Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento - Outubro de 2007


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 262
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Torales, se fosse final de inverno será que estariam de casaco com essa mesma temperatura máxima? Acho que não!!

 

Descobrirei em abril! 8)

 

Estarão todos sem camisa nas ruas na primeira temperatura de 15C que surgir.

 

verdadede.....verdadeirissima!! 8)

 

PS: mais um mes com temperaturas medias recordes aqui em London....esta semana esta fazendo em torno de 20-12C.

...Nem parece meio de Outubro!

 

 

 

 

 

 

O problema de morar fora é que, por mais que vc ame o país onde está vivendo, vc será sempre um estrangeiro por lá. Isso sem falar da saudade da família e das raízes.

 

Por isso 9 de cada 10 brasileiros que decidem morar no exterior retornam ao Brasil em no máximo 5 anos. Foi o que aconteceu com o meu cunhado que ficou 3 anos e meio na Austrália. O problema dessas pessoas que voltam é que elas passam também a não se sentir mais brasileiras. Enfim, ficam meio que sem identidade. Não são nem de lá nem de cá. Conheço algumas pessoas assim.

 

Aqueles que estão decidindo mudar de país devem tomar muito cuidado com isso. Acho que somente convictos como o Zeocit permanecem no exterior por mais de 5 anos.

 

 

Pertenco aos 10%......

Ja moro na Inlgaterra ha 16 anos......sinto saudades da familia e da comida mas no geral adoro minha 2a patria!! :D

Link to comment
Share on other sites

Gerson, tudo é uma questão de prioridade. Vc coloca a Inglaterra acima de tudo, já os outros 90% colocam a família e os costumes e acabam não conseguindo permanecer por muito mais do que alguns anos.

 

Eu adoraria viver num Brasil com as características econômicas e de desenvolvimento humano da Europa, porém, diferentemente da maioria, não deixo o "torrão" de lado. Luto e tento fazer o melhor para que a minha terra (primeiro o RS e depois o Brasil) cresca e se desenvolva na área da saúde, educação e economia. Quanto ao clima daqui, ele não é o dos sonhos, mas me satisfaz.

Link to comment
Share on other sites

O QUE QUE ESTÁ ACONTECENDO COM GOIÁS, MEU DEUS! Eu nunca vi uma temperatura tão alta por aqui quanto essas abaixo. Nunca tinha ouvido falar que Goiânia já pegou 39°C.

 

Quando que vai chover? :cry:

 

Temperatura em minha casa hoje. A temperatura de cima é a do sensor que fica do lado de fora da casa, e a de baixo a temperatura dentro.

 

gyn171007_38-4C.jpg

 

Temperatura no aeroporto:

 

gyn171007-39C.jpg

 

Chuvas em 2007:

 

gyn-chuvas-2007.jpg

 

Temperaturas máximas em outubro de 2006. Repare que em nenhum dia ela chegou aos 35ºC. Já em 2007...

 

gyn-maxt1006.jpg

 

gyn-maxt1007.jpg

Link to comment
Share on other sites

Hoje foi o dia mais quente do ano na cidade de Resende, no sul do estado do Rio de Janeiro, chegou a 37 graus!

 

 

Aqui na capital o vento da frente fria chegou bem antes, e no meu abafado bairro longe do mar a máxima não passou de 29 graus no meio da manhã (a tarde foi ventosa e mais amena), em alguns bairros mal chegou a 25 graus, realmente o Rio vem escapando desta primavera tórrida, e temperatura nos bairros litorâneos está até abaixo a média de outubro só por causa do mar gelado (porque não passou uma frente fria minimamente organizada na cidade do Rio até agora no mês, a que está chegando hoje é a primeira). Nos bairros que ficam mais afastados do mar a temperatura está entre dentro e até um pouco acima da média histórica, mas bem abaixo do que já vi em anos recentes como 2005 (2006 foi ameno).

 

 

Hoje foi a tarde mais quente do ano em diversas cidades de Minas Gerais e Goiás, e acredito que algumas da Bahia.

 

Brasília teve 34,3 graus , 2 décimos abaixo do recorde que tenho em mãos.

 

Goiânia teve 39,2 graus , ACIMA do recorde que tenho de 1961-1990 (38,4 graus), e pode ser absoluto (alguém confirma?).

 

 

Agora vou listas as estações automáticas do INMET no sudeste que ainda não chegaram a 30 graus desde suas respectivas aberturas (nenhuma é das mais recentes):

 

 

 

Campos do Jordão

 

Monte Verde

 

Pico do Couto

 

Teresópolis

 

Maria da Fé até hoje (30,8 )

 

 

 

Abaixo a chance de atingir 30 graus PELOMENOS uma vez caso operem ininterruptamente durante os próximos 10 anos na mesma ordem (totalmente chute meu, pura intuição e nada científico):

 

 

0,001% (para não dizer 0%)

 

0,25%

 

0,0000000000000000001% ( :lol: )

 

99% (já peguei quase 35 lá uma vez, no último verão o calor foi relativamente fraco no RJ).

 

Interessante que cidades de Minas Gerais, Goiás e o DF na mesma altitude da estação de Teresópolis (e até cidades bem mais altas) tem uma facilidade muito maior para passar de 30 graus, acho que tem a ver com a encosta da Serra dos Órgãos (de onde a estação está perto, não fica no centro urbano), que além de ser extremamente úmida recebe ventos do mar.

 

PS: agora pouco escutei 2 trovões e caíram pingos grossos por 1 minuto, seguiu para zona sul e não pinga mais aqui.

Link to comment
Share on other sites

Pois é lopea, eu nunca vi uma temperatura tão alta como 39,2ºC aqui. Sempre vi como era difícil Goiânia chegar aos 37ºC (poucos dias de setembro...). Com certeza é o novo recorde histórico da cidade. Várias cidades de Goiás passaram dos 40ºC. Britânia, uma cidade no noroeste do estado, pegou 42,0ºC. Completamente sem noção.

 

Agora são meia-noite, e em Goiânia faz: 31ºC no aeroporto, 32.9ºC no centro, 31.4ºC aqui em casa e 30,1ºC na automática.

Link to comment
Share on other sites

Pois é lopea, eu nunca vi uma temperatura tão alta como 39,2ºC aqui. Sempre vi como era difícil Goiânia chegar aos 37ºC (poucos dias de setembro...). Com certeza é o novo recorde histórico da cidade. Várias cidades de Goiás passaram dos 40ºC. Britânia, uma cidade no noroeste do estado, pegou 42,0ºC. Completamente sem noção.

 

Agora são meia-noite, e em Goiânia faz: 31ºC no aeroporto, 32.9ºC no centro, 31.4ºC aqui em casa e 30,1ºC na automática.

 

Este é um fato curioso. É notável como o clima do " interior" do Brasil compreendido entre o Oeste do PR e indo até Rondônia, está cada vez mais seco, quase que desértico. É recorde em cima de recorde. Em Ribeirão Preto a umidade já chegou a menos de 10%.... Os especialistas tem alguma posição quanto ao assunto?

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Por enquanto o RS vem registrando temperaturas razoáveis. Nada de frio fora de época, nem calorão. Até agora não passei dos 30,7° no dia 9 e não baixei de 13,0° dia 14 (sábado passado).

 

De fato, os 39,2° em Goiânia foram uma estupidez. Se estivesse ao nível do mar, atropelava os 40° folagado.

 

Agora tenho 24,5° aqui em casa com 58% depois de uma máxima de 26,9°. A mínima ficou em 15,7°. Ponto de orvalho 15,7° e pressão em 1016,7 mb.

Link to comment
Share on other sites

É, o jornal local confirmou. A temperatura de ontem, 39,2°C foi a maior desde que se instalou a primeira estação meteorológica na cidade, em 1937 (a cidade foi fundada em 1933).

 

Hoje a tarde, aqui em casa, chegou aos 37,9°C (outro absurdo), mas agora já está 26,4°C (caiu de 35°C para 26°C em menos de 1 hora). Deve ser frente fria chegando. Também uma nuvem de poeira cubriu a cidade. Muito estranho isso.

Link to comment
Share on other sites

E depois de 37,9°C (umidade +- 20%) aqui em casa hoje, agora tenho 19,1°C com muita chuva. 8)

 

Que maravilha TKR!!! Dá dando até para sentir frio, hein? he he he

Segue a foto da nuvem de poeira que ocorreu hoje em Goiania.

 

0,,11773308,00.jpg

Abri todas as janelas pra deixar o ar 'frio' entar.. :D

 

Legal essa foto cara. Sei até onde foi batida. Foi aqui no meu bairro, moro no meio destes prédios aí. Essa avenida subindo chega no segundo ponto mais alto de Goiânia (Morro da Serrinha, 819m).

 

Bati uma foto também, mas pelo celular, não ficou muito boa. A foto é em direção contrária a sua.

 

gyn-poeira-181007.jpg

Link to comment
Share on other sites

Tempestade incrível se aproxima, trovões e relâmpagos são constantes e muito fortes! pingos grandes de chuva começam a prenunciar a força da instabilidade...

 

E o mais incrível: MAMMATUS!!

Isso mesmo! Estou fascinado por essas nuvens, quse não reparei, mas com a chegada da tormenta saí para fora para vê-la e de repente do outro lado do céu estavam nuvens muito esquisitas, eram como bolas de sorvete, redondas e "pendiam para baixo"... Em instantes estarei enviando imagens para o site da METSUL e postando aqui no fórum! Isso se o tempo permitir, já que não sei até quando a web e a luz suportarão tamanho tempo feio!

Link to comment
Share on other sites

Olás

 

A pressão subiu de 1008 as 5h para 1018 agora.

 

A chuva chegou mesmo lá pelas 8h, pouco antes das 9 tivemos 2/3 minutos de granizo pequeno, que saltitava bonito pelo quintal, e branqueou bem de leve. A meia noite fazia 22°C, chegou a 14°C as 9 e agora tenho 15°C com chuva e trovoadas fortes.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Viracopos registra trovoadas e chuva.

A imagem do redemet mostra núcleos intensos a oeste de Campinas, na região de Piracicaba e Tietê, se deslocando para cá.

Muito vento pela região. A estação do Cepagri está inoperante e Viracopos registra rajadas entre 50 e 70 Km/h desde às 18:38h

 

Marcelo, não deixa de informar se houver tempo severo aí. No momento, aqui em Floripa deu uma pancada de chuva de curta duração, as rajadas no fim de tarde foram incríveis, deitaram árvores, quebraram galhos e o Metar não registrou nada...

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Aqui deu 34,7°C, segundo mais quente do ano, perdendo para 24 e 25 de fevereiro quando registrei 34,8°C. Agora temos céu nublado e rajadas de até 39km/h na zona leste, faz 23,3°C, vamos ver se enfim chove.

 

Passei a noite e a tarde aí. prestei concurso hoje. ol deconforto era grande.

 

Simplesmente horrível. Muito seco e quente.

 

Me acostumei com Ctba... 8)

 

Saí de SP às 17h30. no meu termômetro marcava 34,1ºC. no alto da serra da Anchieta, perto do posto da rodoviária, 25,3ºC, às 17h50.

 

Incrível.

Link to comment
Share on other sites

Marcelo, não deixa de informar se houver tempo severo aí. No momento, aqui em Floripa deu uma pancada de chuva de curta duração, as rajadas no fim de tarde foram incríveis, deitaram árvores, quebraram galhos e o Metar não registrou nada...

 

Abraços,

Olá Jaque. Não tivemos tempo severo, a chuva não foi forte, somente os ventos.

Metar das 21:00h de Viracopos indicou vento de 56 Km/h e rajadas de até 76 Km/h. Tivemos 2 horas e meia de rajadas com mais de 50 Km/h.

É assim mesmo, quando chega uma frente ou instabilidade após um grande período de bloqueio atmosférico os ventos ficam fortes durante algumas horas. Parece que há um intercâmbio entre as pressões diferentes ou massas de ar diferentes. Muito interessante!!

Agora tempo "calmo" e nublado com 21ºC. A máxima de hoje, devido a ação pré-frontal, foi de tórridos 36ºC, a maior do ano e uma das maiores dos últimos anos, lembrando que o recorde de máxima daqui é de 37,8ºC.

Link to comment
Share on other sites

Goiânia agora: 21,7°C na Auto e 23,0°C aqui em casa.

 

 

E depois de 4 dias com máximas do tipo: 36.8°C, 37.6°C, 39.2°C e 38.2°C, nos últimos dias tivemos máximas do tipo 29.3°C, 26.2°C e 31.6°C, todos com dia nublado. :) Hoje o dia estava muito agradável, sem sol, e a temperatura ficou abaixo dos 30°C até 16h. Aqui em casa, só passou dos 27°C às 14h. Às 16h, o céu abriu, e aí subiu pra 31.6°C, mas foi só. Pra quem mora no sul, isso é calor, mas pra mim 'tá bom demais'. :D

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.