Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JANEIRO 2010


Guest Vinícius
 Share

Recommended Posts

  • Replies 655
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Alguem da capital de SP poderia informar como está a cidade agora?

 

O Kassab está numa coletiva informando o caos. Disse que choveu 112mm na Vila Mariana, algo inigualável.

 

Olha Shimutz...o cenario está assustador....cheguei em SP 8 horas da manha, e o rio Pinheiros aqui próximo a capital estava até o topo....se chover mais hoje , nem sei o que vai ser...e está tudo fechado por aqui..

 

 

abraço

e tem tudo pra chover mais hoje, amanha, depois de amanha....

Link to comment
Share on other sites

Aqui na zona leste de São Paulo, o total acumulado foi de 39mm (mês em 347mm) e no Mirante de Santana, na zona norte, pouco mais de 45mm. Mas foi nas zonas sul, oeste e centro que a situação foi pior, com valores de 79 a 112mm, como já foi informado aqui com base nos dados do CGE. Subprefeituras do Butantã, Aricanduva (que inclui meu bairro), Campo Limpo, Ipiranga e também a Marginal Tietê ficaram em estado de ALERTA, que o CGE decreta quando há extravazamento de córregos e rios.

Link to comment
Share on other sites

 

Bah, quanto lixo, depois o povo "protesta" quando dá enchentes.

 

Se bem que numa situação como esta, o lixo que é consequência da enchente e não o contrário, pois tudo a água carrega. Muito lixo que fica depositado (lixeiras, repositórios...) à espera da coleta é obrigatoriamente levado aos rios, quando há grandes alagamentos, que são causados pela impermeabilidade do solo. Afinal, chega uma hora que com ou sem lixo, os bueiros não suportam e tudo alaga, concentrando sujeira..

 

Porém, não significa que o povo não joga lixo na rua, não o isentando da culpa.

 

Citado por um ouvinte da BAND,

" Do mesmo jeito que as companhias de energia e de agua cobram algumas especificações para ligar e abastecer a casa de agua e energia, a prefeitura poderia exigir em cada casa um sistema de coleta de lixo, para que quando chovesse os mesmo não pararem nas ruas."

Link to comment
Share on other sites

Chuvas em Santos superam média histórica de 20 anos

 

O índice pluviométrico acumulado em Santos até esta segunda-feira, sem contar o temporal da noite de ontem, foi de 414.6 milímetros

 

 

Cptec

 

Estação do Guarujá 263mm.

No blog da MetSul (http://www.metsul.com/blog):

 

"Em Nova Palma, onde uma barragem cedeu parcialmente ontem, a chuva só deste mês está entre 500 e 600 milímetros, muito acima da média mensal de 130 milímetros."

 

Inunda, Brasil!!

 

Abraços inundados!

 

Enquanto isso Nova Fribugo (Ypu) onde passei os últimos dias está com 67 mm no mês até agora para uma média de aproximadamente 300 mm, a chance de alcançar a média é praticamente nula já que deve chover pouco no centro-norte do estado até o final do mês, Teresópolis Cptec tem 40 mm no mês, sorte que choveu bem em nov/dez.

 

Aqui na capital as chuvas estão irregulares, em alguns bairros a média já foi superada mas em outros ainda falta muito para alcançar a média, apesar de janeiro de 2010 estar com temperatura acima da média e bem mais quente que nos últimos anos (janeiro terminou com temperatura abaixo ou bem abaixo da média de 2007 até 2009), nenhuma máxima extrema foi registrada na cidade do Rio até agora, a maior temperatura do ano por enquanto foi de 34 graus no Santos Dumont/centro da cidade e 38 a 39 graus nos bairros mais quentes. Apesar disso a mídia e a população leiga (inclusive colunistas metidos a espertos que não entendem nada de meteorologia) estão dando um show de exageiro com se nunca tivesse feito tanto ou mais calor que agora, com a providencial ajuda de termômetros de rua (ontem passei por um que marcava 50 graus) e da bizarra estação oficial da Praça Mauá. Nos últimos anos não vi uma linha que fosse sobre a sequência de verões mais frescos que o normal na nossa mídia, patético.

Link to comment
Share on other sites

Alguns dados da agua em São Paulo, segundo o CGE.

 

Vila Mariana 112,0mm

Consolação 101,3mm

Lapa 98,0mm

Ipiranga 89,9mm

Pinheiros 79,7mm

Mesmo sem lixo a cidade alagaria com uma enxurrada dessas. Não há como uma área urbana de 11 milhões de pessoas (não estou nem falando de toda a Grande SP) receber essa porrada de água e voltar logo à normalidade. O lixo só piora a situação; é um plus na enchente. O problema é que, de fato, há muitos córregos poluídos e que carrega tudo de uma vez na enchente. Por melhor que seja o sistema, haverá bocas-de-lobo e arroios que entupirão se houver lixo, em especial plástico, que não se decompõe e resiste melhor à pressão da água.

 

Aqui em POA tempo com muitas nuvens e deu só gotejo aqui em casa. Está um dia muito agradável: faz 27,6° com 57% e venta de SSE a 12,6 km/h. A mínima foi de 19,1°.

 

Abraços alagados!

Link to comment
Share on other sites

 

Bah, quanto lixo, depois o povo "protesta" quando dá enchentes.

 

Se bem que numa situação como esta, o lixo que é consequência da enchente e não o contrário, pois tudo a água carrega. Muito lixo que fica depositado (lixeiras, repositórios...) à espera da coleta é obrigatoriamente levado aos rios, quando há grandes alagamentos, que são causados pela impermeabilidade do solo. Afinal, chega uma hora que com ou sem lixo, os bueiros não suportam e tudo alaga, concentrando sujeira..

 

Porém, não significa que o povo não joga lixo na rua, não o isentando da culpa.

Sei não, quando da enchente em Blumenau/2008, o rio trouxe muito lixo, mas a maioria era lama, galhos quebrados, etc. Claro que são cidades diferentes, geografias diferentes, ocupações do solo diferentes.

 

O engraçado é como a vida dá voltas, o mesmo lixo que tu jogas no rio, ele traz de volta pra tua casa. E olha que este problema dos alagamentos em SP (e em outras cidades) é recorrente, se é impossível resolvê-lo (e eu acho que é, a não ser que mudem SP de lugar), ao menos se poderia mitigar melhor as suas consequências.

E eu, novamente, cito o exemplo de Blumenau: lá todos sabem qual a "cota" da sua rua, existe um esquema de abrigos em cada região da cidade, em que todos sabem como recorrer a eles, etc. Não dá para evitar enchentes em Blumenau, mas dá para se preparar para que o estrago, quando ela vier, não seja tão grande.

Link to comment
Share on other sites

Ou, como quando passamos por uma enchente em Bnu, pôr o carro na garagem elevada e ficar esperando! Que coisa mais doida!

 

Doidos fomos eu e minha mãe, querendo ir a pé até o Itajaí-açu ver a enchente. Meu pai nos pegou de carro no caminho. Após umas compras no Angeloni - que parecia estar em clima de guerra, prateleiras vazias e gente remarcando preços nos olhos dos clientes - a água já estava em boa altura na rua. Por pouco não conseguimos retornar. Isso foi em 2001.

Link to comment
Share on other sites

Claro, shima, é uma comparação desleal. Uma cidade como SP produz de lixo em um dia acho o que Blumenau produz em um mês. Mas dá para aprender com alguns bons exemplos... Ainda mais que este problema em SP é recorrente.

 

Ora, Blumenau não tem lixeiras a 2,5m de altura, e mesmo se tivesse lixeiras a 3,5m: a última enchente bateu 11,5m e a cota da rua mais baixa da cidade (a 1° de Janeiro, na Itoupava Norte) é de somente 8m!!! Imagine em 1983/1984 quando o rio chegou a 15m, precisaríamos de lixeiras a 7m de altura? :lol:

Alguns cuidados básicos nessas situações diminui os efeitos: durante as enchentes a prefeitura e a defesa civil orientam a população a não colocar o lixo nas ruas, existe uma preocupação constante da prefeitura de Blumenau em limpar as bocas-de-lobo e a população tem uma engraçada conciência de como agir em caso de enchente, é curioso ver a tranquilidade com que as pessoas deixam suas casas, removem os móveis e procuram os abrigos.

 

E não fazem isso por ser "alemães, arianos, superiores" (até pq, hoje em dia talvez nem a metade da população blumenauense seja decendente de alemão), isso é política pública, são anos e anos de enchentes recorrentes, o povo aprendeu na marra e graças às políticas eficientes.

 

São Paulo é 100 vezes maior que Blumenau, os problemas são 100 vezes mais complicados de resolver, só que tem 100 vezes mais dinheiro também. E, insisto, impedir as enchentes não se vai conseguir nunca, entretanto boa vontade pública, atenção ao zoneamento urbano, cuidado com as bocas-de-lobo e lixo acumulado e educação das populações em risco são ações baratas e reduzem muito os efeitos.

Link to comment
Share on other sites

Modelo americano projeta um grande volume de chuva amanhã para SP.

Pra piorar a temperatura realmente disparou em SP!! O INMET tinha 29,0° às 16 h, mas a temperatura disparou na hora seguinte e atingiu impressionantes 35,4°!! :shock: Pior que a estação convencional registrou a mesma máxima. Ao que parece o enfraquecimento do vento e o tempo mais aberto contribuíram para o forte aquecimento. Isso é só combustível para mais chuvarada na cidade.

 

Aqui em casa não passei dos 28,4°. Agora faz 26,5° com 61% e venta de SE a 19,8 km/h.

 

Abraços paulistanos!

Link to comment
Share on other sites

Rodrigo,

 

De fato, é engraçada a reação dos blumenauenses à enchente. O prédio onde eu morava ficou quase vazio. Quem tinha parentes em áreas altas sumiu de lá! Lá na Barão, onde estudava, foi só alertarem sobre a enchente e começaram a carregar as carteiras e mesas para o segundo andar. A cota lá era 9,65 m.

Link to comment
Share on other sites

Esta bastante agradavel aqui em Sp agora. E muito nublado. Isso eh temperatura de sol a pino! Soh se o tempo abriu na estacao e a temp subiu pontualmente por la!

 

Tem várias coisas que podem ter acontecido:

- Roubaram o abrigo

- Colocaram fogo no mato em volta (impossível com a chuva que deu :lol: )

- Surto psicótico

- Descalibração espontânea

- (...)

 

Ainda 20,7°C.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, quanto a máxima no Mirante de Santana, certamente um erro e dos feios (só espero que tenha sido só hoje e que não se repita nos próximos dias, já não basta o Rio ter máxima superestimada por estação mal localizada, agora a estação paulistana apresenta problema e o INMET ainda computa o dado incorreto - belo monitoramento do órgão de meteorologia oficial nas duas maiores cidades brasileiras :roll: ). As verdadeiras máximas foram de 27°C no aeroporto de Congonhas, 28°C no aeroporto de Guarulhos, 28,2°C aqui em casa e 29°C no Campo de Marte, que inclusive se localiza no mesmo bairro que a estação do INMET (Santana, na zona norte).

Link to comment
Share on other sites

Aqui no litoral chove desde as 21 horas....tenho 24,4 agora. Na Vila Inglesa em Campos do Jordão , segue agradáveis 14,6.....

Eu ia postar isso.. esta esfriando na Mantiqueira sem ar frio e com uma baita chuva! É a mínima do dia agora... a sensação deve ser de um bom frio, dado o vento e umidade... que felicidade... segunda-feira é feriado em SP.... amanhã ir pra serra e fugir desse calor.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, quanto a máxima no Mirante de Santana, certamente um erro e dos feios (só espero que tenha sido só hoje e que não se repita nos próximos dias, já não basta o Rio ter máxima superestimada por estação mal localizada, agora a estação paulistana apresenta problema e o INMET ainda computa o dado incorreto - belo monitoramento do órgão de meteorologia oficial nas duas maiores cidades brasileiras :roll: ). As verdadeiras máximas foram de 27°C no aeroporto de Congonhas, 28°C no aeroporto de Guarulhos, 28,2°C aqui em casa e 29°C no Campo de Marte, que inclusive se localiza no mesmo bairro que a estação do INMET (Santana, na zona norte).

Eh por essas que nossas estacoes sao mais confiaveis do que as oficiais.. Tivesse rolado isso na minha, eu corrigiria o erro na serie.

Link to comment
Share on other sites

ACONTECE NA CAPITAL, NA AUTOMÁTICA DEU 34,4 DE MÁXIMA E NA CONVENCIONAL DEU 30,4....

 

Mas as duas estão no mesmo local com diferença de metros ?

Dentro do pátio da minha casa não dá essa diferença, a não ser que encoste o abrigo na parede com o sol da tarde, e olhe lá!! Em dias de grande sombreamento no inverno com calor fora de época, ou forte queda de temperatura à noite, tenho diferenças de no máximo 3° entre a área abrigada junto à casa e o meio do gramado (onde está o abrigo). Certamente há erro em uma ou outra estação, ou nas duas, ou na posição delas! Isso não é normal.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Cascavel o dia está sendo ensolarado, mas a umidade mais baixa, a menor do mês até agora, 47%, deixa o dia muito mais agradável. Máxima de 29,9.

Digo isso pois as médias da umidade estão muito altas.

 

UMIDADE RELATIVA DO AR EM CASCAVEL - JANEIRO 2010

 

Mínimas médias 63.2%

Máximas médias 88.7%

Média: 78.5%

 

TEMPERATURA DO AR EM CASCAVEL - JANEIRO DE 2010

 

Mínimas médias 20.9 C

Máximas médias 29.2 C

Média: 24.1 C

 

fonte: Estação meteorológica Parque São Paulo PWS

dados até dia 22/01/2010

Link to comment
Share on other sites

Boa noite!!

 

A maior nebulosidade na madrugada e amanhecer frustraram um amaior declinio da temperatura e o sol forte da tarde,fez a temperatura disparar aqui na baixada,apesar do vento S-SE soprar o dia inteiro.A sensaçao termica chegou a 35°c.

 

TEMP.MIN: 18.2[bAIXADA]

TEMP.MAX: 32.8[bAIXADA]

Link to comment
Share on other sites

ACONTECE NA CAPITAL, NA AUTOMÁTICA DEU 34,4 DE MÁXIMA E NA CONVENCIONAL DEU 30,4....

 

Mas as duas estão no mesmo local com diferença de metros ?

 

SIM, ESTÃO NO MESMO LOCAL, DENTRO DA ÁREA CERCADA. A AUTOMÁTICA DEVE ESTAR CERTA, POIS O DIA FOI MUITO QUENTE EM TODA A REGIÃO E NÃO HOUVE PICO DE CALOR. DEVE TER SIDO ERRO DE LEITURA OU BOLHA NO TERMÔMETRO DE MÁXIMA. NORMALMENTE A DIFERENÇA ENTRE AS DUAS É, PRATICAMENTE, NULA. TENHO A MÉDIA DAS DUAS E NORMALMENTE A DIFERENÇA É 0,0 OU 0,1

 

Tá e me diz uma coisa, as pessoas ou profissionais envolvidos nessa leitura não tem conhecimento disso? isso será computado nas médias? ou pra eles é tudo normal?

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Vale está chovendo bastante o dia todo! de manhã chuva cerrada toda hora, nuvens vinda do litoral, só por um breve momento é que parava, e pelo satélite mal percebe-se essa tal chuva, igual novembro de 08, e nenhuma previsão do tempo praticamente com exatidão previu isso..mas ainda confio nas previsões do tempo para daqui a 100 anos baseado nesses mesmos modelos meteorológicos..

Link to comment
Share on other sites

Não achei um lugar específico para postar isso, tampouco necessário criar um novo tópico, vou postar aqui. Pra quem gosta de imagens maravilhosas desse nosso planeta, vai uma imagem de satélite de hoje ao amanhecer mostrando o reflexo do sol no oceano Atlântico, próximo ao litoral do nordeste brasileiro.

 

goes08452010023xrzhns.jpg

Link to comment
Share on other sites

Seguindo o conceito dos países desenvolvidos, o CPTEC/INPE lançou um sofisticado sistema de alertas de eventos extremos, dêem uma olhada:

http://www7.cptec.inpe.br/noticias/faces/noticias.jsp?idConsulta=13061&idQuadros=

 

Na minha opinião ficou muito bom, muito melhor que aqueles avisos de 3 linhas do INMET :!:

Estas são as legendas:

http://tempo1.cptec.inpe.br/~rtempo/legenda_alertas.shtml

Link to comment
Share on other sites

A Meteorologia brasileira ainda engatinha em aviso meteorologico de situação severa. A Meteorologia privada no Brasil está anos luz na frente neste quesito.

Pqp!! Essa comparação chega a ser humilhante!!! :roll:

 

Como de praxe, o alerta da baixa na costa do Sul do Brasil traz lembranças do Catarina. Claro, antes de mais nada é bom ressaltar que NÃO é o cenário que se espera.

 

Abraços em alerta!

Link to comment
Share on other sites

Soh pra constar... Alguma coisa, provavelmente o El Nino, esta segurando as chuvas ate o tropico. Esta chovendo forte no sul ate a cidade de SP. Enquanto a capital paulista registra um janeiro muito chuvoso, na minha estacao em Campos choveu 125 mm ate agora, 1/3 da capital, muito pouco para janeiro. A situacao pior esta em MG que ja tem registro de seca em alguns pontos. Pode prejudicar bastante o cafe no sul de Minas.

Link to comment
Share on other sites

Soh pra constar... Alguma coisa, provavelmente o El Nino, esta segurando as chuvas ate o tropico. Esta chovendo forte no sul ate a cidade de SP. Enquanto a capital paulista registra um janeiro muito chuvoso, na minha estacao em Campos choveu 125 mm ate agora, 1/3 da capital, muito pouco para janeiro. A situacao pior esta em MG que ja tem registro de seca em alguns pontos. Pode prejudicar bastante o cafe no sul de Minas.

 

Tem muito mais gato nesta tuba.

 

Por que tá seco de SP para cima ? Olha o posicionamento do VCAN do Nordeste !!!

 

E não é só Niño no Pacífico.

 

Olhem o brutal aquecimento do Atlântico Sul junto à costa brasileira, sobretudo no litoral do Sudeste. É como se tivéssemos um "El Niño do Atlântico" (notem as aspas). É caso de pesquisa pra ver quando foi a última vez que a anomalia de TSM foi tão positiva nesta região.

 

Acho que a maioria aqui está até ciente disso, mas poucos comentam ou fazem uma análise, dai o fórum na minha opinião fica muito preso ao ENSO.

 

Felimente hj quase não choveu por aqui, mas os corregos e ribeirões estão altos, de tarde até ficou bom o tempo, nos próximos diuas acho que vai ser difícil fazer previão pra cá.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.