um CB ao sul da cidade. Já no meio da manhã o céu limpou. Cara de primavera. As instabilidades começaram a se propagar rapidamente, primeiro aqui na região, e cerca de 1 ou 2 horas já pipocavam alguns núcleos no centro-sul do estado.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.