Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo Severo - Inverno de 2008


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

Por enquanto a coisa está feia é na Argentina e Uruguai

 

Una tormenta con granizo se registró hoy en varias localidades del oeste y el sur bonaerense, y durante la noche podría afectar a la Capital Federal, según pronosticó el Servicio Meteorológico Nacional.

 

El fenómeno climático afectó, poco después de las 18, a diferentes barrios de Luján, Moreno, La Plata, Florencio Varela y Quilmes, entre otras localidades. Pero hasta el momento no se reportaron daños de consideración.

 

El SMN emitió también un alerta meteorológico para las zonas este de Chaco, Entre Ríos, Corrientes, Santa Fe, norte de Buenos Aires y Capital Federal. "No se descarta que algunas (tormentas) sean localmente intensas con abundantes precipitaciones, ráfagas (de viento) y ocasional caída de granizo", resaltó el informe.

 

Las mismas condiciones se mantendrán durante las próximas horas en la zona sur del área del cobertura, mientras en el resto de los lugares "comenzarán a generarse áreas de tormenta "que se irán intensificando a partir de la noche". Según el SMN, la situación recién mejorará en la madrugada de mañana, cuando se detectará una temperatura mínima que rondará los 6 grados.

 

Fuente: DyN

 

http://www.clarin.com/diario/2008/08/11/um/m-01735419.htm

 

Tem filme...

Fonte:

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 455
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

A METSUL reforçou o alerta e intensificou, como o professor já havia informado desde dia 10, a frente avançaria rápido, vejam o sat, está quase em PoA. Nossos amigos terão duro trabalho durante toda a noite!

 

s11615625200808120300ax7.th.jpg

 

Li também sobre granizo em Uruguaiana, mas deverá dar granizo gigante também no RS, espero que seja amenizado.

 

As 3h ventos de mais de 74Km/h em Rio Grande. Estação do Epagri.

Link to comment
Share on other sites

Uau! Que beleza de nuvens, Paulo!

Pena não ter estado em um lugar menos urbanizado para registrar! Belas fotos!!!

 

Já, já posto as e TM!

 

Abraço.

 

Foi muito rápido, só tive tempo de pegar a máquina e clicar. Nem a resolução consegui configurar.

 

Ricardo, tinha deixado passar a melhor. Olha novamente a primeira.

 

Falha minha, hehehehe

Link to comment
Share on other sites

Incrivel!!!

 

manha: 6:00, Chuva intensa sobre a cidade de Guarani das Missões

6:30 Fortes Raios e trovões

6:45 Vento Fortissimo,

 

O Dia não havia raiado, não deu pra tirar, belas, fotos, uma nuvem arco aproximava-se da região, muito vento, neste momento mais e mais chuvas, completando agora mais de 3 horas, sem parar, não vou postar fotos, pois não identifica-se nada, mas foi legal :D:D

Link to comment
Share on other sites

Fantástico, Paulo. Uma "big". Relmente, se fosse um lugar mais aberto..

 

Pois é, Igor. Nuvens dessas não acontecem todo dia... :(

E quando vem pega a gente desprevenido...

 

A foto não traduz o tamanho daquela coisa... Não sou fotógrafo mas com uma máquina boa e em campo aberto sairia um flagrante espetacular...

Link to comment
Share on other sites

Uau! Que beleza de nuvens, Paulo!

Pena não ter estado em um lugar menos urbanizado para registrar! Belas fotos!!!

 

Já, já posto as e TM!

 

Abraço.

 

Foi muito rápido, só tive tempo de pegar a máquina e clicar. Nem a resolução consegui configurar.

 

Ricardo, tinha deixado passar a melhor. Olha novamente a primeira.

 

Falha minha, hehehehe

 

hehe... E eu... havia acordado as 7:15h mas não se ouvia nada, somente um vento fraco... E eu fiquei na cama, deitado, esperando... E ela (a nuvem) se armando e vindo, eu estava tentando dormir quando minha mãe abre a porta e diz: "Quer tirar umas fotos? acho que é agora..."

Bah! Nem 1s a mais, pulei da cama, peguei a máquina, vesti casaco e fui rápido para as fotos!

 

Sim, a primeira está fantástica!

Link to comment
Share on other sites

O legal foi que era na hora do nascer do sol, então as nuvens adquiriram coloração distinta do azul marinho e negro que geralmente ocorrem!

 

Um fato curioso, depois coloco aqui no BAZ o vídeo, é que quando havia passado a frente de rajada mas ainda havia muitas nuvens "aleatórias" um tipo de redemuinho (embora não tão visível) de vento, parece ter girado e andado de um para o outro lado da rua... Como no início de um dust devil, mas precisa de muita atenção para ver pois se "moveu" (se é que era algo) muito rápido!

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Obrigado amigos!!!

 

Aqui só chuva e vento! O interessante, não sei se é normal, foi a pressão se elevar de 1005 logo antes da frente para 1010 hpa em menos de 30 minutos depois. E agora já está em 1014!

 

É normal isso?

 

Outro fato é que eu vi, não sei se mais alguém, poeira girando rapidamente um para o outro lado da rua, como no começo de tornados, quando é sugada, só que obviamente não foi. Ao que se conseguia olhar tinha mais ou menos 4/5m... Certemante não tenha sido nada...

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Fui à Carazinho agora pela manhã, peguei temporal muito forte em Santo Antônio do Planalto, em Carazinho houve vento e granizo, na volta havia muitas árvores caídas às margens da rodovia e galhos sobre a pista, em Soledade a rajada máxima foi de 77 km/h.E aí Paulo Lopes, realmente o visual tava feio em Carazinho, o granizo eu pequei antes do trevo, próximo daquela lombada eletrônica.E m Santo Antônio do Planalto o vento chacoalhava o carro, deu medo hehe

Link to comment
Share on other sites

Ricardo, se ainda não chovia poderiam ser gustnados fracos, pois eles costumam levantar o pó na passagem das frentes, mas se formam antes da chuva, bem na dianteira, se já havia chuva não. Também a forte evolução da massa e os ventos gerados pelo CB. O Duquia, o Ronaldo ou o Alexandre podem nos falar mais a respeito...

Link to comment
Share on other sites

Fui à Carazinho agora pela manhã, peguei temporal muito forte em Santo Antônio do Planalto, em Carazinho houve vento e granizo, na volta havia muitas árvores caídas às margens da rodovia e galhos sobre a pista, em Soledade a rajada máxima foi de 77 km/h.E aí Paulo Lopes, realmente o visual tava feio em Carazinho, o granizo eu pequei antes do trevo, próximo daquela lombada eletrônica.E m Santo Antônio do Planalto o vento chacoalhava o carro, deu medo hehe

 

 

Paulo! Então também está te especializando em Tempo Severo! Eu sabia que não era só neve e frio, eu sabia! Espero que o granizo não tenha estragado seu carro.

Link to comment
Share on other sites

Fui à Carazinho agora pela manhã, peguei temporal muito forte em Santo Antônio do Planalto, em Carazinho houve vento e granizo, na volta havia muitas árvores caídas às margens da rodovia e galhos sobre a pista, em Soledade a rajada máxima foi de 77 km/h.E aí Paulo Lopes, realmente o visual tava feio em Carazinho, o granizo eu pequei antes do trevo, próximo daquela lombada eletrônica.E m Santo Antônio do Planalto o vento chacoalhava o carro, deu medo hehe

 

 

Paulo! Então também está te especializando em Tempo Severo! Eu sabia que não era só neve e frio, eu sabia! Espero que o granizo não tenha estragado seu carro.

Era granizo miúdo ainda bem hehe.Em Santo Antônio do Planalto, levantou uma poeira vermelha, antes da chuva, o vento girava, não tinha direção definida.

Link to comment
Share on other sites

Ricardo, se ainda não chovia poderiam ser gustnados fracos, pois eles costumam levantar o pó na passagem das frentes, mas se formam antes da chuva, bem na dianteira, se já havia chuva não. Também a forte evolução da massa e os ventos gerados pelo CB. O Duquia, o Ronaldo ou o Alexandre podem nos falar mais a respeito...

 

Já estava pingando fazia uns 10min, mas pingos esparsos e muito vento!

Link to comment
Share on other sites

Fui à Carazinho agora pela manhã, peguei temporal muito forte em Santo Antônio do Planalto, em Carazinho houve vento e granizo, na volta havia muitas árvores caídas às margens da rodovia e galhos sobre a pista, em Soledade a rajada máxima foi de 77 km/h.E aí Paulo Lopes, realmente o visual tava feio em Carazinho, o granizo eu pequei antes do trevo, próximo daquela lombada eletrônica.E m Santo Antônio do Planalto o vento chacoalhava o carro, deu medo hehe

 

PHP, se você estava ali por Santo Antônio, por volta das 8h30min, deve ter tido uma maravilhosa visão...

 

Granizo eu não percebi aqui no centro. Mas foi assustador mesmo

Link to comment
Share on other sites

Aqui uma bela frente de rajada de prateleira, muitas camadas, estava voltando da facul, avançou muito rápido e consegui umas 2 fotos bem ruins com o celular apenas, aqu na estação deu 60km/h, mas deve ter chego em uns 80km/h, quando é rápido assim, entre uma transmissão de sinal e outra, a estação perde algumas rajadas mais intensas, bem normal ocorrer....

 

abraços

 

nem choveu aqui ainda, ainda venta bem

Link to comment
Share on other sites

Aqui uma bela frente de rajada de prateleira, muitas camadas, estava voltando da facul, avançou muito rápido e consegui umas 2 fotos bem ruins com o celular apenas, aqu na estação deu 60km/h, mas deve ter chego em uns 80km/h, quando é rápido assim, entre uma transmissão de sinal e outra, a estação perde algumas rajadas mais intensas, bem normal ocorrer....

 

abraços

 

nem choveu aqui ainda, ainda venta bem

 

POR ISSO, DEPOIS DE MUITA COMPARAÇÃO, ACESCENTO 5 KM NA RAJADA MAIS FORTE, BATE COM A DO RODOLFO QUE É INSTNTÂNEA.

Link to comment
Share on other sites

Paulo e Ricardo, vou colocar as fotos no site! Espero que autorizem. Obrigada!

 

Claro Jaque! a sua disposição!

 

Coloquei no Youtube o vídeo específico da ventania na rua, no horário que levantou poeira (que parecia estar sendo sugada) e depois um rápido movimento. Como não havia muitos entulhos nas ruas e é calçada com pedras, não houve muito material para ser "levantado", mas se prestares bem atenção poderão perceber o que digo.

 

Segue o link:

 

 

E aí, o que acham?

 

Se alguém querer mando o original, é bem mais visível e de melhor resolução! Já que o Youtube reduz a qualidade e a visão...

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

NOVA ONDA DE TEMPO SEVERO DE SÁBADO PARA DOMINGO?

 

GFS indica situação ainda pior que dessa vez para o noroeste, cerca de 60mm de chuva, pressão lá embaixo e grande diferença de temperatura entre as partes que precedem e sucedem a frente. E não é só o GFS, o ETA, GLOBAL, e Ensemble também.

 

CERTO?

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

MUITO vento na rua! Gotas grandes de chuva já caem e nas fotos a seguir já se nota que as luzes da rua esão acesas devido a escuridão.

 

Essa será a última série de hoje. Me desculpem mais uma vez pela péssima qualidade, pois tive que correr contra os dois tempos pra fotografar.

 

dsc00885fg9.jpg

 

dsc00886cx4.jpg

 

dsc00887cg5.jpg

 

dsc00888ta1.jpg

 

dsc00889kl7.jpg

 

dsc00890ud8.jpg

 

dsc00891uz4.jpg[/img]

Link to comment
Share on other sites

Ansioso também!!! O Samuel já nos deu uma boa prévia da situação, agora faltam as suas fotos espetaculares Jaque!! E Samuel, parabéns pela disposição!

 

Abraços

 

Obrigado, Ricardo. Infelizmente nessa vida de universidade agente não tem muito tempo pra sair pela cidade pra fotografar eventos como esses, ainda mais que eu não tenho carro e não posso tirar carteira de motorista. Pegar um ônibus seria plausível, mas tenho aula em boa parte do dia e me deslocar para a Beira Mar Norte por exemplo demanda um certo tempo.

 

Pelo menos tenho uma boa câmera (Sony W90) e um tripé de 1,65 m, mas não pude utilizar o tripé (devido ao curto tempo que teria para montá-lo e posicioná-lo) e nem configurar a câmera pelo mesmo motivo anteriormente citado.

 

A Jaque vai me humilhar. :lol:

Link to comment
Share on other sites

Núcleo muito forte em aproximação pelo sudoeste da cidade. Muitos relâmpagos. Bem quente, 24,6° e nada de vento.

 

Esse núcleo deve ser bem forte, pois aparece com destaque mesmo à grande distância do radar. Prepara a máquina Igor!

 

Pena estar de noite, pois pelo radar se fosse durante o dia poderia ser muito bonito também.

 

Esperamos as fotos...

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.