Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Abril 2008


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.5k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

URGENTE :

 

Tremor de terra atingiu 5,2 graus em São Paulo

 

MEU APARTAMENTO TREMEU POR 15 SEG

 

Um tremor de terra, cujo epicentro foi localizado a 270 km de São Paulo, no Oceano Atlântico, atingiu 5,2 graus na escala Richter. Ele foi sentido por volta das 21h desta terça-feira (22) em vários pontos da capital paulista e de cidades do interior e do litoral. O Corpo de Bombeiros da capital informou que sentiu o tremor no prédio da corporação

 

Maiores informações no ciencias & astronomia

 

Carlos,

 

É incrível! Nem parece Brasil!

O interessante é que esta situação está ocorrendo em diferentes locais do nosso país.

Quem sabe estamos participando do nascimento de um novo período geológico...

Link to comment
Share on other sites

Automática Inmet Soledade:

 

Dados de ontem:

 

Máxima de 24º, a umidade relativa do ar variou de 48 a 98%.O vento soprou em média a 10 km/h e a rajada mais forte foi de 29,8 km/h.

 

Dados de hoje:

 

Mínima de 13º, vento nordeste calmo e a umidade relativa do ar em 98%,tempo está bom com poucas nuvens.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Ontem fiz uma experiência que comprovou a potência da ilha de calor curitibana.

O tempo estava bom, seco e sem vento – horário 19:30

Saí de QB (30km centro Ctba) com o termômetro do carro de um amigo marcando 13ºC, saindo pela BR116 em direção ao centro de Ctba, 10km de QB, já próximo do Clube Santa Mônica, a temperatura já era de 15ºC. Mais em frente, no alto do Atuba, próximo da entrada para Colombo, o display já atingia 16ºC.

Descendo em direção ao Hospital Vita e entrando no Jardim Social, sufocantes 17ºC – e quando cheguei próximo ao Centro Cívico (reduto do Shima),...escaldantes 18,5ºC.

Resumindo, em menos de 30km a temperatura variou 5,5ºC!!!!!

 

A madrugada foi amena em SJP, a mínima chegou nos 10ºC e não caiu mais devido a forte cerração. Em QB ficou nos 9,1ºC, Ctba Inmet 11,2ºC e em Guarapuava 7ºC

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Ontem fiz uma experiência que comprovou a potência da ilha de calor curitibana.

O tempo estava bom, seco e sem vento – horário 19:30

Saí de QB (30km centro Ctba) com o termômetro do carro de um amigo marcando 13ºC, saindo pela BR116 em direção ao centro de Ctba, 10km de QB, já próximo do Clube Santa Mônica, a temperatura já era de 15ºC. Mais em frente, no alto do Atuba, próximo da entrada para Colombo, o display já atingia 16ºC.

Descendo em direção ao Hospital Vita e entrando no Jardim Social, sufocantes 17ºC – e quando cheguei próximo ao Centro Cívico (reduto do Shima),...escaldantes 18,5ºC.

Resumindo, em menos de 30km a temperatura variou 5,5ºC!!!!!

 

A madrugada foi amena em SJP, a mínima chegou nos 10ºC e não caiu mais devido a forte cerração. Em QB ficou nos 9,1ºC, Ctba Inmet 11,2ºC e em Guarapuava 7ºC

 

Isso ocorre em qualquer grande cidade em dias de tempo seco e sem vento.

 

Semana passada saí de casa para ir correr de Kart em Tarumã que fica a cerca de 15km do centro e lá a temperatura também era 5,5ºC mais baixa pelo sensor do meu carro. Na área central estava 16,5C. Em Tarumã, 11ºC.

Link to comment
Share on other sites

MANTÉM O FRIO INTENSO PARA O FIM DO MÊS, MÍNIMAS NEGATIVAS EM VÁRIOS PTOS DO RS, SC E ALGUNS DO SW DO PR.

 

POSSÍVEL NEVE ENTRE 4/6 DE MAIO.

 

Engano meu, ou é a primeira vez que aparece a palavra mágica "NEVE" como forecast neste ano?

E recém estamos no final de abril - começo de maio...

 

Valeu Ronaldo.

Link to comment
Share on other sites

MANTÉM O FRIO INTENSO PARA O FIM DO MÊS, MÍNIMAS NEGATIVAS EM VÁRIOS PTOS DO RS, SC E ALGUNS DO SW DO PR.

 

POSSÍVEL NEVE ENTRE 4/6 DE MAIO.

 

Engano meu, ou é a primeira vez que aparece a palavra mágica "NEVE" como forecast neste ano?

E recém estamos no final de abril - começo de maio...

 

Valeu Ronaldo.

 

Começa o ano a ficar sério novamente aqui no BAZ, com a dança dos modelos e as altas expectativas de todos :D

Link to comment
Share on other sites

Noite bem fria em Colombo, ontem. Peguei à tarde os termômetros calibrados pelo inmet. Conclusão: de um tiro 0,5ºC, doutro acreço 0,5ºC :D

 

 

Colombo: 21h, 13,4ºC e 68%, céu limpo .

Curitiba: 16,3ºC e 71%

 

Colombo: 23h: 12,5ºC e 72%.

Curitiba: 15,8ºC e 78%

 

23/4 - Mínimas

 

Colombo: 09,2ºC

 

Ctba: 11,3

 

Agora, Centro cívico, à sombra, 22ºC.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Ontem fiz uma experiência que comprovou a potência da ilha de calor curitibana.

O tempo estava bom, seco e sem vento – horário 19:30

Saí de QB (30km centro Ctba) com o termômetro do carro de um amigo marcando 13ºC, saindo pela BR116 em direção ao centro de Ctba, 10km de QB, já próximo do Clube Santa Mônica, a temperatura já era de 15ºC. Mais em frente, no alto do Atuba, próximo da entrada para Colombo, o display já atingia 16ºC.

Descendo em direção ao Hospital Vita e entrando no Jardim Social, sufocantes 17ºC – e quando cheguei próximo ao Centro Cívico (reduto do Shima),...escaldantes 18,5ºC.

Resumindo, em menos de 30km a temperatura variou 5,5ºC!!!!!

 

A madrugada foi amena em SJP, a mínima chegou nos 10ºC e não caiu mais devido a forte cerração. Em QB ficou nos 9,1ºC, Ctba Inmet 11,2ºC e em Guarapuava 7ºC

 

Isso, Bettega.

 

Eram 20h e estava me dirigindo para Colombo, deveria estar uns 18 para 17ºC.

 

A diferença de Ctba com SP ou POA, é que aqui, mesmo com ilha de calor a temperatura é quase sempre mais baixa que as outras.

 

Um polo frio de POA ou SP não é tão frio quanto num daqui. Eu vi isso indo para Tamandaré, Colombo, Rio Branco do Sul, há uns anos, onde a diferença eram mais de 8ºC.

Link to comment
Share on other sites

Frio nesta manhã em SP

Publicado em: 23/04/2008

 

 

Uma massa de ar frio e seco predomina sobre o Estado de São Paulo, o que deixou o tempo aberto desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira. Na Capital, o céu sem nuvens possibilitou temperaturas mínimas baixas por volta das 7h da manhã. A Base Aérea do Campo de Marte registrou 15ºC, a mais baixa do ano neste aeroporto. No Mirante de Santana, na Zona Norte de São Paulo, a temperatura mínima oficial foi de 16,7ºC, sem, contudo, registrar recorde do ano. Em Parelheiros, Zona Sul, a estação meteorológica do Tempo Agora registrou 13,5ºC nas primeiras horas da manhã.

 

 

 

 

A previsão para amanhã na cidade de São Paulo é de ainda mais frio pela manhã. Os termômetros devem atingir a marca dos 13ºC, com grande possibilidade de recorde de temperatura mínima na cidade. Porém, o paulistano não vai ficar muito tempo com o casaco, já que durante a tarde o sol eleva as temperaturas para os 27ºC.

 

http://tempoagora.uol.com.br/noticias.html/10422/frio_nesta_manha_em_sp/

Link to comment
Share on other sites

Dia mais frio do ano em Curitiba

 

A Capital paranaense registrou a temperatura mais baixa do ano. Hoje, às 7h, os termômetros marcaram 9°C no aeroporto Afonso Pena. Em Curitiba, a quarta-feira será de céu claro com predomínio do sol ao longo do dia.

 

Curitiba está realmente fora das rotas das MPs nos últimos tempos. Para ter registrado a temperatura mais baixa do ano, justamente 8 dias após o avanço de uma das mais intensas ondas de frio para o mês de abril nos últimos anos, é porque a coisa tá braba. Importante grifar que neste momento não há atuação de uma MP de forte intensidade no sul do Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Dia mais frio do ano em Curitiba

 

A Capital paranaense registrou a temperatura mais baixa do ano. Hoje, às 7h, os termômetros marcaram 9°C no aeroporto Afonso Pena. Em Curitiba, a quarta-feira será de céu claro com predomínio do sol ao longo do dia.

 

Informação errada por parte da Somar:

 

Acabei de mandar esta mensagem para eles:

 

Olá, amigos da Somar.

Acerca da notícia de frio recorde em Curitiba, há duas incorreções:

1- O aeroporto Afonso Pena não fica em Curitiba.

2- Hoje não foi o dia mais frio do ano na capital do PR. Foi no dia 15 de abril, com 10,0ºC. Hoje se registrou 11,3ºC.

Abraços

"Dia mais frio do ano em Curitiba
Publicado em: 23/04/2008


A Capital paranaense registrou a temperatura mais baixa do ano. Hoje, às 7h, os termômetros marcaram 9°C no aeroporto Afonso Pena."

Link to comment
Share on other sites

Hoje mínima de 15,5°C aqui na zona leste de São Paulo. Interessante que para a próxima madrugada a Climatempo prevê 12°C, o que bateria por muito a menor temperatura do ano por aqui, que até agora foi de 14,7°C no meu bairro. Para Campos do Jordão a Climatempo aponta 5°C! :shock: Agora céu limpo e 23,2°C na zona leste paulistana.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Ontem fiz uma experiência que comprovou a potência da ilha de calor curitibana.

O tempo estava bom, seco e sem vento – horário 19:30

Saí de QB (30km centro Ctba) com o termômetro do carro de um amigo marcando 13ºC, saindo pela BR116 em direção ao centro de Ctba, 10km de QB, já próximo do Clube Santa Mônica, a temperatura já era de 15ºC. Mais em frente, no alto do Atuba, próximo da entrada para Colombo, o display já atingia 16ºC.

Descendo em direção ao Hospital Vita e entrando no Jardim Social, sufocantes 17ºC – e quando cheguei próximo ao Centro Cívico (reduto do Shima),...escaldantes 18,5ºC.

Resumindo, em menos de 30km a temperatura variou 5,5ºC!!!!!

 

A madrugada foi amena em SJP, a mínima chegou nos 10ºC e não caiu mais devido a forte cerração. Em QB ficou nos 9,1ºC, Ctba Inmet 11,2ºC e em Guarapuava 7ºC

 

Isso ocorre em qualquer grande cidade em dias de tempo seco e sem vento.

 

Semana passada saí de casa para ir correr de Kart em Tarumã que fica a cerca de 15km do centro e lá a temperatura também era 5,5ºC mais baixa pelo sensor do meu carro. Na área central estava 16,5C. Em Tarumã, 11ºC.

 

É verdade Bettega. Como bem salientou o Bruno, nessas condições específicas chega a ocorrer tais discrepâncias. Estou tbém há uns 30 Km do marco zero de SP (Pça Sé), muitas arvores, sem concreto, ar limpo e tal. Já cheguei a ter 4º de diferença em tais condições. Importante notar q em dias de tempo encoberto ou chovendo, a diferença é irrisória nas mínimas (cerca de 1ºC). Nas máximas, não há diferença.

Link to comment
Share on other sites

Dia mais frio do ano em Curitiba

 

A Capital paranaense registrou a temperatura mais baixa do ano. Hoje, às 7h, os termômetros marcaram 9°C no aeroporto Afonso Pena. Em Curitiba, a quarta-feira será de céu claro com predomínio do sol ao longo do dia.

 

Curitiba está realmente fora das rotas das MPs nos últimos tempos. Para ter registrado a temperatura mais baixa do ano, justamente 8 dias após o avanço de uma das mais intensas ondas de frio para o mês de abril nos últimos anos, é porque a coisa tá braba. Importante grifar que neste momento não há atuação de uma MP de forte intensidade no sul do Brasil.

 

SP tbém registrou mínima "baixa", com 16,3 no Inmet, 13,5 em Parelheiros e 14,5 aqui em casa (GViana).

 

É o q eu venho dizendo, que o clima de Curitiba é bem mais parecido c/ SP do que POA. Essa mínima de 11,3ºC (p/ mim, bastante respeitável) é pela "secura" do ar, que bem q seja dito, ainda polar, só q bem mais fraco.

Link to comment
Share on other sites

Dia mais frio do ano em Curitiba

 

A Capital paranaense registrou a temperatura mais baixa do ano. Hoje, às 7h, os termômetros marcaram 9°C no aeroporto Afonso Pena. Em Curitiba, a quarta-feira será de céu claro com predomínio do sol ao longo do dia.

 

Curitiba está realmente fora das rotas das MPs nos últimos tempos. Para ter registrado a temperatura mais baixa do ano, justamente 8 dias após o avanço de uma das mais intensas ondas de frio para o mês de abril nos últimos anos, é porque a coisa tá braba. Importante grifar que neste momento não há atuação de uma MP de forte intensidade no sul do Brasil.

 

SP tbém registrou mínima "baixa", com 16,3 no Inmet, 13,5 em Parelheiros e 14,5 aqui em casa (GViana).

 

É o q eu venho dizendo, que o clima de Curitiba é bem mais parecido c/ SP do que POA. Essa mínima de 11,3ºC (p/ mim, bastante respeitável) é pela "secura" do ar, que bem q seja dito, ainda polar, só q bem mais fraco.

 

não entendi a do Bruno...

É óbvio, combinação de ar um pouco mais seco + ausência de vento = queda na temperatura!

Só não atingimos resultados melhores durante a atuação da última MP devido a intensa circulação marítima. O sudoeste e sul do PR conseguiram resultados muito melhores e estão quase na mesma latitude. O fato é a continentalidade.

E SP é outro clima, nada tem de parecido...não entendo como alguns insistem nesta sandice desmedida...

Link to comment
Share on other sites

Dia mais frio do ano em Curitiba

 

A Capital paranaense registrou a temperatura mais baixa do ano. Hoje, às 7h, os termômetros marcaram 9°C no aeroporto Afonso Pena. Em Curitiba, a quarta-feira será de céu claro com predomínio do sol ao longo do dia.

 

Curitiba está realmente fora das rotas das MPs nos últimos tempos. Para ter registrado a temperatura mais baixa do ano, justamente 8 dias após o avanço de uma das mais intensas ondas de frio para o mês de abril nos últimos anos, é porque a coisa tá braba. Importante grifar que neste momento não há atuação de uma MP de forte intensidade no sul do Brasil.

 

Bruno, já está ficando chato essa história de ficar menosprezando o clima das outras cidades. Guri, só te peço uma coisa, larga do pé, pois não é só no RS que faz frio. Pelo jeito preciso te apresentar SC e o PR!

Tu conhece o clima daqui do planalto, pra ficar tirando conclusões? Olha um pouco além das janelas da tua casa lá de Canela, com certeza vais se surpreender.

Curitiba sempre foi e sempre será intensamente atuada pela circulação marítima, porra, é a posição geográfica!! e isso nos proporciona médias muito baixas, e, mesmo assim, todo ano temos algumas negativas.

Mesmo sendo uma cidade imensa, conseguimos nos equiparar com muitas cidade de planalto do RS na faixa de 600-700m.

Conheço vários locais aqui da RM que produzem pêras européias, e diga onde há tal cultivo no RS? só se for nos campos de cima da serra ou terras acima dos 900m - cara vou procurar mapas com disponibilidade de unidades de frio e tu verás quão grande é o potencial do primeiro e segundo planaltos paranaenses!

Gurizada, desculpa o desabafo, mas estou farto de ficarem colocando Canela, Soledade, Bento Gonçalves e Ausentes lá em cima e ao mesmo pilhando o PR/SC e outros estados.

Link to comment
Share on other sites

Tô com o Bettega, às vezes bate ciumeira de POA e SP com Curitiba.A Capital paranaense é a única em condições de concorrer com as demais serras do sul,não levem a mal paulistas e portoalegrenses :lol:

 

Pô Paulo, vc tá brincando..., fala a verdade, vai? :lol:

 

Curitiba concorrendo com a serra de SC e RS? No verão pode até ser... (nas máximas).

 

Veja bem, eu falo q Curitiba é pareceda c/ SP no clima. O que difere são as mínimas ; absolutas, médias. As máximas também, mas em menor proporção. Mas a atuação de massas polares, deslocamento delas, infiltração marítima, altitude, queda do regime pluviométrico com a chegada do outono/inverno, proximidade do mar, latitude. Todas estas variáveis fazem com q Curitiba assemelhe-se mais a SP do que: POA, Cascavel, Soledade, SJoaquim, Bagé, BAires, epor aí vai....

 

Resumindo, climatologicamente falando, Curitiba está mais para uma cidade do Sudeste (SP) do que para estas cidades do Sul que eu citei.

Link to comment
Share on other sites

Tô com o Bettega, às vezes bate ciumeira de POA e SP com Curitiba.A Capital paranaense é a única em condições de concorrer com as demais serras do sul,não levem a mal paulistas e portoalegrenses :lol:

 

Pô Paulo, vc tá brincando..., fala a verdade, vai? :lol:

 

Curitiba concorrendo com a serra de SC e RS? No verão pode até ser... (nas máximas).

 

Veja bem, eu falo q Curitiba é pareceda c/ SP no clima. O que difere são as mínimas ; absolutas, médias. As máximas também, mas em menor proporção. Mas a atuação de massas polares, deslocamento delas, infiltração marítima, altitude, queda do regime pluviométrico com a chegada do outono/inverno, proximidade do mar, latitude. Todas estas variáveis fazem com q Curitiba assemelhe-se mais a SP do que: POA, Cascavel, Soledade, SJoaquim, Bagé, BAires, epor aí vai....

 

Resumindo, climatologicamente falando, Curitiba está mais para uma cidade do Sudeste (SP) do que para estas cidades do Sul que eu citei.

 

quem está de piada é tu!!

Só pode estar surtando com essa comparação estúpida.

 

Pega os dados de Bento Gonçalves e cercanias e compara com os dados do primeiro planalto paranaense! Faz isso ao invés de ficar surtando, com coisa que não existe.

Link to comment
Share on other sites

Tô com o Bettega, às vezes bate ciumeira de POA e SP com Curitiba.A Capital paranaense é a única em condições de concorrer com as demais serras do sul,não levem a mal paulistas e portoalegrenses :lol:

 

Pô Paulo, vc tá brincando..., fala a verdade, vai? :lol:

 

Curitiba concorrendo com a serra de SC e RS? No verão pode até ser... (nas máximas).

 

Veja bem, eu falo q Curitiba é pareceda c/ SP no clima. O que difere são as mínimas ; absolutas, médias. As máximas também, mas em menor proporção. Mas a atuação de massas polares, deslocamento delas, infiltração marítima, altitude, queda do regime pluviométrico com a chegada do outono/inverno, proximidade do mar, latitude. Todas estas variáveis fazem com q Curitiba assemelhe-se mais a SP do que: POA, Cascavel, Soledade, SJoaquim, Bagé, BAires, epor aí vai....

 

Resumindo, climatologicamente falando, Curitiba está mais para uma cidade do Sudeste (SP) do que para estas cidades do Sul que eu citei.

 

quem está de piada é tu!!

Só pode estar surtando com essa comparação estúpida.

 

Pega os dados de Bento Gonçalves e cercanias e compara com os dados do primeiro planalto paranaense! Faz isso ao invés de ficar surtando, com coisa que não existe.

 

Vc que surta Bettega. Encara a realidade meu! Comparar Curitiba c/ Serra SC/RS é piada, e principalmente SJoaquim!!!!! Nossa, ISSO sim, estupidez da grossa!!!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Essa será a noite das baixadas! Por volta das 19:00 passei por uma pista de caminhada numa área verde e praticamente uma baixada e a diferença ao entrar numa rua repleta de casas foi brutal. Céu estrelado e ar seco fazem isso.. Aqui em casa que não é baixada mas fica perto do limite entre área urbana e o campo, faz 19,0° com vento oeste muito fraco.

Link to comment
Share on other sites

É o q eu venho dizendo, que o clima de Curitiba é bem mais parecido c/ SP do que POA.

 

Meu amigo Caco, o clima daqui nunca deixou de ser mais com SP que POA.

 

POA o verão é uma panela de pressão. No inverno, as médias se assemelham. Concluindo: Ctba é mais fria que POA em clima, mas não em determinadas condições de tempo.

 

SP e Ctba são "serranas". Aqui é subtropical com verão suave. SP é tropical de altitude, com inverno seco.

 

POA é subtropical com verão quente.

 

Está fazendo uma mistureba animal comparando cidades de climas diferentes.

 

A única coisa que Ctba e SP se assemelham é a proximidade do mar a nebulosidade, pluviosidade, e que a variação e o domínio das massas de ar não é tão intenso quando POA.

 

Deus me livre o clima de Ctba se parecer com o de POA. Nada a ver...

 

Resumindo, climatologicamente falando, Curitiba está mais para uma cidade do Sudeste (SP) do que para estas cidades do Sul que eu citei: POA, Cascavel, Soledade, SJoaquim, Bagé, BAire.[/u][/b]

 

Comparar Bajé com Ctba é comparar Rio Gallegos com La Paz. :lol:

 

Bem, Ctba não é como uma cidade de SP, pois aqui é Cfb, e só no sul de SP, em áreas bem restritas isso ocorre. Nem POA é Cfb, como eu já disse.

 

Ctba é mais fria que Cascavel, B Aires, Bajé em 8 meses do ano, talvez.

 

E olha que sou paulista, acima de qualquer suspeita ou comentário tendencioso. Falo o que sinto, mesmo.

 

Ctba e SP. Eis o teu ponto de discórdia.

 

Vou repetir o que te falei por telefone e aqui. 8)

 

O clima aqui é muito mais frio. "fio", morei aí muitos anos e aqui também, mas o suficiente para dizer isso. Ontem meus clientes preferiram ligar o aquecedor na sala em Colombo. Aqui em casa, eu ligo de maio em diante. Sabe quando eu ligava aí? Nunca, pois não tinha. Não carecia.

 

A dinâmica do clima são parecidas, sim. Estão junto à serra do mar, a mais de 700m e relativamente perto.

 

POA é nivel do mar. Não pode compará-la, por exemplo, com Maria da Fé ou Ctba. Não pode só por que ambas fazem frio em determinados momentos, por exemplo.

 

Em janeiro aqui, quase sempre durmo de coberta. Algo IMPOSSÍVEL em POA e raro em SP. Claro que Ctba não é como POA. Em Bajé no verão você TORRA na rua. Aqui não, a média é 20ºC.

 

Aqui em Julho gea eventualmente. A média é de 13ºC e sempre bate 0ºC. POA gea menos, tem média de uns 13ºC, as vezes chega a 0ºC. E SP? média de 16ºC, geada rara e para chegar a 0ºC, São Pedro tem que tá "naqueles dias"... :lol:

 

Vê como não tem nada a ver estas minhas comparações?

 

O que quero dizer:

 

POA não se compara com Ctba que pode se comparar com SP, não significando que o clima seja igual. digo comparáveis por que as características físicas são semelhantes, assim como Chui e Vitória são semelhantes: No relevo. :wink:

 

Compare com os mesmos pesos e medidas, mas às grandezas iguais.

 

Abração

:wink:

Link to comment
Share on other sites

Dia mais frio do ano em Curitiba

 

A Capital paranaense registrou a temperatura mais baixa do ano. Hoje, às 7h, os termômetros marcaram 9°C no aeroporto Afonso Pena. Em Curitiba, a quarta-feira será de céu claro com predomínio do sol ao longo do dia.

 

Curitiba está realmente fora das rotas das MPs nos últimos tempos. Para ter registrado a temperatura mais baixa do ano, justamente 8 dias após o avanço de uma das mais intensas ondas de frio para o mês de abril nos últimos anos, é porque a coisa tá braba. Importante grifar que neste momento não há atuação de uma MP de forte intensidade no sul do Brasil.

 

Bruno, já está ficando chato essa história de ficar menosprezando o clima das outras cidades. Guri, só te peço uma coisa, larga do pé, pois não é só no RS que faz frio. Pelo jeito preciso te apresentar SC e o PR!

Tu conhece o clima daqui do planalto, pra ficar tirando conclusões? Olha um pouco além das janelas da tua casa lá de Canela, com certeza vais se surpreender.

Curitiba sempre foi e sempre será intensamente atuada pela circulação marítima, porra, é a posição geográfica!! e isso nos proporciona médias muito baixas, e, mesmo assim, todo ano temos algumas negativas.

Mesmo sendo uma cidade imensa, conseguimos nos equiparar com muitas cidade de planalto do RS na faixa de 600-700m.

Conheço vários locais aqui da RM que produzem pêras européias, e diga onde há tal cultivo no RS? só se for nos campos de cima da serra ou terras acima dos 900m - cara vou procurar mapas com disponibilidade de unidades de frio e tu verás quão grande é o potencial do primeiro e segundo planaltos paranaenses!

Gurizada, desculpa o desabafo, mas estou farto de ficarem colocando Canela, Soledade, Bento Gonçalves e Ausentes lá em cima e ao mesmo pilhando o PR/SC e outros estados.

 

Onde foi que eu te ofendi?

 

Nunca disse que aí não faz frio. Disse que a situação de Curitiba ESTÁ ruim e vc entendeu que eu disse É ruim. E vc mesmo acusou o golpe quando afirmaste que aí não baixou mais a temperatura pq o tempo ficou nublado/chuviscando, ou seja, a MP não avançou. Falei algo errado? E pelo meu comentário anterior deu perfeitamente para entender que essa é uma situação ATÍPICA para Curitiba.

 

Sobre pêras européias eu realmente não entendo nada. Talvez no RS não seja cultivado pq economicamente arroz, soja e trigo dão mais $$$. Apenas um palpite. Realmente não entendo os porquês.

 

Em relação a média de julho, concordo perfeitamente que Curitiba possui média semelhante a cidades como Bento, Garibaldi e Soledade, porém as médias de inverno (maio, junho, julho e agosto) são mais baixas nestas útimas cidades do que em Curitiba. As mínimas absolutas, as menores máximas e o número de máximas abaixo de 10ºC, idem.

 

Sobre o clima de SC, onde disse que lá é menos frio ou mais frio que qualquer outro lugar do Brasil? Se existe alguma dúvida em relação ao meu pensamento, deixo claro aqui o que penso: SC tem a região mais fria do Brasil (região de São Joaquim) e o Estado brasileiro com maior percentual de área (em relação ao total) com média de inverno inferior à 12ºC.

 

Por último, quero deixar bem claro que não sou torcedor. Não sou mesmo!!! Tenho plena noção de que POA é a cidade menos fria do RS. Também tenho plena noção de como se relaciona o clima de Canela com o do resto do Brasil. Sei que ela é mais fria que cidades como Caxias, Soledade, Bento, Passo Fundo e da própria Curitiba, porém sei que ela é mais quente que São Francisco de Paula, Bom Jesus, Cambará, São Joaquim, Urupema, Ausentes. Tenho dúvidas se ela é mais fria ou mais quente que Caçador e Palmas, apesar de saber que ela possui dinâmica muito diferente destas, conseguindo ter médias das máximas mais baixa e média das mínimas mais alta. Coloquei uma automática lá para tornar disponível para todos nós os dados de lá. Assim é que se conhece um clima. Saímos da subjetividade e entramos no mundo real, de fato. Aliás, sugiro que vc faça o mesmo em Quatro Barras, cidade esta que com certeza é mais fria que Curitiba, exatamente na mesma proporção que Viamão é mais fria que POA, que Paralheiros é mais fria que SP, que La Plata é mais fria que Buenos Aires, que Ana Rech é mais fria que Caxias do Sul.

 

Respondendo deste modo vc acaba perdendo a razão.

Link to comment
Share on other sites

Nunca disse que aí não faz frio. Disse que a situação de Curitiba ESTÁ ruim e vc entendeu que eu disse

 

 

Pior Bruno, é q se fosse em 2007 você estaria resumindo tudo por aqui, mas esse ano você errou feio, no bom sentido!!!

 

2008 está excelente por aqui, estamos tendo um quadrimestre dos anos 70 e 80 em plena era do forno(PÓS 2000)!!! :lol:

 

NASA GISS SURFACE:

 

CURITIBA

 

1970 - 19.8 20.4 19.5 16.9

 

2008 - 19.8 20.8 20.0 17.2 (se o mês terminasse agora, ponderada)

 

 

Tenho pressentimento que Maio vai bombar por aqui!!! Vamos aguardar!!!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

É o q eu venho dizendo, que o clima de Curitiba é bem mais parecido c/ SP do que POA.

 

Meu amigo Caco, o clima daqui nunca deixou de ser mais com SP que POA.

 

POA o verão é uma panela de pressão. No inverno, as médias se assemelham. Concluindo: Ctba é mais fria que POA em clima, mas não em determinadas condições de tempo.

 

SP e Ctba são "serranas". Aqui é subtropical com verão suave. SP é tropical de altitude, com inverno seco.

 

POA é subtropical com verão quente.

 

Está fazendo uma mistureba animal comparando cidades de climas diferentes.

 

A única coisa que Ctba e SP se assemelham é a proximidade do mar a nebulosidade, pluviosidade, e que a variação e o domínio das massas de ar não é tão intenso quando POA.

 

Deus me livre o clima de Ctba se parecer com o de POA. Nada a ver...

 

Resumindo, climatologicamente falando, Curitiba está mais para uma cidade do Sudeste (SP) do que para estas cidades do Sul que eu citei: POA, Cascavel, Soledade, SJoaquim, Bagé, BAire.[/u][/b]

 

Comparar Bajé com Ctba é comparar Rio Gallegos com La Paz. :lol:

 

Bem, Ctba não é como uma cidade de SP, pois aqui é Cfb, e só no sul de SP, em áreas bem restritas isso ocorre. Nem POA é Cfb, como eu já disse.

 

Ctba é mais fria que Cascavel, B Aires, Bajé em 8 meses do ano, talvez.

 

E olha que sou paulista, acima de qualquer suspeita ou comentário tendencioso. Falo o que sinto, mesmo.

 

Ctba e SP. Eis o teu ponto de discórdia.

 

Vou repetir o que te falei por telefone e aqui. 8)

 

O clima aqui é muito mais frio. "fio", morei aí muitos anos e aqui também, mas o suficiente para dizer isso. Ontem meus clientes preferiram ligar o aquecedor na sala em Colombo. Aqui em casa, eu ligo de maio em diante. Sabe quando eu ligava aí? Nunca, pois não tinha. Não carecia.

 

A dinâmica do clima são parecidas, sim. Estão junto à serra do mar, a mais de 700m e relativamente perto.

 

POA é nivel do mar. Não pode compará-la, por exemplo, com Maria da Fé ou Ctba. Não pode só por que ambas fazem frio em determinados momentos, por exemplo.

 

Em janeiro aqui, quase sempre durmo de coberta. Algo IMPOSSÍVEL em POA e raro em SP. Claro que Ctba não é como POA. Em Bajé no verão você TORRA na rua. Aqui não, a média é 20ºC.

 

Aqui em Julho gea eventualmente. A média é de 13ºC e sempre bate 0ºC. POA gea menos, tem média de uns 13ºC, as vezes chega a 0ºC. E SP? média de 16ºC, geada rara e para chegar a 0ºC, São Pedro tem que tá "naqueles dias"... :lol:

 

Vê como não tem nada a ver estas minhas comparações?

 

O que quero dizer:

 

POA não se compara com Ctba que pode se comparar com SP, não significando que o clima seja igual. digo comparáveis por que as características físicas são semelhantes, assim como Chui e Vitória são semelhantes: No relevo. :wink:

 

Compare com os mesmos pesos e medidas, mas às grandezas iguais.

 

Abração

:wink:

 

Escreve mais um pouco q vc me convence Shimutz :lol:

 

Brincadeira a parte, mas eu não tenho a menor dúvida q Curitiba é bem mais fria até do que minha querida GViana nas médias mínimas, absolutas mínimas, etc...

 

Eu só acho que climatologicamente, ela é muito semelhante a SP. Acho q tá mais para SP/Capital do q para Cascavel ou Foz Iguaçú, por exemplo, tanto no inverno, como no verão.

Em massas super-continentais, vemos q o ar frio chega bem mais rápido na parte Oeste, demora mais para chegar no leste. Quero dizer que, nesses casos, o tempo que demora para chegar de Cascavel à Curitiba, é maior do que de Curitiba à SP/Capital, entende? Isto se formos analisarmos esta variável apenas (que é referente a frio, apenas). Agora, em relação à outras: localização geográfica, altitude, regime pluviomátrico, ascenção/queda de temperatura média mês a mês com a aproximação do inverno/verão, a semelhança é muito próxima.

 

Abs tricolores

Caco

 

P.S: mínima de 14,5ºC aqui essa manhã

Link to comment
Share on other sites

Tudo de novo!!!! Basta chegar as primeiras ondas de frio para que a maioria das pessoas fiquem alvoroçadas e comecem com essa discussão inútil de qual cidade, qual região é mais fria; ano passado foi assim, esse ano já começou e aposto que ano que vem vai ser a mesma coisa.Que coisa chata!!!!!!!!

Devíamos estar aqui comentando, especulando, já sobre essa onda de frio da próxima semana que parece que vem mesmo e não perdendo tempo com essas discussões na qual, cada um puxa a sardinha pro seu lado.

Por falar em frio, permanece a possibilidade de neve em SJ? será que aqui prá faixa leste de SP o frio chegará? será um frio seco ou úmido?

São tantas emoções!!!!!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

São Paulo tem uma proximidade do mar parecida com a de Curitiba. Quando o vento vem de leste a dinâmica tende a ser muito parecida. Óbvio que Curitiba, por ser mais ao sul, mais alta e menos urbanizada sempre terá médias inferiores.

 

Porto Alegre é muito mais baixa, urbanização semelhante, porém bem mais ao sul. Às vezes a latitude compensa a ausência de latitude. Porém a latitude fala mais baixo que a altitude na grande maioria das vezes. A diferença se acentua numa eventual situação de bloqueio. E só!

 

Se tivéssemos um gráfico aqui, Curitiba e São Paulo andariam com as curvas semelhantes, com Curitiba praticamente sempre abaixo de São Paulo.

 

O gráfico de POA x Curitiba (no inverno) colocaria Curitiba na maioria das vezes abaixo, porém com situações em que POA cruza pra baixo. Normalmente a massa de ar frio chega um dia antes aqui. Por ser baixa altitude, o ar frio também pode se manter, ainda que bastante subtropicalizado.

 

Por exemplo, hoje aqui em POA não está frio, está normal. Enquanto isso, Curitiba teve a segunda menor temperatura do ano. O ar aí está seco. Aqui está úmido com uma chuva que não deve avançar. Enfim, cada qual tem suas particularidades.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.