Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Maio de 2008


Recommended Posts

O que o povo neste site e fora deste site não reflete são as implicações de previsão de neve. Basta se falar no fenômeno para gerar um alvoroço. Tem gente, que não tem um BAZ para se nortear, que pega carro e viaja centenas de quilômetros para os Aparados ou a região de São Joaquim e depois cai uma neve suspeita (possivelmente freezing fog) no Morro das Antenas ou alguns flocos na fazenda do Ademar no Cruzeiro. Em 99,9% da região a neve passa despercebida e o cara que pegou a estrada só passa frio. Logo, quando se falar em neve tem que haver um razoável juízo de probabilidade e dimensionar onde pode nevar. Os imbecis vão pro jornal e a tevê dizer que pode nevar na Serra Gaúcha. Ora, Nova Petrópolis é Serra e Vacaria também, mas a viabilidade de nevar numa ou outra cidade é muito distinta. Mas todo o povo da Serra fica ouriçado à espera de neve e depois cai um pouquinho em Ausentes ou São Joaquim e bate a decepção geral. Freio de manhã em previsão de neve.

 

Olha vc esta tocando num ponto ai que eu ja sei a muito tempo mas nunca falei pra não criar atrito aqui,..,..na verdade para quem quer desenvolver o turismo na região é bom mesmo que tenha previsão de neve,..se ela vai cair ou não já é outra história.

Vc sabe que no lago lonch ness (deve estar escrito errado) alguns cientistas junto com uma equipe d televisão fizeram uma pesquisa la varrendo o lago todo com um barco cheio de radares para encontrar o tal suposto montro que mora la. Qdo estavam chegando no fim não encontraram nada é claro mas o pessoal da região meio que fez um acordo com os cientistas para que deixassem em aberto a possibilidade de existir algo ali, claro que com total apoio da equipe de televisão,....no final saiu um relatório do tipo "Não foi encontrado nada porém o radar se comportou de forma estranha num determinado momento bla bla bla,.."

Dai no fim todos terminaram felizes afinal o monstro do lago faz muita gente ir para la gastar dinheiro, e não vai ser um bando de cientistas infelizes a acabar com a festa....

Abrantes são duas coisas diferentes, lá o monstro é uma lenda, aqui neve pode ser pouca mas ocorre pelo menos algumas pancadas todos os anos nas partes mais elevadas do sul do BR.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2.6k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Claro Paulo Henrique hehe, mas o que eu quiz dizer é que sempre existem interesses (perfeitamente justificáveis) na área de turismo.

 

Imagina que vc é um empresário da área de turismo e vc acompanha os modelos, os modelos dão neve, o cptec cita "neve" em sua previsão o que vc faz??

Vc coloca na sua página de internet. Possibilidade de neve segundo a previsão.Vc esta mentindo? Não,..Esta fazendo algo desonesto? Não.

Esta fazendo uma coisa em seu benefício,..Sim. Mas e dai?

Abração.

Link to comment
Share on other sites

Certos órgãos de imprensa possuem vários empreendimentos na serra gaúcha. Principalmente, Gramado e Canela.

Ora, nevar em Gramado e Canela, tem que ter uma condição muito boa. Na verdade, há locais muito mais propícios ao fenômeno que nem lembrados são.

Mas, os interésses(como dizia o Brizola,acentuei erroneamente para dar ênfase tônica) estão em Gramado. Há muito giro de dinheiro ali.

Eu, por minha visão, quando está para nevar eu prefiro ir para Cambará do Sul, Bom Jesus, Jaquirana, São Chico. Há mais possibilidade de nevar lá, devido a altitude.

O pessoal se vai para Gramado e Canela. Lotam os hotéis e levam muita grana prá lá.

Mas, neva por aqui sim. Não é nenhuma europa. Mas, o fenômeno dá as caras às vezes. O que o torna mais romântico, sem os problemas de termos que trazer máquinas para remover a neve de nossa porta, ou ficarmos sem luz, ou suspenderem aulas.

Temos uma neve romântica. Que cai de manhã e derrete de tarde.

Link to comment
Share on other sites

Vamos ser justos, em relação a frio, a rodada das 06Z melhorou ate que bastante.

 

Mas ainda está um tanto distante de sugerir o fenômeno neve aqui no Sul do Brasil, já que em outros modelos há, como de costume, uma pequeníssima possibilidade de ocorrer. Pessoalmente acredito que alguma informação de uma paraguaia ali e outra acolá possa acontecer, com chance de alguma surpresa nas áreas mais altas (leia-se +1700). Tudo isso no rabo da frente, da madrugada ao amanhecer de sexta.

Link to comment
Share on other sites

Vejam só o que não faz um pré-frontal: tive mínima de 16,9° às 0:54; estava em 17,4° às 2:20; de repente a temperatura subiu e atingiu 19,5° às 3:15; oscilou um pouco e bateu 20,0° às 5:09. A máxima foi de 21,2°. Em que horário? Às 7:13.

 

Agora temos algums gotejos e está nublado. Faz 18,5° com 82% e a pressão ainda está em 1009,2 mb. Vamos ter muita chuva pela frente!

Link to comment
Share on other sites

Chove desde a metade da manhã.

Falei hoje com o Prefeito de Boqueirão do Leão e fiquei sabendo de duas gratas surpresas:

1º Boqueirão do Leão e várias cidades da região terão estações automáticas(mais adiante conto de quem são as estações).

2º, Ele disse que possui fotos de nevadas dos últimos anos no município.Ele vem investindo muito em turismo.

Link to comment
Share on other sites

Chove desde a metade da manhã.

Falei hoje com o Prefeito de Boqueirão do Leão e fiquei sabendo de duas gratas surpresas:

1º Boqueirão do Leão e várias cidades da região terão estações automáticas(mais adiante conto de quem são as estações).

2º, Ele disse que possui fotos de nevadas dos últimos anos no município.Ele vem investindo muito em turismo.

 

 

Ontem conversei com um amigo de Guarapuava que possui um verdadeiro acervo de fotos de nevadas e nevascas ocorridas na cidade nas últimas décadas!!! Uma inclusive é do CTG lá de guarapuava e ficava estampada na sala principal... eu estive lá umas duas vezes e não vi a foto... :? :oops:

 

Vou escanear tudo, e mais alguns dias postarei aqui no BAZ!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Pelo o que eu olhei, pra nevar vai ser preciso muita reza e esperança, e como o Caio disse, a paraguaia altíssima pode ocorrer, mas nevar em perímetro urbano tá longe demais.

 

Uma pena que a mídia do espetáculo ainda vende esse peixe errado e o pior, os que acompanham (muitos) acreditam e gastam tempo e dinheiro com algo difícil de acontecer...

Link to comment
Share on other sites

OLHA O NOVO BOLETIM DO CPTEC

 

 

 

Nesta quarta-feira (28/05) ocorrerão temporais entre o Uruguai, Paraguai, litoral da Argentina e o sul e oeste do RS, oeste de SC e do PR e oeste e sul de MS, devido a presença de um cavado e da aproximação de uma frente fria, que estará no RS no fim do dia.

Essa instabilidade será devido além da frente fria, pela presença do Jato de Baixos Níveis (JBN) e da baixa pressão térmica, cujo centro está no norte da Argentina, sul da Bolívia e noroeste do Paraguai. Na retaguarda dessa frente nota-se a entrada de um forte pulso anticiclônico com a alta pressão de 1023 hPa no oeste de Chubut.

No Atlântico à leste de Chubut e Rio Negro e ao norte das Malvinas o ar frio é evidenciado nas imagens de satélite pela presença de nuvens cumulus (células abertas), nesse setor oceânico. Esses cumulus chegarão no fim do dia ao sudeste da Província de Buenos Aires, e por isso poderá ocorrer precipitação de neve na serras do sudeste dessa Província a partir da tarde e da noite.

A presença de uma crista entre o noroeste de MG, o norte do RJ e Atlântico Sul deixará o tempo seco, sem chuva, em grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste.

As chuvas deverão permanecer atuando no Norte do Brasil. O calor, a convergência de umidade e áreas de baixa pressão em superfície e a difluência dos ventos em altitude além da presença da ZCIT colaboram para a instabilidade nesta parte do país. As pancadas de chuva também poderão atingir algumas áreas do centro e norte do MA. No litoral do Nordeste entre a PB e o Recôncavo Baiano o dia será nublado com possibilidade de pancadas de chuva, devido a presença de ventos de sudeste, convergência de umidade e de um cavado de leste em superfície. As chuvas em boa parte da faixa norte do país e no leste da Região Nordeste deverão persistir pelo menos até o domingo (01/06) e poderão gerar acumulados significativos, por exemplo nas últimas 24h (09h do dia 27 e 09h do dia 28) choveu 52,2mm em Natal-RN. Na quinta-feira (29/05) o sistema frontal avança pelo interior da Região Sul e provocando chuva e temporais isolados.

No nordeste do RS e centro-leste do PR e de SC poderá haver acumulados significativos de chuva. As temperaturas máximas deverão cair no RS, centro e norte e litoral da Argentina e Paraguai, além do sul e oeste de MS, em decorrência da ação desse sistema e da entrada de uma massa de ar frio intensa, pela presença de uma alta pressão de 1029 hPa na região central-oeste da Patagônia Argentina (oeste de Chubut) e da expansão de uma crista até o norte da Argentina e Paraguai, cujo valor é de 1026 hPa e de um outro centro de alta de 1028 hPa na Província de Córdoba. Os ventos moderados no RS deverão provocar uma sensação térmica de bastante frio nesse Estado, especialmente no sul e sudoeste.

Na sexta-feira (30/05) o sistema frontal frio continuará sua incursão pelo interior do continente com chuvas e deverá atingir todo o MS, o sul e oeste de MT, RO, AC, sudoeste do AM, além de SP e RJ. Também a incursão de ar frio continental deve causar novo evento de friagem em parte do Centro-Oeste e da Amazônia. As chuvas deverão amenizar o tempo seco das últimas semanas em MS, MT e SP.

As temperaturas máximas continuarão baixas, principalmente no Sul do Brasil, podendo ser registradas 10C a 12C no centro e sudoeste do RS, onde os ventos deixarão a sensação térmica de muito frio, especialmente no sul e sudoeste e centro desse Estado. As temperaturas mínimas serão baixas e próximas de zero grau no sudoeste e centro do RS e devido ao tempo aberto haverá formação de geada, com possibilidade de geada "negra", devido aos ventos.

No dia 31/05 o sistema frontal frio persistirá atuante com as chuvas entre o RJ, SP, MS e AC, devido ao ar frio e da presença de um novo cavado entre o Paraguai e Bolívia, que poderá instabilizar o tempo em MS e no noroeste do PR. Na Região Sul ainda o dia será com chuvas no leste de SC e do PR, mas com tempo seco no oeste do RS, de SC e do sudoeste do PR, onde as temperaturas ainda permanecerão baixas na madrugada.

Embora a frente fria chegue no dia 29 em SP e no dia 30/05 ela não avança para norte e o tempo ainda será sem chuva no centro e norte de GO, do ES e de MG, mas pela aproximação desse sistema a umidade do ar aumentará nessas áreas. No dia 01/06 um cavado deixará o tempo instável com pancadas de chuva entre o PR, MS e SP. A frente fria estará se afastando do Continente, mas provocará chuvas no ES e sul da BA.

A alta pós-frontal de 1023 hPa estará a leste da Região Sul e sua borda norte advectará umidade do oceano para o litoral entre o RJ e SC, isto causará ventos moderados nessa área, além de chuvas e ou pancadas de chuva. As temperaturas estarão baixas na Região Sul, em SP, no RJ, MS, sul e sudoeste de MT.

 

 

Os modelos numéricos ETA e GFS estão bastante coerentes, pelo menos, até às 48 horas. A partir deste dia eles começam a divergir. O GFS mantém o sistema com mais chuvas para SP do que o modelo ETA em 72h (30/05) e em 96h (31/05) para o sul de MG, RJ e leste e sul de SP e em 120h (01/06) para o sul e litoral sul de SP. Nesse dia o ETA indica mais chuvas para o ES do que o modelo GFS. As temperaturas máximas SP para o dia 30/05 apresentam grandes diferenças entre o ETA e o GFS, e podem divergir entre 4C e 6C em algumas cidades, isso se deve ao modelo ETA indicar pouca chuva para o nordeste de SP, o RJ e o sul de MG em relação ao GFS que indica mais chuvas e tempo mais nublado nessa área.

Elaborado pelo Meteorologista Luiz Kondraski de Souza"

Link to comment
Share on other sites

Chove desde a metade da manhã.

Falei hoje com o Prefeito de Boqueirão do Leão e fiquei sabendo de duas gratas surpresas:

1º Boqueirão do Leão e várias cidades da região terão estações automáticas(mais adiante conto de quem são as estações).

2º, Ele disse que possui fotos de nevadas dos últimos anos no município.Ele vem investindo muito em turismo.

 

 

Ontem conversei com um amigo de Guarapuava que possui um verdadeiro acervo de fotos de nevadas e nevascas ocorridas na cidade nas últimas décadas!!! Uma inclusive é do CTG lá de guarapuava e ficava estampada na sala principal... eu estive lá umas duas vezes e não vi a foto... :? :oops:

 

Vou escanear tudo, e mais alguns dias postarei aqui no BAZ!!!

 

Sds.

 

a foto é do CTG Fogo de Chão.

Link to comment
Share on other sites

ATENÇÃO: ESTÁ NEVANDO EM CÓRDOBA NO MOMENTO, E A TEMPERATURA É DE 3ºC. Vale lembrar que essa cidade está numa latitude relativamente mais baixa (31ºS) e a altitude média é de 450m. Isso mostra que o ar polar é EXTREMAMENTE forte, de fato....

 

Ahuahaua!! :lol: :lol:

 

Você foi segundos mais rápido que eu, Renan! :wink:

 

sdçs..

Link to comment
Share on other sites

ATENÇÃO: ESTÁ NEVANDO EM CÓRDOBA NO MOMENTO, E A TEMPERATURA É DE 3ºC. Vale lembrar que essa cidade está numa latitude relativamente mais baixa (31ºS) e a altitude média é de 450m. Isso mostra que o ar polar é EXTREMAMENTE forte, de fato....

 

 

Pois é, essa frente tinha tudo para barbarizar!!!

 

Vejam esse aviso do Climatempo:

 

Climatempo:

 

Chile: chuva chega ao deserto?

 

O centro-sul do Chile continua tendo condições adversas de tempo, por conta das várias frentes frias que têm passado pelo país nos últimos 15 dias. Na semana passada, a chuva intensa deixou várias cidades alagadas, incluindo Chaitén, onde o vulcão de mesmo nome ainda está ativo. A tarde desta segunda-feira começou com tempo chuvoso em Santiago, capital do Chile. Santiago já acumulou este mês cerca de 81 milímetros de chuva, quando o normal é chover cerca de 45,5 milímetros, de acordo com as informações do serviço de meteorologia chileno.

No início da tarde desta segunda-feira, pancadas de neve caíam na região de Punta Arenas, no extremo sul do Chile. A região de Concepcion tinha chuva de moderada intensidade.

A atual frente fria que atinge o Chile é o sistema mais forte já observado este ano e vem associada a uma massa polar muito intensa. O sistema chama atenção também pela sua localização, mais ao norte do que de costume. Nesta situação, as bandas de nuvens mais carregadas da frente fria poderão chegar ao norte do Chile, região desértica do país. O serviço nacional de meteorologia do Chile, em um aviso meteorológico especial, prevê que há alta probabilidade de chover na quarta-feira, dia 28 de maio, na região do deserto do Atacama. A média de chuva anual em locais como Arica, Iquique e Antofogasta não chega a 2 milímetros. Regiões no sul do Chile, como Futaleufu, Alto Palena e Coyhaique ainda estão cobertas de neve, mas o sol já aparecia nesta sgunda-feira.

 

 

Acho que nosso problema é o Atlântico mesmo, nunca existe uma baixa quando tem um ar polar extremo omo esse!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

E O AMERICANO VEIO NA BALADA!!!!!! QUE COISA DE LOUCO!!!!

 

O velho reforço do frio.. só para quantificar: dos -4.5C que foi a temp. em 850 mais baixa vista, ele hoje marca -2.3C em POA! Talvez ainda tenha espaço para um pouco mais.

 

Só para constar, deve seguir nevando em Córdoba (ou com condições de neve) nas próximas 12h.

 

O GFS aponta para lá temp. em 850 de -4.1C e 3mm de precipitação. O GFS parece estar acertando na mosca!

Link to comment
Share on other sites

Tempo Agora:

 

Pode nevar nos próximos dias no Sul do Brasil

Publicado em: 28/05/2008

 

 

Em função das temperaturas muito baixas e das chuvas previstas para a próxima quinta-feira no Rio Grande do Sul, o fenômeno chamado "freezing rain" deve ocorrer na Campanha gaúcha (parte sul do Estado).

 

 

A precipitação da água muito gelada dará uma sensação de frio intenso, por isso, algumas pessoas vão acreditar que está nevando. No entanto, segundo os meteorologistas da Somar, o que vai acontecer é uma condição de "chuva congelante", porém, sem ter a precipitação congelada como temos na formação dos flocos de neve.

 

 

"Em algum momento, o ar polar avança sobre uma região favorável às chuvas, o que pode dar início ao fenômeno" - afirma Marcio Custódio, diretor de operações da previsão do tempo da Somar Meteorologia.

 

 

Amanhã a máxima não deve passar dos 12°C em praticamente todo o Rio Grande do Sul e a mínima cai para 5°C. Mas por causa dos ventos fortes, a sensação será de muito mais frio.

 

 

Já nas primeiras horas da sexta-feira o frio fica ainda mais intenso e pode chegar a temperaturas negativas nas Serras gaúcha e catarinense, inclusive com possibilidade de nevar nas partes mais altas.

 

 

No sábado, o frio intenso toma conta dos dois Estados, porém, as chances de neve se restringem aos pontos mais altos de Santa Catarina.

 

http://tempoagora.uol.com.br/noticias.html/10566/pode_nevar_nos_proximos_dias_no_sul_do_brasil/

Link to comment
Share on other sites

ATENÇÃO: ESTÁ NEVANDO EM CÓRDOBA NO MOMENTO, E A TEMPERATURA É DE 3ºC. Vale lembrar que essa cidade está numa latitude relativamente mais baixa (31ºS) e a altitude média é de 450m. Isso mostra que o ar polar é EXTREMAMENTE forte, de fato....

 

Do Blog da MetSul no domingo:

 

"De acordo com o meteorologista Eugenio Hackbart, em sua coluna de hoje no jornal ABC intitulada "O inverno entra em campo", massa de ar frio muito intensa tomará conta do Conesul na segunda metade da semana com registro de neve até em cidades do centro da Argentina, inclusive na região de Córdoba e da Província de Buenos Aires".

Link to comment
Share on other sites

Está se falando em neve na Serra Gringa, como o PHP chama, mas pelos últimos dados eu não descartaria em outros pontos elevados da metade norte do RS, inclusive na região de Soledade na sexta-feira.

De quinta para sexta, Alexandre?

Só estou considerando ruim a diminuição da umidade em 850mb para sexta que os globais estão indicando. Não sei se isso atrapalha ou não.

Link to comment
Share on other sites

Está se falando em neve na Serra Gringa, como o PHP chama, mas pelos últimos dados eu não descartaria em outros pontos elevados da metade norte do RS, inclusive na região de Soledade na sexta-feira.

De quinta para sexta, Alexandre?

Só estou considerando ruim a diminuição da umidade em 850mb para sexta que os globais estão indicando. Não sei se isso atrapalha ou não.

 

 

Bem, nem precisa dizer então, que Ausentes,São Chico, Bom Jesus e região tem boas chances de presenciar o fenômeno!!! Mas, estamos falando de neve fraca ainda néh??

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Aposto minhas fichas na Raia da da Pedra e Itapuca, e Fontoura Xavier depois desta postagem do Alexandre,não me enguiça hombre tu me deixanuma espectativa!!! :D:D:D:D 8) 8) 8)

recuperei o nº do fone do Amarante que mora pouco antes da Raia na boca da neve.

:lol:

Tempo muito escuro com muita chuva na Soleda, nuvens escuras típicas de neve, vento do quadrante da neve (oeste) ,claro que to falando da carcterística inicial da entrada do ar frio, vamos ver coo se comporta a partir de amanhã. :D

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Aposto minhas fichas na Riada da Pedra e Itapuca, e Fontoura Xavier depois desta postagem do Alexandre,não me enguiça hombre tu me deixanuma espectativa!!! :D:D:D:D 8) 8) 8)

recuperei o nº do fone do Amarante que mora pouco antes da Raia na boca da neve.

:lol:

Tempo muito escuro com muita chuva na Soleda, nuvens escuras típicas de neve, vento do quadrante da neve (oeste) ,claro que to falando da carcterística inicial da entrada do ar frio, vamos ver coo se comporta a partir de amanhã. :D

 

Prepare a digital, então! :D:D

 

e a lua, é propícia?

 

Ah, minha futura terrinha... :lol:

Link to comment
Share on other sites

Campos do Jordão Hoje :

 

Horto/portaria : 02.2

Tucci : 02.4

Horto : 03.3

Inpe/Cptec : 4.0

Inmet/Conv : 07.1

Inmet/Aut : 07.4

 

Por que você não faz um monitoramento desta portaria?

 

Interessante, e olhe a diferença entre o horto, Tucci e o inmet.

 

Mais uma prova que a antiga estação teve uma mudança prejudicial...

Link to comment
Share on other sites

Vem mais neblina. Olhem os dados das nove da noite da sondagem (balão) de Porto Alegre e vejam as enormes discrepâncias de temperatura nos primeiros 1.500 metros:

 

ALTITUDE - TEMPERATURA

 

Superfície: 16,8

45 m : 18,6

149 m: 21,0

315 m: 22,0

458 m: 20,6

823 m: 19,6

1544 m: 14,0

1734 m: 12,4

2042 m: 13,0

 

Para mim confirmado. Vi resquícios de neve granular em Passo Fundo. Para alguém que não via porra nenhuma de neve desde 2000, já é alguma coisa. Perdoem-me por não estar dando mais detalhes a respeito, pois desde ontem estou à beira de um ataque de nervos para conseguir a transferência de um caminhão no Detran.

Apenas para responder ao Igor. Não havia trovoadas.

 

DEU INCLUSIVE CHUVA COM PEQUENOS GRÃOS DE NEVE EM CAMPO LARGO, 90% DE CERTEZA, QUEM PASSOU E FILMOU, FOI O HAMILTON, QUE JÁ VIU ESTE TIPO DE NEVE DEZENAS DE VEZES.

 

5 de maio, a temperatura variou em Ctba dos 11,2 a 19,3.

 

Alexandre, você que manja bem de temperatura em altitudes, poderia colacionar um gráfico ou dado de como estava a temperatura a menos de 850, ou outros níveis, neste dia que nevou aqui perto de Ctba, aos 5 de maio de 2008?

 

Valeu

 

Alguém poderia ajudar ao responder minha indagação?

 

Muito obrigado.

 

5 de maio de que ano ??? 2008 ???

 

Então vai lá:

 

NOVE DA MANHÃ

 

-----------------------------------------------------------------------------
  PRES   HGHT   TEMP   DWPT   RELH   MIXR   DRCT   SKNT   THTA   THTE   THTV
   hPa     m      C      C      %    g/kg    deg   knot     K      K      K 
-----------------------------------------------------------------------------
 913.0    908   13.4   11.5     88   9.42    300      9  294.1  321.3  295.8
 887.0   1150   10.8    9.2     90   8.30    288     14  293.9  317.9  295.3
 850.0   1503    8.6    6.9     89   7.39    270     21  295.1  316.8  296.5
 849.0   1513    8.6    7.0     90   7.45    270     21  295.2  317.1  296.6
 765.0   2368    3.6    0.7     81   5.29    284     29  298.8  314.7  299.7
 742.0   2617    6.8   -8.2     33   2.79    288     31  304.9  313.8  305.4
 700.0   3092    3.2  -11.8     32   2.22    295     35  306.0  313.2  306.4
 650.0   3686   -2.5  -15.5     36   1.77    293     36  306.1  311.9  306.4
 603.4   4267   -5.9  -21.6     28   1.13    290     36  308.7  312.6  308.9
 535.0   5205  -11.5  -31.5     17   0.52    290     48  312.9  314.7  312.9
 500.0   5720  -15.7  -34.7     18   0.40    290     54  313.8  315.3  313.9
 475.3   6096  -18.4  -37.0     18   0.34    290     52  315.0  316.3  315.1
 441.0   6651  -22.5  -40.5     18   0.25    290     63  316.7  317.7  316.8
 418.0   7041  -24.9  -43.9     15   0.19    290     71  318.5  319.2  318

 

NOVE DA NOITE

 

 913.0    908   12.0    9.2     83   8.06    220      8  292.7  315.9  294.1
 883.0   1188   11.2    6.8     74   7.06    229     16  294.6  315.3  295.9
 850.0   1505    9.4    3.4     66   5.78    240     26  296.0  313.1  297.0
 757.0   2455    2.6   -4.4     60   3.66    255     28  298.6  309.8  299.2
 706.0   3014   -2.3   -3.9     89   4.08    264     30  299.2  311.7  299.9
 700.0   3082   -2.9   -4.7     87   3.87    265     30  299.2  311.1  299.9
 664.0   3498   -5.1  -10.1     68   2.68    262     30  301.3  309.8  301.8
 655.0   3606   -4.7  -13.7     49   2.04    261     30  302.9  309.5  303.3
 646.0   3714   -5.5  -11.5     63   2.47    260     30  303.2  311.1  303.7
 601.7   4267   -8.4  -15.3     58   1.94    255     30  306.1  312.4  306.4
 595.0   4355   -8.9  -15.9     57   1.87    256     31  306.5  312.7  306.9
 552.0   4930  -13.9  -24.9     39   0.92    262     37  307.2  310.4  307.4
 540.0   5097  -12.9  -31.9     19   0.49    264     39  310.4  312.1  310.4
 500.0   5680  -15.1  -40.1     10   0.23    270     45  314.6  315.5  314.6
 473.0   6096  -16.4  -41.2     10   0.22    265     53  318.0  318.8  318.0
 401.0   7332  -20.3  -44.3     10   0.19    270     76  328.3  329.0  328.3
 400.0   7350  -20.5  -44.5     10   0.18    270     76  328.3  329.0  328.3
 353.9   8230  -26.9  -50.5      9   0.11    270     87  331.3  331.7  331.3
 310.0   9182  -33.9  -56.9      8   0.06    266     93  334.3  334.6  334.3
 300.0   9410  -35.9  -57.9      9   0.05    265     95  334.7  334.9  334.7
 295.0   9526  -37.0  -59.0      8   0.05    265     98  334.7  334.9  334.7
 292.0   9597  -37.7  -59.7      8   0.04    265     96  334.7  334.9  334.7
 250.0  10660  -41.5  -61.5     10   0.04    270     66  344.2  344.4  344.2

 

De manhã era invisável neve. Já na sondagem da noite tinha uma chance remota, considerando que (1) a nebulosidade era ciclônica, (2) que apenas doi mil metros acima da superfície a temperatura era negativa e que (3) a 1.500 metros acima de Curitiba a temperatura estava próxima de zero. A camada de ar quente até cerca de 100 metros, contudo, não permitia neve em flocos e sim eventualmente granulada ou sleet, mas mesmo assim com chance remota. Há de se considerar ainda a espessura 500-1000 hPa que era alta à noite no Sul do Brasil com 5564 em POA e 5559 em Floripa. Dado ausente de Curitiba, mas não caiu abaixo de 5500 pelos dados de POA e Floripa. Com espessura acima de 5500 é muito dificil nevar. Dificilimo.

 

Valeu!

Link to comment
Share on other sites

Aposto minhas fichas na Raia da da Pedra e Itapuca, e Fontoura Xavier depois desta postagem do Alexandre,não me enguiça hombre tu me deixanuma espectativa!!! :D:D:D:D 8) 8) 8)

recuperei o nº do fone do Amarante que mora pouco antes da Raia na boca da neve.

:lol:

Tempo muito escuro com muita chuva na Soleda, nuvens escuras típicas de neve, vento do quadrante da neve (oeste) ,claro que to falando da carcterística inicial da entrada do ar frio, vamos ver coo se comporta a partir de amanhã. :D

 

A chance é remota, viu ? Mas existe. Fica na torcida.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.