Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Maio de 2008


Recommended Posts

  • Replies 2.6k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Amigos,

 

Aqui nada de geada, minha dúvida às 6h foi em ir ou não ao Morro da Igreja, o porteiro do Hotel falou que não valia a pena, tinha ventado muito a noite, não tinha geado, como eu já havia observado antes, quando encostava o carro nos arbustos de beira de estrada e nem geladas as folhas estavam. Então, agora já está o maior sol, com estratos...

 

dsc00505ch2.th.jpg

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

Aqui nada de geada, minha dúvida às 6h foi em ir ou não ao Morro da Igreja, o porteiro do Hotel falou que não valia a pena, tinha ventado muito a noite, não tinha geado, como eu já havia observado antes, quando encostava o carro nos arbustos de beira de estrada e nem geladas as folhas estavam. Então, agora já está o maior sol, com estratos...

 

dsc00505ch2.th.jpg

vai pra urupema ;)
Link to comment
Share on other sites

Com todo o alvoroço referente aos modelos numéricos, devemos agora ficar de plantão e não acreditar quando eles "dançam". Essa dança foi um dois prá lá, dois prá cá. Tirou colocou tirou colocou o frio. E agora temos a grata surpresa da neve.

 

Agora, acredito em bruxas!!! bruxas científica, é claro!!

Link to comment
Share on other sites

Tem que pedir pro observador tirar umas fotos. Acontece que há órgãos de comunicação que só admitem o fenômeno se "forem eles que viram". Caso contrário, não admitem o fenômeno.

Hoje, com máquinas digitais, palms, celulares, etc, que tiram fotos, é importante registrar.

 

Pedi mpro observador acionar o Prefeito pra fotografar, mas ele me disse que tem uma equipe da RBS lá.

Link to comment
Share on other sites

Tem que pedir pro observador tirar umas fotos. Acontece que há órgãos de comunicação que só admitem o fenômeno se "forem eles que viram". Caso contrário, não admitem o fenômeno.

Hoje, com máquinas digitais, palms, celulares, etc, que tiram fotos, é importante registrar.

 

Pedi mpro observador acionar o Prefeito pra fotografar, mas ele me disse que tem uma equipe da RBS lá.

 

Quando falei que só admitem cquando vêem, referi-me à RBS. Certamente, agora admitirão.

Bom saber!

Link to comment
Share on other sites

RBS??? Capaz de eles acharem que é chuva ou geada :lol: :lol: :lol:

 

Eu não esqueço de São Joaquim ano passado ou retrazado, a jornalista da RBS (se não me engano a Kiria Meurer) não queria sair do carro para fazer uma reportagem sob uma nevada relativamente intensa, porque achava que era chuva. Ficou 20 minutos dentro do carro, 3min fora e noticiou no Jornal da Globo que a neve durou 3 minutos :D

Link to comment
Share on other sites

RBS??? Capaz de eles acharem que é chuva ou geada :lol: :lol: :lol:

 

Eu não esqueço de São Joaquim ano passado ou retrazado, a jornalista da RBS (se não me engano a Kiria Meurer) não queria sair do carro para fazer uma reportagem sob uma nevada relativamente intensa, porque achava que era chuva. Ficou 20 minutos dentro do carro, 3min fora e noticiou no Jornal da Globo que a neve durou 3 minutos :D

 

Rapaz, tu és de São Bento do Sul!

O pessoal nunca fala do frio desta tua cidade. Estive aí. Deve ser bem fria. Pois é alta.

quer dizer, vi que são tres cidades que colocas, não sei se moras em sao bento. O fato é que é uma região fria por ali que pega Rio Negrinho. Naquela faixa de Mafra, Rio Negrinho, São Bento Curitiba. Deveríamos verificar mais que temperaturas costumam ser registradas lá.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Muito frio hoje em Soledade até as 8hs mínima no Inmet -0,4º aqui no B.Missões -1,5º.Sensação térmica mínima na rajada -11,3º e se eu calcular pelo dado do Missões -12,7º :shock:

O tempo abriu no final da madruga, e esta pancada da 1 h da madrugada eu tava dormindo, será que não foi neve?

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

RBS??? Capaz de eles acharem que é chuva ou geada :lol: :lol: :lol:

 

Eu não esqueço de São Joaquim ano passado ou retrazado, a jornalista da RBS (se não me engano a Kiria Meurer) não queria sair do carro para fazer uma reportagem sob uma nevada relativamente intensa, porque achava que era chuva. Ficou 20 minutos dentro do carro, 3min fora e noticiou no Jornal da Globo que a neve durou 3 minutos :D

 

Rapaz, tu és de São Bento do Sul!

O pessoal nunca fala do frio desta tua cidade. Estive aí. Deve ser bem fria. Pois é alta.

Na verdade sou de Curitiba, morando em Blumenau, a minha familia e a minha namorada são de São Bento - na prática eu moro nas três cidades ;)

 

Tche, São Bento tá a 830m o centro, mas é uma baixada (vale) com morros de 1000m a 1200m ao redor. O INMET botou uma estação em Rio Negrinho, 15km de São Bento, a baixada lá é menos acentuada e mesmo assim já mostrou nos outros episódios que as mínimas são fortes.

 

O problema por lá é a cerração, é comum atrapalhar as mínimas e a formação de geada.

 

A última vez que nevou foi em 2000 mesmo - eu mesmo presenciei a nevada! Antes disso, segundo as pessoas com quem eu converso, em 1987, 1983 ou 84(acho que 84 mesmo) e 1975.

 

Em 2000 o jornal local divulgou que fez -8°C no bairro 25 de Julho - não tenho menor idéia das condições desse termômetro, mas não duvido que tenha chego perto disso.

 

Tem um relato nos livros de história da cidade, na época da colonização pelos idos de 1880, os imigrantes alemães estavam abrindo uma picada morro acima em direção do que hoje é o bairro Estação e uma nevasca MUITO forte os deixou isolado em cima do morro por um dia - eles batizaram essa picada de Schneestraße, Rua das Neves - o nome permanece até hoje. No topo do morro por onde a rua passa, segundo o google maps, chega aos 1050m.

Link to comment
Share on other sites

RBS??? Capaz de eles acharem que é chuva ou geada :lol: :lol: :lol:

 

Eu não esqueço de São Joaquim ano passado ou retrazado, a jornalista da RBS (se não me engano a Kiria Meurer) não queria sair do carro para fazer uma reportagem sob uma nevada relativamente intensa, porque achava que era chuva. Ficou 20 minutos dentro do carro, 3min fora e noticiou no Jornal da Globo que a neve durou 3 minutos :D

 

Rapaz, tu és de São Bento do Sul!

O pessoal nunca fala do frio desta tua cidade. Estive aí. Deve ser bem fria. Pois é alta.

Na verdade sou de Curitiba, morando em Blumenau, a minha familia e a minha namorada são de São Bento - na prática eu moro nas três cidades ;)

 

Tche, São Bento tá a 830m o centro, mas é uma baixada (vale) com morros de 1000m a 1200m ao redor. O INMET botou uma estação em Rio Negrinho, 15km de São Bento, a baixada lá é menos acentuada e mesmo assim já mostrou nos outros episódios que as mínimas são fortes.

 

O problema por lá é a cerração, é comum atrapalhar as mínimas e a formação de geada.

 

A última vez que nevou foi em 2000 mesmo - eu mesmo presenciei a nevada! Antes disso, segundo as pessoas com quem eu converso, em 1987, 1983 ou 84(acho que 84 mesmo) e 1975.

 

Em 2000 o jornal local divulgou que fez -8°C no bairro 25 de Julho - não tenho menor idéia das condições desse termômetro, mas não duvido que tenha chego perto disso.

 

Tem um relato nos livros de história da cidade, na época da colonização pelos idos de 1880, os imigrantes alemães estavam abrindo uma picada morro acima em direção do que hoje é o bairro Estação e uma nevasca MUITO forte os deixou isolado em cima do morro por um dia - eles batizaram essa picada de Schneestraße, Rua das Neves - o nome permanece até hoje. No topo do morro por onde a rua passa, segundo o google maps, chega aos 1050m.

 

Estive em Sao Bento em março/2008. Tenho um conhecido de Bagé que trabalha lá. Acostumado com o frio, ele me disse que, mesmo no verão, a temperatura dificilmente supera 30 graus. É que em Bagé, apesar de fazer temperaturas negativas(sou de lá), no verão faz 40 graus.

Impressionante, é que descendo para Joinville, esquenta uma barbaridade. Impressionate termos cidades tão altas, e tão perto do litoral

Link to comment
Share on other sites

E. mais uma vez, a RBS até agora não admitiu o fenômeno em S. Jose dos Ausesntes.

Vai ver tem que cair dentro de casa para ser admitido.

Já escutei o Prof. Eugênio na Rádio Guaiba(Porto Alegre-RS). Falando do fenômeno. é interessante acompanhar. Para os que gostam de uma boa previsão, escutar a Guaiba às 06h10min da manhã no programa do Mendelsky, às 9h10 da manhã. Sempre escuto.

Link to comment
Share on other sites

Agora Meia-noite :

 

Monte Verde : 05,6

Campos do Jordão : 06,6

Tucci: Arriscaria uns 04,5

 

São José dos Ausentes : 15,1

São Joaquim : 15,5

 

Coitadas das medias de maio.. :lol:

 

Agora as nove da manhã :

 

Monte Verde : 13,3

Campos do Jordão : 13,3

Tucci : Arriscaria uns 12,5

 

São José dos Ausentes : -0,1

São Joaquim : -0,6 auto

São Joaquim : -1,2 Villa Francioni

 

Coitada das médias de maio :lol:

 

Nada como um dia após o outro...

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, a massa polar recém entrou em território acreano, e vejam só o que ela ja está causando em Brasiléia, uma das cidades mais frias do Estado:

 

Segundo dados do aeroporto de Cobija, cidade colada a Brasiléia, às 05 da manhã fazia 21°C e céu nublado, sem vento.

 

3 horas depois, com a chegada da massa de ar frio no Acre, queda de 4°C na temperatura, e Brasiléia agora tem 17°C e vento sul a 14km/h com 1.018 hPa.

 

Em Rio Branco, segundo dados do aeroporto, ainda está em situaçao pré-frontal, e faz abafados 24°C, situaçao que mudará a qualquer momento.

 

Em Vilhena, agora às 9 horário local faz 16°C e chove, segundo dados do aeroporto.

 

Outros dados interessantes do frio no norte e centro-oeste do Brasil:

 

Cuiabá amanheceu com 14°C e deverá ter uma máxima abaixo dos 16°C hoje. Campo Grande está detonando literalmente, amanhecendo com chuva e 7°C.

Link to comment
Share on other sites

Analisando os últimos dados tudo leva a crer numa primeira quinzena de junho pelo menos dentro da média climatológica. Há alguns indicativos de que poderemos ter uma forte onda de frio por volta do dia 11 de junho.

 

Se a neve veio muito tímida por ora vamos aguardar as espetaculares mínimas da próxima madrugada por todo o Sul do Brasil. Extremos entre -6oC e 0oC serão as mínimas nas cidades mais frias (até mesmo nos locais quentes) da região.

Link to comment
Share on other sites

Muito frio hoje em Soledade até as 8hs mínima no Inmet -0,4º aqui no B.Missões -1,5º.

 

O termômetro do Inmet agora está hiper compatível com o que eu te dei.

 

Uma diferença de pouco mais de 1ºC nos Missões e lá no inmet é o que observamos naqueles dias que estive aí, né PH?

 

Finalmente, os dados estão compatíveis

 

:D:D

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.