Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Previsão - Outubro de 2007


Marcos
 Share

Recommended Posts

Vou inagurar o tópico!

 

Acabei de chegar em casa, hoje de manhã um temporal violentíssimo atingiu Buenos Aires, isso por volta de 5:30 da manhã. Chuvarada, alagamentos e etc.

 

À tarde, voei de Montevideo para POA. Passei pela frente e o nosso pré-frontal. Destaco o alagamento que se observa praticamente em todo o entorno da lagoa dos patos!! É impressionante a quantidade de água logo a sudoeste de POA!

 

A Zero Hora deveria voar para lá e tirar algumas fotos. Está num nível muito elevado de água por toda a região entre o sul de POA até Camaquã, pelo menos!

Link to comment
Share on other sites

Pessoal,

 

Irei a Curitiba em 09/10, e ficarei lá por dois dias.

 

Alguém se arrisca a fazer uma previsão para o período.

 

Pelo que vi, em 09/10 o tempo será seco e quente (27° de máxima com 15° de mínima). Será que alguma frente fria chega lá nesse período?

 

Agradeço pelas respostas.

 

A previsão para um prazo relativamente longo, não é tão confiável. Na prática esses 15 a 27 em Curitiba podem significar 18 a 30 ou 12 a 23...para Curitiba, em qualquer época do ano, se deve levar roupas bem leves de verão, e também roupas mais pesadas. Não tem como vir para Curitiba e trazer só uma ou outra, qualquer que seja a previsão.

Se, ao aproximar-se a data, a previsão insistir no clima seco e quente, mesmo assim, leve algum agasalho (uma calça comprida, e uma blusa), pois uma mínima de 15C pode muito bem ser atingida logo no início da noite (e estancar depois), acompanhada do vento leste (que vem do litoral), aumentando bastante a sensação de frio à noite, por mais quente que tenha sido o dia (isso é muitíssimo comum mesmo no verão).

Também pode ocorrir de isso não ocorrer, e, a um dia quente, susceder uma noite abafada e de ar estático (isso é mais comum ocorrer em pré frontal). Assim, roupas de verão são necessárias.

Aliás, aqui em Curitiba todos dizem que ocorrem 4 estações em um só dia...portanto, previna-se.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal,

 

Irei a Curitiba em 09/10, e ficarei lá por dois dias.

 

Alguém se arrisca a fazer uma previsão para o período.

 

Pelo que vi, em 09/10 o tempo será seco e quente (27° de máxima com 15° de mínima). Será que alguma frente fria chega lá nesse período?

 

Agradeço pelas respostas.

 

A previsão para um prazo relativamente longo, não é tão confiável. Na prática esses 15 a 27 em Curitiba podem significar 18 a 30 ou 12 a 23...para Curitiba, em qualquer época do ano, se deve levar roupas bem leves de verão, e também roupas mais pesadas. Não tem como vir para Curitiba e trazer só uma ou outra, qualquer que seja a previsão.

Se, ao aproximar-se a data, a previsão insistir no clima seco e quente, mesmo assim, leve algum agasalho (uma calça comprida, e uma blusa pelo menos), pois uma mínima de 15C pode muito bem ser atingida logo no início da noite (e estancar depois), acompanhada do vento leste (que vem do litoral), aumentando bastante a sensação de frio à noite, por mais quente que tenha sido o dia (isso é muitíssimo comum mesmo no verão).

Também pode ocorrir de isso não ocorrer, e, a um dia quente, susceder uma noite abafada e de ar estático (isso é mais comum ocorrer em pré frontal). Assim, roupas de verão são necessárias.

Aliás, aqui em Curitiba todos dizem que ocorrem 4 estações em um só dia...portanto, previna-se.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal,

 

Irei a Curitiba em 09/10, e ficarei lá por dois dias.

 

Alguém se arrisca a fazer uma previsão para o período.

 

Pelo que vi, em 09/10 o tempo será seco e quente (27° de máxima com 15° de mínima). Será que alguma frente fria chega lá nesse período?

 

Agradeço pelas respostas.

 

A previsão para um prazo relativamente longo, não é tão confiável. Na prática esses 15 a 27 em Curitiba podem significar 18 a 30 ou 12 a 23...para Curitiba, em qualquer época do ano, se deve levar roupas bem leves de verão, e também roupas mais pesadas. Não tem como vir para Curitiba e trazer só uma ou outra, qualquer que seja a previsão.

Se, ao aproximar-se a data, a previsão insistir no clima seco e quente, mesmo assim, leve algum agasalho (uma calça comprida, e uma blusa pelo menos), pois uma mínima de 15C pode muito bem ser atingida logo no início da noite (e estancar depois), acompanhada do vento leste (que vem do litoral), aumentando bastante a sensação de frio à noite, por mais quente que tenha sido o dia (isso é muitíssimo comum mesmo no verão).

Também pode ocorrir de isso não ocorrer, e, a um dia quente, susceder uma noite abafada e de ar estático (isso é mais comum ocorrer em pré frontal). Assim, roupas de verão são necessárias.

Aliás, aqui em Curitiba todos dizem que ocorrem 4 estações em um só dia...portanto, previna-se.

 

Pois eh, vide a definiÇao do clima curitibano pela desciclopedia... :lol:

 

"Curitiba tem um dos climas mais FDP que se tem notícia no mundo. Durante o verão, pode fazer mais frio que durante o inverno, e vice-versa. Porém, em dias normais de verão, de manhã pode estar um tempo lindo, no meio dia pode fazer um frio do capeta, cair uma tempestade de meia hora de duração até as 16 horas, nevar até as 17 horas e esquentar de novo depois."

 

E conselhos de uma mae curitibana, tb da desciclopedia..

 

"Vai pra curitiba??? Não esqueça de levar bota, chinelo, calça, bermuda, camiseta, sobretudo, luvas, guarda-chuva e um agasalho, pois você vai precisar de tudo isto em um dia... "

 

http://desciclo.pedia.ws/wiki/Curitiba#Clima

 

Claro que esse site eh pra tirar sarro mesmo, mas pior q aqui o clima eh meio doido mesmo..

 

Normal vc estar andando na rua e ver alguem de sobretudo e outro de barmuda (na mesma hora). Principalmente nesses meses de transiçao, tipo outubro, novembro, abril....eh invetival acertar na roupa, ou vc vai passar calor ou vc vai passar frio hehe

Link to comment
Share on other sites

"Além disso, todo Curitibano afirma que já nevou em curitiba, mas como isso foi na era glacial, nenhum curitibano vivo estava lá para confirmar esta informação"

 

:lol: :lol: :lol:

 

Agora, estou me sentindo velho, pois vi neve na década de 80. Agora, aquela neve de 75 (e a de 28), está na memória dos (ainda) mais velhos e nas fotos...

Link to comment
Share on other sites

"Além disso, todo Curitibano afirma que já nevou em curitiba, mas como isso foi na era glacial, nenhum curitibano vivo estava lá para confirmar esta informação"

 

:lol: :lol: :lol:

 

Agora, estou me sentindo velho, pois vi neve (paraguaia, mas que acumulou um pouco, no quintal da minha casa) na década de 80. Agora, aquela nevão de 75 (e a de 28), está na memória dos (ainda) mais velhos e nas fotos...

Link to comment
Share on other sites

"Além disso, todo Curitibano afirma que já nevou em curitiba, mas como isso foi na era glacial, nenhum curitibano vivo estava lá para confirmar esta informação"

 

:lol: :lol: :lol:

 

Agora, estou me sentindo velho, pois vi neve (paraguaia, mas que acumulou um pouco, no quintal da minha casa) na década de 80. Agora, aquela nevão de 75 (e a de 28), está na memória dos (ainda) mais velhos e nas fotos...aliás, ainda hoje se pode encontrar em algumas bancas de revista, cartões postais retratando, com fotos em cores, a Curitiba vestida de branco em 17/07/1975.

Link to comment
Share on other sites

A Central RBS de Meteorologia conseguiu se superar agora à noite. Previsão de mínima para Pelotas na segunda-feira de QUATRO graus com direito à recomendação da moça do tempo para que a população prepare os casacos. Quero ver o que vão fazer com os casacos com as temperaturas que devem ser registradas terça aqui no estado.

Link to comment
Share on other sites

As noites no leste de SP deverão perder a infiltração marítima e assim ter noites mais abafadas, embora as mínimas absolutas não devam ser muito altas devido ao tempo seco (grande amplitude térmica).

Maiores chances de chuva a partir do feriado, segundo os globais do inpe e após dia 15 segundo o GFS.

Link to comment
Share on other sites

A Central RBS de Meteorologia conseguiu se superar agora à noite. Previsão de mínima para Pelotas na segunda-feira de QUATRO graus com direito à recomendação da moça do tempo para que a população prepare os casacos. Quero ver o que vão fazer com os casacos com as temperaturas que devem ser registradas terça aqui no estado.

 

Temperatura agora em Pelotas: 7 graus. hehe brincadeira!!

 

A temperatura é de 14 graus mesmo.. com certeza foi um equívoco.. e dos grandes!!

 

Viram que o Inmet colocou nova estação no RS?? Dessa vez na Terra dos Marechais! Deve estar na beira do Vacacaí... para desespero do Duquia!!

 

Fazia tempo que não tinha estação nova... a de Soledade ficou pra história!

Link to comment
Share on other sites

A Central RBS de Meteorologia conseguiu se superar agora à noite. Previsão de mínima para Pelotas na segunda-feira de QUATRO graus com direito à recomendação da moça do tempo para que a população prepare os casacos. Quero ver o que vão fazer com os casacos com as temperaturas que devem ser registradas terça aqui no estado.

 

Porquê eu não estou surpreso :?:

Link to comment
Share on other sites

Se depender das projeções dos modelos, acaba a secura no Paraná e no Centro-Oeste (MT e MS).

 

EM SP TAMBÉM COMEÇARÁ A TER O RETORNO DAS CHUVAS NA SEGUNDA QUINZENA. TÁ FEIO O QUADRO POR LÁ....

Sim, está mesmo Ronaldo. O nível dos rios, lagos e represas diminuíram muito.

Engraçado é que choveu muito em julho (recorde aqui em CPS desde 1890). Se não fosse isso, não sei como estaríamos hoje!!

Link to comment
Share on other sites

E aqui para o Rio de Janeiro, quando volta a chover ? Está parecendo a caatinga nordestina. A companhia de água, CEDAE, está gastando muito dinheiro para limpar a água do rio Guandu, que está com o nível muito baixo.... Este rio abastece a região metropolitana e tem suas água engrossadas por um desvio do rio Paraíba do Sul. Como não chove forte desde o início de agosto, os rios estão com o nível muito baixo, o que concentra a poluição.

 

Quando será que chove ? Esta é a segunda seca aqui no estado. A primeira se estendeu de fins de fevereiro até maio. E agora entre agosto, setembro e outubro.

Link to comment
Share on other sites

E aqui para o Rio de Janeiro, quando volta a chover ? Está parecendo a caatinga nordestina. A companhia de água, CEDAE, está gastando muito dinheiro para limpar a água do rio Guandu, que está com o nível muito baixo.... Este rio abastece a região metropolitana e tem suas água engrossadas por um desvio do rio Paraíba do Sul. Como não chove forte desde o início de agosto, os rios estão com o nível muito baixo, o que concentra a poluição.

 

Quando será que chove ? Esta é a segunda seca aqui no estado. A primeira se estendeu de fins de fevereiro até maio. E agora entre agosto, setembro e outubro.

 

Rodolfo,

 

Realmente, a seca está demais. Quando chove, cai algumas gotinhas e depois para. Acredito que se a primavera continuar seca, teremos um verão chuvoso. Acredito que a natureza se compensa. he he he

Só fico com medo das fortes chuvas de verão que teimam em castigar a cidade.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo,

 

Realmente, a seca está demais. Quando chove, cai algumas gotinhas e depois para. Acredito que se a primavera continuar seca, teremos um verão chuvoso. Acredito que a natureza se compensa. he he he

Só fico com medo das fortes chuvas de verão que teimam em castigar a cidade.

 

Abraços,

 

Eu não seria tão otimista...

Link to comment
Share on other sites

Os incêndios retornaram com força ao estado do Rio de Janeiro. Hoje, grande incêndio atingiu a serra do Mar em Nova Frigurgo. Parecia uma erupção vulcânica !

 

O governo do estado vai reprimir a retirada de água dos rios para irrigação para que não haja falta nas cidades. A região da Grande Niterói já sente a falta d'água já que a estação de tratamento opera com apenas 65% de sua capacidade.

 

Na orla marítima há nevoeiro devido a água do mar estar muito gelada.

Link to comment
Share on other sites

Espero que as águas esquentem até o verão, o verão 2006/2007 foi dominado por águas mais frias que o normal no nosso litoral e choveu abaixo da média na cidade do Rio de Janeiro (janeiro teve muitos dias nublados, momentos de chuva, pouquíssimo sol e temperaturas amenas, mas as chuvas foram pouco volumosas), combinando jan, fev e mar a média das temperaturas mínimas foi a menor dos últimos verões na cidade, noites amenas marcaram o verão 2006/2007 (em janeiro por causa do mau tempo e do mar frio, em fevereiro e março pelo ar mais seco e várias noites com pouca nebulosidade), quero ver novamente as chuvas de verão que despertaram meu interesse pela meteorologia quando eu ainda era criança.

 

As previsões para a próxima estação aqui no Rio de Janeiro estão divergindo muito (indo de um extremo à outro), mas também acredito num certo mecanismo compensatório da natureza, este inverno só não foi o mais seco da história em muitas cidades de PR/SP devido a um mês de julho excepcionalmente chuvoso, pode até ter sido coincidência, mas não deixa de ser curioso.

Link to comment
Share on other sites

Em alguns anos os mecanismos de compensação ocorrem e equilibram a disponibilidade hídrica. Mas isto não tem ocorrido desde 2000, pelo menos. O ano de 1984 é um bom exemplo de quando os mecanismo de compensação falham: foi um ano inteiro sem chuva.

 

Hoje o calor voltou e não houve mudança significativa de tempo no estado. Acredito que esta semana não passa sem chuva. O que os amigos acham ?

 

Eu prefiro o verão com muita chuva. Nâo me faz falta a praia e fico com pena da vegetação definhando a cada grande estiagem que nos atinge. Chego a concordar com alguns autores que defendem a hipótese de que a mata Atlântica estacional não tem como se recuperar mais, nem com reflorestamento. Tenho visto isto na serra do Engenho Novo. A secura é muito grande e, talvez, possa haver um recobrimento de cerrado e não de mata. É um processo de savanização.

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo, te prepara para o calorão da terça. Vai ser muito intenso no estado do RJ !!!! E os modelos estão indicando chuva. Aliás, uma coisa que ao longo do tempo percebemos não apenas aqui no Brasil, mas também no resto do mundo. Não raro um período muito seco longo ou curto termina com excesso de chuva. Discutíamos semana passada isso na MetSul e citávamos o caso da Austrália em 2007 e do Conesul no primeiro semestre.

Link to comment
Share on other sites

Alexandre, quero acreditar em você, pois não aguento mais esta secura. É muito triste ver tudo destruído. Acredito que os mecanismos de compensação podem falhar, como ocorrido aqui no estado do Rio no ano de 1984, quando o total de chuva em todo o ano superou um pouco os 500 mm na capital e apenas 300 mm em Cabo Frio.

 

Nos últimos anos as secas têm sido mais intensas do que os períodos de chuva. Espero que os mecanismos de compensação, como você citou na Austrália, voltem a funcionar.

Link to comment
Share on other sites

A umidade vai aumentando lentamente no estado de SP. Pela manhã, já é sensível um maior abafamento devido a maior umidade existente no ar, o que está de acordo com os prognósticos de maiores chuvas para os próximos dias.

 

Hoje vamos ter um bom calor por aqui, máxima em torno de 32-33°C, esperando chuva e posterior queda de temperatura na sexta.

Link to comment
Share on other sites

A umidade vai aumentando lentamente no estado de SP. Pela manhã, já é sensível um maior abafamento devido a maior umidade existente no ar, o que está de acordo com os prognósticos de maiores chuvas para os próximos dias.

 

Hoje vamos ter um bom calor por aqui, máxima em torno de 32-33°C, esperando chuva e posterior queda de temperatura na sexta.

Os modelos foram bem, hoje tivemos mínima de 17°C e tempo nublado, com vento SE fraco e umidade bem mais alta do que nos outros dias.

Porém a chuva... em cada rodada sempre vai sendo jogada para os próximos dias.

Pré-frontal intensa no domingo, aguardando chuva com maior intensidade na segunda-feira e outro refresco posterior. Aguardemos.

Link to comment
Share on other sites

Alexandre, as chuvas de janeiro foram muito intensas no centro-norte do estado do Rio. Houve municípios em que os valores se aproximaram dos 500 mm. Mas em fevereiro não passaram de 50 mm. Agora está tudo tão seco que diversos municípios estão em situação de emergência, inclusive Campos, a maior cidade desta região do estado.

 

Nova Friburgo é um caso interessante, uma vez que foi fortemente atingida pelos temporais de janeiro e agora está completamente seca.

 

As chuvas de ontem foram fracas. Em torno dos 10 mm na capital. No interior houve variação com valores de até 30 mm. Ainda insuficientes para reverter o quadro de seca.

 

Agora o tempo está encoberto na capital. Será que volta a chover ?

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo, volta a chover e pode chover inclusive com boa intensidade. Entre terça e quarta deve voltar a chover na cidade do Rio de Janeiro com risco de chuva forte. O tempo deve permanecer instável na segunda metade da semana. A última projeção do GFS indica perto de 100 milímetros para a cpaital fluminense em apenas uma semana.

Link to comment
Share on other sites

O GFS reduziu muito a chuva para a cidade do RJ, mas está indicando condições de pancadas. Fico com o pé atrás, desconfiando do risco de chuva forte pelo cenário geral da atmosfera. Fica atento para o risco de temporal. Eu não descartaria. Com ausência de chuva e temperatura muito acima da média nos últimos meses, tem muita energia na atmosfera pra liberar nesta região.

Link to comment
Share on other sites

Deve chover bem entre a tarde de amanhã e quinta-feira no estado de SP. GFS e Eta, por exemplo, dá mais de 100mm acumulados em várias regiões do estado.

Devido ao tempo nublado e as chuvas, poderemos ter na terça e quarta máximas baixas para a época, em torno de 20ºC.

Seria a 1º ZCAS dessa primavera-verão?

Link to comment
Share on other sites

Ontem à noite chegou a relampejar à oeste, mas não choveu. Hoje o dia amanheceu com muito sol. Um pouco menos quente do que ontem. Até agora nada indica chuva para hoje. Vamos ver.

 

Alexandre, não sou conhecedor de modelos. Mas uma dúvida: após a divulgação das previsões há algum tipo de averiguação para saber se realmente está condizendo com o que ocorre de fato ? Acho que aqui para o Rio isto não é feito...... Erra-se muito para esta nossa região. Tanto em previsão de chuva quanto de seca.

Link to comment
Share on other sites

Ontem à noite chegou a relampejar à oeste, mas não choveu. Hoje o dia amanheceu com muito sol. Um pouco menos quente do que ontem. Até agora nada indica chuva para hoje. Vamos ver.

 

Alexandre, não sou conhecedor de modelos. Mas uma dúvida: após a divulgação das previsões há algum tipo de averiguação para saber se realmente está condizendo com o que ocorre de fato ? Acho que aqui para o Rio isto não é feito...... Erra-se muito para esta nossa região. Tanto em previsão de chuva quanto de seca.

 

Rodolfo,

 

Dê uma olhada no site http://www.cptec.inpe.br/avaliacao/ . Lá há mais informações a este respeito.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Ontem à noite chegou a relampejar à oeste, mas não choveu. Hoje o dia amanheceu com muito sol. Um pouco menos quente do que ontem. Até agora nada indica chuva para hoje. Vamos ver.

 

Alexandre, não sou conhecedor de modelos. Mas uma dúvida: após a divulgação das previsões há algum tipo de averiguação para saber se realmente está condizendo com o que ocorre de fato ? Acho que aqui para o Rio isto não é feito...... Erra-se muito para esta nossa região. Tanto em previsão de chuva quanto de seca.

 

Rodolfo,

 

Dê uma olhada no site http://www.cptec.inpe.br/avaliacao/ . Lá há mais informações a este respeito.

 

Abraços,

 

É AVALIAÇÃO DO MODELO E NÃO DA PREVISÃO FEITA PELO MET.

Link to comment
Share on other sites

(estou.com.problemas.no.teclado)Segundo.a.previsao.estendida.da.Climatempo.nao.haverá.mais.vida.em.todo.Centro-Oeste.e.no.estado.de.SP,onde.está.sendo.previsto.para.o.dia,1/11.48ºC.na.cidade.de.Votuporanga :lol:

:lol: haha... putz, o modo como o Breno escreveu o texto, junto com o erro, ficaram muito engraçados!

Link to comment
Share on other sites

(estou.com.problemas.no.teclado)Segundo.a.previsao.estendida.da.Climatempo.nao.haverá.mais.vida.em.todo.Centro-Oeste.e.no.estado.de.SP,onde.está.sendo.previsto.para.o.dia,1/11.48ºC.na.cidade.de.Votuporanga :lol:

:lol: haha... putz, o modo como o Breno escreveu o texto, junto com o erro, ficaram muito engraçados!

 

:lol:

Agora é 50°C!

Falando sério agora, alguém sabe como essas previsões conseguem errar tanto pro Rio?Se chovesse tudo o que é previsto, o Rio iria ser uma das cidades mais chuvosas do Brasil! 8) Toda semana preveem temporal e nunca cai.Inclusive o último temporal aqui foi em abril(o único DO ANO :shock: ).

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.