Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Yakutsk:As aulas só são suspensas a 55ºC Negativos!!!


Gerson Ibias
 Share

Recommended Posts

Yakutsk:As aulas só são suspensas a 55ºC Negativos!!!

 

Reportagem postada por "Danollive" no http://www.skyscrapercity.com:

 

Reportagem de Shaun Walker para o jornal britânico The Independent, a Revista da Semana e para o NeoSeganet Reporter.... obrigado, Shaun

 

Li essa revista de grátis na Siciliano e achei super interessante pra postar, só de ler vc já

fica com frio, é incrível, eu que não viveria num inferno de gelo desses...

 

 

 

1-4.jpg

 

"A 5°C negativos o frio pode ser refrescante.

 

A 20°C negativos a umidade no nariz se congela e fica diticil nao tossir.

 

A 35°C negativos a pele exposta ao ar fica dormente e a necrose é um risco.

 

E a menos 45°C ate usar óculos fica complicado. O metal gruda no rosto e nas orelhas e rasga pedaços da pele quando voce decide tira-los.

 

ep2c_13315s.jpg

 

Sei disso porque acabo de chegar a Yakutsk, lugar onde os amistosos nativos me alertaram para não usar óculos ao ar livre.

 

Yakutsk e uma cidade remota na Siberia Oriental (população: 200 mil), famosa por aparecer no classico jogo de tabuleiro Risk (versão do War) e por deter a fama de ser a cidade mais fria da Terra.

 

300pxtabuleirowarjogo39pv6.jpg

 

Em Janeiro a média fica em torno de 40°C negativos A nevoa que cobre a cidade restringe a visibilidade a 10 metros.Adoro o NevoeiroMoradores em pesados casacos de pele passam pela praga central, adornada por uma arvore de Natal congelada e uma estatua de Lenin.

 

21845108813edd37b9d8474lc5.jpg

 

Logo descobri que, ali, temperaturas na casa dos 40°C negativos são descritas como "frio, mas não muito frio".

 

ep2a_13314s.jpgPessoas aguardando o ônibus

 

Sendo assim, antes de me aventurar pela primeira vez nas ruas de Yakutsk, me encapotei com toda uma mala de roupas. Eis o que estou vestindo: um par de meias de algodão com um par de meias térmicas por cima; um par de botas;ceroulas termicas; uma calça jeans; uma camiseta térmica; uma camiseta de mangas compridas; um sueter justo de caxemira; um abrigo esportivo; um casaco acolchoado de invemo com capuz; um par de luvas finas de lã (para que eu não exponha a pele quando tirar a luva externa para fazer fotos); um par de luvas de la; um cachecol de lã; e um boné, tambem revestido de lã.

 

ep5a_13322s.jpgbotas de pele de animais

 

Saindo do quarto como se fosse o boneco Michelin:lol:, e já suando por causa do sistema de aquecimento do hotel, decido que estou pronto para encarar Yakutsk. Caminho porta afora e... bem... não acho tão ruim.

 

A pequena fresta do meu rosto que está exposta registra o ar frio, mas no geral a sensação é boa... até agradável. Desde que você esteja vestido corretamente, penso eu, não é assim tão ruim. Em poucos minutos, porém, o clima gélido passa a se impor. A pele exposta começa a dar pontadas e depois fica adormecida, o que aparentemente é perigoso, porque significa que o fluxo de sangue para o local parou. Então o frio penetra pela dupla camada de luvas e congela meus dedos. O boné e o capuz tampouco são páreo para os 43°C negativos e minhas orelhas comegam a pinicar. Em seguida as pernas sucumbem. Finalmente me vejo com dores agudas pelo corpo todo e tenho de voltar a um ambiente fechado. Olho no relógio. Fiquei ao ar livre por 13 minutos.

Yakutsk é a capital de Yakutia. região que abrange mais de 2.6 milhões de quilometros quadrados e onde vivem menos de 1 milhão de pessoas. A cidade fica a seis fusos horários de Moscou, mas a viagem leva seis horas num precário avião Tupolev. A passagem custa pelo menos RS 1,8 mil ida e volta, uma enorme quantia num pais em que o salário médio é de RS 930 por mes.

 

ep4a_13320s.jpg

 

Não há ferrovia até Yakutsk. As outras opçõs são uma viagem de 1,6 mil quilometros de barco subindo o rio Lena, nos poucos meses do ano em que ele não está congelado, ou então a "estrada dos Ossos", uma rodovia de 2 mil quilometros construida por prisioneiros do Gulag (o sistema penal soviético).

 

ep5c_13317s.jpg

 

Em Yakutsk a maioria dos carros é de importados japoneses de segunda mão, que aparentemente resistem melhor ao frio do que os veiculos russos tradicionais. Ainda assim, os moradores costumam deixar o motor funcionando se vão parar apenas por meia hora, e alguns deixam-no ligado o dia inteiro, durante o expediente de trabalho, para garantir uma temperatura minimamente tolerável na volta para casa. A fumaça dos escapamentos contribui para a névoa que paira sobre a cidade. A região foi inicialmente conquistada pelos russos na década de 1630.No século 19 era usada como prisão aberta para dissidentes politicos. Anton Chekhov, em sua Jornada de 1890 pela Sibéria, pintou um quadro sombrio da vida dos prisioneiros dali. "Eles perderam todo o calor que ja tiveram", escreveu. "As unicas coisas que lhes restam na vida sao vodca, vagabundas, mais vagabundas, mais vodca... Não são mais seres humanos, mas bestas selvagens." Lenin e Stalin foram dois dos presos politicos exilados em Yakutsk.

As aulas só são suspensas quando o termometro cai abaixo de 55 graus Celsius. A região é rica em ouro e diamantes, razão pela qual os soviéticos decidiram transformar Yakutsk num importante centro regional, primeiro com o sistema de trabalho forçado do Gulag, depois colonizando a região com milhares de voluntários em busca de aventura, melhores salários e a chance de construir o socialismo no gelo. A megaempresa Alrosa, responsavel por 20% da oferta mundial de diamantes brutos, tem sua sede na região. Com o tempo Yakutsk virou uma cidade de verdade, com hotéis, cinemas, uma ópera, universidades, entrega de pizza e ate zoológico.

Apesar de os nativos manterem estoicamente seus afazeres e de criancas brincarem na neve da praca central, percebo que preciso de um taxi para continuar minha exploração.

 

wzqiNMawurM Video feito em 2003 a -43º centígrados

 

Os 13 minutos que passei ao ar livre me deixaram sem fôlego, praguejando e cheio de dores, o meu rosto tão vermelho que parece que acabo de voltar de uma semana no Caribe.

 

Desabo na cama do hotel e preciso de meia hora para voltar a sentir meu corpo. A parte mais desagradável começa 15 minutos depois, quando as pernas, de volta a temperatura habitual, sentem uma caibra quente sendo irradiada de dentro para fora, e todo o corpo começa a cocar.

 

Vou ao mercado, cheio de gente vendendo peixe, porcos e coração de cavalo, tudo congelado. "É claro que faz frio, mas você se acostuma", diz Nina, uma yakut que passa oito horas por dia de pé na sua banca de peixes."Os seres humanos se acostumam com qualquer coisa."

 

Mas ainda assim o nivel de resistencia é dificil de compreender.

 

Os operários continuam trabalhando na construção civil até os 50°C negativos (abaixo disso o metal se torna quebradiço) e as aulas só são suspensas quando o termômetro cai abaixo de menos 55°C (embora o jardim-de-infância feche com menos 50°C).

 

Quase sem exceção, as mulheres se cobrem da cabeça aos pés com peles, muitas delas produzidas ali mesmo. Nesse clima a ética pouco importa. "Vi na televisão que na Europa existem lunáticos que dizem que nao é legal usar pele porque eles amam os animais", diz Natasha, uma moradora de Yakutsk que veste um casaco de coelho e um encantador chapéu de raposa ártica. "Deveriam vir para cá para ver se ainda se preocupam tanto com os animais. Aqui você precisa vestir peles se quiser sobreviver."

 

A Cidade

 

Yakutsk (Яку́тск) (Дьокуускай)

Yakutsk_flag.gif

 

Yakustk: População - 210,642

 

Localização:

Lena_watershed.png

 

Fotos da Cidade

 

4_panorama.jpg

 

panoram.jpg

 

P7110186.JPG

 

3.jpg

 

1.jpg

 

51.jpg

 

4.jpg

 

035.jpg

 

35.jpg

 

039.jpg

 

64.jpg

 

047.jpg

 

69.jpg

 

78.jpg

 

074.jpg

 

075.jpg

 

144.jpg

 

79.jpg

 

10.jpg

 

yaru.jpg

 

24387.jpg

 

S_YAKUTSK02.jpg

 

083.jpg

 

P2270030.JPG

 

P2270038.JPG

 

58_IMG_2.jpg

 

PB230232.JPG

 

polar.JPG

 

891.jpg

 

9_1.jpg

 

12.jpg

 

9.jpg

 

080.jpg

 

046.jpg

 

PA100018.JPG

 

 

 

 

8)

Link to comment
Share on other sites

Nossa, eu acho incrível existir uma cidade até grandinha num lugar tão inóspito como esse ! -50ºC definitivamente pode ser mortal, mesmo com muito agasalho.

 

Prefiro um inverno com média entre 5-10ºC mesmo e quedas ocasionais de neve, abaixo disso já é frio demais e acima já fica sem graça também :lol:

Link to comment
Share on other sites

Prefiro um inverno com média entre 5-10ºC mesmo e quedas ocasionais de neve, abaixo disso já é frio demais e acima já fica sem graça também :lol:

 

Se a neve caísse freqüentemente nas Serras do Brasil, perderia a certa "magia" com que a vemos. Penso que o que a torna tão especial, é justamente a raridade de sua ocorrência.

 

Bela pesquisa Gerson!!

Eu também não imaginava uma cidade com esse tamanho e estrutura SOBREvivendo a essas temperaturas.

Link to comment
Share on other sites

Interessante este lance sobre a adaptação do povo.

 

Me lembro que em Paris durante uma onda de calor a temperatura chegou a 38 graus e foi uma calamidade, a esta temperatura aqui no Rio de Janeiro é calor claro mas nada demais,..

Do mesmo modo se a temperatura na cidade do Rio fosse a 3ºC seria uma calamidade e muitas pessoas morreriam.

 

Ou seja, o ser humano se adapta a tudo mas o que não pode é ter um ponto fora da curva ai complica,..

Link to comment
Share on other sites

kkkkkk

a maior media é na casa dos 15 ,...

é tão bizarro que chega a ser engraçado,..

la se chega a 20º o pessoal deve ir mergulhar naquele lago e pegar um sol,...

 

POIS LÁ CHEGA A TER DIAS COM 35/38ºC A SOMBRA, RARO MAS TEM, E PASSA DOS 30ºC ALGUMAS VEZES DURANTE O VERÃO. AGORA PELO VALOR DA CHUVA, AQUELA NEVE TODA DEVE VIR COM O VENTO E NÃO NA PRECIPITAÇÃO OU OS DADOS ESTÃO C/ERROS.

Link to comment
Share on other sites

Eu começo à passar mal quando a temperatura externa fica acima dos 32°C... não conseguiria de forma alguma viver numa cidade feito o RJ, à não ser que eu tivesse à mão ar condicionado 24 horas por dia, seja em casa, no carro e no trabalho. ^^^

 

POR ISSO É QUE MORO NA TÓRRIDA S.JOAQUIM....

 

:lol: :lol: :lol:

 

Se não fosse tão longe dos grandes centros, eu teria grande interesse em comprar uma casinha ou um pequeno sítio por aí... meu sonho de consumo dentro do território nacional é Campos do Jordão e, logo em seguida, Curitiba.

Link to comment
Share on other sites

Eu começo à passar mal quando a temperatura externa fica acima dos 32°C... não conseguiria de forma alguma viver numa cidade feito o RJ, à não ser que eu tivesse à mão ar condicionado 24 horas por dia, seja em casa, no carro e no trabalho. ^^^

 

POR ISSO É QUE MORO NA TÓRRIDA S.JOAQUIM....

 

:lol: :lol: :lol:

 

Se não fosse tão longe dos grandes centros, eu teria grande interesse em comprar uma casinha ou um pequeno sítio por aí... meu sonho de consumo dentro do território nacional é Campos do Jordão e, logo em seguida, Curitiba.

 

PÔ! NÃO MORO NO MEIO DO MATO TAMBÉM!!!!

 

AGORA FALANDO SÉRIO, PARA QUEM GOSTA DE MOVIMENTO, ESPECIALMENTE NO FIM DE SEMANA, É UM MARASMO!!! MAS A "TRANQUILIDADE' (EMBORA NÃO TANTO...) VALE A PENA, ALÉM DO CLIMA, PARA QUEM GOSTA DE FRIO E TEM CONDIÇÕES DE TER AQUECIMENTO....

Link to comment
Share on other sites

 

POIS LÁ CHEGA A TER DIAS COM 35/38ºC A SOMBRA, RARO MAS TEM, E PASSA DOS 30ºC ALGUMAS VEZES DURANTE O VERÃO. AGORA PELO VALOR DA CHUVA, AQUELA NEVE TODA DEVE VIR COM O VENTO E NÃO NA PRECIPITAÇÃO OU OS DADOS ESTÃO C/ERROS.

 

 

Ronaldo, lembre que lá a neve de inverno é seca, o "water equivalent" da neve (não conheço o termo equivalente em português :oops: mas é algo como a quantidade de água ou umidade na neve) é baixíssimo, sem falar que a neve que cai em novembro se soma à de dezembro, janeiro, fevereiro, março e abril..., normalmente a temperatura sobe acima de zero pela primeira vez em abril, então o acúmulo de neve só aumenta ao longo do inverno.

 

Recordes absolutos:

 

-64,4 graus

 

 

38,3 graus

 

 

 

Recordes desde 1998 (aeroporto):

 

-50 graus

 

 

35 graus

 

* pelos dados do aeroporto, os alunos de Yakutsk não ficam sem ir à escola por causa do frio a mais de 10 anos.

 

PS: o recorde absoluto de calor é praticamente igual ao recorde da antiga estação principal do Rio de Janeiro no Aterro do Flamengo (38,3 lá e 38,2 aqui :o ), é a tal da continentalidade.

Link to comment
Share on other sites

Eu começo à passar mal quando a temperatura externa fica acima dos 32°C... não conseguiria de forma alguma viver numa cidade feito o RJ, à não ser que eu tivesse à mão ar condicionado 24 horas por dia, seja em casa, no carro e no trabalho. ^^^

 

POR ISSO É QUE MORO NA TÓRRIDA S.JOAQUIM....

 

:lol: :lol: :lol:

 

Se não fosse tão longe dos grandes centros, eu teria grande interesse em comprar uma casinha ou um pequeno sítio por aí... meu sonho de consumo dentro do território nacional é Campos do Jordão e, logo em seguida, Curitiba.

 

PÔ! NÃO MORO NO MEIO DO MATO TAMBÉM!!!!

 

AGORA FALANDO SÉRIO, PARA QUEM GOSTA DE MOVIMENTO, ESPECIALMENTE NO FIM DE SEMANA, É UM MARASMO!!! MAS A "TRANQUILIDADE' (EMBORA NÃO TANTO...) VALE A PENA, ALÉM DO CLIMA, PARA QUEM GOSTA DE FRIO E TEM CONDIÇÕES DE TER AQUECIMENTO....

 

Pois é eu confesso que gostaria muito de trabalhar numa cidade assim super tranquila durante a semana,...e passar os fins de semana aqui mesmo no Rio de Janeiro,..mas como moro aqui sou obrigado a fazer o contrario hehe.

 

Qto a temperatura eu sou diferente da maioria aqui,..adoro um solzão na praia, choop gelado, marisco no gelo etc,...mas eu gosto de neve tambem,..de "brasioche" hehehe,.....

chato mesmo eh aquele tempo com chuva fina, esse é chato.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.