Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Dias de Neve em 2006


Pcacella
 Share

Recommended Posts

Ùsando as novas estatisticas tabulei o numero de dias de neve em algumas estacoes.

 

PARIS -------> 21

LONDRES (Heathrow) ------> 16

MADRID ---------> 4

BARILOCHE ---------> 18

MENDOZA ----------> 3

TRELEW ---------> 1

USHUAIA ----------> 45

BALMACEDA ---------> 30

ATLANTA (EUA) ---------> 3

NEWYORK (CENTRAL PARK) ----------> 9

WASHINGTON DC -------------> 12

DENVER -------------> 45

CHICAGO -----------> 48

MOSCOU ----------> 83

MILAO (ITALIA) ----------> 4

ATENAS -----------> 2

CANBERRA ----------> 0

KIMBERLEY -----------> 0

MARRAKECH ----------> 1

ZURICH ------------> 40

MUNICH ------------> 52

TOULOUSE -----------> 7

SHANGAI -------------> 2

TOKYO -----------> 7

WELLINGTON NZ -------------> 2

LA PAZ (BOLIVIA) ------------> 13 !!!

Link to comment
Share on other sites

Tão ou mais importante que os dias de neve é a acumulação. Nova Iorque, por exemplo, terá um número de dias de neve semelhante a 2006 em 2007, mas com acumulação muito inferior. O recorde de acumulação na cidade desde o início das observações no Central Park em 1870 se deu em fevereiro do ano passado durante o blizzard associado ao evento de Nor'easter.

Link to comment
Share on other sites

A Acumulação dá um pouco mais de trabalho para anotar, mas é possivel, j'a que os graficos apresentam. O problema 'e que a neve derrete e cai neve sobre neve derretida e isso torna os dados de dificil comparacao, as vezes.

Como as medidas são feitas com criterio e nas etacoes, nao vao aparecer aqueles numeros de meio metro, que só existem, na maioria dos casos, na ilusao de quem ve, ou nas montanhas.

Link to comment
Share on other sites

Fiz umas como demonstracao

 

NA significa que nao aconteceu ou os dados nao estao disponiveis

 

PARIS ---> 21,1 cm -----> 5 dias de neve no chao

LONDRES ---> 6,1 cm -----> 6 dias de neve no chao

MADRID ---> NA

BARILOCHE ---> 40,1cm -----> 19 dias de neve no chao

MENDOZA ---> NA

TRELEW ---> NA

USHUAIA ---> 46,5 cm -----> 27 dias de neve no chao

ATLANTA ---> NA

NY(LA GUARDIA)(11 dias de neve) ---> 68,1 cm -----> 14 dias de neve no chao

WASHINGTON ----> 9,9 cm -----> 4 dias de neve no chao

MOSCOU -----> 171,7 cm ------> 133 dias de neve no chao

CHICAGO ------> 45,2 cm -------> 31 dias de neve no chao

 

 

A versao do programa agora mostra esses dados automaticamente na opcao de resumo.

Link to comment
Share on other sites

A Acumulação dá um pouco mais de trabalho para anotar, mas é possivel, j'a que os graficos apresentam. O problema 'e que a neve derrete e cai neve sobre neve derretida e isso torna os dados de dificil comparacao, as vezes.

Como as medidas são feitas com criterio e nas etacoes, nao vao aparecer aqueles numeros de meio metro, que só existem, na maioria dos casos, na ilusao de quem ve, ou nas montanhas.

 

Acumulação é acumulação em medição meteorológica, logo não tem nada de ilusão. Drifting snow é que confere o aspecto de grande acumulação em fotos, mas os registros do NWS e outros órgãos sobre acumulação são muito realistas e criteriosos, logo não tem nada de ilusão.

Link to comment
Share on other sites

A Acumulação dá um pouco mais de trabalho para anotar, mas é possivel, j'a que os graficos apresentam. O problema 'e que a neve derrete e cai neve sobre neve derretida e isso torna os dados de dificil comparacao, as vezes.

Como as medidas são feitas com criterio e nas etacoes, nao vao aparecer aqueles numeros de meio metro, que só existem, na maioria dos casos, na ilusao de quem ve, ou nas montanhas.

 

Acumulação é acumulação em medição meteorológica, logo não tem nada de ilusão. Drifting snow é que confere o aspecto de grande acumulação em fotos, mas os registros do NWS e outros órgãos sobre acumulação são muito realistas e criteriosos, logo não tem nada de ilusão.

 

Existem técnicas apropriadas para evitar distorções na medição das camadas de neve; geralmente se aplicam a períodos maiores de acúmulo no solo.

Link to comment
Share on other sites

Nao Luiz,

 

E por que os dados que eu tenho sao apenas do volume acumulado no solo ao fim de cada dia. Dessa forma nao ha como se deduzir com precisao a quantidade de neve caida, ja que pode haver derretimento, compressao etc. Assim, nao adiantaria ficar falando sobre isso porque nao teriamos resultados precisos no milimetro.

 

Como eu postei alguns numeros imaginei que alguem fosse comentar. Por exemplo, a neve em Ushuaia e Chicago ter sido equivalente em 2006 era algo que eu nao imaginava. Tambem nao sabia que a cidade de Bariloche e Esquel eram tao nivosas.

 

Moscou eh um esculhacho. Um terço do ano com neve no solo. Eta lugar frio.

Link to comment
Share on other sites

Nao Luiz,

 

E por que os dados que eu tenho sao apenas do volume acumulado no solo ao fim de cada dia. Dessa forma nao ha como se deduzir com precisao a quantidade de neve caida, ja que pode haver derretimento, compressao etc. Assim, nao adiantaria ficar falando sobre isso porque nao teriamos resultados precisos no milimetro.

 

Como eu postei alguns numeros imaginei que alguem fosse comentar. Por exemplo, a neve em Ushuaia e Chicago ter sido equivalente em 2006 era algo que eu nao imaginava. Tambem nao sabia que a cidade de Bariloche e Esquel eram tao nivosas.

 

Moscou eh um esculhacho. Um terço do ano com neve no solo. Eta lugar frio.

 

Não sei. Creio que se a medição em milímetros da neve é válida (feita de acordo com as técnicas estabelecidas pela WMO), então se somássemos tais valores, o resultado seria correto (ou o erro seria desprezível). Que achas?

Link to comment
Share on other sites

Caro Luiz,

 

O problema principal das comparacoes, no meu ponto de vista, é o criterio. É duro de acreditar que sao Joaquim da 20cm de neve por ano em media. Pode ate ser, mas eh duro. Nao creio que no caso de Paris haja problema de derretimento/compressao que afete a leitura de forma significativa. O meu resultado, que é o que os dados apresentam, é a medida da neve no solo. Assim, obviamente caiu mais, seja por que nao houve medida de acumulacao em alguns eventos, seja por outros fatores. Mas isso nao deve ser mais que uns 10/15% total (chute nao cientifico)

 

Eu realmente gostaria de saber quanto seria em Sao Joaquim, ou qualquer outro lugar la perto, medidos com o mesmo criterio. Minha estimativa, nao cientifica, chute total, seria que., em media, deveria ser no maximo uns 5cm por ano. Chutaria tambem que, em um dado ponto especifico (por exemplo : uma estacao meteorologica) a media de neve seria de uns 2 ou 3 dias por ano. Nesse caso o Ronaldo, por morar lá, deve saber exatamente quanto seria.

Link to comment
Share on other sites

Se a tese mencionada é a do Professor Rodolfo da UFRJ (também um usuário ativo do BAZ), as médias foram calculadas antes da "estiagem" de eventos significativos de neve nos últimos anos. Logo tem um bias positivos das grandes nevadas da fase fria da PDO.

 

Cacella, o lugar onde tu podes contribuir por gostar de polemizar é no fórum do aquecimento global.

Link to comment
Share on other sites

Sem duvida...Eu nao acredito que a causa seja humana :))) apesar de achar legal que se faça esse alvoroço todo

 

Voce tem a tese ? Eu queria ver os dados e a argumentacao.

 

Quanto ah estiagem...realmente a coisa esta feia. Quem sabe esse ano nao vinga ?

 

Não tenho ela digitalizada. Já viste o livro A Neve no Brasil do Nilson Wolff ? Vale a pena !!! Se quiseres te passo o email do autor.

Link to comment
Share on other sites

Creio que a média de neve em São Joaquim seja válida, dentro dos critérios. Isto é, necessitamos adicionar um quando neva por precaução. Alguém me dirá que é óbvio isso. Mas o que enfatizo é o caráter episódico deste acumúlo, que não dura muito sobre o solo (fato destacado pelo Rodolfo em suas pesquisas; os efeitos da baixa latitude se fazem sentir sobre a neve acumulada). Enfim, considerandos os valores caídos, o valor total médio é este...

Link to comment
Share on other sites

Isso ta parecendo conversa de surdo-mudo.

 

Afinal, algum comentario sobre os dados ?

 

liga não, cacella.

 

aqui é assim. o usuário se mata pra colocar os dados, bem "mastigados",(não é, carlinhos) e poucos dão valor. muitos só criticam.

 

mas isso é por que o pessoal do site é muito crítico.

 

pergunto aos entendidos no assunto: como é feita a medição? basta a simples "reguinha"? em que área medir? nivômetro, desculpe, mas não conheço... :(

 

o seu levantamento é muito interessante. valeu!

Link to comment
Share on other sites

Isso ta parecendo conversa de surdo-mudo.

 

Afinal, algum comentario sobre os dados ?

 

liga não, cacella.

 

aqui é assim. o usuário se mata pra colocar os dados, bem "mastigados",(não é, carlinhos) e poucos dão valor. muitos só criticam.

 

mas isso é por que o pessoal do site é muito crítico.

 

pergunto aos entendidos no assunto: como é feita a medição? basta a simples "reguinha"? em que área medir? nivômetro, desculpe, mas não conheço... :(

 

o seu levantamento é muito interessante. valeu!

 

O Cacella escreve mais sobre Meteorologia numa frase de um tópico que o Shimutz em todo o BAZ em um ano.

Link to comment
Share on other sites

Isso ta parecendo conversa de surdo-mudo.

 

Afinal, algum comentario sobre os dados ?

 

liga não, cacella.

 

aqui é assim. o usuário se mata pra colocar os dados, bem "mastigados",(não é, carlinhos) e poucos dão valor. muitos só criticam.

 

mas isso é por que o pessoal do site é muito crítico.

 

pergunto aos entendidos no assunto: como é feita a medição? basta a simples "reguinha"? em que área medir? nivômetro, desculpe, mas não conheço... :(

 

o seu levantamento é muito interessante. valeu!

 

O Cacella escreve mais sobre Meteorologia numa frase de um tópico que o Shimutz em todo o BAZ em um ano.

 

SE O MANEQUIM FICOU IDEAL À CARAPUÇA...

Link to comment
Share on other sites

nipewo@terra.com.br

 

Escreve para o autor e encomenda o livro. Vais mudar a tua visão da neve no Brasil.

 

E isso porquê a excelente obra do professor Wollf não chega a ser exaustiva. Isto é, algumas ocorrências importantes não constam no livro, como a neve que caiu em Apiaí no sul do Estado de São Paulo, em 1975, ou a neve que caiu no norte do Paraná em 1965.

Entretanto, o livro é excelente. É uma obra inédita no Brasil.

O autor do livro me enviou com dedicatória, e em um e-mail ele me disse que pretende reeditar o livro, com ainda mais informações.

Mas a aquisição do livro vale a pena mesmo!

Tem dados bastante curiosos, como a neve que caiu em Foz do Iguaçú em julho de 1975.

Link to comment
Share on other sites

nipewo@terra.com.br

 

Escreve para o autor e encomenda o livro. Vais mudar a tua visão da neve no Brasil.

 

E isso porquê a excelente obra do professor Wollf não chega a ser exaustiva. Isto é, algumas ocorrências importantes não constam no livro, como a neve que caiu em Apiaí no sul do Estado de São Paulo, em 1975, ou a neve que caiu no norte do Paraná em 1965.

Entretanto, o livro é excelente. É uma obra inédita no Brasil.

O autor do livro me enviou com dedicatória, e em um e-mail ele me disse que pretende reeditar o livro, com ainda mais informações.

Mas a aquisição do livro vale a pena mesmo!

Tem dados bastante curiosos, como a neve que caiu em Foz do Iguaçú em julho de 1975.

 

Sempre lembrando que, por se basear exclusivamente no 8o disme do INMET até 1998, o livro subestima muita neve até este ano (como por exemplo, os mais de 0,5 metro no Morro da Igreja e região de julho de 1998). Por causa do INMET, tem coisas bizarras como neve fraca(???!!!??) em SJ em 1994 (já vi fotos com mais de 20cm de acumulação) e em outros anos idem, mas é muito bom!! E a partir de 1999, conta com os dados da CLIAMTERRA, he he he!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.