Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JANEIRO 2010


Guest Vinícius
 Share

Recommended Posts

Hoje POA só escapa da chuvarada de verão por milagre!! Acabo de ouvir uma segunda trovoada e o tempo JÁ está escuro na faixa sul e oeste. Estamos recheados de cumulus congestus como se fosse o meio da tarde, mas são 11:20 e com o sol das 10:20!! :D

 

Ainda por cima está bem quente e muito úmido: faz 27,9° com 75%. A mínima foi de 22,9°. Pressão em 1009,6 mb.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 655
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Hoje POA só escapa da chuvarada de verão por milagre!! Acabo de ouvir uma segunda trovoada e o tempo JÁ está escuro na faixa sul e oeste. Estamos recheados de cumulus congestus como se fosse o meio da tarde, mas são 11:20 e com o sol das 10:20!! :D

 

Ainda por cima está bem quente e muito úmido: faz 27,9° com 75%. A mínima foi de 22,9°. Pressão em 1009,6 mb.

 

Já choveu e já parou! Durou uns 10 minutos e foi bem forte na região do aeroporto!

Link to comment
Share on other sites

Passei pelo Riacho Grande a pouco quando subia a serra, e para quem conhece, o lado da SABESP ja estravazou e agua desce para o outro lado da represa.

 

Segue a foto para tentar explicar o que estou falando, o lado direito normalmente é mais limpo do que o lado esquerdo que normalmente por causa das algas é esverdeado. Só que com o excesso de agua, esta passando por cima divisória.

 

billingscpia.jpg

 

 

NOVIDADE, VOLTA A CHOVER NA REGIAO DA GRANDE SÃO PAULO.

Link to comment
Share on other sites

FEVEREIRO QUENTE E SECO. :mrgreen:

 

Não diz isto :cry:

kkkkkkkkkkkkk

 

Diz isso, sim!!!

 

No Brasil não há escapatória do calor nos 3 meses de verão, logo que ele venha acompanhado sem UR elevada, a pior combinação que pode existir.

 

Mas esta tendência já mudou completamente. Agora tarde o NCEP/GFS mantém as condições de tempo instável E MUITO CHUVOSO em todo centro-sul do Brasil nos próximos 15 dias. A onda de calor prevista ontem pelo modelo, também foi embora e deu lugar a queda das médias para o começo do próximo mês. Novamente São Paulo fica na rota das áreas que deverão ser mais atingidas pela chuva, totalizando valores superiores a 250mm!

 

Aqui em Cascavel as chuvas devem se manter em torno dos 100mm.

 

E na divisa com o Uruguai as temperaturas cairíam!

Link to comment
Share on other sites

Hoje POA só escapa da chuvarada de verão por milagre!! Acabo de ouvir uma segunda trovoada e o tempo JÁ está escuro na faixa sul e oeste. Estamos recheados de cumulus congestus como se fosse o meio da tarde, mas são 11:20 e com o sol das 10:20!! :D

 

Ainda por cima está bem quente e muito úmido: faz 27,9° com 75%. A mínima foi de 22,9°. Pressão em 1009,6 mb.

 

Já choveu e já parou! Durou uns 10 minutos e foi bem forte na região do aeroporto!

Estamos com um festival de chuvas de verão: aqui em casa voltou a gotejar depois de uma leve pancada a 5 minutos atrás; a pancada de 5 minutos atrás cobriu a região de 3ª Perimetral (lá agora chove fraco) e agora está bem definida à NO; temos chuva forte a NNE e alguma chuva a NE.

 

Depois de atingir 29,9° agora tenho 28,2° com 72%. Venta de SO a 9,8 km/h. Quero mais água! :P

 

Abraços sob forma de pancadas!

Link to comment
Share on other sites

Boa noite colegas!!

 

E essa quarta se pareceu e muito com os dois ultimos dias,minima ao amanheceer agradavel[graças ao ar seco e céu estrelado]com aumento da URA a tarde,proporcionando algumas pancadas de chuva bem isoladas aqui na cidade.

 

 

TEMP.MIN: 18.4[bAIXADA] 18.2[iNMET] 18.9[PARQUE] 20.3[CENTRO]

TEMP.MAX: 34.0[bAIXADA] 32.8[iNMET] 31.7[PARQUE] 33.6[CENTRO]

Link to comment
Share on other sites

Troyano:NOVIDADE, VOLTA A CHOVER NA REGIAO DA GRANDE SÃO PAULO.
Ricardo Graça:Todo dia, esquenta bem e no fim da tarde vem água... tá enchendo o saco já, chega!

 

Well: Como aqui em Sampa estamos nos aproximando dos 40 dias de chuva seguidos.

 

Noé...que viveu uns 900 anos só viu isto uma vez.

 

PS: Existe um recorde de dias seguidos de chuva em algum lugar...curiosidade.

 

 

Aqui em Joinville, lembro de um outubro acho que em 2007, foram 23 dias segidos de chuva.

 

Mas bem antes em 1989, antes lembro-me que em julho daquele ano, ficou 3 semanas sem parar de chover, isso me lembro pq foi as minhas ferias de julho inteirinha com chuva, e estavamos arrumando a casa aqui foi o maior prejuizo, mas o exato numero de dias de chuva não sei ao certo.

Link to comment
Share on other sites

Troyano:NOVIDADE, VOLTA A CHOVER NA REGIAO DA GRANDE SÃO PAULO.
Ricardo Graça:Todo dia, esquenta bem e no fim da tarde vem água... tá enchendo o saco já, chega!

 

Well: Como aqui em Sampa estamos nos aproximando dos 40 dias de chuva seguidos.

 

Noé...que viveu uns 900 anos só viu isto uma vez.

 

PS: Existe um recorde de dias seguidos de chuva em algum lugar...curiosidade.

 

 

Aqui em Joinville, lembro de um outubro acho que em 2007, foram 23 dias segidos de chuva.

 

Mas bem antes em 1989, antes lembro-me que em julho daquele ano, ficou 3 semanas sem parar de chover, isso me lembro pq foi as minhas ferias de julho inteirinha com chuva, e estavamos arrumando a casa aqui foi o maior prejuizo, mas o exato numero de dias de chuva não sei ao certo.

Toda vez que eu passo em Joinville de carro, indo para São Bento, Curitiba ou Itapoá, está sempre chovendo! Existe até aquela anedota, sabe como chegar em Joinville? Primeira chuva a direita!
Link to comment
Share on other sites

Quando eu falei terra seria aonde ele mora, no caso de Caetés eu usaria terra natal ou algum outro termo. ;)

 

Captei.

 

E no meu caso, a minha terra é:

 

-Curitiba, SP, Santos, Praia Grande ou Rio Claro? Ah, Soledade entrará na lista também... :?

 

Não sabia que você morava na Praia Grande, sorry, se soubesse ia te chamar para tomar umas cervejas, calor é o que não falta.

Link to comment
Share on other sites

Acontece Delai 8-) .

Por aqui, choveu até as 13h, sem parar desde o amanhecer, mas fraco.

Foram 3,5mm. Agora o sol aparece entre muitas nuvens e faz 25,5°C com 79%. Apesar da temperatura não estar alta, a UR faz com que haja sensação de bastante abafamento.

Link to comment
Share on other sites

Em Canela caiu a mundo a pouco. O INMET acusa 6,4 mm até às 15 h, mas a estação do Bruno até agora (quase 16 h) soma 33,8 mm. Ademais, a temperatura despencou por lá e atingiu 16,9° no Bruno, onde agora faz 20,4°.

 

Aqui em casa tive variação de 22,3° a 28,1° até agora. A chuva contínua que caiu no início da tarde foi uma bênção porque baixou a temperatura para 24° de novo. Pelo satélite parece que temos forte instabilidade no Litoral Norte do RS, em alto mar na altura de SC e... adivinhem... em SP, pegando boa parte do litoral, Grande SP e NE do Estado.

 

Agora está bem nublado em úmido por aqui. Faz 25,6°com 84% e venta de N a 4,2 km/h. Pressão em 1006,4 mb, Vai chover mais!

Link to comment
Share on other sites

Em Canela caiu a mundo a pouco. O INMET acusa 6,4 mm até às 15 h, mas a estação do Bruno até agora (quase 16 h) soma 33,8 mm. Ademais, a temperatura despencou por lá e atingiu 16,9° no Bruno, onde agora faz 20,4°.

 

Aqui em casa tive variação de 22,3° a 28,1° até agora. A chuva contínua que caiu no início da tarde foi uma bênção porque baixou a temperatura para 24° de novo. Pelo satélite parece que temos forte instabilidade no Litoral Norte do RS, em alto mar na altura de SC e... adivinhem... em SP, pegando boa parte do litoral, Grande SP e NE do Estado.

 

Agora está bem nublado em úmido por aqui. Faz 25,6°com 84% e venta de N a 4,2 km/h. Pressão em 1006,4 mb, Vai chover mais!

 

A estação do Bruno está correta....a "oficial"....sei lá...conheço o Bruno ele é zeloso com seus dados...o "órgão oficial" sei lá.

 

PS: Se houver algum dado errado de Bruno Saraiva em breve ele os corrigirá ao contrário de outros fontes.

Como o Alexandre disse, as duas estão corretas. Só que eu acessei os dados do Bruno em torno das 14:55, e o INMET só não tinha atualizado até às 14 h. O INMET somou 28,4 mm. Está em consonância com o Bruno. Sabendo que essas são chuvas de verão, 5 mm numa linha e 500 mm não é tanta diferença.

 

Aqui em POA tivemos várias daquelas chuvas leves, aqui e ali, e tempo muito abafado. Minha máxima ficou em 28,1°. Há uma área de instabilidade entre Pelotas e São Lourenço do Sul, junto à Laguna dos Patos. Espero que não chove até o meio da noite, porque vou jogar futebol ao ar livre (se chover até será uma bênção, porque chutar bola com esse abafamento...).

 

Agora faz 26,6° com 76% e venta de SE a 5,3 km/h. Muito úmido!!

 

Abraços úmidos!

Link to comment
Share on other sites

Marcos: Como o Alexandre disse, as duas estão corretas

 

Marcos: Recomendo prosseguir a discussão em:

 

INMET explica a situação precária das estações automáticas

http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?f=10&t=884

 

Particularmente eu confio na estação do Bruno Saraiva...e o órgão oficial reconhece que não consegue manter as estações automáticas....mas podemos continuar...no tópico adequado.

 

Claro cada caso é um caso....porém....

 

Valeu pelos créditos!!

 

Mafili, a partir de meados de março devo colocar um FARS (Fan Aspirated Shield) na minha estação, tornando os dados ainda mais confiáveis.

Link to comment
Share on other sites

Hoje por exemplo n automática Inmet POA 28,8º, deu muito mais que isto no mínimo uns 31,ou 32º na Forno Alegre...

 

NAO DEU.

Tudo bem que hoje foi um dia até um tanto atípico, mais pra agradável, no entanto mesmo em dias mais calorentos a temperatura em POA não subiu como se esperava.

Há algo estranho aí.Não pode ser somente sensação de calor,sim porque em todas as vezes que peguei calor em POA era insuportável.

Link to comment
Share on other sites

Hoje por exemplo n automática Inmet POA 28,8º, deu muito mais que isto no mínimo uns 31,ou 32º na Forno Alegre...

 

NAO DEU.

Tudo bem que hoje foi um dia até um tanto atípico, mais pra agradável, no entanto mesmo em dias mais calorentos a temperatura em POA não subiu como se esperava.

Há algo estranho aí.Não pode ser somente sensação de calor,sim porque em todas as vezes que peguei calor em POA era insuportável.

 

É a velha combinação de UR elevada com calor sem queda de temperatura na madrugada. Esse é o clima clássico da cidade no verão. Dias com máximas acima de 35C são exceção, na verdade. Domigo, por sinal, devemos ultrapassar este valor cfe a Metsul.

Link to comment
Share on other sites

É a velha combinação de UR elevada com calor sem queda de temperatura na madrugada. Esse é o clima clássico da cidade no verão. Dias com máximas acima de 35C são exceção, na verdade. Domigo, por sinal, devemos ultrapassar este valor cfe a Metsul.

Tens razão Bruno, ano passado estive em final de janeiro aí, de dia; bem gostoso, agradável mesmo, só que a noite a temperatura não cai.

Link to comment
Share on other sites

A circulação da baixa no Rio Grande do Sul promoveu o avanço de ar seco e melhoria temporária no tempo do oeste de SC, PR e sul do MS. Mas ao mesmo tempo intensificou a chuva sobre o estado de SP e outras áreas do sudeste.

 

Nada que preocupe, segundo o CGE:

 

"Nas próximas horas e no período da noite ainda pode voltar a chover, porém com intensidade leve à moderada, não ocasionando transtornos para os paulistanos".

 

CGE costuma dar umas mancadas e só arrumam em cima da hora.

Link to comment
Share on other sites

Hoje por exemplo n automática Inmet POA 28,8º, deu muito mais que isto no mínimo uns 31,ou 32º na Forno Alegre...

 

NAO DEU.

Tudo bem que hoje foi um dia até um tanto atípico, mais pra agradável, no entanto mesmo em dias mais calorentos a temperatura em POA não subiu como se esperava.

Há algo estranho aí.Não pode ser somente sensação de calor,sim porque em todas as vezes que peguei calor em POA era insuportável.

Essa máxima não é atípica, tanto é que a média máxima em janeiro e fevereiro é 30°. 28,8° é apenas 1,2° abaixo dessa média. Aqui em casa não passou de 28,1°. Máxima atípica em janeiro seria 23°/24°; ocorre uma vez por mês, isso SE ocorre, ou máxima de 37° para mais (isso no INMET, porque na Zona Norte alcança esse valor com mais frequência).

 

Só que tem um detalhe: a umidade não baixou de 70%. Assim é dose! Mas também é comum ter máxima de 28° com 50/60%.

 

Agora faz 23,1° com 84% e não venta. Temos algumas nuvens e uma bela lua cheia!

 

Abraços típicos!

Link to comment
Share on other sites

A mínima de ontem foi 20,0°C às 22h55 e a máxima foi 28,0°C as 17h05.

Choveu muito durante a madrugada, foram 2 chuvas fortes, uma perto de 1h30 e a outra ao amanhecer, as 6h00. O acumulado foi de 34,0mm.

A mínima de hoje foi 18,6°C as 3h05.

Agora o céu está chapadão e a temperatura está em 19,0°C, com UR de 96%.

Link to comment
Share on other sites

Ontem choveu muito aqui em Itatiaia...

Entre 13:20h e 17:30h choveu 85mm!!! :o A chuva que geralmente ocorre no fim da tarde veio mais cedo, acompanhada de vento moderado e trovoadas. Chovia forte, parava, garoava e depois voltava forte de novo. A mínima ao amanhecer foi de 19.6C e agora ainda faz 25.0C com sol e poucas nuvens.

E dá-lhe chuva mais tarde...rs.

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Tive uma agradável mínima de 21,3°. Mas ficou nisso: agora disparo para 30,5° com 63%. É o local mais quente da cidade se comparado às estações do Metroclima. Venta de O a 9,7 km/h.

 

A boa notícia é que há um núcleo de instabilidade à NO de POA claramente visível pelo satélite, bem como visível daqui da cidade. Se o sistema se expandir ele pode abarcar esse região. Será um bênção! Senão vamos beirar os 35°!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.